Programa de Pós-Graduação em Educação
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Item A (des)humanização do estudante de engenharia sob o olhar de um professor-engenheiro(Universidade Metodista de São Paulo, 2021-09-23) GOMES, Marcelo Marques; FURLIN, MarceloEste trabalho busca investigar, dentre os aspectos que interferem na formação humanista do aluno do curso de Engenharia do Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia (CEUN-IMT), as percepções desses discentes acerca da influência da graduação em Engenharia e da formação de seus professores. Nessas percepções, buscou-se ainda capturar as percepções dos impactos dessa humanização (ou a carência dela) em sua atuação como Engenheiro, contrapondo-se ou corroborando com minhas próprias percepções sobre minha formação como Engenheiro. Essas percepções foram captadas à luz dos conceitos de alta modernidade, de acordo com Bauman (2001), Giddens (2012) e Hannah Arendt (2017), e dos conceitos de contemporaneidade de Agamben (2009). Nota-se que aspectos humanos e sociais, fundamentais para o convívio em sociedade, por vezes são deixados de lado em prol de uma formação altamente tecnicista, levando o futuro profissional a um exílio do humanismo. Foram realizadas entrevistas episódicas com seis alunos, de séries diversas. Foram utilizados conceitos da Pesquisa Narrativa, conforme Clandinin e Connely (2011) e Passeggi (2011), que se mostraram, para essa investigação, uma alternativa apropriada em relação à pesquisa tradicional, sobretudo para esse tipo de aproximação, em que se pretende legitimar a voz do sujeito interlocutor. As entrevistas apontaram para deficiências na formação do professor de Engenharia, sobretudo nos aspectos humanísticos, uma vez que são Engenheiros em sua maioria e tiveram em seus professores, também Engenheiros sem formação humanística os únicos exemplos antes de abraçarem a carreira docente. Foi apontada também a pouca importância dada ao humanismo ao longo do curso, o que verificou-se como fato histórico. Ao final, é feita uma proposta de trilha de capacitação docente, composta por quatro módulos e com 12 horas de duração, a ser oferecida ao corpo docente do IMT por meio da Academia de Professores do IMT, com o objetivo de despertar no professor a reflexão sobre sua própria atuação como professor humanizador.Item A comunicação social háptica e suas vias de construção: narrativas e experiências de guias-intérpretes e pessoas com surdocegueira em processos formativos(Universidade Metodista de São Paulo, 2022-12-20) VILELA, Elaine Gomes; AZEVEDO, Adriana Barroso deA comunicação social háptica é utilizada no Brasil em âmbito complementar na interação de pessoas surdocegas adquiridas. É perceptível a desinformação e carência na formação continuada de profissionais tradutores guias-intérpretes de língua de sinais (LIBRAS) sobre esta comunicação, tornando-se imprescindível a divulgação para favorecer o entendimento das pessoas surdocegas em diversas situações da vida em sociedade. Nesse contexto, pretende-se ampliar o olhar sobre a surdocegueira adquirida e os profissionais Tradutores Guias-Intérpretes de Libras. O objetivo é evidenciar a lacuna formativa na profissão de Tradutores Guias-Intérpretes de Libras no Brasil, tendo como base as narrativas que emergiram do curso de extensão para o uso da comunicação social háptica. Dessa forma, define-se o seguinte problema de pesquisa: Que percepções emergem de Tradutores Guias-Intérpretes de Libras quando utilizam a comunicação social háptica com pessoas surdocegas? No campo teórico foram adotados os estudos sobre a surdocegueira de Ikonomidis (2019), Maia (2008), Viñas (2004) e Rodrigues (2018); e a comunicação social háptica é explanada com Lathnen (1999;2018), Araújo (2019) e Vilela (2018). O caminho metodológico utilizado é de natureza qualitativa de caráter investigativo na modalidade narrativa na perspectiva adotada por Clandinin e Connelly (2015), por meio da pesquisa-formação nos moldes defendidos por Josso (2004;2010), alicerçado nas experiências dos participantes profissionais tradutores guias- intérpretes e feedback das pessoas com surdocegueira em consonância às experiências da pesquisadora. As experiências são apresentadas em formato de textos multimodais com hiperlinks que direcionam para hipertextos apresentados por cenas. As narrativas evidenciaram a importância da formação de profissionais Tradutores Guias-Intérpretes de Libras e as lacunas nos cursos existentes juntamente com a premência de reestruturação nos currículos a fim de promover qualidade no atendimento de pessoas surdocegas. A comunicação social háptica configura-se como um complemento essencial para interação e o protagonismo das pessoas com surdocegueira a torna significativa. A investigação realizada nesta tese pretende abrir caminhos para consolidar bases de construção de um projeto mais amplo para a inclusão de pessoas surdocegas, com proposições de estruturação da comunicação social háptica como língua.Item A educação infantil em Timor-Leste: história e percepções docentes diante dos desafios e possibilidades atuais(Universidade Metodista de São Paulo, 2022-02-25) SILVA, Suzi Alves da; ANDRÉ, Cláudio FernandoEsta pesquisa tem como objetivo geral investigar a educação infantil em Timor0Leste, em seus distintos períodos históricos, e as percepções dos professores para o entendimento e enfrentamento dos desafios e oportunidades atuais. O que justifica essa investigação do ponto de vista científico é a lacuna que há na academia de pesquisas sobre a história da educação de modo geral – em especial a infantil – do país. O que motiva a realização desta investigação para além do encanto pela história desta nação, especificamente da educação, é a possibilidade de contribuir com um estudo que sirva de referência no campo educacional. Nesta pesquisa buscamos responder à seguinte questão problematizadora: Em interface com a história, como os professores têm percebido os desafios e oportunidades para a educação infantil nos dias atuais? Consideramos a hipótese de que voltar o olhar para a história é um caminho para entender e enfrentar mais assertivamente os desafios hodiernos. Optamos pela metodologia da pesquisa científica de natureza qualitativa, do tipo descritiva. As fontes foram diversificadas: documentos escritos, orais e iconográficos, alguns já existentes e outros que foram produzidos no processo de pesquisa. Para a revisão de estudos anteriores, consideramos o período de 2008 a 2018 das teses e dissertações da biblioteca digital das instituições que considero de maior relevância a esta pesquisa: a) Universidade Metodista de São Paulo (UMESP)e b) Universidade Nacional do Timor Lestee c) Biblioteca de Teses e Dissertações da Capese d) Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP). Os instrumentos de coleta de dados foram questionários, entrevistas e observação. As principais referências para contextualizar os aspectos históricos, geográficos, cultural e linguístico de Timor focaram nos escritos dos autores Cunha (2001), Thomaz (2008), Serrano e Waldman (1997), Silva (2011) e Durand (2010). Em relação à história geral da educação, os fundamentais autores consultados foram: Aranha (1996) e Morrou (1975), em relação à História da EI em Timor0Leste em seus distintos períodos, para além de textos dos autores Martins (2006) Cró e