Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social

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Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social

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    O boca a boca on-line: as implicações da voz do consumidor na comunicação de mercado
    (Universidade Metodista de São Paulo, 2016-03-31) OLIVEIRA, Vânia Braz de; GALINDO, Daniel dos Santos
    O consumidor contemporâneo, inserido em um novo ambiente de comunicação, potencializa suas expressões, capaz de avaliar uma marca ou produto e transmitir sua opinião pelas redes sociais, ou seja, o consumidor expressa suas opiniões e desejos dialogando com seus pares de forma espontânea nas redes sociais on-line. É neste ambiente de participação e interação (ciberespaço) que está nosso objeto de estudo, o boca a boca on-line – a voz do consumidor contemporâneo, também conhecido como uma manifestação informativa pessoal ou uma conversa, a opinion sharing. Proporcionado pelos consumidores nas redes sociais on-line, o boca a boca se fortalece em função das possibilidades de interação, característica da sociedade em rede. Nesse cenário, oobjetivo desta pesquisa é caracterizar o boca a boca on-line como um novo fluxo comunicacional entre consumidores, hoje potencializado pelas novas tecnologias da comunicação, capazes de alterar a percepção da marca e demonstrar o uso, pelas marcas, das redes sociais on-line ainda como um ambiente de comunicação unidirecional. Mediante três casos selecionados por conveniência (dois casos nacionais e um internacional), o corpus de análise de nossa pesquisa se limitou aos 5.084 comentários disponibilizados após publicação de matérias jornalísticas no Portal G1 e nas fanpages (Facebook), ambos relativos aos casos selecionados. Com a Análise de Conteúdo dos posts, identificamos e categorizamos a fala do consumidor contemporâneo, sendo assim possível comprovar que as organizações/marcas se valem da cultura do massivo, não dialogando com seus consumidores, pois utilizam as redes sociais on-line ainda de forma unidirecional, além de não darem a devida atenção ao atual fluxo onde se evidencia a opinião compartilhada dos consumidores da sociedade em rede.
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    Lei de acesso à informação: um canal à fonte de notícia
    (Universidade Metodista de São Paulo, 2016-08-18) SOUZA, Rose Mara Vidal de; JOSGRILBERG, Fabio Botelho
    Este estudo visa verificar se a Lei de Acesso à Informação é um canal para obter fonte de notícia para jornalistas. A pesquisa foi norteada por estudo exploratório, de natureza quanti-qualitativa, delineado por pesquisa bibliográfica, documental, entrevistas estruturadas e análise de conteúdo. Em um primeiro momento foi apresentado um panorama da LAI nos cinco continentes do globo e quais países possuem e não possuem a legislação de acesso à informação. Posteriormente foram realizados dois mapeamentos: O primeiro foi acerca das solicitações feitas por jornalistas (em geral) no Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão (e-SIC) da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2014 e 2015. O segundo mapeamento foi dirigido às matérias publicadas no jornal Folha de S. Paulo, na editoria de política, em 2014 e 2015. Entre os documentos utilizados está o 2º Relatório de desempenho da Lei de Acesso a informações públicas da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (ABRAJI), que entrevistou 83 jornalistas brasileiros sobre a LAI em 2015. Do ponto de vista teórico, a pesquisa perpassa os conceitos de democracia (Bobbio), comunicação pública (Brandão), direito à informação pública (Mendel), jornalismo de dados (Machado), fontes de notícias (Lage/Charaudeau) e cultura hacker (Coleman), entre outros. A análise mostrou que a LAI é utilizada como canal à fonte de notícia no âmbito da cobertura política, porém com baixo aproveitamento pelos jornalistas. A pesquisa ainda revelou que tampouco existem mecanismos de estímulo ao uso e critérios de mensuração sobre a LAI como canal à fonte de notícia, tanto pelo Governo Federal, quanto pela Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ).
