Programa de Pós-Graduação em Educação
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Item A (des)humanização do estudante de engenharia sob o olhar de um professor-engenheiro(Universidade Metodista de São Paulo, 2021-09-23) GOMES, Marcelo Marques; FURLIN, MarceloEste trabalho busca investigar, dentre os aspectos que interferem na formação humanista do aluno do curso de Engenharia do Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia (CEUN-IMT), as percepções desses discentes acerca da influência da graduação em Engenharia e da formação de seus professores. Nessas percepções, buscou-se ainda capturar as percepções dos impactos dessa humanização (ou a carência dela) em sua atuação como Engenheiro, contrapondo-se ou corroborando com minhas próprias percepções sobre minha formação como Engenheiro. Essas percepções foram captadas à luz dos conceitos de alta modernidade, de acordo com Bauman (2001), Giddens (2012) e Hannah Arendt (2017), e dos conceitos de contemporaneidade de Agamben (2009). Nota-se que aspectos humanos e sociais, fundamentais para o convívio em sociedade, por vezes são deixados de lado em prol de uma formação altamente tecnicista, levando o futuro profissional a um exílio do humanismo. Foram realizadas entrevistas episódicas com seis alunos, de séries diversas. Foram utilizados conceitos da Pesquisa Narrativa, conforme Clandinin e Connely (2011) e Passeggi (2011), que se mostraram, para essa investigação, uma alternativa apropriada em relação à pesquisa tradicional, sobretudo para esse tipo de aproximação, em que se pretende legitimar a voz do sujeito interlocutor. As entrevistas apontaram para deficiências na formação do professor de Engenharia, sobretudo nos aspectos humanísticos, uma vez que são Engenheiros em sua maioria e tiveram em seus professores, também Engenheiros sem formação humanística os únicos exemplos antes de abraçarem a carreira docente. Foi apontada também a pouca importância dada ao humanismo ao longo do curso, o que verificou-se como fato histórico. Ao final, é feita uma proposta de trilha de capacitação docente, composta por quatro módulos e com 12 horas de duração, a ser oferecida ao corpo docente do IMT por meio da Academia de Professores do IMT, com o objetivo de despertar no professor a reflexão sobre sua própria atuação como professor humanizador.Item A (in)visibilidade dos estudantes alto-habilidosos e a produção do fracasso escolar: faces da escola capitalista e seus impactos na educação brasileira(Universidade Metodista de São Paulo, 2018-06-14) PINHEIRO, Leandro da Nóbrega; DEMARTINI, Zeila de Brito Fabri; AZEVEDO, Adriana Barroso deEste trabalho tem por objetivo analisar a situação de invisibilidade dos alunos com altas habilidades/superdotação, visando compreender como funciona a imperceptibilidade destes estudantes, e quais são as razões que justificariam tal situação, pois, ainda que tenham o direito ao atendimento educacional especializado reconhecido em lei, estes educandos acabam sendo esquecidos por escolas, redes de ensino e docentes. Investigamos como o tema tem sido tratado, na grande imprensa na ultima década e nos documentos oficiais dos governos e como estes têm contribuído para o incremento/superação da invisibilidade. A pesquisa de campo foi realizada com profissionais da educação, de redes de ensino da Baixada Santista e Grande ABC. Tendo como referencial teórico o materialismo histórico dialético e tratando-se de uma pesquisa qualitativa, a metodologia da pesquisa de campo contou com a realização de entrevistas com professores e alunos; atividades de formação dos docentes sobre o tema; questionários aplicados aos educadores, de redes públicas de ensino, tratando da superdotação/altas habilidades, observando de que forma os trabalhadores da educação compreendem a invisibilidade destes estudantes. Ao longo dos estudos, tentamos verificar a pertinência de três teses da bibliografia especializada, sobre a invisibilidade dos indivíduos com altas habilidades/superdotação, sendo estas: noção de que a falta de consenso sobre a terminologia adequada, para nos referirmos aos superdotados, seja o motivo da invisibilidade; a ideia de que a invisibilidade seja o resultado da ausência de formação docente específica; a concepção de que a disseminação de um conjunto de mitos sobre superdotados e alto-habilidosos explique o fenômeno da invisibilidade. Procuramos, ao longo da pesquisa, verificar como a dinâmica do sistema escolar, na sociedade capitalista, fortemente baseada na perspectiva de produção do fracasso escolar, sobretudo, das classes trabalhadoras, envolve os profissionais da educação e sistemas escolares, contribuindo com a invisibilidade dos estudantes, com Altas Habilidades/Superdotação.Item A complementaridade das políticas públicas para a inclusão socioeducacional(Universidade Metodista de São Paulo, 2018-06-18) RUSSO, Maria José de Oliveira; SAES, Décio Azevedo Marques deNão sem frequência, observamos que o conceito de inclusão remete o pensamento das pessoas à mera concepção de alunos com deficiência no ensino regular, quando, na verdade, precisa ser compreendido em seu sentido mais amplo, com todas as implicações que envolvem os grupos que, de algum modo, são excluídos socialmente. Trata-se do direito de todos os cidadãos, independentemente de suas características ou condições sociais, participarem da vida social em sua totalidade, de forma digna e justa. Assim, buscando ampliar esse conceito para o campo da inclusão social, esta pesquisa investigou de que modo as políticas públicas voltadas ao atendimento das necessidades básicas do ser humano como educação, saúde, moradia e assistência social são propostas e executadas, com a finalidade de promover uma inclusão que se seja, de fato, efetiva e eficaz. Para fazer essa discussão, tomamos como base o Welfare State – Estado do Bem-Estar Social –, abordamos a descentralização e a intersetorialidade e apresentamos o conceito de política complementar, como meio de promover os direitos dos indivíduos e sua evolução para o exercício real da cidadania. A pesquisa foi realizada por meio de um estudo de caso em São Bernardo do Campo, SP, sobre as políticas públicas adotadas nesse município no período de 2009 a 2016, gestão do Prefeito Luiz Marinho, do Partido dos Trabalhadores. Justificamos a escolha por esse período, pois à época dessa administração o slogan O governo da inclusão foi amplamente disseminado na cidade. O estudo de caso envolveu inicialmente a caracterização do município, a apresentação e a análise das propostas, planos e ações executadas pelo governo. Na sequência, foram realizadas entrevistas com representantes governamentais, responsáveis pelas Secretarias de Educação, Saúde, Assistência Social e Orçamento e Planejamento Participativo, além de representantes da sociedade civil ligados às políticas públicas por meio da comunidade, movimentos sociais, universidade, sindicato, organização não governamental e conselho municipal. Como aporte teórico, iniciamos a pesquisa com base na teoria de Thomas Humfrey Marshall sobre o Welfare State, analisada por Gosta Esping-Andersen e Décio Saes e complementada com os pressupostos dos