Programa de Pós-Graduação em Educação
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Item Redes conectadas: o ensino-aprendizagem de millennials em língua inglesa(Universidade Metodista de São Paulo, 2019-04-08) GUASTALLI, Gabriela Peres; FURLIN, MarceloO presente estudo visa investigar a rede de conexões entre a geração Millennial (1982-2000) e as tecnologias no processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa por meio da epistemologia da complexidade. Nesse contexto, essa pesquisa aprofunda-se na trajetória de ensino-aprendizagem em língua inglesa de professores e alunos Millennials, por meio das narrativas destes, com o objetivo de compreender os percursos dessa geração na aprendizagem e ensino de uma segunda língua a partir de suas reflexões individuais. O embasamento teórico desta pesquisa fundamenta-se no viés da complexidade (Morin, 2005, 2008; Freire, M. 2009) e se desenvolve de maneira articulada com os conceitos acerca das tecnologias no ensino-aprendizagem (Prensky, 2001, 2011; Azevedo, 2015) e ensino-aprendizagem de língua inglesa (Paiva, 2015). Este estudo está fundamentado na abordagem da pesquisa narrativa desenvolvida por Clandinin e Connelly (2015), assim como na perspectiva da conversa hermenêutica a partir das percepções de Gadamer (2004). O estudo busca a reflexão crítica de como o passado e presente do processo de ensino-aprendizagem dessa geração em uma segunda língua pode contribuir para um futuro que favoreça a tríade professor, aluno e máquina, com o ser humano no centro do processo. Os resultados evidenciam que é necessário um olhar aguçado sobre a mecanização frente às necessidades dos alunos, destacando a importância da construção do vínculo professor-aluno no ensino-aprendizagem de uma segunda língua para que essa possa se tornar significativa, abrindo fronteiras para futuras discussões.Item Entre muros, grades, escola e privação de liberdade: um diálogo com docentes da Fundação Casa de São Bernardo do Campo(Universidade Metodista de São Paulo, 2019-07-30) SANTOS, Fátima Cristina dos; CAMPOS, Elisabete Ferreira EstevesEste trabalho de pesquisa tem como objetivo compreender e analisar como ocorre a educação formal na unidade da Fundação Casa, localizada no Município de São Bernardo do Campo, SP. Nesse espaço, são atendidos adolescentes infratores, que frequentam as aulas na própria instituição, como uma das medidas socioeducativas para a sua ressocialização. Dessa forma, o estudo busca apresentar o que são essas medidas, bem como sua funcionalidade e aplicabilidade, investigando os aspectos relativos ao processo de ensino e aprendizagem, com vistas a responder aos seguintes questionamentos: há fatores presentes na escolarização formal oferecida pela Fundação Casa que podem contribuir para a formação dos adolescentes e seu processo de reinserção social? Quais são os limites desse processo formativo na Fundação Casa para tal reinserção? Nesse sentido, a pesquisa, de caráter qualitativo, fundamenta-se, entre outros teóricos, nas concepções de Paulo Freire, Moacir Gadotti, Demerval Saviani, Erving Goffman e Pierre Bourdieu, além da legislação pertinente. A pesquisa de campo ocorreu por meio de entrevistas com três professores, sendo que dois destes já atuaram na Fundação Casa e outro, que ainda permanece nessa instituição. O objetivo principal das entrevistas foi conhecer a percepção desses professores em relação à educação e suas possíveis contribuições no processo de reinserção social dos adolescentes. Buscou-se, também, conhecer se os professores têm consciência sobre a realidade dos internos e como ocorre a relação professor-aluno no processo educacional. Os resultados da pesquisa apontam para várias fragilidades na instituição, entre elas, a falta de integração com outras medidas necessárias para a reinserção social dos adolescentes, estrutura física inadequada, insuficiência de materiais didáticos, não oferecimento de formação específica aos docentes que ali atuam e, ainda, falta de um acompanhamento do Estado para jovens que se encontram em situação de Liberdade Assistida no sentido de evitar seu retorno à Fundação. Contudo, mesmo com esses aspectos que demandam mais atenção e recursos, faz-se necessário ressaltar o vínculo de afetividade construído entre professores e alunos, que pode ser um importante fator para a aprendizagem destes e valorização de suas identidades como cidadãos de direito.Item Desafios da alfabetização em escola pública de período integral em um município da Grande São Paulo: reflexões a partir da ótica dos sujeitos da prática(Universidade Metodista de São Paulo, 2019-02-18) GRAVA, Andréia de Souza; CAMPOS, Elisabete Ferreira EstevesA partir da concepção de alfabetização fundamentada em Emília Ferreiro e Paulo Freire, esta pesquisa propôs a reflexão e análise sobre os fatores intervenientes no processo de alfabetização e no sucesso/fracasso escolar de crianças em escola pública de tempo integral, de modo a compreender as possíveis dificuldades encontradas pelos(as) docentes dedicados à educação básica e, mais especificamente, aos anos iniciais do Ensino Fundamental I. Inicialmente, foi realizada uma pesquisa de natureza bibliográfica e documental, que reuniu os principais subsídios teóricos, além da legislação vigente e demais diplomas legais, instrucionais e normativos, para a análise do tema e de seus desdobramentos. O referencial teórico contou com Emília Ferreiro, Paulo Freire, Miguel Arroyo, Jaqueline Moll, Maria Helena Souza Patto, Elba Siqueira de Sá Barreto, Délia Lerner e Ilma Passos Alencastro Veiga. A partir do aporte teórico, como lócus da pesquisa, foi selecionada a maior escola pública de tempo integral de um município da Grande São Paulo que apresenta alto Índice de Desenvolvimento Humano (IDH = 0,862). Também foram selecionados os profissionais a serem entrevistados e, na sequência, foi desenvolvido o trabalho de campo, por meio de uma pesquisa de natureza qualitativa com entrevistas semiestruturadas, com base nas concepções de Minayo e Sanches (1993; 1996), Godoy (1995), Richardson (1999), André (2001), Szymanski (2002), Lima e Mioto (2007), Stake (2011), Manzini (2012) e, para a análise dos resultados, adotou-se a metodologia de análise do discurso/conteúdo proposta por Franco, M.A.R.S. (2003) e Franco, M.L.P.B. (2008). Mediante a adoção dos instrumentos protocolares da pesquisa (Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, Declaração da