Pinho (2012), Istiqomah (2014) e Hudaidah (2020), recorri a vários documentos institucionaise e, por fim, para sustentar a questão das concepções sobre a criança, os principais autores foram: Ariès (1981) e Oliveira0Formosinho (2007). O contexto desta investigação envolve os espaços de pesquisa, universidades de Portugal, Timor0Leste e Indonésia. Os resultados esperados com essa pesquisa foram: a) sistematização da história da educação infantil em Timor0Lestee b) compreensão das percepções de professorese c) cursos de curta duração para a formação de professorese d) artigos científicose e) livro para uso como referência nos cursos de graduação em educação.Item A família existente no imaginário de adolescentes contemporâneos vivências e convivências complexas na instituição escolar(Universidade Metodista de São Paulo, 2021-09-14) TAVARES, Jardinete; PETRAGLIA, Izabel CristinaA presente pesquisa busca identificar, descrever, interpretar, compreender e documentar as diferentes configurações de família existentes no imaginário de adolescentes contemporâneos, percebidas e experimentadas nas vivências e convivências estabelecidas no cotidiano escolar. Estas ações se tornam possíveis a partir do conteúdo das entrevistas com alunos matriculados em cursos de ensino médio de instituições escolares localizadas no estado do Rio de Janeiro, a saber: escolas públicas, escolas privadas particulares e privadas confessionais. Esta é uma pesquisa de natureza qualitativa descritiva que tem como base a Epistemologia da Complexidade, proposta por Edgar Morin, que favorece o uso de variadas estratégias para uma melhor compreensão dos fenômenos que se autorrevelam em seu processo natural; flexível quanto às mudanças e sensível aos novos rumos que se apresentam, sem cessar, no decorrer da realização científica. Seus princípios orientadores, para a análise do obtido no contato direto com os adolescentes, são: o sistêmico ou organizacional, o circuito retroativo, o da autonomia/dependência, o da reintrodução do conhecimento no conhecimento, o dialógico, o do circuito recursivo e o hologramático, balizadores no estudo da questão evidenciada como situação problema. Utiliza, como estratégia de pesquisa, a Fenomenografia para o mapeamento e tratamento dos dados que mostram, em análise complexa das variadas concepções, as diferentes formas que os adolescentes descrevem a família existente em seu imaginário, construído em cotidiano vivido na instituição escolar no percurso de sua educação básica. Apresenta relatório analítico detalhando progressivamente os resultados obtidos, assim como descritos nas entrevistas e em perspectiva quando avalia o seu impacto nas instituições escolares. Considera a realidade histórico-social da família de forma complementar e integrativa, com fundo explicativo do liberalismo, do neoliberalismo e do presente neoconservadorismo, cenário político-social-religioso em que se encontram os adolescentes no momento da realização das entrevistas. Acrescenta síntese do ordenamento jurídico das diversas configurações familiares existentes no Brasil e a definição das leis que as amparam. Neste panorama é que os adolescentes entrevistados apresentam a família construída em seu imaginário como sendo a matrimonial, que eles chamam de tradicional. A descrição desta configuração familiar aparece em primeiro lugar nas respostas dadas e é apresentada como composta por pai, mãe e filhos. Em seus relatos os adolescentes dizem que a instituição escolar prioriza a família matrimonial e possui a expectativa de encontrá-la nas relações que estabelece em seu cotidiano não demonstrando, em sua lide, acreditar na existência de uma família diferente. Esclarecem que é possível encontrar em algumas escolas, também, uma visão indiscriminada de família, sem nomeações ou configurações específicas, onde o esperado é que exista alguém que responda pela criança ou adolescente, o intitulado responsável, sendo esta uma forma alternativa para que a escola trabalhe com as famílias quando estas saem do seu padrão. Segundo os entrevistados a instituição escolar, do momento presente, possui uma visão idealizada das relações entre pais e filhos e assim imagina laços e relacionamentos de tal forma constituídos que não são vistos na atualidade sendo, portanto, para estes adolescentes, uma família inexistente. Os resultados da presente pesquisa bem como todos os conceitos são apresentados com inter-relações complexas que situam a instituição escolar em função educacional privilegiada quando a denominam lugar de vida. Desta forma a percebem capaz de trabalhar no ensino educativo das novas gerações de modo a favorecer a existência de relações saudáveis entre os diferentes indivíduos, situações, locais, desejos, sentimentos, aprendizagens e constituições familiares com seus variados matizes, de maneira a que as experiências vividas, individual e coletivamente, sejam compreendidas como processos naturais à existência humana.Item A implementação das políticas curriculares da educação física no Amazonas: desafios e percepções dos professores da rede estadual de ensino(Universidade Metodista de São Paulo, 2024-12-11) RODRIGUES, Renata do Monte; ANDRÉ, Cláudio FernandoA presente tese de doutorado investigou as ações da secretaria estadual de educação do Amazonas no processo de implementação das propostas pedagógicas do componente curricular de educação física a partir das percepções dos professores de Educação Física. A integração do componente à área de Linguagens pela Base Nacional Comum Curricular apresenta temas como diversidade, saúde e cidadania através das abordagens da cultura corporal buscando romper com o modelo tradicional focado no aspecto motor e no rendimento esportivo. No estado do Amazonas, as secretarias de educação, estadual, municipais e privadas, alinhadas às diretrizes nacionais construíram um documento norteador intitulado de Referencial Curricular Amazonense, que orienta os conhecimentos essenciais aos estudantes para todo o percurso da educação básica. A pesquisa partiu do seguinte questionamento: Como os professores de Educação Física que atuam nas escolas compreendem a proposta curricular pedagógica do estado do Amazonas e quais os desafios didáticos-pedagógicos diante do processo de implementação da proposta? O estudo tem como objetivo geral identificar as contradições e desafios por parte dos docentes no processo de apropriação das propostas curriculares para a EF adotadas na rede estadual de ensino. Como objetivos específicos definiu-se: (i) analisar os documentos orientadores em relação aos fundamentos epistemológicos, históricos e didáticos-pedagógicos da educação física escolar; (ii) descrever a organização da rede estadual que fornece suporte técnico aos professores do componente de educação física; (iii) investigar os principais desafios encontrados pelos professores de Educação Física para ressignificar suas práticas pedagógicas em consonância com as propostas educacionais vigentes e (iv) identificar possíveis caminhos para futuras investigações, práticas pedagógicas e políticas educacionais no campo da educação física, contribuindo assim para o avanço acadêmico e da prática pedagógica. A pesquisa é de natureza qualitativa de cunho descritiva e exploratória fundamentada nos estudos de Minayo e Gil. A fundamentação metodológica ancorou- se na epistemologia do ciclo