Programa de Pós-Graduação em Educação
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Item Ensino do direito ambiental: uma análise das matrizes curriculares dos melhores cursos de direito regionais do Brasil(Universidade Metodista de São Paulo, 2019-03-25) BARILLARI, Patrícia Regina de Moraes; COELHO, Patrícia Margarida Farias; FERREIRA, António GomesA formação do profissional do Direito tem sido bastante discutida nos últimos anos, dada a sua feição estritamente tecnicista, em detrimento da formação humanística que deveria carrear o ensino jurídico. As matrizes curriculares dos cursos de Direito precisam acompanhar as profundas transformações sociais que trouxeram implicações ao ordenamemento jurídico brasileiro vigente. O objetivo deste trabalho é, assim, investigar as principais transformações do Direito, com especial atenção sobre aquelas desencadeadas pela Globalização, suas demandas educacionais e formativas, considerando, ainda, os problemas ambientais dela decorrentes e a necessidade de um ensino jurídico humanizador e sustentável, recaindo, inevitavelmente, no debate acerca do papel do professor de Direito nesse contexto. Neste estudo, parte-se da hipótese de que o Direito pode contribuir para a formação de cidadãos críticos e reflexivos, comprometidos com o meio ambiente no qual estão inseridos, de forma a gerar a emancipação dos sujeitos. Pretende-se, a partir disso, examinar o ensino jurídico de forma geral e específica, no tocante ao Direito Ambiental, nas melhores faculdades de Direito regionais do Brasil. O corpus selecionado para este estudo é composto pelas matrizes curriculares de cinco cursos de Direito de universidades públicas, sendo escolhida uma instituição pública por cada região do país. O critério de seleção utilizado foi a classificação no “Ranking Universitário Folha”, organizado pelo Instituto Datafolha e realizado em 2018. O presente trabalho tem, por metodologia, uma abordagem crítico-dialética, sob a ótica da Teoria Crítica do Direito. A base teórica desenvolvida é interdisciplinar, porque abriga, além do Direito e da Sociologia do Direito, diferentes áreas do conhecimento, desde a Educação, Sociologia e Filosofia, até os teóricos da Comunicação, dentre outras – respeitando a epistemologia de cada uma dessas disciplinas. O percurso de análise deste trabalho foi dividido em três capítulos. Na introdução, apresentamos a nossa trajetória, explicitamos o objeto, os objetivos gerais e específicos, o corpus e a fundamentação teórica desta tese. No primeiro capítulo, discutimos as transformações sociais e do Direito, o tema Globalização e suas interfaces com o Direito, as problemáticas em relação ao meio ambiente e os avanços do Direito Ambiental nas últimas décadas. O segundo capítulo aborda o papel do professor de Direito na formação do aluno. No terceiro capítulo, contextualizamos as cinco instituições de ensino superior escolhidas e seus respectivos cursos de Direito. Depois, analisamos cada uma das matrizes curriculares e problematizamos o quanto o ensino e a aprendizagem do Direito Ambiental estão em evidência, ou não, nas instituições. Em seguida, apresentamos nossas considerações finais, retomando os objetivos e verificando quais são as contribuições da tese para a área da Educação e do Direito. Os resultados alcançados demonstraram que o ensino jurídico no Brasil, nos casos analisados, ainda está muito aquém de oferecer aos alunos uma formação que os capacite a atuar e interagir no mundo globalizado, considerando uma perspectiva sustentável e crítica da interação homem e meio ambiente. Por outro lado, constatou-se que há uma preocupação, por parte das instituições de ensino pesquisadas, em alinhar as matrizes curriculares às novas demandas da sociedade global. Constatou-se, ainda, que as disciplinas voltadas para o estudo do Direito Ambiental perfazem apenas uma média de 5,8% das matrizes curriculares dos cursos de Direito pesquisados, ao longo de todo o curso, não obstante a sua importância social.Item Programa licenciaturas internacionais: impactos na formação de docentes para a educação básica(Universidade Metodista de São Paulo, 2019-03-28) PESSONI, Rosemeire Aparecida Bom; AZEVEDO, Adriana Barroso dePolíticas públicas têm seu assento nas democracias porque se relacionam com os arranjos institucionais de governos e as condições adequadas que se tornaram necessárias para promover a governabilidade. Assim, a política educacional interage com os projetos nacionais de desenvolvimento e com as demandas da sociedade organizada. É nesse contexto tendo como tema central a Educação Superior (ES), com enfoque nas políticas públicas de fomento à formação docente que essa tese foi desenvolvida. Dentro desse aspecto, o trabalho tem como recorte a análise do Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI) das Edições I a V (2010 a 2014), que contaram com o fomento da CAPES e, mais especificamente das Edições I e II (2010 e 2011), com a participação dos bolsistas da Universidade Metodista de São Paulo. O principal objetivo foi identificar sob que aspectos a participação no PLI contribuiu para melhorar a qualificação dos estudantes de graduação em licenciatura e a aumentar a valorização da carreira docente. A fundamentação teórica sobre globalização e a internacionalização do ensino superior e o aumento da mobilidade estudantil foi baseada principalmente nos seguintes autores: Altbach e Knight (2007); Contel e Lima (2007); Fonseca, Esteves e Iorio (2015); Gacel-Ávila (2005); Knight (2003, 2005, 2011); Lima e Maranhão (2009, 2011); Morosini (2006, 2014) e Stallivieri (2009, 2017). A fundamentação teórica que aborda o histórico do ES no Brasil foi baseada nos trabalhos de Cury (2010); Marinho, Polidori e Ono (2012); Nunes (2007) e Schwartzman (2015). O método de estudo de caso (YIN, 2001) constitui-se na estratégia elencada nesta pesquisa, uma vez que investiga o fato em sua temporaneidade, no âmbito da vida real, preservando suas características e significados. Com o objetivo aprofundar a análise, foi realizada a construção da trajetória institucional do PLI na Universidade Metodista de São Paulo, buscando acompanhar as diferentes fases do programa, desde sua concepção, formulação e implementação até a sua operacionalização final. Buscou-se também conhecer suas fases por meio de entrevistas semiestruturadas com os atores institucionais envolvidos nos diferentes níveis hierárquicos (coordenadores de curso e professores) e com os estudantes, foco principal do trabalho. O PLI, como um programa de mobilidade internacional direcionado exclusivamente aos estudantes de licenciatura trouxe uma valorização da área por igualar a possibilidade do intercâmbio antes voltadas aos estudantes de bacharelado, a exemplo do Ciências sem Fronteiras (CsF). Os bolsistas foram unânimes em apontar o crescimento e a maturidade que obtiveram com a vivência em outro país e com o programa de mobilidade. Fato também ressaltado pelos gestores (coordenadores e professor) entrevistados. O mesmo não se verificou com relação à formação acadêmica, não se percebeu uma diferença expressiva entre os conteúdos abordados nas disciplinas cursadas em Portugal e no Brasil.Item Educar sem (De)Formar: contribuições foucaultias para a filosofia da educação(Universidade Metodista de São Paulo, 2020-03-05) MANTOVANI, José Pascoal; FURLIN, MarceloO foco deste trabalho é relacionar a Filosofia