Direitos Humanos abordados por Norberto Bobbio. Autores relacionados à área da Educação e das Ciências Sociais também contribuíram com a elaboração das concepções apresentadas sobre inclusão, cidadania, políticas públicas e direitos sociais. O estudo possibilitou inferir que as políticas públicas de cunho social realizadas em São Bernardo do Campo no período mencionado são compatíveis com as políticas de um Welfare State dentro dos limites que o sistema capitalista permite, mas que elas, por si só, não são suficientes para dar concretude ao processo de inclusão social, pois para tanto, a complementaridade das políticas precisa ser posta em prática para que os direitos sejam assegurados e possibilitem a evolução da cidadania.Item A comunicação social háptica e suas vias de construção: narrativas e experiências de guias-intérpretes e pessoas com surdocegueira em processos formativos(Universidade Metodista de São Paulo, 2022-12-20) VILELA, Elaine Gomes; AZEVEDO, Adriana Barroso deA comunicação social háptica é utilizada no Brasil em âmbito complementar na interação de pessoas surdocegas adquiridas. É perceptível a desinformação e carência na formação continuada de profissionais tradutores guias-intérpretes de língua de sinais (LIBRAS) sobre esta comunicação, tornando-se imprescindível a divulgação para favorecer o entendimento das pessoas surdocegas em diversas situações da vida em sociedade. Nesse contexto, pretende-se ampliar o olhar sobre a surdocegueira adquirida e os profissionais Tradutores Guias-Intérpretes de Libras. O objetivo é evidenciar a lacuna formativa na profissão de Tradutores Guias-Intérpretes de Libras no Brasil, tendo como base as narrativas que emergiram do curso de extensão para o uso da comunicação social háptica. Dessa forma, define-se o seguinte problema de pesquisa: Que percepções emergem de Tradutores Guias-Intérpretes de Libras quando utilizam a comunicação social háptica com pessoas surdocegas? No campo teórico foram adotados os estudos sobre a surdocegueira de Ikonomidis (2019), Maia (2008), Viñas (2004) e Rodrigues (2018); e a comunicação social háptica é explanada com Lathnen (1999;2018), Araújo (2019) e Vilela (2018). O caminho metodológico utilizado é de natureza qualitativa de caráter investigativo na modalidade narrativa na perspectiva adotada por Clandinin e Connelly (2015), por meio da pesquisa-formação nos moldes defendidos por Josso (2004;2010), alicerçado nas experiências dos participantes profissionais tradutores guias- intérpretes e feedback das pessoas com surdocegueira em consonância às experiências da pesquisadora. As experiências são apresentadas em formato de textos multimodais com hiperlinks que direcionam para hipertextos apresentados por cenas. As narrativas evidenciaram a importância da formação de profissionais Tradutores Guias-Intérpretes de Libras e as lacunas nos cursos existentes juntamente com a premência de reestruturação nos currículos a fim de promover qualidade no atendimento de pessoas surdocegas. A comunicação social háptica configura-se como um complemento essencial para interação e o protagonismo das pessoas com surdocegueira a torna significativa. A investigação realizada nesta tese pretende abrir caminhos para consolidar bases de construção de um projeto mais amplo para a inclusão de pessoas surdocegas, com proposições de estruturação da comunicação social háptica como língua.Item A educação infantil em Timor-Leste: história e percepções docentes diante dos desafios e possibilidades atuais(Universidade Metodista de São Paulo, 2022-02-25) SILVA, Suzi Alves da; ANDRÉ, Cláudio FernandoEsta pesquisa tem como objetivo geral investigar a educação infantil em Timor0Leste, em seus distintos períodos históricos, e as percepções dos professores para o entendimento e enfrentamento dos desafios e oportunidades atuais. O que justifica essa investigação do ponto de vista científico é a lacuna que há na academia de pesquisas sobre a história da educação de modo geral – em especial a infantil – do país. O que motiva a realização desta investigação para além do encanto pela história desta nação, especificamente da educação, é a possibilidade de contribuir com um estudo que sirva de referência no campo educacional. Nesta pesquisa buscamos responder à seguinte questão problematizadora: Em interface com a história, como os professores têm percebido os desafios e oportunidades para a educação infantil nos dias atuais? Consideramos a hipótese de que voltar o olhar para a história é um caminho para entender e enfrentar mais assertivamente os desafios hodiernos. Optamos pela metodologia da pesquisa científica de natureza qualitativa, do tipo descritiva. As fontes foram diversificadas: documentos escritos, orais e iconográficos, alguns já existentes e outros que foram produzidos no processo de pesquisa. Para a revisão de estudos anteriores, consideramos o período de 2008 a 2018 das teses e dissertações da biblioteca digital das instituições que considero de maior relevância a esta pesquisa: a) Universidade Metodista de São Paulo (UMESP)e b) Universidade Nacional do Timor Lestee c) Biblioteca de Teses e Dissertações da Capese d) Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP). Os instrumentos de coleta de dados foram questionários, entrevistas e observação. As principais referências para contextualizar os aspectos históricos, geográficos, cultural e linguístico de Timor focaram nos escritos dos autores Cunha (2001), Thomaz (2008), Serrano e Waldman (1997), Silva (2011) e Durand (2010). Em relação à história geral da educação, os fundamentais autores consultados foram: Aranha (1996) e Morrou (1975), em relação à História da EI em Timor0Leste em seus distintos períodos, para além de textos dos autores Martins (2006) Cró e Pinho (2012), Istiqomah (2014) e Hudaidah (2020), recorri a vários documentos institucionaise e, por fim, para sustentar a questão das concepções sobre a criança, os principais autores foram: Ariès (1981) e Oliveira0Formosinho (2007). O contexto desta investigação envolve os espaços de pesquisa, universidades de Portugal, Timor0Leste e Indonésia. Os resultados esperados com essa pesquisa foram: a) sistematização da história da educação infantil em Timor0Lestee b) compreensão das percepções de professorese c) cursos de curta duração para a formação de professorese d) artigos científicose e) livro para uso como referência nos cursos de graduação em educação.Item A escola e o inédito viável: fundamentos ideológicos para uma nova hegemonia(Universidade Metodista de São Paulo, 2016-12-01) FASANO, Edson; SAES, Décio Azevedo Marques deO tema desta pesquisa, de cunho qualitativo, centra-se na política educacional, de modo especial, sobre a pertinência do desenvolvimento de uma ideologia a ser desencadeadora de um currículo específico, voltado à educação pública e popular. O currículo escolar da escola burguesa é marcado pela ideologia hegemônica, que procura esconder a luta de classes sob a égide da neutralidade científica. Assim, esta pesquisa coloca-se em contraposição ao movimento denominado de “Escola sem Partido”. O problema que norteia a presente investigação refere-se ao reconhecimento da