de políticas proposta por Stephen Ball e colaboradores, com a intenção de compreender as complexidades e consequências das ações de implementação, as dinâmicas que interligam as políticas educacionais vigentes e as práticas pedagógicas dos professores. Para tanto, foram realizadas entrevistas pautadas nos princípios dialógicos e reflexivos de Szymanski, com cinco professores de Educação Física, de duas escolas da rede estadual do ensino fundamental anos iniciais e com uma agente da secretaria estadual de educação participante na elaboração do referencial curricular do estado. Do ponto de vista teórico, a pesquisa se ancorou nos estudos da cultura corporal, nas abordagens de Bracht, Daolio e Neira, nos estudos de Libâneo, Gil, Freire entre outros, que auxiliaram na fundamentação das análises e discussões das políticas educacionais e de suas repercussões na prática pedagógica dos professores. A propositura da pesquisa visou contribuir com ações para mitigar as lacunas no processo de implementação das atuais diretrizes curriculares identificadas nos relatos dos entrevistados de modo que os professores possam ressignificar suas práticas pedagógicas diante das diferentes realidades das escolas da rede estadual do Amazonas.Item A trajetória educacional de estudantes com indicadores de altas habilidades/superdotação(Universidade Metodista de São Paulo, 2022-03-03) OLIVEIRA, Elaine Cristina Batista Borges de; ANDRÉ, Cláudio FernandoNo Brasil, o tema das Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) é uma das áreas da Educação Especial. Esta pesquisa busca discutir o tema da inclusão por meio da observação da trajetória educacional de estudantes com (AH/SD), que foram participantes do Programa de Atenção a alunos Precoces com Comportamento de Superdotação (PAPCS), finalizado em 2018, quando foi encerrado. A presente investigação responde a seguinte questão: Quais os impactos na trajetória de vida acadêmica de pessoas com indicadores de altas habilidades/superdotação após receber o atendimento em um programa de atendimento especializado? Neste sentido, justificamos nossas intenções de pesquisa por meio das descrições dos relatos das famílias, das análises de seus comportamentos indicadores de altas habilidades/superdotação no ensino fundamental, por meio de entrevista realizada em 2020. O objetivo é descrever e analisar o desenvolvimento escolar dos discentes, após o contato com o PAPCS. A metodologia da pesquisa utiliza abordagem qualitativa, por meio do procedimento de entrevista semiestruturada (ES) para discorrer sobre estudo de caso de três participantes, entre 13 e 16 anos, em sua trajetória de vida escolar. As reflexões são embasadas na teoria de Renzulli (1998, 2004) e na análise de conteúdo de Bardin (1977), que foram interpretadas, considerando duas etapas: 1. Voz da família; 2. Voz dos estudantes com indicadores de altas habilidades/superdotação. Para a revisão de estudos anteriores foram consideradas as análises do Banco de Teses e Dissertações da Capes; a consulta de dados nas instituições, como UMESP, UFSM, Scielo, Research Gate e pesquisa presencial na Biblioteca Física da UMESP. Constatamos que, mesmo os familiares reconhecendo indicadores de características de altas habilidades/superdotação no comportamento de seus filhos, há ainda dificuldades a serem superadas quanto ao autorreconhecimento e à inserção no ambiente escolar. Contudo, foi possível verificar que todos tiveram redes de apoio no ambiente familiar, considerando a condição de pessoa com (AH/SD). O atendimento educacional especializado escolar foi ignorado em dois casos e um deles recebeu apoio na escola. Algumas diferentes variáveis trouxeram dificuldades na caminhada de cada participante como as diferenças socioeconômicas, engajamento com a causa, ambientes escolares desfavoráveis ao desenvolvimento da potencialidade. Assim, percebemos que a falta de atendimento apropriado e especializado dificultou a caminhada escolar de dois estudantes e gerou dificuldades de adequação escolar. Essas omissões causaram no estudante superdotado sentimentos de inadequação em seu contexto social, familiar e educacional. Desse modo, ressaltamos que a família, o atendimento educacional especializado e a escola preparada são determinantes para contribuir com a trajetória escolar saudável e integral do aluno superdotado.Item Aplicações dos princípios da justiça restaurativa à mediação escolar(Universidade Metodista de São Paulo, 2020-03-10) CANDIDO, Valéria Bressan; FURLIN, MarceloSolucionar conflitos vem sendo, ao longo da história da humanidade, uma busca incessante. Esta pesquisa teve como objetivo analisar como a aplicação dos princípios da Justiça Restaurativa na Mediação Escolar pode ser uma maneira eficaz para as soluções dos conflitos existentes nesse ambiente. Por meio de um comparativo teórico filosófico, entre os quais destaco: Leoberto Brancher (2006); Kay Pranis (2010); Howard Zehr (2008, 2012); Niklas Luhmann (2016) e Bakhtin (2009, 2012), e de trabalhos que começam a surgir sobre o tema, buscou-se construir um ambiente seguro para a observação da atuação de professores, mediadores e profissionais da educação e de diversos saberes que trabalham, de forma interdisciplinar, amenizando os danos causados aos atores envolvidos em lides e conflitos escolares. Os participantes da pesquisa foram professores, mediadores escolares, diretores de escola, coordenadores pedagógicos, alunos, funcionários da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e um promotor de justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo, que atua diretamente no estudo dos problemas da educação do estado. Ao cotejar as experiencias observadas durante a pesquisa dentro do território nacional com as experiencias internacionais trazidas à colação, pudemos alcançarb resultados reveladores que, embora ainda tímida, a mediação escolar, quando aliada aos princípios restaurativos, podem produzir soluções satisfatórias aos conflitos, trazendo aos envolvidos a sensação de pertencimento dos jovens e adolescentes no universo escolar. Os dados demostraram que este tipo de política pública é importante e que pode trazer a médio e curto prazo resultados positivos: melhora da qualidade das relações humanas, empoderamento social e satisfação pessoal, no entanto, muito há que se fazer para a busca da pacificação escolar.Item Avaliação da extensão universitária: caminhos, desafios e possibilidades(Universidade Metodista de São Paulo, 2022-02-21) SILVA, Luciane Duarte da; ANDRÉ, Cláudio FernandoEsta pesquisa tem como objetivo geral identificar possibilidades de avaliação das ações de Extensão que podem ser utilizadas como referências por coordenadores(as) de cursos e professores(as) nas Instituições de Ensino Superior, contemplando seus principais fundamentos, conceitos e construção teórica. A justificativa deste estudo decorre das transformações em movimento no setor educacional em relação ao tema, especialmente, em virtude da Resolução nº7 de 2018 do Ministério da Educação e a consequente mobilização de todas as IES para o atendimento das suas diretrizes. Além da implantação da curricularização da extensão, outro desafio que se coloca neste processo é a avaliação das ações extensionistas. O presente trabalho apresenta a seguinte questão problematizadora: “quais são as possibilidades e desafios da avaliação de