Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
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Item A comunicação corporativa e o discurso do consumidor contemporâneo nos sites sociais de reclamação: decepção e coabitação na rede: desafios e oportunidades(Universidade Metodista de São Paulo, 2016-03-23) SILVA, Marcelo da; GONÇALVES, Elizabeth de MoraesA expansão das redes sociais virtuais, o aperfeiçoamento das técnicas de informação, a penetrabilidade do capitalismo de concorrência e o fragmentado sujeito pós-moderno constituem, ao lado da sociedade de consumo, os pilares desta tese. Nossa hipótese central é que as redes sociais da Internet ampliam os espaços de participação, compartilhamento, colaboração e manifestação das decepções do consumidor, mas não diminuem as descontinuidades, a incompreensão e o desrespeito oriundos das relações e práticas de consumo, podendo, muitas vezes, aceleraremasconflitualidades. A abertura para o diálogo, o incitamento à tomada de poder do sujeito e a multiplicação das trocas entre empresas e consumidores representam a oportunidade e o desafio de valorizarmos a concepção normativa da comunicação, admitindo as dificuldades da intercompreensão, a urgência da coabitação e a realidade da incomunicação. Recorremos à Análise de Discurso de tradição francesa (AD) como campo teórico-metodológico para analisar o discurso do consumidor inscrito na plataforma Reclame AQUI e construir uma crítica à comunicação corporativa contemporânea; a partir dos conceitos de cenografia, ethos e esquematização enunciativa, verificamos como a ideologia opera no interior das cenas daenunciação do consumo, constituindo uma ordem própria ao discurso do reclamante decepcionado. Esta análise ratificou as discussões teóricas que levamos a cabo, servindo de suporte para a problematização e o debate das sete cenografias que se evidenciaram no/pelo discurso do sujeito/consumidor: respeito/desrespeito, ameaça, promessa e frustração, mau atendimento e problema não resolvido, negociação, clientes novos x antigos e consumidor enganado; a imbricação do nosso corpuse o arcabouço teórico coloca na ribalta a necessidade de políticas de comunicação organizacional norteadas pelo senso prático de outridade, transcendendo as relações puramente mercadológicas; ao mesmo tempo, lança luz sobre apremência de mais solidariedade, compaixão, capacidade de escuta, compreensão e coabitação para as corporações que funcionam em uma sociedade guiada pelo frenesi da ética da concorrência e da consumolatria. Esta tese evidencia que a atuação dos consumidores e das empresas no mundo on-line representa mais que um elemento circunstancial de (in) tolerância mútua; desenha um destino comum que pode ter como rumo a outridade solidária do próximo, aceitando a experiência da alteridade, o risco do fracasso e a esperança da confiança e do respeito que a comunicação pode conceber.Item A comunicação da Igreja Católica na América Latina e Caribe a partir dos documentos conclusivos do CELAM: uma visão compreensiva de suas teorias e de suas práticas(Universidade Metodista de São Paulo, 2021-03-19) ALVARENGA, Ricardo Costa; KÜNSCH, Dimas A.A presente tese tem por tema a comunicação da e na Igreja Católica na América Latina e Caribe, e, por objeto de estudo, os Documentos Conclusivos das Conferências Gerais do Episcopado Latino-Americano e do Caribe (Celam), realizadas no Rio de Janeiro (Brasil, 1955), em Medellín (Colômbia, 1968), em Puebla (México, 1979), em Santo Domingo (República Dominicana, 1992) e em Aparecida (Brasil, 2007). O objetivo principal consiste em compreender as principais tendências comunicacionais da Igreja Católica a partir dos cinco documentos. Trabalha-se com a hipótese de que é possível identificar nesses documentos, pelos menos, três grandes modos de compreensão do fenômeno: 1) a comunicação para a transformação social, com foco no protagonismo e engajamento em questões sociais; 2) a comunicação na perspectiva instrumental e de massa, a serviço das atividades de evangelização e promoção da doutrina católica; e 3) a comunicação como prática de construção da imagem organizacional. O marco teórico se desenvolve a partir de autores e autoras majoritariamente latino-americanos, na perspectiva das Epistemologias do Sul (Boaventura de Sousa Santos). Sandra Arenas, Enrique Dussel, Luiz Fernando Medeiros Rodrigues, João Batista Libanio, Pablo Richard, entre outros, são acionados para se entender as nuances da estrutura e posição política e social ocupada pela Igreja Católica nesta parte do mundo. Sobre a relação Igreja- Comunicação recorremos preferencialmente a Joana Puntel, Pedro Gilberto Gomes e Benito Spoletini. Em busca de ampliar a compreensão sobre as tendências de comunicação levantadas como hipótese de trabalho, recorremos ao auxílio de Cicilia Maria Krohling Peruzzo, Jan Servaes, Alfonso Gumucio Dagron, Thomas Tufte, John B. Thompson, Eduardo Neiva, Margarida M. Krohling Kunsch, Gary Kreps. O percurso metodológico do trabalho forma-se a partir do referencial