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    Promoção da cidadania pelas rádios comunitárias do ABCD paulista, sob desafios e enfrentamentos políticos
    (Universidade Metodista de São Paulo, 2016-04-25) VAZ FILHO, Pedro Serico; PERUZZO, Cicilia Maria Krohling
    Esta pesquisa, intitulada “Promoção da cidadania pelas rádios comunitárias do ABCD Paulista, sob desafios e enfrentamentos políticos”, estuda 11 rádios comunitárias autorizadas pelo Ministério das Comunicações para funcionamento no Grande ABCD Paulista. Na região, cinco cidades das sete ali existentes abrigam rádios comunitárias, como Diadema (rádios “Navegantes” e “Nova Diadema”); Mauá (rádios “Mauá” e “Z”); Ribeirão Pires (rádio “Pérola da Serra”); Rio Grande da Serra (rádio “Esplanada”) e São Bernardo do Campo (rádios “Lírio dos Vales”, “Nova Riacho”, “Paraty”, “Princesa” e “Represa”). As outras duas cidades daquele território, Santo André e São Caetano do Sul, não registram emissoras comunitárias autorizadas para funcionamento. O objetivo deste estudo é o de revelar o perfil das mencionadas emissoras; a contribuição que oferecem aos processos da promoção de cidadania e inclusão social; seus problemas operacionais estruturais para sobrevivência e reações para superação. A metodologia utilizada consiste em pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, entrevistas, visitas às rádios e estudo de programação. Estudou-se o histórico da região; os conceitos de cidadania; participação; radiodifusão comunitária e a própria trajetória das emissoras. Na sequência, houve a consulta em instituições oficiais para o conhecimento das rádios comunitárias autorizadas para funcionamento no ABCD. Posteriormente, seguiu-se a pesquisa com várias visitas de observação. As entrevistas tiveram características semiestruturadas com os radialistas e demais depoentes para este trabalho, especialistas na presente temática. Concluiu-se que existem inúmeras dificuldades que as 11 emissoras comunitárias do ABCD Paulista enfrentam para conseguir manter as rádios funcionamento. A manutenção das dificuldades se dá principalmente pela força da legislação responsável por tal segmento radiofônico comunitário, que o impede de obter apoio comercial e patrocínios.
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    A comunicação corporativa e o discurso do consumidor contemporâneo nos sites sociais de reclamação: decepção e coabitação na rede: desafios e oportunidades
    (Universidade Metodista de São Paulo, 2016-03-23) SILVA, Marcelo da; GONÇALVES, Elizabeth de Moraes
    A expansão das redes sociais virtuais, o aperfeiçoamento das técnicas de informação, a penetrabilidade do capitalismo de concorrência e o fragmentado sujeito pós-moderno constituem, ao lado da sociedade de consumo, os pilares desta tese. Nossa hipótese central é que as redes sociais da Internet ampliam os espaços de participação, compartilhamento, colaboração e manifestação das decepções do consumidor, mas não diminuem as descontinuidades, a incompreensão e o desrespeito oriundos das relações e práticas de consumo, podendo, muitas vezes, aceleraremasconflitualidades. A abertura para o diálogo, o incitamento à tomada de poder do sujeito e a multiplicação das trocas entre empresas e consumidores representam a oportunidade e o desafio de valorizarmos a concepção normativa da comunicação, admitindo as dificuldades da intercompreensão, a urgência da coabitação e a realidade da incomunicação. Recorremos à Análise de Discurso de tradição francesa (AD) como campo teórico-metodológico para analisar o discurso do consumidor inscrito na plataforma Reclame AQUI e construir uma crítica à comunicação corporativa contemporânea; a partir dos conceitos de cenografia, ethos e esquematização enunciativa, verificamos como a ideologia opera no interior das cenas daenunciação do consumo, constituindo uma ordem própria ao discurso do reclamante decepcionado. Esta análise ratificou as discussões teóricas que levamos a cabo, servindo de suporte para a problematização e o debate das sete cenografias que se evidenciaram no/pelo discurso do sujeito/consumidor: respeito/desrespeito, ameaça, promessa e frustração, mau atendimento e problema não resolvido, negociação, clientes novos x antigos e consumidor enganado; a imbricação do nosso corpuse o arcabouço teórico coloca na ribalta a necessidade de políticas de comunicação organizacional norteadas pelo senso prático de outridade, transcendendo as relações puramente mercadológicas; ao mesmo tempo, lança luz sobre apremência de mais solidariedade, compaixão, capacidade de escuta, compreensão e coabitação para as corporações que funcionam em uma sociedade guiada pelo frenesi da ética da concorrência e da consumolatria. Esta tese evidencia que a atuação dos consumidores e das empresas no mundo on-line representa mais que um elemento circunstancial de (in) tolerância mútua; desenha um destino comum que pode ter como rumo a outridade solidária do próximo, aceitando a experiência da alteridade, o risco do fracasso e a esperança da confiança e do respeito que a comunicação pode conceber.
