Programa de Pós-Graduação em Educação
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.metodista.br/handle/123456789/25
Programa de Pós-Graduação em Educação
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação em Educação por Autor "ANDRÉ, Cláudio Fernando"
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Item A educação infantil em Timor-Leste: história e percepções docentes diante dos desafios e possibilidades atuais(Universidade Metodista de São Paulo, 2022-02-25) SILVA, Suzi Alves da; ANDRÉ, Cláudio FernandoEsta pesquisa tem como objetivo geral investigar a educação infantil em Timor0Leste, em seus distintos períodos históricos, e as percepções dos professores para o entendimento e enfrentamento dos desafios e oportunidades atuais. O que justifica essa investigação do ponto de vista científico é a lacuna que há na academia de pesquisas sobre a história da educação de modo geral – em especial a infantil – do país. O que motiva a realização desta investigação para além do encanto pela história desta nação, especificamente da educação, é a possibilidade de contribuir com um estudo que sirva de referência no campo educacional. Nesta pesquisa buscamos responder à seguinte questão problematizadora: Em interface com a história, como os professores têm percebido os desafios e oportunidades para a educação infantil nos dias atuais? Consideramos a hipótese de que voltar o olhar para a história é um caminho para entender e enfrentar mais assertivamente os desafios hodiernos. Optamos pela metodologia da pesquisa científica de natureza qualitativa, do tipo descritiva. As fontes foram diversificadas: documentos escritos, orais e iconográficos, alguns já existentes e outros que foram produzidos no processo de pesquisa. Para a revisão de estudos anteriores, consideramos o período de 2008 a 2018 das teses e dissertações da biblioteca digital das instituições que considero de maior relevância a esta pesquisa: a) Universidade Metodista de São Paulo (UMESP)e b) Universidade Nacional do Timor Lestee c) Biblioteca de Teses e Dissertações da Capese d) Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP). Os instrumentos de coleta de dados foram questionários, entrevistas e observação. As principais referências para contextualizar os aspectos históricos, geográficos, cultural e linguístico de Timor focaram nos escritos dos autores Cunha (2001), Thomaz (2008), Serrano e Waldman (1997), Silva (2011) e Durand (2010). Em relação à história geral da educação, os fundamentais autores consultados foram: Aranha (1996) e Morrou (1975), em relação à História da EI em Timor0Leste em seus distintos períodos, para além de textos dos autores Martins (2006) Cró e Pinho (2012), Istiqomah (2014) e Hudaidah (2020), recorri a vários documentos institucionaise e, por fim, para sustentar a questão das concepções sobre a criança, os principais autores foram: Ariès (1981) e Oliveira0Formosinho (2007). O contexto desta investigação envolve os espaços de pesquisa, universidades de Portugal, Timor0Leste e Indonésia. Os resultados esperados com essa pesquisa foram: a) sistematização da história da educação infantil em Timor0Lestee b) compreensão das percepções de professorese c) cursos de curta duração para a formação de professorese d) artigos científicose e) livro para uso como referência nos cursos de graduação em educação.Item A implementação das políticas curriculares da educação física no Amazonas: desafios e percepções dos professores da rede estadual de ensino(Universidade Metodista de São Paulo, 2024-12-11) RODRIGUES, Renata do Monte; ANDRÉ, Cláudio FernandoA presente tese de doutorado investigou as ações da secretaria estadual de educação do Amazonas no processo de implementação das propostas pedagógicas do componente curricular de educação física a partir das percepções dos professores de Educação Física. A integração do componente à área de Linguagens pela Base Nacional Comum Curricular apresenta temas como diversidade, saúde e cidadania através das abordagens da cultura corporal buscando romper com o modelo tradicional focado no aspecto motor e no rendimento esportivo. No estado do Amazonas, as secretarias de educação, estadual, municipais e privadas, alinhadas