Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
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Item A imagem e a composição visual na TV digital(Universidade Metodista de São Paulo, 2011-04-06) BALAN, Willians Cerozzi; SQUIRRA, Sebastião Carlos de MoraisO trabalho aborda questões sobre a produção e composição da imagem em alta definição na TV Digital HDTV. Por meio dos dados levantados na literatura específica, impressa e eletrônica, e com entrevistas com profissionais da área e observações da programação disponível em HDTV na cidade de São Paulo puderam ser analisadas as imagens e composição visual que advém com a TV Digital de alta definição e interativa. Para tanto, a produção da imagem em alta definição precisa atender a dois tipos de público: o que assiste a transmissão digital e o que ainda continuará assistindo no sistema analógico com baixa percepção para os detalhes visuais. Os resultados demonstraram duas questões fundamentais e interdependentes: as práticas de produção, materiais cenográficos e processos de composição dos elementos da imagem precisam ser atualizados segundo as novas características tecnológicas e que o processo de implantação da TV Digital no Brasil deve ser revisto, com correções de prazos e das políticas adotadas sob o risco de se atrasar todo o processo de produção de conteúdo e da imagem em alta definição para este suporte.Item A tv de massa e as novas estratégias narrativas: Um estudo sobre audiências e programas contemporâneos(Universidade Metodista de São Paulo, 2011-03-17) LUCA, Walter Alberto de; GONÇALVES, Elizabeth MoraesEsta tese aborda o declínio da audiência das grandes redes de TV aberta e os recursos narrativos que os produtores de programas adotaram para enfrentar essa tendência mundial. O estudo traz um panorama da situação da audiência no âmbito internacional e foca, particularmente, o caso do Brasil, onde três grandes emissoras mantém, no conjunto, uma das mais altas concentrações de público do mundo. Depois de analisar a fragmentação das audiências televisivas nas duas últimas décadas e os números que indicam a crescente dispersão dos telespectadores entre múltiplas ofertas de mídia disponíveis nos dias atuais, o trabalho discute as estratégias de programação e de construção de conteúdos. Além de teóricos que pesquisaram a chamada “semiótica televisiva”, servem de base para a investigação depoimentos de produtores e análises de programas de grande audiência. O objetivo é revelar os procedimentos utilizados para atrair e manter a atenção dos telespectadores, os quais começam com as medições de audiência e os estudos sobre o comportamento dos consumidores em relação à TV. A tese discute também como ocorre a exposição dos telespectadores em um ambiente onde existem várias opções de dispositivos para ver atrações televisivas ou para fazer outras atividades comunicacionais. A escolha deste tema de investigação partiu do princípio de que a exposiçao é condição essencial para sustentar o estudo de outras fases e outros aspectos do processo de comunicação, como a influência dos meios sobre a cultura e a sociedade. Em um contexto onde a mídia ocupa tanto tempo de nosso cotidiano, o impacto dos meios de comunicação de massa pode ser diretamente proporcional ao número de pessoas que eles alcançam e aos nossos hábitos de consumo de informação e entretenimento.Item A ressignificação da linguagem na relação multiprofissional da saúde: relatos pessoais de mulheres com câncer de mama(Universidade Metodista de São Paulo, 2011-06-28) CARVALHO, Vanderli Duarte de; GONÇALVES, Elizabeth MoraesA questão relacional na área da saúde envolve o imaginário sociocultural. Nos casos de mulheres com câncer de mama, denota um caráter emergencial em virtude do elevado número de ocorrências ou pela falta de percepção feminina da doença, o que dificulta a prevenção e o tratamento em tempo hábil. Este estudo pretende analisar como e de que maneira ocorrem e repercutem as práticas discursivas entre os profissionais da saúde e as pacientes com câncer de mama. Para isso, delineamos como pressupostos teóricos as barreiras da comunicação, seja interpessoal, intrapessoal e não verbal. A metodologia foi com base na Teoria das Representações Sociais de Serge Moscovici e no Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) de Ana Maria Cavalcanti Lefévre e Fernando Lefévre. Nas análises dos relatos das mulheres com câncer de mama, identificamos conflitos de ordem sociocultural, como crenças, valores