Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
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Item A comunicação da Igreja Católica na América Latina e Caribe a partir dos documentos conclusivos do CELAM: uma visão compreensiva de suas teorias e de suas práticas(Universidade Metodista de São Paulo, 2021-03-19) ALVARENGA, Ricardo Costa; KÜNSCH, Dimas A.A presente tese tem por tema a comunicação da e na Igreja Católica na América Latina e Caribe, e, por objeto de estudo, os Documentos Conclusivos das Conferências Gerais do Episcopado Latino-Americano e do Caribe (Celam), realizadas no Rio de Janeiro (Brasil, 1955), em Medellín (Colômbia, 1968), em Puebla (México, 1979), em Santo Domingo (República Dominicana, 1992) e em Aparecida (Brasil, 2007). O objetivo principal consiste em compreender as principais tendências comunicacionais da Igreja Católica a partir dos cinco documentos. Trabalha-se com a hipótese de que é possível identificar nesses documentos, pelos menos, três grandes modos de compreensão do fenômeno: 1) a comunicação para a transformação social, com foco no protagonismo e engajamento em questões sociais; 2) a comunicação na perspectiva instrumental e de massa, a serviço das atividades de evangelização e promoção da doutrina católica; e 3) a comunicação como prática de construção da imagem organizacional. O marco teórico se desenvolve a partir de autores e autoras majoritariamente latino-americanos, na perspectiva das Epistemologias do Sul (Boaventura de Sousa Santos). Sandra Arenas, Enrique Dussel, Luiz Fernando Medeiros Rodrigues, João Batista Libanio, Pablo Richard, entre outros, são acionados para se entender as nuances da estrutura e posição política e social ocupada pela Igreja Católica nesta parte do mundo. Sobre a relação Igreja- Comunicação recorremos preferencialmente a Joana Puntel, Pedro Gilberto Gomes e Benito Spoletini. Em busca de ampliar a compreensão sobre as tendências de comunicação levantadas como hipótese de trabalho, recorremos ao auxílio de Cicilia Maria Krohling Peruzzo, Jan Servaes, Alfonso Gumucio Dagron, Thomas Tufte, John B. Thompson, Eduardo Neiva, Margarida M. Krohling Kunsch, Gary Kreps. O percurso metodológico do trabalho forma-se a partir do referencial teórico-metodológico da Hermenêutica de Profundidade (John B. Thompson), sob a luz da compreensão como método (Dimas A. Künsch). A tese contribui para uma compreensão mais profunda, ainda que não única e muito menos definitiva, dos modos como a Igreja Católica entende a comunicação, a partir dos cinco documentos do Celam, e apresenta também um quadro compreensivo mais amplo da realidade dos povos que habitam esta parte do Planeta, com suas histórias, sua memória e suas lutas sociais e políticas, a partir da ótica da comunicação social.Item A instituição bancária como expressão do capitalismo afetivo: a comunicação publicitária dos bancos no Brasil(Universidade Metodista de São Paulo, 2021-04-29) GIANNOTTI, Marcos; CASAQUI, VanderEsta tese analisa, em abordagem crítica, as narrativas publicitárias das instituições financeiras no Brasil e a maneira pela qual elas se constituem a partir da cultura da inspiração (CASAQUI, 2017). O corpus da pesquisa inclui tanto as narrativas dos bancos tradicionais como dos novos modelos de instituições bancárias, baseados nas plataformas digitais. O trabalho fundamenta- se, teoricamente, a partir de estudos sobre as emoções no desenvolvimento do capitalismo e sobre a construção das marcas por meio das emoções atreladas à cultura da inspiração, que auxiliam na compreensão da transformação da comunicação publicitária contemporânea. O re- sultado deste estudo mostra evidências de que a inspiração, como efeito de sentido produzido por estratégias discursivas atreladas a emoções, se constitui na argumentação retórica que as marcas de bancos brasileiros lançam mão, convocando as pessoas para seus projetos de socie- dade e visões de mundo. Uma abordagem que, ao mesmo tempo, oculta os interesses relacio- nados ao capital e justifica suas atuações como instituições financeiras. Nesse sentido, identifi- camos cinco perspectivas que contribuem para a formação de estratégias discursivas que cons- tituem as narrativas inspiracionais dos bancos no Brasil. Quanto à metodologia, utilizamos a Análise de Discurso (AD), implementada em três etapas: a análise do contrato de comunicação, segundo Charaudeau (2006); a identificação das emoções como estratégias discursivas e seus efeitos de sentido, conforme preceitos de Ahmed (2015), Ekman (2012, 2021) e Minner (2019); e o mapeamento semiótico dos valores de consumo, proposto por Semprini (1995).Item A Luta Livre no Brasil: o conteúdo publicado pela mídia tradicional brasileira(Universidade Metodista de São Paulo, 2022-06-28) AMARAL, Carlos Cesar Domingos do; FARIAS, Luiz Alberto Beserra deA Luta Livre no Brasil é um esporte de entretenimento que possui 60 anos de existência no país. Sua intenção é confrontar heróis e vilões em combates que buscam entreter e motivar o público. Desde que a modalidade fez sucesso, a mídia tradicional brasileira vem fazendo publicações sobre os shows, apresentações e lutadores. O objetivo dessa tese é compreender, a partir da teoria do newsmaking, as matérias sobre Luta Livre em categorias