Programa de Pós-Graduação em Educação
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.metodista.br/handle/123456789/6
Programa de Pós-Graduação em Educação
Navegar
Submissões Recentes
Item A alfabetização e os desafios para o professor recém-formado(Universidade Metodista de São Paulo, 2017-02-22) FERREIRA, Zeni de Oliveira Muniz; BAHIA, Norinês PanicacciHistoricamente, em nosso contexto educacional, a atuação dos docentes, especialmente para os recém-formados, passa por vários desafios, principalmente quando se trata da alfabetização nas séries iniciais do Ensino Fundamental. O professor que inicia sua carreira na alfabetização, geralmente enfrenta salas numerosas e precisa lidar com alunos que possuem diferentes conhecimentos e experiências, muitas vezes, alguns alunos apresentam dificuldades em relação à aquisição da leitura e da escrita e necessitam de intervenções ajustadas às suas reais necessidades. A presente pesquisa propõe uma investigação sobre os desafios enfrentados por professores alfabetizadores recém-formados, a partir do seguinte problema: “Quais os desafios que um professor recém-formado enfrenta em uma sala de alfabetização, em interface com os saberes e fazeres de sua prática alfabetizadora?”. Desenvolvemos uma revisão da literatura sobre a formação de professores, a Pedagogia, a Alfabetização/Letramento e as Políticas de Formação para alfabetizadores, tendo como referenciais teóricos principais: Tardif (2014); Nóvoa (2009); Gatti e Barreto (2009); Saviani (2005; 2008); Libâneo (2006; 2010; 2012); Pimenta (2012); Franco (2003; 2005; 2012); Bahia (2016); Gatti (2010; 2013; 2014); Gatti, Barreto e André (2011); Monteiro (2014); Mortatti (2000; 2006); Albuquerque (2007); Ferreiro e Teberosky (1985) e Teberosky (1997). Realizamos uma pesquisa de campo, com a participação de cinco professores-alfabetizadores da rede pública de ensino municipal de Santo André. Os instrumentos para a coleta e análise de dados foram compostos por questionário para o delineamento do perfil dos sujeitos e realização de entrevistas de aprofundamento. As análises dos dados das entrevistas apoiam-se na Metodologia de Análise de Conteúdo, proposta por Franco (2003). As categorias analisadas consideraram a apresentação de si e escolha da carreira; formação inicial e continuada/saberes; alfabetização – teorias e práticas; o estágio enquanto prática pedagógica, bem como abordam as atribuições que marcam e definem a constituição da identidade do professor-alfabetizador recém-formado. Em relação aos desafios, observamos como resultados: formação inicial fragilizada que acaba distanciando a teoria da prática; salas de aulas com muitos alunos; estágios realizados com lacunas nas supervisões; currículo de formação com mais ênfase nas teorias do que nas práticas/metodologias alfabetizadoras; falta de um planejamento, ou mesmo, de um projeto político pedagógico que oriente o professor-alfabetizador recém-formado em seu fazer; além da descontinuidade das políticas de formação continuada.Item Formação continuada nas EMEIs da cidade de São Paulo: uma análise sobre a constituição identitária docente(Universidade Metodista de São Paulo, 2025-08-27) SANTOS, Maria Aparecida de Souza; SILVA, Luciane Duarte daNessa dissertação, apresenta-se a relação entre a formação continuada e a identidade docente, evidenciando como os processos formativos contribuem para a qualificação da prática docente na Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI), na cidade de São Paulo. O problema de pesquisa discorre: Como a formação continuada colabora à constituição identitária docente? A questão problematizadora aponta que a formação continuada, quando concebida e implementada de forma sistemática, contextualizada e participativa, promove a transformação das práticas pedagógicas, impulsionando o desenvolvimento profissional e fortalecendo a identidade docente, contribuindo assim com uma Educação Infantil qualificada e alinhada às necessidades infantis. O objetivo geral é compreender como a formação continuada colabora à constituição identitária da(o) professora(or) da EMEI. E, três objetivos específicos: (i) Analisar como a formação continuada colabora à constituição identitária docente; (ii) Mapear a formação continuada das professoras (es) de EMEIs, sua organização e práticas pedagógicas construídas; (iii) Descrever as contribuições da formação continuada com a construção da identidade docente. A justificativa para tal estudo decorre da necessidade de problematizar a dicotomia entre a teoria e a prática que por vezes ainda persiste nos processos formativos, especialmente quanto a identidade de um profissional que abrange a Educação Infantil e o Ensino Fundamental I. O arcabouço teórico que sustenta este trabalho são os princípios da formação continuada de Imbernón (2009, 2011, 2016), Almeida (2013), Formosinho (2009), Paulo Freire (2023) e da identidade docente de