pessoais, estereótipos, enfim, distorções provenientes do senso comum e do imaginário coletivo, disseminadas nas representações da doença levadas a público pela mídia em geral. Nas considerações finais, constatamos que tais representações (estigmas sociais) interferem na relação com os profissionais de saúde, influenciando, assim, a adesão ao tratamento da doença. Os aspectos comunicacionais são aqui apontados de maneira tácita.Item O webjornalismo mediado pela cultura social local. Estudo comparativo: Brasil e Portugal(Universidade Metodista de São Paulo, 2011-04-05) PADILHA, Sônia Costa; SQUIRRA, Sebastião Carlos de MoraisNo momento em que o jornalismo na web enfrenta o desafio de lidar com o fenômeno da desterritorialização da audiência, e ao mesmo tempo com a manutenção de sua marca identitária territorial, esta tese explora a relação da cultura social local com o habitus profissional considerando que o jornalismo é uma atividade social de produção simbólica. No interior dessa temática procura responder se existe diferença significativa do webjornalismo praticado em cidades de culturas sociais distintas, ou se o habitus profissional sobrepujaria essa diferença. Para esse intento foi realizado um estudo comparativo multicasos com jornalistas brasileiros e portugueses de quatro webjornais - Folha Online (São Paulo-SP), Tribuna do Norte (Natal-RN), Jornal de Notícias (Cidade do Porto) e Correio do Minho (Braga). O instrumental metodológico contou com: entrevistas, questionário, mapeamento das características e levantamento de manchetes das home pages. A tese se concentra em compreender o cenário e as inter-relações dos fatores envolvidos no fenômeno da imbricação: prática do webjornalismo e cultura da sociedade. Resultados da pesquisa revelaram, entre outros pontos, que a maioria dos profissionais concorda que a prática do jornalismo na web é muito afeita ao journaliste assis – que não vai a campo, permanecendo na redação para tratar apenas o material recebido. Apontou ainda que e as matérias alinhadas ao valor notícia proximidade são pouco presentes nos webjornais considerados de perfil nacional. A principal conclusão é que, embora o webjornalismo siga em alguns pontos os padrões técnicos da cibercomunicação, sua prática diferencia-se ao absorver as características próprias da cultura social da cidade/região onde está situada a sede da empresa jornalística detentora do produto.Item Influência da comunicação política no sistema de votação eletrônico brasileiro(Universidade Metodista de São Paulo, 2011-03-15) MACEDO, Roberto Gondo; QUEIROZ, Adolpho Carlos FrançosoA velocidade da informação e do conhecimento instaurou na sociedade contemporânea uma constante busca pela melhoria dos processos informacionais, com vistas a garantir maior rapidez nos processamentos e resultados. No universo público, as exigências caminham de modo similar, sob o olhar do eleitor cidadão, portanto, a proposta da pesquisa é promover um panorama do sistema eletrônico de votação brasileiro, mais precisamente a Urna Eletrônica e transitar desde a concepção do projeto nos idos da década de 90 até o momento atual, apontando um olhar científico para as ações comunicacionais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no sentido de promover campanhas publicitárias para fomentar a conscientização do sistema informatizado de voto pelos eleitores, supostamente mais rápido e eficiente. A pesquisa utiliza para fins descritivos múltiplas visões da comunicação da urna: por intermédio do órgão mantenedor, os políticos, diretamente envolvidos no pleito competitivo e os consultores políticos, atuantes nas estratégias de bastidores das campanhas eleitorais. Essa diversidade de visões e posições acerca da credibilidade do sistema busca propiciar a pesquisa um caráter de macro compreensão dos impactos de um sistema informatizado em um ambiente democrático.Item Marketing de relacionamento nas instituições de Ensino Superior: estudo de caso da Universidade Metodista de São Paulo e da Universidade Metodista de Piracicaba(Universidade Metodista de São Paulo, 2011-04-12) GARCIA, Paulo Roberto Salles; BUENO, Wilson da CostaO marketing de relacionamento como ferramenta para atrair e fidelizar os alunos do ensino superior privado é o tema desta pesquisa. Trata-se de um estudo de caso múltiplo incorporado enfocando a Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e a Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP) e que tem como objetivos principais apontar fatores que motivam os