Programa de Pós-Graduação em Educação
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Item Direitos humanos na matriz curricular do curso de direito da Universidade Metodista de São Paulo(Universidade Metodista de São Paulo, 2019-06-06) MOCHETTI, Vanessa Bianchi; TAVARES, Sérgio Marcus NogueiraO presente trabalho tem como objetivo o estudo e a reflexão sobre a abrangência e contribuição da disciplina Direitos Humanos (DH) para a formação dos alunos do curso de Direito. A inclusão do tema DH no ensino das Instituições de Ensino Superior (IES) ocorre em alguns casos como matéria obrigatória, podendo resultar na formação humanista do educando e contribuir para a formação de profissionais mais autônomos, responsáveis, éticos. E, assim, habilitados para participar da construção social como protagonistas de suas próprias histórias. A História nos mostra com propriedade a luta dos indivíduuos inicialmente para seu reconhecimento, depois para a sua preservação com sua ampliação numérica pela passagem do tempo, alcançando hoje direitos inimagináveis há seculos atrás. Atualmente, o papel dessa área do direito na sociedade se mostra muito importante na medida em que encontramos diuturnamente movimentação entre povos, imigrações, êxodos de uma população pressionada pelas atitudes bárbaras praticadas por ditadores em seus países de origem, através de um movimento destacado pela imprensa internacional, tal como o êxodo dos refugiados que tem invadido os países mais desenvolvidos da Europa. A educação como forma de intervenção no mundo, não pode deixar ao largo os Direitos Humanos. Como método, como instrumento de coleta de dados foram utilizadas a observação, análise documental e pesquisa. Como embasamentos foram utilizados os autores em questão, a saber: BOBBIO (2004), BONAVIDES (2004), FERREIRA (1999), FREIRE (1997, 2015) PIOVESAN (2003), LYNN (2009) entre outros. A pesquisa realizada apontou ainda que, sem esta formação específica, o profissional não poderá auxiliar ou assessorar indivíduos em sofrimento pela lesão de seus direitos mais íntimos, os DH e, sem a sensibilidade necessária para a defesa dos DH nem o acadêmico, nem o profissional formado poderão ajudar na conquista destes direitos frustrando sua formação e seus objetivos no seio da sociedade.Item Corporeidade adoecida: os efeitos psicossomáticos na realidade das professoras da educação básica do município de São Paulo – 2012 a 2017(Universidade Metodista de São Paulo, 2019-03-26) FONSECA, Valéria Leme; D'AUREA-TARDELI, DeniseO tema fundamental da presente dissertação centra-se numa questão que é objeto de preocupação e está sempre em foco nos debates públicos, nos meios midiáticos e nos estudos acadêmicos: a relação entre trabalho e saúde, ou antes, trabalho e adoecimento. De fato, ainda que possua especificidades patentes, a profissão docente não está alheia a esta realidade, sobretudo, porque podemos constatar, em grande medida, que esta relação tem atingido um contingente expressivo de profissionais da educação, inclusive na cidade de São Paulo. Bem por isso, para restringirmos nosso foco, optamos por contemplar a situação das docentes da rede pública municipal de São Paulo, grupo dos mais fragilizados diante dos males laborais, tal como os levantamentos bibliográficos e estatísticos nos levam a crer, pois de acordo com estudos realizados pelo Sindicato dos Especialistas de Educação do Ensino Público Municipal de São Paulo (SINESP), no período de 2012 a 2017, uma parcela significativa de professoras da rede pública Municipal de São Paulo tem a rotina de trabalho prejudicada por afastamento médico, decorrentes de doenças como estresse, gastrite, alergias e depressão, patologias de origem potencialmente emocionais e que desvelam as dimensões do adoecimento como reflexo da crise institucional e humana da educação pública. Com esta finalidade, buscamos estabelecer uma correlação entre as condições adversas denunciadas e a ocorrência de doenças emocionais como respostas psicossomáticas às referidas frustrações e angústias, que se confirmam como desequilíbrio corpóreo, culminando com um quadro patológico, que pode, inclusive, impedir a continuidade profissional e mesmo a precocidade da finitude da vida. Contemplando as identificadas manifestações corpóreas e emocionais com a precarização da condição docente submetida à desumanização pelo viés do gênero e da própria categoria de trabalhadoras, conseguimos o respaldo necessário para as nossas conclusões a partir da análise de conteúdo de teses e dissertações que trataram deste tema, nos últimos cinco anos (2012 a 2017), da análise bibliográfica adequada e da análise estatística a partir das veiculações promovidas pelo sindicato da categoria. Os referenciais teóricos, condizentes com as análises possíveis desta temática, reportam-se a Marx (2002; 2004), Keleman (1992), Sontag (2004), Butler (2004; 2010; 2017), Damásio (2013; 2015; 2017), Corbin, Courtine e Vigarello (2012), dentre outros autores de igual relevância.Item A contribuição do coordenador pedagógico no desenvolvimento das práticas pedagógicas dos docentes da educação profissional de nível técnico(Universidade Metodista de São Paulo, 2019-03-12) BALSAMO, Simone; D'AUREA-TARDELI, DeniseA pesquisa tem por finalidade investigar as reflexões e a influência da coordenação pedagógica no que tange a prática docente da educação profissional de nível técnico, visando as contribuições para a melhoria do processo ensino aprendizagem. Parte da premissa e da observação que a maioria dos docentes deste nível de ensino não possui a formação pedagógica necessária, o que dificulta a sua compreensão das técnicas didático-pedagógicas e das metodologias do dia a dia aplicadas na instituição e, portanto, sua atuação oferece fragilidades em seu desempenho no processo de ensino-aprendizagem. Os docentes relatam dificuldades em fazerem-se entender, bem como para romperem com o paradigma de transmissores ou reprodutores de conteúdo, em vista da concepção