pré-estabelecidas, além de pensar esse material na perspectiva do infotenimento e midiatização. A metodologia utilizada passa por revisão bibliográfica, pesquisa documental, aplicação de questionário em produtores de conteúdo de Luta Livre e outros métodos. Os principais resultados apontam que o newsmaking realmente acontece nas produções noticiosas, mas a quantidade de imprecisões e equívocos veiculados sugerem falhas na etapa investigativa. Outra característica marcante nesses materiais é a alta repetição dos termos históricos da modalidade, o que torna muitas produções redundantes e pouco instrutivas. Por fim, a mídia tradicional brasileira historicamente demonstrou pouca competência em noticiar a Luta Livre pela falta de conhecimento da modalidade. Com a maioria das editorias sendo aplicadas na vertente do infotenimento, em que se mistura o entretenimento com a informação, a Luta Livre é diminuída a um mero teatro marcial desqualificado, o que despreza os esforços de todos os envolvidos no espetáculo.Item Astroturfing e o discurso político na pandemia(Universidade Metodista de São Paulo, 2022-06-21) ABRANTES, Edney Firmino; VICTOR, CileneEsta investigação apura a identificação do astroturfing e sua inserção no processo de comunicação entre as relações sociais/virtuais, pela influência como “meio” e o poder como “fim”, no intuito do influenciador, de acordo com os seus interesses, – lícitos ou escusos, ortodoxos ou heterodoxos – cooptar os sentimentos dos indivíduos ou grupos como conquista. O problema da pesquisa reúne as seguintes questões: a) Por que o fenômeno é considerado uma estratégia sensível na comunicação política? Em especial, na pandemia? b). Por que necessita de um meio e um fim para inserção no vetor relacional? c) Por que é aplicado como estratégia para cooptação de indivíduos e grupos? d) Por que necessita de planejamento organizacional? A hipótese principal da pesquisa é a de que, em meio à ocorrência do astroturfing nas multiplataformas da internet, bem como pela mídia em geral, um público simulado foi criado artificialmente, gerando um apoio falso e uma sensação falsa de realidade, fazendo com que, um público-alvo real compartilhasse tal simulacro como se verdadeiro fosse, sem as cautelas de praxe. Diante desse cenário, a pesquisa adota a metodologia bibliográfica exploratória, que se estende a autores como Manuel Castells e Noam Chomsky, com a finalidade de estabelecer um elo entre a internet, a política, mobilizações sociais, campanhas eleitorais, dentre outras; aos estudos de Eugenia Kolivos e Ana Kuperman e o seu conceito de astroturfing; o pensamento de Guy Debord e Zygmunt Bauman sobre a sociedade capitalista, entrelaçando-os com o fenômeno, confluindo com as teorias de Muniz Sodré e as estratégias sensíveis: Afeto, mídia e política e a obra Antropologia do espelho: uma teoria de comunicação linear e em rede, desaguando em Pierre Bourdieu e os campos de tensão e Jürgen Habermas e a esfera pública, locais onde os conflitos são travados com intensidade, ocasionando a prática do astroturfing. Por fim, o resultado é o impacto ocasionado pelo público fake, com requintes de ludibriação para conquistar o público-alvo, procurando expor essas ocorrências cientificamente, servindo de suporte, relevância social e acadêmica.Item BRASIL, o disco: representação e memória a partir da música extrema e periférica do Ratos De Porão (1981-1989)(Universidade Metodista de São Paulo, 2022-04-29) QUADROS SOUZA, Renan Marchesini de; SILVA, Herom VargasFormado em 1981, na Vila Piauí, bairro periférico da Zona Norte de São Paulo, o Ratos De Porão (R.D.P.) transitou por diversos subgêneros da música extrema, além de inaugurar o crossover no Brasil. Oriundo do punk rock, o grupo nunca abandou características essenciais do movimento, como a atitude contestadora e as letras vinculadas à realidade social. Enquanto membros das classes trabalhadoras e subalternas, observaram a realidade e a narraram em sua obra de forma peculiar. Este trabalho tem como objetivo investigar como o R.D.P. articula formas de representação de fatos históricos, sociais e de memória por meio de suas músicas, letras e capas de discos. Para tentarmos responder essa pergunta, optamos pela metodologia de pesquisa qualitativa, abordamos o estudo das composições musicais, das letras, de elementos gráfico-visuais de cinco discos, considerando a produção da banda no período de 1983 até 1989. O centro da análise é o disco Brasil (1989) onde podemos verificar representações mnemônicas da capa até as letras, além da definição sonora do crossover. Os referenciais teóricos que sustentam esta investigação são os estudos de música popular na comunicação, os estudos de memória na comunicação, a semiótica da cultura e a noção de representação dos estudos culturais. A investigação realizada permite afirmar que a obra do Ratos De Porão faz relações diretas com a realidade social. Isso significa que a arte do grupo, por meio da música, das letras e das capas de seus discos, constrói sentidos de memória a respeito do Brasil.Item Comunicação e privacidade de dados na internet: estudo sobre as percepções do usuário à luz da LGPD(Universidade Metodista de São Paulo, 2021-12-17) SIMÕES, Alessandra Lourenço; JOSGRILBERG, Fabio BotelhoA evolução dos