de Michel Foucault com o tema da Educação. A hipótese desta tese é: para compreender a constituição da subjetividade do sujeito é necessário revisitar narrativas do cotidiano de personagens que vivenciam o fenômeno Educação. Tais narrativas auxiliam na percepção dos traços deformativos inerentes a Educação contemporânea, bem como seus desdobramentos e intencionalidades ao que se refere ao ato formativo. Apresenta-se narrativas de discentes e docentes com o intuito de compreender o impacto da Educação nesta atividade constitutiva. Aferiu-se a necessidade da desconstrução de subjetividades, a fim de que outra subjetividade do ser se viabilize. O método que acompanhou esta tese foi o pós-estruturalismo e o materialismo histórico dialético. Como referências bibliográficas, contou-se com os textos de Foucault, além dos comentários de Castro, Veiga-Neto, Deleuze, Gutting, Bakthin entre outros. Esta pesquisa foi fracionado em quatro temas, mas, para fins didáticos, dividida em cinco seções: o primeiro capítulo trata do conceito Educação; a segunda e terceira seção tratam dos domínios foucaultianos; a quarta seção apresenta a teoria narrativa que auxiliará na hermenêutica nas narrativas; na quinta e última seção, busca-se a dialética entre a filosofia de Foucault, a teoria narrativa e as narrativas das personagens que corroboraram com este trabalho. A peroração desta investigação circula no duplo formativo/deformativo presente no impacto da educação na constituição da subjetividade. A tese defendida é que o papel deformativo da educação contemporânea está comprometida com elementos relativos ao sujeito e não a formação e constituição do ser. A expectativa é que o desfecho desta tese auxilie na interpretação e articulação da filosofia de Foucault com o tema da educação, além de contribuir para futuras pesquisas no campo da Filosofia da Educação e Formação de Educadores.Item Aplicações dos princípios da justiça restaurativa à mediação escolar(Universidade Metodista de São Paulo, 2020-03-10) CANDIDO, Valéria Bressan; FURLIN, MarceloSolucionar conflitos vem sendo, ao longo da história da humanidade, uma busca incessante. Esta pesquisa teve como objetivo analisar como a aplicação dos princípios da Justiça Restaurativa na Mediação Escolar pode ser uma maneira eficaz para as soluções dos conflitos existentes nesse ambiente. Por meio de um comparativo teórico filosófico, entre os quais destaco: Leoberto Brancher (2006); Kay Pranis (2010); Howard Zehr (2008, 2012); Niklas Luhmann (2016) e Bakhtin (2009, 2012), e de trabalhos que começam a surgir sobre o tema, buscou-se construir um ambiente seguro para a observação da atuação de professores, mediadores e profissionais da educação e de diversos saberes que trabalham, de forma interdisciplinar, amenizando os danos causados aos atores envolvidos em lides e conflitos escolares. Os participantes da pesquisa foram professores, mediadores escolares, diretores de escola, coordenadores pedagógicos, alunos, funcionários da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e um promotor de justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo, que atua diretamente no estudo dos problemas da educação do estado. Ao cotejar as experiencias observadas durante a pesquisa dentro do território nacional com as experiencias internacionais trazidas à colação, pudemos alcançarb resultados reveladores que, embora ainda tímida, a mediação escolar, quando aliada aos princípios restaurativos, podem produzir soluções satisfatórias aos conflitos, trazendo aos envolvidos a sensação de pertencimento dos jovens e adolescentes no universo escolar. Os dados demostraram que este tipo de política pública é importante e que pode trazer a médio e curto prazo resultados positivos: melhora da qualidade das relações humanas, empoderamento social e satisfação pessoal, no entanto, muito há que se fazer para a busca da pacificação escolar.Item ProUni como via de acesso à educação superior: entre a democratização e a expansão do ensino privado(Universidade Metodista de São Paulo, 2020-06-08) PRADO, Marciano do; FURLIN, MarceloA pesquisa apresenta uma análise do Programa Universidade para Todos (PROUNI), uma das políticas de acesso ao ensino superior, implementada a partir do ano de 2005, no Brasil. A justificativa dessa investigação decorre da premissa assumida pelo Prouni de democratizar a educação superior por meio da concessão de bolsas de estudos integrais e parciais em instituições privadas de ensino. Procura-se responder a seguinte questão: de que maneira o Prouni buscou promover a democratização do ensino superior no Brasil? Considera-se a hipótese que o Prouni pode ser compreendido pelo viés da política de conciliação de classes, no qual diferentes interesses são atendidos com sua implementação: tanto o setor da educação privada lucrativa, assim como o das classes subalternas que veem em um governo de base popular a oportunidade de acesso à direitos educacionais que até então lhes foram negados. Esta pesquisa fundamenta-se em uma metodologia de natureza qualitativa, a partir de análise descritiva, documental e bibliográfica, propõe se debruçar sobre os documentos que constituíram a Lei 11.096 de janeiro de 2005, discutindo as principais mudanças ocorridas em seu projeto, a partir das forças e grupos sociais que atuaram em seu processo de aprovação. Seguindo pela análise de críticas que apontam as principais deficiências desse programa, na qual identifica-se como um mecanismo de transferência indireta de recursos públicos para o setor privado. Considera-se o conceito liberal de cidadania como possibilidade de participação e integração nas estruturas sociais na perspectiva de Thomas Marshall, embora identifique limites de construção desses ideais no contexto da sociedade capitalista, principalmente na conjuntura neoliberal. Pondera- se sobre o acesso a educação como fundamento para ampliação dos direitos de cidadania, na perspectiva de Anísio Teixeira e Antônio Cunha. A pesquisa orienta-se a partir do materialismo histórico e dialético gramsciano, considerando possibilidades de brechas nas estruturas do capitalismo como oportunidades de transformações sociais através da construção do consenso. A análise do desenvolvimento e resultados do Prouni foi conduzida pela reunião de dados oficiais e índices de pesquisas que destacam impactos, mudanças e limites identificados nessa política de acesso ao ensino superior, e concluiu que o Prouni caracteriza-se como uma política de conciliação de classes.Item Percepções docentes sobre o uso de games e gamificação no ensino superior: desafios e possibilidades(Universidade Metodista de São Paulo, 2020-09-18) SZABÓ JÚNIOR, Adalberto Mohai; ANDRÉ, Claudio FernandoEsta pesquisa tem como objetivo geral analisar a inserção da gamificação no currículo do ensino superior, levando-se em consideração os seus desafios e possibilidades. O que justifica este estudo, do ponto de vista acadêmico, é o fato de que, embora o número de publicações que versam sobre o tema deste trabalho tenha crescido exponencialmente, nos últimos anos, o que foi evidenciado durante o mapeamento realizado em diferentes fontes, tendo como referência o período compreendido entre 2015 e 2020, ainda existem docentes que podem não estar utilizando tais conceitos em suas aulas por não saberem de que forma possam ser incorporados. Esta pesquisa busca responder a seguinte