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    Bola na rede: uma análise das estratégias comunicacionais de empresas esportivas no ambiente digital conectado
    (Universidade Metodista de São Paulo, 2016-03-29) EHRENBERG, Karla Caldas; BUENO, Wilson da Costa
    O uso das mídias sociais digitais como meio de divulgação de produtos, serviços e conteúdos organizacionais tem crescido nas últimas décadas e ganhou especial atenção nos planejamentos de comunicação organizacional e nos estudos acadêmicos sobre o tema. Nesse sentido, o segmento de empresas esportivas atua com destaque, despertando o interesse e a empatia do consumidor. Por meio de análise bibliográfica e estudo empírico, esta pesquisa teve como objetivo investigar as ações de comunicação mercadológica do segmento esportivo no ambiente digital conectado, através de um estudo de caso múltiplo das empresas Nike e Adidas. Para a obtenção dos dados, foram realizadas entrevistas em profundidade com profissionais do mercado e aplicado um protocolo de investigação de redes sociais digitais nos perfis das duas empresas. Após a coleta dos dados, estes foram analisados à luz das teorias estudadas nos capítulos iniciais (que abordaram temas como comunicação organizacional, comunicação digital, esporte e comunicação esportiva), e foi possível concluir, entre outros pontos, que, no universo do segmento esportivo, a comunicação digital conectada não prioriza o diálogo com seus públicos de interesse, sendo essencialmente baseada na divulgação unilateral de conteúdos, nem tampouco explora a potencialidade de cada uma das plataformas digitais disponíveis, replicando conteúdos em diferentes ambientes. Ficou evidente, também, o uso dos elementos constituintes do universo esportivo como argumentos estratégicos de comunicação das empresas, decorrente de sua capacidade de estreitar os laços relacionais com os públicos de interesse, por meio de seus apelos simbólicos de fácil identificação social.
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    Comunicação estratégica de IES através do handebol de alto rendimento
    (Universidade Metodista de São Paulo, 2016-04-26) SAAR, Jefferson Ferreira; TARSITANO, Paulo Rogério
    A tese aborda como a Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e a Universidade de Taubaté (UNITAU) utilizam o esporte de alto rendimento como meio de divulgação estratégica. O estudo mostra qual é a relação existente entre a comunicação institucional e mercadológica das referidas IES e o handebol de alto rendimento. A tese objetiva também, apresentar as ferramentas de comunicação utilizadas por UMESP e UNITAU para divulgar suas ações de patrocínio e, por fim, avaliar o grau do fluxo de comunicação dos profissionais de comunicação e marketing das IES com gestores esportivos do handebol. A comparação entre as IES analisadas deu-se pelo uso do método de pesquisa de ‘estudos de casos múltiplos’, já a pesquisa documental e a bibliográfica foram utilizadas para a construção teórica do trabalho. Os dados dos objetos de estudo foram coletados através do uso da técnica de entrevista, estas que, adotaram a característica ‘semiestruturada’ com perguntas abertas e uso de roteiro. Concluiu-se que as universidades UMESP e UNITAU pouco exploram a imagem vitoriosa do handebol de alto rendimento que investem como meio estratégico de divulgação.
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    O agendamento de telejornais brasileiros em sites noticiosos de conteúdo colaborativo
    (Universidade Metodista de São Paulo, 2016-05-13) SAAR, Cláudia Maria Arantes de Assis; LIMA JUNIOR, Walter Teixeira
    A tese investiga se, mesmo com a livre produção de notícias, indivíduos que postam informações em websites de conteúdos colaborativos, denominados como interagentes, tendem a reproduzir informações que foram agendadas por telejornais. Para verificar essa análise, este estudo faz uma comparação entre os veículos de conteúdos colaborativos Vc repórter, Vc no G1 e Eu repórter com os telejornais SBT Brasil, Jornal Nacional, Jornal da Record e Jornal da Band, buscando averiguar se os referidos telejornais pautam as plataformas colaborativas. A hipótese norteadora parte da premissa que os telejornais brasileiros vêm construindo ao longo do tempo um vínculo de credibilidade com o telespectador. Portanto, é possível projetar que o interagente utilize os mesmos critérios de escolha dos broadcasts e reproduza informações semelhantes em sites de conteúdo colaborativo. O método utilizado foi a análise de conteúdo e tem como base os estudos de Laurence Bardin. O tipo de pesquisa adotado foi o quantitativo e para isso foi construído um sistema computacional denominado New Crawler App para coletar o material utilizado nesta pesquisa. Concluiu-se que, dentro da amostra do universo pesquisado, há agendamentos dos telejornais frente ao conteúdo colaborativo.
