Programa de Pós-Graduação em Educação
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Educação por Autor "CAMPOS, Elisabete Ferreira Esteves"
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Item A construção da autonomia discente em escola de ensino fundamental(Universidade Metodista de São Paulo, 2023-03-30) CAVALCANTE, Lúcia de Fátima Bezerra; CAMPOS, Elisabete Ferreira EstevesO propósito da pesquisa foi analisar as possibilidades de formação de estudantes autônomos nos anos iniciais do ensino fundamental, em uma escola comunitária, situada no município de Leopoldina/MG. Considera-se que um projeto de educação escolar, seja em escolas de categoria administrativa pública ou privada, que visa a construção e o fortalecimento de uma sociedade democrática, compromete-se com a formação de estudantes com capacidade de pensar por si mesmos, analisando criticamente temas cotidianos da realidade da qual participam, para que tenham voz e participação ativa no ambiente escolar e na sociedade. Compreende-se o papel da educação escolar na formação de estudantes para o pensar e o agir de forma autônoma e assim ser possível evitar que falas alheias, sistemas políticos e programas com práticas excludentes e autoritárias os dominem ou os manipulem; é necessário que o processo educativo os provoque para que busquem o conhecimento científico e o pensamento crítico a fim de embasar seus pontos de vista, ideias, tomadas de decisão e suas ações. No cotidiano escolar, para a formação autônoma de estudantes, faz-se necessário que estes participem de decisões sobre a organização geral da escola, dos tempos e espaços escolares, da abordagem de temas relevantes para debates, dentre outras possibilidades de protagonismo. Partindo de tais pressupostos, a pesquisa teve como objetivo identificar de que forma docentes de uma escola de ensino fundamental, que declara princípios humanistas, compreendem o conceito de autonomia e como estão engajados na construção da autonomia dos estudantes. A investigação, de abordagem qualitativa, contou com observações de eventos escolares pela pesquisadora e encaminhamento de questões abertas aos docentes. As análises dos dados estão embasadas, principalmente, na pedagogia de Paulo Freire, além de autores que abordam o tema da autonomia. Concluiu-se que não há, por parte dos docentes, clara compreensão do conceito de autonomia, restringindo-se a um fazer individualista. Essa compreensão limita as práticas pedagógicas voltadas à construção da autonomia discente, indicando a necessária problematização dessa realidade no processo formativo de docentes e discentes.Item A evasão no ensino superior: ProUni e FIES como políticas de acesso e redução da evasão: o que demonstram as pesquisas?(Universidade Metodista de São Paulo, 2021-06-23) LEITE, Aurenice dos Santos; CAMPOS, Elisabete Ferreira EstevesA evasão é um problema social que afeta estudantes de todos os níveis de ensino. Esta investigação apresenta um recorte no ensino superior, destacando fatores que levam ao abandono no contexto das políticas implementadas com o ProUni e FIES para ampliar o acesso e permanência dos estudantes. Trata-se de pesquisa bibliográfica, de caráter exploratório-descritivo, a partir do mapeamento nas bases de dados que disponibilizam teses, dissertações e artigos sobre o assunto. A interlocução crítica com o material selecionado fundamentou-se em autores que tratam do tema. Os objetivos da pesquisa foram: i) abordar o conceito de evasão; ii) apresentar e analisar os resultados do Censo da Educação Superior nos últimos dez anos; iii) apresentar o programa de bolsas – PROUNI e de financiamento para o ensino superior – FIES; e iv) mapear pesquisas que tratam do ProUni e FIES como políticas de acesso e permanência no ensino superior. A busca sistemática nos principais indexadores da produção acadêmica revelou um crescimento na produção de investigações e artigos científicos relacionados à evasão no ensino superior, sobretudo, no último quinquênio. As análises do material selecionado levaram a concluir que o termo “evasão” é usado com diferentes significados, inclusive como mobilidade estudantil, o que pode ser um aspecto positivo. Sobre a política