meios de comunicação permitiu o exercício do direito à comunicação de maneira mais rápida e com um alcance exponencial por meio da internet. O cidadão passa a ter voz, interagindo por meio de textos, links, vídeos e imagens, compartilhando atualizações da sua vida pessoal e profissional, notícias e outros acontecimentos. Porém, o volume dessas informações no espaço digital acabou por chamar a atenção de organizações públicas e privadas, além de pessoas mal-intencionadas. A informação passa a ser alvo de monitoração, vazamento e até o uso indevido, violando o direto à privacidade dos cidadãos conectados, que nem sempre estão cientes destes fatos e das suas consequências. O assunto ganhou pauta e virou discussão, após diversos escândalos sobre o tema ganharem o foco da mídia, como o caso Snowden e Cambridge Analytica. Mesmo a proteção da vida privada sendo garantida por leis e outras regulamentações no mundo inteiro, faltava algo mais específico ao mundo digital. Então, em 2018, passa a valer o Regulamento Geral sobre Proteção de Dados (GDPR) na União Europeia que regulamenta o direito europeu sobre a proteção dos dados pessoais e serve de base para o surgimento de outras leis no mundo inteiro, como a Lei Geral de Proteção de Dados no Brasil (LGPD). Assim, este estudo tem como objetivo verificar se a preocupação e a proteção da privacidade sofrem influências dos fatores experiência negativa de privacidade, confiança nos reguladores e a percepção de recompensa. Para efetivar o estudo em questão, este trabalho aplica a revisão bibliográfica, questionário e análise estatística das respostas. Na revisão bibliográfica foram abordados os seguintes temas: direitos humanos e direito à comunicação, a comunicação e os meios digitais; vazamento e uso indevido de dados; a questão da privacidade e os dados pessoais; regulamentações específicas; preocupação com privacidade; proteção de privacidade; percepção de recompensa; experiência negativa de privacidade; e confiança nos reguladores. O questionário foi desenvolvido a partir de outros estudos semelhantes, como o realizado por Smith et al. (1996) e por Kininmonth et al. (2018), fazendo pequenas adaptações às questões já existentes. Sendo assim, esta pesquisa também é confirmatória, pois parte de construtos, ou fatores, já estudados em hipóteses anteriores. Também foram inseridas questões de cunho sociodemográfico, como forma de analisar e enquadrar o perfil dos respondentes aos objetivos desta pesquisa. A aplicação do questionário survey foi realizada on-line por meio de formulário eletrônico, com distribuição por e-mail, redes sociais e outros canais de comunicação. A amostra é composta por 304 questionários respondidos válidos, e a análise do modelo de pesquisa proposto apresentou como resultado a confirmação das hipóteses: a percepção de recompensa influencia negativamente a proteção de privacidade, a percepção de recompensa influencia negativamente a preocupação com privacidade e a confiança nos reguladores influencia negativamente a preocupação de privacidade. Não foram confirmadas as hipóteses: a preocupação com privacidade influencia positivamente a proteção de privacidade e a confiança nos reguladores influencia negativamente a proteção de privacidade.Item Comunicação organizacional em megaeventos esportivos: o voluntariado nos jogos olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016(Universidade Metodista de São Paulo, 2020-11-05) MESQUITA, Flávio Agnelli; FARIAS, Luiz Alberto deA presente pesquisa enquadra-se em um estudo de comunicação organizacional aplicado ao esporte, no caso, aos Jogos Olímpicos, em particular, observando a interação feita pelos organizadores da competição com os voluntários, stakeholder fundamental ao sucesso dos Jogos. No caso da competição no Rio de Janeiro, em 2016, foram 50 mil selecionados que trabalharam em dezenas de departamentos diferentes, exercendo papeis de gestão, organização, informação e acompanhamento. Dos aeroportos às arenas esportivas, lá estavam os voluntários. Nesse sentido, é de vital importância criar ações efetivas de comunicação para esse público, não apenas para informá-los sobre as atuações, mas para motivá-los quanto à execução das tarefas. Tendo como base a Análise de Conteúdo, conjugada a uma pesquisa de campo com uma amostragem representativa, observou-se quais foram os materiais de comunicação direcionados aos voluntários e, junto a isso, como esse público se sentiu comunicado antes, durante e após os Jogos Rio 2016. Apesar de apostar numa comunicação notadamente ágil e digital, sendo a primeira competição olímpica a usar o Facebook como plataforma oficial de interação com os voluntários, ficam evidentes algumas discrepâncias de percepção na comparação dos perfis de voluntários. Enquanto as ações se mostraram eficientes para os brasileiros jovens, principalmente moradores do Rio de Janeiro, os voluntários estrangeiros e aqueles com nível econômico mais elevado revelaram deficiências na forma como foram comunicados. Por tratar-se de um evento de caráter mega, com um stakeholder demasiadamente heterogêneo, a variedade de ações de comunicação deve ser um princípio norteador do planejamento de comunicação realizado pelo Comitê Organizador.Item Comunicação pública e acesso à Informação: estudo sobre o ABC Paulista(Universidade Metodista de São Paulo, 2020-03-18) AMORIS, Valéria; FARIAS, Luiz Alberto Beserra deEsta tese aborda a comunicação pública (CP) como um direito fundamental de todo cidadão brasileiro – o direito à informação. O objetivo foi avaliar a CP no âmbito municipal procurando compreender se a comunicação realizada por essa administração está atendendo aos interesses populares, já que a comunicação tem como proposta básica o diálogo e a transformação social. O objeto de estudo foi a região do ABC Paulista, localizado no sudeste da Região Metropolitana de São Paulo, composta de sete municípios – Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. Contudo, o foco foram apenas três cidades: Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul (as que deram nome à região) e de acordo com pesquisa realizada são as que têm “a cara do ABC”. Procedeu-se a um levantamento bibliográfico, que apresentou os conceitos e fundamentos para que fosse possível discutir a importância da comunicação pública e sua aplicação, e a uma pesquisa explicativa com abordagem qualitativa, visando reunir e organizar um conjunto comprobatório de informações. Constatamos que, para haver uma boa gestão, seus pilares devem ser fincados na base da confiança, transparência, prestação de consta e, principalmente, na participação social. Todavia, primeiramente, os gestores municipais necessitam entender o que de fato significa CP, visto que o termo vai além de prestar constas do dinheiro público, como muitos acreditam. Ao mesmo tempo, devemos reconhecer que apenas a prática da CP não nos conduzirá às mudanças profundas que a sociedade e os cidadãos estão a exigir, dado o cenário pouco alentador da gestão pública em nosso país.Item Criança, comunicação e consumo: um estudo dos canais de brinquedo no YouTube(Universidade Metodista de São Paulo, 2020-05-05) PEREIRA, Everaldo; KÜNSCH, Dimas A.Esta pesquisa tem como tema criança, comunicação e consumo e, como objeto, os canais de brinquedo no YouTube. O objetivo geral é o de estudar a criança como sujeito no processo de construção simbólica no interior da relação entre comunicação e consumo, numa perspectiva compreensiva, ora oposta e ora complementar a visões que centram a atenção na criança como parte vulnerável, e mesmo às vezes como simples objeto ou vítima, nessa relação. A questão de pesquisa diz respeito a como as crianças em idade de pré-alfabetização se relacionam com o conteúdo imagético dos canais de streaming de vídeo de brinquedos, não como indivíduos isolados e, sim, como sujeitos sociais que são, fazendo dessa relação um processo complexo, sujeito a distintas mediações e também a uma diversidade de interpretações. Sob o ponto de vista teórico, utilizamo-nos dos pressupostos da comunicação para o consumo, da sociedade do conhecimento, da etnografia da comunicação e das mediações culturais da comunicação. Sob o ponto de vista metodológico, orientamo-nos pelas ideias de multiperspectivismo (Douglas Kellner), hermenêutica de profundidade (John B. Thompson) e de compreensão, na linha dos estudos do grupo de pesquisa “Da compreensão como método”. Os resultados colaboram para a formação de uma convicção sobre como se dá o processo de construção da criança como sujeito da comunicação. Com este trabalho pretende-se ainda auxiliar na compreensão de como a velocidade das tecnologias midiáticas altera os comportamentos infantis, fragmenta suas sociabilidades, gera novas demandas por parte das crianças, ressignifica vínculos familiares e afetivos, altera relações de consumo e muda a significação de brinquedos e do brincar.Item Cultura empreendedora e inspiração no mercado publicitário: pro-cessos comunicacionais nos modelos de negócios inovadores(Universidade Metodista de São Paulo, 2021-02-23) SILVA, Lina Maria Moreira Garai da; CASAQUI, VanderEsta tese busca compreender a construção discursiva dos negócios publicitários como atividade inovadora, que rompe com a tradição do setor e se associa a cultura empreendedora do nosso tempo. Partimos do pressuposto de que a inovação é tratada como um elemento inspiracional (CASAQUI, 2017) impregnada por sentidos da cultura neoliberal (DARDOT; LAVAL, 2016), para reconfigurar o imaginário social dos publicitários empreendedores, supostamente mais adaptados ao espírito do nosso tempo (BOLTANSKI; CHIAPELLO, 2009). Contamos com a perspectiva teórico- metodológica do discurso social da abordagem “hegemonia do pensável” (ANGENOT, 2010) para analisar o corpus constituído por imagens fotos postadas nas mídias sociais dos negócios publicitários, dos empreendedores e notícias sobre os mesmos veiculadas em publicações do meio publicitário. Os resultados apontam indícios de uma estratégia de sobrevivência à crise do setor publicitário a partir de arranjos discursivos estruturados a partir de recursos simbólicos da cultura tecnológica como comunidade de trabalho em rede, flexibilização do ambiente de trabalho, gestão da subjetividade como elementos inspiracionais que contribuem para a elaboração da percepção do novo.Item Do Lambda ao Bazinga!: transformações e recriações culturais no universo nerd(Universidade Metodista de São Paulo, 2020-09-16) ROCHA, Anderson Alves da; SILVA, Herom VargasA cultura nerd representa um