estudantes a escolher determinadas instituições de ensino superior, identificar a maneira como elas atuam na tarefa de atraí-los – com vistas a estabelecer um relacionamento e uma comunicação eficientes com esses públicos de interesse – e fidelizá-los, bem como analisar a real efetividade das ações desenvolvidas pelas IESs. Propõe-se uma incursão teórica para abordar motivações psicológicas, culturais, econômicas e sociais relacionadas ao ato de consumir e estabelecer uma correlação com o “consumidor-aluno”. Discutem-se também características do marketing de relacionamento associadas ao contexto educacional e apontam-se dificuldades/desafios vivenciados pelas instituições nos esforços de criar e estreitar os laços com os estudantes com vistas a tornar tais laços duradouros. Foram aplicados 1.400 questionários em ambas as universidades a fim de identificar, entre outros aspectos, atributos desejáveis de uma IES, fatores influenciadores para o abandono dela e características associadas a processos comunicacionais que representam diferenciais. O estudo apontou que, apesar de as dificuldades financeiras serem um componente que interfere na atração e na fidelização dos alunos, outros também são determinantes, como o nível de excelência de ensino, o corpo docente e a qualidade do relacionamento que as instituições de ensino estabelecem com tais públicos. Tal qualidade passa, obrigatoriamente, por atributos como liberdade para expressar ideias, espaço de diálogo e transparência na comunicação, elementos desafiadores ao modelo vigente e estimuladores a um novo fazer educacional.Item Império do imediato: a urgência como argumento de vendas na comunicação mercadológica(Universidade Metodista de São Paulo, 2011-10-26) KUHN, Martin; GALINDO, Daniel dos SantosEsta tese analisa as relações da comunicação de mercado com a obsessão pelo imediato presente na cultura social contemporânea. Vive-se hoje numa sociedade marcada pelo consumo intenso, em tempo real e não restrito por distâncias. Para acelerar a circulação de produtos e serviços, as empresas tentam estimular o mercado através de anúncios que incorporam em sua linguagem as características de urgência e imediatismo observadas e extraídas da sociedade. Sob uma perspectiva social, esta tese discutiu a presença do elemento tempo na vida contemporânea e sua apropriação pela comunicação mercadológica. A pesquisa foi desenvolvida sob o método de análise de conteúdo em mais de trezentos comerciais de televisão e em cerca de duzentos anúncios impressos que apresentaram sólidas evidências dessa apropriação da cultura de urgência e imediatismo pela comunicação de mercado. A ênfase no urgente e no imediato reforça e estimula o modelo social vigente. Em outras palavras, a soma de um estilo de vida que cultua a velocidade com a presença de tais elementos na comunicação de mercado contribui para a promoção de uma ditadura do agora, baseada na promessa do prazer instantâneo. Esses elementos que caracterizam a sociedade contemporânea são, do ponto de vista comercial, eficientemente apropriados pela comunicação de mercado, uma vez que essa condição social, quando transformada em argumento de vendas, contribui para provocar no consumidor um estado de consonância com suas cognições.Item Gigantes do telejornalismo mundial: mutações editoriais e tecnológicas das agências internacionais de notícias(Universidade Metodista de São Paulo, 2011-05-09) ESPERIDIÃO, Maria Cleidejane Silva; SQUIRRA, Sebastião Carlos de MoraisEsta tese resgata a história das agências de notícias que atuam em escala internacional (Reuters Television e Associated Press Television News), delimitando suas características operacionais dentro do fluxo informacional do telejornalismo mundial. Por meio dos estudos de caso da Reuters TV e da APTN, a tese mostra o funcionamento do ecossistema noticioso global, voltado para as emissoras de televisão, explorando o entendimento de como ele se comporta a partir da irrupção das novas mídias advindas com a internet. Aponta como o desenvolvimento das tecnologias digitais em rede provocou mudanças editoriais e logísticas na rotina produtiva das agências, vistas neste trabalho como importantes atores sociais da globalização. Ao mapear a dinâmica comercial e estrutural das agências, é sustentada a hipótese de que as reportagens transmitidas por essas empresas são, em sua maioria, determinadas pelos interesses políticos e econômicos de seus maiores clientes. Isso nos leva a ratificar que, ainda hoje, após 30 anos da