existência de uma ideologia própria das classes populares e busca compreender suas marcas e características, bem como a legimitação de tal ideologia por meio dos currículos contra-hegemônicos a serem implementados nas escolas públicas e populares. O estudo parte do pressuposto de que existe uma ideologia popular construída nas experiências cotidianas de exploração e opressão das classes subalternas, geradoras de revoltas. Contudo, ao se estabelecer no senso comum, essa ideologia, por si só, não é capaz de gerar uma consciência de classe. Por essa razão, ressalta-se a importância de sua problematização no currículo da escola pública e popular. Nesse contexto, o objetivo central desta pesquisa é contribuir com a elaboração de um currículo escolar transformador. Em face do exposto, buscou-se realizar uma revisão bibliográfica a partir das contribuições teóricas de Antonio Gramsci e Paulo Freire, sobre as temáticas ideologia popular e currículo escolar, utilizando como fundamento para esse debate as concepções do marxista francês Alain Badiou. A investigação contou, também, com uma pesquisa de campo, na qual foram realizadas quatro entrevistas semiabertas com renomados intelectuais brasileiros: Gaudêncio Frigotto, José Eustáquio Romão, Luiz Antonio Cunha e Claudio de Oliveira Ribeiro. O estudo possibilitou confirmar a hipótese ora apresentada e inferir, portanto, que uma escola pública e popular não pode ser viabilizada seguindo o mesmo currículo e valores da escola burguesa.Item A família existente no imaginário de adolescentes contemporâneos vivências e convivências complexas na instituição escolar(Universidade Metodista de São Paulo, 2021-09-14) TAVARES, Jardinete; PETRAGLIA, Izabel CristinaA presente pesquisa busca identificar, descrever, interpretar, compreender e documentar as diferentes configurações de família existentes no imaginário de adolescentes contemporâneos, percebidas e experimentadas nas vivências e convivências estabelecidas no cotidiano escolar. Estas ações se tornam possíveis a partir do conteúdo das entrevistas com alunos matriculados em cursos de ensino médio de instituições escolares localizadas no estado do Rio de Janeiro, a saber: escolas públicas, escolas privadas particulares e privadas confessionais. Esta é uma pesquisa de natureza qualitativa descritiva que tem como base a Epistemologia da Complexidade, proposta por Edgar Morin, que favorece o uso de variadas estratégias para uma melhor compreensão dos fenômenos que se autorrevelam em seu processo natural; flexível quanto às mudanças e sensível aos novos rumos que se apresentam, sem cessar, no decorrer da realização científica. Seus princípios orientadores, para a análise do obtido no contato direto com os adolescentes, são: o sistêmico ou organizacional, o circuito retroativo, o da autonomia/dependência, o da reintrodução do conhecimento no conhecimento, o dialógico, o do circuito recursivo e o hologramático, balizadores no estudo da questão evidenciada como situação problema. Utiliza, como estratégia de pesquisa, a Fenomenografia para o mapeamento e tratamento dos dados que mostram, em análise complexa das variadas concepções, as diferentes formas que os adolescentes descrevem a família existente em seu imaginário, construído em cotidiano vivido na instituição escolar no percurso de sua educação básica. Apresenta relatório analítico detalhando progressivamente os resultados obtidos, assim como descritos nas entrevistas e em perspectiva quando avalia o seu impacto nas instituições escolares. Considera a realidade histórico-social da família de forma complementar e integrativa, com fundo explicativo do liberalismo, do neoliberalismo e do presente neoconservadorismo, cenário político-social-religioso em que se encontram os adolescentes no momento da realização das entrevistas. Acrescenta síntese do ordenamento jurídico das diversas configurações familiares existentes no Brasil e a definição das leis que as amparam. Neste panorama é que os adolescentes entrevistados apresentam a família construída em seu imaginário como sendo a matrimonial, que eles chamam de tradicional. A descrição desta configuração familiar aparece em primeiro lugar nas respostas dadas e é apresentada como composta por pai, mãe e filhos. Em seus relatos os adolescentes dizem que a instituição escolar prioriza a família matrimonial e possui a expectativa de encontrá-la nas relações que estabelece em seu cotidiano não demonstrando, em sua lide, acreditar na existência de uma família diferente. Esclarecem que é possível encontrar em algumas escolas, também, uma visão indiscriminada de família, sem nomeações ou configurações específicas, onde o esperado é que exista alguém que responda pela criança ou adolescente, o intitulado responsável, sendo esta uma forma alternativa para que a escola trabalhe com as famílias quando estas saem do seu padrão. Segundo os entrevistados a instituição escolar, do momento presente, possui uma visão idealizada das relações entre pais e filhos e assim imagina laços e relacionamentos de tal forma constituídos que não são vistos na atualidade sendo, portanto, para estes adolescentes, uma família inexistente. Os resultados da presente pesquisa bem como todos os conceitos são apresentados com inter-relações complexas que situam a instituição escolar em função educacional privilegiada quando a denominam lugar de vida. Desta forma a percebem capaz de trabalhar no ensino educativo das novas gerações de modo a favorecer a existência de relações saudáveis entre os diferentes indivíduos, situações, locais, desejos, sentimentos, aprendizagens e constituições familiares com seus variados matizes, de maneira a que as experiências vividas, individual e coletivamente, sejam compreendidas como processos naturais à existência humana.Item A formação para o ministério pastoral: percepções de pastoras metodistas(Universidade Metodista de São Paulo, 2018-08-31) OLIVEIRA, Andreia Fernandes; FISCHMANN, Roseli; FURLIN, MarceloEsta tese tem por objetivo identificar as percepções de oito mulheres no exercício do ministério pastoral, graduadas pela Faculdade de Teologia da Igreja Metodista. Partindo de pressupostos de autoras(res) do pensamento crítico de distintas áreas dos estudos sociais (COLLINS, RIBEIRO, KILOMBA), teológicos (GEBARA, DEIFELT) e educacionais (FREIRE, HOOKS), o embasamento teórico desta pesquisa é formado a partir de pensadoras(es) que, ao problematizarem as relações entre homens e mulheres, marcadas pela imposição dos valores hegemônicos, como a colonização, a masculinização e o embranquecimento do saber, evidenciam que a educação pode ser um instrumento de reprodução desses valores. Neste sentido, a formação teológica para o exercício do ministério pastoral tem sido influenciada por esses valores. Conceitos de educação teológica, ministério pastoral, interseccionalidade e educação problematizadora fazem parte desse diálogo crítico entre as fontes bibliográficas. Como instrumento metodológico de campo, foi utilizado aplicação de grupo focal com pastoras em exercício ministerial, formadas em períodos diferentes na Faculdade de Teologia da Universidade Metodista de São Paulo. A partir da