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    Metadados como atributos da informação estruturada em bases de dados jornalísticas na web
    (Universidade Metodista de São Paulo, 2016-09-19) OLIVEIRA, André Rosa de; SANTOS, Marli dos; LIMA JUNIOR, Walter Teixeira
    Bases de dados abastecidas com notícias produzidas para a Web representam um repositório de informação com potencial tecnológico de ser reutilizado de inúmeras formas e por outras plataformas digitais conectadas via redes. No processo de produção jornalística, esta é uma das transformações provocadas pela evolução tecnológica que exigem novas habilidades ‒ entre elas, a necessidade de organizar, recuperar e reutilizar esse material. Diante disso, este trabalho pretende mostrar de que forma a adoção de estruturas baseadas em metadados contribui para o desenvolvimento da informação jornalística produzida e armazenada nessas bases. Para tanto, ele se apoia no conceito de pensamento computacional para encorajar o cruzamento de conhecimentos entre a Comunicação e as Ciências da Computação e da Informação, além de investigar o impacto dessas relações nas rotinas de produção e elaboração de produtos de mídia. Impulsionado pela importância da memória para a produção jornalística e pelas discussões em torno da Web de Dados e de padrões semânticos abertos, discute ainda a possibilidade de veículos noticiosos se tornarem plataformas, estimulando a obtenção de relações invisíveis entre temas e contextos, bem como a intersecção entre jornalistas e desenvolvedores. Com base em um estudo exploratório envolvendo cinco organizações de mídia, na identificação de atributos que caracterizem diferentes níveis de estruturação e na proposição de um instrumento de análise baseado em funcionalidades adotadas por esses veículos, defende-se que a adoção de marcações, esquemas com vocabulários controlados, ontologias formais ou outras estruturas são indispensáveis para a adaptação do Jornalismo diante de um cenário em constante mudança.
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    O papel da comunicação face a face nas organizações no contexto da sociedade midiatizada
    (Universidade Metodista de São Paulo, 2016-02-22) MAIO, Ana Maria Dantas de; BUENO, Wilson da Costa
    Este estudo trata da comunicação face a face nas organizações sob diferentes abordagens teóricas. Considera a perspectiva da simultaneidade dos meios, já que as empresas utilizam diversos canais para dialogar com seus públicos de interesse. Leva em conta o fenômeno da midiatização, que reestrutura o modo como as pessoas se relacionam na sociedade contemporânea. O objetivo geral da pesquisa é sistematizar papeis potencialmente exercidos pela interação face a face e conhecer algumas circunstâncias que envolvem sua prática nas organizações. Por se tratar de uma tese teórica, a pesquisa bibliográfica se apresenta como um dos principais procedimentos metodológicos; análises de casos empíricos e um estudo de caso desenvolvido na Embrapa Pantanal constituem situações ilustrativas. Conclui-se que a comunicação face a face nas empresas ocorre de forma simultânea e combinada a outros canais de comunicação, porém, ela proporciona resultados práticos e filosóficos ainda pouco explorados. É rara a utilização estratégica de contatos presenciais como mecanismo para estabelecer relacionamentos, conhecer as reações alheias e ajustar a comunicação, aliar o discurso corporativo às práticas empresariais e avaliar o contexto onde se desenvolvem as interações, o que pode ser decisivo para a comunicação organizacional.
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    Na palma da mão: a difusão de celulares e smartphones e possibilidades para o ensino-aprendizagem no Brasil
    (Universidade Metodista de São Paulo, 2016-04-11) VOLTOLINI, Ana Graciela Mendes Fernandes da Fonseca; LIMA JUNIOR, Walter Teixeira
    A pesquisa considera a difusão de celulares e smartphones e as consequências deste fato em possibilidades para o ensino-aprendizagem. Aparatos de comunicação sempre estiveram ligados ao processo de ensino-aprendizagem. Entretanto, com o desenvolvimento mais intenso, nas últimas décadas, das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), essa relação vem ganhando novos contornos. Surge a Internet, a evolução das máquinas computacionais e, recentemente, a explosão dos dispositivos móveis, fornecendo novos produtos e serviços convergentes. Nesse contexto, celulares e smartphones tem sido utilizados e recomendados para apoio e complemento do processo de ensino-aprendizagem: a chamada Aprendizagem Móvel. Esse ramo cresce devido à rápida expansão e barateamento dessas tecnologias na sociedade. Para verificar cientificamente essa relação foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo exploratória, com dois projetos de Aprendizagem