Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
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Item A comunicação corporativa e o discurso do consumidor contemporâneo nos sites sociais de reclamação: decepção e coabitação na rede: desafios e oportunidades(Universidade Metodista de São Paulo, 2016-03-23) SILVA, Marcelo da; GONÇALVES, Elizabeth MoraesA expansão das redes sociais virtuais, o aperfeiçoamento das técnicas de informação, a penetrabilidade do capitalismo de concorrência e o fragmentado sujeito pós-moderno constituem, ao lado da sociedade de consumo, os pilares desta tese. Nossa hipótese central é que as redes sociais da Internet ampliam os espaços de participação, compartilhamento, colaboração e manifestação das decepções do consumidor, mas não diminuem as descontinuidades, a incompreensão e o desrespeito oriundos das relações e práticas de consumo, podendo, muitas vezes, aceleraremasconflitualidades. A abertura para o diálogo, o incitamento à tomada de poder do sujeito e a multiplicação das trocas entre empresas e consumidores representam a oportunidade e o desafio de valorizarmos a concepção normativa da comunicação, admitindo as dificuldades da intercompreensão, a urgência da coabitação e a realidade da incomunicação. Recorremos à Análise de Discurso de tradição francesa (AD) como campo teórico-metodológico para analisar o discurso do consumidor inscrito na plataforma Reclame AQUI e construir uma crítica à comunicação corporativa contemporânea; a partir dos conceitos de cenografia, ethos e esquematização enunciativa, verificamos como a ideologia opera no interior das cenas daenunciação do consumo, constituindo uma ordem própria ao discurso do reclamante decepcionado. Esta análise ratificou as discussões teóricas que levamos a cabo, servindo de suporte para a problematização e o debate das sete cenografias que se evidenciaram no/pelo discurso do sujeito/consumidor: respeito/desrespeito, ameaça, promessa e frustração, mau atendimento e problema não resolvido, negociação, clientes novos x antigos e consumidor enganado; a imbricação do nosso corpuse o arcabouço teórico coloca na ribalta a necessidade de políticas de comunicação organizacional norteadas pelo senso prático de outridade, transcendendo as relações puramente mercadológicas; ao mesmo tempo, lança luz sobre apremência de mais solidariedade, compaixão, capacidade de escuta, compreensão e coabitação para as corporações que funcionam em uma sociedade guiada pelo frenesi da ética da concorrência e da consumolatria. Esta tese evidencia que a atuação dos consumidores e das empresas no mundo on-line representa mais que um elemento circunstancial de (in) tolerância mútua; desenha um destino comum que pode ter como rumo a outridade solidária do próximo, aceitando a experiência da alteridade, o risco do fracasso e a esperança da confiança e do respeito que a comunicação pode conceber.Item A comunicação da Igreja Católica na América Latina e Caribe a partir dos documentos conclusivos do CELAM: uma visão compreensiva de suas teorias e de suas práticas(Universidade Metodista de São Paulo, 2021-03-19) ALVARENGA, Ricardo Costa; KÜNSCH, Dimas A.A presente tese tem por tema a comunicação da e na Igreja Católica na América Latina e Caribe, e, por objeto de estudo, os Documentos Conclusivos das Conferências Gerais do Episcopado Latino-Americano e do Caribe (Celam), realizadas no Rio de Janeiro (Brasil, 1955), em Medellín (Colômbia, 1968), em Puebla (México, 1979), em Santo Domingo (República Dominicana, 1992) e em Aparecida (Brasil, 2007). O objetivo principal consiste em compreender as principais tendências comunicacionais da Igreja Católica a partir dos cinco documentos. Trabalha-se com a hipótese de que é possível identificar nesses documentos, pelos menos, três grandes modos de compreensão do fenômeno: 1) a comunicação para a transformação social, com foco no protagonismo e engajamento em questões sociais; 2) a comunicação na perspectiva instrumental e de massa, a serviço das atividades de evangelização e promoção da doutrina católica; e 3) a comunicação como prática de construção da imagem organizacional. O marco teórico se desenvolve a partir de autores e autoras majoritariamente latino-americanos, na perspectiva das Epistemologias do Sul (Boaventura de Sousa Santos). Sandra Arenas, Enrique Dussel, Luiz Fernando Medeiros Rodrigues, João Batista Libanio, Pablo Richard, entre outros, são acionados para se entender as nuances da estrutura e posição política e social ocupada pela Igreja Católica nesta parte do mundo. Sobre a relação Igreja- Comunicação recorremos preferencialmente a Joana Puntel, Pedro Gilberto Gomes e Benito Spoletini. Em busca de ampliar a compreensão sobre as tendências de