análise dos dados, confirmou-se a hipótese de que a formação teológica da Faculdade de Teologia da Igreja Metodista é masculinizada e masculinizante, estabelecida prioritariamente por homens e para homens. Por isso, faz-se necessário transformar o espaço de formação teológica e o espaço clerical. É preciso construir lugares de reflexão e fomento de ações que confrontem a igreja em relação às práticas de discriminação e de rejeição das mulheres no exercício do ministério pastoral.Item A identidade da Unimep no movimento de sua política acadêmica: uma teoria fundamentada nos dados(Universidade Metodista de São Paulo, 2016-07-26) CARDOSO, Luis de Souza; FISCHMANN, RoseliA presente tese de Doutorado em Educação objetiva investigar o processo de constituição da identidade da Universidade Metodista de Piracicaba no movimento de construção de sua Política Acadêmica (PA). A pesquisa se inscreve no campo dos estudos da Universidade brasileira, tendo como seu caso a Unimep, instituição de natureza privada, confessional, com espírito público e comunitário. A PA, aprovada em 1992, à época constituiu-se em caso sui generis no campo universitário brasileiro, pela metodologia de sua construção e a definição radical de seu fundamento e razão de ser Universidade, pautada na ética valorativa da “construção da cidadania enquanto patrimônio coletivo da sociedade civil”. Ao traçarmos uma narrativa histórica da Unimep, da construção de sua Política Acadêmica e demais políticas, que em torno do seu eixo integrador gravitam, a pesquisa buscou explicar e compreender o processo e movimento institucional (a institucionalização da Universidade), bem como sua incidência na constituição da identidade da Unimep. O método utilizado, de forma exploratória, baseou-se na Grounded Theory – Teoria Fundamentada nos Dados. Os dados foram obtidos de documentos do arquivo histórico institucional e de entrevistas semiestruturadas intensivas, com protagonistas do movimento da Política Acadêmica. O resultado da pesquisa partiu de uma análise da história da Unimep e constatou que na sua formação e desenvolvimento, desde as Faculdades Isoladas e Integradas do IEP, fundadas em 1964, até o final da primeira fase como Universidade, em 1978, ela passou por diferentes etapas, todas elas, porém, atravessadas pela ideologia vigente no contexto histórico do país, com ausência de democracia, gestão autoritária e centralizadora, de baixíssima participação crítico-coletiva. Contudo, o movimento da comunidade acadêmica caminhou e evoluiu numa direção contrária ao da gestão oficial, evidenciando-se contraideológico, marcado pelo inconformismo e insatisfação com o status quo. As contradições se explicitaram e culminaram em crises, experimentadas em 1978 e 1985. Na administração e solução dessas crises, a resistência do movimento docente e discente teve papel fundamental, contando nas etapas seguintes com o apoio e vontade política das novas Reitorias, de modo que a Universidade deu saltos importantes na formação de sua identidade. Sobretudo pela construção de sua Política Acadêmica (1989-1992), a Unimep experimentou um processo de institucionalização e estabeleceu-se como Universidade contraideológica e contrarreprodutivista, de caráter democrático, coletivo-participativo, pautada na busca pela indissociabilidade do ensino- pesquisa-extensão, o que marca seu projeto pedagógico. Particularmente sua identidade, constituída ao longo do tempo, em sua historicidade, sintetizou-se nesse processo e movimento da Política Acadêmica, a qual preconiza qualidade do ensino e qualidade política, fundamentada na ética de “construção da cidadania enquanto patrimônio coletivo da sociedade civil” como sua utopia e razão de ser. A teoria fundamentada emergente chegou, portanto, a uma tríade de categorias analíticas centrais, com poder conceitual, explicativo- compreensivo do fenômeno da “construção da Política Acadêmica e da constituição da identidade da Unimep”, pela confluência e conjugação do “inconformismo” da comunidade acadêmica, do “método coletivo-participativo-dialético” e da ética da “construção da cidadania” como sua expressão valorativa mais profunda.Item A implementação das políticas curriculares da educação física no Amazonas: desafios e percepções dos professores da rede estadual de ensino(Universidade Metodista de São Paulo, 2024-12-11) RODRIGUES, Renata do Monte; ANDRÉ, Cláudio FernandoA presente tese de doutorado investigou as ações da secretaria estadual de educação do Amazonas no processo de implementação das propostas pedagógicas do componente curricular de educação física a partir das percepções dos professores de Educação Física. A integração do componente à área de Linguagens pela Base Nacional Comum Curricular apresenta temas como diversidade, saúde e cidadania através das abordagens da cultura corporal buscando romper com o modelo tradicional focado no aspecto motor e no rendimento esportivo. No estado do Amazonas, as secretarias de educação, estadual, municipais e privadas, alinhadas às diretrizes nacionais construíram um documento norteador intitulado de Referencial Curricular Amazonense, que orienta os conhecimentos essenciais aos estudantes para todo o percurso da educação básica. A pesquisa partiu do seguinte questionamento: Como os professores de Educação Física que atuam nas escolas compreendem a proposta curricular pedagógica do estado do Amazonas e quais os desafios didáticos-pedagógicos diante do processo de implementação da proposta? O estudo tem como objetivo geral identificar as contradições e desafios por parte dos docentes no processo de apropriação das propostas curriculares para a EF adotadas na rede estadual de ensino. Como objetivos específicos definiu-se: (i) analisar os documentos orientadores em relação aos fundamentos epistemológicos, históricos e didáticos-pedagógicos da educação física escolar; (ii) descrever a organização da rede estadual que fornece suporte técnico aos professores do componente de educação física; (iii) investigar os principais desafios encontrados pelos professores de Educação Física para ressignificar suas práticas pedagógicas em consonância com as propostas educacionais vigentes e (iv) identificar possíveis caminhos para futuras investigações, práticas pedagógicas e políticas educacionais no campo da educação física, contribuindo assim para o avanço acadêmico e da prática pedagógica. A pesquisa é de natureza qualitativa de cunho descritiva e exploratória fundamentada nos estudos de Minayo e Gil. A fundamentação metodológica ancorou- se na epistemologia do ciclo de políticas proposta por Stephen Ball e colaboradores, com a intenção de compreender as complexidades e consequências das ações de implementação, as dinâmicas que interligam as políticas educacionais vigentes e as práticas pedagógicas dos professores. Para tanto, foram realizadas entrevistas pautadas nos princípios dialógicos e reflexivos de Szymanski, com cinco professores de Educação Física, de duas escolas da rede estadual do ensino fundamental anos iniciais e com uma agente da secretaria estadual de educação participante na elaboração do referencial curricular do estado. Do ponto de vista