contemporânea desejável por todas as instituições de ensino alinhadas aos novos tempos, as quais esperam que os docentes incorporem uma prática interacionista, mediadora e inovadora, que encontrem novos caminhos para a sua prática, por meio da intervenção da coordenação pedagógica, de modo a atingir a melhoria continua do processo de ensino-aprendizagem. Com o objetivo de abordar esta temática de forma aprofundada, foi desenvolvida uma pesquisa de natureza qualitativa, conforme as concepções metodológicas de Gil, Severino, Demartini, Cruz Neto, Minayo, Franco e Britto-Jr. e Feres-Jr., que ampararam este trabalho, desde a construção dos instrumentos protocolares de pesquisa à análise do conteúdo das entrevistas. Os relatos dos entrevistados permitiram o diálogo entre o pesquisador e os sujeitos para a abordagem da temática. Como embasamento teórico, foram estudados os autores: Domingues e Vasconcelos, que discorrem sobre a função e o papel do coordenador pedagógico, e na discussão da concepção da prática docente, os autores: Cunha; Franco; Marques; Altet, Paquay e Perrenoud e Tardif. Na pesquisa foram realizadas 14 entrevistas com os docentes dos cursos técnicos e coordenadores pedagógicos para conhecer sua vivência em ambientes da escola, de forma a perceber suas necessidades e dificuldades em seu cotidiano escolar, no que se refere à prática pedagógica. Enfim, esse estudo permitiu compreender a necessidade da contribuição da coordenação pedagógica nas práticas pedagógicas dos docentes da educação profissional de nível técnico.Item A transferência de recursos públicos no Município de São Paulo para a rede parceira da educação infantil e a visibilidade desta movimentação junto às mídias(Universidade Metodista de São Paulo, 2019-09-17) SANTOS, Selma Zeferino Macedo dos; CAMPOS, Elisabete Ferreira EstevesA presente pesquisa situa-se na linha de Políticas e Gestão Educacionais do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação (PPGE) da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e conta com o apoio da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), tendo como objeto de investigação a visibilidade nas mídias da política de financiamento das creches conveniadas na rede municipal de São Paulo, a qual destina verba pública para a rede parceira, indireta e particular, que vem se caracterizando como um movimento de privatização do ensino, podendo subtrair das crianças o direito fundamental a uma educação baseada nos princípios da Constituição Federal (CF) de igualdade de condições, pluralismo de ideias, gestão democrática do ensino público e garantia de padrão de qualidade. Nesse cenário, a pesquisa problematizou tal política elaborando as seguintes questões: i) Os dados sobre financiamento das creches estão disponíveis para a população, considerando a lei que garante o pleno conhecimento e acompanhamento da sociedade sobre execução orçamentária e financeira? ii) Essa política de transferência de recursos para a rede conveniada vem sendo noticiada pela mídia para conhecimento público? Partimos do pressuposto de que os temas que não são cobertos pelos meios de comunicação não estão na esfera pública. Para tratar de tais questões, foram mapeados os recursos públicos transferidos para a rede de creches particulares parceiras junto à Prefeitura do Município de São Paulo (PMSP), com base no levantamento dos gastos realizados pela Secretaria Municipal de Educação (SME) na categoria econômica 3.3.50.39- Transferência Instituições Privadas Sem Fins Lucrativos – nas execuções orçamentárias do município, no período de 2015 a 2018, visando identificar quais as instituições que receberam as maiores transferências e como esses dados são abordados pelas mídias. Trata-se de uma investigação que possui dois desdobramentos, sendo um de análise documental (Cellard) em relação ao financiamento e outro de análise de conteúdo (Bardin) no tocante às mídias. O primeiro desdobramento, destinado ao levantamento de dados orçamentários, utilizou às legislações pertinentes ao tema em nível federal e municipal, bem como os dados constantes no site da PMSP por meio do Portal da SME, da Secretaria Municipal da Fazenda (SF) e do Portal da Transparência. As análises fundamentaram-se nas produções acadêmicas de Adrião, Domiciano, Franco, Gouveia e Souza, Pinto e Saviani. O segundo desdobramento verificou se os dados apurados em relação ao orçamento foram alvo de visibilidade pública junto à Mídia, por meio dos jornais a Folha de S. Paulo e o Estadão, de grande circulação local, sob o princípio do direito da população de ter acesso à informação como forma de acompanhar as decisões tomadas por aqueles que assumiram a administração pública, diante do potencial deliberativo das Mídias na formulação da Opinião Pública, conforme conceitos de Habermas que fundamentam pesquisadores da área. A metodologia utilizada para ambos os momentos está baseada em uma análise exploratória e descritiva. A pesquisa concluiu que estão se formando redes próprias de creches particulares com dinheiro público, que a descrição dos valores repassados para as creches conveniadas é de difícil entendimento e acesso, além de não haver visibilidade do tema junto às mídias, dificultando a presença deste assunto junto à esfera pública, bem como o envolvimento da população nas decisões políticas.Item Plano para a Vida e Missão da Igreja Metodista (PVMI) e Diretrizes para a Educação na Igreja Metodista (DEIM): contexto e contribuições para a educação confessional universitária(Universidade Metodista de São Paulo, 2019-04-08) OLIVEIRA, Roseli Aparecida de; TAVARES, Sérgio Marcus NogueiraEsta pesquisa tem por objetivo investigar as ações voltadas à educação confessional e comunitária nas Instituições educacionais metodistas, em especial a UMESP e UNIMEP, tendo como base para o diálogo, dois importantes documentos da Igreja Metodista aprovados em 1982: o Plano para Vida e Missão da Igreja Metodista, PVMI e Diretrizes para a Educação na Igreja