às diretrizes nacionais construíram um documento norteador intitulado de Referencial Curricular Amazonense, que orienta os conhecimentos essenciais aos estudantes para todo o percurso da educação básica. A pesquisa partiu do seguinte questionamento: Como os professores de Educação Física que atuam nas escolas compreendem a proposta curricular pedagógica do estado do Amazonas e quais os desafios didáticos-pedagógicos diante do processo de implementação da proposta? O estudo tem como objetivo geral identificar as contradições e desafios por parte dos docentes no processo de apropriação das propostas curriculares para a EF adotadas na rede estadual de ensino. Como objetivos específicos definiu-se: (i) analisar os documentos orientadores em relação aos fundamentos epistemológicos, históricos e didáticos-pedagógicos da educação física escolar; (ii) descrever a organização da rede estadual que fornece suporte técnico aos professores do componente de educação física; (iii) investigar os principais desafios encontrados pelos professores de Educação Física para ressignificar suas práticas pedagógicas em consonância com as propostas educacionais vigentes e (iv) identificar possíveis caminhos para futuras investigações, práticas pedagógicas e políticas educacionais no campo da educação física, contribuindo assim para o avanço acadêmico e da prática pedagógica. A pesquisa é de natureza qualitativa de cunho descritiva e exploratória fundamentada nos estudos de Minayo e Gil. A fundamentação metodológica ancorou- se na epistemologia do ciclo de políticas proposta por Stephen Ball e colaboradores, com a intenção de compreender as complexidades e consequências das ações de implementação, as dinâmicas que interligam as políticas educacionais vigentes e as práticas pedagógicas dos professores. Para tanto, foram realizadas entrevistas pautadas nos princípios dialógicos e reflexivos de Szymanski, com cinco professores de Educação Física, de duas escolas da rede estadual do ensino fundamental anos iniciais e com uma agente da secretaria estadual de educação participante na elaboração do referencial curricular do estado. Do ponto de vista teórico, a pesquisa se ancorou nos estudos da cultura corporal, nas abordagens de Bracht, Daolio e Neira, nos estudos de Libâneo, Gil, Freire entre outros, que auxiliaram na fundamentação das análises e discussões das políticas educacionais e de suas repercussões na prática pedagógica dos professores. A propositura da pesquisa visou contribuir com ações para mitigar as lacunas no processo de implementação das atuais diretrizes curriculares identificadas nos relatos dos entrevistados de modo que os professores possam ressignificar suas práticas pedagógicas diante das diferentes realidades das escolas da rede estadual do Amazonas.Item A trajetória educacional de estudantes com indicadores de altas habilidades/superdotação(Universidade Metodista de São Paulo, 2022-03-03) OLIVEIRA, Elaine Cristina Batista Borges de; ANDRÉ, Cláudio FernandoNo Brasil, o tema das Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) é uma das áreas da Educação Especial. Esta pesquisa busca discutir o tema da inclusão por meio da observação da trajetória educacional de estudantes com (AH/SD), que foram participantes do Programa de Atenção a alunos Precoces com Comportamento de Superdotação (PAPCS), finalizado em 2018, quando foi encerrado. A presente investigação responde a seguinte questão: Quais os impactos na trajetória de vida acadêmica de pessoas com indicadores de altas habilidades/superdotação após receber o atendimento em um programa de atendimento especializado? Neste sentido, justificamos nossas intenções de pesquisa por meio das descrições dos relatos das famílias, das análises de seus comportamentos indicadores de altas habilidades/superdotação no ensino fundamental, por meio de entrevista realizada em 2020. O objetivo é descrever e analisar o desenvolvimento escolar dos discentes, após o contato com o PAPCS. A metodologia da pesquisa utiliza abordagem qualitativa, por meio do procedimento de entrevista semiestruturada (ES) para discorrer sobre estudo de caso de três participantes, entre 13 e 16 anos, em sua trajetória de vida