educacional no ensino superior, as pesquisas analisadas destacam seu caráter neoliberal, ao considerar o modelo privatista com menor financiamento do ensino público, favorecendo empresários da educação. Decorrem desse modelo as políticas de acesso ao ensino privado, como ProUni e FIES, que acabam sendo necessárias para as classes populares. No entanto, tais políticas não garantem a permanência de todos os estudantes nos cursos e as razões são várias, como constatou-se nas diversas pesquisas analisadas. Para além do contexto educacional, há outros fatores envolvidos, os quais requerem políticas em diferentes áreas. A evasão guarda importante relação com a desigualdade social. Portanto, conclui-se que a evasão na educação superior ainda é significativa e vem se acentuando como importante temática de pesquisa.Item A formação do professor polivalente para o ensino de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: uma análise de matrizes curriculares de cursos de pedagogia(Universidade Metodista de São Paulo, 2021-12-17) ALVES, Angela Maria; CAMPOS, Elisabete Ferreira EstevesA matemática está presente no currículo das escolas desde a educação infantil, exigindo dos professores conhecimentos relativos aos conteúdos específicos e fundamentos didático-pedagógicos para o exercício da docência. Dessa forma, pode-se supor que sua formação inicial é substancialmente relevante para a prática pedagógica no ambiente escolar. Partindo de tais pressupostos, esta pesquisa aborda a formação nos cursos de Pedagogia, analisando as disciplinas relativas ao ensino de matemática a partir da seguinte questão: O que as matrizes curriculares dos cursos de Pedagogia revelam ou escondem sobre a formação inicial dos professores que ensinam matemática na educação básica? Nesta dissertação, discute-se a formação do professor polivalente, considerando as necessidades formativas para os anos iniciais do ensino fundamental, conforme proposto nas diretrizes curriculares para o curso de graduação em Pedagogia, licenciatura, com embasamento teórico de autores que analisam o tema, especialmente Fusari e Pimenta. A importância da matemática para o desenvolvimento da humanidade e a aquisição da linguagem matemática é abordada, percorrendo sua definição e perspectivas de ensino para os anos iniciais, com a contribuição de autores como Fiorentini, Curi e D´Ambrósio. A metodologia, de abordagem qualitativa, apresenta análise documental da matriz curricular de quatro instituições com informações sobre as disciplinas que tratam do ensino de matemática, suas respectivas cargas horárias e a indissociabilidade teoria e prática. Tendo em vista as implicações na formação inicial do professor polivalente, verificou-se que, em certa medida, as instituições de ensino superior cumprem com a legislação exigida para o curso de Pedagogia, por outro lado, os modelos de formação impostos pelos conselhos nacionais e estaduais e as orientações estaduais influenciam na estrutura dos projetos políticos-pedagógicos dos cursos analisados, mesma titulação com formações diferentes, comprometendo a identidade do curso que se dispersa da Pedagogia e se configura em uma formação polivalente.Item A transferência de recursos públicos no Município de São Paulo para a rede parceira da educação infantil e a visibilidade desta movimentação junto às mídias(Universidade Metodista de São Paulo, 2019-09-17) SANTOS, Selma Zeferino Macedo dos; CAMPOS, Elisabete Ferreira EstevesA presente pesquisa situa-se na linha de Políticas e Gestão Educacionais do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação (PPGE) da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e conta com o apoio da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), tendo como objeto de investigação a visibilidade nas mídias da política de financiamento das creches conveniadas na rede municipal de São Paulo, a qual destina verba pública para a rede parceira, indireta e particular, que vem se caracterizando como um movimento de privatização do ensino, podendo subtrair das crianças o direito fundamental a uma educação baseada nos princípios da Constituição Federal (CF) de igualdade de condições, pluralismo de ideias, gestão