Pimenta (2012), assim como os marcos legais e publicações curriculares da Rede Municipal de Ensino de SP (RMESP) para a Educação Infantil. A revisão de estudos anteriores relacionados ao tema proposto teve como foco publicações dos últimos cinco anos, em teses, dissertações e artigos científicos, com busca nas seguintes bases online: a) Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD); (b) Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES; (c) Portal de Periódicos da CAPES. A metodologia da pesquisa científica de natureza qualitativa consiste em uma pesquisa de campo (MATTAR, RAMOS, 2021), os instrumentos de coleta de dados desenvolvidos por meio da aplicação de questionário elaborado no Google Forms, contendo questões abertas e fechadas, visando coletar dados voltados às experiências e percepções das(os) professoras(es) em relação à formação continuada e à construção de sua identidade docente. A pesquisa foi realizada com professoras de três EMEIs, localizadas na Diretoria Regional de Educação de São Miguel (DRE MP), na cidade de São Paulo. Os resultados esperados com essa pesquisa indicam que a formação continuada, quando focada na reflexão crítica sobre a prática docente, contribui significativamente para a construção da identidade docente. Dessa forma, evidencia-se a importância da ressignificação do pensar e agir docente, numa perspectiva dialética, emancipatória e humanizadora.Item Transtorno do espectro autista e inclusão escolar: a influência da lei Berenice Piana na educação básica brasileira(Universidade Metodista de São Paulo, 2025-09-29) MONFORTE, Angélica Aparecida; FURLIN, MarceloEsta dissertação analisa a influência da Lei nº 12.764/2012 — conhecida como Lei Berenice Piana —, que institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, na inclusão escolar de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na educação básica brasileira. Ao reconhecer o autismo como deficiência para todos os efeitos legais, essa legislação constitui um marco jurídico no processo de consolidação de uma educação inclusiva no país. No entanto, a efetivação dos direitos previstos ainda encontra limitações relacionadas à formação docente, à adequação das práticas pedagógicas e à infraestrutura das instituições escolares. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, fundamentada em revisão bibliográfica e análise documental de legislações, documentos institucionais e literatura científica especializada. Os resultados apontaram avanços significativos no reconhecimento dos direitos das pessoas com TEA, especialmente no que se refere à matrícula em escolas regulares e à criação de políticas públicas de apoio. Entretanto, persistem entraves relacionados à formação insuficiente de professores, ausência de mediação especializada e dificuldades estruturais. Concluiu-se que a consolidação de uma educação verdadeiramente inclusiva requer o fortalecimento da legislação, a articulação intersetorial e o investimento em formação docente, para que os direitos assegurados deixem de ser apenas formais e se traduzam em experiências educacionais significativas e transformadoras.Item O massacre do Carandiru sob o olhar de um policial educador e de um educador policial(Universidade Metodista de São Paulo, 2025-09-02) SILVA, Carlos Alberto da; FURLIN, MarceloO Massacre do Carandiru, ocorrido em 2 de outubro de 1992, permanece como um dos episódios mais trágicos e emblemáticos da história do sistema prisional brasileiro, resultando na morte de 111 detentos durante a intervenção da Polícia Militar no Pavilhão 9 da Casa de Detenção de São Paulo. Assim sendo, esta pesquisa busca analisar o evento tendo em consideração duas perspectivas complementares: a do policial educador e a do educador policial. A primeira compreende a atuação do agente de segurança como prática cidadã e humanizadora, integrando a educação em direitos humanos ao cotidiano policial e defendendo a superação de práticas repressivas por meio do diálogo e da mediação de conflitos. Já a segunda foca na formação institucional, propondo uma pedagogia crítica voltada à transformação da cultura policial, à valorização da dignidade humana e à construção de uma segurança pública democrática. A pesquisa parte da compreensão de que a atuação policial deve estar intrinsecamente ligada à promoção da cidadania e à proteção dos direitos fundamentais, conforme preconiza a Constituição Federal de 1988, e que a formação profissional, pautada por princípios éticos e humanizadores, é essencial para prevenir tragédias como a de 1992. O estudo evidencia que o modelo de segurança vigente, historicamente marcado por práticas autoritárias e pelo uso excessivo da força, é resultado de um processo formativo que privilegia o adestramento técnico em detrimento da reflexão crítica. Fundamentando-se nos aportes teóricos de Paulo Freire e Dermeval Saviani, o trabalho propõe a integração da pedagogia