publicação do Relatório McBride, da UNESCO, há uma assimetria no noticiário internacional, no qual alguns países, regiões e assuntos são negligenciados e excluídos. A tese revela, entre outros pontos, que as agências agora difundem um número expressivo de vídeos relacionados à Ásia e que a maior parte de suas reportagens tem imbricações com os Estados Unidos e/ou a Europa. Durante a cobertura midiática de eventos de grande impacto, as agências renovam seu capital simbólico vendendo a ideia de isenção, credibilidade e multiplicidade de vozes. Reforçam também papéis específicos: a organização do noticiário, a viabilização das imagens e a alimentação contínua, segura e veloz do fluxo informativo.Item TV digital aberta no Brasil: perspectivas de um novo modelo de negócios(Universidade Metodista de São Paulo, 2011-04-13) FILHO, Francisco Machado; SQUIRRA, Sebastião Carlos de MoraisO presente trabalho analisa os importantes desafios que as novas tecnologias e as transformações na sociedade pós-industrial estão impondo à TV digital brasileira e ao seu modelo de negócios. Tem como principal objetivo realizar uma reflexão sobre a viabilidade financeira das emissoras abertas com a chegada da TV digital. Para tanto, analisa o modelo de negócios anterior, da TV analógica, baseado nos comerciais de trinta segundos e como esta forma poderá ser afetada inviabilizando a estrutura de produção e distribuição de conteúdo pelas emissoras abertas digitais. Ainda, busca evidenciar demais fatores que contribuem para a migração da audiência para outras plataformas de distribuição de conteúdo, refutando o senso comum de que o acesso à internet banda larga é a principal causa da queda dos índices de audiência. Este estudo se utiliza de uma ampla bibliografia que extrapola o campo específico da Comunicação e amplia o olhar sobre a indústria televisiva aberta no Brasil, enumerando fragilidades do setor e apontando possíveis estratégias para que a televisão brasileira possa se adaptar à nova estrutura da comunicação que está se formando em nosso país.Item A comunicação de mercado e os bens de capital: estratégias e desafios do setor de equipamentos para construção(Universidade Metodista de São Paulo, 2011-02-23) BIGHETTI, Cristina Eugênia; GALINDO, Daniel dos SantosO setor de máquinas e equipamentos para construção civil utilizados em obras de grande porte tem uma participação expressiva tanto na economia brasileira como na cadeia produtiva da construção civil. Trata-se de um setor hipercompetitivo, composto por indústrias transnacionais que têm no marketing de relacionamento e nas estratégias B2B os principais pilares de sustentação de estratégia de comunicação com o mercado. Utilizando como técnica o estudo de caso múltiplo do qual fizeram parte três dos maiores fabricantes de equipamentos para construção instalados no Brasil – Caterpillar, Case e Volvo – o estudo mostra como e porque essas empresas optaram por privilegiar o marketing de relacionamento e a imagem da marca, em detrimento de outras competências de comunicação, como forma de construir relacionamentos estáveis, fiéis e de longo prazo com seus clientes.Item Divulgação científica nas revistas Ciência Hoje, Scientific American Brasil e Superinteressante: estudo comparativo(Universidade Metodista de São Paulo, 2011-08-23) CARVALHO, Cristiane Portela de; BUENO, Wilson da CostaEstudo comparativo que analisa a divulgação científica (DC) praticada pelas revistas Ciência Hoje (CH), Scientific American Brasil (SAB) e Superinteressante (SI), apontando convergências e divergências entre as três publicações. Objetiva-se analisar como as formas de construção textual e o uso de ilustrações nas matérias e nos artigos de capa das revistas CH, SAB e SI podem contribuir ou interferir de maneira efetiva na DC que praticam. Para tanto, são delineados cinco pressupostos básicos: (1) as publicações de análise priorizam nas capas temas pertencentes às Ciências Básicas (CB) em detrimento das Ciências Humanas e Sociais (CHS); (2) no campo amplo das CB há preferência, nas capas das revistas, por temas relacionados à saúde; (3) as temáticas abordadas nas capas das revistas CH, SAB e SI não são, em geral, coincidentes entre si, pois não seguem uma lógica de “matérias quentes”; (4) o uso freqüente de elementos explicativos, termos figurados, fontes de informação diversificadas e citações diretas nas construções textuais das matérias e dos artigos de capa das publicações, bem como o uso de ilustrações devidamente contextualizadas, contribuem