comunicação levantadas como hipótese de trabalho, recorremos ao auxílio de Cicilia Maria Krohling Peruzzo, Jan Servaes, Alfonso Gumucio Dagron, Thomas Tufte, John B. Thompson, Eduardo Neiva, Margarida M. Krohling Kunsch, Gary Kreps. O percurso metodológico do trabalho forma-se a partir do referencial teórico-metodológico da Hermenêutica de Profundidade (John B. Thompson), sob a luz da compreensão como método (Dimas A. Künsch). A tese contribui para uma compreensão mais profunda, ainda que não única e muito menos definitiva, dos modos como a Igreja Católica entende a comunicação, a partir dos cinco documentos do Celam, e apresenta também um quadro compreensivo mais amplo da realidade dos povos que habitam esta parte do Planeta, com suas histórias, sua memória e suas lutas sociais e políticas, a partir da ótica da comunicação social.Item A comunicação de mercado e os bens de capital: estratégias e desafios do setor de equipamentos para construção(Universidade Metodista de São Paulo, 2011-02-23) BIGHETTI, Cristina Eugênia; GALINDO, Daniel dos SantosO setor de máquinas e equipamentos para construção civil utilizados em obras de grande porte tem uma participação expressiva tanto na economia brasileira como na cadeia produtiva da construção civil. Trata-se de um setor hipercompetitivo, composto por indústrias transnacionais que têm no marketing de relacionamento e nas estratégias B2B os principais pilares de sustentação de estratégia de comunicação com o mercado. Utilizando como técnica o estudo de caso múltiplo do qual fizeram parte três dos maiores fabricantes de equipamentos para construção instalados no Brasil – Caterpillar, Case e Volvo – o estudo mostra como e porque essas empresas optaram por privilegiar o marketing de relacionamento e a imagem da marca, em detrimento de outras competências de comunicação, como forma de construir relacionamentos estáveis, fiéis e de longo prazo com seus clientes.Item A comunicação de mercado no contexto da indústria do ensino superior privado no Brasil e a mercantilização de um sonho: estudo do grupo Kroton Educacional(Universidade Metodista de São Paulo, 2017-11-29) BIAZON, Victor Vinicius; GALINDO, Daniel dos SantosEste trabalho tem como objetivo analisar como a comunicação mercadológica influencia no consumo da educação em nível superior privado. Partiu-se do pressuposto de que as IES estejam promovendo processos de industrialização do ensino superior privado. Nos baseamos no esvaziamento do poder do Estado em oferecer educação gratuita e sua terceirização, fato que transformou o ensino superior em um negócio que gera lucro, sendo então gerido sob um aspecto de processo produtivo e, desse modo, a comunicação passa a mediar as relações de consumo da educação superior privada geridas como business. Embasada por pesquisa bibliográfica, documental com estudo de caso da UNOPAR (Kroton), o corpus da análise de conteúdo foi constituído por vídeos publicados e homepages. Concluímos que a comunicação tem importante papel na atração para a indústria do ensino superior privado que vende sonhos, diploma como meio para o sucesso e motiva a demanda com uso de histórias de sucesso, mecanismos facilitadores para ingresso, permanência e conclusão do ensino superior.Item A comunicação e os usos midiáticos como elementos transformadores no combate à violência contra as mulheres(Universidade Metodista de São Paulo, 2025-02-24) PANZARINI, Bruna; PAGANOTTI, IvanA tese avalia os esforços comunicacionais que se transformaram em políticas públicas de enfrentamento à violência contra as mulheres propostos pelos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário Federal. O ponto de partida se dá a partir da lei Maria da Penha (Lei n°11.340∕2006) que tem como objetivo principal punir os agressores de mulheres. Percebemos, no entanto, que existe, ainda, um descompasso das comunicações nas ações de enfrentamento ao combate à violência contra as mulheres. Confirma-se a hipótese de que as vítimas de violência nas propagandas do Governo Federal ainda precisam ser protagonistas da solução da violência ora sofrida. Na grande maioria dos casos, a violência contra as mulheres acontece nas relações intimas de afeto, tendo maridos, namorados e parceiros como agentes diretos. Além disso, as propagandas do Governo Federal possuem um discurso estereotipado em relação às mulheres e à violência. Os procedimentos metodológicos escolhidos para esta tese estão funda- mentados na pesquisa bibliográfica e documental que contribuem para a formação do conhecimento teórico e informacional. Para a análise dos produtos de comunicação produzidos pelo Governo Federal utiliza-se a Análise do Discurso afim de entender as representações das mulheres, da violência e da solução do