escolar. As reflexões são embasadas na teoria de Renzulli (1998, 2004) e na análise de conteúdo de Bardin (1977), que foram interpretadas, considerando duas etapas: 1. Voz da família; 2. Voz dos estudantes com indicadores de altas habilidades/superdotação. Para a revisão de estudos anteriores foram consideradas as análises do Banco de Teses e Dissertações da Capes; a consulta de dados nas instituições, como UMESP, UFSM, Scielo, Research Gate e pesquisa presencial na Biblioteca Física da UMESP. Constatamos que, mesmo os familiares reconhecendo indicadores de características de altas habilidades/superdotação no comportamento de seus filhos, há ainda dificuldades a serem superadas quanto ao autorreconhecimento e à inserção no ambiente escolar. Contudo, foi possível verificar que todos tiveram redes de apoio no ambiente familiar, considerando a condição de pessoa com (AH/SD). O atendimento educacional especializado escolar foi ignorado em dois casos e um deles recebeu apoio na escola. Algumas diferentes variáveis trouxeram dificuldades na caminhada de cada participante como as diferenças socioeconômicas, engajamento com a causa, ambientes escolares desfavoráveis ao desenvolvimento da potencialidade. Assim, percebemos que a falta de atendimento apropriado e especializado dificultou a caminhada escolar de dois estudantes e gerou dificuldades de adequação escolar. Essas omissões causaram no estudante superdotado sentimentos de inadequação em seu contexto social, familiar e educacional. Desse modo, ressaltamos que a família, o atendimento educacional especializado e a escola preparada são determinantes para contribuir com a trajetória escolar saudável e integral do aluno superdotado.Item Avaliação da extensão universitária: caminhos, desafios e possibilidades(Universidade Metodista de São Paulo, 2022-02-21) SILVA, Luciane Duarte da; ANDRÉ, Cláudio FernandoEsta pesquisa tem como objetivo geral identificar possibilidades de avaliação das ações de Extensão que podem ser utilizadas como referências por coordenadores(as) de cursos e professores(as) nas Instituições de Ensino Superior, contemplando seus principais fundamentos, conceitos e construção teórica. A justificativa deste estudo decorre das transformações em movimento no setor educacional em relação ao tema, especialmente, em virtude da Resolução nº7 de 2018 do Ministério da Educação e a consequente mobilização de todas as IES para o atendimento das suas diretrizes. Além da implantação da curricularização da extensão, outro desafio que se coloca neste processo é a avaliação das ações extensionistas. O presente trabalho apresenta a seguinte questão problematizadora: “quais são as possibilidades e desafios da avaliação de ações de Extensão que podem ser utilizadas como referências por coordenadores (as) de cursos e professores (as) nas Instituições de Ensino Superior em suas ações extensionistas”? Tomando como referência os seguintes documentos: (a) a Resolução nº7 de 2018 (BRASIL, 2018), (b) a Política Nacional de Extensão do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (FORPROEX, 2012), (c) os Referenciais para a construção de uma Política Nacional de Extensão nas ICES (FOREXT, 2013) e (d) documentos e trabalhos acadêmicos encontrados na revisão bibliográfica e documental, referente ao período de 2015 a 2020 sobre o tema: Avaliação da Extensão Universitária. Nesta pesquisa considera-se a hipótese de que o levantamento exploratório por meio da pesquisa documental auxilia na construção de referenciais para o processo de avaliação das ações de extensão das Instituições de Ensino Superior. A partir dos caminhos que o tipo de pesquisa qualitativa delineia, a metodologia deste estudo é composta pelos seguintes métodos: pesquisa exploratória subsidiada pela pesquisa bibliográfica e documental e posteriormente a análise descritiva. A revisão de estudos anteriores relacionados ao tema proposto teve como foco o período entre 2015 a 2020, em teses, dissertações e artigos científicos e livros sobre o tema Extensão Universitários. A pesquisa restringiu-se às publicações nas línguas inglesa, espanhola e portuguesa, considerando pesquisas disponíveis nas seguintes bases online: (a) Banco de Teses e