conjunto de ritos, práticas, signos e linguagens que, são desde sua origem articuladas, pelos veículos de comunicação. A representação dessa cultura está ligada diretamente ao ambiente de produção e consumo e ao momento histórico em que seus personagens e tramas são mostrados. É possível ver as transformações da cultura nerd, de suas representações midiáticas e de suas histórias e personagens em dois recortes no tempo, por meio da análise de produções midiáticas que pretendem representa-la. Assim, o objetivo deste trabalho é investigar os aspectos que identificam a cultura nerd em duas obras audiovisuais: o filme A Vingança dos Nerds (1984) e a série The Big Bang Theory (2007 – 2019), quais suas representações por meio dos personagens, histórias e situações, quais os textos que demonstram os elementos dessa cultura, e a partir destes objetos refletir como a cultura nerd se transformou, criando novas significações e representações, hibridizando novos elementos e textos ao seu redor, como um objeto da cultura da mídia. O pressuposto é que toda cultura é dinâmica e está sempre em transformação, como sua característica fundamental, seja pelo contato com outras culturas, ou pelas transformações inerentes a cada sociedade em cada momento distinto. Para discutir essas ideias, o trabalho será pautado nos estudos da Semiótica da Cultura e também nos Estudos Culturais como arcabouço teórico. Inicialmente, a pesquisa versará sobre os conceitos fundamentais da cultura, sua relação com a comunicação de massa e midiática e suas formas de (re)significação, tendo como base as ideias de semiosfera cultural e tradução defendidos por Iuri Lótman. Na sequência, a proposta é apresentar uma definição e um histórico sobre o conceito de nerd e sobre sua cultura.Item Empreendedorismo jovem: da representação midiática do jovem empreendedor à sua luta por reconhecimento e pertencimento dentro e fora dos territórios vulneráveis(Universidade Metodista de São Paulo, 2023-06-20) TOMÉ, Alexandre Scherrer; SILVA, Cilene Victor daEste trabalho tem como objetivo investigar como a luta por reconhecimento e pertencimento dos jovens empreendedores, dentro e fora dos territórios de vulnerabilidade social, pode apontar caminhos para uma cobertura jornalística de negócios mais atenta à realidade e às demandas desse grupo empreendedor. Investigou-se como essa concepção de empreendedorismo se articula com uma noção de juventude construída por veículos de comunicação da área, como as revistas Pequenas Empresas & Grandes Negócios (PEGN) e o Valor Econômico. A pesquisa está fundamentada em três eixos teóricos-conceituais principais: 1) uma abordagem do empreendedorismo como discurso, a partir de autores que situam esse fenômeno em relação ao sistema capitalista e ao espírito do tempo, como Boltanski e Chiapello (2009), Dardot e Laval (2016); 2) os estudos sobre a luta por reconhecimento e pertencimento (HONNETH, 2003) e sobre narrativas de vidas exemplares (BUONANNO, 2011), bem como o sentido do sucesso relacionado ao empreendedorismo (ITUASSU, 2012); 3) as teorias sobre discurso e narrativas que permitem situar o processo estudado a partir de sua materialidade linguística (ANGENOT, 2010). Para análise metodológica, aplicou-se a técnica de multimétodos, contemplando a revisão sistemática da literatura e análise de conteúdo. A partir dos resultados obtidos, espera-se que profissionais da área de jornalismo e comunicação possam direcionar seus esforços para uma cobertura mais responsável e representativa, promovendo a visibilidade e valorização desses empreendedores.Item Escuta musical: um experimento de diferenças e territórios existenciais: hibridismo e Sul Global na música pop(Universidade Metodista de São Paulo, 2021-03-31) CARVALHO, Nilton Faria de; SILVA, Herom VargasEste trabalho compreende a experiência comunicacional da música popular pela análise da escuta musical de obras de perfil híbrido e mais experimental. A frente empírica da pesquisa coletou dados em oficinas de escuta musical levadas a duas escolas do ensino médio como atividade de extensão. As músicas usadas (corpus) destoam dos regimes da música pop nas mídias, centrados em parâmetros mercadológicos do Ocidente, pois valorizam entremeios semióticos e culturais e estéticas do Sul Global. O caminho teórico- metodológico, portanto, irá: a) identificar os regimes de reconhecimento e os paradigmas da música pop; b) revisar noções sobre gêneros musicais para entendê-los em sua processualidade dialógica/enunciativa, intertextual e de fronteiras culturais; c) entender as hibridizações e os experimentalismos como momentos radicais desses processos semióticos; d) levantar o material empírico nas oficinas de escuta musical pelo método de pesquisa narrativa; e) e analisar a experiência comunicacional, ao final, com contribuições da semiótica da cultura, das teorias do afeto, de noções de materialidades da comunicação e de conceitos pós-estruturalistas e decoloniais. Trata-se de um embate epistemológico e ontológico, no âmbito sensorial midiático, mobilizado por um experimento estético que revisa a música nas mídias e seus territórios existenciais. O diálogo interdisciplinar Comunicação/Educação sugere o uso da música popular em atividades de aprendizagem, criação, reflexão e produção