problema. Um dos ob- jetivos específicos do trabalho de doutoramento é propor estratégias de comunicação mais eficazes, com foco na criação de uma marca com vistas ao fortalecimento e em- poderamento das mulheres no que tangem as denúncias contra a violência doméstica.Item A comunicação enquanto artefato tecnológico: possibilidades e angulações(Universidade Metodista de São Paulo, 2018-05-23) PALAMEDI, Fabio dos Santos; CHIACHIRI FILHO, Antônio RobertoEsta pesquisa é motivada pela questão: o que é tecnologia e qual a sua relação com a comunicação? Existem muitas abordagens à tecnologia, mas geralmente no suporte ao papel, ou de forma secundária em estudos voltados à comunicação, fornecidos pelas mais variadas tecnologias disponíveis nas sociedades. Por esta razão, esta pesquisa mapeou os conceitos históricos que delinearam e determinaram o significado na história, o aspecto filosófico do questionamento sobre o que é a tecnologia, e uma análise estrutural do conceito que ocorreu ao longo dos estudos dedicados ao assunto. Além disso, o mesmo recorte metodológico também é aplicado a questões relacionadas à informação, bem como um paralelo, contrastando esses recortes com o que as teorias tradicionais da comunicação colocam como objeto. Como resultado, as pesquisas realizadas especificamente no campo da Comunicação foram integralmente ligada às referências utilizadas em periódicos e anais de âmbito nacional, considerando todo o período de existência de cada uma das revistas, totalizando um total do universo de 13.715 artigos em 44 Revistas Qualis A1 e B1. Os resultados indicam que não há abordagem de delimitação e escopo da tecnologia em tais publicações, em contraste com reflexões e pesquisas relacionadas a tecnologias generalistas. Do mesmo universo, verificou-se que apenas 4% de todos os artigos indexados abordam essas tecnologias, e apenas um artigo aborda um conceito mais abrangente. Portanto, o estudo mostrou que não existe tal abordagem relacionada ao conceito de tecnologia em comunicação, e não existe uma relação clara entre tecnologia e comunicação.Item A Comunicação no Mercado do Imaterial: Tensões e Distensões da Produção Simbólica em uma Era Pós-Material(Universidade Metodista de São Paulo, 2013-10-31) MALTA, Renata Barreto; GALINDO, Daniel dos SantosA tese é constituída por duas etapas complementares, a teórica e a empírica, essenciais para que os seguintes objetivos propostos sejam devidamente cumpridos. 1) confirmar uma mudança da práxis publicitária na qual elementos materiais e funcionais passam a ser minimizados e elementos imateriais e intangíveis evidenciados. 2) investigar de forma objetiva e comparativa o conteúdo do corpus e demonstrar quais temáticas prevalecem em diferentes períodos sociais, pontuando sua natureza tangível e intangível. 3) Apresentar e delinear o “Mercado do Imaterial”, o esboço de um novo modelo de segmentação de mercado que tem a imaterialidade como base. O aprofundamento teórico-conceitual alicerçado nos Estudos Culturais e em autores que discorrem sobre a pós-modernidade e suas relações de consumo é ponto de partida desta pesquisa e só por meio dele chegamos às premissas que dão origem às duas hipóteses, extremamente interligadas, que sustentam esta tese. A pesquisa empírica utiliza como procedimento metodológico a análise de conteúdo quantitativa do corpus, composto por vídeos publicitários criteriosamente definidos. Por meio do trajeto analítico e teórico, é possível concluir que estamos em um período pós-material regido pelo intangível, o que modifica a comunicação de mercado.Item A comunicação pode salvar vidas: alertas antecipados de emergências climáticas pela televisão digital interativa brasileira(Universidade Metodista de São Paulo, 2015-03-16) MOREIRA, Fernando José Garcia; SQUIRRA, Sebastião Carlos de MoraisAlertas Antecipados de Emergência são elementos importantes na redução de riscos de desastres, evitando a perda de vidas e reduzindo seu impacto econômico e material. Dentre os meios de comunicação mais eficazes para geração de alertas antecipados, a televisão digital com sua capacidade de emissão de um para muitos e ainda com suas possibilidades de gerar informações reativas com dados enviados pelo mesmo sinal de TV é, no momento, o estado da arte para ajudar a população em situações de risco, comprovado através de estudos comparativos entre os sistemas de alerta de emergência existentes hoje em todo o mundo. Neste trabalho são comparados os sistemas japonês e norte-americano, sendo que os referenciais teóricos apresentados focalizam o processo comunicacional de uma informação de emergência, a partir de diversas teorias que fundamentam o processo de comunicação em situações de crise, com os quais chegou-se à