democrática do ensino público e garantia de padrão de qualidade. Nesse cenário, a pesquisa problematizou tal política elaborando as seguintes questões: i) Os dados sobre financiamento das creches estão disponíveis para a população, considerando a lei que garante o pleno conhecimento e acompanhamento da sociedade sobre execução orçamentária e financeira? ii) Essa política de transferência de recursos para a rede conveniada vem sendo noticiada pela mídia para conhecimento público? Partimos do pressuposto de que os temas que não são cobertos pelos meios de comunicação não estão na esfera pública. Para tratar de tais questões, foram mapeados os recursos públicos transferidos para a rede de creches particulares parceiras junto à Prefeitura do Município de São Paulo (PMSP), com base no levantamento dos gastos realizados pela Secretaria Municipal de Educação (SME) na categoria econômica 3.3.50.39- Transferência Instituições Privadas Sem Fins Lucrativos – nas execuções orçamentárias do município, no período de 2015 a 2018, visando identificar quais as instituições que receberam as maiores transferências e como esses dados são abordados pelas mídias. Trata-se de uma investigação que possui dois desdobramentos, sendo um de análise documental (Cellard) em relação ao financiamento e outro de análise de conteúdo (Bardin) no tocante às mídias. O primeiro desdobramento, destinado ao levantamento de dados orçamentários, utilizou às legislações pertinentes ao tema em nível federal e municipal, bem como os dados constantes no site da PMSP por meio do Portal da SME, da Secretaria Municipal da Fazenda (SF) e do Portal da Transparência. As análises fundamentaram-se nas produções acadêmicas de Adrião, Domiciano, Franco, Gouveia e Souza, Pinto e Saviani. O segundo desdobramento verificou se os dados apurados em relação ao orçamento foram alvo de visibilidade pública junto à Mídia, por meio dos jornais a Folha de S. Paulo e o Estadão, de grande circulação local, sob o princípio do direito da população de ter acesso à informação como forma de acompanhar as decisões tomadas por aqueles que assumiram a administração pública, diante do potencial deliberativo das Mídias na formulação da Opinião Pública, conforme conceitos de Habermas que fundamentam pesquisadores da área. A metodologia utilizada para ambos os momentos está baseada em uma análise exploratória e descritiva. A pesquisa concluiu que estão se formando redes próprias de creches particulares com dinheiro público, que a descrição dos valores repassados para as creches conveniadas é de difícil entendimento e acesso, além de não haver visibilidade do tema junto às mídias, dificultando a presença deste assunto junto à esfera pública, bem como o envolvimento da população nas decisões políticas.Item Carta da Terra e o projeto político pedagógico: perspectivas docentes em uma escola pública de ensino fundamental(Universidade Metodista de São Paulo, 2023-10-03) BATISTA, Cássia de Lourdes Lopes; CAMPOS, Elisabete Ferreira EstevesVivemos atualmente um momento que demanda atenção e preocupação do papel da educação e da escola em si, considerando a atual situação da vida no nosso planeta, em decorrência dos problemas ambientais e da ausência de reflexão sobre a necessidade da adoção de valores, atitudes e comportamentos que demonstram uma nova percepção da Terra. Neste contexto, buscamos com esta pesquisa envolver docentes, no sentido de problematizar essa realidade, promovendo uma sociedade mais justa, democrática, pacífica e sustentável. Para tanto, trazemos para esta discussão um documento que traduz e dá significado a esse debate: a Carta da Terra. Partindo de tais considerações, formulamos a seguinte questão: quais são as constatações e eventuais mudanças consideradas necessárias pela equipe docente para que o Projeto Político Pedagógico (PPP) contemple os atuais debates acerca da preservação da vida no planeta tal qual preconiza a Carta da Terra? Neste estudo temos como hipótese que pelo fato desse documento possivelmente ainda não ter sido assumido como política educacional em âmbito federal, seu desconhecimento pode trazer implicações para a formação docente e práticas pedagógicas. Temos como objetivo geral