libertadora e da educação como prática social intencional aos currículos policiais, de modo a formar profissionais conscientes de seu papel social e preparados para atuar na sociedade de forma justa e democrática. Assim, chega-se à conclusão de que a transformação da segurança pública requer tanto a reformulação curricular quanto a mudança cultural nas instituições policiais, com valorização da formação cidadã, promoção da escuta e fortalecimento do vínculo entre polícia e comunidade. Portanto, o Massacre do Carandiru é compreendido não como um fato isolado, mas como uma expressão de uma falha estrutural que pode ser superada por meio de uma formação que una segurança e educação em favor da dignidade da pessoa humana.Item Dos dilemas à esperança: os desafios para a formação e atuação dos professores de Timor-Leste(Universidade Metodista de São Paulo, 2011-03-18) SILVA, Suzi Alves da; DEMARTINI, Zeila de Brito FabriEsta pesquisa de mestrado analisa a educação de Timor-Leste, tendo como principal foco os professores, procurando identificar os principais desafios por eles enfrentados para a sua formação e atuação e suas implicações para o futuro educacional do país. Timor-Leste é um país do sudoeste asiático, que se tornou independente em 1999; deste então tem procurado se estabelecer como um país livre e democrático. Sua história pregressa é marcada por dominações, tendo sido colônia portuguesa por mais de quatro séculos e posteriormente invadido pela Indonésia. Esses distintos períodos históricos marcaram profundamente todas as instâncias da nação, sobretudo a educação, que sempre foi produto dos povos dominantes. Esta pesquisa, portanto, traz um panorama histórico, considerando sua importância para compreensão dos desdobramentos do sistema educacional hodierno, especialmente no que se refere à formação de professores diante dos dilemas herdados, tais como: evasão dos professores, que eram na sua maioria do país invasor, infra-estrutura precária, limitações linguísticas, entre outros. O método utilizado para a realização da pesquisa foi uma aproximação da etnografia, tendo uma abordagem qualitativa e quantitativa. As fontes foram diversificadas; utilizei documentos escritos, orais e iconográficos, alguns já existentes e outros produzidos no processo de pesquisa. Paulo Freire e António Nóvoa são as principais referências teóricas neste estudo, na reflexão sobre a formação de professores. Pude constatar que o caminho para a autonomia e para que haja uma boa qualidade no sistema educacional de Timor, dentro de uma visão realista e plausível, pode ser longo, há muito trabalho a fazer, e isto depende de muitos aspectos para que possa se concretizar. Ações conjuntas do governo, sociedade e organismos internacionais são extremamente necessárias, principalmente para o planejamento de uma política séria, significativa e contextualizada que servirá de base para o que se tornará a educação do país.Item A importância do ensino da deontologia na formação profissional de educação física frente às influências do paradigma educacional emergente(Universidade Metodista de São Paulo, 2011-03-24) CAMARGO, Sergio Monteiro de; SANTOS NETO, Elydio dosO objetivo deste trabalho foi, através de pesquisa teórica para uma fundamentação filosófica, analisar como o estudo da Deontologia, observando as influências do Paradigma Educacional Emergente, pode contribuir com a formação do Profissional de Educação Física e como, com aderência aos conceitos de ser humano de Freire, Morin, Maturana e Varella e da legislação vigente, situa-se o ensino superior neste contexto. Princípios éticos foram observados como imprescindíveis para o desenvolvimento profissional em Educação Física, e confirmamos esta necessidade no decorrer do trabalho. Utilizamos como instrumentos de análise, conceitos filosóficos básicos da distinção de moral e ética em La Taille e Severino; estudos da preparação Ética e Bioética em Tojal; novos paradigmas da ciência segundo os estudos de Santos; do Paradigma Educacional Emergente em Moraes e das relações de ensino-aprendizagem do Ensino Superior através do pensamento de autores como Severino, Libâneo, Saviani, Cunha, Dias Sobrinho e Arroyo.Item Representações sociais de coordenadores pedagógicos sobre seu próprio trabalho(Universidade Metodista de São Paulo, 2011-11-11) GOMES, Selma Veiga Francisco; DURAN, Marília Claret GeraesEste trabalho discute as Representações Sociais construídas por Coordenadores Pedagógicos sobre seu próprio trabalho. Apresenta-se, devido à atual pauta de reflexões da categoria, como uma discussão importante, principalmente se considerada como uma atividade profissional multifacetada e que encerra várias funções e atribuições simultâneas. De forma a constituir as bases teórico-metodológicas para a análise da temática, foram pesquisados autores de referência, a exemplo de Serge Moscovici (1971), com sua teoria das Representações Sociais