Móvel em andamento no Brasil, o Palma – Programa de Alfabetização na Língua Materna e o Escola Com Celular – ECC. Assim, a partir dos dados provenientes da pesquisa, identificamos alguns aspectos relacionados ao uso de celulares e smartphones para o processo de ensino-aprendizagem que contribuem na compreensão desse campo ainda em construção no Brasil. O uso desses dispositivos como suporte para processos de ensino-aprendizagem nos projetos estudados é delineado pelos aspectos tecnologia, dispositivo, público e contexto e novas tecnologias e Aprendizagem Móvel. O aspecto dispositivo desdobra-se em dimensões como disseminação, multifuncionalidade e acessibilidade que embasam os projetos, ainda favorece características apontadas como importantes para o processo de ensino-aprendizagem na atualidade, como mobilidade e portabilidade. Os projetos pesquisados demonstram potencial e metodologia adequada aos contextos para os quais foram criados e aplicados. Entretanto, a pesquisa indicou que ao mesmo tempo em que celulares e smartphones representam o ápice da convergência tecnológica e são considerados extremamente populares e acessíveis na sociedade contemporânea, com possibilidades concretas como nos projetos estudados, não conseguiram conquistar uma posição sólida como suporte para o ensino-aprendizagem. Tal indicação se deve, de acordo com o corpus, à carência de alguns fatores, como: fomento, as práticas se mostram extremamente dependentes da iniciativa pública ou privada para sua extensão e continuidade; sensibilização para o uso de tecnologias disponíveis, não consideram o aparelho dos próprios alunos e um planejamento que inclua, capacite e incentive o uso desses dispositivos. Além disso, a pesquisa também destaca a necessidade de uma visão crítica do uso e papel da tecnologia nesses processos.
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    O discurso ambiental jornalístico, político e empresarial em âmbito local: uma proposta de análise
    (Universidade Metodista de São Paulo, 2016-04-05) SILVA, Ana Carolina de Araújo; GONÇALVES, Elizabeth Moraes
    Esta tese tem como tema principal o discurso ambiental local. Trata-se de uma proposta de análise, que pode ser aplicada a este tipo de discurso em qualquer localidade, e um estudo de caso, que aplicou a análise proposta na tese. O objetivo geral desta pesquisa foi analisar a informação local sobre meio ambiente veiculada por meio dos discursos jornalístico, político e empresarial, estabelecendo relações históricas, sociais e ideológicas do discurso ambiental que permeiam as três áreas em questão. A metodologia incluiu três fases: pesquisa bibliográfica e revisão de literatura sobre os principais conceitos levantados no trabalho; levantamento de discursos locais disponíveis na mídia para análise no estudo de caso; análise dos discursos a partir de protocolo elaborado com base na Análise do Discurso de linha francesa. O estudo de caso traz a análise do discurso ambiental no município de Frutal-MG, onde hoje estão em andamento várias pesquisas e projetos na área ambiental. A principal conclusão do trabalho confirma a hipótese da pesquisa de que a informação ambiental fruto dos discursos político, jornalístico e empresarial em âmbito local tem caráter predominantemente situacional, mercadológico e propagandístico, pouco focada em conscientizar e educar e com ênfase em interesses comerciais e eleitorais e na resolução de problemas emergenciais.
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    A comunicação de mercado no contexto da indústria do ensino superior privado no Brasil e a mercantilização de um sonho: estudo do grupo Kroton Educacional
    (Universidade Metodista de São Paulo, 2017-11-29) BIAZON, Victor Vinicius; GALINDO, Daniel dos Santos
    Este trabalho tem como objetivo analisar como a comunicação mercadológica influencia no consumo da educação em nível superior privado. Partiu-se do pressuposto de que as IES estejam promovendo processos de industrialização do ensino superior privado. Nos baseamos no esvaziamento do poder do Estado em oferecer educação gratuita e sua terceirização, fato que transformou o ensino superior em um negócio que gera lucro, sendo então gerido sob um aspecto de processo produtivo e, desse modo, a comunicação passa a mediar as relações de consumo da educação superior privada geridas como business. Embasada por pesquisa bibliográfica, documental com estudo de caso da UNOPAR (Kroton), o corpus da análise de conteúdo foi constituído por vídeos publicados e homepages. Concluímos que a comunicação tem importante papel na atração para a indústria do ensino superior privado que vende sonhos, diploma como meio para o sucesso e motiva a demanda com uso de histórias de sucesso, mecanismos facilitadores para ingresso, permanência e conclusão do ensino superior.