elaborar propostas e estratégias juntamente com a equipe docente de uma escola de Ensino Fundamental no município de São Bernardo do Campo para fortalecimento de um PPP que tenha como compromisso central a formação integral de um sujeito equalizado com o planeta e todos os seres que nele vivem. Quanto aos objetivos específicos, propomos: (i) analisar o PPP dessa instituição para identificar quais práticas se aproximam dos princípios da Carta da Terra; (ii) verificar de que forma é possível incluir os princípios da Carta da Terra no PPP; (iii) elaborar coletivamente propostas e estratégias para a inserção intencional da Carta da Terra no PPP e nas práticas pedagógicas docentes. O que justifica a escolha desta pesquisa é a possibilidade da inserção dos princípios da Carta da Terra no PPP da unidade escolar como grande aliada para a reflexão sobre o cenário em que nos encontramos atualmente. Entre autores e legislação pertinente, são fundamentos deste trabalho os estudos sobre a Carta da Terra, as contribuições de Moacir Gadotti acerca dos princípios da Carta da Terra na Educação e de Paulo Freire para discutir nossa responsabilidade em relação à vida no e do planeta. O PPP da escola pesquisada também serviu como documento de base para as discussões. A metodologia utilizada é de caráter qualitativo, com base nos encontros inspirados nos Círculos de Cultura de Freire, registrados e analisados posteriormente. Inferimos que, das cinco participantes nesses encontros, apenas duas conheciam de forma superficial a Carta da Terra. Todavia, muitos objetivos elencados no plano de curso se aproximam dos princípios desse documento. Observamos também que as docentes demonstraram criticidade e percepção sobre a necessária revisão do PPP para a inserção intencional de tais princípios, ressaltando a necessidade do conhecimento e do estudo da Carta da Terra por toda a equipe, visando o engajamento coletivo e o desenvolvimento de vínculo com a comunidade local, bem como a melhoria de suas práticas e, consequentemente, a transformação da realidade dessa comunidade.Item Desafios da alfabetização em escola pública de período integral em um município da Grande São Paulo: reflexões a partir da ótica dos sujeitos da prática(Universidade Metodista de São Paulo, 2019-02-18) GRAVA, Andréia de Souza; CAMPOS, Elisabete Ferreira EstevesA partir da concepção de alfabetização fundamentada em Emília Ferreiro e Paulo Freire, esta pesquisa propôs a reflexão e análise sobre os fatores intervenientes no processo de alfabetização e no sucesso/fracasso escolar de crianças em escola pública de tempo integral, de modo a compreender as possíveis dificuldades encontradas pelos(as) docentes dedicados à educação básica e, mais especificamente, aos anos iniciais do Ensino Fundamental I. Inicialmente, foi realizada uma pesquisa de natureza bibliográfica e documental, que reuniu os principais subsídios teóricos, além da legislação vigente e demais diplomas legais, instrucionais e normativos, para a análise do tema e de seus desdobramentos. O referencial teórico contou com Emília Ferreiro, Paulo Freire, Miguel Arroyo, Jaqueline Moll, Maria Helena Souza Patto, Elba Siqueira de Sá Barreto, Délia Lerner e Ilma Passos Alencastro Veiga. A partir do aporte teórico, como lócus da pesquisa, foi selecionada a maior escola pública de tempo integral de um município da Grande São Paulo que apresenta alto Índice de Desenvolvimento Humano (IDH = 0,862). Também foram selecionados os profissionais a serem entrevistados e, na sequência, foi desenvolvido o trabalho de campo, por meio de uma pesquisa de natureza qualitativa com entrevistas semiestruturadas, com base nas concepções de Minayo e Sanches (1993; 1996), Godoy (1995), Richardson (1999), André (2001), Szymanski (2002), Lima e Mioto (2007), Stake (2011), Manzini (2012) e, para a análise dos resultados, adotou-se a metodologia de análise do discurso/conteúdo proposta por Franco, M.A.R.S. (2003) e Franco, M.L.P.B. (2008). Mediante a adoção dos instrumentos protocolares da pesquisa (Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, Declaração da Instituição Coparticipante e Roteiros de Entrevistas semiestruturados), a pesquisa de campo contou