conclusão de que a tecnologia de televisão Digital Brasileira, juntamente com a infraestrutura essencial para detecção de riscos e confiabilidade para a geração de alertas antecipados já existente, dispõe de todo o ferramental necessário para a criação de um sistema nacional. Por fim são apresentadas as indicações iniciais para a criação de um modelo para uma comunicação eficaz e efetiva de informações de emergência destinado à população brasileira.Item A construção cultural da narrativa noticiosa: noticiabilidade, representação simbólica e regularidade cotidiana(Universidade Metodista de São Paulo, 2013-01-30) SILVA, Marcos Paulo da; FARO, José SalvadorA tese constitui uma discussão teórico-conceitual de natureza eminentemente qualitativa sobre a construção cultural dos chamados critérios de noticiabilidade no jornalismo. Sua proposta central é inserir a problemática da noticiabilidade – isto é, a discussão em torno dos parâmetros que levam determinados acontecimentos a receber a valoração de notícia em detrimento de outros – no interior de uma reflexão mais ampla, de ordem culturalista, que objetiva dimensionar a narrativa noticiosa como um dos elementos estético-expressivos mais consistentes na sustentação da experiência cotidiana moderna. Como objetivos específicos, busca-se: 1) a discussão teórica de algumas das mais significativas abordagens conceituais que os critérios de noticiabilidade recebem historicamente nas ciências sociais; 2) a apresentação de um conjunto alternativo de concepções teóricas que, articuladas, possam explicitar a complexidade do processo de seleção noticiosa; e 3) a proposição de uma sistematização teórico-conceitual para tais articulações de modo a sintonizar a tese com o estado da arte no campo da teoria do jornalismo. Aporta-se, ao fim, na elaboração de um modelo explicativo pendular que se institui como metáfora possível para a relação entre o jornalismo, os paradoxos cotidianos e os parâmetros simbólicos que caracterizam a regularidade cotidiana como padrão cultural da sociabilidade moderna.Item A construção discursiva e a recepção da homoafetividade na teledramaturgia brasileira: consumo, representação e identidade homossexual(Universidade Metodista de São Paulo, 2014-12-04) OLIVEIRA, José Aparecido de; GONÇALVES, Elizabeth MoraesEste estudo tem como objetivo avaliar a representação e discurso dos personagens homossexuais da teledramaturgia brasileira e sua potencial relação com as demandas da comunidade homossexual na sua luta por maior tolerância e emancipação. A metodologia inclui dois enfoques analíticos: o primeiro centra-se no campo da produção, a partir dos pressupostos da Análise do Discurso e dos Estudos Queer, verificando os aspectos textuais do discurso e da representação dos personagens gays das telenovelas. O segundo enfoque centra-se no campo da circulação e consumo, mediante os pressupostos dos Estudos de Recepção, a fim de avaliar como os receptores realizam a apropriação do discurso e representação homossexual da telenovela. Esse segundo enfoque conta com um instrumento quantitativo e uma entrevista qualitativa semidirigida, aplicados a uma amostra de 402 participantes, hétero e homossexuais, a maioria jovens estudantes de graduação em Belo Horizonte, MG. Quanto às análises discursivas, os resultados demonstram uma mudança no padrão de representação dos personagens homossexuais, deslocando-se do padrão heteronormativo para uma representação mais humanizada, seguindo o momento histórico de maturidade política da sociedade e a aprovação de marcos legais favoráveis aos sujeitos homossexuais. Quanto aos estudos de recepção, os resultados confirmam o potencial pedagógico da telenovela em ampliar a discussão sobre a questão homoafetiva; auxiliar o sujeito homossexual em aceitar sua identidade sexual e encorajá-lo a assumir sua orientação sexual.Item A Cultura Caiçara do Litoral Norte Paulista mostrada na revista Beach&Co – Estereótipos do caiçara das cidades de Caraguatatuba, São Sebastião, Ubatuba e Ilhabela em um veículo regional impresso(Universidade Metodista de São Paulo, 2014-08-06) GUIMARÃES, Bruna Vieira; FARO, José SalvadorEstudo dos estereótipos que a revista regional Beach&Co fez do caiçara - povo nativo que mantém uma cultura relacionada ao mar e a mata nas cidades de Caraguatatuba, São Sebastião, Ubatuba e Ilhabela, no Litoral Norte Paulista. Aplicou-se uma metodologia de caráter híbrido que mesclou os Estudos Culturais com base nas obras de Douglas Kellner, Stuart Hall e Raymond Williams com a Análise de Discurso nas obras de Dominique Maingueneau, Eni Orlandi, Patrick Charaudeau e Audre Alberguine. Também foram resgatados os estudos da Cultura Caiçara feitos por Carlos Diegues, Gioconda Mussolini, Emilio