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    A simbiose discursiva entre religião e mercado: um estudo do discurso da Igreja Universal do Reino de Deus na perspectiva do consumo
    (Universidade Metodista de São Paulo, 2017-12-11) SOUZA, Ronivaldo Moreira de; GONÇALVES, Elizabeth de Moraes
    Esta pesquisa investigou a relação entre religião e mercado cristalizada no discurso da Igreja Universal do Reino de Deus. Por entender que o espaço de trocas entre compradores – ao qual denominamos mercado – se sustenta por um consumo ávido de bens e serviços, ancoramos nossas percepções nas teorias do consumo na contemporaneidade. Em seguida, pelas lentes das Ciências das Religiões, investigamos as bases do que se denomina religião e sua adequação à lógica da sociedade de consumo. Para investigar a correspondência discursiva na qual emerge as significações, a pesquisa adota os conceitos teórico-metodológicos da Análise do Discurso da Escola Francesa. O objetivo principal deste estudo é analisar o funcionamento e o processo de produção de sentidos nessa imbricação de dois campos discursivos – o religioso e o mercadológico –, encontrando nas regularidades e nas diferenças os elementos constitutivos do discurso da Igreja Universal do Reino de Deus. O corpus da pesquisa é composto dos testemunhos dos fiéis e das mensagens dos pastores que a Igreja disponibiliza em seu canal no Youtube: IURD TV; e em seu portal na internet: universal.org. A tese que norteia as discussões neste trabalho é que religião e mercado estabelecem uma relação de simbiose na qual o consumo se apropria do sagrado e o sagrado se apropria do consumo. Apropriamo-nos da metáfora biológica da simbiose para compreender a vida em comum entre estas duas instituições – religião e mercado – que, apesar da natureza diferente, cooperam entre si na arte da convivência. Constatamos que o discurso da Igreja Universal constrói uma simbiose entre o mercadológico e o religioso possibilitando uma sacralização do consumo e uma mercadologização do sagrado.
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    Comunicação, imaginário e identidade quilombola: a festa de Santo Antônio na comunidade do Mandira em Cananéia-SP
    (Universidade Metodista de São Paulo, 2017-09-19) KAWAGUCHI, Renata Castro Cardias; CUNHA, Magali do Nascimento
    Estudo sobre A festa de Santo Antônio na comunidade quilombola do Mandira em Cananéia –SP. A pesquisa tem por objetivo analisar a Festa de Santo Antônio como processo comunicacional na formação do imaginário e da identidade quilombola. Para tal, será tomado referencial teórico: os Estudos Culturais, o Pensamento Latino Americano e os Estudos do Imaginário para entender o contexto sociocultural do quilombo em questão, considerando as conexões entre conceitos tais como: comunicação, comunidade, cidadania, cultura popular, globalização, identidade, imaginário, hibridismo cultural, religiosidade popular. Tendo como expoentes: Raymond Willians, Stuart Hall, Nestor Garcia Canclini, Jesus Martin-Barbero, Luiz Beltrão, José Marques de Melo, Ana Taís Portanova Barros, Magali do Nascimento Cunha, Gilbert Durand, Mircea Elíade, Riolando Azzi, Eduardo Hooarnet entre outros pesquisadores. A metodologia empregada prevê a pesquisa bibliográfica, documental e etnográfica tendo como principais técnicas: a observação participante e a realização de entrevistas com membros da comunidade quilombola do Mandira. Resulta desta pesquisa a reflexão de que os quilombolas, enquanto populações marginalizadas, desenvolvem meios de comunicação através das expressões folkcomunicacionais de suas práticas religiosas, como a Festa de Santo Antônio, permitindo a construção coletiva, manifestar seus sentimentos e encontrar proteção frente às injustiças sociais que constantemente sofrem.
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    Mídia e produção simbólica: a construção do torcedor-anfitrião brasileiro no cenário da copa do mundo de 2014
    (Universidade Metodista de São Paulo, 2017-03-02) SILVA, Priscila Kalinke da; FARO, José Salvador
    Esta pesquisa buscou entender a produção simbólica dos discursos midiáticos referentes à Copa do Mundo 2014, identificando um possível amálgama entre as argumentações de peças publicitárias e matérias jornalísticas referentes ao evento, sobretudo direcionadas à construção de um torcedor idealizado. Esse tema foi pensado após identificarmos um tom mais positivo nos materiais publicitários e jornalísticos dirigidos à competição, durante e após as manifestações de 2013, nas quais, entre diversas pautas, críticos à realização da Copa do Mundo FIFA 2014 no Brasil questionavam os gastos públicos excessivos e as violações dos direitos locais de comunidades localizadas em cidades-sede. Como objetos de estudo, selecionamos peças publicitárias de marcas patrocinadoras da Seleção Brasileira e conteúdos jornalísticos do Jornal Nacional e SportsCenter, que foram submetidos a uma reflexão subsidiada na Análise do Discurso e nos Estudo Culturais. A fim de compreendermos os processos comunicacionais e as práticas culturais que envolvem este esporte, nos pautamos nos pressupostos teóricos dos Estudos Culturais, buscando entender a interface entre o futebol, o discurso midiático e a produção cultural da mídia. Identificamos a reprodução dos estereótipos consolidados acerca do brasileiro, do Brasil e, para além disso, tentativa em moldar um torcedor engajado, mas docilizado. Entre os objetos jornalísticos analisados, os conteúdos divulgados pelo SportsCenter foi o que menos se aproximou deste perfil, embora com a aproximação do megaevento, reportagens desvelaram o ethos do Brasil perfeito e do torcedor quimérico.