teórico-metodológico da Hermenêutica de Profundidade (John B. Thompson), sob a luz da compreensão como método (Dimas A. Künsch). A tese contribui para uma compreensão mais profunda, ainda que não única e muito menos definitiva, dos modos como a Igreja Católica entende a comunicação, a partir dos cinco documentos do Celam, e apresenta também um quadro compreensivo mais amplo da realidade dos povos que habitam esta parte do Planeta, com suas histórias, sua memória e suas lutas sociais e políticas, a partir da ótica da comunicação social.Item A comunicação de mercado no contexto da indústria do ensino superior privado no Brasil e a mercantilização de um sonho: estudo do grupo Kroton Educacional(Universidade Metodista de São Paulo, 2017-11-29) BIAZON, Victor Vinicius; GALINDO, Daniel dos SantosEste trabalho tem como objetivo analisar como a comunicação mercadológica influencia no consumo da educação em nível superior privado. Partiu-se do pressuposto de que as IES estejam promovendo processos de industrialização do ensino superior privado. Nos baseamos no esvaziamento do poder do Estado em oferecer educação gratuita e sua terceirização, fato que transformou o ensino superior em um negócio que gera lucro, sendo então gerido sob um aspecto de processo produtivo e, desse modo, a comunicação passa a mediar as relações de consumo da educação superior privada geridas como business. Embasada por pesquisa bibliográfica, documental com estudo de caso da UNOPAR (Kroton), o corpus da análise de conteúdo foi constituído por vídeos publicados e homepages. Concluímos que a comunicação tem importante papel na atração para a indústria do ensino superior privado que vende sonhos, diploma como meio para o sucesso e motiva a demanda com uso de histórias de sucesso, mecanismos facilitadores para ingresso, permanência e conclusão do ensino superior.Item A comunicação e os usos midiáticos como elementos transformadores no combate à violência contra as mulheres(Universidade Metodista de São Paulo, 2025-02-24) PANZARINI, Bruna; PAGANOTTI, IvanA tese avalia os esforços comunicacionais que se transformaram em políticas públicas de enfrentamento à violência contra as mulheres propostos pelos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário Federal. O ponto de partida se dá a partir da lei Maria da Penha (Lei n°11.340∕2006) que tem como objetivo principal punir os agressores de mulheres. Percebemos, no entanto, que existe, ainda, um descompasso das comunicações nas ações de enfrentamento ao combate à violência contra as mulheres. Confirma-se a hipótese de que as vítimas de violência nas propagandas do Governo Federal ainda precisam ser protagonistas da solução da violência ora sofrida. Na grande maioria dos casos, a violência contra as mulheres acontece nas relações intimas de afeto, tendo maridos, namorados e parceiros como agentes diretos. Além disso, as propagandas do Governo Federal possuem um discurso estereotipado em relação às mulheres e à violência. Os procedimentos metodológicos escolhidos para esta tese estão funda- mentados na pesquisa bibliográfica e documental que contribuem para a formação do conhecimento teórico e informacional. Para a análise dos produtos de comunicação produzidos pelo Governo Federal utiliza-se a Análise do Discurso afim de entender as representações das mulheres, da violência e da solução do problema. Um dos ob- jetivos específicos do trabalho de doutoramento é propor estratégias de comunicação mais eficazes, com foco na criação de uma marca com vistas ao fortalecimento e em- poderamento das mulheres no que tangem as denúncias contra a violência doméstica.Item A comunicação enquanto artefato tecnológico: possibilidades e angulações(Universidade Metodista de São Paulo, 2018-05-23) PALAMEDI, Fabio dos Santos; CHIACHIRI FILHO, Antônio RobertoEsta pesquisa é motivada pela questão: o que é tecnologia e qual a sua relação com a comunicação? Existem muitas abordagens à tecnologia, mas geralmente no suporte ao papel, ou de forma secundária em estudos voltados à comunicação, fornecidos pelas mais variadas tecnologias disponíveis nas sociedades. Por esta razão, esta pesquisa mapeou os conceitos históricos que delinearam e determinaram o significado na história, o aspecto filosófico do questionamento sobre o que é a tecnologia, e uma análise estrutural do conceito que ocorreu ao longo dos estudos dedicados ao assunto. Além disso, o mesmo recorte metodológico também é aplicado a questões relacionadas à informação, bem como um paralelo, contrastando esses recortes com o que as teorias tradicionais da comunicação colocam como objeto. Como resultado, as pesquisas realizadas especificamente no campo da Comunicação foram integralmente ligada às referências utilizadas em periódicos e anais de âmbito nacional, considerando todo o período de existência de cada uma das revistas, totalizando um total do universo de 13.715 artigos em 44 Revistas Qualis A1 e B1. Os resultados indicam que não há abordagem de delimitação e escopo da tecnologia em tais publicações, em