Metodista, DEIM. O PVMI (ou PVM) é um instrumento de orientações gerais para o povo chamado Metodista e apresenta diretrizes para a ação missionária da Igreja Metodista no Brasil. DEIM é um documento extraído do PVMI que traz orientações específicas sobre a ação educativa da Igreja. Assim, esta pesquisa busca investigar qual é a proposta de educação que estes documentos apresentam e se os mesmos foram determinantes ou não na caminhada da Igreja e de suas instituições confessionais no que se refere à educação; e, ainda, qual a relevância em rediscutir o papel da educação na Igreja Metodista naquele momento e se é possível, hoje, identificar sinais dessas Diretrizes nas universidades confessionais metodistas.Item Políticas de valorização docente: um estudo dos estatutos e dos planos de carreira e remuneração de dois municípios do Grande ABC(Universidade Metodista de São Paulo, 2019-08-22) DANIELE, Priscila Toratti; HASHIZUME, Cristina MiyukiA investigação e a reflexão sobre as políticas públicas da carreira docente são importantes para entendermos os mecanismos que contribuem para o crescente quadro de desvalorização social, sobrecarga emocional e física do professor brasileiro. O objetivo desta pesquisa é investigar a valorização docente nos estatutos e planos de carreira e remuneração (PCR) e no conteúdo da fala dos professores de São Bernardo do Campo (SBC) e São Caetano do Sul (SCS). A escolha dos municípios tomou como referência as elevadas posições do Produto Interno Bruto (PIB) e Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), sendo SBC o 16º PIB do país e SCS o número um no IDHM do Brasil, valores vigentes em 2018, entre mais de 5.500 municípios. Questionamos, portanto, como desempenhos tão expressivas em termos econômicos e sociais de ambos os municípios se refletem na valorização docente. De abordagem qualitativa, os procedimentos metodológicos desta pesquisa consistem no estudo documental dos estatutos e PCR municipais e em entrevistas semiestruturadas com professores das cidades estudadas. Os dados foram analisados à luz das legislações nacionais que preconizam as novas diretrizes para a construção dos planos de carreira do magistério e dos autores das políticas educacionais, da valorização docente e da qualidade de vida no trabalho. Apresentamos, ainda, diversas fontes, como dados demográficos e publicações de diferentes representações. Os resultados fornecem um painel composto por acertos, contradições e equívocos, sinalizando a necessidade de mudanças e aprimoramentos nas políticas municipais. O estudo é relevante para a reflexão e conscientização de professores e futuros professores a respeito da importância do PCR e dos caminhos e descaminhos da valorização docente, para a criação de diferentes olhares sobre a região, contribuindo, ainda, para a sensibilização de gestores da educação em relação à saúde do corpo e da mente do professor, à qualidade de vida no trabalho e ao caráter motivacional de estatutos e PCR bem estruturados e efetivos.Item Da pauta à margem: gênero no Plano Municipal de Educação de Jundiaí (2015)(Universidade Metodista de São Paulo, 2019-03-18) GUIMARÃES, Pedro Nolasco Camargo; FURLIN, MarceloO presente estudo busca analisar e discutir como as questões de gênero foram tratadas no processo de elaboração do Plano Municipal de Educação (PME) do município de Jundiaí, no ano de 2015. Analisa também o papel e as estratégias utilizadas pelos diversos sujeitos sociais envolvidos no processo (educadores, educadoras, gestoras e gestores públicos, pessoas e grupos religiosos, políticos, entidades, militantes e movimentos sociais e mídia) e visa explicitar por que o tema – presente no documento-base do plano preparado pela Secretaria Municipal de Educação, com a participação de representantes da sociedade civil – foi retirado na fase final de elaboração, ainda no âmbito do Poder Executivo. Reúne os discursos utilizados para a rejeição da pauta de gênero nas escolas, buscando compreender o fenômeno à luz do contexto nacional e das disputas políticas locais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza documental e bibliográfica, que utilizou como fontes os processos administrativos da Prefeitura e Câmara municipais, vídeos das sessões ordinárias, documentos produzidos pelos segmentos envolvidos, além das minhas próprias percepções enquanto participante do processo. Entre os resultados, destaca-se a “campanha” da Igreja Católica em torno do sintagma “ideologia de gênero”, também utilizada por militantes políticos e religiosos locais na fomentação de um ambiente de “pânico moral” e enquanto instrumento de oposição ao governo local. Também é possível destacar que mesmo havendo segmentos favoráveis à pauta de gênero, não houve uma defesa articulada do tema que possibilitasse sua reintrodução no PME.Item Evasão escolar de estudantes com deficiência no ensino superior: narrativas e desafios(Universidade Metodista de São Paulo, 2019-03-20) MORAES, Nayane Cardoso de Souza; D'AUREA-TARDELI, DeniseA democratização do acesso e participação dos estudantes com deficiência no ensino superior tem crescido nos últimos anos, impulsionado pelo movimento e pelas políticas educacionais de inclusão. Trata-se da perspectiva da educação inclusiva garantindo o acesso e a permanência desses estudantes na construção de uma universidade para todos. Do ponto de vista teórico, algumas referências são citadas neste estudo dentre elas: Ligia Amaral, Miguel Arroyo, Maria Teresa Eglér Mantoan, Elizabete Cristina Costa Renders, Boaventura Sousa Santos. Embora haja um aumento do número das matrículas dos estudantes com deficiência na educação superior, ao que parece, nem todos se formam. Nesta perspectiva, algumas questões estão presentes: será que todos concluem? Se não, por que não chegam ao término da graduação? Quais são as causas deste fracasso? Como se dá a evasão escolar dos estudantes com deficiência no ensino superior? A partir da abordagem qualitativa, na modalidade da pesquisa com