Instituição Coparticipante e Roteiros de Entrevistas semiestruturados), a pesquisa de campo contou com a participação de três docentes (P1, P2 e P3) dos três primeiros anos do Ensino Fundamental I e de uma Coordenadora Pedagógica (CP), que atuam na escola selecionada. Nas entrevistas foram ouvidas as vozes dos sujeitos da prática em busca de suas experiências, trajetos profissionais, didáticas aplicadas, suas percepções e compreensão sobre os fatores e questões que influenciam na alfabetização e no sucesso/fracasso escolar, além de suas estratégias para o enfrentamento das dificuldades encontradas no processo e que podem levar à retenção e reprovação do(a) aluno(a). A coleta de informações foi norteada pelo estabelecimento de seis eixos temáticos pertinentes ao assunto em pauta e que foram obtidos por meio da revisão literária e documental: Eixo Temático 1 – Conhecer o perfil e a trajetória profissional do(a) entrevistado(a); Eixo Temático 2 – Compreender como o(a) entrevistado(a) analisa a própria formação; Eixo Temático 3 – Compreender a concepção de alfabetização do(a) entrevistado(a); Eixo temático 4 – Identificar como o(a) entrevistado(a) compreende sua prática docente e a relação com as famílias dos(as) alunos(as); Eixo Temático 5 – Compreender como o(as) entrevistado(as) analisa(m) o fracasso escolar; e Eixo Temático 6 – Questões sobre as legislações. As principais razões detectadas foram: a ausência de diálogo entre os profissionais e de trabalho coletivo; sobrecarga de trabalho; fragilidade na formação específica em alfabetização; a falta de participação das famílias; e a falta de interesse dos próprios alunos.Item Direito à educação de pessoas com deficiência: um estudo a partir da análise das diretrizes e matrizes curriculares de cursos de licenciatura em educação física(Universidade Metodista de São Paulo, 2022-02-08) SANTOS, Evanir Sebastião dos; HASHIZUME, Cristina MiyukiO estudo das diretrizes e matrizes curriculares voltadas aos cursos de licenciatura, em específico ao campo da Educação Física tem tido crescente importância e pertinência quanto ao impacto direto no processo formativo de professores que trabalham com pessoas com deficiência, isto porque a construção de uma sociedade que se diz inclusiva pressupõe a garantia da igualdade de direitos e a valorização da diversidade, aspectos que este estudo se propõe investigar. Assim, à luz de considerações das diretrizes curriculares publicadas em 2018 e das matrizes curriculares de cursos de licenciatura em Educação Física de três instituições de ensino superior, tem-se como objetivo identificar referenciais e conteúdos relativos aos direitos de pessoas com deficiência, com vistas a ressaltar aspectos relacionados aos fundamentos norteadores do processo inclusivo e aos possíveis impactos na formação de professores. O arcabouço teórico a sustentar o presente estudo vale-se das contribuições de Neira (2008, 2009, 2010, 2011, 2013, 2014) acrescida de autores que a ele se alinham como: Arelaro e Silva (2017), Arroyo (2013), Hashizume (2020), Fabris e Klein (2013), Lopes e Fabris (2017), entre outros. Do ponto de vista metodológico trata-se de estudo qualitativo de cunho descritivo que envolve pesquisa documental circunscrita às atuais diretrizes curriculares, assim como à análise de matrizes curriculares de cursos presenciais de licenciatura em Educação Física, incluindo as ementas de três instituições de ensino superior localizadas na região do ABCD, em São Paulo. Em relação aos resultados, os componentes curriculares voltados especificamente ao trato de questões relacionadas à prática inclusiva nos cursos de licenciatura, em especial o curso de Educação Física, encontram-se de forma insipiente na matriz curricular e não asseguram uma formação inicial que contemple práticas inclusivas para os egressos. Quanto aos aspectos conclusivos fica evidente que há um distanciamento do que as IES oferecem, o que é exigido de forma módica pelas legislações, do que seria o ideal.Item A medicalização dos problemas de aprendizagem a partir da teoria sócio-histórica(Universidade Metodista de São Paulo, 2022-12-05) RENTSCHLER, Bianca; HASHIZUME, Cristina MiyukiEm decorrência de vários fatores sociais, a ciência da saúde, mais especificamente o estudo da neurociência, tem colocado em questão o saber pedagógico, considerando- o insuficiente para explicar os problemas de aprendizagem. Tirando o protagonismo do educador e, muitas vezes, reduzindo os saberes pedagógicos em detrimento dos saberes da medicina. O objetivo geral deste trabalho de pesquisa, é analisar o processo de medicalização dos problemas de aprendizagem, a partir da teoria Histórico-Cultural e das teorias críticas. Para alcançarmos esse objetivo geral, traçamos como objetivos específicos (i) Reconhecer a importância da psicologia Histórico-Cultural no processo de aprendizagem, (ii) Problematizar teorias de base organicistas, com base na psicologia Histórico-Cultural, (iii) Quais as diferenças entre a visão biológica da Medicina hegemônica e a teoria Histórico-Cultural de Vygotsky. O corpus desta pesquisa será composto por revisões literárias de: Moysés e Collares (1996, 1997, 2013), Moysés e Lima (1982), Guarido (2010), Caliman (2006, 2017), Vygotsky (1981, 1982, 1987, 1989, 2007, 2015, 2017), Machado (2007), Cosenza e Guerra (2011), Rotta T e Bridi (2016), Lisboa (2014), Foucault (1995, 2008, 2002), Gaudenzi e Ortega (2012) e Illich (1975). Atualmente, o encaminhamento de alunos com dificuldades na aprendizagem para atendimento médico e psicológico é uma prática comum, em boa parte, feita pelos profissionais da área da educação, que se baseiam em avaliações diagnósticas, entendendo os problemas das crianças como de ordem individual, atribuindo a causa às falhas na atividade neurológica. Osrecursos pedagógicos, a mediação e todo o conhecimento metodológico que os professores possuem estão sendo desconsiderados nesse cenário. A teoria Histórico- Cultural, como alternativa de método, possibilita substituir e superar as ideias patologizantes e biologizantes que determinam o que são problemas de aprendizagem com base em heranças genéticas, atingindo o conceito principal da teoria Histórico-Cultural das múltiplas relações em que o indivíduo está inserido. Os conceitos de mediação, interação, funções psicológicas elementares e superiores apresentados por Vygotsky podem trazer muitas respostas e muitos meios efetivos deintervenção.Item