e António Nóvoa que discute a teoria da pessoalidade inscrita no interior de uma teoria da profissionalidade para captar o sentido de uma profissão. A pesquisa apoiou-se na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional LDB-9394/96, bem como na Classificação Brasileira de Ocupações de 2002 que descreve e delimita as matrizes de responsabilidade do cargo e/ou função do Coordenador Pedagógico. Em relação à metodologia, procura articular uma pesquisa de cunho bibliográfico com a pesquisa de campo, com a realização de entrevistas com coordenadores pedagógicos de várias instituições educativas, a partir de um roteiro aberto. Os resultados revelaram novas relações e novas formas de entendimento da realidade do trabalho do Coordenador Pedagógico, do seu papel profissional, das dificultadas enfrentadas no cotidiano, de forma a oferecer algumas reflexões sobre as políticas e práticas relacionadas ao seu papel na organização do trabalho da e na escola.Item Conquistas educacionais dos surdos no contexto brasileiro: a compreensão de autores surdos e não surdos sobre este evento(Universidade Metodista de São Paulo, 2011-09-15) SOARES, Rosineide de Andrade; DEMARTINI, Zeila de Brito FabriEsta pesquisa se propõe a investigar qual a compreensão que autores Surdos e não surdos tem diante das conquistas dos Surdos, apontadas no contexto educacional, de forma a examinar os diferentes elementos e aspectos envolvidos indicando quais os principais atores e autores deste cenário. A Pesquisa Bibliográfica foi o procedimento metodológico adotado, com análise dos conteúdos coletados em livros de autoria de Surdos ou não surdos. O parâmetro cronológico para esta pesquisa está localizado nos últimos quinze anos, período em que as novas determinações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB / 96 tem desacomodado questões relacionadas à educação de pessoas com deficiências. Aparentemente por conta de determinações e regulamentações do Decreto nº 5.626 de DEZEMBRO / 2005, as discussões a respeito dos Surdos e da Língua de Sinais tem ocupado um espaço diferenciado na sociedade, em especial nas escolas regulares e na formação de professores. Num primeiro momento, parece tratar-se de reflexos das discussões postas pelas Políticas de Educação Inclusiva, no entanto, a questão relacionada aos Surdos tem para muitos se destacado quanto à dimensão de suas conquistas e, por vezes parece se referir a uma invenção da atualidade: o Surdo e a Língua de Sinais.Item Contribuições dos processos pedagógicos na formação dos docentes de educação física(Universidade Metodista de São Paulo, 2011-11-10) OLIVEIRA, Ricardo de Campos; GERAES, Marília ClaretEssa pesquisa tem como objetivo analisar o processo histórico pedagógico da Educação Física, as diretrizes nacionais das licenciaturas e da Educação Física e o currículo do curso de Educação Física contextualizando as matrizes curriculares de três cursos da região do Grande ABC Paulista nesse panorama e por fim discutir acerca dessas questões e incentivar reflexões e discussões desse tema dentre os profissionais e estudiosos da área. Para tanto fizemos pesquisa documental dos processos histórico-pedagógicos por que passou a área da Educação Física, as tendências de sua constituição como área de estudos, a legislação básica que lhe deu sustentação, a crise de identidade da área e a divisão, Licenciatura e Bacharelado. As teorias do currículo deram sustentação à análise que fizemos.Item Transmissão geracional e a presença da escola na formação da consciência ambiental: estudo exploratório de famílias que convivem em áreas de proteção aos mananciais(Universidade Metodista de São Paulo, 2011-04-30) PEDROSO, Nelson Reis Claudino; FISCHMANN, RoseliEste projeto de pesquisa trata sobre a influência de processos educacionais e de conscientização junto a dois grupos de famílias, em três gerações, que convivem em áreas de proteção dos mananciais da represa Billings, reservas de produção hídrica de alta importância estratégica para gestão de um ambiente e seus ecossistemas frágeis com uma acentuada necessidade preservacionista e estrutural para a manutenção de sua qualidade para as atuais e futuras gerações. A importância dos resultados obtidos pela pesquisa sobre o longo processo de conscientização destas comunidades são fundamentais para perceber o status em que se encontram, seja a partir das condições e de seu status quanto as relações da escola na formação da consciência ambiental através de observações das condições de vida no próprio habitat, pela questão da terra, da relação fundiária conquistada quanto à propriedade em que residem, pelo esgotamento sanitário, incluindo condição e destino dos dejetos e águas residuárias, origem da água para dessedentação e da gestão sobre as doenças. Além destas questões este trabalho buscou importantes relações quanto às condições das fontes hídricas e seus usos múltiplos pela