Dissertações da Universidade Metodista de São Paulo; (b) Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD); (c) Rede Nacional de Extensão universitária – RENEX; (e) Congresso Iberoamericano e Congresso Brasileiro de Extensão Universitária; (f) livros específicos sobre extensão universitária. Os resultados descritos na pesquisa contribuem para uma maior compreensão sobre a evolução histórica do tema e indica caminhos para os processos de avaliação da extensão, em especial para professores e coordenadores de cursos de graduação no ensino superior.Item Coping como estratégia de enfrentamento ao tecnoestresse: a ótica de professores universitários das modalidades presencial e EaD(Universidade Metodista de São Paulo, 2024-12-10) ALMEIDA, Ari Ricardo de; ANDRÉ, Cláudio FernandoAs Tecnologias da Informação e Comunicação em todas as atividades profissionais são cada vez cada vez mais preponderantes na vida e no trabalho da sociedade contemporânea. A expansão do uso da tecnologia permeia diferentes áreas e profissões, desencadeando a necessidade de mais conhecimento sobre suas aplicações. Partindo destes pressupostos e considerando que, na Educação, a pandemia provocada pelo vírus Sars-cov-2 intensificou a aplicação da tecnologia, mas também gerou consequências como o tecnoestresse, esta tese teve como objetivo geral investigar os efeitos das estratégias de coping sobre o tecnoestresse em professores que atuam no ensino superior, tanto na modalidade presencial como a distância. Como objetivos específicos, a pesquisa buscou apresentar a conceituação e relacionamento do Coping e do Tecnoestresse; explorar o grau de estresse causado pela tecnologia da informação em professores do ensino superior; explorar as estratégias de coping como um fator antecedente ao tecnoestresse nos professores entrevistados. A justificativa para este estudo vai ao encontro da motivação provocada pela oportunidade de podermos contribuir com o desenvolvimento de ações que possam minimizar o tecnoestresse percebido entre docentes e suas estratégias de enfrentamento a esse problema. Nesse contexto, foi realizada uma revisão de estudos anteriores entre os anos de 2020 e 2023 nas bibliotecas virtuais: Banco de Teses e Dissertações da Universidade Metodista de São Paulo; Catálogo de Teses e Dissertações da Capes; Plataformas Scielo e Google Acadêmico. Assim, esta investigação procurou responder às seguintes questões: “Qual a percepção dos docentes que atuam no ensino superior sobre o estresse ocasionado pela tecnologia da informação? As estratégias de coping influenciam o tecnoestresse sofrido por professores da educação superior? Professores que atuam no ensino superior aplicam estratégias de coping para mitigar o estresse causado pela tecnologia?” Trata-se, pois, de uma pesquisa de abordagem qualitativa e quantitativa. A pesquisa qualitativa, de cunho exploratório, foi desenvolvida por meio de um estudo de caso, cujos procedimentos metodológicos envolvem observações e registro de campo, com questionários e entrevistas com professores de uma universidade privada do Grande ABC. A pesquisa quantitativa fundamenta-se em uma abordagem de investigação com corte transversal único. O referencial teórico utilizado tem como base principalmente autores da área da Tecnologia, da Educação e da Psicologia. A investigação possibilitou evidenciar que os professores percebem o estresse causado pela tecnologia da informação em suas dimensões como tecnoincerteza, tecnoinsegurança e tecnocomplexidade. Quanto à pesquisa quantitativa, existem evidências de que as dimensões de coping, aceitação de responsabilidade e reavaliação positiva foram identificadas na pesquisa como fatores que diminuíram o tecnoestresse percebido pelos docentes.Item Desafios, perspectivas e saberes necessários à docência contemporânea do direito(Universidade Metodista de São Paulo, 2023-12-11) SOUZA, Claudete de; ANDRÉ, Cláudio FernandoO objetivo geral desta tese é investigar o conhecimento sobre aspectos didáticos e pedagógicos do professor de Direito do século XXI, considerando conceitos, recursos, influências e perspectivas que envolvem as tecnologias digitais conhecidas por seu corpo discente. Justificou-se o estudo