ações de Extensão que podem ser utilizadas como referências por coordenadores (as) de cursos e professores (as) nas Instituições de Ensino Superior em suas ações extensionistas”? Tomando como referência os seguintes documentos: (a) a Resolução nº7 de 2018 (BRASIL, 2018), (b) a Política Nacional de Extensão do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (FORPROEX, 2012), (c) os Referenciais para a construção de uma Política Nacional de Extensão nas ICES (FOREXT, 2013) e (d) documentos e trabalhos acadêmicos encontrados na revisão bibliográfica e documental, referente ao período de 2015 a 2020 sobre o tema: Avaliação da Extensão Universitária. Nesta pesquisa considera-se a hipótese de que o levantamento exploratório por meio da pesquisa documental auxilia na construção de referenciais para o processo de avaliação das ações de extensão das Instituições de Ensino Superior. A partir dos caminhos que o tipo de pesquisa qualitativa delineia, a metodologia deste estudo é composta pelos seguintes métodos: pesquisa exploratória subsidiada pela pesquisa bibliográfica e documental e posteriormente a análise descritiva. A revisão de estudos anteriores relacionados ao tema proposto teve como foco o período entre 2015 a 2020, em teses, dissertações e artigos científicos e livros sobre o tema Extensão Universitários. A pesquisa restringiu-se às publicações nas línguas inglesa, espanhola e portuguesa, considerando pesquisas disponíveis nas seguintes bases online: (a) Banco de Teses e Dissertações da Universidade Metodista de São Paulo; (b) Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD); (c) Rede Nacional de Extensão universitária – RENEX; (e) Congresso Iberoamericano e Congresso Brasileiro de Extensão Universitária; (f) livros específicos sobre extensão universitária. Os resultados descritos na pesquisa contribuem para uma maior compreensão sobre a evolução histórica do tema e indica caminhos para os processos de avaliação da extensão, em especial para professores e coordenadores de cursos de graduação no ensino superior.Item Avaliação na educação superior: o uso do U-Multirank(Universidade Metodista de São Paulo, 2024-06-14) INNARELLI, Patricia Brecht; AZEVEDO, Adriana Barroso deA expansão do ensino superior ocorreu, principalmente, a partir dos anos 1990, com a realização de reformas educacionais como, por exemplo, a implementação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LBD/EN) n.º 9394/96 e também com programas e políticas educacionais, como o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) e o Programa Universidade para Todos (PROUNI). Com essa expansão percebeu-se a necessidade de se desenvolver e se implementar métodos para a avaliação do desempenho das Instituições de Ensino Superior (IES). Assim, em 2004, foi criado o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), com a finalidade de assegurar o processo de avaliação das IES, considerando os aspectos relacionados ao “ensino, pesquisa e extensão” e ao desempenho dos estudantes. Esse processo passou a ser realizado por meio de instrumentos como o ENADE, IGC, CPC, operacionalizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Nesse contexto, surgiram os rankings acadêmicos, internacionais e nacionais, que têm sido considerados como fonte de informações sobre o ensino superior, não só em relação à construção e manutenção da reputação de uma instituição, como no auxílio para a escolha de um curso, dentre outros aspectos. Em 2008, em uma conferência da União Europeia, surgiu o U-Multirank, concebido como índice de cooperação do ensino superior e elemento estratégico para a avaliação e, consequentemente, melhoria do desempenho educacional. É nesse debate que esta pesquisa se insere, com foco nas universidades brasileiras, a partir da seguinte questão: o U-Multirank é um instrumento que permite aos gestores acadêmicos analisar a qualidade do ensino-aprendizagem e ter uma visão holística da instituição, identificando suas potencialidades e possibilitando a tomada de ações para promover melhorias? Assim, pretendeu-se neste estudo, como objetivo geral, identificar como o U-Multirank pode contribuir no avanço e nos processos avaliativos do ensino, da pesquisa e da extensão nas IES e, também, como objetivos específicos, analisar de qual maneira o U-Multirank pode potencializar o olhar holístico da instituição e sua relevância acadêmica e social; verificar como os resultados apresentados por esse ranking poderão auxiliar os gestores no processo de tomada de decisões estratégicas; e explorar o modelo proposto pelo U-Multirank, compreendendo as suas dimensões e aplicabilidade nas universidades. A pesquisa, de abordagem qualitativa, fundamentou-se em referencial teórico e análise documental. Como metodologia, foram realizadas entrevistas reflexivas com os responsáveis pela condução do processo e acompanhamento das avaliações das universidades que participam do U-Multirank. A análise dos dados obtidos por meio das entrevistas seguiu a proposta de Szymanski, Almeida e Prandini (2001, 2011, 2018) e Franco (2021). Como principais resultados obtidos pôde-se verificar a contribuição do ranking no avanço e nos processos avaliativos do ensino, pesquisa e extensão das IES. Foi possível inferir, também, que o U-Multirank pode, a partir dos resultados compartilhados, intensificar a visão geral das IES tanto acadêmica quanto socialmente, de modo que elas e gestores acadêmicos possam aperfeiçoar seus processos com vistas aumentar a qualidade do ensino superior.Item Caieiras nos passos de cidade educadora: a contribuição do ensino formal, não-formal e informal e da Escola Clássica de Atenas para a formação integral do ser humano(Universidade Metodista de São Paulo, 2022-12-16) BRUGGEMANN, Marcelo Vagner; PETRAGLIA, Izabel CristinaA Cidade Educadora, por definição, é aquela que assume a intencionalidade de promover a formação integral dos seus cidadãos, sendo um projeto de cidade originado à luz da Carta das Cidades Educadoras de Barcelona do ano de 1990, o qual é gerenciado pela Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE). Como meu objeto de estudo, esse projeto de cidade busca dialogar com o município no qual vivo há mais de meio século, Caieiras-SP, o qual detém potencialidades educativas, sendo um debate promissor em uma época guiada por uma educação fragmentada pelo processo sistemático de educação escolar formal, que muitas vezes não se mostra adequado para a formação integral dos cidadãos. Portanto, esta tese tem como objetivo geral verificar se o projeto Cidade Educadora vai ao encontro das potencialidades educacionais do município de Caieiras, o qual vai além dos muros escolares, ministrando um ensino formal, não-formal e informal por meio de projetos sociais. Em busca de dar fundamento à pesquisa, este trabalho encontrou respostas, principalmente, em pensadores célebres como Sofia Cavalletti (1985) e Maria da Glória Gohn (2016; 2006), Tomás de Aquino (1999), Jacques Maritain (1945), Werner Jaeger (2013) e Victor Sales Pinheiros (2021), assim como foi importante a busca por inspiração na Grécia Clássica (séculos V e IV antes de Cristo), com Platão (1997) e Aristóteles (2017), grandes mestres clássicos que inclusive foram referenciados ao centro na famosa pintura de Rafael Sanzio: A Escola de Atenas (1509-1510). Por esta ótica histórico- filosófica, as virtudes humanas