questão problematizadora: de que forma os games e a gamificação podem fomentar o engajamento dos alunos do ensino superior? Este estudo leva em consideração a impressão de que os games e a gamificação podem ser usados para promover o engajamento dos alunos, colocando-os na condição de agentes ativos. Optamos pela metodologia da pesquisa de campo, de natureza qualitativa, do tipo exploratória, com base em dados bibliográficos, registros fotográficos, entrevistas e questionários. Para a revisão de estudos anteriores, consideramos o período de 2015 a 2018 de dissertações e teses do Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do Banco de Teses e Dissertações da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). O referencial teórico que sustenta este trabalho é, entre outros, o conceito de game (HUIZINGA, 2000; MCGONIGAL, 2012 e CAILLOIS, 2017) e de gamificação (BURKE, 2015; ALVES, 2015 e BOLLER e KAPP, 2018). O contexto da pesquisa envolve professores e alunos de uma instituição de ensino superior particular e, dentre os resultados encontrados, destaca-se a identificação das práticas de gamificação, respeitando-se as especificidades de cada circunstância, bem como os seus desafios e possibilidades.Item Vinte anos à deriva: neoliberalismo, darwinismo pedagógico e políticas públicas nas escolas da rede pública paulista (1998-2018)(Universidade Metodista de São Paulo, 2020-10-09) MORAIS JUNIOR, Vicente de Paulo; ANDRÉ, Claudio FernandoEsta pesquisa tem como objetivo geral desenvolver um estudo sobre os índices e resultados educacionais da rede pública paulista entre os anos de 1998 a 2018 com base no IDEB e Prova Brasil/SAEB, bem como no IDESP e SARESP, respectivamente em âmbitos nacional e estadual. O que justifica esta investigação é a constatação de que existe um conjunto significativo de pesquisas e publicações realizadas, porém há uma quantidade ínfima de análises e discussões que enveredam pelas entrelinhas desses índices e resultados educacionais, discutindo não apenas tais ilações, mas também o pano de fundo desse cenário. O que motiva a realização desta pesquisa é, numa primeira perspectiva, a combinação da vivência profissional, a qual ao longo de quinze anos proporcionou a possibilidade de conviver apenas como executor na produção de índices e resultados educacionais na escola e, numa segunda prospecção, a vivência acadêmica que oportunizou meios para, de fato, investigar essas entrelinhas e o pano de fundo daqueles mesmos dados e números. Além disso, pretende-se ainda, desenhar um novo cenário sob diferentes ângulos e perspectivas podendo assim contribuir para novas pesquisas. A presente investigação busca responder a seguinte questão problematizadora: O que as entrelinhas dos índices e resultados educacionais, tanto federal quanto estadual, podem nos revelar? Quais os fatores que influenciam e influenciaram estes dados e números? Considera-se a premissa de que a rede pública paulista, a partir de índices e resultados educacionais, está vinte anos à deriva. Optamos pela metodologia de pesquisa científica de natureza qualitativa, trilhando uma abordagem com foco na dissociação e remontagem combinada a pesquisa documental com base em índices e resultados educacionais. A revisão de estudos anteriores relacionados ao tema proposto teve foco delimitando o período entre 1998 a 2018, contemplando livros, artigos científicos, teses e dissertações, considerando pesquisas disponíveis nas seguintes bases online: a) Banco de Teses e Dissertações da CAPES e b) Google Scholar. Também foram considerados para a revisão de estudos anteriores, os artigos disponíveis na Scientific Electronic Library Online – SciELO. Os instrumentos de coleta de dados foram boletins divulgados pelo MEC, INEP e SE/SP. Os referenciais teóricos que sustentam esta investigação são os conceitos de neoliberalismo com base em um conjunto de obras de Pablo Gentili, conceitos de Darwinismo tendo como principal aporte Nélio Bizzo e políticas públicas com base em publicações do próprio autor desta pesquisa. Além disso, a análise dos índices e resultados educacionais têm como principais aportes Bernadete Gatti e Alfonso Trujillo. O mar e seus encantos irão poetizar as discussões. Os resultados obtidos até o momento, alcançaram o objetivo geral revelando que a rede pública paulista apresenta um conjunto de dados e informações relacionados aos índices e resultados educacionais, porém o pano de fundo proporciona uma determinada categoria de cegueira. Ao enveredarmos pelas entrelinhas desses dados e números, constata-se que a rede pública paulista vive e apresenta um simulacro na educação, sendo o mesmo diretamente influenciado por um pano de fundo composto por: neoliberalismo, darwinismo pedagógico e por um “assustador” movimento das políticas públicas. O produto deste movimento foi a constatação que a rede pública paulista está vinte anos à deriva.Item Gente é para brilhar: uma proposta de educação, extensão universitária e intervenção empreendedora em territórios com vulnerabilidade social e econômica(Universidade Metodista de São Paulo, 2020-10-09) BERNARDES, Marco Aurelio; ANDRÉ, Claudio FernandoEsta investigação surgiu a partir do seguinte questionamento: a extensão universitária, com ênfase social, pode ativar o potencial educativo e econômico nos territórios carentes? Para responder à questão problema, foram apresentadas atividades e narrativas de participantes do projeto de extensão universitária “Gente é Para Brilhar”, da Universidade Metodista de São Paulo, idealizado com o propósito de complementar a atividade de ressocialização de pessoas em situação de rua, conduzida pela Comunidade São Padre Pio de Pieltrecina, localizada em São Bernardo do Campo, grande São Paulo. O objetivo geral da pesquisa foi investigar a efetividade da articulação entre extensão universitária, educação e empreendedorismo social na implantação de uma cooperativa de trabalho formada e gerida por pessoas em situação de vulnerabilidade. Os objetivos específicos foram: avaliar o impacto e a contribuição do projeto de extensão universitária “Gente é para Brilhar”, da Universidade Metodista, na geração de oportunidades de inserção no mercado de trabalho e no desenvolvimento geral dentro do projeto conduzido pela Comunidade São Pietro de Peltricina e apresentar um protocolo que referenciasse a metodologia para a ativação do potencial econômico e social (MAPES), com vistas à sua replicabilidade em territórios de vulnerabilidade. A justificativa dessa investigação foi a carência de estudos - em programas de Stricto Sensu no Brasil - e de debates sobre o tema da extensão universitária, com ênfase na superação da pobreza e da exclusão econômica e social. Assim, foram mapeados os estudos acadêmicos relacionados a pessoas em situação de rua, considerando-se o cooperativismo, a economia solidária, a educação e o empreendedorismo social, tendo como referência o período de 2013 a 2018, analisando as possíveis contribuições desta investigação, cotejando as iniciativas práticas do referido projeto com o objetivo geral da pesquisa e com os objetivos um, quatro, oito e dez (1, 4, 8 e 10) do documento “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)” da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). A revisão de estudos anteriores relacionados contemplou o levantamento de artigos científicos, teses e dissertações, considerando pesquisas