pelo fato de grande parte dos professores universitários deste segmento ainda se opor a operar as TDIC (tecnologias da informação e comunicação) em suas aulas, o que dificulta a comunicação com o alunado que tem nas ferramentas tecnológicas seu modus vivendi. Soma-se o fato de o professor do Direito não receber, na formação acadêmica, conhecimento didático-pedagógico, o que dificulta a empatia necessária à ensinagem. Encontramos motivação em empreender este estudo pela oportunidade em discutir sobre os benefícios que as práticas pedagógicas utilizando as TIDC agregam na empatia entre docente e aluno. A investigação respondeu à questão problematizadora: “A Pandemia Covid-19, ao impor ao professor de Direito a utilização das ferramentas que tornaram possível o ensino remoto emergencial, pôde ser entendida como uma oportunidade à sua formação continuada”. A metodologia de pesquisa científica é de natureza qualitativa, espécie estudo de caso, método indutivo, de natureza exploratória-descritiva, tendo como base a pesquisa bibliográfica. Como corpus foram aplicados questionário Google Forms com respondência virtual pelos 17 professores do Curso de Direito de uma Universidade do Grande ABC; em uma segunda fase, foi realizada entrevista pessoal com os nove respondentes do questionário Forms. A revisão de estudos anteriores, entre os anos de 2020-2022, foi realizada nas bibliotecas virtuais: Banco de Teses e Dissertações da Universidade Metodista de São Paulo; Catálogo de Teses e Dissertações da Capes; Plataformas Scielo e Google Acadêmico. Dá sustentação à pesquisa o arcabouço teórico das áreas da educação, pedagogia, direito, sociologia e tecnologias: Freire, 1997; Masetto, 2000 a 2021; Senhoras, 2020; Fior e Martins, 2020; Harasim, 2015; Tavares et al, 2020; Frazão e Mulholland, 2019, Pimenta e Anastasiou, 2014, entre outros. Os resultados confirmam o proposto como objetivo principal: (i) são essenciais os conhecimentos didáticos-pedagógicos aos docentes dos cursos de Direito, visando alcançar o objetivo de educação qualificada e pertinente ao século XXI. Também, (ii) que a pandemia Covid-19 surtiu um aspecto positivo dentro do caos imposto ao mundo, ao exigir do professor de Direito a ruptura com alguns de seus paradigmas, com a consequente e compulsória utilização dos aparatos e plataformas que viabilizaram as aulas remotas e a continuidade de sua formação, fato que não foi aproveitado por todos aqueles que tiveram essa possibilidade. Ainda, (iii) a empatia professor-aluno é mais facilmente alcançada quando o docente utiliza, em suas práticas pedagógicas no ensino do Direito, artefatos tecnológicos com os quais o corpo discente, nativo do século XXI, habitualmente interage.Item Formação de gestores educacionais para o ensino superior: um experimento com frameworks ágeis(Universidade Metodista de São Paulo, 2023-12-06) SANTOS, Marcelo dos; ANDRÉ, Cláudio FernandoConsiderando a importância da gestão educacional com mais eficiência e eficácia na potencialização do aumento da qualidade na educação do país e estabelecendo um paralelo com a ciência social da administração, esta pesquisa aborda possibilidade de utilização de recursos para o atingimento de objetivos comuns. A partir da evolução de técnicas de gestão com origem em outras áreas e trazidas para a gestão educacional, considera-se que se pode melhorar a formação e a capacidade do gestor educacional frente aos desafios de um mundo denominado BANI (Brittle, Anxious, Nonlinear, Incomprehensible), que em tradução livre denomina um mundo Frágil, Ansioso, Não linear e Incompreensível. Frameworks Ágeis como o Design Thinking, Kanban, Scrum, Liderança Antifrágil e OKR (Objectives Key Results) auxiliam em um melhor acompanhamento e aplicação de ações corretivas no curso do Planejamento Operacional e Planejamento Estratégico. Assim, em relação à finalidade deste estudo, tem-se como objetivo geral explorar a sensibidade de formação de gestores acadêmicos para a adoção dos Frameworks Ágeis como forma de lidar com o mundo BANI, na intenção de responder à inquietação deste estudo de como a formação de gestores educacionais em Frameworks Ágeis pode contribuir para a melhoria da construção do Projeto