comunidade local, seja para lazer e consumo de bens naturais, tipos de tratamento da poluição e contaminação ambiental, infra-estrutura e equipamentos públicos existentes como suporte sustentável a qualidade de vida dos cidadãos locais.Item Da invisibilidade afro-brasileira à valorização da diversidade cultural: a implementação da Lei 10639/03 na Rede Municipal de Ensino de São Bernardo do Campo(Universidade Metodista de São Paulo, 2011-03-22) OLIVEIRA, Maria Helena Negreiros de; DURAN, Marília Claret GeraesEsta pesquisa teve como pano de fundo a história, as legislações e ações de âmbito nacional referentes ao tema das relações étnico-raciais. O foco central de estudo foram as práticas educativas de professores da Educação Básica, especificamente na realidade sócio-educacional de escolas públicas da rede municipal de ensino da cidade de São Bernardo do Campo. Para isso, à luz da lei 10.639/2003 que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e incluiu a história e cultura afro- brasileira no currículo oficial de ensino, analisou-se o que justificou o desenvolvimento de projetos pedagógicos sobre essa temática por aproximadamente 400 professores nos anos de 2008 e 2009, período em que não havia investimentos significativos da Secretaria de Educação no que se refere ao tema. A partir de uma abordagem qualitativa de natureza interpretativa, foram aplicados questionários aos professores, para saber o que motivou a realização dos projetos e o papel da formação nesse contexto. Analisou-se, ainda, como as práticas docentes têm contribuído para a discussão do papel da escola (problematizadora /reprodutora) em relação à implementação da Lei 10639/03. A pesquisa constatou que os processos de formação em suas diferentes modalidades podem ser um importante disparador para o desenvolvimento de trabalhos significativos sobre a temática das relações étnico-raciais. Evidenciou, ainda, a importância das leis mencionadas, se não para resolver a questão da invisibilidade da história da África e suas contribuições para a história e cultura brasileira, para contribuir também na problematização das relações raciais e apontar novos caminhos para redução das grandes diferenças sociais existentes no interior das escolas brasileiras.Item Lastro ou peso-morto?: um estudo sobre arte-educadores e a relevância da disciplina educação artística em suas trajetórias formativas(Universidade Metodista de São Paulo, 2011-04-14) DEMAZO, Marcio José; SANTOS NETO, Elydio dosA frase de uma educadora: “maestro a música mudou a vida desse menino” foi o elemento que instigou o desenvolvimento da presente pesquisa. Os questionamentos que se seguem a partir dessa constatação abordaram os aspectos inerentes ao ensino da arte nas escolas brasileiras, angariados a partir de dados oficiais que apresentam um reduzido número de arte- educadores frente a legislação pertinente à obrigatoriedade do ensino da música em toda a educação básica a partir de 2011 através da Lei 11.769/08. A pesquisa se desenvolveu diante da suspeita que o ensino da arte nas escolas brasileiras tem se mostrado insuficiente no que diz respeito a promoção do educando em relação ao fazer artístico, culminando com o baixo interesse pela disciplina artes, refletindo posteriormente na formação de um número reduzido de arte-educadores que provavelmente tiveram sua iniciação artística fora do ambiente escolar. Sendo assim interessou a esta pesquisa aferir a relevância da disciplina artes ou educação artística na trajetória formativa dos arte-educadores em música. A pesquisa utilizou como referencial teórico os dados expostos em Barbosa (2008) e Snyders (2008) visando compreender as concepções inerentes ao ensino da arte, da música, e o processo histórico da linguagem artística no Brasil. Visando angariar elementos para a pesquisa foram desenvolvidas entrevistas com arte-educadores, tendo como referência teórica Nóvoa e Finger (2010) além de Bosi (1987). O capítulo I apresenta considerações sobre o fazer artístico, e o desenvolvimento histórico do ensino da arte no Brasil. O capítulo II trata de experiências práticas relacionadas à educação estética. O capítulo III explicita a fundamentação teórica sobre a metodologia utilizada. O capítulo IV apresenta as histórias de vida de três arte-educadores em música, enquanto o capítulo V expõe as devidas conclusões fundamentadas nas entrevistas com os arte-educadores.Item Dimensão emocional da competência docente e prática pedagógica no curso de pedagogia(Universidade Metodista de São Paulo, 2011-09-19) FIORE, Marcia Fernanda Antonio; BAHIA, Norinês PanicacciQuando uma criança vai para a escola, não vai apenas para aprender, mas também para relacionar-se. Dentro do ambiente escolar, a relação entre professor e aluno ultrapassa o nível acadêmico e permite que ocorra uma proximidade afetiva, sendo esta o fio condutor do conhecimento. Dessa forma, este trabalho buscou verificar