disponíveis em bases científicas online como: Universidade Metodista de São Paulo, Capes, Google Acadêmico e Sciello, entre 2013 e 2018, nos temas: educação, extensão universitária, economia solidária, cooperativismo e pessoas em situação de rua. O percurso metodológico envolveu pesquisa bibliográfica, descritiva, exploratória, com a utilização do método qualitativo do estudo de caso e a técnica da observação participante. Para a coleta de dados, foram realizadas entrevistas, com questões semiestruturadas. Posteriormente, as entrevistas foram integralmente transcritas e analisadas em categorias que consideram os objetivos da investigação e os quatro ODSs.Item Histórias de Vida: Trajetórias Formativa e Profissional de Professores Surdos(Universidade Metodista de São Paulo, 2020-11-25) ROCHA, Leliane Aparecida Castro; ANDRÉ, Claudio FernandoO presente trabalho está sendo realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001. Esta tese tem ênfase na linha de pesquisa de Formação de Professores do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Metodista de São Paulo – UMESP, tendo como objetivo principal investigar sobre a trajetória formativa e profissional de professores Surdos, na cidade de São Paulo, professores que têm como língua materna a Língua Brasileira de Sinais – Libras, tendo como referência a metodologia de pesquisa qualitativa, com abordagem da entrevista narrativa de suas histórias de vida acadêmica e profissional, nos apoiando no que revelam Clandinin & Connelly (2015), Schütze (2011), Souza (2008) e Demartini (1988). O que justifica contemplar este tema é a diversidade das discussões sobre o fracasso escolar e não o sucesso escolar das pessoas Surdas como apresentado pelos referenciais teóricos que sustentam este discurso como Ferreira-Brito (1996), Quadros (1997), Lacerda (1996, 2000), Moura (2000), Capovilla (2004), Lodi (2004), Gil (2005), Strobel (2008, 2010), Hollosi (2019) e Cunha Junior (2015) entre outros que subsidiaram nossas reflexões. O que motivou a realização desta pesquisa de natureza qualitativa, do tipo história de vida privilegiando o estudo do sistema de significados culturais de professores Surdos, seguida de diálogos e observações para compreendermos quais os caminhos trilhados pelos sujeitos em sua formação acadêmica até se profissionalizar e finalmente participar ativamente no mercado de trabalho. Assim, esta investigação procurou responder à questão problematizadora: quais as percepções que os Surdos têm sobre sua história de vida, e as suas trajetórias formativas e profissionais em interface com as facilidades e/ou dificuldades desse processo? Os resultados esperados com esta pesquisa são de dar ‘voz’ aos protagonistas, e verificar as representações construídas pelas entrevistas narrativas de si. Com isso contribuir com os órgãos competentes da educação a continuar ou melhorar o sistema de inclusão e bilinguismo, e ao mesmo tempo fortalecer a comunidade Surda e seu lema “Nada sobre nós, sem nós”.Item Movimentos da profissionalização docente: desenvolvimento profissional em entrevistas narrativas(Universidade Metodista de São Paulo, 2020-12-01) MUNARI, Keiti de Barros; ANDRÉ, Claudio FernandoAo nos referirmos à docência como profissão, nos deparamos com um movimento de constituição que carrega encantos e desencantos. Diante desse contexto, justificamos nossas intenções de pesquisa pelas inquietações geradas ao tentar compreender como se dá o movimento da profissionalização docente, considerando o desenvolvimento profissional de quem decide manter-se em exercício na Educação. Objetivamos, desse modo, ampliar compreensões acerca do ser e do estar na profissão, por meio das percepções de quatro professoras que viveram, e vivem a docência. É nosso objetivo elucidar os fatores de permanência na profissão, refletindo sobre as trajetórias docentes. Buscamos respostas para a questão: Como as professoras têm percebido a constituição da própria profissionalização docente, frente a suas trajetórias profissionais? Com abordagem qualitativa, fizemos uso do método de entrevista narrativa (EN) para pensar os casos de quatro professoras, que iniciaram carreira na Educação Básica e atuam no Ensino Superior privado. Do ponto de vista teórico, fundamentamos nosso estudo pela perspectiva sociológica de Maurice Tardif e Richard Wittorski. Procuramos estabelecer diálogos entre profissão e profissionalização, levando em consideração o desenvolvimento da formação docente, em sua dimensão processual e constitutiva, verificável nas últimas três décadas. Como base nos resultados obtidos, constatamos que o desenvolvimento profissional das professoras pesquisadas tem sua origem antes do início da formação acadêmica formal, quando escolheram a docência, assim iniciando o movimento do ser docente à medida que viveram e vivem o Magistério, preparando-se para o estar na profissão. Nossas reflexões estão embasadas por dois eixos que denominamos motivacionais: a) fatores influenciáveis da esfera externa (ancorados nas relações entre pares, família e professores formadores); e b) fatores influenciáveis da esfera interna (relacionados aos encantos pessoais do ser docente). Ao narrarem suas próprias trajetórias profissionais, as professoram tomam posse do que realmente as motivam para o ser e o estar profissão. Por meio das considerações apresentadas, lançamos um novo olhar acerca do estar na profissão, e, sobretudo, a respeito de como a constituição da profissionalização pode estar engendrada por um desenvolvimento processual e ininterrupto. Nesta pesquisa, as professoras se apresentam assumindo o protagonismo concedido pela docência, carregando para si a certeza de estarem valorizando a educação e melhorando o seu estatuto socioprofissional, independentemente de seus desencantos. Desse modo, resta continuarmos nossos estudos acerca da constituição da profissionalização docente sob novas óticas.Item Formação em serviço no município de Juiz de Fora (2016-2018): olhares e perspectivas docentes(Universidade Metodista de São Paulo, 2021-02-18) MOZZER, Luciene Domenici; CAMPOS, Elisabete Ferreira EstevesBalizada em estudos sobre a formação de professores e professoras ao longo dos anos, a presente pesquisa, vinculada ao Grupo de Pesquisa “Políticas de Gestão Educacional e de Formação dos Profissionais da Educação”, na linha de Formação de Educadores, tem como foco a formação em serviço dos docentes do município de Juiz de Fora/MG. Os objetivos centrais da pesquisa foram mapear a programação formativa dos últimos três anos e compreender a percepção dos docentes, considerando os aspectos que contribuem para seu desenvolvimento profissional. Trata-se de pesquisa qualitativa com dados construídos a partir da análise documental, questionário e questões abertas, conforme as etapas seguintes: i) análise de documentos disponibilizados pela rede municipal sobre palestras, oficinas e cursos oferecidos aos docentes nos últimos três anos; ii) questionário encaminhado a cem docentes, por meio eletrônico, da rede municipal, contemplando escolas centrais, periféricas e rurais; iii) questões abertas com oito docentes para aprofundamento do tema. A seleção dos docentes para entrevista, além do critério de localidade da instituição, considerou a representação de todas as áreas curriculares. Os dados, nos diferentes instrumentos, em função dos objetivos da pesquisa, foram analisados