Pedagógico Institucional (PPI), Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e Projeto Pedagógico de Curso (PPC), como documentos essenciais e norteadores das ações nas Instituições de Ensino Superior (IES). Entre os principais autores que fundamentam as discussões encontram-se Lücky (2009), Libâneo (2008); Paro (1999), Schwaber (2017); Sutherland (2020), Ritchie e Lewis (2003), Ritchie e Spencer (1994). Para realizar esta pesquisa a metodologia utilizada foi a pesquisa exploratória, visando entender a dinâmica de gestores de IES, por meio de questionários online (quantitativos) e entrevistas (qualitativas). A ferramenta utilizada para a análise de dados foi a Framework Analisys, com fundamento na teoria de Ritchie e Spencer (1994). O estudo possibilitou inferir que, na atualidade complexa em que vivemos, existe sensibilidade e espaço para a utilização de ferramentas ágeis de planejamento e execução, pelos gestores educacionais, nas operações das Instituições de Ensino Superior, na construção de documentos complexos de curto e médio prazos, como o PPC, e longo prazo, como o PDI e PPI.Item Governança multinível e capacidade estatal na implementação do Plano Nacional de Educação 2014-2024: a percepção de gestores estaduais(Universidade Metodista de São Paulo, 2024-12-03) MENDES, João Mourão; ANDRÉ, Cláudio FernandoEsta pesquisa tem como objetivo avaliar, de forma indireta, as capacidades estatal administrativa e de governança multinível do Ministério da Educação (MEC) para exercer o seu papel legal de coordenador da política educacional brasileira, sobretudo no que tange à implementação do Plano Nacional de Educação (PNE) vigente, inicialmente , no decênio 2014-2024. Tal empreitada se justifica porque a execução deste Plano fechou o decênio com apenas 63,7%, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP, 2024) e 45,1% conforme o Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (IPEA, 2023). Além disso, fontes públicas integrantes do próprio Ministério já indicaram a necessidade de aprimoramento da articulação e da colaboração entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, o que é fundamental dado o desenho tripartite das responsabilidades públicas nessa política pública. Sendo assim, buscar-se-á responder a seguinte questão: Considerando o nível de execução do PNE 2014-2024, da força de trabalho corrente do MEC, dos referenciais teóricos adotados e da percepção de Secretários(as) de Estado da educação, esse Ministério possui as capacidades estatal administrativa e de governança suficientes para exercer a coordenação nacional da política educacional? O fator-chave para analisar a capacidade administrativa será a existência (ou não) de carreiras especializadas em políticas públicas ou educação, com pessoal estável e contratado mediante concurso público na sede do Ministério, bem como nas suas principais autarquias diretamente ligadas à implementação das metas do PNE. No caso da capacidade de governança, a análise se desenvolverá a partir da percepção de Secretários(as) de Estado da Educação que responderam a um questionário aplicado por órgão público responsável por avaliação de políticas públicas, mediante expressa autorização. Para tanto, desenhou-se uma pesquisa descritiva, com abordagem metodológica qualitativa, procedendo-se à análise de dados com estatística descritiva e análise documental. Dentre os principais achados, concluiu-se que: apenas 13,5% dos servidores da sede do Ministério são oriundos de carreiras especializadas e de nível superior, resultando numa baixa capacidade de execução; a Rede de Assistência Técnica criada para apoiar Estados e Municípios na gestão do PNE foi descontinuada pelo governo federal a partir de 2019, prejudicando sobremaneira a implementação do Plano; e a Instância Permanente de Negociação e Cooperação entre a União, os Estados/Distrito Federal e os Municípios, principal mecanismo de governança multinível instituída pelo PNE, somente foi implantada em 2019.Item O desenvolvimento das competências socioemocionais na educação profissional(Universidade Metodista de São Paulo, 2024-11-27) BALSAMO, Simone; ANDRÉ, Cláudio FernandoEsta tese de doutorado analisou o desenvolvimento das