teórico, a pesquisa se ancorou nos estudos da cultura corporal, nas abordagens de Bracht, Daolio e Neira, nos estudos de Libâneo, Gil, Freire entre outros, que auxiliaram na fundamentação das análises e discussões das políticas educacionais e de suas repercussões na prática pedagógica dos professores. A propositura da pesquisa visou contribuir com ações para mitigar as lacunas no processo de implementação das atuais diretrizes curriculares identificadas nos relatos dos entrevistados de modo que os professores possam ressignificar suas práticas pedagógicas diante das diferentes realidades das escolas da rede estadual do Amazonas.Item A rede educacional japonesa da Baixada Santista e Vale do Ribeira (1908-1945)(Universidade Metodista de São Paulo, 2016-12-08) SILVA, Rafael da Silva e; DEMARTINI, Zeila de Brito FabriO presente texto,fruto de uma tese para o curso de Doutorado em Educação, do Programa de Pós-Graduação da Universidade Metodista de São Paulo, com o objetivo de analisar a rede educacional japonesa e sua atuação na região da Baixada Santista e Vale do Ribeira, no litoral e região sul do Estado de São Paulo respectivamente na primeira metade do século XX (1908 – 1945). A bibliografia que aborda o assunto da imigração japonesa é muito coesa no que diz respeito a Educação. Foi muito comum, nas diversas colônias japonesas que surgiram pelo Estado de São Paulo e em outros locais do Brasil, a presença de escolas para o ensino da língua japonesa, além disso, a escola representava um símbolo de progresso e prosperidade para a colônia.O mesmo aconteceunas regiões estudadas pela presente pesquisa, onde pôde-se constatar muitas escolas construídas com o esforço dos próprios colonos japoneses. A partir da década de 1920, o governo do Japão passou a apoiar diretamente a educação nipo-brasileira através do Consulado Japonês, criando para isso a Sociedade de Difusão de Ensino de Japoneses no Brasil. Sendo assim, é possível questionar até que ponto as ações do Governo Japonês interferiram no funcionamento dessas escolas e, de fato estabeleceram um caráter centralizador a elas? Havia interesses nacionalistas por trás da tentativa de centralização? Essa instituição interferiu na atuação de escolas criadas por imigrantes japoneses? Qual foi seu impacto no cotidiano educacional das colônias japonesas nas suas respectivas escolas? Qual era de fato a sua função como instituição vinculada à educação japonesa no Brasil? Para responder tais questões, a pesquisa contou com alguns referenciais mais abrangentes sobre a imigração japonesa e sua educação como forma de compreensão dos fenômenos a fim de dar suporte teórico as fontes históricas primárias encontradas, como por exemplo, Arlinda Rocha Nogueira, Zeila de Brito Fabri Demartini, Hiroshi Saito, entre outros. Apoiada na bibliografia, a pesquisa buscou fontes documentais impressas, como fotografias, livros escolares, livros produzidos na época pela colônia etc., e com pesquisa de História Oral realizada desde 2008 com ex-alunos de escolas japonesas e pessoas que tiveram alguma relação próxima com colônias japonesas. O estudo observou que a Sociedade de Difusão do Ensino de Japoneses no Brasil foi fundamental para dar centralidade ao Ensino Japonês, facilitando o envio e qualificação de professores, enviando material didático e proporcionando ajuda financeira às escolas. Por outro lado, a instituição foi alvo direto das ações nacionalistas do estado totalitário de Getúlio Vargas durante o Estado Novo (1937), sendo obrigada a encerrar as suas atividades junto às escolas japonesas. A Sociedade de Difusão de Ensino de Japoneses no Brasil foi fundamental para garantir o ensino japonês pelo maior tempo possível durante a Era Vargas e a repressão a educação imigrante.Item A trajetória educacional de estudantes com indicadores de altas habilidades/superdotação(Universidade Metodista de São Paulo, 2022-03-03) OLIVEIRA, Elaine Cristina Batista Borges de; ANDRÉ, Cláudio FernandoNo Brasil, o tema das Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) é uma das áreas da Educação Especial. Esta pesquisa busca discutir o tema da inclusão por meio da observação da trajetória educacional de estudantes com (AH/SD), que foram participantes do Programa de Atenção a alunos Precoces com Comportamento de Superdotação (PAPCS), finalizado em 2018, quando foi encerrado. A presente investigação responde a seguinte questão: Quais os impactos na trajetória de vida acadêmica de pessoas com indicadores de altas habilidades/superdotação após receber o atendimento em um programa de atendimento especializado? Neste sentido, justificamos nossas intenções de pesquisa por meio das descrições dos relatos das famílias, das análises de seus comportamentos indicadores de altas habilidades/superdotação no ensino fundamental, por meio de entrevista realizada em 2020. O objetivo é descrever e analisar o desenvolvimento escolar dos discentes, após o contato com o PAPCS. A metodologia da pesquisa utiliza abordagem qualitativa, por meio do procedimento de entrevista semiestruturada (ES) para discorrer sobre estudo de caso de três participantes, entre 13 e 16 anos, em sua trajetória de vida escolar. As reflexões são embasadas na teoria de Renzulli (1998, 2004) e na análise de conteúdo de Bardin (1977), que foram interpretadas, considerando duas etapas: 1. Voz da família; 2. Voz dos estudantes com indicadores de altas habilidades/superdotação. Para a revisão de estudos anteriores foram consideradas as análises do Banco de Teses e Dissertações da Capes; a consulta de dados nas instituições, como UMESP, UFSM, Scielo, Research Gate e pesquisa presencial na Biblioteca Física da UMESP. Constatamos que, mesmo os familiares reconhecendo indicadores de características de altas habilidades/superdotação no comportamento de seus filhos, há ainda dificuldades a serem superadas quanto ao autorreconhecimento e à inserção no ambiente escolar. Contudo, foi possível verificar que todos tiveram redes de apoio no ambiente familiar, considerando a condição de pessoa com (AH/SD). O atendimento educacional especializado escolar foi ignorado em dois casos e um deles recebeu apoio na escola. Algumas diferentes variáveis trouxeram dificuldades na caminhada de cada participante como as diferenças socioeconômicas, engajamento com a causa, ambientes escolares desfavoráveis ao desenvolvimento da potencialidade. Assim, percebemos que a falta de atendimento apropriado e especializado dificultou a caminhada escolar de dois estudantes e gerou dificuldades de adequação escolar. Essas omissões causaram no estudante superdotado sentimentos de inadequação em seu contexto social, familiar e educacional. Desse modo, ressaltamos que a família, o atendimento educacional especializado e a escola preparada são determinantes para contribuir com a trajetória escolar saudável e integral do aluno superdotado.Item Aplicações dos princípios da justiça restaurativa à mediação escolar(Universidade Metodista de São Paulo, 2020-03-10) CANDIDO, Valéria Bressan; FURLIN, MarceloSolucionar conflitos vem sendo, ao longo da história da humanidade, uma busca incessante. Esta pesquisa teve como objetivo analisar como a aplicação