em uma abordagem que compreende a educação como prática social, que considera a complexidade do processo e suas relações, em uma realidade histórico-social que é contraditória e em permanente transformação. Aportamos nosso referencial, em uma perspectiva crítico-reflexiva, embasados em autores como Pimenta, Freire, Imbernón, Nóvoa. Compreendemos a trajetória formativa do professor/a – inicial e em serviço – aliada à sua experiência profissional contribui para a construção de saberes, considerando a unidade teoria-prática, desde que sejam consideradas nos planos de formação em serviço, suas necessidades, suas expectativas, seus conhecimentos, suas experiências, sua cultura, bem como a forma como compreendem o papel da educação no contexto mais amplo. Defendemos que a formação contínua em serviço somente produzirá transformações se proporcionar uma reflexão real dos professores sobre a prática no momento atual, de forma contextualizada e teoricamente fundamentada. A pesquisa considerou que o Programa de Formação do município é uma importante ação das políticas públicas de formação em serviço e com muitos pontos positivos, seja pela diversidade de temáticas, seja pelo longo período em que vem se mantendo como compromisso com a educação pública municipal. Nesse processo formativo da SME, o desafio é promover a construção dos saberes docente a partir da significação social da profissão; da constante revisão dos significados sociais, da percepção do professor enquanto ator e autor, concedendo à atividade docente seus valores, de maneira a respeitar o seu modo de situar-se no mundo, de sua história de vida, suas representações, de seus saberes, suas relações com os outros, nas escolas nas quais o professor está inserido. A pesquisa apontou para a necessidade de repensar as políticas de formação contínua no município, uma vez que fatores como a falta de tempo, de adequação da temática e dissociação da teoria/prática emergiram ao longo do processo, indicando mudanças necessárias no programa de formação.Item Engenharia, docência e discência: narrativas sobre avaliação(Universidade Metodista de São Paulo, 2021-04-05) MATTA, Eduardo Nadaleto da; FURLIN, MarceloO professor do século XXI não é mais aquele que ensina, é um profissional que deve estar em constante busca por recursos para intermediar o aprendizado e despertar o interesse de seus alunos. A educação do século XXI não é similar à do século passado devido às mudanças culturais pelas quais o mundo passou, estando dedicada à aprendizagem e não ao ensino. Notadamente, a pedagogia adotada nos cursos de Engenharia está inadequada à aprendizagem dos educandos. A partir dessas considerações, o problema desta investigação é: “Considerando que os alunos de um curso de Engenharia chegam à universidade trazendo novas e diferenciadas experiências educacionais, deve-se continuar avaliando-os tal como se avaliava no sistema de ensino tradicional?”. Para este estudo, foi utilizada a pesquisa narrativa com o objetivo de investigar, sob a ótica do professor e do aluno, em suas narrativas, algumas ideias sobre o processo de avaliação atual de uma Instituição de Ensino Superior da região do grande ABC paulista. Conforme apontado por Clandinin e Connelly (2011), a pesquisa narrativa deve ser entendida como uma forma de compreender a experiência humana, uma vez que estuda histórias vividas e contadas, tendo como base a reconstrução de acontecimentos sociais a partir do ponto de vista do entrevistado, sendo a finalidade da entrevista colher e ouvir, em sua singularidade, a fala de uma pessoa em um momento específico de sua existência e de sua experiência. A partir das entrevistas, notou-se a necessidade do desenvolvimento de um processo avaliativo que supere o modelo de avaliação classificatória e autoritária, convertendo-a em instrumento de aprendizagem. A avaliação, que deve ter uma função diagnóstica para auxiliar cada educando no seu processo de crescimento para a autonomia, deve preocupar-se com o processo de apropriação dos saberes, pelo aluno, mediados pela intervenção ativa do professor. Segundo Anastasiou e Alves (2007), a avaliação, normalmente centrada no professor e realizada no final das disciplinas, precisa ser centrada no aluno e na aprendizagem como parte integrada do currículo, tirando o aluno do papel passivo, reforçando o papel formador da avaliação. Em seus trabalhos, Luckesi e Chaves (2000, 2001) lembraram que o ato de avaliar implica a disposição de acolher e libertar, sendo uma importante ferramenta à disposição dos professores para alcançar o principal objetivo da escola: fazer com que os estudantes evoluam. Assim, a melhoria no processo de ensino-aprendizagem depende de uma reestruturação, principalmente no que diz respeito à avaliação, bem como o desenvolvimento de novas habilidades por parte do corpo docente. A partir da escuta sensível de professores e alunos e dos desafios da Engenharia para o século XXI, que impõem mudanças necessárias na formação dos engenheiros, este trabalho propõe uma trilha de formação docente em avaliação que busca transformar a avaliação em um instrumento de aprendizagem e, ao mesmo tempo, em um instrumento de reflexão e tomada de consciência do desenvolvimento acerca do processo de ensino e aprendizagem.Item Possibilidades da formação escolar do agente político eleito à luz da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)(Universidade Metodista de São Paulo, 2021-08-12) VIEIRA JUNIOR, Antonio José; VIEIRA, Almir MartinsEsta pesquisa foi originada a partir dos seguintes questionamentos: Seria possível afirmar que uma preparação, em termos de uma educação formal básica, para o agente político eleito poderia contribuir para o aprimoramento das soluções para questões ligadas à gestão pública? E, sendo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) o atual documento norteador da Educação Básica no Brasil, ela poderia oportunizar uma preparação básica a este gestor? Para responder a estes questionamentos, foram mapeadas, em estudos e legislações, as competências necessárias ao agente político eleito para desempenhar bem seu papel de gestor público, e as relações entre estas competências e as competências propostas pela BNCC, mais especificamente, as descritas no quadro das 10 competências gerais e nos quadros de competências específicas dos nove componentes curriculares que compõem o Ensino Fundamental (EF): Língua Portuguesa, Arte, Educação Física, Língua Inglesa, Ciências da Natureza, Matemática, Geografia, História e Ensino Religioso. O objetivo geral foi identificar em que medida as competências contempladas na BNCC ofereceriam oportunidades para a preparação mínima do agente político eleito, uma vez que, atualmente, nenhum nível ou tipo de formação é exigida a este gestor, além de que seja alfabetizado, de acordo com a Constituição Federal. Os objetivos específicos delineados foram: identificar as competências do agente político para desempenhar bem seu papel de gestor público, e as relações entre estas competências e as competências propostas na BNCC; e identificar nas diretrizes a necessidade de novas políticas públicas ou mudanças nas leis que determinam a formação do agente político. Perante tais objetivos, optou-se pela abordagem qualitativa para a realização de uma pesquisa exploratória, em que foram utilizados procedimentos de pesquisa documental para a análise da BNCC. Para