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    Comunicação (i)material com as divindades: tipos e formas de ex-votos na religiosidade popular
    (Universidade Metodista de São Paulo, 2018-01-29) GORDO, Luís Erlin Gomes; CUNHA, Magali do Nascimento
    Esta tese de doutorado busca avançar na compreensão dos ex-votos como veículo jornalístico e meio de comunicação, atualizando o seu conceito, bem como a sua tipologia. Para tanto, a pesquisa tem por objetivo geral estudar e atualizar a tipologia dos ex-votos criada pelo pesquisador Jorge González e adotada pelos estudiosos da Folkcomunicação, ampliando a compreensão deste fenômeno no processo comunicacional relacionado às religiões, abrindo novas possibilidades de pesquisas acadêmicas nesta área. A tese baseou-se na hipótese de que a atual classificação dos ex-votos adotada pelos pesquisadores de Folkcomunicação requer atualização, uma vez que neste processo comunicacional, assim como em outros, a dinâmica está em contínua mudança, não da prática em si que é milenar, mas em suas formas de expressões e conteúdos (tipologia). Neste sentido, é preciso ainda compreender este fenômeno para além do catolicismo (identidade com o qual foi consolidado), estudando suas manifestações em outros seguimentos do cristianismo e também em outras religiões. Para o desenvolvimento da pesquisa, a Folkcomunicação foi tomada como referencial teórico, com base nos estudos de González, de Luiz Beltrão e de José Marques de Melo. A metodologia empregada foi a pesquisa bibliográfica e o inventário, método já aplicado em pesquisas folkcomunicacionais relacionadas aos ex-votos. Resulta dessa pesquisa a compreensão do fenômeno ex-voto em um passo adiante do convencional (catolicismo). Outra contribuição oferecida é a atualização da tipologia que tem orientado os estudos em Folkcomunicação nas últimas décadas, levando-se em conta a dinamicidade dos processos da comunicação humana.
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    Androginia como identidade contemporânea: a construção do ethos em revistas nacionais
    (Universidade Metodista de São Paulo, 2017-08-08) PISA, Lícia Frezza; FARO, José Salvador
    É notório como a questão da identidade ganhou importância nos últimos tempos e como a diversidade de gênero, fortemente influenciada pelo feminismo, cresce à medida que novas formas de identificação emergem. As identidades fechadas dão lugar a identidades plurais, como a androginia, e faz-se necessário compreender como a mídia constrói a imagem dessa identidade. Por isso, este trabalho tem como objetivo compreender a construção da identidade da androginia por meio da mídia revista. Com os aportes da Análise de Discurso de linha francesa, estudamos a construção do ethos pelos elementos constitutivos da representação da identidade andrógina e analisamos se há um padrão de androginia que é endossado ou desconstruído pela mídia, além de observar se há diferenças na construção do ethos em diferentes tipos de revistas ou não. O corpus conta com 80 matérias, compreendendo vinte e uma revistas diferentes em nove categorias, durante o período de 1993 a 2015. Como hipótese, consideramos que o universo discursivo que legitima a construção da imagem do andrógino é o da moda e, se comprovado, torna-se necessário observar se essa representação é marcada pelo discurso cultural de questionamento dos papeis de gênero e comercial, que propõe novas formas de consumo. Concluímos que o andrógino é legitimado pelo universo discursivo da moda em que há tanto um apelo político para o questionamento dos gêneros, quanto um aporte comercial, introduzindo uma forma de identidade por meio do consumo de determinados produtos/signos. O andrógino foi analisado por meio do ethos e constatou-se que essa identidade reflete o ousado, o libertário e o revolucionário, enquanto valores simbólicos.