Willems, e por fim redefiniu-se o gênero jornalístico Reportagem e contextualizou-se o Jornalismo Regional de Revista. Posteriormente, analisou-se a primeira década da revista Beach&Co, totalizando 120 edições publicadas de janeiro de 2002 a junho de 2012, no qual foram mostradas as diversas abordagens que a publicação fez do caiçara, bem como a evolução da própria revista nos aspectos editoriais, comercial e de design gráfico. Em seguida, selecionou-se 23 reportagens nas editorias de turismo, gastronomia, esportes e outras relacionadas à Cultura Caiçara, que tiveram seus discursos semânticos e os elementos valorativos de linguagens analisados. Nas conclusões, constatou-se que a cobertura jornalística da Beach&Co privilegia as áreas do turismo e do desenvolvimento do Litoral Norte e Baixada Santista; que a revista passou por readaptações e esquematismos dominantes na produção jornalística e encontrou mercado nas especificidades do Litoral Paulista; a Beach&Co se consolidou como uma revista regional profissional, de qualidade e criativa, distante do amadorismo, do bairrismo e da mimetização simplista; apesar de muitas vezes ter usado o caiçara para adjetivar os aspectos turísticos e gastronômicos do Litoral Norte, a revista trabalhou a produção simbólica do caiçara de forma ampla e retratou vários aspectos da Cultura Caiçara, reforçando o poder desta revista regional, como retroalimentando os sotaques do Litoral Paulista nas demais regiões do país onde a publicação também é lida.Item A desmusicalização da mídia em tempos de hipermidiatização da música: o empobrecimento estético da música popular na programação televisiva brasileira(Universidade Metodista de São Paulo, 2014-10-06) SOUZA, Kleber Mazziero de; BARROS, Laan Mendes deO trabalho aborda o empobrecimento estético-discursivo da canção popular massiva exposta na mídia televisiva brasileira, na comparação entre o contexto histórico-midiático-musical das décadas de 1960 e 1970 e o contexto da primeira metade da segunda década do século XXI. Para definir tal empobrecimento discursivo encontrou-se o conceito de “desmusicalização da mídia televisiva”. O trabalho, de natureza teórica, tem como objetivo apontar que a mídia televisiva tem papel preponderante e parte importante da responsabilidade pelo empobrecimento na construção do discurso da música popular brasileira. Para tanto, primeiramente, por meio da análise poético-estética dos elementos estruturais das linguagens musical e literária de uma canção popular, delimitou-se a espécie de obra musical estruturada com acuro poético, que a ela empresta um padrão estético de excelência. Tais canções tinham espaços de veiculação nas grades de programação da mídia televisiva de outrora e nos dias atuais não mais os têm. Em seguida, por meio de pesquisas bibliográfica, documental e empírica, descreve-se de modo analítico-interpretativo o período histórico em que ocorreu essa desmusicalização da mídia. Por fim, constata-se que a partir da popularização da Internet e da proliferação de diversas mídias que permitem ao ouvinte o acesso, o armazenamento, o compartilhamento de repertórios musicais e, sobretudo, a audição em movimento, a canção popular massiva pautada pelo acuro poético deixou de estar presente na mídia televisiva e passou a figurar em outras diversas mídias. Essa ampla presença da Música nas mídias digitais definiu-se pelo conceito de “hipermidiatização da música”, que seria um dos componentes da “desmusicalização da mídia televisiva”.Item A divulgação científica no contexto organizacional para democratização do saber e legitimação das unidades de pesquisa(Universidade Metodista de São Paulo, 2017-10-18) ANDRADE, Giuliana Capistrano Cunha Mendes de; BUENO, Wilson da CostaO início do século XXI é marcado pela propagação de ações ligadas à divulgação da ciência. Ainda assim, os centros produtores de ciência do Brasil não têm visibilidade compatível com o interesse da sociedade contemporânea e apenas uma pequena parcela da população brasileira tem acesso à ciência produzida no país. Este estudo tem como objetivo evidenciar a importância da divulgação científica no contexto organizacional para a democratização do conhecimento científico e como relevante recurso de legitimação das unidades de pesquisa frente ao público leigo e à mídia. A investigação foi desenvolvida por meio de pesquisa bibliográfica e estudo empírico através de um estudo de caso único da unidade de pesquisa Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA). Os dados foram obtidos a partir da consulta de arquivos e análise de documentos, entrevistas em profundidade realizadas com gestores e pesquisadores do LNA, questionários a jornalistas e observação direta e participante das ações de