contraste com reflexões e pesquisas relacionadas a tecnologias generalistas. Do mesmo universo, verificou-se que apenas 4% de todos os artigos indexados abordam essas tecnologias, e apenas um artigo aborda um conceito mais abrangente. Portanto, o estudo mostrou que não existe tal abordagem relacionada ao conceito de tecnologia em comunicação, e não existe uma relação clara entre tecnologia e comunicação.Item A divulgação científica no contexto organizacional para democratização do saber e legitimação das unidades de pesquisa(Universidade Metodista de São Paulo, 2017-10-18) ANDRADE, Giuliana Capistrano Cunha Mendes de; BUENO, Wilson da CostaO início do século XXI é marcado pela propagação de ações ligadas à divulgação da ciência. Ainda assim, os centros produtores de ciência do Brasil não têm visibilidade compatível com o interesse da sociedade contemporânea e apenas uma pequena parcela da população brasileira tem acesso à ciência produzida no país. Este estudo tem como objetivo evidenciar a importância da divulgação científica no contexto organizacional para a democratização do conhecimento científico e como relevante recurso de legitimação das unidades de pesquisa frente ao público leigo e à mídia. A investigação foi desenvolvida por meio de pesquisa bibliográfica e estudo empírico através de um estudo de caso único da unidade de pesquisa Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA). Os dados foram obtidos a partir da consulta de arquivos e análise de documentos, entrevistas em profundidade realizadas com gestores e pesquisadores do LNA, questionários a jornalistas e observação direta e participante das ações de divulgação realizadas pela instituição. Os dados foram analisados em consonância com as teorias sobre conceitos e práticas de divulgação científica, identidade, imagem e reputação organizacional e política de comunicação que constituíram os capítulos inicial e final deste estudo. Conclui-se, entre outros aspectos, que a divulgação científica é realizada na instituição estudada, mas que seu papel não é visto como prioritário, pois o público a quem visa alcançar não é tido como estratégico. As ações de divulgação científica realizadas pela unidade de pesquisa são desempenhadas sem a orientação de um plano de divulgação e por isso apresentam problemas que comprometem a visibilidade institucional.Item A FAPESP e a ciência da comunicação: legitimação, contribuição e construção da área(Universidade Metodista de São Paulo, 2018-04-25) GABRIOTI, Rodrigo; MELO, José Marques deO trabalho considera 912 projetos decorrentes de Bolsas de Estudos e Auxílios fomentados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) entre 1992 e 2016 na Área da Comunicação. A partir deles, se propõe uma construção taxionômica a fim de verificar suas contribuições na legitimação do conhecimento tendo como horizonte uma agência de fomento. Por meio da Biblioteca Virtual da FAPESP, estuda-se a produção existente. São duas as principais estratégias metodológicas: com a Análise Quantitativa, as amostras foram coletadas e divididas em sete categorias sobre as quais foi possível estabelecer as representatividades percentuais que fornecem, por exemplo, tendências de estudo e relações acadêmicas estabelecidas. Pela Análise de Conteúdo, relacionam-se os documentos analisados ao problema levantado sobre o papel do fomento na construção taxionômica dos estudos em Comunicação aplicando o método das inferências nas instâncias da emissão, mensagem, significação e meio para o apontamento de índices e indicadores que representam dados gerais constituídos a partir do universo de linhas de fomento. Demonstra-se que a pesquisa em Comunicação é atraente e se centraliza na cidade de São Paulo apresentando sinais de modernização de objetos na primeira passagem secular de seus estudos; é ainda detentora de um impasse conceitual subjetivo e disciplinar; e precisa de uma metapesquisa como esta que considera a FAPESP para refletir sobre o que se escreve e se produz nos Programas de Pós-Comunicação brasileiros como tentativa de tirar os estudos da Área de sua força institucional para um pensamento autônomo, legitimado e reconhecido.Item A instituição bancária como expressão do capitalismo afetivo: a comunicação publicitária dos bancos no Brasil(Universidade Metodista de São Paulo, 2021-04-29) GIANNOTTI, Marcos; CASAQUI, VanderEsta tese analisa, em abordagem crítica, as narrativas publicitárias das instituições financeiras no Brasil e a maneira pela qual elas se constituem a partir da cultura da inspiração (CASAQUI, 2017). O corpus da pesquisa inclui tanto as narrativas dos bancos tradicionais como dos novos modelos de instituições bancárias, baseados nas plataformas digitais. O trabalho fundamenta- se, teoricamente, a partir de estudos sobre as emoções no desenvolvimento do capitalismo e sobre a construção das marcas por meio das emoções atreladas à cultura da inspiração, que auxiliam na compreensão da transformação da comunicação publicitária contemporânea. O re- sultado deste estudo mostra