buscadas na Cidade Educadora se mostram ainda hoje presentes no cotidiano, como é o caso do município de Caieiras, uma cidade com imenso patrimônio pedagógico, que de forma empírica é detentora de potencial educativo tanto formal, como não-formal e informal. O diálogo a partir destes(as) autores(as) e suas sugestões para a educação necessita ser visto como atual e estimulante, pois nasce da carência formativa humana, que se mostra nos próprios costumes cidadãos referentes ao trato da coisa pública, levando ao entendimento se o ideal desse modelo de cidade não seria a possibilidade de uma fundamentação teórica consistente para a formação de uma sociedade que possa formar cidadãos eticamente virtuosos, formados em um espaço que educa, como bem lembra os velhos gregos, visto que são eles os primeiros a desenvolver um sentimento virtuoso idealizado por meio da educação. Este saber, por assim dizer, pode ser representado em Caieiras como um meio de formação humana fundamentado em valores como a moral e a ética, em que o cidadão, a partir disso, buscar-se-á se desenvolver integralmente. A metodologia aqui adotada segue uma pesquisa hermenêutica, de cunho bibliográfico e documental, de abordagem qualitativa. Para mais, sob a ótica dos documentos que norteiam a Cidade Educadora, assim como da Escola Clássica de Atenas, somada às análises de dados coletados na estratégica instituição educacional pública e formal de Caieiras, a centenária Escola Estadual Otto Weiszflog, além do Projeto Patris – Casa do Pai e da Catequese Bom Pastor – ambas pautadas em um ensino tanto informal como não-formal –, pretendemos buscar respaldo teórico para esta obra em tela.Item Conhecer para ensinar: as narrativas de Daniel Parish Kidder sobre o Brasil sob a perspectiva da educação cristã(Universidade Metodista de São Paulo, 2022-01-31) COSTA, Eber Borges da; FURLIN, MarceloA presente pesquisa analisa as narrativas do missionário e educador cristão Daniel Parish Kidder (1815-1891) que esteve no Brasil na primeira metade do século XIX e registrou suas impressões a respeito do país, de seu povo e de suas instituições. O trabalho parte da hipótese de que há uma compreensão particular de educação cristã nas suas narrativas, motivada pelo desejo de conhecer o outro. Esse movimento de conhecer para ensinar produz relatos que contribuem para uma melhor leitura da relação entre educação e religião no Brasil e para a compreensão da educação cristã e seus impactos na sociedade. Aborda-se a educação cristã numa perspectiva protestante, num trabalho interdisciplinar que traz para o campo da Educação uma expressão da área das Ciências da Religião e da Teologia. Considera-se que as comunidades religiosas cristãs são importantes espaços de educação não formal em que concepções de mundo, conceitos e preconceitos são formados. Recorre-se aos eventos fundantes da prática educativa das igrejas cristãs no Brasil, como a educação jesuíta e a educação protestante para contextualizar a atuação de Kidder e suas narrativas. O objetivo da pesquisa é analisar essas narrativas em busca da sua visão da educação cristã, com sua amplitude e limitações, e como Kidder se aproxima de uma outra cultura no movimento de conhecer para ensinar. Implicitamente, ele faz a pergunta pelo lugar de sua atuação e pelas pessoas às quais pretende ensinar. Esta é uma pesquisa qualitativa feita com as bases da Pesquisa Narrativa e pesquisa bibliográfica a respeito da educação cristã no Brasil, destacando a estreita relação entre educação e religião, ao mesmo tempo que problematiza essa relação. Recorre- se aos conceitos de Freire de inacabamento, dialogicidade e amorosidade na problematização desses temas e na proposição de pistas para uma educação cristã socialmente relevante. Como resultado da leitura e análise das narrativas de Kidder, vem à tona uma necessária ressignificação da educação cristã na dimensão do diálogo e do cuidado; uma educação cristã que, a exemplo de Kidder, faça a pergunta pelo mundo e pelas pessoas que pretende ensinar. Respondê-la passa por considerar as ambiguidades e tensões que marcam tanto a educação cristã quanto o mundo e as pessoas que o habitam e o constroem.Item Coping como estratégia de enfrentamento ao tecnoestresse: a ótica de professores universitários das modalidades presencial e EaD(Universidade Metodista de São Paulo, 2024-12-10) ALMEIDA, Ari Ricardo de; ANDRÉ, Cláudio FernandoAs Tecnologias da Informação e Comunicação em todas as atividades profissionais são cada vez cada vez mais preponderantes na vida e no trabalho da sociedade contemporânea. A expansão do uso da tecnologia permeia diferentes áreas e profissões, desencadeando a necessidade de mais conhecimento sobre suas aplicações. Partindo destes pressupostos e considerando que, na Educação, a pandemia provocada pelo vírus Sars-cov-2 intensificou a aplicação da tecnologia, mas também gerou consequências como o tecnoestresse, esta tese teve como objetivo geral investigar os efeitos das estratégias de coping sobre o tecnoestresse em professores que atuam no ensino superior, tanto na modalidade presencial como a distância. Como objetivos específicos, a pesquisa buscou apresentar a conceituação e relacionamento do Coping e do Tecnoestresse; explorar o grau de estresse causado pela tecnologia da informação em professores do ensino superior; explorar as estratégias de coping como um fator antecedente ao tecnoestresse nos professores entrevistados. A justificativa para este estudo vai ao encontro da motivação provocada pela oportunidade de podermos contribuir com o desenvolvimento de ações que possam minimizar o tecnoestresse percebido entre docentes e suas estratégias de enfrentamento a esse problema. Nesse contexto, foi realizada uma revisão de estudos anteriores entre os anos de 2020 e 2023 nas bibliotecas virtuais: Banco de Teses e Dissertações da Universidade Metodista de São Paulo; Catálogo de Teses e Dissertações da Capes; Plataformas Scielo e Google Acadêmico. Assim, esta investigação procurou responder às seguintes questões: “Qual a percepção dos docentes que atuam no ensino superior sobre o estresse ocasionado pela tecnologia da informação? As estratégias de coping influenciam o tecnoestresse sofrido por professores da educação superior? Professores que atuam no ensino superior aplicam estratégias de coping para mitigar o estresse causado pela tecnologia?” Trata-se, pois, de uma pesquisa de abordagem qualitativa e quantitativa. A pesquisa qualitativa, de cunho exploratório, foi desenvolvida por meio de um estudo de caso, cujos procedimentos metodológicos envolvem observações e registro de campo, com questionários e entrevistas com professores de uma universidade privada do Grande ABC. A pesquisa quantitativa fundamenta-se em uma abordagem de investigação com corte transversal único. O referencial teórico utilizado tem como base principalmente autores da área da Tecnologia, da Educação e da Psicologia. A investigação possibilitou evidenciar que os professores percebem o estresse causado pela tecnologia da informação em suas dimensões como tecnoincerteza, tecnoinsegurança e tecnocomplexidade. Quanto à pesquisa quantitativa, existem evidências de que as dimensões de coping, aceitação de responsabilidade e reavaliação positiva foram identificadas na pesquisa como fatores que diminuíram o tecnoestresse percebido pelos