Gestão democrática em creche pública no município de São Bernardo do Campo: considerações a partir da análise documental(Universidade Metodista de São Paulo, 2020-10-23) LANGANKE, Sara Regina Leite de Paula; CAMPOS, Elisabete Ferreira EstevesO propósito desta pesquisa é analisar a política de gestão democrática no município de São Bernardo do Campo-SP a partir da análise documental fundamentada em Cellard (2008). A categoria da gestão democrática foi analisada no Plano Municipal de Educação, nos documentos normativos e no Estatuto dos Profissionais do Magistério e Servidores da Educação Básica do Ensino Público Municipal de São Bernardo do Campo. Em etapa posterior, foi analisado o Projeto Político Pedagógico de uma creche selecionada, a fim de investigar os fundamentos, as indicações, as condições e as estratégias da equipe para viabilizar a participação na gestão escolar. O arcabouço teórico que sustenta esta pesquisa são os estudos de Ferreira (1999, 2004), Freitas (2012, 2013), Gadotti (1994, 1998, 2001, 2004), Libâneo (2004, 2005, 2007), Paro (1990, 1997, 2002, 2005, 2010, 2015) e Veiga (1998). Conclui-se que a gestão democrática encontra muitos obstáculos, identificados a partir da análise da política expressa nos documentos. As políticas emanadas no contexto da ideologia neoliberal, que vêm se aprofundando em nossa sociedade, não se alinham à gestão participativa, o que leva a equipe escolar a assumir a responsabilidade por viabilizar algum nível de participação coletiva na gestão da escola.Item Teoria e prática nas diretrizes curriculares para formação de professores: percepção dos coordenadores de cursos de licenciatura em matemática(Universidade Metodista de São Paulo, 2020-04-02) GOLLO JUNIOR, Ronaldo Antonio; CAMPOS, Elisabete Ferreira EstevesA formação de professores de Matemática no Brasil vem se pautando, desde sua criação em meados da década de 1930, em concepções que dissociam a teoria pedagógica da prática docente. Algumas dessas concepções concedem primazia à prática em relação à teoria, outras concedem primazia à teoria em relação à prática, e uma terceira, e mais recente concepção, que começou a aparecer nas legislações nacionais apenas nos anos de 2010, considera a teoria e a prática como sendo uma unidade dialética, a práxis. O presente trabalho apresenta essas diferentes concepções, evidenciando que os projetos que dissociam teoria e prática são projetos que visam beneficiar apenas alguns setores da sociedade, almejando uma educação reiterativa do tempo presente, que beneficie o crescimento econômico brasileiro em detrimento da autonomia e emancipação dos educandos, enquanto a práxis abre possibilidades para a autonomia, e a emancipação, sem perder de vista o crescimento econômico e social da nação. Tais diferentes concepções vêm colocando os processos de prescrição e implementação das Diretrizes para formação de professores em um território de disputas, onde cada uma dessas concepções tenta obter o controle hegemônico sobre o currículo dos cursos de formação de professores. As Diretrizes para formação de professores, instituídas pela Resolução CNE/CP nº 2, de 2015, evidenciam bem essas disputas, pois já tiveram seu prazo de implementação prorrogado por três vezes, bem como receberam uma revisão em seu texto, que transitou do reconhecimento da carreira docente como práxis para a lógica do desenvolvimento de competências, sendo essa uma concepção que dissocia teoria e prática. Dentro dessa realidade, a presente pesquisa traz o questionamento sobre como as Diretrizes Curriculares para formação de professores, que são promulgadas pelo Estado, influenciam na construção dos cursos de Licenciatura em Matemática. Para tal, este trabalho apresenta uma pesquisa de abordagem qualitativa, por meio de pesquisas bibliográficas, documentais e de campo, que consistiu em entrevistas reflexivas junto a quatro coordenadores de cursos de Licenciatura em Matemática, de instituições de ensino superior situadas na região da Grande São Paulo, com o objetivo de verificar como se deu o processo de implementação das Diretrizes para formação de professores nos referidos cursos, bem como verificar se as diferentes concepções, que estão em disputas políticas no processo de promulgação, interferem na implementação de tais Diretrizes.Item Uso das metodologias ativas no ensino da língua inglesa: um estudo de caso(Universidade Metodista de São Paulo, 2020-09-25) SILVA, Renato Rodrigues da; COELHO, Patrícia Margarida FariasAtualmente, estamos inseridos em uma sociedade digital na qual evidencia-se que o ensino tradicional não mais atende a todas as demandas dos alunos. A partir desse contexto, trazemos como proposta a utilização das metodologias ativas e do ensino híbrido, entendidas neste estudo como a união do ensino presencial ao ensino on- line (BACICH, MORAN, 2018). Nesta pesquisa, propomos a aplicabilidade das metodologias ativas no ensino da língua inglesa em uma escola de curso livre em São Caetano do Sul – SP, com a participação de três professores. Posteriormente serão analisadas as narrativas dessas três educadoras a fim de verificarmos os resultados do uso das metodologias ativas em suas salas de aula. A hipótese que sustenta este trabalho é a de que as metodologias ativas e o ensino híbrido podem contribuir para o processo de ensino-aprendizagem da língua inglesa e para a autonomia do aluno. Temos três objetivos, a saber: (i) discutir os conceitos de educação e metodologias ativas e como eles podem potencializar o processo de ensino-aprendizagem; (ii) apresentar os métodos e abordagens de ensino da língua inglesa e seu impacto na educação não formal; (iii) analisar os principais conceitos das metodologias ativas de acordo com as falas de três professoras de inglês. A justificativa desta pesquisa deve-se à necessidade do educador de transformar sua didática em sala de aula. O corpus selecionado para este estudo são as três entrevistas dos professores escolhidos para essa pesquisa. O arcabouço teórico que sustenta este trabalho são os estudos sobre metodologias ativas de Filatro e Cavalcanti (2018), Mattar (2017), Bacich e Moran (2018); as pesquisas sobre estudo de caso de Gil (1995), Ventura (2007) e Yin (2011), e as investigações sobre ensino da língua inglesa de Almeida Filho (1993), Richards e Rodgers (2001) e Vilson Leffa (2016). A metodologia utilizada é a empírica com base no estudo de caso e o método é o indutivo. Como