narrativas, com referências de Franco Ferrarotti, o objetivo deste estudo é identificar e compreender o fenômeno da evasão escolar de estudantes com deficiência em uma universidade privada da região do ABC Paulista. Esta pesquisa traz a reflexão emergente da transformação do espaço universitário ao receber os estudantes com deficiência, com vistas à construção de caminhos para que suas presenças nesse espaço sejam efetivas. Os resultados alcançados evidenciam as dificuldades enfrentadas pelos estudantes ao que se refere as condições de acessibilidade e estratégias pedagógicas que influenciam suas trajetórias acadêmicas e podem gerar a evasão escolar. Cotidianamente, os estudantes com deficiência que permanecem na universidade demonstram resiliência ao transpor as barreiras socialmente construídas. Dentre outros aspectos, o estudo revela a escassez de pesquisas, bem como de dados quanto à permanência e à evasão escolar desses estudantes no ensino superior no Brasil. Consideramos, portanto, que esta pesquisa pode abrir horizontes para outros estudos que agreguem conhecimento para a inclusão de estudantes com deficiência na educação superior.Item Metodologias ativas e TDIC nas práticas pedagógicas: um olhar sobre a formação e o trabalho docente no curso superior de tecnologia em hotelaria(Universidade Metodista de São Paulo, 2019-08-28) GOMES, Luanda Fratchesca; AZEVEDO, Adriana Barroso deEste estudo foi realizado com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Apresenta reflexões sobre práticas pedagógicas dos docentes do curso superior de Tecnologia em Hotelaria, de uma instituição de ensino superior privado, do município de São Paulo. Procura responder a seguinte pergunta: como o uso de metodologias ativas, no contexto da sala de aula do curso superior de tecnologia em hotelaria, pode proporcionar uma (re)organização das práticas dos docentes, numa perspectiva de ensino-aprendizagem significativa e ativa na era tecnológica? Refletindo sobre o papel do educador na era digital, é investigado o uso das tecnologias e a criatividade docente, considerando o emprego de metodologias ativas em sala de aula a partir das experiências educacionais. Foi organizado um curso de formação continuada sobre o uso de Metodologias Ativas e TDIC para os professores/participantes da pesquisa, a fim de que eles pudessem conhecer outras possibilidades de trabalhar com diferentes metodologias e tecnologia em sala de aula. A metodologia de pesquisa utilizada é de natureza qualitativa, na perspectiva formativa em modalidade narrativa, com foco na observação das experiências narradas, de maneira a visualizar um novo itinerário para o ensino superior e para uma aprendizagem significativa. Foram consideradas as vivências profissionais e acadêmicas dos professores, o que propiciam a elaboração de práticas diferenciadas, de acordo com o contexto da sala de aula de ensino superior em Hotelaria. Os resultados evidenciam a importância da formação continuada para instigar os professores a adotar novas práticas em sala de aula, conscientizando-os sobre o seu papel, promovendo as metodologias ativas de aprendizagem e o uso de tecnologias na sociedade conectada em que vivemos.Item Gamificação de Experiências de Aprendizagem em Biologia: desafios e possibilidades no ensino médio(Universidade Metodista de São Paulo, 2019-10-04) ZAYAS, Juliana de Almeida Canoff; ANDRÉ, Claudio FernandoEste trabalho de pesquisa tem como objetivo analisar as possibilidades e desafios da gamificação como recurso auxiliar dos processos de ensino e aprendizagem da disciplina Biologia. Foi realizada pesquisa teórica e de campo, com análise qualitativa. A questão central desta pesquisa é de que modo fatores como engajamento, motivação, colaboração, participação podem ser alcançados por meio da utilização de gamificação de experiências no processo de ensino e aprendizagem na disciplina de biologia. O campo de pesquisa escolhido foi uma escola de ensino fundamental da rede pública estadual, localizada na região do ABC paulista. Participaram da pesquisa alunos entre 17 e 18 anos, que foram inseridos em ambiente de aula expositiva e de experiência de gamificação de conteúdo de disciplina de Biologia. A aplicação prática de games foi realizada de acordo com as etapas da metodologia Design Science Research, utilizando planos de aula, mapas mentais e jogos como artefatos. Foi possível constatar, com o auxílio dos resultados de pesquisa publicados em livros de autores da área além de em estudos anteriores como teses, dissertações e artigos, encontrados em bases, entre os anos de 2015 a 2018, com uso de palavras chave relacionadas ao tema. Justifica se a realização desta pesquisa pela intenção de refletir e, analisar como a gamificação de experiências contribuem e, estimulam aspectos elementares do processo de ensino e aprendizagem. Com desígnio de estimular novos estudos e, pesquisas sobre do tema.Item Percepções sobre a justiça restaurativa sob a ótica dos participantes envolvidos: estudo de uma escola da Baixada Santista - São Paulo(Universidade Metodista de São Paulo, 2019-11-01) SANTOS FILHO, José Valdemar dos; AZEVEDO, Adriana Barroso deEsta é uma pesquisa de caráter qualitativo, com cunho narrativo, na modalidade autobiográfica. Pensando na escola como lugar adequado para as interações, aprendizado e socialização e percebendo a necessidade de ressignificar os sistemas de políticas educacionais com a proposta de melhor atender aos alunos, nasceu o tema: As percepções sobre a Justiça Restaurativa sob a ótica dos próprios participantes envolvidos: estudo de uma escola na Baixada Santista. Analisando a inserção da Justiça Restaurativa com foco na Educação Básica, pretendo responder a seguinte pergunta de pesquisa: Quais as percepções emergem sobre o uso das resoluções de conflito, quando os professores promovem aprendizagem significativa, utilizando as técnicas da Justiça Restaurativa com alunos do terceiro ano do Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação (SEDUC), da cidade de Santos/SP? A Justiça Restaurativa tem na fundamentação e na estrutura conceitual o diálogo como caminho para a resolução de conflitos. O objetivo geral desta pesquisa é refletir sobre o que emerge da reflexão de alunos e professores do 3º ano do Ensino Fundamental, participantes do projeto sobre o foco da Educação na Justiça Restaurativa e seus desdobramentos nos alunos da Rede Municipal de Ensino da cidade de Santos/SP. Compartilhar os desafios e as complexidades contidas neste projeto. Dar ouvido e voz a cada ação, compreendendo que a Justiça Restaurativa é um conjunto ordenado e sistêmico, é a arte do encontro e do perdão. Entender o significado do círculo da Construção da Paz, da meditação e da fruição, que são características deste Programa, possibilita resgatar as relações que foram quebradas. São objetivos específicos desta pesquisa contextualizar a Justiça Restaurativa, promovendo uma melhor compreensão sobre o tema; explicitar o papel do professor na construção de práticas mais efetivas e nas transformações dos alunos e dos professores envolvidos neste processo; descrever a experiência de implementação e desenvolvimento do Programa de Justiça Restaurativa na Secretaria Municipal de Educação da cidade de Santos/SP. Esta investigação teve seu início no ano letivo de 2018. Foi realizada com duas turmas de alunos do 3º ano do Ensino Fundamental, totalizando 7 alunos e 7 professores. As experiências narradas, corpus da pesquisa, são analisadas a partir de uma abordagem interpretativa. A fundamentação teórica desta investigação tem como base as narrativas autobiográficas de Clandinin e Conelly, destacando aspectos do Programa da Justiça Restaurativa de Howard Zehr com o Judiciário e de Kay Pranis com os Processos Circulares. Foi possível constatar que: a JR melhorou o comportamento da classe e dos alunos; os círculos trazem paz e energia; escola, família e alunos precisam estar juntos.Item Educação infantil: um olhar sobre outras formas de participação da comunidade escolar na gestão pública(Universidade Metodista de São Paulo, 2019-02-20) FERREIRA, Janice Candido Mazeu; HASHIZUME, Cristina MiyukiA presente pesquisa objetivou investigar, identificar e analisar a participação da comunidade de escolas públicas na gestão da educação infantil, faixa etária de zero a três anos de idade. Levantamos dados sobre a existência da participação nas escolas e como ela se manifesta. Partindo do pressuposto que as instituições públicas, com base na legislação vigente, sejam geridas pelo princípio constitucional da gestão democrática, buscamos compreender se há outros espaços de participação além dos previstos pela legislação na tomada de decisão. Optamos pelo método de pesquisa a abordagem do tipo qualitativa, de campo, desenvolvida em duas escolas para esse segmento localizadas em áreas periféricas, cujo público é mesclado por famílias de classe média, média baixa e baixa no município de São Bernardo do Campo - SP. Método: como instrumento de coleta de dados foi utilizada a observação, análise documental (âmbito Federal, Estadual e Municipal) e entrevistas semiestruturadas. Os sujeitos envolvidos são equipe gestora (diretora e coordenadora pedagógica), professoras, pais ou responsáveis e funcionários membros ou não dos órgãos colegiados. Tendo como embasamento os aportes teóricos em autores que versam sobre o tema em questão, a saber: em gestão democrática e participação, Paro (2002, 2003), Cury (1998,2005),Libâneo (2004), Bordenave (1985), Luke (2011); Educação Infantil, Campos (1995, 1998), Kramer (1995, 2002), Kuhlmann Jr. (2001); Método, Ludke;André (2003), Minayo (2004), Gatti (2012), Demartini (1997, 2001), entre outros. Os depoimentos coletados, articulados às observações de campo nos permitiram dividi-los em três categorias em relação ao objetivo do trabalho. São elas: participação, empecilhos à participação e concepção de gestão democrática. Essas categorias foram analisadas à luz dos teóricos por meio dos conceitos e concepções. Percebemos por intermédio das análises que, há falta de clareza quanto aos papéis distintos da Associação de Pais e Mestres (APM) e do Conselho de Escola (CE); apontam a participação parcial da comunidade nos órgãos institucionalizados, porém, não da forma esperada pela equipe gestora. A realidade investigada, apontou também a presença de outras formas participativas articuladas entre as famílias e que, por vezes, passam despercebidas devido à concepção de participação relacionada aos órgãos institucionalizados.Item Redes conectadas: o ensino-aprendizagem de millennials em língua inglesa(Universidade Metodista de São Paulo, 2019-04-08) GUASTALLI, Gabriela Peres; FURLIN, MarceloO presente estudo visa investigar a rede de conexões entre a geração Millennial (1982-2000) e as tecnologias no processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa por meio da epistemologia da complexidade. Nesse contexto, essa pesquisa aprofunda-se na trajetória de ensino-aprendizagem em língua inglesa de professores e alunos Millennials, por meio das narrativas destes, com o objetivo de compreender os percursos dessa geração na aprendizagem e ensino de uma segunda língua a partir de suas reflexões individuais. O embasamento teórico desta pesquisa fundamenta-se no viés da complexidade (Morin, 2005, 2008; Freire, M. 2009) e se desenvolve de maneira articulada com os conceitos acerca das tecnologias no ensino-aprendizagem (Prensky, 2001, 2011; Azevedo, 2015) e ensino-aprendizagem de língua inglesa (Paiva, 2015). Este estudo está fundamentado na abordagem da pesquisa narrativa desenvolvida por Clandinin e Connelly (2015), assim como na perspectiva da conversa hermenêutica a partir das percepções de Gadamer (2004). O estudo busca a reflexão crítica de como o passado e presente do processo de ensino-aprendizagem dessa geração em uma segunda língua pode contribuir para um futuro que favoreça a tríade professor, aluno e máquina, com o ser humano no centro