para tornar os textos mais inteligíveis; (5) as revistas CH, SAB e SI, embora consideradas revistas de DC, apresentam níveis diferenciados de divulgação, em função do perfil de seus leitores. Em consonância com esses pressupostos, são objetivos específicos: a) identificar, dentro das duas amplas categorias (CB e CHS), os temas mais explorados, reunindo-os em subcategorias para identificar mais afinidade / proximidade entre eles; b) examinar, através das formas de construção textual e do uso das ilustrações nas matérias e nos artigos de capa, os critérios utilizados pelas publicações para divulgar ciência e tecnologia (C&T). Para responder os parâmetros estabelecidos nos objetivos apresentados, a metodologia inclui questionário aplicado aos editores das publicações investigadas e análise de conteúdo (AC) da amostra selecionada, que engloba 19 matérias / artigos de capa das revistas CH, SAB e SI, escolhidos entre julho de 2009 e junho de 2010. Os dados coletados e devidamente discutidos permitem confirmar os pressupostos enunciados, vez que, em termos gerais, é evidente que a DC praticada pelas três revistas apresenta mais divergências do que convergências. Isto possibilita estabelecer níveis distintos de divulgação, manifestos na forma como constroem os textos e como utilizam as ilustrações, com maior dificuldade em SAB e CH e com teor mais simplificado em SI.Item Estratégias de Comunicação e Ativismo Feminino na Esfera Pública Midiática: Estudo Sobre a participação de jovens negras no Hip – Hop, a construção de identidades e sua presença na internet.(Universidade Metodista de São Paulo, 2011-04-14) SILVA, Célia Regina da; PERUZZO, Cicilia Maria KhohlingEstudo sobre as experiências vividas por mulheres negras que participam do movimento cultural hip-hop. Em particular, buscou-se discutir sobre a organização dos arranjos interativos e as relações de pertencimento, presença e empoderamento, tendo como elo a produção musical e as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs).Desvendar as implicações que as TICs têm com as práticas culturais juvenis contemporâneas de periferia, que funcionam como referência no combate às desigualdades de gênero e do racismo. Investigar as conexões entre as interações sociais, a cultura e ação política na esfera pública. A experiência de identidade, gênero e participação no universo on-line foi construída a partir de leituras sobre as políticas identitárias, teorias feministas e das interações sociais proporcionadas pelas TICs. Os procedimentos metodológicos incluem a pesquisa bibliográfica, entrevistas semi-estruturadas, aplicação de formulários, observação a partir da participação em eventos, além de estudo de sites dos grupos estudados e participação nas redes sociais. Entre os resultados, destaca-se que há o fortalecimento das ações e de ícones na disseminação da cultura hip-hop e que a proposição sobre o ativismo político e social das jovens envolvidas no hip-hop.Item Geografia da Comunicação no centro do Brasil(Universidade Metodista de São Paulo, 2011-12-13) BARRETO, Bruno Augusto Amador; MELO, José Marques deGeografia da Comunicação no Centro-Oeste brasileiro é o foco desta pesquisa. Estruturada em duas partes: a primeira, sob uma perspectiva diacrônica, mostra o processo de formação geopolítica e demográfica do centro do Brasil; a segunda contém uma visão sincrônica dos sistemas midiáticos e seus modos de produção, resgatando a memória do campo comunicacional na macro-região. O estudo evidenciou a conflituosa formação do Centro-Oeste, com sucessivas divisões territoriais, refletidas na mídia e nas Ciências da Comunicação. Em continuidade, aplicando parâmetros análogos, fez-se um estudo comparado entre o Centro-Oeste e a Comunidade Autônoma de Castilla y León, na Espanha. Os indicadores da pesquisa demonstram que a mídia e a academia, no Centro-Oeste brasileiro, não contribuem para a formação de uma identidade regional; ao contrário, propagam e fortalecem os conflitos históricos, deixando as Ciências da Comunicação à margem do regionalismo observado no caso espanhol.Item Mídias digitais sociais no auxílio ao EAD: as novas tecnologias da informação e da comunicação como processo facilitador na relação de ensino-aprendizagem(Universidade Metodista de São Paulo, 2013-05-29) CALIPO, Valéria; SQUIRRA, Sebastião Carlos de MoraisNo presente trabalho investigou-se a adoção por parte das instituições educacionais dos recursos e ferramentas disponíveis nas mídias digitais sociais, que