evidências de que a inspiração, como efeito de sentido produzido por estratégias discursivas atreladas a emoções, se constitui na argumentação retórica que as marcas de bancos brasileiros lançam mão, convocando as pessoas para seus projetos de socie- dade e visões de mundo. Uma abordagem que, ao mesmo tempo, oculta os interesses relacio- nados ao capital e justifica suas atuações como instituições financeiras. Nesse sentido, identifi- camos cinco perspectivas que contribuem para a formação de estratégias discursivas que cons- tituem as narrativas inspiracionais dos bancos no Brasil. Quanto à metodologia, utilizamos a Análise de Discurso (AD), implementada em três etapas: a análise do contrato de comunicação, segundo Charaudeau (2006); a identificação das emoções como estratégias discursivas e seus efeitos de sentido, conforme preceitos de Ahmed (2015), Ekman (2012, 2021) e Minner (2019); e o mapeamento semiótico dos valores de consumo, proposto por Semprini (1995).Item A liberdade de imprensa e a liberdade de expressão na mídia contemporânea: agendamentos e reagendamentos entre a retórica bolsonarista e a imprensa de referência no Brasil(Universidade Metodista de São Paulo, 2025-03-20) MARQUES, Francisca Ester de Sá; PAGANOTTI, IvanA pesquisa analisa como os ataques discursivos feitos pelo então presidente Jair Bolsonaro contra a imprensa de referência (A Folha, o Estadão e o Globo) e outros atores sociais são partes de uma política de desmonte das instituições democráticas no Brasil para a implantação de uma agenda da extrema direita no país. Para atingir esse objetivo, o então presidente e seus grupos de aliados recorrem constantemente aos conceitos de liberdade de imprensa e de expressão para ativar o debate público – ora a favor, ora contra -, junto à imprensa de referência que age e reage a esses confrontos, conforme os significados/ressignificados que são propostos, ou pela retórica bolsonarista, ou pelos próprios veículos de comunicação. O estudo parte da análise de 84 reportagens políticas produzidas pela imprensa de referência no período da gestão de Jair Bolsonaro à Presidência da República para avaliar como, a partir das teorias de comunicação, do agendamento midiático e da análise crítica do discurso, esses jornais agendaram ou foram agendados pelos temas publicados pelo então presidente nas redes sociais na evocação do debate público. A análise identifica como os deslocamentos discursivos contribuíram para descredibilizar a imprensa de referência em relação aos outros meios de comunicação ou junto ao seu público leitor. A comprovação de que o então presidente estimulou um agendamento reativo e espectral na disputa de poder com a imprensa demonstrou a eficiência da retórica bolsonarista para desviar a crítica sobre os temas controversos do seu governo. Entre 2018 a 2022, a imprensa de referência teve que se unir numa única agenda de contestação para rebater os ataques censórios do então presidente Jair Bolsonaro, independentemente de suas linhas editoriais ou interesses específicos. O debate público estimulado pelos confrontos gerados entre a produção intensa de fake news e o discurso jornalístico apontou para a necessidade de requalificação da informação em novos processos de seleção de fontes, verificação e checagem dos fatos para se manter como uma narrativa ética e legítima. A confirmação de que o conceito de liberdade de expressão e de imprensa manteve a sua perenidade ética como um princípio basilar da democracia foi corroborada na análise das reportagens investigativas.Item A Luta Livre no Brasil: o conteúdo publicado pela mídia tradicional brasileira(Universidade Metodista de São Paulo, 2022-06-28) AMARAL, Carlos Cesar Domingos do; FARIAS, Luiz Alberto Beserra deA Luta Livre no Brasil é um esporte de entretenimento que possui 60 anos de existência no país. Sua intenção é confrontar heróis e vilões em combates que buscam entreter e motivar o público. Desde que a modalidade fez sucesso, a mídia tradicional brasileira vem fazendo publicações sobre os shows, apresentações e lutadores. O objetivo dessa tese é compreender, a partir da teoria do newsmaking, as matérias sobre Luta Livre em categorias pré-estabelecidas, além de pensar esse material na perspectiva do infotenimento e midiatização. A metodologia utilizada passa por revisão bibliográfica, pesquisa documental, aplicação de questionário em produtores de conteúdo de Luta Livre e outros métodos. Os principais resultados apontam que o newsmaking realmente acontece nas produções noticiosas, mas a quantidade de imprecisões e equívocos veiculados sugerem falhas na etapa investigativa. Outra característica marcante nesses materiais é a alta repetição dos termos históricos da modalidade, o que torna muitas produções redundantes e pouco instrutivas. Por fim, a mídia tradicional brasileira historicamente demonstrou pouca competência em noticiar a Luta Livre pela falta de conhecimento da modalidade. Com a maioria das editorias sendo aplicadas na vertente do infotenimento, em que se mistura