dos princípios da Justiça Restaurativa na Mediação Escolar pode ser uma maneira eficaz para as soluções dos conflitos existentes nesse ambiente. Por meio de um comparativo teórico filosófico, entre os quais destaco: Leoberto Brancher (2006); Kay Pranis (2010); Howard Zehr (2008, 2012); Niklas Luhmann (2016) e Bakhtin (2009, 2012), e de trabalhos que começam a surgir sobre o tema, buscou-se construir um ambiente seguro para a observação da atuação de professores, mediadores e profissionais da educação e de diversos saberes que trabalham, de forma interdisciplinar, amenizando os danos causados aos atores envolvidos em lides e conflitos escolares. Os participantes da pesquisa foram professores, mediadores escolares, diretores de escola, coordenadores pedagógicos, alunos, funcionários da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e um promotor de justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo, que atua diretamente no estudo dos problemas da educação do estado. Ao cotejar as experiencias observadas durante a pesquisa dentro do território nacional com as experiencias internacionais trazidas à colação, pudemos alcançarb resultados reveladores que, embora ainda tímida, a mediação escolar, quando aliada aos princípios restaurativos, podem produzir soluções satisfatórias aos conflitos, trazendo aos envolvidos a sensação de pertencimento dos jovens e adolescentes no universo escolar. Os dados demostraram que este tipo de política pública é importante e que pode trazer a médio e curto prazo resultados positivos: melhora da qualidade das relações humanas, empoderamento social e satisfação pessoal, no entanto, muito há que se fazer para a busca da pacificação escolar.Item As representações de alunos de um curso de pedagogia a distância sobre linguagem docente e dialogicidade(Universidade Metodista de São Paulo, 2016-11-29) BAFFA, Alda Mendes; BAHIA, Norinês PanicacciO presente trabalho realizou uma investigação que priorizou o desvelamento das representações de alunos, de um curso de Pedagogia a distância, sobre linguagem docente e dialogicidade. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, especificamente, um estudo de caso envolvendo 17 alunos do último ano (8º semestre) de um curso de Pedagogia a distância, de uma instituição de ensino superior, particular, localizada na região do Grande ABC paulista. A questão norteadora da investigação foi: Qual o conhecimento que os alunos do curso de Pedagogia a distância têm sobre linguagem docente, dialogicidade e sua importância para a construção do conhecimento? A hipótese parte do pressuposto de que os estudos e a formação em EAD trazem uma nova modalidade de docência reflexiva e decisória, porém, o desenvolvimento e importância atribuídos à linguagem docente vêm, não só do curso de Pedagogia em EAD, mas também de outras experiências dos sujeitos que estão em formação. O objetivo foi o de investigar e refletir sobre as representações dos alunos acerca da formação que estão recebendo em interface com a linguagem/dialogicidade. Para a coleta de dados foi aplicado um questionário – com questões abertas e questões fechadas – para o desvelamento do perfil e das representações acerca da questão norteadora da investigação e, a análise destes dados, teve como referência Franco (2003) e Szymanski (2010) para a metodologia de análise de conteúdo. O referencial teórico que embasou a pesquisa contou com autores que nos auxiliaram a produzir reflexões sobre linguagem, constituição do sujeito e a importância da linguagem na construção do conhecimento, como Bakhtin (1999 e 2000), Geraldi (1997) e Orlandi (1997). Para a recuperação do histórico e discussões sobre do curso de Pedagogia presencial e a distância selecionamos alguns autores como Gatti e Barretto (2009); para a crise das licenciaturas e identidade docente, Gatti e Barretto (2008 e 2010); para pesquisarmos as políticas públicas de formação, valorização e incentivo à carreira docente, Brzenzinski (2013), Tardiff e Lessard (2014), e fomos buscar em Nóvoa (1992) e Libâneo (2002) as ideias de profissionalidade, profissionalização e profissionalismo; em Saviani (2012) um estudo crítico sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Pedagogia. Em Bahia e Duran (2009) buscamos reflexões sobre a formação de professores em cursos a distância; em Bahia (2014) estudos sobre a formação inicial de professores a distância, e em Azevedo (2013) a aprendizagem e a linguagem na Educação a Distância. Os resultados da pesquisa apontam para a grande importância, dada pelos alunos do curso de Pedagogia a distância, à linguagem, seu desenvolvimento dialógico e interlocutivo, sua importância na construção do conhecimento e no desenvolvimento da interação entre os interlocutores na Educação a Distância e a contribuição desta para a construção de um novo discurso educacional, porém, no que se refere à dialogicidade, a linguagem dialógica fica um pouco prejudicada, pois a interação é pequena (embora exista), e a falta de debates em tempo real compromete a construção de um diálogo mais efetivo.Item Aspectos ontológicos e antropológicos da amorevolezza na educação salesiana(Universidade Metodista de São Paulo, 2018-08-15) SOARES, Silvana; JOSGRILBERG, Rui de Souza; FURLIN, MarceloO objetivo desta pesquisa é descrever os aspectos antropológicos e ontológicos da amorevolezza (amor) na filosofia educativa salesiana, para aprofundá-los numa perspectiva fenomenológica e interpretar os desdobramentos dessa filosofia educativa com a intenção de indicar as suas contribuições para a filosofia da educação. A presença significativa de referenciais históricos e pedagógicos sobre a educação salesiana construída na sua origem e no seu desenvolvimento permite o aprofundamento dessa experiência educativa. Entre as intenções da educação salesiana, encontra-se o princípio da amorevolezza, ou seja, do amor demonstrado na prática educativa. Nos diversos escritos de Dom Bosco e de Maria Domingas Mazzarello, o sentido do princípio da amorevolezza está presente e permite verificar aspectos relacionados à amorevolezza à luz de uma perspectiva da antropologia filosófica. A metodologia para a realização da pesquisa parte do princípio da fenomenologia, que tem em vista compreender o todo e os desdobramentos dos sentidos para chegar à essência. Assim, ampliam-se descritivamente os aspectos antropológicos e ontológicos da amorevolezza. Para aprofundar o sentido em relação à antropologia filosófica, realizou-se um confronto com alguns teóricos da antropologia filosófica, como Elydio Santos Neto, Edith Stein, Merleau-Ponty, Max Scheler, Josef Pieper, Romano Guardini, Rui Josgrilberg. A verificação de uma intenção educativa voltada inteiramente para a pessoa revela, naturalmente no princípio da amorevolezza realizada nas experiências de Dom Bosco e de Maria Domingas Mazzarello, um olhar antropológico e ontológico. O conceito da amorevolezza emerge com um sentido da compreensão da pessoa como um ser constituído pelo amor, pela bondade e por potencialidades, capaz de interiorizar as virtudes e os valores. Constatou-se que o sentido da amorevolezza apresenta aspectos relacionados à antropologia