divulgação realizadas pela instituição. Os dados foram analisados em consonância com as teorias sobre conceitos e práticas de divulgação científica, identidade, imagem e reputação organizacional e política de comunicação que constituíram os capítulos inicial e final deste estudo. Conclui-se, entre outros aspectos, que a divulgação científica é realizada na instituição estudada, mas que seu papel não é visto como prioritário, pois o público a quem visa alcançar não é tido como estratégico. As ações de divulgação científica realizadas pela unidade de pesquisa são desempenhadas sem a orientação de um plano de divulgação e por isso apresentam problemas que comprometem a visibilidade institucional.Item A FAPESP e a ciência da comunicação: legitimação, contribuição e construção da área(Universidade Metodista de São Paulo, 2018-04-25) GABRIOTI, Rodrigo; MELO, José Marques deO trabalho considera 912 projetos decorrentes de Bolsas de Estudos e Auxílios fomentados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) entre 1992 e 2016 na Área da Comunicação. A partir deles, se propõe uma construção taxionômica a fim de verificar suas contribuições na legitimação do conhecimento tendo como horizonte uma agência de fomento. Por meio da Biblioteca Virtual da FAPESP, estuda-se a produção existente. São duas as principais estratégias metodológicas: com a Análise Quantitativa, as amostras foram coletadas e divididas em sete categorias sobre as quais foi possível estabelecer as representatividades percentuais que fornecem, por exemplo, tendências de estudo e relações acadêmicas estabelecidas. Pela Análise de Conteúdo, relacionam-se os documentos analisados ao problema levantado sobre o papel do fomento na construção taxionômica dos estudos em Comunicação aplicando o método das inferências nas instâncias da emissão, mensagem, significação e meio para o apontamento de índices e indicadores que representam dados gerais constituídos a partir do universo de linhas de fomento. Demonstra-se que a pesquisa em Comunicação é atraente e se centraliza na cidade de São Paulo apresentando sinais de modernização de objetos na primeira passagem secular de seus estudos; é ainda detentora de um impasse conceitual subjetivo e disciplinar; e precisa de uma metapesquisa como esta que considera a FAPESP para refletir sobre o que se escreve e se produz nos Programas de Pós-Comunicação brasileiros como tentativa de tirar os estudos da Área de sua força institucional para um pensamento autônomo, legitimado e reconhecido.Item A imagem e a composição visual na TV digital(Universidade Metodista de São Paulo, 2011-04-06) BALAN, Willians Cerozzi; SQUIRRA, Sebastião Carlos de MoraisO trabalho aborda questões sobre a produção e composição da imagem em alta definição na TV Digital HDTV. Por meio dos dados levantados na literatura específica, impressa e eletrônica, e com entrevistas com profissionais da área e observações da programação disponível em HDTV na cidade de São Paulo puderam ser analisadas as imagens e composição visual que advém com a TV Digital de alta definição e interativa. Para tanto, a produção da imagem em alta definição precisa atender a dois tipos de público: o que assiste a transmissão digital e o que ainda continuará assistindo no sistema analógico com baixa percepção para os detalhes visuais. Os resultados demonstraram duas questões fundamentais e interdependentes: as práticas de produção, materiais cenográficos e processos de composição dos elementos da imagem precisam ser atualizados segundo as novas características tecnológicas e que o processo de implantação da TV Digital no Brasil deve ser revisto, com correções de prazos e das políticas adotadas sob o risco de se atrasar todo o processo de produção de conteúdo e da imagem em alta definição para este suporte.Item A instituição bancária como expressão do capitalismo afetivo: a comunicação publicitária dos bancos no Brasil(Universidade Metodista de São Paulo, 2021-04-29) GIANNOTTI, Marcos; CASAQUI, VanderEsta tese analisa, em abordagem crítica, as narrativas publicitárias das instituições financeiras no Brasil e a maneira pela qual elas se constituem a partir da cultura da inspiração (CASAQUI, 2017). O corpus da pesquisa inclui tanto as narrativas dos bancos tradicionais como dos novos modelos de instituições bancárias, baseados nas plataformas digitais. O trabalho fundamenta- se, teoricamente, a partir de estudos sobre as emoções no desenvolvimento do capitalismo e sobre a construção das marcas por meio das emoções atreladas à cultura da inspiração, que auxiliam na compreensão da transformação da comunicação publicitária contemporânea. O re- sultado deste estudo mostra evidências de que a inspiração, como efeito de sentido produzido