o entretenimento com a informação, a Luta Livre é diminuída a um mero teatro marcial desqualificado, o que despreza os esforços de todos os envolvidos no espetáculo.Item A polarização política nas mídias sociais: o filtro bolha e a disseminação da cultura troll(Universidade Metodista de São Paulo, 2019-11-21) ANTUNES, Bruno Conrado Demartini; CAPPELLOZZA, AlexandreA sociedade está cada vez mais integrada as suas tecnologias digitais, que passaram de serem meras plataformas de acesso a conteúdo diversos para um sistema de comunicação e troca de informações em tempo real. No centro destas interações estão as mídias sociais, plataformas estas que se tornaram a principal fonte de informações dos usuários, que criam grupos de confiança e, por consequência dos algoritmos utilizados nestas plataformas, geram bolhas de conhecimento. Porém, estas bolhas em um cenário de crise política como no Brasil, resulta na polarização política, em uma batalha do ‘nós contra eles’, o que esvazia o debate. Esta situação dá oportunidade para um subgrupo da internet, os trolls, de atuarem e disseminarem a discórdia entre os militantes virtuais, que passam a se atacarem mutuamente em uma defesa cega de suas convicções. Estes atores digitais começaram a influenciar o debate feitos nas mídias sociais e se tornou a norma padrão das discussões online, ou seja, o não-debate. Durante o período eleitoral se observou este fenômeno, onde os ataques entre militantes foram ocorrência comum e a reflexão deixada de lado. Este trabalho tem como objetivo analisar como a polarização política nas mídias sociais impacta a democracia e como os trolls disseminaram suas práticas nestas redes e, por consequência, tornou a trollagem o lugar comum no debate online. Para isso, foi feita coleta de dados do Twitter durante todo o período eleitoral. Ao todo foram colhidos 3.136.058 e o resultado foi 72 grafos que apresentará como as eleições movimentaram o Twitter, no qual ocorreram a polarização e ocorrências de trolling no pleito brasileiro de 2018.Item A revista, o design gráfico e a tipografia digital: um estudo de caso sobre as capas de Elle(Universidade Metodista de São Paulo, 2017-08-24) DUARTE, Audrey Marques; SANTOS, Marli dosA crescente evolução tecnológica na sociedade - juntamente com as demandas impulsionadas pelos desejos e necessidades presentes nos receptores das mensagens - requer análises sobre que está ocorrendo nos processos comunicacionais já que o público leitor demonstra estar mais atento às mensagens visuais não somente no que diz respeito à qualidade, mas também à forma de apresentação das mesmas (imagens substituindo cada vez mais os textos). Aqui, encontramos o nosso momento, a contemporaneidade de nosso estudo, a interação entre comunicação, design gráfico, tecnologia, ambiente digital e revistas - especificamente as capas da revista Elle Brasil, com as mudanças que observamos em componentes da comunicação visual, como em nosso caso, na tipografia. Nosso objetivo foi explorar o ambiente da tipografia digital, analisando a sua presença nas capas da Elle Brasil e encontrar critérios que viessem a oferecer condições de auxiliar o controle da qualidade da presença tipográfica nas plataformas digitais. Como metodologia, fizemos uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório e descritivo, do tipo estudo de caso, que utilizou a análise de conteúdo da forma de apresentação da tipografia digital nas capas de Elle Brasil em diversos dispositivos, elegendo categorias que possibilitaram observar a relação entre as características das telas e o design onde está presente a tipografia. Além disso, foi realizada ampla pesquisa bibliográfica e entrevista semiestruturada com especialista para aprofundamento do tema abordado nesta tese. Com base nas análises e apontamentos, temos como principal que é possível estabelecer critérios para averiguar o controle da qualidade da presença tipográfica em ambiente digital, tendo em vista as características das plataformas e a identidade do veículo de comunicação, de forma que a mesma tipografia usada off ou offline não perca legibilidade e leiturabilidade. Ainda que a transição aos dispositivos digitais leve a tipografia a ter conflitos, a presença da usabilidade nos equipamentos corrige o desconforto e torna-a satisfatória.Item A simbiose discursiva entre religião e mercado: um estudo do discurso da Igreja Universal do Reino de Deus na perspectiva do consumo(Universidade Metodista de São Paulo, 2017-12-11) SOUZA, Ronivaldo Moreira de; GONÇALVES, Elizabeth de MoraesEsta pesquisa investigou a relação entre religião e mercado cristalizada no discurso da Igreja Universal do Reino de Deus. Por entender que o espaço de trocas entre compradores – ao qual denominamos mercado – se sustenta por um consumo ávido de bens e serviços, ancoramos nossas percepções nas teorias do consumo na contemporaneidade. Em seguida, pelas lentes das Ciências das Religiões, investigamos as bases do que se denomina religião e sua adequação à lógica da sociedade de consumo. Para