de conhecimento e defende a necessidade de repensar nossas relações com a memória e os ambientes midiáticos.Item Estratégias de comunicação para o desenvolvimento sustentável na publicização das marcas de automóveis(Universidade Metodista de São Paulo, 2024-06-28) SENADOR, André; FARIAS, Luiz Alberto Beserra deEste trabalho teve como objetivo identificar e analisar as estratégias de comunicação para o desenvolvimento sustentável adotadas pelas marcas automotivas e demonstrar como elas buscam (re)posicionar a sua imagem e a imagem do automóvel - antes um ícone de glamour, status e liberdade – que, por seu potencial poluidor pela geração de emissões, se transformou em um vilão da sustentabilidade, e em um problema para a mobilidade urbana por sua natureza de transporte individual. O projeto pesquisou a relação entre a construção de reputação destas empresas com a sua capacidade de integrar a sustentabilidade como propósito corporativo estratégico, em resposta às novas expectativas da sociedade por ambientes mais humanos, inclusivos e sustentáveis. Demonstrou também que estarão em sintonia com este novo cenário social as marcas que souberem desenvolver processos genuínos de empatia com as pessoas e promover a construção de relações mais humanizadas com os seus stakeholders, em especial a partir da adoção das dimensões ESG, sigla em inglês para “Ambiental, Social, Governança”.Item Eventos como estratégia de comunicação e marketing turístico na cidade de São Paulo(Universidade Metodista de São Paulo, 2021-12-03) CARVALHO, William Ladeia de; CHIACHIRI FILHO, Antonio RobertoEsta pesquisa versa sobre comunicação mercadológica com ênfase em marketing turístico da cidade de São Paulo, por meio dos eventos públicos gratuitos Virada Cultural, Marcha para Jesus e Parada do Orgulho LGBT. O objetivo principal é estudar as contribuições desses eventos para a marca São Paulo, que utiliza esses acontecimentos como ferramenta de marketing da cidade. O estudo está fundamentado em pesquisas teóricas e empíricas, complementada por entrevistas com os organizadores dos referidos eventos. A hipótese principal é que a contribuição dos eventos para a marca São Paulo ocorre pela abrangência dos acontecimentos que versam sobre cultura, evangelismo e diversidade sexual e que mobilizam multidões a cada edição, trazendo visibilidade para a capital paulistana. Esses eventos são importantes ferramentas de comunicação e contam ainda com o grande apoio midiático de amplitude nacional, destacando São Paulo como destino certo para a organização de grandes eventos. O arcabouço teórico traz à luz da pesquisa autores que se debruçam acerca de temas que intercalam teorias sobre comunicação mercadológica com ênfase em marketing de lugares e marketing turístico, hospitalidade, organização de eventos e os temas desta tese: Cultura – Virada Cultural, Evangelismo – Marcha para Jesus e Diversidade Sexual – Parada do Orgulho LGBT. As pesquisas de campo ficaram a cargo das visitas do autor aos eventos nas edições de 2018 e 2019 e das entrevistas com os organizadores dos eventos em 2021. Os resultados apontam que São Paulo, ao sediar eventos que contribuem para a divulgação do destino, beneficia toda cadeia de atividades comerciais onde os eventos ocorrem, entretanto, nem todas as empresas beneficiadas pelo consumo de produtos e serviços apoiam ou patrocinam os eventos, e sem investimentos os eventos tendem a fenecer. As ocupações ocasionadas pelos eventos não deixam de ser políticas, permitindo abordagens relacionadas à inclusão, à tolerância e ao entretenimento para o povo, importantes para reforçar a marca São Paulo como cidade democrática e plural. Alguns problemas também se apresentam na organização destes eventos, que reverberam na imagem da cidade em relação à infraestrutura como segurança e higiene decorrentes da massa de participantes todos os anos. O documento resultante desta pesquisa permite observar os eventos além da ideia comum de festa, mas de ocupações públicas necessárias para reflexões sobre temas de extrema relevância social ao diálogo contemporâneo.Item Eventos de entretenimento ao vivo & marcas: uma aliança de repertórios comunicacionais de impacto e consolidação de imagens(Universidade Metodista de São Paulo, 2020-03-25) NAKANE, Andréa Miranda; FARIAS, Luiz Alberto deA tese em questão aborda o estudo de como um veículo de comunicação dirigida, eventos, especificamente os intitulados de entretenimento ao vivo, representados pelos festivais de música e de como eles podem fomentar alianças comunicacionais que visem gerar relacionamentos entre empresas/marcas e os participantes dos mesmos. O trabalho foi dividido em três fases distintas, porém complementares, com estudo documental e bibliográfico, pesquisa quantitativa e estudo de casos múltiplos, analisando informações dos principais atores envolvidos nessas conexões, buscando identificar as estratégias e táticas catalisadoras, não só de imagens mercadológicas, mas também de alianças que gerem solidez e longevidade e impulsionem não só manifestações relacionadas ao consumo, mas também ao sentido de pertencimento, interatividade dialogal e experencial, tendo como base as emoções evocadas pelo ambiente musical e pelo planejamento dos projetos de cada patrocinador, com o