a interpretação dos dados, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo. Os resultados atenderam às expectativas de resposta aos questionamentos inicialmente propostos, e o leitor pesquisador poderá sentir-se provocado a se aprofundar em outras vertentes periféricas, que emergiram da discussão dos levantamentos realizados nesta investigação, tais como a formação dos agentes políticos, sendo eles eleitos ou nomeados. O pesquisador poderá ainda, incentivado por essa leitura, pesquisar sobre a reforma de legislação política e partidária, ou ainda a celeridade no julgamento pela justiça dos processos envolvendo agentes políticos eleitos no que diz respeito à maior democratização do processo eleitoral brasileiro.Item A família existente no imaginário de adolescentes contemporâneos vivências e convivências complexas na instituição escolar(Universidade Metodista de São Paulo, 2021-09-14) TAVARES, Jardinete; PETRAGLIA, Izabel CristinaA presente pesquisa busca identificar, descrever, interpretar, compreender e documentar as diferentes configurações de família existentes no imaginário de adolescentes contemporâneos, percebidas e experimentadas nas vivências e convivências estabelecidas no cotidiano escolar. Estas ações se tornam possíveis a partir do conteúdo das entrevistas com alunos matriculados em cursos de ensino médio de instituições escolares localizadas no estado do Rio de Janeiro, a saber: escolas públicas, escolas privadas particulares e privadas confessionais. Esta é uma pesquisa de natureza qualitativa descritiva que tem como base a Epistemologia da Complexidade, proposta por Edgar Morin, que favorece o uso de variadas estratégias para uma melhor compreensão dos fenômenos que se autorrevelam em seu processo natural; flexível quanto às mudanças e sensível aos novos rumos que se apresentam, sem cessar, no decorrer da realização científica. Seus princípios orientadores, para a análise do obtido no contato direto com os adolescentes, são: o sistêmico ou organizacional, o circuito retroativo, o da autonomia/dependência, o da reintrodução do conhecimento no conhecimento, o dialógico, o do circuito recursivo e o hologramático, balizadores no estudo da questão evidenciada como situação problema. Utiliza, como estratégia de pesquisa, a Fenomenografia para o mapeamento e tratamento dos dados que mostram, em análise complexa das variadas concepções, as diferentes formas que os adolescentes descrevem a família existente em seu imaginário, construído em cotidiano vivido na instituição escolar no percurso de sua educação básica. Apresenta relatório analítico detalhando progressivamente os resultados obtidos, assim como descritos nas entrevistas e em perspectiva quando avalia o seu impacto nas instituições escolares. Considera a realidade histórico-social da família de forma complementar e integrativa, com fundo explicativo do liberalismo, do neoliberalismo e do presente neoconservadorismo, cenário político-social-religioso em que se encontram os adolescentes no momento da realização das entrevistas. Acrescenta síntese do ordenamento jurídico das diversas configurações familiares existentes no Brasil e a definição das leis que as amparam. Neste panorama é que os adolescentes entrevistados apresentam a família construída em seu imaginário como sendo a matrimonial, que eles chamam de tradicional. A descrição desta configuração familiar aparece em primeiro lugar nas respostas dadas e é apresentada como composta por pai, mãe e filhos. Em seus relatos os adolescentes dizem que a instituição escolar prioriza a família matrimonial e possui a expectativa de encontrá-la nas relações que estabelece em seu cotidiano não demonstrando, em sua lide, acreditar na existência de uma família diferente. Esclarecem que é possível encontrar em algumas escolas, também, uma visão indiscriminada de família, sem nomeações ou configurações específicas, onde o esperado é que exista alguém que responda pela criança ou adolescente, o intitulado responsável, sendo esta uma forma alternativa para que a escola trabalhe com as famílias quando estas saem do seu padrão. Segundo os entrevistados a instituição escolar, do momento presente, possui uma visão idealizada das relações entre pais e filhos e assim imagina laços e relacionamentos de tal forma constituídos que não são vistos na atualidade sendo, portanto, para estes adolescentes, uma família inexistente. Os resultados da presente pesquisa bem como todos os conceitos são apresentados com inter-relações complexas que situam a instituição escolar em função educacional privilegiada quando a denominam lugar de vida. Desta forma a percebem capaz de trabalhar no ensino educativo das novas gerações de modo a favorecer a existência de relações saudáveis entre os diferentes indivíduos, situações, locais, desejos, sentimentos, aprendizagens e constituições familiares com seus variados matizes, de maneira a que as experiências vividas, individual e coletivamente, sejam compreendidas como processos naturais à existência humana.Item A (des)humanização do estudante de engenharia sob o olhar de um professor-engenheiro(Universidade Metodista de São Paulo, 2021-09-23) GOMES, Marcelo Marques; FURLIN, MarceloEste trabalho busca investigar, dentre os aspectos que interferem na formação humanista do aluno do curso de Engenharia do Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia (CEUN-IMT), as percepções desses discentes acerca da influência da graduação em Engenharia e da formação de seus professores. Nessas percepções, buscou-se ainda capturar as percepções dos impactos dessa humanização (ou a carência dela) em sua atuação como Engenheiro, contrapondo-se ou corroborando com minhas próprias percepções sobre minha formação como Engenheiro. Essas percepções foram captadas à luz dos conceitos de alta modernidade, de acordo com Bauman (2001), Giddens (2012) e Hannah Arendt (2017), e dos conceitos de contemporaneidade de Agamben (2009). Nota-se que aspectos humanos e sociais, fundamentais para o convívio em sociedade, por vezes são deixados de lado em prol de uma formação altamente tecnicista, levando o futuro profissional a um exílio do humanismo. Foram realizadas entrevistas episódicas com seis alunos, de séries diversas. Foram utilizados conceitos da Pesquisa Narrativa, conforme Clandinin e Connely (2011) e Passeggi (2011), que se mostraram, para essa investigação, uma alternativa apropriada em relação à pesquisa tradicional, sobretudo para esse tipo de aproximação, em que se pretende legitimar a voz do sujeito interlocutor. As entrevistas apontaram para deficiências na formação do professor de Engenharia, sobretudo nos aspectos humanísticos, uma vez que são Engenheiros em sua maioria e tiveram em seus professores, também Engenheiros sem formação humanística os únicos exemplos antes de abraçarem a carreira docente. Foi apontada também a pouca importância dada ao humanismo ao longo do curso, o que verificou-se como fato histórico. Ao final, é feita uma proposta de trilha de capacitação docente, composta por quatro módulos e com 12 horas de duração, a ser oferecida ao corpo docente do IMT por meio da Academia de Professores do IMT, com o objetivo de despertar no professor a reflexão sobre sua própria atuação como professor humanizador.Item Processos e práticas de alfabetização na perspectiva da educação integral: desafios na formação docente(Universidade Metodista de São