investigar a correspondência discursiva na qual emerge as significações, a pesquisa adota os conceitos teórico-metodológicos da Análise do Discurso da Escola Francesa. O objetivo principal deste estudo é analisar o funcionamento e o processo de produção de sentidos nessa imbricação de dois campos discursivos – o religioso e o mercadológico –, encontrando nas regularidades e nas diferenças os elementos constitutivos do discurso da Igreja Universal do Reino de Deus. O corpus da pesquisa é composto dos testemunhos dos fiéis e das mensagens dos pastores que a Igreja disponibiliza em seu canal no Youtube: IURD TV; e em seu portal na internet: universal.org. A tese que norteia as discussões neste trabalho é que religião e mercado estabelecem uma relação de simbiose na qual o consumo se apropria do sagrado e o sagrado se apropria do consumo. Apropriamo-nos da metáfora biológica da simbiose para compreender a vida em comum entre estas duas instituições – religião e mercado – que, apesar da natureza diferente, cooperam entre si na arte da convivência. Constatamos que o discurso da Igreja Universal constrói uma simbiose entre o mercadológico e o religioso possibilitando uma sacralização do consumo e uma mercadologização do sagrado.Item Androginia como identidade contemporânea: a construção do ethos em revistas nacionais(Universidade Metodista de São Paulo, 2017-08-08) PISA, Lícia Frezza; FARO, José SalvadorÉ notório como a questão da identidade ganhou importância nos últimos tempos e como a diversidade de gênero, fortemente influenciada pelo feminismo, cresce à medida que novas formas de identificação emergem. As identidades fechadas dão lugar a identidades plurais, como a androginia, e faz-se necessário compreender como a mídia constrói a imagem dessa identidade. Por isso, este trabalho tem como objetivo compreender a construção da identidade da androginia por meio da mídia revista. Com os aportes da Análise de Discurso de linha francesa, estudamos a construção do ethos pelos elementos constitutivos da representação da identidade andrógina e analisamos se há um padrão de androginia que é endossado ou desconstruído pela mídia, além de observar se há diferenças na construção do ethos em diferentes tipos de revistas ou não. O corpus conta com 80 matérias, compreendendo vinte e uma revistas diferentes em nove categorias, durante o período de 1993 a 2015. Como hipótese, consideramos que o universo discursivo que legitima a construção da imagem do andrógino é o da moda e, se comprovado, torna-se necessário observar se essa representação é marcada pelo discurso cultural de questionamento dos papeis de gênero e comercial, que propõe novas formas de consumo. Concluímos que o andrógino é legitimado pelo universo discursivo da moda em que há tanto um apelo político para o questionamento dos gêneros, quanto um aporte comercial, introduzindo uma forma de identidade por meio do consumo de determinados produtos/signos. O andrógino foi analisado por meio do ethos e constatou-se que essa identidade reflete o ousado, o libertário e o revolucionário, enquanto valores simbólicos.Item Arquiteturas da notícia em dispositivos móveis: análise de aplicativos jornalísticos brasileiros e portugueses para smartphones(Universidade Metodista de São Paulo, 2017-06-07) NISHIYAMA, Alexandra Fante; SANTOS, Marli dos; CANAVILHAS, João Manuel MessiasA história do jornalismo é atrelada a da tecnologia. Os smartphones conectados a internet de banda larga e os aplicativos criaram um ambiente móvel, propício para o jornalismo para dispositivos móveis, dotado de características que alteram as formas de produção, distribuição e consumo de conteúdo. Esse ambiente estabelece uma relação mais próxima com o indivíduo. As pequenas telas desses aparelhos instituem uma nova forma de interação e a necessidade de mudanças no jornalismo como textos organizados em pequenos blocos, o uso de hiperlinks e a personalização dos aplicativos. A partir desse contexto, o objetivo geral desta tese é investigar as tendências nas arquiteturas da notícia em aplicativos jornalísticos para dispositivos móveis de empresas de comunicação brasileiras e portuguesas, identificando padrões de acordo com os atributos específicos do suporte. Busca-se assim, compreender e pontuar as características da arquitetura da notícia no jornalismo para dispositivos móveis. Tem-se como hipótese que os conteúdos jornalísticos produzidos e publicados em aplicativos possuem arquiteturas semelhantes, com características próximas do webjornalismo, evidenciando níveis diferentes de usos dos recursos disponíveis para smartphone. A pesquisa de cunho exploratório e descritivo, que abarca os métodos qualitativo e quantitativo, adotou a análise de conteúdo como técnica de investigação. Foram desenvolvidas duas fichas de análises. Uma objetiva analisar o conteúdo da notícia e a outra avalia software (aplicativo jornalístico) e hardware (smartphone). Os aplicativos jornalísticos analisados totalizam seis, os brasileiros - Folha de S. Paulo, Estadão e O Globo