com a participação de três docentes (P1, P2 e P3) dos três primeiros anos do Ensino Fundamental I e de uma Coordenadora Pedagógica (CP), que atuam na escola selecionada. Nas entrevistas foram ouvidas as vozes dos sujeitos da prática em busca de suas experiências, trajetos profissionais, didáticas aplicadas, suas percepções e compreensão sobre os fatores e questões que influenciam na alfabetização e no sucesso/fracasso escolar, além de suas estratégias para o enfrentamento das dificuldades encontradas no processo e que podem levar à retenção e reprovação do(a) aluno(a). A coleta de informações foi norteada pelo estabelecimento de seis eixos temáticos pertinentes ao assunto em pauta e que foram obtidos por meio da revisão literária e documental: Eixo Temático 1 – Conhecer o perfil e a trajetória profissional do(a) entrevistado(a); Eixo Temático 2 – Compreender como o(a) entrevistado(a) analisa a própria formação; Eixo Temático 3 – Compreender a concepção de alfabetização do(a) entrevistado(a); Eixo temático 4 – Identificar como o(a) entrevistado(a) compreende sua prática docente e a relação com as famílias dos(as) alunos(as); Eixo Temático 5 – Compreender como o(as) entrevistado(as) analisa(m) o fracasso escolar; e Eixo Temático 6 – Questões sobre as legislações. As principais razões detectadas foram: a ausência de diálogo entre os profissionais e de trabalho coletivo; sobrecarga de trabalho; fragilidade na formação específica em alfabetização; a falta de participação das famílias; e a falta de interesse dos próprios alunos.Item Entre muros, grades, escola e privação de liberdade: um diálogo com docentes da Fundação Casa de São Bernardo do Campo(Universidade Metodista de São Paulo, 2019-07-30) SANTOS, Fátima Cristina dos; CAMPOS, Elisabete Ferreira EstevesEste trabalho de pesquisa tem como objetivo compreender e analisar como ocorre a educação formal na unidade da Fundação Casa, localizada no Município de São Bernardo do Campo, SP. Nesse espaço, são atendidos adolescentes infratores, que frequentam as aulas na própria instituição, como uma das medidas socioeducativas para a sua ressocialização. Dessa forma, o estudo busca apresentar o que são essas medidas, bem como sua funcionalidade e aplicabilidade, investigando os aspectos relativos ao processo de ensino e aprendizagem, com vistas a responder aos seguintes questionamentos: há fatores presentes na escolarização formal oferecida pela Fundação Casa que podem contribuir para a formação dos adolescentes e seu processo de reinserção social? Quais são os limites desse processo formativo na Fundação Casa para tal reinserção? Nesse sentido, a pesquisa, de caráter qualitativo, fundamenta-se, entre outros teóricos, nas concepções de Paulo Freire, Moacir Gadotti, Demerval Saviani, Erving Goffman e Pierre Bourdieu, além da legislação pertinente. A pesquisa de campo ocorreu por meio de entrevistas com três professores, sendo que dois destes já atuaram na Fundação Casa e outro, que ainda permanece nessa instituição. O objetivo principal das entrevistas foi conhecer a percepção desses professores em relação à educação e suas possíveis contribuições no processo de reinserção social dos adolescentes. Buscou-se, também, conhecer se os professores têm consciência sobre a realidade dos internos e como ocorre a relação professor-aluno no processo educacional. Os resultados da pesquisa apontam para várias fragilidades na instituição, entre elas, a falta de integração com outras medidas necessárias para a reinserção social dos adolescentes, estrutura física inadequada, insuficiência de materiais didáticos, não oferecimento de formação específica aos docentes que ali atuam e, ainda, falta de um acompanhamento do Estado para jovens que se encontram em situação de Liberdade Assistida no sentido de evitar seu retorno à Fundação. Contudo, mesmo com esses aspectos que demandam mais atenção e recursos, faz-se necessário ressaltar o vínculo de afetividade construído entre professores e alunos, que pode ser um importante fator para a aprendizagem destes e valorização de suas identidades como cidadãos de direito.Item Gestão democrática em creche pública no município de São Bernardo do Campo: considerações a partir