permitem a comunicação síncrona e assíncrona, estimula a comunicação para maior interatividade, dialogicidade e colaboração entre os atores envolvidos no processo ensino-aprendizagem da educação a distância. Para tanto, verificou-se como os alunos que estudam na EAD reagem às novas possibilidades oferecidas com o advento das novas tecnologias da informação e comunicação - NTICs. O estudo focou os alunos que estavam, no momento da pesquisa, cursando os segundos bimestres dos Cursos de Tecnólogos em: Marketing, Logística, Recursos Humanos e Gestão Comercial em EAD, das universidades Anhanguera e Metodista, dos pólos de São Caetano do Sul e Mauá. Na seleção da amostra, optou-se pelo modelo não probabilístico do tipo intencional, adotando-se o critério de que os alunos selecionados conheciam os recursos e as ferramentas utilizadas nas mídias digitais sociais das instituições. Como instrumento de medida, utilizou-se um questionário tipo Likert composto por 7 dimensões e 32 assertivas, além da técnica de entrevista de grupo focal, totalizando 5 encontros. Resgatou-se historicamente alguns pontos sobre o movimento das novas tecnologias, sobretudo as digitais, bem como a educação na modalidade a distância, desde o século passado até a atualidade. Além disso, procurou-se entender o quanto as ações governamentais têm apoiado as transformações tecnológicas que impactam direta e indiretamente nos aspectos educacionais. Outro tema abordado para a discussão desse trabalho foi a Sociedade do Conhecimento, que tem papel de suma importância para o desenvolvimento e avanço das Novas Tecnologias da Comunicação e Informação. As discussões para as análises dos resultados foram norteadas pela Teoria da Ação Comunicativa de Habermas que ajudou a compreender e indicar a importância dos conceitos vistos sobre o mundo da Vida e o mundo do Sistema, dentro da realidade atual da EAD e das NTCs. Os dados apontaram que os alunos que estudam nessas duas Universidades são em sua maioria, casados, possuidores de filhos e pretendem com seus estudos dar um salto qualitativo em suas carreiras, acessam a internet de suas residências, local de trabalho e nas universidades que estudam. São conhecedores e aproveitam as Mídias Digitais Sociais - MDS oferecidas por suas universidades e as utilizam para se comunicarem com seus colegas e seus professores, mas, interagem melhor com as ferramentas oferecidas pelo mercado, que estão disponíveis na Internet e fazem uso de forma bastante significativa do mensageiro e-mail para a comunicação entre seus colegas. A pesquisa também assinalou que, o público pesquisado pertencente à geração de imigrantes digitais se adapta e utiliza relativamente bem as ferramentas oferecidas por ambas as Universidades. Entretanto, também indicou que, os recursos e as ferramentas digitais oferecidas pela instituição de ensino que podem facilitar o processo comunicacional dentro das instituições educacionais são conhecidos, mas, ainda se encontram aquém, frente às possibilidades oferecidas pelas novas tecnologias digitais utilizadas no mercado. Para a maioria, as MDS são de grande importância e facilitam o processo comunicacional dentro da relação de ensino-aprendizagem, entretanto, apontam que o diálogo poderia ser mais dinâmico se houvesse por parte dos professores ou tutores EAD maior interação on-line. A pesquisa assinalou que as mídias digitais sociais e suas ferramentas, oferecidas pelo mercado e que são utilizadas fora da rede do EAD, por serem mais interativas e intuitivas e estarem vinculadas a um ambiente mais descontraído, permitem maior colaboração e uma comunicação muito mais ágil do que as vivenciadas na rede EAD.Item Jornalismo utilitário: teoria e prática: fundamentos, história e modalidades de serviço na imprensa brasileira(Universidade Metodista de São Paulo, 2013-03-22) VAZ, Tyciane Cronemberger Viana; MELO, José Marques deCompreender as características e as formas do jornalismo utilitário é o objetivo desta pesquisa. Conhecido também como jornalismo de serviço ou de interesse público, trata-se de um gênero jornalístico a partir do momento em que as mensagens se organizam em modalidades, agregando em seu discurso finalidades próprias, orientação e guia. Para a sua compreensão, realizou-se um estudo bibliográfico com interesse particular de entender as propriedades do jornalismo utilitário, bem como a sua identificação enquanto gênero. No segundo momento, realizou-se uma pesquisa qualitativa, utilizando a técnica de análise documental em jornais