do processo. Os resultados evidenciam que é necessário um olhar aguçado sobre a mecanização frente às necessidades dos alunos, destacando a importância da construção do vínculo professor-aluno no ensino-aprendizagem de uma segunda língua para que essa possa se tornar significativa, abrindo fronteiras para futuras discussões.Item Entre muros, grades, escola e privação de liberdade: um diálogo com docentes da Fundação Casa de São Bernardo do Campo(Universidade Metodista de São Paulo, 2019-07-30) SANTOS, Fátima Cristina dos; CAMPOS, Elisabete Ferreira EstevesEste trabalho de pesquisa tem como objetivo compreender e analisar como ocorre a educação formal na unidade da Fundação Casa, localizada no Município de São Bernardo do Campo, SP. Nesse espaço, são atendidos adolescentes infratores, que frequentam as aulas na própria instituição, como uma das medidas socioeducativas para a sua ressocialização. Dessa forma, o estudo busca apresentar o que são essas medidas, bem como sua funcionalidade e aplicabilidade, investigando os aspectos relativos ao processo de ensino e aprendizagem, com vistas a responder aos seguintes questionamentos: há fatores presentes na escolarização formal oferecida pela Fundação Casa que podem contribuir para a formação dos adolescentes e seu processo de reinserção social? Quais são os limites desse processo formativo na Fundação Casa para tal reinserção? Nesse sentido, a pesquisa, de caráter qualitativo, fundamenta-se, entre outros teóricos, nas concepções de Paulo Freire, Moacir Gadotti, Demerval Saviani, Erving Goffman e Pierre Bourdieu, além da legislação pertinente. A pesquisa de campo ocorreu por meio de entrevistas com três professores, sendo que dois destes já atuaram na Fundação Casa e outro, que ainda permanece nessa instituição. O objetivo principal das entrevistas foi conhecer a percepção desses professores em relação à educação e suas possíveis contribuições no processo de reinserção social dos adolescentes. Buscou-se, também, conhecer se os professores têm consciência sobre a realidade dos internos e como ocorre a relação professor-aluno no processo educacional. Os resultados da pesquisa apontam para várias fragilidades na instituição, entre elas, a falta de integração com outras medidas necessárias para a reinserção social dos adolescentes, estrutura física inadequada, insuficiência de materiais didáticos, não oferecimento de formação específica aos docentes que ali atuam e, ainda, falta de um acompanhamento do Estado para jovens que se encontram em situação de Liberdade Assistida no sentido de evitar seu retorno à Fundação. Contudo, mesmo com esses aspectos que demandam mais atenção e recursos, faz-se necessário ressaltar o vínculo de afetividade construído entre professores e alunos, que pode ser um importante fator para a aprendizagem destes e valorização de suas identidades como cidadãos de direito.Item Desafios da alfabetização em escola pública de período integral em um município da Grande São Paulo: reflexões a partir da ótica dos sujeitos da prática(Universidade Metodista de São Paulo, 2019-02-18) GRAVA, Andréia de Souza; CAMPOS, Elisabete Ferreira EstevesA partir da concepção de alfabetização fundamentada em Emília Ferreiro e Paulo Freire, esta pesquisa propôs a reflexão e análise sobre os fatores intervenientes no processo de alfabetização e no sucesso/fracasso escolar de crianças em escola pública de tempo integral, de modo a compreender as possíveis dificuldades encontradas pelos(as) docentes dedicados à educação básica e, mais especificamente, aos anos iniciais do Ensino Fundamental I. Inicialmente, foi realizada uma pesquisa de natureza bibliográfica e documental, que reuniu os principais subsídios teóricos, além da legislação vigente e demais diplomas legais, instrucionais e normativos, para a análise do tema e de seus desdobramentos. O referencial teórico contou com Emília Ferreiro, Paulo Freire, Miguel Arroyo, Jaqueline Moll, Maria Helena Souza Patto, Elba Siqueira de Sá Barreto, Délia Lerner e Ilma Passos Alencastro Veiga. A partir do aporte teórico, como lócus da pesquisa, foi selecionada a maior escola pública de tempo integral de um município da Grande São Paulo que apresenta alto Índice de Desenvolvimento Humano (IDH = 0,862). Também foram selecionados os profissionais a serem entrevistados e, na sequência, foi desenvolvido o trabalho de campo, por meio de uma pesquisa de natureza qualitativa com entrevistas semiestruturadas, com base nas concepções de Minayo e Sanches (1993; 1996), Godoy (1995), Richardson (1999), André (2001), Szymanski (2002), Lima e Mioto (2007), Stake (2011), Manzini (2012) e, para a análise dos resultados, adotou-se a metodologia de análise do discurso/conteúdo proposta por Franco, M.A.R.S. (2003) e Franco, M.L.P.B. (2008). Mediante a adoção dos instrumentos protocolares da pesquisa (Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, Declaração da Instituição Coparticipante e Roteiros de Entrevistas semiestruturados), a pesquisa de campo contou com a participação de três docentes (P1, P2 e P3) dos três primeiros anos do Ensino Fundamental I e de uma Coordenadora Pedagógica (CP), que atuam na escola selecionada. Nas entrevistas foram ouvidas as vozes dos sujeitos da prática em busca de suas experiências, trajetos profissionais, didáticas aplicadas, suas percepções e compreensão sobre os fatores e questões que influenciam na alfabetização e no sucesso/fracasso escolar, além de suas estratégias para o enfrentamento das dificuldades encontradas no processo e que podem levar à retenção e reprovação do(a) aluno(a). A coleta de informações foi norteada pelo estabelecimento de seis eixos temáticos pertinentes ao assunto em pauta e que foram obtidos por meio da revisão literária e documental: Eixo Temático 1 – Conhecer o perfil e a trajetória profissional do(a) entrevistado(a); Eixo Temático 2 – Compreender como o(a) entrevistado(a) analisa a própria formação; Eixo Temático 3 – Compreender a concepção de alfabetização