e, os portugueses - Observador, Público e Expresso. Com base nos resultados obtidos comprovou-se a hipótese de que os conteúdos jornalísticos produzidos para dispositivos móveis e publicados em aplicativos jornalísticos possuem arquiteturas semelhantes, com características próximas do webjornalismo, evidenciando níveis diferentes de usos dos recursos disponíveis para smartphone, porém apenas algumas possibilidades do suporte são adotadas.Item Astroturfing e o discurso político na pandemia(Universidade Metodista de São Paulo, 2022-06-21) ABRANTES, Edney Firmino; VICTOR, CileneEsta investigação apura a identificação do astroturfing e sua inserção no processo de comunicação entre as relações sociais/virtuais, pela influência como “meio” e o poder como “fim”, no intuito do influenciador, de acordo com os seus interesses, – lícitos ou escusos, ortodoxos ou heterodoxos – cooptar os sentimentos dos indivíduos ou grupos como conquista. O problema da pesquisa reúne as seguintes questões: a) Por que o fenômeno é considerado uma estratégia sensível na comunicação política? Em especial, na pandemia? b). Por que necessita de um meio e um fim para inserção no vetor relacional? c) Por que é aplicado como estratégia para cooptação de indivíduos e grupos? d) Por que necessita de planejamento organizacional? A hipótese principal da pesquisa é a de que, em meio à ocorrência do astroturfing nas multiplataformas da internet, bem como pela mídia em geral, um público simulado foi criado artificialmente, gerando um apoio falso e uma sensação falsa de realidade, fazendo com que, um público-alvo real compartilhasse tal simulacro como se verdadeiro fosse, sem as cautelas de praxe. Diante desse cenário, a pesquisa adota a metodologia bibliográfica exploratória, que se estende a autores como Manuel Castells e Noam Chomsky, com a finalidade de estabelecer um elo entre a internet, a política, mobilizações sociais, campanhas eleitorais, dentre outras; aos estudos de Eugenia Kolivos e Ana Kuperman e o seu conceito de astroturfing; o pensamento de Guy Debord e Zygmunt Bauman sobre a sociedade capitalista, entrelaçando-os com o fenômeno, confluindo com as teorias de Muniz Sodré e as estratégias sensíveis: Afeto, mídia e política e a obra Antropologia do espelho: uma teoria de comunicação linear e em rede, desaguando em Pierre Bourdieu e os campos de tensão e Jürgen Habermas e a esfera pública, locais onde os conflitos são travados com intensidade, ocasionando a prática do astroturfing. Por fim, o resultado é o impacto ocasionado pelo público fake, com requintes de ludibriação para conquistar o público-alvo, procurando expor essas ocorrências cientificamente, servindo de suporte, relevância social e acadêmica.Item Bola na rede: uma análise das estratégias comunicacionais de empresas esportivas no ambiente digital conectado(Universidade Metodista de São Paulo, 2016-03-29) EHRENBERG, Karla Caldas; BUENO, Wilson da CostaO uso das mídias sociais digitais como meio de divulgação de produtos, serviços e conteúdos organizacionais tem crescido nas últimas décadas e ganhou especial atenção nos planejamentos de comunicação organizacional e nos estudos acadêmicos sobre o tema. Nesse sentido, o segmento de empresas esportivas atua com destaque, despertando o interesse e a empatia do consumidor. Por meio de análise bibliográfica e estudo empírico, esta pesquisa teve como objetivo investigar as ações de comunicação mercadológica do segmento esportivo no ambiente digital conectado, através de um estudo de caso múltiplo das empresas Nike e Adidas. Para a obtenção dos dados, foram realizadas entrevistas em profundidade com profissionais do mercado e aplicado um protocolo de investigação de redes sociais digitais nos perfis das duas empresas. Após a coleta dos dados, estes foram analisados à luz das teorias estudadas nos capítulos iniciais (que abordaram temas como comunicação organizacional, comunicação digital, esporte e comunicação esportiva), e foi possível concluir, entre outros pontos, que, no universo do segmento esportivo, a comunicação digital conectada não prioriza o diálogo com seus públicos de interesse, sendo essencialmente baseada na divulgação unilateral de conteúdos, nem tampouco explora a potencialidade de cada uma das plataformas digitais disponíveis, replicando conteúdos em diferentes ambientes. Ficou evidente, também, o uso dos elementos constituintes do universo esportivo como argumentos estratégicos de comunicação das empresas, decorrente de sua capacidade de estreitar os laços relacionais com os públicos de interesse, por meio de seus apelos simbólicos de fácil identificação social.Item BRASIL, o disco: representação e memória a partir da música extrema e periférica do Ratos De Porão (1981-1989)(Universidade Metodista de São Paulo, 2022-04-29) QUADROS SOUZA, Renan Marchesini de; SILVA, Herom VargasFormado em 1981, na Vila Piauí, bairro periférico da Zona Norte de São Paulo, o Ratos De Porão (R.D.P.) transitou por diversos subgêneros da música extrema, além de inaugurar o crossover no