resultado, concluímos que as professoras acreditam que estão ministrando uma aula mais ativa, porém, apenas exploram os principais pilares das metodologias ativas de forma superficial.Item As percepções de coordenadores e professores sobre o uso de tecnologias de informação e comunicação na creche(Universidade Metodista de São Paulo, 2020-06-09) BENEVIDES, Mônica De Souza; AZEVEDO, Adriana Barroso deEste trabalho intitulado de: as percepções de coordenadores e professores sobre o uso de tecnologias de informação e comunicação (TDIC) no processo ensino-aprendizagem na creche, foi financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES), pelo benefício Taxa CAPES/PROSUP. Nos últimos vinte anos a tecnologia digital passou a fazer parte da vida das pessoas com a ampliação da internet e aparelhos móveis. As crianças hoje já nascem nesse contexto, um mundo imerso nas tecnologias onde elas exploram novos saberes. É no espaço da creche, que se torna emergente repensar as práticas de ensino-aprendizagem. Os objetivos desta pesquisa estão centrados na investigação das percepções e compreensões de coordenadores e professores atuantes na creche do ensino público no município de São Bernardo do Campo sobre o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no processo ensino aprendizagem na creche. Do ponto de vista teórico, temos por base estudos do desenvolvimento da criança pelos teóricos Winnicott (1971), Vygotsky (1996), Kishimoto (2011) e Folque (2011); além disso, abordamos os conceitos de TDIC por Castells (2016), Kenski (2007) Pretto e Pinto (2006) e Azevedo (2013-2014). A pesquisa está fundamentada na abordagem qualitativa segundo Flick (2009) na modalidade da pesquisa narrativa desenvolvida por Clandinin e Connelly (2015), na perspectiva autobiográfica, a partir das concepções trazidas por Ferrarotti (1988), Josso (2010) e Passeggi (2011). Compartilho a experiência de 3 professoras, 2 coordenadoras pedagógicas e 1 professora de ensino superior que atuou na creche. Todas elas compartilharam suas percepções no uso das TDIC no processo de ensino aprendizagem e os desafios da formação inicial para os professores da creche revelando que a investigação possibilitou concluir que para alguns profissionais que atuam na creche a tecnologia intimida e o uso desta linguagem não é recomendado anterior aos dois anos de idade. As crianças mesmo na creche denotam conhecimentos e habilidades motoras para lidar com esses instrumentos digitais, habilidades essas advindas do uso na vida cotidiana de maneira massiva e sem mediação dos pais. Não é o objeto que propicia o desenvolvimento do conhecimento, e sim a mediação realizada pelos docentes e pais acerca desses objetos e/ou conteúdos digitais. É perceptível a necessidade de formação aos pais para acompanhar o uso pelas crianças de objetos e conteúdos digitais.Item Medicalização da vida: um estudo sobre o contexto escolar(Universidade Metodista de São Paulo, 2020-03-04) LIMA, Marla Fernanda Bastos; HASHIZUME, Cristina MiyukiO contexto educacional tem sido um espaço privilegiado para a disseminação do discurso médico, que se expande por meio de inúmeras classificações de supostos transtornos de aprendizagem, diagnósticos e prescrições de fármacos. A vida escolar de crianças e adolescentes passa a ser marcada pela patologização do não- aprender, que escamoteia as mazelas da escola e do sistema educacional e culpabiliza o aluno, a família ou até mesmo professores. A partir de autoras da Psicologia da Educação e das contribuições de Michel Foucault, buscamos referenciar este estudo, que tem como objetivo a problematização dos desdobramentos da medicalização na vida escolar. Especificamente, objetivamos identificar discursos que circulam no ambiente escolar acerca dos comportamentos e aprendizagem dos alunos; discutir as implicações do saber médico no contexto pedagógico e analisar condições de possibilidades para a produção micropolítica de espaços escolares despatologizados. Com inspiração na pesquisa-intervenção, este estudo se desenvolveu em uma escola de Ensino Fundamental I no município de São Bernardo do Campo. A entrevista semiestruturada e observações assistemáticas com registro em diário de campo foram os instrumentos utilizados. Discutimos que processos de medicalização que se descortinam na escola podem esconder as reais dificuldades das relações de ensino- aprendizagem, deslegitimam o saber pedagógico em detrimento da legitimidade do discurso médico e ofuscam as possibilidades de se pensar os desafios deste território e criar possibilidades, estreitar laços, reconhecer e acolher as diferenças. Foi possível identificar que os discursos dos agentes escolares expressam alguns aspectos medicalizantes, mas também fazem movimentos para compreender os processos de escolarização para além desta perspectiva. Em relação ao uso de medicamentos, as participantes, em alguns momentos, apontam como positivo para a aprendizagem e em outros como produtor de apatia. Os laudos, medicamentos e as prescrições de profissionais da área da saúde não atendem às necessidades das professoras, por fim são sempre elas que precisam encontrar as saídas para os desafios da sala de aula. O trabalho da gestão mostrou-se importante para auxiliar os professores com suas angústias e promover espaços de diálogo. Ações criadas pela escola e o trabalho das professoras evidenciam que a escola, como espaço de micropolítica, pode a partir do seu próprio campo de saber construir os caminhos para um espaço educativo que busca despatologizar a vida e mudar trajetórias escolares.Item O cuidar e o educar na educação infantil: aspectos do trabalho da auxiliar de classe em uma rede municipal de ensino(Universidade Metodista de São Paulo, 2020-04-02) LUZ, Jéssica Tavares; VIEIRA, Almir MartinsEmbora exista o consenso entre os estudiosos da Educação Infantil de que o cuidar e o educar devem acontecer de maneira indissociável, a realidade expressa nos editais de convocação para concurso público por vezes apresenta uma concepção dicotômica desses eixos. Busca-se, com este estudo, compreender o espaço ocupado e o trabalho desenvolvido pela Auxiliar de classe na Educação Infantil de São Bernardo do Campo, principalmente no que diz respeito ao cuidar e educar. Para subsidiar essa pesquisa, utilizamos, entre outros, os estudos de Azevedo (2013) sobre a construção do binômio cuidar-educar na Educação Infantil, o levantamento histórico das políticas para