se é reconhecida a importância, por parte de professores e alunos de um curso de formação de professores, de se trabalhar a dimensão emocional para que se tornem mais aptos a construir vínculos com seus alunos. Buscou também investigar se existe relação entre estes vínculos afetivos e o processo de aprendizagem dos alunos. Para o alcance dos objetivos propostos no presente estudo foi realizada uma pesquisa de campo exploratória de natureza qualitativa a partir de entrevistas semi- estruturadas realizadas com dez sujeitos, sendo cinco professores (pedagogos) e cinco alunos concluintes (6º semestre) do curso de Pedagogia de uma instituição particular localizada na zona sul da cidade de São Paulo. Para o tratamento dos dados coletados nas entrevistas foi utilizada a metodologia de análise de conteúdo proposta por Maria Laura P. B. Franco. Os referenciais teóricos foram ancorados em Maria Cândida Moraes (perspectiva histórica dos paradigmas da educação), Terezinha Azerêdo Rios (conceitos de qualidade e competência numa visão dinâmica da competência docente), Lev Vygotsky (desenvolvimento humano a partir das interações sociais), Henri Wallon (relevância da dimensão afetiva no desenvolvimento do indivíduo), Marta Kohl de Oliveira e Teresa Cristina Rego (estudo sobre teoria sociohistórica de Vygotsky), Izabel Galvão e Heloisa Dantas (estudo sobre a psicogênese da pessoa completa de Wallon), Sigmund Freud e Maria Cristina Kupfer (concepções psicanalíticas sobre a relação transferencial), Sérgio Antonio da Silva Leite e Valéria Amorim Arantes (coletânea de textos para discussão sobre a afetividade no cotidiano escolar). A conclusão da pesquisa apontou para o reconhecimento da importância da construção de vínculos entre alunos e professores e do desenvolvimento das habilidades emocionais da competência docente como decisivos para o êxito da aprendizagem. Apesar desse reconhecimento, os sujeitos pesquisados não identificaram em sua formação em Pedagogia, disciplinas que tivessem especificamente contemplado a dimensão emocional da prática docente.Item Ensino de língua portuguesa e formação de professores(Universidade Metodista de São Paulo, 2011-09-13) SANTOS, Jeremias Araújo dos; PANICACCI, NorinêsO ensino de Língua Portuguesa tem, sem dúvida, representado um problema constante para muitos professores da área nas escolas de ensino básico. Alguns professores, diante das constantes e reiteradas críticas ao ensino de língua materna – que muito provavelmente ocorram por conta dos resultados pouco satisfatórios das avaliações oficiais sobre o desempenho dos estudantes – sentem-se desnorteados sobre o que fazer em sala de aula. Muitas vezes o desnorteio é tal que os professores acabam não fazendo nada que seja significativo para o desenvolvimento comunicativo dos alunos. Esse tema, que não é novo, mas atual, se impõe pela recorrência das discussões e críticas na academia sobre quais são os objetivos do ensino de Língua Portuguesa e a crise que o ensino dessa disciplina atravessa. Em suma, o ensino hodierno de Língua Portuguesa, em nível básico, não tem suprido as exigências que se impõem ao alunado brasileiro – que os estudantes, ao concluírem o ensino médio, escrevam, leiam e falem com competência. Que relação esse quadro tem com a formação e a prática dos professores de Língua Portuguesa em sala de aula? Em que medida as Diretrizes Oficiais para o ensino de Língua Portuguesa são utilizadas como referencias para o trabalho em sala de aula? São essas questões que nortearam a pesquisa. Para responder a essas perguntas realizamos uma pesquisa bibliográfica e empírica de viés qualitativo. A pesquisa bibliográfica, fundamentada nos PCNs de Língua Portuguesa, Sírio Possenti, Luiz Carlos Travaglia, Donald Schön, António Nóvoa, entre outros, nos forneceu subsídios teóricos sobre as diretrizes para o ensino de Língua Portuguesa e sobre a formação do professor. Com a pesquisa de campo a intenção foi a de analisarmos o ensino de língua materna. Para tanto, ouvimos 10 professores e 50 alunos da rede pública de ensino do estado de São Paulo, com o objetivo de conhecer as opiniões e impressões desses professores e alunos sobre o ensino de Língua Portuguesa. A análise dos dados revela que os avanços teóricos no campo da Linguística foram parcialmente incorporados pelos professores, ou seja, os docentes, em suas práticas de sala de aula, restringem-se, muitas vezes, a repetir o mesmo ensino a que sempre estiveram habituados. Os resultados desse estudo, ainda que circunscritos a uma dada realidade, apontam para a necessidade de se buscar meios efetivos para que a formação inicial e continuada dos professores de Língua Portuguesa possam contribuir com novas práticas de ensino em sala de aula.Item Formação continuada de professores da Educação Infantil: Um estudo a partir do curso “Encontros de Leitura” realizado no Município de Sinop/MT(Universidade Metodista de São