Brasil. Oriundo do punk rock, o grupo nunca abandou características essenciais do movimento, como a atitude contestadora e as letras vinculadas à realidade social. Enquanto membros das classes trabalhadoras e subalternas, observaram a realidade e a narraram em sua obra de forma peculiar. Este trabalho tem como objetivo investigar como o R.D.P. articula formas de representação de fatos históricos, sociais e de memória por meio de suas músicas, letras e capas de discos. Para tentarmos responder essa pergunta, optamos pela metodologia de pesquisa qualitativa, abordamos o estudo das composições musicais, das letras, de elementos gráfico-visuais de cinco discos, considerando a produção da banda no período de 1983 até 1989. O centro da análise é o disco Brasil (1989) onde podemos verificar representações mnemônicas da capa até as letras, além da definição sonora do crossover. Os referenciais teóricos que sustentam esta investigação são os estudos de música popular na comunicação, os estudos de memória na comunicação, a semiótica da cultura e a noção de representação dos estudos culturais. A investigação realizada permite afirmar que a obra do Ratos De Porão faz relações diretas com a realidade social. Isso significa que a arte do grupo, por meio da música, das letras e das capas de seus discos, constrói sentidos de memória a respeito do Brasil.Item Ciberjornalismo de proximidade e desenvolvimento: uma análise sobre três casos do interior paulista(Universidade Metodista de São Paulo, 2019-09-20) VOLPATO, Marcelo de Oliveira; ESCUDERO, Camila; PERUZZO, Cicilia Maria KrohlingPesquisa sobre os processos de produção jornalística no interior do Estado de São Paulo. Objetivo foi analisar as práticas atuais do jornalismo local na internet, além das transformações e tendências verificadas nos tipos e especificidades dos conteúdos produzidos. Objetivou-se também apreender que tipo de desenvolvimento tem sido foco argumentativo para tais veículos, além de entender se há vocação para o local e qual estratégia de trabalho. Parte-se dos conceitos sobre jornalismo local, regional e de proximidade e de abordagens teóricas sobre comunicação para o desenvolvimento. O estudo está ancorado, ainda, em aspectos do método histórico-dialético e utiliza o estudo de casos múltiplos como tipo de pesquisa, enfocando o Correio Popular, de Campinas, o Cruzeiro do Sul, de Sorocaba, e o Jornal da Cidade, de Bauru. Para sua realização, recorreu-se também à pesquisa bibliográfica, às técnicas de entrevistas semiestruturadas com os gestores dos jornais e à análise dos conteúdos publicados em seus sites. Com base nos resultados obtidos, conclui-se que estes jornais, além de subutilizarem os recursos e possibilidades da internet, reproduzindo ainda as estratégias e a cultura do impresso, enfrentam também um impasse com a transição da audiência para o digital, mas uma dificuldade em monetizar este novo formato. Apesar de possuírem proximidade física com suas localidades, não possuem a prestação de serviço como prioridade, estabelecendo laços fracos com as audiências e se aproximando muito mais das concepções de desenvolvimento da modernização e difusionistas.Item Comunicação (i)material com as divindades: tipos e formas de ex-votos na religiosidade popular(Universidade Metodista de São Paulo, 2018-01-29) GORDO, Luís Erlin Gomes; CUNHA, Magali do NascimentoEsta tese de doutorado busca avançar na compreensão dos ex-votos como veículo jornalístico e meio de comunicação, atualizando o seu conceito, bem como a sua tipologia. Para tanto, a pesquisa tem por objetivo geral estudar e atualizar a tipologia dos ex-votos criada pelo pesquisador Jorge González e adotada pelos estudiosos da Folkcomunicação, ampliando a compreensão deste fenômeno no processo comunicacional relacionado às religiões, abrindo novas possibilidades de pesquisas acadêmicas nesta área. A tese baseou-se na hipótese de que a atual classificação dos ex-votos adotada pelos pesquisadores de Folkcomunicação requer atualização, uma vez que neste processo comunicacional, assim como em outros, a dinâmica está em contínua mudança, não da prática em si que é milenar, mas em suas formas de expressões e conteúdos (tipologia). Neste sentido, é preciso ainda compreender este fenômeno para além do catolicismo (identidade com o qual foi consolidado), estudando suas manifestações em outros seguimentos do cristianismo e também em outras religiões. Para o desenvolvimento da pesquisa, a Folkcomunicação foi tomada como referencial teórico, com base nos estudos de González, de Luiz Beltrão e de José Marques de Melo. A metodologia empregada foi a pesquisa bibliográfica e o inventário, método já aplicado em pesquisas folkcomunicacionais relacionadas aos ex-votos. Resulta dessa pesquisa a compreensão do fenômeno ex-voto em um passo adiante do convencional (catolicismo). Outra contribuição oferecida é a atualização da tipologia que tem orientado os estudos em Folkcomunicação nas últimas décadas, levando-se em conta a dinamicidade dos processos da comunicação humana.