a Educação Infantil de Kramer (2011) e Kuhlmann (2000), e as constatações de Oliveira (2010) quanto ao entendimento das diretrizes nacionais para a educação infantil. A metodologia utilizada consiste na análise documental (GIL, 2002, 2008) em relação ao aporte teórico e documentos oficiais do município. O objetivo deste trabalho é (i) identificar a concepção da prefeitura sobre a função da Auxiliar em Educação, a partir da análise do Estatuto e Plano de Carreira dos Profissionais do Magistério e Servidores da Educação Básica do Ensino Público Municipal de São Bernardo do Campo e da Proposta Curricular do município; (ii) investigar se os documentos viabilizam a cisão entre atividades de educação e cuidado no cotidiano das creches. Os resultados desta pesquisa apresentaram incongruências entre os compromissos assumidos nos documentos oficiais da prefeitura e a maneira como a gestão dos cargos, principalmente o da Auxiliar em Educação, é realizada, revelando visão e práticas assistencialistas de educação em alguns aspectos, principalmente no que tange a educação e o cuidado na etapa da Educação Infantil.Item Indígenas com deficiência na escola: um estudo sobre a inclusão nas aldeias de Umariaçu I e II, no município de Tabatinga - Amazonas(Universidade Metodista de São Paulo, 2020-08-18) OLIVEIRA, Francisca Francielis Azevedo Mafra de; D'AUREA-TARDELI, DenisePropôs-se, nesta pesquisa, investigar como se dá a inclusão de indígenas com deficiências nas escolas das aldeias de Umariaçu I e II, no município de Tabatinga – Amazonas. Compreende- se a pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas. A pergunta que gerou esta pesquisa consiste justamente em saber como ocorre o processo de inclusão e escolarização de indígenas com deficiência. Os objetivos desta pesquisa foram: (i) Investigar os fatores que dificultam o ensino na perspectiva inclusiva e a aquisição da aprendizagem dos alunos com deficiências nas escolas das aldeias; (ii) Descrever como ocorre a inclusão e a escolarização da pessoa indígena com deficiência; (iii) Discutir os desafios para a implementação do Atendimento Educacional Especializado nas escolas das referidas aldeias. A escolha por essa temática partiu da observação empírica da incidência de deficiências nas aldeias da comunidade indígena, bem como das queixas constantes de professores, em relação à falta de qualificação profissional para atender a essa clientela de alunos, além de experiências pessoais como professora, que evidenciam a inevitabilidade de confrontar as práticas discriminatórias de exclusão e criar alternativas para superá-las. Procurou-se também fazer uma reflexão acerca da educação indígena e a educação escolar indígena, enfatizando que tanto uma quanto outra constituem dois modos de educar diferentes. O arcabouço teórico que sustentou esta pesquisa compreende os trabalhos realizados na área de educação inclusiva fundamentados em: Sassaki, Mantoan, Mazzotta e por autores que tratam da educação e cultura indígena como: Grupioni, Feitosa, Cremonezze, Soares, Oliveira Filho, dentre outros. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, de cunho investigativo, mas, em alguns momentos, recorre-se à abordagem quantitativa. Utilizou-se como método o estudo de caso do processo de inclusão de indígenas com deficiências matriculados nas escolas das aldeias. O procedimento de coleta de dados constituiu-se no contato direto, realizado in loco, o que possibilitou fazer um diagnóstico situacional da realidade local. Também foi utilizado o recurso da entrevista individual com questionários direcionados aos gestores, coordenadores e professores, além de análise documental diretamente das secretarias das escolas. Dos dados obtidos com este estudo pode- se destacar que, entre tantas dificuldades existentes no contexto escolar, há falta de preparo dos professores, bem como falta de infraestrutura nas escolas. Os professores, em sua maioria, não se sentem preparados para lidar com a diversidade e com as especificidades de cada aluno e as escolas não fizeram uma reestruturação física para que estivessem em condições de receber esta clientela de alunos. Em relação às políticas públicas existentes e implementadas, as hipóteses de que as mesmas não têm sido adotadas de maneira adequada para garantir o acesso e a permanência de indígenas com deficiência na escola, estão confirmadas, apesar de ser insuficiente o que se espera para se garantir uma verdadeira inclusão escolar. Apenas as leis não dão conta do processo de inclusão, é preciso que haja, para além delas, condições e recursos humanos, pedagógicos e físicos para que as leis propostas sejam aplicadas com resultados realmente significativos. Dessa forma, espera-se que esta pesquisa possa contribuir com dados relevantes e significativos para que o ato de incluir se transforme em uma prática mais constante nas escolas indígenas.Item A formação nos cursos superiores de tecnologia: um estudo das narrativas discentes(Universidade Metodista de São Paulo, 2020-12-04) BORREGO, Cristhiane Lopes; AZEVEDO, Adriana Barroso deNas últimas décadas assistimos a expansão da educação profissional, com o surgimento de novos Cursos Superiores de Tecnologia (CST), seguindo a demanda dos setores produtivo de bens e serviços. Este trabalho propõe a investigação do processo formativo de três estudantes concluintes dos Cursos Superiores de Tecnologia em Eventos e em Gastronomia, de uma instituição de ensino superior privada, na cidade de São Paulo. Como problema de pesquisa buscam-se respostas às seguintes perguntas: quais os fatores motivacionais conduzem o aluno a ingressar no CST?; quais as necessidades do educando para aprender/aperfeiçoar uma profissão?; e como o CST pode contribuir para que o aluno realize os seus planos? O objetivo é a investigação dos elementos que concorrem para o ingresso no ensino superior de curta duração e as perspectivas que colaboram para a formação profissional dos concluintes. A metodologia de pesquisa utilizada é de natureza qualitativa de caráter investigativo na modalidade narrativa, e posto que na pesquisa narrativa as pessoas são vistas como a corporificação de histórias vividas, não há como se estabelecer uma hipótese a ser confirmada ou refutada. O corpus selecionado para este estudo são as narrativas das experiências dos estudantes participantes da pesquisa, estabelecendo uma reflexão sobre as aprendizagens consolidadas ao longo da graduação. O