docentes.Item Desafios, perspectivas e saberes necessários à docência contemporânea do direito(Universidade Metodista de São Paulo, 2023-12-11) SOUZA, Claudete de; ANDRÉ, Cláudio FernandoO objetivo geral desta tese é investigar o conhecimento sobre aspectos didáticos e pedagógicos do professor de Direito do século XXI, considerando conceitos, recursos, influências e perspectivas que envolvem as tecnologias digitais conhecidas por seu corpo discente. Justificou-se o estudo pelo fato de grande parte dos professores universitários deste segmento ainda se opor a operar as TDIC (tecnologias da informação e comunicação) em suas aulas, o que dificulta a comunicação com o alunado que tem nas ferramentas tecnológicas seu modus vivendi. Soma-se o fato de o professor do Direito não receber, na formação acadêmica, conhecimento didático-pedagógico, o que dificulta a empatia necessária à ensinagem. Encontramos motivação em empreender este estudo pela oportunidade em discutir sobre os benefícios que as práticas pedagógicas utilizando as TIDC agregam na empatia entre docente e aluno. A investigação respondeu à questão problematizadora: “A Pandemia Covid-19, ao impor ao professor de Direito a utilização das ferramentas que tornaram possível o ensino remoto emergencial, pôde ser entendida como uma oportunidade à sua formação continuada”. A metodologia de pesquisa científica é de natureza qualitativa, espécie estudo de caso, método indutivo, de natureza exploratória-descritiva, tendo como base a pesquisa bibliográfica. Como corpus foram aplicados questionário Google Forms com respondência virtual pelos 17 professores do Curso de Direito de uma Universidade do Grande ABC; em uma segunda fase, foi realizada entrevista pessoal com os nove respondentes do questionário Forms. A revisão de estudos anteriores, entre os anos de 2020-2022, foi realizada nas bibliotecas virtuais: Banco de Teses e Dissertações da Universidade Metodista de São Paulo; Catálogo de Teses e Dissertações da Capes; Plataformas Scielo e Google Acadêmico. Dá sustentação à pesquisa o arcabouço teórico das áreas da educação, pedagogia, direito, sociologia e tecnologias: Freire, 1997; Masetto, 2000 a 2021; Senhoras, 2020; Fior e Martins, 2020; Harasim, 2015; Tavares et al, 2020; Frazão e Mulholland, 2019, Pimenta e Anastasiou, 2014, entre outros. Os resultados confirmam o proposto como objetivo principal: (i) são essenciais os conhecimentos didáticos-pedagógicos aos docentes dos cursos de Direito, visando alcançar o objetivo de educação qualificada e pertinente ao século XXI. Também, (ii) que a pandemia Covid-19 surtiu um aspecto positivo dentro do caos imposto ao mundo, ao exigir do professor de Direito a ruptura com alguns de seus paradigmas, com a consequente e compulsória utilização dos aparatos e plataformas que viabilizaram as aulas remotas e a continuidade de sua formação, fato que não foi aproveitado por todos aqueles que tiveram essa possibilidade. Ainda, (iii) a empatia professor-aluno é mais facilmente alcançada quando o docente utiliza, em suas práticas pedagógicas no ensino do Direito, artefatos tecnológicos com os quais o corpo discente, nativo do século XXI, habitualmente interage.Item Do Desencanto à Esperança: narrativas de experiência de inclusão vividas por estudantes de Pedagogia na prática do estágio(Universidade Metodista de São Paulo, 2022-11-17) RODRIGUES, Airton; AZEVEDO, Adriana Barroso deAs experiências e vivências que são percebidas no decorrer do período de estágio por estudantes da graduação em Pedagogia tem-se demonstrado de extrema complexidade quando se dão no acompanhamento junto aos alunos e alunas denominados deficientes, estes introduzidos na rede pública de ensino no município da Cidade de São Bernardo do Campo - SP, em virtude da legislação federal vigente, Lei 13.146/15, conhecida como “Lei de Inclusão”. O ordenamento jurídico torna compulsório o ingresso desses sujeitos na rede regular de ensino. Tais percepções ocorrem especificamente em relação às dificuldades que as graduandas enfrentam, as quais estão relacionadas à aplicação prática das teorias apresentadas na disciplina de Educação Inclusiva oferecidas na instituição de ensino superior no decorrer do curso, versus a realidade vivida em sala de aula. Considerando a possibilidade de reflexão por parte das alunas da pedagogia a respeito dos processos de estágio junto a alunos deficientes, como problema da pesquisa buscam-se respostas à seguinte pergunta: que percepções emergem das narrativas de alunas de Pedagogia quando refletem sobre seus processos de estágio junto a alunos deficientes, e quais impactos a legislação municipal pode trazer aos alunos de inclusão? A presente pesquisa tem por propósito apresentar e discutir, a partir das narrativas das experiências de alunas em processos de formação na prática do estágio, a gênese das distorções observadas e narradas entre a teoria e a prática, bem como seus consequentes desdobramentos. Dividido em cinco capítulos, a tese inicia com a jornada pessoal do pesquisador, diferencia experiência de vivência; trata da educação inclusiva, seus avanços e seus paradoxos; aprofunda a correlação entre método e metodologia, investiga o estágio na pedagogia e as aporias do ideal na experiência real; conclui com a abertura das experiências proporcionadas por um pensamento da identidade narrativa. Este estudo está fundamentado na abordagem qualitativa de cunho exploratório, na modalidade da pesquisa narrativa desenvolvida por Clandinin e Connelly (2015), na perspectiva autobiográfica a partir das percepções de Ferrarotti (2010) e Josso (2010), implicando de forma direta na investigação e formação de vínculo do pesquisador com as participantes, fator que propiciou a troca de experiências e resultados obtidos. As interpretações das narrativas foram amparadas nos estudos de Paul Ricoeur (2002), Heidegger (2015) dentre outros teóricos hermeneutas, possibilitando uma melhor compreensão das experiências e os reflexos alcançados nos sujeitos inseridos na educação inclusiva. Os resultados apontam a inadequação em relação aos objetivos propostos na legislação não só para os alunos de inclusão como também para as estagiárias em formação. O presente trabalho foi realizado com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001.Item Educação financeira: os componentes curriculares da BNCC com vistas à formação de cidadãos críticos e conscientes no uso do dinheiro(Universidade Metodista de São Paulo, 2024-06-13) SUPPION, Klaus Haacke; CHIACHIRI FILHO, Antonio RobertoA partir do pressuposto de que a educação financeira tem se mostrado essencial nos últimos anos, uma vez que pode colaborar com a educação formal dos alunos na educação básica e proporcionar-lhes entendimentos mais alinhados com as mudanças presentes na sociedade contemporânea, objetivou-se com esta pesquisa compreender, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), de que maneira a educação financeira é abordada no ensino fundamental, visando contribuir para a formação de cidadãos conscientes e bem informados sobre a aplicação dos conceitos financeiros em seu dia a dia. O foco específico no contexto de compreensão e aprendizagem sobre os temas relacionados à educação financeira e ao cenário político, econômico e social evidencia a necessidade de desenvolver nos alunos um senso crítico que vá além da mera adequação a