Paulo, 2021-10-04) CAMPOS, Rosariane Gláucia Mendonça; CAMPOS, Elisabete Ferreira EstevesEsta pesquisa de doutoramento em educação apresenta um panorama das políticas em alfabetização, no que se refere à formação de professores/as alfabetizadores/as. Aborda as políticas nos diferentes períodos históricos, nas últimas três décadas, que declararam a intenção de enfrentar o problema de alfabetização com novas concepções, novos métodos e diretrizes, culminando com o retorno do método fônico na atual política. Definiu-se, como objetivo geral da pesquisa: identificar a compreensão dos/as formadores/as de professores/as alfabetizadores/as em relação às políticas, processos e práticas de alfabetização e suas repercussões no contexto da prática de formação docente. Como objetivos específicos, esta investigação se propõe a: i) analisar o contexto da formulação de políticas de alfabetização nos diferentes governos federais a partir dos anos de 1990; ii) identificar as repercussões das políticas e programas federais na formação docente da rede municipal de ensino de São Bernardo do Campo/SP; iii) identificar, nos discursos dos formadores da rede municipal, os entraves e possibilidades na formação docente para a constituição de práticas de alfabetização na perspectiva da educação integral, crítica e humanizadora, formulada por Paulo Freire. Com base na epistemologia do Ciclo de Políticas de Stephen Ball e seus colaboradores, serão analisadas políticas de formação de professores alfabetizadores em diferentes governos, tais como: os Parâmetros Curriculares Nacionais; Programa de Formação de Professores Alfabetizadores; Pró- Letramento; Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa; Base Nacional Comum Curricular e a atual Política Nacional de Alfabetização, com o Programa Tempo de Aprender. Em etapa posterior, procura-se compreender o contexto da prática, com as repercussões dessas políticas na formação de alfabetizadores. Foram realizadas entrevistas com três profissionais que atuaram ou ainda atuam como formadoras, com o objetivo de identificar percepções em relação às políticas, processos e práticas de alfabetização, analisando de que forma tais políticas repercutem no contexto da prática formativa. Trata-se de pesquisa de abordagem qualitativa, que pretende descrever, analisar e interpretar dados com base em autores como Paulo Freire, Emilia Ferreiro e Maria do Rosário Longo Mortatti, dentre outros que tratam do tema. Os resultados esperados com essa pesquisa permitirão identificar e divulgar o contexto da prática de formadores/as de professores/as alfabetizadores/as, verificando a maneira como podem reinterpretar e recriar as políticas e possíveis fatores que possam levar a processos e práticas de alfabetização comprometidas com a formação integral, para o exercício da cidadania participativa em uma sociedade democrática.Item STHEAM: narrativas de experiências (trans)formadoras na sala de aula no século XXI(Universidade Metodista de São Paulo, 2021-12-10) LIMA, Fabiana Anhas Barbosa; AZEVEDO, Adriana Barroso deA escola ocupa posição central na elaboração de conhecimentos, no convívio em grupo e exercício da cidadania. A pesquisa emerge de experiências desenvolvidas por docentes, discentes e equipe de gestão, realizadas em virtude de inquietações provocadas pela sala de aula contemporânea em parceria com a Universidade Metodista de São Paulo por meio do grupo de pesquisa GENTE (Grupo de Estudos e Narrativas com o uso de Tecnologia em Educação). A questão norteadora que se apresenta é “o que emerge quando docentes, discentes e gestores educacionais, com trabalhos diferenciados pedagogicamente, refletem sobre suas experiências (trans)formadoras e como ressignificam o papel da escola (aprendizagem) para o atendimento de demandas do século XXI?”. Os objetivos da pesquisa intencionam, conhecer os princípios e fundamentos do STHEAM (Ciência, Tecnologia, Humanidades, Engenharia, Artes e Matemática) ambientados à realidade brasileira, de aprendizagens por propósitos, que conduzem à reflexão, emancipação, ação e intervenção na realidade. Encontro experiências efetivadas por projetos em diferentes etapas escolares, de maneira transdisciplinar, a partir de problemas significativos em contextos reais. As implicações e o envolvimento com o objeto de estudo potencializaram e fundamentaram a escolha metodológica pela pesquisa qualitativa, de abordagem narrativa autobiográfica, a partir das proposições de Clandinin e Connelly (2011), Josso (2010) e Passeggi, Vicentini e Souza (2013), estruturadas pelas vozes dos participantes de escolas públicas e privadas de Educação Básica, em entrelaçamento com aporte teórico de Dewey (1959), Larrosa (2002), Freire (2002), Moran (2017), Bacich e Holanda (2020). A investigação e coleta de dados foram realizadas por método híbrido, através de encontros presenciais individuais, coletivos e digitais, com a oferta de um curso de extensão, organizado em movimentos reflexivos e formativos, para reconhecimento das trajetórias, diálogo sobre conceitos e concepções sobre as práticas. O desenvolvimento da pesquisa implica, em identificar a articulação das dimensões sociológica e pedagógica no interior de um mesmo projeto, por meio da reflexão, reconhecimento de aspectos históricos e temporais do século XXI, em especial a dimensão funcional e pragmática das hegemonias que o mundo moderno e o capitalismo estabelecem, promovendo influências na Educação. Nesta perspectiva, demonstra como as relações dos atores (estudantes, professores e gestores) vão se constituindo na escola contemporânea, confrontando-se com significados sociais e dualidades em busca da desnaturalização de certezas e participação consciente na transformação daí decorrente. Por fim, apresenta experiências autorais que revelam modos de fazer e a importância do processo em jornadas de aprendizagem por meio do desenvolvimento de projetos. Os resultados indicam o desenvolvimento de etapas recorrentes nas experiências, sistematizadas por meio da proposição de um caderno de itinerância STHEAM. Pautada pelos resultados, defendo a necessidade de organização de um Projeto Formativo, a partir da organização que perpassa pelos conceito de experiência como força motriz em interação com a tríade: reflexão, autoria e colaboração, como um conjunto de ações fundamentais que ampliam os referenciais para o ensinar, aprender e para a criação de um ambiente propício ao desenvolvimento das demandas socioeducacionais deste século.Item Conhecer para ensinar: as narrativas de Daniel Parish Kidder sobre o Brasil sob a perspectiva da educação cristã(Universidade Metodista de São Paulo, 2022-01-31) COSTA, Eber Borges da; FURLIN, MarceloA presente pesquisa analisa as narrativas do missionário e educador cristão Daniel Parish Kidder (1815-1891) que esteve no Brasil na primeira metade do século XIX e registrou suas impressões a respeito do país, de seu povo e de suas instituições. O trabalho parte da hipótese de que há uma compreensão particular de educação cristã nas suas narrativas, motivada pelo desejo de conhecer o outro. Esse movimento de conhecer para ensinar produz relatos que contribuem para uma melhor leitura da relação entre educação e religião no Brasil e para a compreensão da educação cristã e seus impactos na sociedade. Aborda-se a educação cristã numa perspectiva protestante, num trabalho interdisciplinar que traz para o