por estratégias discursivas atreladas a emoções, se constitui na argumentação retórica que as marcas de bancos brasileiros lançam mão, convocando as pessoas para seus projetos de socie- dade e visões de mundo. Uma abordagem que, ao mesmo tempo, oculta os interesses relacio- nados ao capital e justifica suas atuações como instituições financeiras. Nesse sentido, identifi- camos cinco perspectivas que contribuem para a formação de estratégias discursivas que cons- tituem as narrativas inspiracionais dos bancos no Brasil. Quanto à metodologia, utilizamos a Análise de Discurso (AD), implementada em três etapas: a análise do contrato de comunicação, segundo Charaudeau (2006); a identificação das emoções como estratégias discursivas e seus efeitos de sentido, conforme preceitos de Ahmed (2015), Ekman (2012, 2021) e Minner (2019); e o mapeamento semiótico dos valores de consumo, proposto por Semprini (1995).Item A liberdade de imprensa e a liberdade de expressão na mídia contemporânea: agendamentos e reagendamentos entre a retórica bolsonarista e a imprensa de referência no Brasil(Universidade Metodista de São Paulo, 2025-03-20) MARQUES, Francisca Ester de Sá; PAGANOTTI, IvanA pesquisa analisa como os ataques discursivos feitos pelo então presidente Jair Bolsonaro contra a imprensa de referência (A Folha, o Estadão e o Globo) e outros atores sociais são partes de uma política de desmonte das instituições democráticas no Brasil para a implantação de uma agenda da extrema direita no país. Para atingir esse objetivo, o então presidente e seus grupos de aliados recorrem constantemente aos conceitos de liberdade de imprensa e de expressão para ativar o debate público – ora a favor, ora contra -, junto à imprensa de referência que age e reage a esses confrontos, conforme os significados/ressignificados que são propostos, ou pela retórica bolsonarista, ou pelos próprios veículos de comunicação. O estudo parte da análise de 84 reportagens políticas produzidas pela imprensa de referência no período da gestão de Jair Bolsonaro à Presidência da República para avaliar como, a partir das teorias de comunicação, do agendamento midiático e da análise crítica do discurso, esses jornais agendaram ou foram agendados pelos temas publicados pelo então presidente nas redes sociais na evocação do debate público. A análise identifica como os deslocamentos discursivos contribuíram para descredibilizar a imprensa de referência em relação aos outros meios de comunicação ou junto ao seu público leitor. A comprovação de que o então presidente estimulou um agendamento reativo e espectral na disputa de poder com a imprensa demonstrou a eficiência da retórica bolsonarista para desviar a crítica sobre os temas controversos do seu governo. Entre 2018 a 2022, a imprensa de referência teve que se unir numa única agenda de contestação para rebater os ataques censórios do então presidente Jair Bolsonaro, independentemente de suas linhas editoriais ou interesses específicos. O debate público estimulado pelos confrontos gerados entre a produção intensa de fake news e o discurso jornalístico apontou para a necessidade de requalificação da informação em novos processos de seleção de fontes, verificação e checagem dos fatos para se manter como uma narrativa ética e legítima. A confirmação de que o conceito de liberdade de expressão e de imprensa manteve a sua perenidade ética como um princípio basilar da democracia foi corroborada na análise das reportagens investigativas.Item A Luta Livre no Brasil: o conteúdo publicado pela mídia tradicional brasileira(Universidade Metodista de São Paulo, 2022-06-28) AMARAL, Carlos Cesar Domingos do; FARIAS, Luiz Alberto Beserra deA Luta Livre no Brasil é um esporte de entretenimento que possui 60 anos de existência no país. Sua intenção é confrontar heróis e vilões em combates que buscam entreter e motivar o público. Desde que a modalidade fez sucesso, a mídia tradicional brasileira vem fazendo publicações sobre os shows, apresentações e lutadores. O objetivo dessa tese é compreender, a partir da teoria do newsmaking, as matérias sobre Luta Livre em categorias pré-estabelecidas, além de pensar esse material na perspectiva do infotenimento e midiatização. A metodologia utilizada passa por revisão bibliográfica, pesquisa documental, aplicação de questionário em produtores de conteúdo de Luta Livre e outros métodos. Os principais resultados apontam que o newsmaking realmente acontece nas produções noticiosas, mas a quantidade de imprecisões e equívocos veiculados sugerem falhas na etapa investigativa. Outra característica marcante nesses materiais é a alta repetição dos termos históricos da modalidade, o que torna muitas produções redundantes e pouco instrutivas. Por fim, a mídia