comandos e ações sem conhecimento financeiro. Assim, com base no referencial teórico e legislação pertinente, esta pesquisa buscou responder ao seguinte questionamento: quais as contribuições da Base Nacional Comum Curricular na formação do cidadão no que diz respeito ao conhecimento em educação financeira? Para tanto, adotou-se a metodologia qualitativa, caracterizada como descritiva. A investigação foi realizada por meio de análise com abordagem interpretativa e indutiva, de modo a identificar padrões, temas emergentes e relações significativas no conteúdo analisado. Essa análise possibilitou evidenciar, nos componentes curriculares da BNCC para o ensino fundamental, a transversalidade da educação financeira. Contudo, observou-se que o primeiro contato com os aspectos financeiros ocorrem somente a partir do quinto ano desse segmento educacional, quando estudos de pesquisadores e os achados nesta pesquisa, demonstram que a educação financeira deve ter seu início desde os primeiros anos do ensino fundamental, de modo que os alunos, frente às mudanças estruturais e à crescente complexidade do mercado financeiro, com a devida formação e orientação, possam se formar cidadãos conscientes, críticos e aptos a lidar com recursos financeiros, de modo a melhorarem seu bem-estar e, comprometidos com o futuro, sejam capazes também de contribuir para o fortalecimento da estabilidade econômica da sociedade como um todo.Item Educar sem (De)Formar: contribuições foucaultias para a filosofia da educação(Universidade Metodista de São Paulo, 2020-03-05) MANTOVANI, José Pascoal; FURLIN, MarceloO foco deste trabalho é relacionar a Filosofia de Michel Foucault com o tema da Educação. A hipótese desta tese é: para compreender a constituição da subjetividade do sujeito é necessário revisitar narrativas do cotidiano de personagens que vivenciam o fenômeno Educação. Tais narrativas auxiliam na percepção dos traços deformativos inerentes a Educação contemporânea, bem como seus desdobramentos e intencionalidades ao que se refere ao ato formativo. Apresenta-se narrativas de discentes e docentes com o intuito de compreender o impacto da Educação nesta atividade constitutiva. Aferiu-se a necessidade da desconstrução de subjetividades, a fim de que outra subjetividade do ser se viabilize. O método que acompanhou esta tese foi o pós-estruturalismo e o materialismo histórico dialético. Como referências bibliográficas, contou-se com os textos de Foucault, além dos comentários de Castro, Veiga-Neto, Deleuze, Gutting, Bakthin entre outros. Esta pesquisa foi fracionado em quatro temas, mas, para fins didáticos, dividida em cinco seções: o primeiro capítulo trata do conceito Educação; a segunda e terceira seção tratam dos domínios foucaultianos; a quarta seção apresenta a teoria narrativa que auxiliará na hermenêutica nas narrativas; na quinta e última seção, busca-se a dialética entre a filosofia de Foucault, a teoria narrativa e as narrativas das personagens que corroboraram com este trabalho. A peroração desta investigação circula no duplo formativo/deformativo presente no impacto da educação na constituição da subjetividade. A tese defendida é que o papel deformativo da educação contemporânea está comprometida com elementos relativos ao sujeito e não a formação e constituição do ser. A expectativa é que o desfecho desta tese auxilie na interpretação e articulação da filosofia de Foucault com o tema da educação, além de contribuir para futuras pesquisas no campo da Filosofia da Educação e Formação de Educadores.Item Engenharia, docência e discência: narrativas sobre avaliação(Universidade Metodista de São Paulo, 2021-04-05) MATTA, Eduardo Nadaleto da; FURLIN, MarceloO professor do século XXI não é mais aquele que ensina, é um profissional que deve estar em constante busca por recursos para intermediar o aprendizado e despertar o interesse de seus alunos. A educação do século XXI não é similar à do século passado devido às mudanças culturais pelas quais o mundo passou, estando dedicada à aprendizagem e não ao ensino. Notadamente, a pedagogia adotada nos cursos de Engenharia está inadequada à aprendizagem dos educandos. A partir dessas considerações, o problema desta investigação é: “Considerando que os alunos de um curso de Engenharia chegam à universidade trazendo novas e diferenciadas experiências educacionais, deve-se continuar avaliando-os tal como se avaliava no sistema de ensino tradicional?”. Para este estudo, foi utilizada a pesquisa narrativa com o objetivo de investigar, sob a ótica do professor e do aluno, em suas narrativas, algumas ideias sobre o processo de avaliação atual de uma Instituição de Ensino Superior da região do grande ABC paulista. Conforme apontado por Clandinin e Connelly (2011), a pesquisa narrativa deve ser entendida como uma forma de compreender a experiência humana, uma vez que estuda histórias vividas e contadas, tendo como base a reconstrução de acontecimentos sociais a partir do ponto de vista do entrevistado, sendo a finalidade da entrevista colher e ouvir, em sua singularidade, a fala de uma pessoa em um momento específico de sua existência e de sua experiência. A partir das entrevistas, notou-se a necessidade do desenvolvimento de um processo avaliativo que supere o modelo de avaliação classificatória e autoritária, convertendo-a em instrumento de aprendizagem. A avaliação, que deve ter uma função diagnóstica para auxiliar cada educando no seu processo de crescimento para a autonomia, deve preocupar-se com o processo de apropriação dos saberes, pelo aluno, mediados pela intervenção ativa do professor. Segundo Anastasiou e Alves (2007), a avaliação, normalmente centrada no professor e realizada no final das disciplinas, precisa ser centrada no aluno e na aprendizagem como parte integrada do currículo, tirando o aluno do papel passivo, reforçando o papel formador da avaliação. Em seus trabalhos, Luckesi e Chaves (2000, 2001) lembraram que o ato de avaliar implica a disposição de acolher e libertar, sendo uma importante ferramenta à disposição dos professores para alcançar o principal objetivo da escola: fazer com que os estudantes evoluam. Assim, a melhoria no processo de ensino-aprendizagem depende de uma reestruturação, principalmente no que diz respeito à avaliação, bem como o desenvolvimento de novas habilidades por parte do corpo docente. A partir da escuta sensível de professores e alunos e dos desafios da Engenharia para o século XXI, que impõem mudanças necessárias na formação dos engenheiros, este trabalho propõe uma trilha de formação docente em avaliação que busca transformar a avaliação em um instrumento de aprendizagem e, ao mesmo tempo, em um instrumento de reflexão e tomada de consciência do desenvolvimento acerca do processo de ensino e aprendizagem.Item Ensino do direito ambiental: uma análise das matrizes curriculares dos melhores cursos de direito regionais do Brasil(Universidade Metodista de São Paulo, 2019-03-25) BARILLARI, Patrícia Regina de Moraes; COELHO, Patrícia Margarida Farias; FERREIRA, António GomesA formação do profissional do Direito tem sido bastante discutida nos últimos anos, dada a sua feição estritamente tecnicista, em detrimento da formação humanística que deveria carrear o ensino jurídico. As matrizes curriculares dos cursos de Direito precisam acompanhar as profundas transformações sociais que trouxeram