do(a) entrevistado(a); Eixo temático 4 – Identificar como o(a) entrevistado(a) compreende sua prática docente e a relação com as famílias dos(as) alunos(as); Eixo Temático 5 – Compreender como o(as) entrevistado(as) analisa(m) o fracasso escolar; e Eixo Temático 6 – Questões sobre as legislações. As principais razões detectadas foram: a ausência de diálogo entre os profissionais e de trabalho coletivo; sobrecarga de trabalho; fragilidade na formação específica em alfabetização; a falta de participação das famílias; e a falta de interesse dos próprios alunos.Item Direito à educação de pessoas com deficiência: um estudo a partir da análise das diretrizes e matrizes curriculares de cursos de licenciatura em educação física(Universidade Metodista de São Paulo, 2022-02-08) SANTOS, Evanir Sebastião dos; HASHIZUME, Cristina MiyukiO estudo das diretrizes e matrizes curriculares voltadas aos cursos de licenciatura, em específico ao campo da Educação Física tem tido crescente importância e pertinência quanto ao impacto direto no processo formativo de professores que trabalham com pessoas com deficiência, isto porque a construção de uma sociedade que se diz inclusiva pressupõe a garantia da igualdade de direitos e a valorização da diversidade, aspectos que este estudo se propõe investigar. Assim, à luz de considerações das diretrizes curriculares publicadas em 2018 e das matrizes curriculares de cursos de licenciatura em Educação Física de três instituições de ensino superior, tem-se como objetivo identificar referenciais e conteúdos relativos aos direitos de pessoas com deficiência, com vistas a ressaltar aspectos relacionados aos fundamentos norteadores do processo inclusivo e aos possíveis impactos na formação de professores. O arcabouço teórico a sustentar o presente estudo vale-se das contribuições de Neira (2008, 2009, 2010, 2011, 2013, 2014) acrescida de autores que a ele se alinham como: Arelaro e Silva (2017), Arroyo (2013), Hashizume (2020), Fabris e Klein (2013), Lopes e Fabris (2017), entre outros. Do ponto de vista metodológico trata-se de estudo qualitativo de cunho descritivo que envolve pesquisa documental circunscrita às atuais diretrizes curriculares, assim como à análise de matrizes curriculares de cursos presenciais de licenciatura em Educação Física, incluindo as ementas de três instituições de ensino superior localizadas na região do ABCD, em São Paulo. Em relação aos resultados, os componentes curriculares voltados especificamente ao trato de questões relacionadas à prática inclusiva nos cursos de licenciatura, em especial o curso de Educação Física, encontram-se de forma insipiente na matriz curricular e não asseguram uma formação inicial que contemple práticas inclusivas para os egressos. Quanto aos aspectos conclusivos fica evidente que há um distanciamento do que as IES oferecem, o que é exigido de forma módica pelas legislações, do que seria o ideal.Item A medicalização dos problemas de aprendizagem a partir da teoria sócio-histórica(Universidade Metodista de São Paulo, 2022-12-05) RENTSCHLER, Bianca; HASHIZUME, Cristina MiyukiEm decorrência de vários fatores sociais, a ciência da saúde, mais especificamente o estudo da neurociência, tem colocado em questão o saber pedagógico, considerando- o insuficiente para explicar os problemas de aprendizagem. Tirando o protagonismo do educador e, muitas vezes, reduzindo os saberes pedagógicos em detrimento dos saberes da medicina. O objetivo geral deste trabalho de pesquisa, é analisar o processo de medicalização dos problemas de aprendizagem, a partir da teoria Histórico-Cultural e das teorias críticas. Para alcançarmos esse objetivo geral, traçamos como objetivos específicos (i) Reconhecer a importância da psicologia Histórico-Cultural no processo de aprendizagem, (ii) Problematizar teorias de base organicistas, com base na psicologia Histórico-Cultural, (iii) Quais as diferenças entre a visão biológica da Medicina hegemônica e a teoria Histórico-Cultural de Vygotsky. O corpus desta pesquisa será composto por revisões literárias de: Moysés e Collares (1996, 1997, 2013), Moysés e Lima (1982), Guarido (2010), Caliman (2006, 2017), Vygotsky (1981, 1982, 1987, 1989, 2007, 2015, 2017), Machado (2007), Cosenza e Guerra (2011), Rotta T e Bridi (2016), Lisboa (2014), Foucault (1995, 2008, 2002), Gaudenzi e Ortega (2012) e Illich (1975). Atualmente, o encaminhamento de alunos com dificuldades na aprendizagem para atendimento médico e psicológico é uma prática comum, em boa parte, feita pelos profissionais da área da educação, que se baseiam em avaliações diagnósticas, entendendo os problemas das crianças como de ordem individual, atribuindo a causa às falhas na atividade neurológica. Osrecursos pedagógicos, a mediação e todo o conhecimento metodológico que os professores possuem estão sendo desconsiderados nesse cenário. A teoria Histórico- Cultural, como alternativa de método, possibilita substituir e superar as ideias patologizantes e biologizantes que determinam o que são problemas de aprendizagem com base em heranças genéticas, atingindo o conceito principal da teoria Histórico-Cultural das múltiplas relações em que o indivíduo está inserido. Os conceitos de mediação, interação, funções psicológicas elementares e superiores apresentados por Vygotsky podem trazer muitas respostas e muitos meios efetivos deintervenção.Item Gestão democrática em creche pública no município de São Bernardo do Campo: considerações a partir da análise documental(Universidade Metodista de São Paulo, 2020-10-23) LANGANKE, Sara Regina Leite de Paula; CAMPOS, Elisabete Ferreira EstevesO propósito desta pesquisa é analisar a política de gestão democrática no município de São Bernardo do Campo-SP a partir da análise documental fundamentada em Cellard (2008). A categoria da gestão democrática foi analisada no Plano Municipal de Educação, nos documentos normativos e no Estatuto dos Profissionais do Magistério e Servidores da Educação Básica do Ensino Público Municipal