e à ontologia, considerando-se a pessoa na totalidade que a constitui, a sua essência e as potencialidades que pode desenvolver. A filosofia da educação salesiana é permeada por elementos que valorizam a pessoa na sua totalidade e, dessa forma, considera as dimensões da afetividade, da razão, da sua capacidade de transcendência. Na prática educativa se observou que o aspecto relacional é fundamental para a formação da pessoa. A formação do educador à de uma visão antropológica e ontológica é um desdobramento da prática educativa vinculada ao sentido do amor e à necessidade fundamental de uma relação dialógica no processo educativo.Item Avaliação da extensão universitária: caminhos, desafios e possibilidades(Universidade Metodista de São Paulo, 2022-02-21) SILVA, Luciane Duarte da; ANDRÉ, Cláudio FernandoEsta pesquisa tem como objetivo geral identificar possibilidades de avaliação das ações de Extensão que podem ser utilizadas como referências por coordenadores(as) de cursos e professores(as) nas Instituições de Ensino Superior, contemplando seus principais fundamentos, conceitos e construção teórica. A justificativa deste estudo decorre das transformações em movimento no setor educacional em relação ao tema, especialmente, em virtude da Resolução nº7 de 2018 do Ministério da Educação e a consequente mobilização de todas as IES para o atendimento das suas diretrizes. Além da implantação da curricularização da extensão, outro desafio que se coloca neste processo é a avaliação das ações extensionistas. O presente trabalho apresenta a seguinte questão problematizadora: “quais são as possibilidades e desafios da avaliação de ações de Extensão que podem ser utilizadas como referências por coordenadores (as) de cursos e professores (as) nas Instituições de Ensino Superior em suas ações extensionistas”? Tomando como referência os seguintes documentos: (a) a Resolução nº7 de 2018 (BRASIL, 2018), (b) a Política Nacional de Extensão do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (FORPROEX, 2012), (c) os Referenciais para a construção de uma Política Nacional de Extensão nas ICES (FOREXT, 2013) e (d) documentos e trabalhos acadêmicos encontrados na revisão bibliográfica e documental, referente ao período de 2015 a 2020 sobre o tema: Avaliação da Extensão Universitária. Nesta pesquisa considera-se a hipótese de que o levantamento exploratório por meio da pesquisa documental auxilia na construção de referenciais para o processo de avaliação das ações de extensão das Instituições de Ensino Superior. A partir dos caminhos que o tipo de pesquisa qualitativa delineia, a metodologia deste estudo é composta pelos seguintes métodos: pesquisa exploratória subsidiada pela pesquisa bibliográfica e documental e posteriormente a análise descritiva. A revisão de estudos anteriores relacionados ao tema proposto teve como foco o período entre 2015 a 2020, em teses, dissertações e artigos científicos e livros sobre o tema Extensão Universitários. A pesquisa restringiu-se às publicações nas línguas inglesa, espanhola e portuguesa, considerando pesquisas disponíveis nas seguintes bases online: (a) Banco de Teses e Dissertações da Universidade Metodista de São Paulo; (b) Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD); (c) Rede Nacional de Extensão universitária – RENEX; (e) Congresso Iberoamericano e Congresso Brasileiro de Extensão Universitária; (f) livros específicos sobre extensão universitária. Os resultados descritos na pesquisa contribuem para uma maior compreensão sobre a evolução histórica do tema e indica caminhos para os processos de avaliação da extensão, em especial para professores e coordenadores de cursos de graduação no ensino superior.Item Avaliação na educação superior: o uso do U-Multirank(Universidade Metodista de São Paulo, 2024-06-14) INNARELLI, Patricia Brecht; AZEVEDO, Adriana Barroso deA expansão do ensino superior ocorreu, principalmente, a partir dos anos 1990, com a realização de reformas educacionais como, por exemplo, a implementação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LBD/EN) n.º 9394/96 e também com programas e políticas educacionais, como o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) e o Programa Universidade para Todos (PROUNI). Com essa expansão percebeu-se a necessidade de se desenvolver e se implementar métodos para a avaliação do desempenho das Instituições de Ensino Superior (IES). Assim, em 2004, foi criado o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), com a finalidade de assegurar o processo de avaliação das IES, considerando os aspectos relacionados ao “ensino, pesquisa e extensão” e ao desempenho dos estudantes. Esse processo passou a ser realizado por meio de instrumentos como o ENADE, IGC, CPC, operacionalizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Nesse contexto, surgiram os rankings acadêmicos, internacionais e nacionais, que têm sido considerados como fonte de informações sobre o ensino superior, não só em relação à construção e manutenção da reputação de uma instituição, como no auxílio para a escolha de um curso, dentre outros aspectos. Em 2008, em uma conferência da União Europeia, surgiu o U-Multirank, concebido como índice de cooperação do ensino superior e elemento estratégico para a avaliação e, consequentemente, melhoria do desempenho educacional. É nesse debate que esta pesquisa se insere, com foco nas universidades brasileiras, a partir da seguinte questão: o U-Multirank é um instrumento que permite aos gestores acadêmicos analisar a qualidade do ensino-aprendizagem e ter uma visão holística da instituição, identificando suas potencialidades e possibilitando a tomada de ações para promover melhorias? Assim, pretendeu-se neste estudo, como objetivo geral, identificar como o U-Multirank pode contribuir no avanço e nos processos avaliativos do ensino, da pesquisa e da extensão nas IES e, também, como objetivos específicos, analisar de qual maneira o U-Multirank pode potencializar o olhar holístico da instituição e sua relevância acadêmica e social; verificar como os resultados apresentados por esse ranking poderão auxiliar os gestores no processo de tomada de decisões estratégicas; e explorar o modelo proposto pelo U-Multirank, compreendendo as suas dimensões e aplicabilidade nas universidades. A pesquisa, de abordagem qualitativa, fundamentou-se em referencial teórico e análise documental. Como metodologia, foram realizadas entrevistas reflexivas com os responsáveis pela condução do processo e acompanhamento das avaliações das universidades que participam do U-Multirank. A análise dos dados obtidos por meio das entrevistas seguiu a proposta de Szymanski, Almeida e Prandini (2001, 2011, 2018) e Franco (2021). Como principais resultados obtidos pôde-se verificar a contribuição do ranking no avanço e nos processos avaliativos do ensino, pesquisa e extensão das IES. Foi possível inferir, também, que o U-Multirank pode, a partir dos resultados compartilhados, intensificar a visão geral das IES tanto acadêmica quanto socialmente, de modo que elas e gestores acadêmicos possam aperfeiçoar seus processos com vistas aumentar a qualidade do ensino superior.Item Caieiras nos