implicações ao ordenamemento jurídico brasileiro vigente. O objetivo deste trabalho é, assim, investigar as principais transformações do Direito, com especial atenção sobre aquelas desencadeadas pela Globalização, suas demandas educacionais e formativas, considerando, ainda, os problemas ambientais dela decorrentes e a necessidade de um ensino jurídico humanizador e sustentável, recaindo, inevitavelmente, no debate acerca do papel do professor de Direito nesse contexto. Neste estudo, parte-se da hipótese de que o Direito pode contribuir para a formação de cidadãos críticos e reflexivos, comprometidos com o meio ambiente no qual estão inseridos, de forma a gerar a emancipação dos sujeitos. Pretende-se, a partir disso, examinar o ensino jurídico de forma geral e específica, no tocante ao Direito Ambiental, nas melhores faculdades de Direito regionais do Brasil. O corpus selecionado para este estudo é composto pelas matrizes curriculares de cinco cursos de Direito de universidades públicas, sendo escolhida uma instituição pública por cada região do país. O critério de seleção utilizado foi a classificação no “Ranking Universitário Folha”, organizado pelo Instituto Datafolha e realizado em 2018. O presente trabalho tem, por metodologia, uma abordagem crítico-dialética, sob a ótica da Teoria Crítica do Direito. A base teórica desenvolvida é interdisciplinar, porque abriga, além do Direito e da Sociologia do Direito, diferentes áreas do conhecimento, desde a Educação, Sociologia e Filosofia, até os teóricos da Comunicação, dentre outras – respeitando a epistemologia de cada uma dessas disciplinas. O percurso de análise deste trabalho foi dividido em três capítulos. Na introdução, apresentamos a nossa trajetória, explicitamos o objeto, os objetivos gerais e específicos, o corpus e a fundamentação teórica desta tese. No primeiro capítulo, discutimos as transformações sociais e do Direito, o tema Globalização e suas interfaces com o Direito, as problemáticas em relação ao meio ambiente e os avanços do Direito Ambiental nas últimas décadas. O segundo capítulo aborda o papel do professor de Direito na formação do aluno. No terceiro capítulo, contextualizamos as cinco instituições de ensino superior escolhidas e seus respectivos cursos de Direito. Depois, analisamos cada uma das matrizes curriculares e problematizamos o quanto o ensino e a aprendizagem do Direito Ambiental estão em evidência, ou não, nas instituições. Em seguida, apresentamos nossas considerações finais, retomando os objetivos e verificando quais são as contribuições da tese para a área da Educação e do Direito. Os resultados alcançados demonstraram que o ensino jurídico no Brasil, nos casos analisados, ainda está muito aquém de oferecer aos alunos uma formação que os capacite a atuar e interagir no mundo globalizado, considerando uma perspectiva sustentável e crítica da interação homem e meio ambiente. Por outro lado, constatou-se que há uma preocupação, por parte das instituições de ensino pesquisadas, em alinhar as matrizes curriculares às novas demandas da sociedade global. Constatou-se, ainda, que as disciplinas voltadas para o estudo do Direito Ambiental perfazem apenas uma média de 5,8% das matrizes curriculares dos cursos de Direito pesquisados, ao longo de todo o curso, não obstante a sua importância social.Item Entre o fracasso e o sucesso escolar: os forasteiros de Cumuruxatiba-BA(Universidade Metodista de São Paulo, 2022-02-25) SANTOS, Glauco Fernando Silva; FURLIN, MarceloEsta tese investiga as atitudes pedagógicas de educadores que decidiram ao longo da vida, experienciar novas formas de trabalho distantes da sua terra natal e do seu ambiente de formação profissional. Sendo assim, os educadores forasteiros como são conhecidos vivenciam o fracasso escolar e buscam soluções, em alguns momentos “clandestinas” para o sucesso dos sujeitos ao longo da escolarização. Desse modo, pretendemos compreender por meio de entrevistas semiabertas, como os professores constroem possibilidades de resistir as estratégias do aparelho escolar em disseminar a ideologia dominante, e quais são as possíveis saídas levando em conta a problemática do peso educacional do capital cultural e o caráter socialmente seletivo do sistema escolar. A pesquisa tece reflexões teóricas a partir das teorias críticas, principalmente sob a luz de estudiosos da sociologia da educação e críticos do sistema capitalista de ensino, para compreender os agentes de exclusão cultural presentes nas práticas escolares. Portanto, propomos um diálogo com educadores “forasteiros” que atuam na educação de Cumuruxatiba, distrito de Prado, munícipio do extremo sul do Estado da Bahia, a fim de levantar hipóteses sobre o fracasso e o sucesso escolar em um contexto pluricultural.Item Formação de gestores educacionais para o ensino superior: um experimento com frameworks ágeis(Universidade Metodista de São Paulo, 2023-12-06) SANTOS, Marcelo dos; ANDRÉ, Cláudio FernandoConsiderando a importância da gestão educacional com mais eficiência e eficácia na potencialização do aumento da qualidade na educação do país e estabelecendo um paralelo com a ciência social da administração, esta pesquisa aborda possibilidade de utilização de recursos para o atingimento de objetivos comuns. A partir da evolução de técnicas de gestão com origem em outras áreas e trazidas para a gestão educacional, considera-se que se pode melhorar a formação e a capacidade do gestor educacional frente aos desafios de um mundo denominado BANI (Brittle, Anxious, Nonlinear, Incomprehensible), que em tradução livre denomina um mundo Frágil, Ansioso, Não linear e Incompreensível. Frameworks Ágeis como o Design Thinking, Kanban, Scrum, Liderança Antifrágil e OKR (Objectives Key Results) auxiliam em um melhor acompanhamento e aplicação de ações corretivas no curso do Planejamento Operacional e Planejamento Estratégico. Assim, em relação à finalidade deste estudo, tem-se como objetivo geral explorar a sensibidade de formação de gestores acadêmicos para a adoção dos Frameworks Ágeis como forma de lidar com o mundo BANI, na intenção de responder à inquietação deste estudo de como a formação de gestores educacionais em Frameworks Ágeis pode contribuir para a melhoria da construção do Projeto Pedagógico Institucional (PPI), Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e Projeto Pedagógico de Curso (PPC), como documentos essenciais e norteadores das ações nas Instituições de Ensino Superior (IES). Entre os principais autores que fundamentam as discussões encontram-se Lücky (2009), Libâneo (2008); Paro (1999), Schwaber (2017); Sutherland (2020), Ritchie e Lewis (2003), Ritchie e Spencer (1994). Para realizar esta pesquisa a metodologia utilizada foi a pesquisa exploratória, visando entender a dinâmica de gestores de IES, por meio de questionários online (quantitativos) e entrevistas (qualitativas). A ferramenta utilizada para a análise de dados foi a Framework Analisys, com fundamento na teoria de Ritchie e Spencer (1994). O estudo possibilitou inferir que, na atualidade complexa em que vivemos, existe sensibilidade e espaço para a utilização de ferramentas ágeis de planejamento e execução, pelos gestores educacionais, nas operações das Instituições de Ensino Superior, na construção de documentos complexos de curto e médio prazos, como o PPC, e longo prazo, como o PDI e PPI.