que justifica essa escolha é a premência da discussão da aprendizagem sob o ponto de vista discente, respeitando a formação humana dos indivíduos na busca por uma educação que se constitua em um processo socialmente inclusivo. Como arcabouço teórico que sustenta a pesquisa estão os estudos sobre a educação profissional de Saviani (2013), Garcia (2000) e Peterossi (2014; 2003); estudos de formação de Josso (2004; 2010), Delory-Momberger (2012) e Pineau (2010); e as pesquisas sobre narrativa de Clandinin e Connely (2015), Ferrarotti (2010) e Josso (2004). Como resultados, destacam-se (i) o papel da atividade docente no contexto dos CST e a relevância do alinhamento da didática pedagógica às didáticas específicas, para a incorporação do conhecimento pedagógico aos conhecimentos técnicos aplicados, efetivando o processo multidimensional da educação e da atividade docente, e na perspectiva das IES foi possível identificar (ii) a relevância em promoverem a capacitação e a formação continuada dos professores, para a prática efetiva dos processos de construção da atividade docente em CST; e (iii) a necessidade das instituições de ensino estabelecerem um exercício estratégico, periódico e reflexivo, de aprimoramento da sua missão institucional, com vistas a empreenderem as mudanças que se fizerem necessárias diante dos desafios impostos pelas transformações inerentes ao ensino superior na modalidade CST. O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001.Item Subjetividade do aluno negro e a representatividade midiática televisiva(Universidade Metodista de São Paulo, 2021-03-02) ARMANDILHA, Wellington Fernando da Conceição; PETRAGLIA, Izabel CristinaO Brasil tem 54,9% da sua população constituída por indivíduos negros e pardos, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE. No entanto, grande parte da população brasileira não consegue ter clara percepção da diminuta representatividade percentual dos negros na mídia brasileira, uma vez que, essa evidência numérica não fica nítida por meio da comunicação televisiva. Essa ferramenta midiática tem como principal objetivo levar comunicação, educação e cultura aos lares brasileiros (Inciso 1° e 2° do Artigo 221 da Constituição Federal de 1988). Essa dissertação tem como objetivo geral Verificar de que modo a ausência de representatividade midiática televisiva, no segmento das telenovelas da rede Globo transmitidas no horário das 19h, pode impactar na construção da subjetividade do estudante negro. Como objetivos específicos pretendemos, (i) Conhecer e estudar conceitos/definições de subjetividade, preconceito, estigma, estereótipos buscando compreender seus efeitos sobre os discentes, (ii) Apresentar novelas das 19h da Rede Globo de Televisão como exemplos midiáticos de manutenção de estereótipos sociais e culturais, (iii) Examinar como a mídia pode afetar na construção da subjetividade do educando negro em sua perspectiva quanto sujeito, considerando que, seu grupo social racial tem pouca representatividade midiática; (iv) Compreender de que forma a educação escolar pode contribuir para que o estudante possa romper essa barreira, alavancando o potencial de sujeito. O corpus dessa pesquisa são as novelas: Deus salve o rei, O tempo não para e Verão 90. Utilizamos a metodologia de pesquisa bibliográfica, a partir de livros e artigos referentes aos campos da comunicação midiática televisiva e da Educação, buscando uma equalização que resulte numa tratativa adequada ao nosso problema de pesquisa. Consideramos como arcabouço teórico Morin (2005) e Taylor (2000) no âmbito da Educação, e Barbero (2008), Araújo (2000) e Sodré (1999) no seguimento das telenovelas. O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES).Item Formação de professores em contextos bilíngues no Brasil: um estudo do currículo de docentes em escolas bilíngues na cidade de São Paulo(Universidade Metodista de São Paulo, 2021-06-23) COSTA, Renato Izídio da; COELHO, Patrícia Margarida FariasEsta dissertação aborda a formação de professores que atuam no ensino bilíngue na cidade de São Paulo. Afinal, qual é a relação entre a prática docente bilíngue no Brasil e a formação docente específica para esse modelo de ensino? Demonstraremos que há um descompasso entre a formação dos professores que atuam no ensino bilíngue e o que é exigido como condição formativa mínima para a efetivação de um processo de ensino-aprendizagem qualificado. A partir da análise qualitativa e quantitativa do currículo docente de doze professores de três escolas bilíngues na cidade de São Paulo, de ementas e planos de ensino e revisão bibliográfica, a presente pesquisa busca alcançar quatro objetivos específicos, a saber: (i) efetuar um recorte temporal a partir de um mapeamento, dos anos de 2015 a 2019, do que tem sido abordado acerca do bilinguismo no Brasil; (ii) verificar a formação do professor em disciplinas diferentes que atuam em escolas bilíngues da cidade de São Paulo; (iii) demonstrar perspectivas e formação do educador nas diferentes áreas do ensino bilíngue por meio da análise do currículo; (iv) verificar como a modalidade do ensino bilíngue tem sido compreendida no trabalho do professor. Tal investigação se justifica a partir das condições da prática docente diante das novas formas de organização da vida e do trabalho, suscitadas pela intensificação das interações socioculturais no contexto histórico da globalização do final do século XX que determinaram novas perspectivas no âmbito formativo de professores e nas dinâmicas dos processos de ensino-aprendizagem bilíngue. O ensino bilíngue caracteriza-se como o ensino-aprendizagem que opera simultaneamente em relação a duas línguas: a língua nativa e a língua estrangeira. Desse modo, ao abordarmos a formação de professores que atuam no ensino bilíngue, adotamos a primazia da língua inglesa pelo grau de importância que ela assume como principal língua estrangeira no País, profusamente ensinada e requerida nas instituições de ensino e, como consequência, nos postos de trabalho formais. O arcabouço teórico que sustenta esta pesquisa são os estudos sobre bilinguismo e educação bilíngue de Hamers e Blanc (2000), Mackey (2000) e Megale (2005), ancorados nos estudos de metodologia de Gil (1999) e Knechtel (2014). Para tratarmos da formação docente, ancoramos nossos argumentos em discussões desenvolvidas por autores nacionais e internacionais que ampliaram e edificaram a nossa linha de pensamento, dentre