competências socioemocionais, especificamente nos cursos de educação profissional. A proposta foi confrontar os impactos na convivência escolar com o incremento das competências socioemocionais, observando mudanças geradas para a transformação social, relacionadas à formação pessoal e à profissional para a atuação no mercado de trabalho. Procurou-se respostas à questão: De que forma as competências socioemocionais podem impactar o processo de ensino-aprendizagem nos cursos de nível técnico da educação profissional? Foi desenvolvida uma pesquisa de natureza qualitativa e exploratória, não mensurável, mas que se aprofunda em estudar grupos sociais, segundo as concepções metodológicas de Bogdan e Biklen, Gil, Lakatos e Marconi, Minayo e Szymanski, Almeida e Prandini, para a construção dos instrumentos de pesquisa: a transcrição e a análise do conteúdo das entrevistas. Como embasamento teórico, foram estudados os autores: Perrenoud, que aborda sobre as competências e habilidades nas escolas; Piaget e Vygotsky, nos temas de relações e interação social, dando luz e completando esse contexto sobre convivência escolar. Com relação aos resultados obtidos, constata-se que ao trabalhar com as competências socioemocionais, há uma convivência escolar mais harmoniosa, acolhedora e empática, pois os estudantes interagem socialmente melhor em sua formação na educação profissional. Com a intensificação do desenvolvimento das competências socioemocionais durante os cursos de educação profissional, o processo de ensino-aprendizagem agrega valores sociais e há uma preferência na empregabilidade dos discentes formados com as competências específicas, abordando também as soft skills (habilidades interpessoais).Item Projeto de vida de professores da educação profissional: trajetórias e formação docente(Universidade Metodista de São Paulo, 2024-01-23) ALEXANDRE, Kethi Cristina do Rosário Squecola; ANDRÉ, Cláudio FernandoO desenvolvimento profissional é resultado de várias dimensões e de diversos contextos, os quais são vivenciados durante a trajetória docente. Neste sentido, o Projeto de Vida é compreendido nesta pesquisa como uma das dimensões presentes na vida dos indivíduos e que pode determinar propósitos, atitudes, rupturas e continuidades da história de cada um. Diante deste contexto, o trabalho tem como propósito levantar e analisar quais impactos do Projeto de Vida de professores da Educação Profissional do Ensino Médio Integrado ao Técnico em Agropecuária. Para isso, partimos da hipótese de que os docentes desta categoria de ensino não possuem formação pedagógica (licenciatura), uma vez que compreendem a formação profissional como estritamente técnica, fato que pode inviabilizar formações continuadas na área da educação. Desse modo, o trabalho tem como objetivos específicos: caracterizar o perfil sociodemográfico dos professores, mapear e refletir sobre as concepções que estes profissionais possuem sobre Projeto de Vida e compreender em que medida os projetos de vida dos participantes impactam na formação continuada de professores. Para tanto, a metodologia utilizada consiste em uma pesquisa exploratória e descritiva com abordagem qualitativa, uma vez que se busca descrever o contexto em que os participantes estão inseridos, suas atuações e possíveis percepções acerca de seus próprios projetos de vida; e, qualitativo, por buscar responder a questões subjetivas dos Projetos de Vida. O quadro teórico utilizado considerou estudos sobre Projeto de Vida de Damon (2009), Araújo e Pinheiro (2020), Danza (2019) e D´Aurea Tardelli (2006,2009), articulados com a temática formação de professores por meio de investigações de Alves (2017), Machado (2010), Trizon (2015) e Dubar (2005). Como principais contruições, a pesquisa evidenciou que os Projetos de Vida estão diretamente articulados com a experiência afetiva dos professores, o autocuidado e a constante ressignificação de objetivos e sentimentos durante as trajetórias vivenciadas. No campo educacional, destaca-se a relação Projeto de Vida com premissas éticas, afetivas; além de liberdade de escolha e construção dos vários percursos dos sujeitos, que integram seus projetos pessoais a um projeto coletivo maior.