Paulo, 2011-09-14) DIEL, Jaqueline Sandra; DURAN, Marília Claret GeraesEsta pesquisa analisou as relações das práticas pedagógicas e o conhecimento construído pelas professoras da educação infantil em cursos de formação continuada, a partir do trabalho desenvolvido no curso “Encontros de Leitura”, que ocorreu nos anos de 2007 e 2008 no Município de Sinop/MT, e que contou com a participação de professores de Educação Infantil da Rede Municipal de Educação atuando em turmas de Maternal II e III e turmas de Pré – escola I e II. Este trabalho teve como suporte teórico, Duran, (2007, 2009); Nóvoa, (2007, 2009); Imbernón, (2009, 2010), Canário (1998, 2002, 2007) entre outros autores que discutem questões relacionadas aos processos de formação contínua de professores. A pesquisa foi tratada como um estudo de cunho qualitativo, utilizando-se de entrevistas semi-estruturadas e pesquisa bibliográfica. Contou com um grupo de cinco professoras da Educação Infantil que participaram do curso de formação continuada “Encontros de Leitura” com no mínimo setenta e cinco por cento de frequência durante os dois anos de vigência do mesmo. Para as discussões dos dados da pesquisa utilizou-se da análise de conteúdo de acordo com Bardin, (1997) e Franco, (2003). A pesquisa procurou investigar possíveis mudanças que podem ter ocorrido na prática pedagógica das professoras da rede Municipal de Sinop/MT. Considerando os dados analisados, é possível dizer que a frequência das professoras gerou um movimento de reorganização das práticas sociais de leitura, que envolvem a elaboração dos planejamentos e a realização das leituras diárias. No entanto, à prática de registrar as aprendizagens dos alunos, para futura analise, para uma sistematização do conhecimento, não foi apropriadas pelos professores. A pesquisa evidenciou o processo de desenvolvimento da formação continuada das professoras, com uma discussão sobre a forma como os professores incorporam, ou não, no cotidiano de sua prática pedagógica, resultados de discussões ocorridas no curso, contribuindo para um repensar processos e práticas de formação de professores.Item As relações entre o programa Escola da Família e a democratização do espaço escolar: um olhar autobiográfico a partir da minha atuação como educador profissional(Universidade Metodista de São Paulo, 2011-12-07) TEIXEIRA, Janderson Lacerda; ALVES, Maria LeilaEste trabalho tem como principal objetivo responder a seguinte questão: “Em que medida projetos como o Programa Escola da Família- PEF, contribuem para a democratização do espaço escolar? Para isso buscaremos compreender como funciona o Programa Escola da Família – PEF, implantado por iniciativa da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo – SEE, desde o ano de 2003, em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – UNESCO até o ano de 2006 e sob responsabilidade, desde então, do Fundo para o Desenvolvimento da Educação – FDE. Este estudo será desenvolvido com os seguintes procedimentos metodológicos : a partir de um olhar autobiográfico considerando minha atuação como educador profissional desde o ano de 2007. Análise bibliográfica, análise documental e empírica sobre o PEF; a partir de dados de observações participativa; de documentos sobre o Programa e da análise de entrevistas com dois expoentes da Academia, o Professor Dr. Décio Azevedo Marques de Saes e o Professor Dr. Paolo Nosella. Os entrevistados foram escolhidos por sua filiação teórica na expectativa de que as mesmas se manifestassem nas respostas obtidas, oferecendo assim oportunidade de cotejar pontos de vista fundamentados em referenciais teóricos diferentes.Item Vínculos afetivos na educação a distância: possibilidades e impossibilidades(Universidade Metodista de São Paulo, 2011-04-06) ESPÍRITO SANTO, Ieda Medeiros Cordeiro; BAHIA, Norinês PanicacciEsta pesquisa analisou como estão sendo estabelecidos os vínculos afetivos nas relações de ensino-aprendizagem na modalidade de educação a distância. O trabalho foi desenvolvido dentro da perspectiva sócio-histórico-cultural que considera as emoções como constitutivas do pensamento, participantes do processo de significação e produção de sentidos. Durante a realização da pesquisa procuramos compreender a trajetória da EAD no Brasil, bem como verificar como está essa modalidade educativa hoje. Buscamos, ainda, explicitar as implicações da afetividade sobre o processo de ensino-aprendizagem, investigando manifestações de afetividade na modalidade de educação a distância. Para isso, nos baseamos em alguns autores, em especial, na teoria de Henri Wallon sobre o desenvolvimento humano. Para alcançar os objetivos deste trabalho fizemos uma retomada do processo histórico da EAD no Brasil, refletindo sobre a formação dos educadores e como essa modalidade tem sido desenvolvida no nosso país. Em um segundo momento, aprofundamos a discussão sobre afetividade e a criação de