os quais, destacamos: Libâneo (1983),Nóvoa (1995), Pepper (1999), Pimenta (1999), Tardiff e Lessard (2004), Gatti (2013) e Saviani (2011). A discussão bibliográfica visa ao aprofundamento da investigação do recorte temático proposto a partir de uma perspectiva transdisciplinar. Como resultados, constatamos a contribuição acerca do que se entende sobre o ensino de educação bilíngue no contexto brasileiro, compreendemos o percurso e a formação do professor na perspectiva de uma educação bilíngue, demonstrando quais os maiores desafios evidenciados pelos professores que atuam com o bilinguismo em disciplinas diferentes. Conseguimos compreender que, de fato, as experiências e a formação contínua estabelecem uma grande diferenciação na vida do profissional que quer se manter inserido no mercado de trabalho.Item Informar, formar e transformar: propostas para uma nova metodologia na educação teológica da Igreja do Nazareno no Brasil(Universidade Metodista de São Paulo, 2025-03-10) COUTO, Vinicius Magno Borges Nunes; FURLIN, MarceloO projeto de pesquisa discute os processos informativos e formativos da educação teológica da Igreja do Nazareno no Brasil, tendo em vista a implementação da metodologia da educação transformadora. Atualmente, a educação teológica da Igreja do Nazareno no Brasil visa a formação e a preparação discente para o ofício pastoral. O problema de pesquisa parte da seguinte questão: a formação exclusivamente pastoral e o currículo mais utilitarista e menos integral preparam o futuro ministro para as interfaces sociais? A hipótese que sustenta esse trabalho é que, se não houver uma formação integral, haverá lacunas dos futuros ministros quanto aos cuidados das pessoas mais carentes, à criticidade da realidade e ao diálogo com a esfera pública. O objetivo geral é verificar se a metodologia transformadora poderia ser aplicável ao Seminário Teológico Nazareno do Brasil. E os objetivos específicos são três: (i) verificar as especificidades da educação teológica da Igreja do Nazareno; (ii) descrever o modelo de educação transformadora a partir de Paulo Freire; e (iii) analisar a aplicabilidade da metodologia transformadora, depreendendo se os modelos educacionais e curriculares permitem o(a) futuro(a) ministro(a) atuar nas interfaces sociais. A justificativa para essa pesquisa parte de uma observação empírica de que a formação incompleta dos(as) ministros(as) nazarenos(as) tem uma consequente atuação débil na sociedade. Além disso, há também uma verificação de que existem poucos trabalhos que discutem essa temática, podendo esta pesquisa colaborar com tal reflexão. A fundamentação teórica desse trabalho se concentra nos estudos de Ingersol, Raser e Whitelaw e Freire. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cuja metodologia é bibliográfica e documental. O resultado esperado é que, por meio das análises realizadas, seja possível propor novos horizontes a partir da metodologia de educação transformadora aplicada ao Seminário Nazareno, permitindo que o(a) novo(a) ministro(a) tenha condições de atuar de forma plena nas interfaces sociais.Item A formação do professor polivalente para o ensino de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: uma análise de matrizes curriculares de cursos de pedagogia(Universidade Metodista de São Paulo, 2021-12-17) ALVES, Angela Maria; CAMPOS, Elisabete Ferreira EstevesA matemática está presente no currículo das escolas desde a educação infantil, exigindo dos professores conhecimentos relativos aos conteúdos específicos e fundamentos didático-pedagógicos para o exercício da docência. Dessa forma, pode-se supor que sua formação inicial é substancialmente relevante para a prática pedagógica no ambiente escolar. Partindo de tais pressupostos, esta pesquisa aborda a formação nos cursos de Pedagogia, analisando as disciplinas relativas ao ensino de matemática a partir da seguinte questão: O que as matrizes curriculares dos cursos de Pedagogia revelam ou escondem sobre a formação inicial dos professores que ensinam matemática na educação básica? Nesta dissertação, discute-se a formação do professor polivalente, considerando as necessidades formativas para os anos iniciais do ensino fundamental, conforme proposto nas diretrizes curriculares para o curso de graduação em Pedagogia, licenciatura, com embasamento teórico de autores que analisam o tema, especialmente Fusari e Pimenta. A importância da matemática para o desenvolvimento da humanidade e a aquisição da linguagem matemática é abordada, percorrendo sua definição e perspectivas de ensino para os anos iniciais, com a contribuição de autores como Fiorentini, Curi e D´Ambrósio. A metodologia, de abordagem qualitativa, apresenta análise documental da matriz curricular de quatro instituições com informações sobre as disciplinas que tratam do ensino de matemática, suas respectivas cargas horárias e a indissociabilidade teoria e prática. Tendo em vista as implicações na formação inicial do professor polivalente, verificou-se que, em certa medida, as instituições de ensino superior cumprem com a legislação exigida para o curso de Pedagogia, por outro lado, os modelos de formação impostos pelos conselhos nacionais e estaduais e as orientações estaduais influenciam na estrutura dos projetos políticos-pedagógicos dos cursos analisados, mesma titulação com formações diferentes, comprometendo a identidade do curso que se dispersa da Pedagogia e se configura em uma formação polivalente.Item A evasão no ensino superior: ProUni e FIES como políticas de acesso e redução da evasão: o que demonstram as pesquisas?