intuito de otimizar seus investimentos e efetivamente ganhar a mente e o coração do público em questão.Item Funk resistência na construção de identidades contra-hegemônicas : novas formas de representação da mulher negra a partir do discurso de MC Tha(Universidade Metodista de São Paulo, 2025-02-13) DONATO, Rita; ESCUDERO, CamilaA presença da mulher negra na cena musical colocou em pauta questões relacionadas ao racismo, à violência de gênero e à representação estereotipada dessas personagens que, minimizadas historicamente, passaram a apostar na música popular brasileira – desde a década 1920 – como instrumento para romper estruturas clássicas de poder, lutar por reconhecimento e propor narrativas de emancipação. Para ilustrar esse movimento em um contexto mais recente, este estudo analisa a obra de Thais Dayane da Silva, a MC Tha, mulher negra, da periferia de São Paulo, que inova ao aproximar o funk das batidas de tambores da umbanda e criar textos com fortes referências ancestrais. O debate é guiado pelos Estudos Culturais e pelo pensamento feminista negro, que revelam os significados culturais, os conflitos e as negociações na construção de identidades de feministas negras na última década. Reforça-se, ainda, a perspectiva da memória como base para novos enquadramentos e leituras sob a ótica de uma cultura marginalizada. A partir da Análise do Discurso (AD) de filiação francesa, a crítica proposta nesta tese reforça a relação entre lingua gem, poder e ideologia nos contextos sociais onde MC Tha está inserida e prevê um estudo de abordagem qualitativa e exploratória do trabalho da cantora na sua primeira década de atuação, entre 2014 e 2024. O corpus é composto pelas letras das músicas criadas por ela, os elementos musicais que se relacionam com as canções (canto, instrumentação, ritmo etc.), as imagens de capas de singles, álbum e EP, além da performance da artista nos vídeos de divulgação e videoclipes oficias. Os dados foram coletados no Spotify, no canal do Youtube da cantora e na plataforma colaborativa Letras.com. Embasada em oito temas que partem das provocações do referencial teórico e da própria obra artística observada neste diálogo, esta tese sugere seis formações discursivas: (1) Refutar as imagens de controle, (2) Libertar a mulher negra, (3) Desmistificar a democracia racial, (4) Respeitar a ancestralidade, (5) Respeitar a espiritualidade, (6) Exercer o empoderamento. A análise temática, portanto, responde os possíveis significados culturais no trabalho da cantora e como ela rompe as imagens de controle sobre corpos e comportamentos da mulher negra, representada na perspectiva de um novo enquadramento: de pessoa livre, emancipada, não mais submissa, oprimida e/ou objetificada como nos discursos hegemônicos. Além de traduzir aproximações entre ativismo, memória e empoderamento da mulher negra por meio da música, o objeto deste estudo dialoga, recria representações e permite a produção de novos textos e sentidos respaldados em uma linguagem popular.Item Institutos de formação política e construção da opinião pública: análise documental e modelagem de think tanks(Universidade Metodista de São Paulo, 2023-08-29) BAREL, Moisés Stefano; FARIAS, Luiz Alberto Beserra deEste trabalho investiga como institutos de formação político-ideológica, estejam ou não, ligados a partidos, buscam formar a opinião de lideranças populares por meio de ações de capacitação, cursos, palestras e outros eventos, realizados de modo presencial, híbrido ou on-line, em relação ao que chamam de “nova política”. Para tanto, foram selecionados o RenovaBR, Fundação Podemos, Livres e Movimento Acredito. Todos eles são grupos formados a partir de 2017 e que, na maior parte das vezes, atuam como think tanks, embora não deixem isto evidenciado de forma clara, tampouco, com a devida transparência de seu modus operandi. Foram pesquisados e analisados documentos disponibilizados no site de cada uma dessas instituições, conforme entendimento de que tais produções comunicam intentos e posicionamentos sendo, portanto, viáveis em termos de reflexão e pioneirismo de abordagem na área da Comunicação Social, segundo Cellard (2008), Moreira (2005) e Yamaoka (2005). A pesquisa foi estruturada com as seguintes correntes teórico-metodológicas: resgate conceitual acerca do que são os think tanks, bem como a forma de atuação que podem realizar, a partir de Soll (2017), McGann (2007) e Hauck (2015); compreensão de esfera pública e mutabilidade que ela evidencia a partir da inserção das plataformas digitais no “jogo político” do século XXI, conforme Habermas (2003), Innerarity (2017) e Perlatto (2018); entendimento sobre como é realizado o controle de mentes em termos políticos, a partir da discussão conceitual de opinião pública, com base em Lippmann (2008), Farias (2019) e Charaudeau (2016) e (2022); análise documental das entidades pesquisadas. Como metodologia, foi empregada uma pesquisa qualitativa, de ordem descritiva e exploratória, baseada nas compreensões de Gil (2021), Yin (2017) e Flick (2009). A partir dos resultados evidenciados, acreditamos ser possível afirmar a existência de atuações com características de think tanks.Item Nike, futebol e propaganda: a produção publicitária no Brasil em tempo de Copa do Mundo(Universidade