brasileiros de referência. Ao final, verificou-se que a evolução das formas e conteúdo dá-se em três fases não excludentes: 1. A publicação dos serviços práticos no início da imprensa do Brasil; 2. A produção dos conselhos, em destaque no século XX; 3. O gênero utilitário como complemento de outros gêneros, prática consolidada no século XIX. E por fim, com proposta didática, a tese apresenta uma taxionomia para o gênero utilitário.Item TV digital interativa no Brasil: estudos dos aplicativos interativos StickerCenter e do telejornal MGTV(Universidade Metodista de São Paulo, 2013-03-19) TELLAROLI, Taís Marina; SQUIRRA, Sebastião Carlos de MoraisCom o avanço da tecnologia e chegada da TV digital no Brasil, estudos apontam que a televisão aberta começa um novo estágio desde seu surgimento. Esta mídia disponibiliza ferramentas que permitem aos emissores de conteúdo uma dimensão interativa ainda não experimentada, sobretudo nos processos de comunicação massivos indicando que é possível novos caminhos de investimento na produção de conteúdo por parte das emissoras de TV. Com esta realidade de fundo, experiências começam a ser testadas no âmbito da televisão, como o StickerCenter, um software - desenvolvido pela TOTVS - que reúne elementos da internet na TV possibilitando ao receptor maior interação com o conteúdo televisivo, outra experiência é a realizada pela Rede Integração, afiliada à Rede Globo em Minas Gerais, com o software desenvolvido pela HXD Interactive Television, que testa um modelo brasileiro de interatividade no telejornal. Este trabalho mostra como estas duas empresas estão desenvolvendo aplicativos interativos para a TV utilizando o Middleware Ginga e os motivos pelos quais sua popularização não aconteceu. O StickerCenter não se popularizou e indica que o motivo seja erro de estratégia da empresa em desenvolver um produto que une broadband e broadcast TV sem atrativos ao consumidor, já o aplicativo interativo da Rede Integração não foi colocado no ar e apresenta inúmeros fatores que demonstram que não explorará a interatividade pela ausência de canal de retorno. Este estudo investigou o impacto da interatividade no mercado da radiodifusão e como a convergência tecnológica aponta para a construção de uma nova mídia baseada em displays interativos capazes de oferecer aos consumidores uma nova forma de recepção de conteúdo.Item A Comunicação no Mercado do Imaterial: Tensões e Distensões da Produção Simbólica em uma Era Pós-Material(Universidade Metodista de São Paulo, 2013-10-31) MALTA, Renata Barreto; GALINDO, Daniel dos SantosA tese é constituída por duas etapas complementares, a teórica e a empírica, essenciais para que os seguintes objetivos propostos sejam devidamente cumpridos. 1) confirmar uma mudança da práxis publicitária na qual elementos materiais e funcionais passam a ser minimizados e elementos imateriais e intangíveis evidenciados. 2) investigar de forma objetiva e comparativa o conteúdo do corpus e demonstrar quais temáticas prevalecem em diferentes períodos sociais, pontuando sua natureza tangível e intangível. 3) Apresentar e delinear o “Mercado do Imaterial”, o esboço de um novo modelo de segmentação de mercado que tem a imaterialidade como base. O aprofundamento teórico-conceitual alicerçado nos Estudos Culturais e em autores que discorrem sobre a pós-modernidade e suas relações de consumo é ponto de partida desta pesquisa e só por meio dele chegamos às premissas que dão origem às duas hipóteses, extremamente interligadas, que sustentam esta tese. A pesquisa empírica utiliza como procedimento metodológico a análise de conteúdo quantitativa do corpus, composto por vídeos publicitários criteriosamente definidos. Por meio do trajeto analítico e teórico, é possível concluir que estamos em um período pós-material regido pelo intangível, o que modifica a comunicação de mercado.Item A construção cultural da narrativa noticiosa: noticiabilidade, representação simbólica e regularidade cotidiana(Universidade Metodista de São Paulo, 2013-01-30) SILVA, Marcos Paulo da; FARO, José SalvadorA tese constitui uma discussão teórico-conceitual de natureza eminentemente qualitativa sobre a construção cultural dos chamados critérios de noticiabilidade no jornalismo. Sua proposta central é inserir a problemática da noticiabilidade – isto é, a discussão em torno dos parâmetros que levam determinados acontecimentos a receber a valoração de notícia em detrimento de outros – no interior de uma reflexão mais ampla, de ordem