da análise documental(Universidade Metodista de São Paulo, 2020-10-23) LANGANKE, Sara Regina Leite de Paula; CAMPOS, Elisabete Ferreira EstevesO propósito desta pesquisa é analisar a política de gestão democrática no município de São Bernardo do Campo-SP a partir da análise documental fundamentada em Cellard (2008). A categoria da gestão democrática foi analisada no Plano Municipal de Educação, nos documentos normativos e no Estatuto dos Profissionais do Magistério e Servidores da Educação Básica do Ensino Público Municipal de São Bernardo do Campo. Em etapa posterior, foi analisado o Projeto Político Pedagógico de uma creche selecionada, a fim de investigar os fundamentos, as indicações, as condições e as estratégias da equipe para viabilizar a participação na gestão escolar. O arcabouço teórico que sustenta esta pesquisa são os estudos de Ferreira (1999, 2004), Freitas (2012, 2013), Gadotti (1994, 1998, 2001, 2004), Libâneo (2004, 2005, 2007), Paro (1990, 1997, 2002, 2005, 2010, 2015) e Veiga (1998). Conclui-se que a gestão democrática encontra muitos obstáculos, identificados a partir da análise da política expressa nos documentos. As políticas emanadas no contexto da ideologia neoliberal, que vêm se aprofundando em nossa sociedade, não se alinham à gestão participativa, o que leva a equipe escolar a assumir a responsabilidade por viabilizar algum nível de participação coletiva na gestão da escola.Item Teoria e prática nas diretrizes curriculares para formação de professores: percepção dos coordenadores de cursos de licenciatura em matemática(Universidade Metodista de São Paulo, 2020-04-02) GOLLO JUNIOR, Ronaldo Antonio; CAMPOS, Elisabete Ferreira EstevesA formação de professores de Matemática no Brasil vem se pautando, desde sua criação em meados da década de 1930, em concepções que dissociam a teoria pedagógica da prática docente. Algumas dessas concepções concedem primazia à prática em relação à teoria, outras concedem primazia à teoria em relação à prática, e uma terceira, e mais recente concepção, que começou a aparecer nas legislações nacionais apenas nos anos de 2010, considera a teoria e a prática como sendo uma unidade dialética, a práxis. O presente trabalho apresenta essas diferentes concepções, evidenciando que os projetos que dissociam teoria e prática são projetos que visam beneficiar apenas alguns setores da sociedade, almejando uma educação reiterativa do tempo presente, que beneficie o crescimento econômico brasileiro em detrimento da autonomia e emancipação dos educandos, enquanto a práxis abre possibilidades para a autonomia, e a emancipação, sem perder de vista o crescimento econômico e social da nação. Tais diferentes concepções vêm colocando os processos de prescrição e implementação das Diretrizes para formação de professores em um território de disputas, onde cada uma dessas concepções tenta obter o controle hegemônico sobre o currículo dos cursos de formação de professores. As Diretrizes para formação de professores, instituídas pela Resolução CNE/CP nº 2, de 2015, evidenciam bem essas disputas, pois já tiveram seu prazo de implementação prorrogado por três vezes, bem como receberam uma revisão em seu texto, que transitou do reconhecimento da carreira docente como práxis para a lógica do desenvolvimento de competências, sendo essa uma concepção que dissocia teoria e prática. Dentro dessa realidade, a presente pesquisa traz o questionamento sobre como as Diretrizes Curriculares para formação de professores, que são promulgadas pelo Estado, influenciam na construção dos cursos de Licenciatura em Matemática. Para tal, este trabalho apresenta uma pesquisa de abordagem qualitativa, por meio de pesquisas bibliográficas, documentais e de campo, que consistiu em entrevistas reflexivas junto a quatro coordenadores de cursos de Licenciatura em Matemática, de instituições de ensino superior situadas na região da Grande São Paulo, com o objetivo de verificar como se deu o processo de implementação das Diretrizes para formação de professores nos referidos cursos, bem como verificar se as diferentes concepções, que estão em disputas políticas no processo de promulgação, interferem na implementação de tais Diretrizes.