Metodista de São Paulo, 2020-05-15) OLIVEIRA, Fábio Eloi de; KÜNSCH, Dimas A.O presente trabalho tem como tema central de estudo a comunicação publicitária da Nike no Brasil em período de Copa do Mundo e, como objeto, os comerciais produzidos para os campeonatos mundiais compreendidos entre os anos de 2006 e 2018, um período em que a comunicação da Nike se caracteriza pela utilização, para os seus objetivos específicos, de elementos do que a própria Nike e o brasileiro comum imaginam como cultura nacional. O objetivo geral é compreender de que forma esses elementos culturais atuam para gerar a ideia de pertencimento e de identificação do espectador com a Seleção Brasileira e, por consequência, com a patrocinadora. Sob o ponto de vista metodológico, nos orientamos pela Hermenêutica de Profundidade (John B. Thompson), que no caso desta tese incorpora a Análise Discursiva das peças publicitárias produzidas pela Nike no período estudado. A tese insere-se também no âmbito das preocupações teóricas e epistemológicas do grupo de pesquisa Da Compreensão como Método, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Metodista de São Paulo (Umesp). O estudo de referenciais teóricos será ainda apoiado em pesquisa documental e no método descritivo-narrativo, aplicado sobretudo à apresentação das peças publicitárias que compõem o corpus da pesquisa. Com este trabalho, pretende-se auxiliar na compreensão de como empresas globais geram identificações culturais em diferentes partes do planeta, em um processo de glocalização a partir da comunicação.Item Nossa Senhora Integradora dos Mundos: o mito mariano e a potência imagético-comunicativa do arquétipo do Grande Feminino(Universidade Metodista de São Paulo, 2021-10-04) MACHADO, Patricia Santos; ESCUDERO, CamilaA proposta que permeia esta tese é a de adentrar no mundo da devoção popular em torno da imagem de Nossa Senhora, visando à compreensão dos processos comunicacionais nas produções audiovisuais e as influências das construções simbólico-imaginárias na cultura e nas identidades coletivas. Esta pesquisa tem como parte do corpus a narrativa do documentário fílmico Marias: a fé no feminino (Brasil, 2016), no qual são retratadas as nuances híbridas da fé mariana em cinco países ibero-americanos. O objetivo é investigar a complexidade comunicativa das narrativas da Nossa Senhora presentes nas manifestações da religiosidade popular. Tal religiosidade, caracterizada pelo influxo do catolicismo ibérico e embrenhada de conteúdos de tradições ancestrais europeus, ameríndios e africanos, revela-se relacionada aos processos de superação das dicotomias e das fronteiras entre as culturas e as identidades coletivas. A pesquisa tem como hipótese que os processos comunicacionais que envolvem a imagem de Nossa Senhora manifestam o potencial mediador e agregador do Grande Feminino e que tal potência imagético-comunicativa do arquétipo é capaz de unir os mundos separados pela lógica dualista, por ideologias fragmentadoras e por dogmas religiosos. Tais mundos – ou dimensões – podem ser exemplificados aqui, tais como: o espiritual e o material; o sagrado e o profano; o feminino e o masculino; vida e morte; corpo e alma e, também, mulheres e homens, pobres e ricos, tradicionalistas e progressistas etc. A pesquisa tem como base interdisciplinar teórica os estudos do imaginário social e da mitologia comparada; os estudos junguianos; a cultura visual; os estudos culturais; e, também, as pesquisas sobre comunicação e religião. O percurso metodológico foi desenvolvido a partir de elementos componentes da HP (Hermenêutica de Profundidade), de J.B. Thompson, em conjunção com a base teórico- metodológica estabelecida, em especial, os estudos de Aby Warburg sobre as imagens e a cultura visual. Essa conjunção metodológica atende às nuances complexas do tema aqui estudado. Foi incluída no processo a experimentação metodológica, aqui denominada Atlas imagético-comunicativo. O Atlas é composto pela pesquisa e categorização de produtos culturais e de mídia correlacionados com a figura de Maria; pela elaboração de painéis imagéticos e, nesta fase do método, pela análise descritiva iconográfica dos fenômenos selecionados. Os resultados alcançados neste trabalho mostram que a construção da multifacetada imagem mariana e de suas narrativas mítico-religiosas compreende processos complexos de encontros, diálogos, hibridizações e de fusões simbólicas, religiosas, culturais e identitárias que, por vezes, são conflituosas e contraditórias, mas também se mostram conciliadoras. Observamos, ainda, que a figura de Nossa Senhora transita através da história, das religiosidades e das culturas e está, igualmente, presente nas mais variadas mídias e processos comunicacionais, superando as divisões entre o sagrado e o profano e as demais dicotomias já mencionadas. A partir de uma perspectiva mais profunda e para além das limitações da visão materialista, a conclusão é que os elementos imagéticos e narrativos presentes nos fenômenos que envolvem as faces de Nossa Senhora são, principalmente, provenientes dos conteúdos transpessoais presentes no inconsciente coletivo e no imaginário social. Tais conteúdos são relativos ao que chamamos de potência imagético-comunicativa do arquétipo do Grande Feminino.