tradicional brasileira historicamente demonstrou pouca competência em noticiar a Luta Livre pela falta de conhecimento da modalidade. Com a maioria das editorias sendo aplicadas na vertente do infotenimento, em que se mistura o entretenimento com a informação, a Luta Livre é diminuída a um mero teatro marcial desqualificado, o que despreza os esforços de todos os envolvidos no espetáculo.Item A pesquisa acadêmica sobre comunicação popular, alternativa e comunitária no Brasil: análise de dissertações e teses produzidas em Programas de Pós-Graduação em Comunicação entre 1972-2012(Universidade Metodista de São Paulo, 2015-06-23) OTRE, Maria Alice Campagnoli; PERUZZO, Cicilia Maria KhohlingMapeamento das dissertações e teses referentes à subárea da comunicação popular, alternativa e comunitária (CPAC) desenvolvidas nos Programas de Pós-Graduação em Comunicação stricto sensu no Brasil, de 1972 a 2012. Dentre os objetivos estão localizar as pesquisas; os autores; sua distribuição no tempo e espaço; identificar as instituições e orientadores que impulsionam a subárea; definir as abordagens teórico-metodológicas; e apontar autores/conceitos referência. Por meio de pesquisa exploratória e aplicação de quatro filtros, chegou-se a uma amostra final de 102 pesquisas, 87 dissertações e 15 teses, submetidas à análise quantitativa, por meio de Análise de Conteúdo a partir de partes pré-definidas (Resumo, Palavras chave, Introdução, Sumário, Considerações Finais e capítulo metodológico, quando presente), e a uma análise qualitativa do conteúdo completo das 15 teses. O método que orienta esta pesquisa é o histórico dialético, na perspectiva da busca de uma análise de conjunto e atenta às contradições e mudanças que o objeto está implicado; e a pesquisa bibliográfica que a fundamenta se ancora em autores como Jorge González, Cicilia Peruzzo, Regina Festa, Pedro Gilberto Gomes, Gilberto Giménez e Augusto Triviños e foi realizada com o apoio do software NVivo. Resultados quantitativos indicam: a) predominância de pesquisas sobre comunicação comunitária (68%) b) predominância de estudos empíricos (79%); c) a variedade de denominações atribuídas às experiências pelos pesquisadores; d) a constante luta das classes populares por democratização da comunicação e por direitos sociais ao longo dos anos; e) a influência e importância dos intelectuais orgânicos nas experiências estudadas, f) problemas metodológicos; g) UMESP, USP e UFRJ como instituições protagonistas, e, h) Cicilia Peruzzo e Raquel Paiva como as que mais orientam teses e dissertações sobre a temática. Quanto à análise qualitativa verificaram-se alguns critérios que permeiam a CPAC: 1) a definição de classes subalternas; 2) a importância da participação ativa das comunidades nos processos de comunicação; e 3) formas, conteúdos e objetivos que se complementam e dão identidade às experiências.Item A polarização política nas mídias sociais: o filtro bolha e a disseminação da cultura troll(Universidade Metodista de São Paulo, 2019-11-21) ANTUNES, Bruno Conrado Demartini; CAPPELLOZZA, AlexandreA sociedade está cada vez mais integrada as suas tecnologias digitais, que passaram de serem meras plataformas de acesso a conteúdo diversos para um sistema de comunicação e troca de informações em tempo real. No centro destas interações estão as mídias sociais, plataformas estas que se tornaram a principal fonte de informações dos usuários, que criam grupos de confiança e, por consequência dos algoritmos utilizados nestas plataformas, geram bolhas de conhecimento. Porém, estas bolhas em um cenário de crise política como no Brasil, resulta na polarização política, em uma batalha do ‘nós contra eles’, o que esvazia o debate. Esta situação dá oportunidade para um subgrupo da internet, os trolls, de atuarem e disseminarem a discórdia entre os militantes virtuais, que passam a se atacarem mutuamente em uma defesa cega de suas convicções. Estes atores digitais começaram a influenciar o debate feitos nas mídias sociais e se tornou a norma padrão das discussões online, ou seja, o não-debate. Durante o período eleitoral se observou este fenômeno, onde os ataques entre militantes foram ocorrência comum e a reflexão deixada de lado. Este trabalho tem como objetivo analisar como a polarização política nas mídias sociais impacta a democracia e como os trolls disseminaram suas práticas nestas redes e, por consequência, tornou a trollagem o lugar comum no debate online. Para isso, foi feita coleta de dados do Twitter durante todo o período eleitoral. Ao todo foram colhidos 3.136.058 e o resultado foi 72 grafos que apresentará como as eleições movimentaram o Twitter, no qual ocorreram a polarização e ocorrências de trolling no pleito brasileiro de 2018.