de São Bernardo do Campo. Em etapa posterior, foi analisado o Projeto Político Pedagógico de uma creche selecionada, a fim de investigar os fundamentos, as indicações, as condições e as estratégias da equipe para viabilizar a participação na gestão escolar. O arcabouço teórico que sustenta esta pesquisa são os estudos de Ferreira (1999, 2004), Freitas (2012, 2013), Gadotti (1994, 1998, 2001, 2004), Libâneo (2004, 2005, 2007), Paro (1990, 1997, 2002, 2005, 2010, 2015) e Veiga (1998). Conclui-se que a gestão democrática encontra muitos obstáculos, identificados a partir da análise da política expressa nos documentos. As políticas emanadas no contexto da ideologia neoliberal, que vêm se aprofundando em nossa sociedade, não se alinham à gestão participativa, o que leva a equipe escolar a assumir a responsabilidade por viabilizar algum nível de participação coletiva na gestão da escola.Item Teoria e prática nas diretrizes curriculares para formação de professores: percepção dos coordenadores de cursos de licenciatura em matemática(Universidade Metodista de São Paulo, 2020-04-02) GOLLO JUNIOR, Ronaldo Antonio; CAMPOS, Elisabete Ferreira EstevesA formação de professores de Matemática no Brasil vem se pautando, desde sua criação em meados da década de 1930, em concepções que dissociam a teoria pedagógica da prática docente. Algumas dessas concepções concedem primazia à prática em relação à teoria, outras concedem primazia à teoria em relação à prática, e uma terceira, e mais recente concepção, que começou a aparecer nas legislações nacionais apenas nos anos de 2010, considera a teoria e a prática como sendo uma unidade dialética, a práxis. O presente trabalho apresenta essas diferentes concepções, evidenciando que os projetos que dissociam teoria e prática são projetos que visam beneficiar apenas alguns setores da sociedade, almejando uma educação reiterativa do tempo presente, que beneficie o crescimento econômico brasileiro em detrimento da autonomia e emancipação dos educandos, enquanto a práxis abre possibilidades para a autonomia, e a emancipação, sem perder de vista o crescimento econômico e social da nação. Tais diferentes concepções vêm colocando os processos de prescrição e implementação das Diretrizes para formação de professores em um território de disputas, onde cada uma dessas concepções tenta obter o controle hegemônico sobre o currículo dos cursos de formação de professores. As Diretrizes para formação de professores, instituídas pela Resolução CNE/CP nº 2, de 2015, evidenciam bem essas disputas, pois já tiveram seu prazo de implementação prorrogado por três vezes, bem como receberam uma revisão em seu texto, que transitou do reconhecimento da carreira docente como práxis para a lógica do desenvolvimento de competências, sendo essa uma concepção que dissocia teoria e prática. Dentro dessa realidade, a presente pesquisa traz o questionamento sobre como as Diretrizes Curriculares para formação de professores, que são promulgadas pelo Estado, influenciam na construção dos cursos de Licenciatura em Matemática. Para tal, este trabalho apresenta uma pesquisa de abordagem qualitativa, por meio de pesquisas bibliográficas, documentais e de campo, que consistiu em entrevistas reflexivas junto a quatro coordenadores de cursos de Licenciatura em Matemática, de instituições de ensino superior situadas na região da Grande São Paulo, com o objetivo de verificar como se deu o processo de implementação das Diretrizes para formação de professores nos referidos cursos, bem como verificar se as diferentes concepções, que estão em disputas políticas no processo de promulgação, interferem na implementação de tais Diretrizes.Item Uso das metodologias ativas no ensino da língua inglesa: um estudo de caso(Universidade Metodista de São Paulo, 2020-09-25) SILVA, Renato Rodrigues da; COELHO, Patrícia Margarida FariasAtualmente, estamos inseridos em uma sociedade digital na qual evidencia-se que o ensino tradicional não mais atende a todas as demandas dos alunos. A partir desse contexto, trazemos como proposta a utilização das metodologias ativas e do ensino híbrido, entendidas neste estudo como a união do ensino presencial ao ensino on- line (BACICH, MORAN, 2018). Nesta pesquisa, propomos a aplicabilidade das metodologias ativas no ensino da língua inglesa em uma escola de curso livre em São Caetano do Sul – SP, com a participação de três professores. Posteriormente serão analisadas as narrativas dessas três educadoras a fim de verificarmos os resultados do uso das metodologias ativas em suas salas de aula. A hipótese que sustenta este trabalho é a de que as metodologias ativas e o ensino híbrido podem contribuir para o processo de ensino-aprendizagem da língua inglesa e para a autonomia do aluno. Temos três objetivos, a saber: (i) discutir os conceitos de educação e metodologias ativas e como eles podem potencializar o processo de ensino-aprendizagem; (ii) apresentar os métodos e abordagens de ensino da língua inglesa e seu impacto na educação não formal; (iii) analisar os principais conceitos das metodologias ativas de acordo com as falas de três professoras de inglês. A justificativa desta pesquisa deve-se à necessidade do educador de transformar sua didática em sala de aula. O corpus selecionado para este estudo são as três entrevistas dos professores escolhidos para essa pesquisa. O arcabouço teórico que sustenta este trabalho são os estudos sobre metodologias ativas de Filatro e Cavalcanti (2018), Mattar (2017), Bacich e Moran (2018); as pesquisas sobre estudo de caso de Gil (1995), Ventura (2007) e Yin (2011), e as investigações sobre ensino da língua inglesa de Almeida Filho (1993), Richards e Rodgers (2001) e Vilson Leffa (2016). A metodologia utilizada é a empírica com base no estudo de caso e o método é o indutivo. Como resultado, concluímos que as professoras acreditam que estão ministrando uma aula mais ativa, porém, apenas exploram os principais pilares das metodologias ativas de forma superficial.