vínculos na EAD. Após essas etapas, partimos para a pesquisa de campo que consistiu em investigar 10 (dez) sujeitos envolvidos na modalidade: 2 (dois) professores temáticos, 2 (dois) professores-tutores e 6 (seis) alunos que estudam na modalidade de três instituições diferentes, sendo uma pública e duas privadas. Utilizamos como instrumentos de pesquisa questionários e roteiros semi-estruturados de entrevistas para aprofundar algumas questões. As análises demonstram que os vínculos afetivos entre professor-aluno são primordiais para a aprendizagem, definindo-se como condição imprescindível para o desenvolvimento cognitivo dentro do espaço escolar e na sociedade, e estes são estabelecidos tanto na modalidade presencial quanto na modalidade a distância, sendo fundamentais para que ocorra uma aprendizagem significativa.Item Formação docente e relações de corpo, gênero e sexualidade na educação: entendendo conceitos e refletindo ideias(Universidade Metodista de São Paulo, 2011-08-31) CAMPOS, Elane Silva; BAHIA, Norinês PanicacciO presente trabalho realizou uma investigação sobre quais as concepções que os docentes das séries iniciais do ensino fundamental têm, acerca das relações de corpo, gênero e sexualidade e suas competências e habilidades formativas para lidarem com essas questões no ambiente escolar. A opção metodológica para o desenvolvimento do estudo pautou-se pela realização de uma revisão da literatura para, teoricamente, traçarmos uma perspectiva histórica, social e cultural das relações de corpo, gênero e sexualidade fundamentada principalmente em Foucault (1984a; 1984b e 1985), Nunes (1987), Louro (2000; 2010a; 2010b), Corbin et all (2008a e 2008b), Demartini (1993), Almeida (2007) Haidar (2008), Guimarães (1995) e Sayão (1997) e, um estudo de caso, para analisarmos o contexto dessas questões no âmbito escolar. Para a realização da pesquisa empírica, o centro da investigação teve como campo as 25 escolas municipais de Ferraz de Vasconcelos – SP e, como sujeitos, 50 professores (2 de cada escola) que atuam nas turmas de primeiro ao quinto ano, do ensino fundamental I. Realizamos a aplicação de um questionário com questões abertas e fechadas, num primeiro momento, respondido pelos 50 professores e, num segundo momento, realizamos uma entrevista com uma amostra de 6 professores (retirada do grupo dos 50 sujeitos que responderam o questionário) que quiseram participar espontaneamente desta segunda etapa, para que pudéssemos obter um maior aprofundamento das questões relacionadas à nossa investigação. Para tratar das discussões sobre formação de professores elencamos Gatti e Barreto (2009), Imbernón (2002) e Nóvoa (2009) e, como referência para analisarmos os dados coletados, Franco (2003). As análises dos dados demonstram que esses educadores entendem as relações sobre corpo, gênero e sexualidade no seu cotidiano escolar, imbricados em valores morais e religiosos e referem dificuldades em abordarem o tema na escola, relacionados aos seus processos formativos enquanto indivíduos e enquanto docentes e às diferentes realidades culturais e sociais presentes na escola.Item A (des)construção do ensino profissionalizante nas escolas técnicas do estado de São Paulo a partir da LDB e Decreto-Lei 2208/97(Universidade Metodista de São Paulo, 2011-05-18) CALSAN, Eduardo; SAES, Décio Azevedo Marques deEste Trabalho tem a finalidade de estudar e apontar as mudanças ocorridas no currículo e na estrutura dos cursos modulares ofertados pelo Centro Paula Souza, então autarquia da Secretaria de Administração do Estado de São Paulo, analisando os enfoques pedagógicos e profissionalizantes, a partir da promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1.996) e Decreto-Lei 2208/97. A pesquisa de campo desenvolvida neste Trabalho deu subsídios para se traçar um paralelo da prática docente e da concepção docente antes e depois de 1.996, na visão dos professores que atuam no ensino técnico e que vivenciaram, de alguma maneira, o período estudado.Item Os entraves para a Gestão Democrática na rede estadual de ensino de São Paulo(Universidade Metodista de São Paulo, 2011-06-27) PEREIRA, Cláudia Rosana Campos; SAES, Décio Azevedo Marques deO presente trabalho tem a finalidade de apresentar a problemática da Gestão Democrática e Participativa na estrutura da rede estadual de ensino de São Paulo, analisando os entraves existentes entre a máquina burocrática do Estado e as relações pessoais existentes na escola. Desde a promulgação da Constituição Federal de 1988e da LDB 9394 de 1996, que trazem em seus textos o princípio da gestão democrática, espera-se a real implementação da gestão democrática nessa rede. A pesquisa de campo desenvolvida neste trabalho deu subsídios para analisar o cenário em que se encontra a rede estadual de ensino de São Paulo em relação à gestão democrática e participativa e quais os obstáculos para que ela efetivamente ocorra.