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    Elos teórico-metodológicos da folkcomunicação: retorno às origens (1959-1967)
    (Universidade Metodista de São Paulo, 2017-02-13) ARAGÃO, Iury Parente; CUNHA, Magali do Nascimento
    Esta tese busca identificar os possíveis elos teórico-metodológicos presentes na tese de Luiz Beltrão, intitulada de Folkcomunicação: um estudo dos agentes e dos meios populares de informação de fatos e expressão de ideias. Para isso, a pesquisa baseou-se na assertiva, presente em Jacks e Escosteguy (2003), de que a folkcomunicação “está claramente vinculada aos pressupostos de uma teoria social funcionalista” e, consequentemente, procedeu à análise das possíveis vinculações do trabalho de Beltrão com o desenvolvimentismo e com as indicações de pesquisa folclórica de Edison Carneiro. Como percurso, buscamos a leitura de textos “primeiros” dos autores-referência, complementados com “comentários” sobre essas obras (FOUCAULT, 2006, p.25) e sobre os temas centrais de cada possível elo, tendo por base pesquisa bibliográfica e documental; o que nos levou, também, a um resgate conceitual e histórico dos grupos enfocados e da pesquisa em comunicação na América Latina nos anos 1960. A investigação revelou que o trabalho doutoral de Beltrão não possui fortes elos com o funcionalismo, mas recorre a ideias provenientes da Mass Communication Research (MCR) e das políticas desenvolvimentistas que estiveram presentes na América Latina nos anos 1960. Também foi verificado que o conceito de “dinâmica do folclore” (e de elementos que o construíram), de Edison Carneiro, é fundamental para a formação da folkcomunicação.
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    A divulgação científica no contexto organizacional para democratização do saber e legitimação das unidades de pesquisa
    (Universidade Metodista de São Paulo, 2017-10-18) ANDRADE, Giuliana Capistrano Cunha Mendes de; BUENO, Wilson da Costa
    O início do século XXI é marcado pela propagação de ações ligadas à divulgação da ciência. Ainda assim, os centros produtores de ciência do Brasil não têm visibilidade compatível com o interesse da sociedade contemporânea e apenas uma pequena parcela da população brasileira tem acesso à ciência produzida no país. Este estudo tem como objetivo evidenciar a importância da divulgação científica no contexto organizacional para a democratização do conhecimento científico e como relevante recurso de legitimação das unidades de pesquisa frente ao público leigo e à mídia. A investigação foi desenvolvida por meio de pesquisa bibliográfica e estudo empírico através de um estudo de caso único da unidade de pesquisa Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA). Os dados foram obtidos a partir da consulta de arquivos e análise de documentos, entrevistas em profundidade realizadas com gestores e pesquisadores do LNA, questionários a jornalistas e observação direta e participante das ações de divulgação realizadas pela instituição. Os dados foram analisados em consonância com as teorias sobre conceitos e práticas de divulgação científica, identidade, imagem e reputação organizacional e política de comunicação que constituíram os capítulos inicial e final deste estudo. Conclui-se, entre outros aspectos, que a divulgação científica é realizada na instituição estudada, mas que seu papel não é visto como prioritário, pois o público a quem visa alcançar não é tido como estratégico. As ações de divulgação científica realizadas pela unidade de pesquisa são desempenhadas sem a orientação de um plano de divulgação e por isso apresentam problemas que comprometem a visibilidade institucional.
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    Imprensa e igreja católica no início do século XX: convergências e divergências
    (Universidade Metodista de São Paulo, 2017-03-29) GURGEL, Eduardo Amaral; MELO, José Marques de
    Esta tese descreve e analisa as estratégias dos intelectuais católicos – o clero e o laicato – utilizadas por três instituições da imprensa católica brasileira do início do Século XX – o Centro da Boa Imprensa – CBI –, o Centro Dom Vital – CDV – e a Associação dos Jornalistas Católicos – AJC –, na defesa e manutenção da chamada “Boa Imprensa”. Para tanto, pesquisou-se os aspectos das trajetórias dos intelectuais católicos que foram determinantes na instituição e organização da imprensa católica. Analisou-se os processos constitutivos das instituições da imprensa católica bem como fatos e acontecimentos decisivos para seu desenvolvimento. Fundamentada nas pesquisas bibliográfica e documental, nossa trajetória principia nas fontes primárias dispostas em documentos raros de personagens e instituições, estendendo-se às obras de referência visando a compreensão dos processos pesquisados. A pesquisa revelou que há lacunas históricas sobre as instituições da imprensa católica, principalmente em relação à Associação dos Jornalistas Católicos. Conclui-se ainda que a primazia de algumas realizações na área da imprensa pertencem à Igreja Católica sem contudo o fato não estar consignado em lugar algum.