culturalista, que objetiva dimensionar a narrativa noticiosa como um dos elementos estético-expressivos mais consistentes na sustentação da experiência cotidiana moderna. Como objetivos específicos, busca-se: 1) a discussão teórica de algumas das mais significativas abordagens conceituais que os critérios de noticiabilidade recebem historicamente nas ciências sociais; 2) a apresentação de um conjunto alternativo de concepções teóricas que, articuladas, possam explicitar a complexidade do processo de seleção noticiosa; e 3) a proposição de uma sistematização teórico-conceitual para tais articulações de modo a sintonizar a tese com o estado da arte no campo da teoria do jornalismo. Aporta-se, ao fim, na elaboração de um modelo explicativo pendular que se institui como metáfora possível para a relação entre o jornalismo, os paradoxos cotidianos e os parâmetros simbólicos que caracterizam a regularidade cotidiana como padrão cultural da sociabilidade moderna.Item God save the queen: o imaginário da realeza britânica nas narrativas telejornalísticas contemporâneas(Universidade Metodista de São Paulo, 2014-09-03) SILVA, Renato de Almeida Vieira e; BARROS, Laan Mendes deEsta pesquisa busca evidenciar e analisar a construção das representações simbólicas, imaginárias e midiáticas da monarquia britânica contemporânea nas narrativas do telejornalismo brasileiro, presentes na exibição de seus eventos rituais e cerimoniais, tornando-os acontecimentos midiáticos relevantes na programação das emissoras de maior audiência do país e tema recorrente na pauta dos meios de comunicação pesquisados. Analisa a dimensão mítica e simbólica da construção de suas representações, as quais, ao serem reproduzidas e exibidas pela televisão, ganham maior alcance comunicacional e midiático junto às diferentes culturas locais, no amplo espectro global. Para tanto, combina uma pesquisa bibliográfica e histórica com uma pesquisa empírica voltada à análise de narrativas telejornalísticas, presentes nas emissoras Globo e Record entre 2010 e 2013. Definiu-se nas imagens e narrativas telejornalísticas o corpus dessa pesquisa, por seu alcance e distribuição, além de referência, audiência e preferência popular entre os diversos veículos de comunicação no Brasil e no mundo.Item Processos comunicacionais nas rádios comunitárias do setão do nordeste brasileiro na internet(Universidade Metodista de São Paulo, 2014-04-02) BERTI, Orlando Maurício de Carvalho; PERUZZO, Cicilia Maria KhohlingA tese aborda os processos comunicacionais nas rádios comunitárias do Sertão do Nordeste do Brasil que estão na Internet. Objetiva-se entender teórica e empiricamente como ocorrem esses processos nestas emissoras e explorar suas especificidades; compreender as estruturas, programações, equipes, financiamentos e históricos de inserção digital; entender os processos de estímulo, emissão e interação, em termos de cidadania; compreender como se dão as novas vozes, territoriais e na Internet; entender como se dá a participação do usuário (internauta); e listar as rádios comunitárias ou que se assumem comunitárias sertanejas, entendendo suas peculiaridades de programação, diferencial em termos de emissão territorial e não territorial (via Internet). A metodologia empregada consiste em pesquisa bibliográfica e documental, em mapeamento prévio das emissoras, bem como de pesquisa de campo por meio visitas in loco e de entrevistas semiestruturadas para entender-se as emissoras nos oito Estados sertanejos nordestinos (Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe). Acompanhou-se também o trabalho das emissoras na Internet, tanto em seus sites quanto a presença em redes sociais. Constata-se, com base em parâmetros teóricos, a existência de três tipos de emissoras de rádio comunitária na Internet: as off-line (que apenas têm espaço na Internet, mas não há transmissão simultânea), as online institucionais (que apenas transmitem simultaneamente a programação no dial) e as online dinâmicas (que têm conteúdo diferencial da emissora no dial e promovem interação e interatividade). O fato de estar na Internet faz com que as emissoras de rádio comunitária sertanejas aumentem sua capacidade de promover a participação, a interação e a interatividade, pois ocorre a retroalimentação da comunicação comunitária radiofônica com um novo tipo movido pela desterritorialização, que é o maior desafio dessas emissoras em lugares de baixo poder aquisitivo e comunicacional onde a presença do coronelismo eletrônico ainda persiste.