passos de cidade educadora: a contribuição do ensino formal, não-formal e informal e da Escola Clássica de Atenas para a formação integral do ser humano(Universidade Metodista de São Paulo, 2022-12-16) BRUGGEMANN, Marcelo Vagner; PETRAGLIA, Izabel CristinaA Cidade Educadora, por definição, é aquela que assume a intencionalidade de promover a formação integral dos seus cidadãos, sendo um projeto de cidade originado à luz da Carta das Cidades Educadoras de Barcelona do ano de 1990, o qual é gerenciado pela Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE). Como meu objeto de estudo, esse projeto de cidade busca dialogar com o município no qual vivo há mais de meio século, Caieiras-SP, o qual detém potencialidades educativas, sendo um debate promissor em uma época guiada por uma educação fragmentada pelo processo sistemático de educação escolar formal, que muitas vezes não se mostra adequado para a formação integral dos cidadãos. Portanto, esta tese tem como objetivo geral verificar se o projeto Cidade Educadora vai ao encontro das potencialidades educacionais do município de Caieiras, o qual vai além dos muros escolares, ministrando um ensino formal, não-formal e informal por meio de projetos sociais. Em busca de dar fundamento à pesquisa, este trabalho encontrou respostas, principalmente, em pensadores célebres como Sofia Cavalletti (1985) e Maria da Glória Gohn (2016; 2006), Tomás de Aquino (1999), Jacques Maritain (1945), Werner Jaeger (2013) e Victor Sales Pinheiros (2021), assim como foi importante a busca por inspiração na Grécia Clássica (séculos V e IV antes de Cristo), com Platão (1997) e Aristóteles (2017), grandes mestres clássicos que inclusive foram referenciados ao centro na famosa pintura de Rafael Sanzio: A Escola de Atenas (1509-1510). Por esta ótica histórico- filosófica, as virtudes humanas buscadas na Cidade Educadora se mostram ainda hoje presentes no cotidiano, como é o caso do município de Caieiras, uma cidade com imenso patrimônio pedagógico, que de forma empírica é detentora de potencial educativo tanto formal, como não-formal e informal. O diálogo a partir destes(as) autores(as) e suas sugestões para a educação necessita ser visto como atual e estimulante, pois nasce da carência formativa humana, que se mostra nos próprios costumes cidadãos referentes ao trato da coisa pública, levando ao entendimento se o ideal desse modelo de cidade não seria a possibilidade de uma fundamentação teórica consistente para a formação de uma sociedade que possa formar cidadãos eticamente virtuosos, formados em um espaço que educa, como bem lembra os velhos gregos, visto que são eles os primeiros a desenvolver um sentimento virtuoso idealizado por meio da educação. Este saber, por assim dizer, pode ser representado em Caieiras como um meio de formação humana fundamentado em valores como a moral e a ética, em que o cidadão, a partir disso, buscar-se-á se desenvolver integralmente. A metodologia aqui adotada segue uma pesquisa hermenêutica, de cunho bibliográfico e documental, de abordagem qualitativa. Para mais, sob a ótica dos documentos que norteiam a Cidade Educadora, assim como da Escola Clássica de Atenas, somada às análises de dados coletados na estratégica instituição educacional pública e formal de Caieiras, a centenária Escola Estadual Otto Weiszflog, além do Projeto Patris – Casa do Pai e da Catequese Bom Pastor – ambas pautadas em um ensino tanto informal como não-formal –, pretendemos buscar respaldo teórico para esta obra em tela.Item Cartografias da educação menor: anti-paideia, rizoma e linhas de fuga no horizonte nômade de Gilles Deleuze e Félix Guattari(Universidade Metodista de São Paulo, 2025-05-19) ASSIS, Rafael Augusto de; PAGANOTTI, IvanO estudo ora apresentado propõe a realização de uma análise da educação tradicional (Educação Maior) sob a perspectiva do pensamento de Deleuze e Guattari. A investigação questiona os modelos hierárquicos e normativos da pedagogia clássica, que são estruturados sob o ideal da Paidéia, confrontando-os com uma abordagem rizomática e descentralizada do conhecimento. Inspirada no conceito de Educação Menor, a pesquisa explora os processos de subjetivação, as resistências e as linhas de fuga que rompem com os sistemas educativos disciplinadores. Através do prisma do nomadismo, são mapeadas práticas pedagógicas que fomentam a criatividade, e a potencialização dos corpos, rompendo com a homogeneização dos saberes. Ao articular conceitos como rizoma, devir e linha de fuga, a tese busca promover uma cartografia de novas possibilidades educativas que dialogam com a multiplicidade e a abertura ao imprevisível no processo formativo.Item Conhecer para ensinar: as narrativas de Daniel Parish Kidder sobre o Brasil sob a perspectiva da educação cristã(Universidade Metodista de São Paulo, 2022-01-31) COSTA, Eber Borges da; FURLIN, MarceloA presente pesquisa analisa as narrativas do missionário e educador cristão Daniel Parish Kidder (1815-1891) que esteve no Brasil na primeira metade do século XIX e registrou suas impressões a respeito do país, de seu povo e de suas instituições. O trabalho parte da hipótese de que há uma compreensão particular de educação cristã nas suas narrativas, motivada pelo desejo de conhecer o outro. Esse movimento de conhecer para ensinar produz relatos que contribuem para uma melhor leitura da relação entre educação e religião no Brasil e para a compreensão da educação cristã e seus impactos na sociedade. Aborda-se a educação cristã numa perspectiva protestante, num trabalho interdisciplinar que traz para o campo da Educação uma expressão da área das Ciências da Religião e da Teologia. Considera-se que as comunidades religiosas cristãs são importantes espaços de educação não formal em que concepções de mundo, conceitos e preconceitos são formados. Recorre-se aos eventos fundantes da prática educativa das igrejas cristãs no Brasil, como a educação jesuíta e a educação protestante para contextualizar a atuação de Kidder e suas narrativas. O objetivo da pesquisa é analisar essas narrativas em busca da sua visão da educação cristã, com sua amplitude e limitações, e como Kidder se aproxima de uma outra cultura no movimento de conhecer para ensinar. Implicitamente, ele faz a pergunta pelo lugar de sua atuação e pelas pessoas às quais pretende ensinar. Esta é uma pesquisa qualitativa feita com as bases da Pesquisa Narrativa e pesquisa bibliográfica a respeito da educação cristã no Brasil, destacando a estreita relação entre educação e religião, ao mesmo tempo que problematiza essa relação. Recorre- se aos conceitos de Freire de inacabamento, dialogicidade e amorosidade na problematização desses temas e na proposição de pistas para uma educação cristã socialmente relevante. Como resultado da leitura e análise das narrativas de Kidder, vem à tona uma necessária ressignificação da educação cristã na dimensão do diálogo e do cuidado; uma educação cristã que, a exemplo de Kidder, faça a pergunta pelo mundo e pelas pessoas que pretende ensinar. Respondê-la passa por considerar as ambiguidades e tensões que marcam tanto a educação cristã quanto o mundo e as pessoas que o habitam e o constroem.