campo da Educação uma expressão da área das Ciências da Religião e da Teologia. Considera-se que as comunidades religiosas cristãs são importantes espaços de educação não formal em que concepções de mundo, conceitos e preconceitos são formados. Recorre-se aos eventos fundantes da prática educativa das igrejas cristãs no Brasil, como a educação jesuíta e a educação protestante para contextualizar a atuação de Kidder e suas narrativas. O objetivo da pesquisa é analisar essas narrativas em busca da sua visão da educação cristã, com sua amplitude e limitações, e como Kidder se aproxima de uma outra cultura no movimento de conhecer para ensinar. Implicitamente, ele faz a pergunta pelo lugar de sua atuação e pelas pessoas às quais pretende ensinar. Esta é uma pesquisa qualitativa feita com as bases da Pesquisa Narrativa e pesquisa bibliográfica a respeito da educação cristã no Brasil, destacando a estreita relação entre educação e religião, ao mesmo tempo que problematiza essa relação. Recorre- se aos conceitos de Freire de inacabamento, dialogicidade e amorosidade na problematização desses temas e na proposição de pistas para uma educação cristã socialmente relevante. Como resultado da leitura e análise das narrativas de Kidder, vem à tona uma necessária ressignificação da educação cristã na dimensão do diálogo e do cuidado; uma educação cristã que, a exemplo de Kidder, faça a pergunta pelo mundo e pelas pessoas que pretende ensinar. Respondê-la passa por considerar as ambiguidades e tensões que marcam tanto a educação cristã quanto o mundo e as pessoas que o habitam e o constroem.Item Formação de professores da educação básica: análise comparativa entre a BNC-Formação e o modelo francês(Universidade Metodista de São Paulo, 2022-02-03) CARVALHEIRA, Eliana Mariano; TAVARES, Sérgio Marcus NogueiraEsta tese versou sobre a formação de professores para a educação básica no Brasil, a partir de uma análise da Resolução CNE/CP N°2/2019, que definiu as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e instituiu a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação), à luz do modelo francês de formação de professores. Na França, a formação de professores desde 2019 é realizada no INSPÉ, em nível de mestrado, atendendo as orientações da Lei n° 2019-791 “por uma escola de confiança”. A importância da discussão sobre a formação de professores decorre do cenário atual de significativas transformações nos setores políticos, econômicos e sociais influenciados pelo neoliberalismo, no qual a educação, como fenômeno social, não permaneceu isenta a essas mudanças, sendo alvo de diversas reformas, muitas delas influenciadas pelas orientações de organismos internacionais. Nesse contexto, o objetivo dessa pesquisa é identificar elementos presentes na formação de professores da França que podem contribuir para reflexão da formação de professores da educação básica no Brasil. Adotou-se a abordagem qualitativa, com os procedimentos da pesquisa documental. Para a análise dos dados obtidos e sua interpretação, utilizou-se a técnica da análise de conteúdo. Com base nos resultados obtidos, pode-se perceber que, Brasil e França sofrem influência dos modelos neoliberais nas políticas de formação de professores. Porém, mesmo considerando as diferentes realidades entre os dois países, também foi possível perceber que alguns elementos da formação de professores na França podem contribuir para a formação de professores no Brasil: a relação entre a teoria e a prática no estágio e na formação na universidade; a formação para a pesquisa; a escola como local privilegiado de formação; o papel do professor-formador na escola. Em decorrência de tais achados, evidenciou-se que não se pode considerar as políticas educacionais distanciadas de políticas sociais e econômicas, uma vez que fazem parte de um conjunto de ações que representam as estruturas e relações de poder em vigor. Assim, é possível inferir que a reflexão sobre o modelo francês de formação de professores amplia teoricamente o conhecimento sobre as questões de estrutura e organização da formação dos docentes no Brasil e na França, tomando por base uma visão comparativa. Ademais, a proposta aqui desenvolvida pode provocar gestores, coordenadores e proponentes de cursos de formação de professores, apontando caminhos que podem contribuir para mudanças.Item Avaliação da extensão universitária: caminhos, desafios e possibilidades(Universidade Metodista de São Paulo, 2022-02-21) SILVA, Luciane Duarte da; ANDRÉ, Cláudio FernandoEsta pesquisa tem como objetivo geral identificar possibilidades de avaliação das ações de Extensão que podem ser utilizadas como referências por coordenadores(as) de cursos e professores(as) nas Instituições de Ensino Superior, contemplando seus principais fundamentos, conceitos e construção teórica. A justificativa deste estudo decorre das transformações em movimento no setor educacional em relação ao tema, especialmente, em virtude da Resolução nº7 de 2018 do Ministério da Educação e a consequente mobilização de todas as IES para o atendimento das suas diretrizes. Além da implantação da curricularização da extensão, outro desafio que se coloca neste processo é a avaliação das ações extensionistas. O presente trabalho apresenta a seguinte questão problematizadora: “quais são as possibilidades e desafios da avaliação de ações de Extensão que podem ser utilizadas como referências por coordenadores (as) de cursos e professores (as) nas Instituições de Ensino Superior em suas ações extensionistas”? Tomando como referência os seguintes documentos: (a) a Resolução nº7 de 2018 (BRASIL, 2018), (b) a Política Nacional de Extensão do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (FORPROEX, 2012), (c) os Referenciais para a construção de uma Política Nacional de Extensão nas ICES (FOREXT, 2013) e (d) documentos e trabalhos acadêmicos encontrados na revisão bibliográfica e documental, referente ao período de 2015 a 2020 sobre o tema: Avaliação da Extensão Universitária. Nesta pesquisa considera-se a hipótese de que o levantamento exploratório por meio da pesquisa documental auxilia na construção de referenciais para o processo de avaliação das ações de extensão das Instituições de Ensino Superior. A partir dos caminhos que o tipo de pesquisa qualitativa delineia, a metodologia deste estudo é composta pelos seguintes métodos: pesquisa exploratória subsidiada pela pesquisa bibliográfica e documental e posteriormente a análise descritiva. A revisão de estudos anteriores relacionados ao tema proposto teve como foco o período entre 2015 a 2020, em teses, dissertações e artigos científicos e livros sobre o tema Extensão Universitários. A pesquisa restringiu-se às publicações nas línguas inglesa, espanhola e portuguesa, considerando pesquisas disponíveis nas seguintes bases online: (a) Banco de Teses e Dissertações da Universidade Metodista de São Paulo; (b) Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD); (c) Rede Nacional de Extensão universitária – RENEX; (e) Congresso Iberoamericano e Congresso Brasileiro de Extensão Universitária; (f) livros específicos sobre extensão universitária. Os resultados descritos na pesquisa contribuem para uma maior compreensão sobre a evolução histórica do tema e indica caminhos para os processos de avaliação da extensão, em especial para professores e coordenadores de cursos de graduação no ensino superior.