(Universidade Metodista de São Paulo, 2021-06-23) LEITE, Aurenice dos Santos; CAMPOS, Elisabete Ferreira EstevesA evasão é um problema social que afeta estudantes de todos os níveis de ensino. Esta investigação apresenta um recorte no ensino superior, destacando fatores que levam ao abandono no contexto das políticas implementadas com o ProUni e FIES para ampliar o acesso e permanência dos estudantes. Trata-se de pesquisa bibliográfica, de caráter exploratório-descritivo, a partir do mapeamento nas bases de dados que disponibilizam teses, dissertações e artigos sobre o assunto. A interlocução crítica com o material selecionado fundamentou-se em autores que tratam do tema. Os objetivos da pesquisa foram: i) abordar o conceito de evasão; ii) apresentar e analisar os resultados do Censo da Educação Superior nos últimos dez anos; iii) apresentar o programa de bolsas – PROUNI e de financiamento para o ensino superior – FIES; e iv) mapear pesquisas que tratam do ProUni e FIES como políticas de acesso e permanência no ensino superior. A busca sistemática nos principais indexadores da produção acadêmica revelou um crescimento na produção de investigações e artigos científicos relacionados à evasão no ensino superior, sobretudo, no último quinquênio. As análises do material selecionado levaram a concluir que o termo “evasão” é usado com diferentes significados, inclusive como mobilidade estudantil, o que pode ser um aspecto positivo. Sobre a política educacional no ensino superior, as pesquisas analisadas destacam seu caráter neoliberal, ao considerar o modelo privatista com menor financiamento do ensino público, favorecendo empresários da educação. Decorrem desse modelo as políticas de acesso ao ensino privado, como ProUni e FIES, que acabam sendo necessárias para as classes populares. No entanto, tais políticas não garantem a permanência de todos os estudantes nos cursos e as razões são várias, como constatou-se nas diversas pesquisas analisadas. Para além do contexto educacional, há outros fatores envolvidos, os quais requerem políticas em diferentes áreas. A evasão guarda importante relação com a desigualdade social. Portanto, conclui-se que a evasão na educação superior ainda é significativa e vem se acentuando como importante temática de pesquisa.Item Formação docente: contribuições das competências socioafetivas para o processo de ensino e aprendizagem(Universidade Metodista de São Paulo, 2021-11-22) PRALON, Eliane Queiroz Cunha; D'AUREA-TARDELI, DeniseSegundo a Base Nacional Comum Curricular – BNCC, documento governamental aprovado em 22 de dezembro de 2017, o CNE apresenta a Resolução CNE/CP nº 2, de 22 de dezembro de 2017 que institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular, e destaca a afetividade nas relações e a convivência como peças importantes para a aprendizagem. Na presente pesquisa, fazemos uma análise da importância das competências socioafetivas ainda no período de formação inicial, tendo como objeto de estudo um polo do curso de Pedagogia de um centro universitário, localizado na zona leste da cidade de São Paulo, com a finalidade de respondermos à seguinte questão: os discentes ainda em período de formação conseguem perceber a relevância dos estudos sobre as competências socioafetivas a ponto de identificá-las nas práticas docentes? Nesta pesquisa, apresentamos a hipótese de que as competências socioafetivas trabalhadas ainda no período de formação podem ser reconhecidas pelos discentes, favorecendo uma identificação de sua ausência ou presença, facilitando sua futura prática na função de professor. Neste estudo, apresentamos três objetivos: (i) investigar, por meio da Base Nacional Comum Curricular, informações norteadoras das competências socioafetivas, trazendo consistência para a nossa pesquisa; (ii) identificar em documentos da referida instituição a relevância para a aprendizagem, por intermédio das competências socioafetivas entre discentes e docentes em seu período de formação; e (iii) analisar dados investigados na perspectiva do discente, constatando se ele compreende o grau de importância em trabalhar essas habilidades para o desenvolvimento de suas práticas futuras. O corpus do nosso trabalho será a Base Nacional Comum Curricular no âmbito das competências socioemocionais. O que justifica a nossa pesquisa são os dados apresentados pelo Pisa 2018 com o relato de que um ambiente pouco receptivo afeta consideravelmente o desempenho cognitivo dos estudantes. Nosso arcabouço teórico traz autores problematizadores das questões relacionadas à formação, como Nóvoa (1992), Pimenta (2002), e autores que pensam as questões afetivas dentro do processo da aprendizagem, como Moreno e Sastre (2003), e Goleman (1995). O método utilizado é o hipotético dedutivo explicativo e experimental. Os resultados alcançados confirmam a nossa hipótese e, a partir dela, evidenciam que o uso da competência socioafetiva com os alunos que participaram da pesquisa: (i) identificaram a ausência de algumas competências, e presença de outras; (ii) ao longo do curso, houve um estímulo promovido pela instituição solicitado no PPC; e (iii) houve o desenvolvimento de tais habilidades não existentes durante o processo. Dessa forma, evidenciamos que as competências socioafetivas constituem uma ferramenta de suma importância no período de formação do discente para o exercício de uma docência em sua integralidade.Item O idoso e o direito à educação: análise de atividades escolares utilizadas com alunos da rede municipal de educação de São Paulo(Universidade Metodista de São Paulo, 2021-06-07) KANAZAWA, Eliana Massae; HASHIZUME, Cristina MiyukiO crescimento da população idosa no país pode ser constatado através do aumento no número de idosos matriculados nos cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA) da cidade de São Paulo. O problema de pesquisa analisa de que modo a escola, que tem o aluno idoso, pode colaborar para um envelhecimento ativo, respeitar o conhecimento construído ao longo da vida, e contribuir na identificação e emancipação desse aluno como sujeito histórico. O objetivo geral é analisar os dados e os conceitos que expressam a forma como o envelhecimento populacional está impactando a sociedade, principalmente, no que tange à educação, e contextualizar o cenário, a partir de um aspecto mais amplo, perpassando as especificidades legais do país e da cidade de São Paulo. Os objetivos específicos são: (I) descrever as características recorrentes do idoso e o direito à educação; (II) descrever a EJA na rede municipal de educação de São Paulo em dois tempos: no período de implantação na Secretaria Municipal de Educação (SME), durante a gestão de Paulo Freire, entre 1989/1991, e na atualidade; (III) analisar as três atividades que foram elaboradas para os alunos da EJA Regular de São Paulo, entre 2018 e 2020. O referencial teórico do trabalho são os autores da área de Educação, Direitos Humanos e Envelhecimento (FREIRE, 1980; DIETRICH & HASHIZUME, 2017; DEBERT, 2012). As atividades de Direitos Humanos, Educação Ambiental e Alfabetização (aula remota), analisadas a partir dos fundamentos de educação de Paulo Freire (1980), valorizam, respeitam e incentivam o protagonismo do idoso, fatores decisivos para a construção de uma sociedade mais justa e equânime.