Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social

URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.metodista.br/handle/123456789/23

Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social

Navegar

Submissões Recentes

  • Item
    Humor nos tempos de cólera: uma proposta conceitual de histórias em quadrinhos políticas
    (Universidade Metodista de São Paulo, 2025-01-27) SOUZA, Tássia Aguiar de; PAGANOTTI, Ivan
    Estudo sobre a definição conceitual de Histórias em Quadrinhos (HQs) políticas e análise estética dos títulos publicados durante a crise política, social e sanitária que se estabeleceu durante os anos de 2019 e 2022 no Brasil. O objetivo deste trabalho é propor um conceito de HQ política em mídia exclusiva. Para tanto, partiremos de uma conceituação ampla de política. Buscamos compreender as HQs políticas como gênero discursivo baseados na proposta de Mikhail Bakhtin (2015). E nos propomos também a investigar o perfil estético das publicações brasileiras, entre 2019 e 2023, que mencionam o contexto de crise, a partir do diagrama de Ètienne Souriau (1933). A metodologia empregada consiste em cinco etapas que envolvem a pesquisa bibliográfica dos conceitos de política desde o período clássico até a contemporaneidade; uma análise interpretativa das publicações para aplicação do conceito proposto de HQ política; uma análise quantitativa das HQs políticas; e análise estética das HQs políticas que trataram da referida crise no Brasil a partir do humor. Nossa hipótese é de que as HQs políticas são um gênero discursivo que possuem um conteúdo temático estável, política em seu sentido amplo; uma construção composicional própria, que pode variar de acordo com seus subgêneros e estilo humorístico. Esperamos, com este trabalho, contribuir para a categorização das publicações em quadrinhos de mídia exclusiva, assim como para a compreensão das vozes alternativas que presenciaram o referido período de crise, e as possíveis interações emocionais geradas por suas obras na comunicação com o leitor.
  • Item
    O fazer jornalístico em transformação: a produção da notícia em mídias independentes digitais
    (Universidade Metodista de São Paulo, 2019-10-14) CAPOBIANCO, Janaína Cristina Marques; KÜNSCH, Dimas A.
    O jornalismo vive um momento de mudanças estruturais, com profundas transformações nas dinâmicas de produção, distribuição e recepção de conteúdos que alteram processos e conceitos consolidados nos campos teórico e profissional. Esta pesquisa busca compreender os processos e as rotinas produtivas jornalísticas em mídias independentes digitais, com um olhar para as mudanças e permanências na relação com o jornalismo tradicional, no contexto das novas tecnologias e dispositivos da comunicação convergente e móvel. Com uma abordagem de natureza qualitativa, em uma perspectiva compreensiva dos fenômenos, a metodologia vai do levantamento e estudo bibliográfico a entrevistas em profundidade com jornalistas fundadores e/ou editores de novas mídias independentes digitais expressivas no contexto brasileiro contemporâneo. São investigadas as dinâmicas jornalísticas de profissionais de sete mídias independentes digitais brasileiras, abrangendo assim uma diversidade de perfis dessas novas mídias, de startups a mídias com determinado engajamento e/ou ativismo político. A compreensão desses profissionais acerca do jornalismo das mídias tradicionais – de onde muitos deles vieram – é o ponto de partida da pesquisa, que abrange ainda suas concepções sobre o próprio jornalismo e os valores que os orientam na ação jornalística nas mídias independentes. Pretende-se, assim, analisar um continuum multimídia, das práticas metajornalísticas dos profissionais à sua atuação nas mídias independentes, em um processo comunicativo articulado e atento às novas formas de produzir e distribuir a notícia. Os resultados apontam no sentido de uma compreensão mais ampla e profunda dos novos modos de fazer jornalístico, para além das mudanças técnicas e estéticas, do desafio da permanência e fortalecimento das referências éticas na prática jornalística, em contextos contemporâneos de cada vez mais necessidade de um jornalismo de qualidade, para a cidadania e para a democracia.
  • Item
    Publicidade e consumo: um estudo sobre a ressonância discursiva no contemporâneo
    (Universidade Metodista de São Paulo, 2019-03-26) ZANINI, Gustavo Moreira; CHIACHIRI FILHO, Antônio Roberto
    As transformações socioculturais e tecnológicas características do contemporâneo resultaram na emergência de novas posturas comunicacionais. No contexto publicitário, vemos como a consolidação de um modelo essencialmente participativo e interativo ganha corpo com diferentes propostas de incorporação daquilo que é individual e subjetivo à própria estrutura argumentativa do anúncio. Com subsídios teóricos e metodológicos provenientes dos estudos de linguagem e da análise do discurso, procuramos demonstrar como essa circularidade se realiza a partir de novos modelos de relação entre os agentes da comunicação. Para isso, inicialmente construímos um percurso teórico para que, em seguida, pudéssemos articular um dispositivo de análise que materializasse o efeito intersubjetivo da ressonância discursiva. Desta forma, apontamos para novas estratégias discursivas na criação de vínculos, especialmente no âmbito do consumo.
  • Item
    A polarização política nas mídias sociais: o filtro bolha e a disseminação da cultura troll
    (Universidade Metodista de São Paulo, 2019-11-21) ANTUNES, Bruno Conrado Demartini; CAPPELLOZZA, Alexandre
    A sociedade está cada vez mais integrada as suas tecnologias digitais, que passaram de serem meras plataformas de acesso a conteúdo diversos para um sistema de comunicação e troca de informações em tempo real. No centro destas interações estão as mídias sociais, plataformas estas que se tornaram a principal fonte de informações dos usuários, que criam grupos de confiança e, por consequência dos algoritmos utilizados nestas plataformas, geram bolhas de conhecimento. Porém, estas bolhas em um cenário de crise política como no Brasil, resulta na polarização política, em uma batalha do ‘nós contra eles’, o que esvazia o debate. Esta situação dá oportunidade para um subgrupo da internet, os trolls, de atuarem e disseminarem a discórdia entre os militantes virtuais, que passam a se atacarem mutuamente em uma defesa cega de suas convicções. Estes atores digitais começaram a influenciar o debate feitos nas mídias sociais e se tornou a norma padrão das discussões online, ou seja, o não-debate. Durante o período eleitoral se observou este fenômeno, onde os ataques entre militantes foram ocorrência comum e a reflexão deixada de lado. Este trabalho tem como objetivo analisar como a polarização política nas mídias sociais impacta a democracia e como os trolls disseminaram suas práticas nestas redes e, por consequência, tornou a trollagem o lugar comum no debate online. Para isso, foi feita coleta de dados do Twitter durante todo o período eleitoral. Ao todo foram colhidos 3.136.058 e o resultado foi 72 grafos que apresentará como as eleições movimentaram o Twitter, no qual ocorreram a polarização e ocorrências de trolling no pleito brasileiro de 2018.
  • Item
    Palestinos na América Latina: da cobertura da mídia aos processos comunicacionais para a preservação da cultura, da história e da luta do povo palestino
    (Universidade Metodista de São Paulo, 2024-04-15) ALZOUBI, Ahmad Sad; SILVA, Cilene Victor da; OMAR, Abdallah Marouf
    Esta pesquisa de doutorado examina as práticas comunicacionais da diáspora palestina na América Latina e sua interação com a cobertura midiática convencional que tem recorrido à fórmula “conflito Israel-Palestina”, conforme disseminado por agências de notícias internacionais e replicado pelos jornais da região foco do estudo. O referencial teórico contempla a história e as teorias da migração palestina, da diáspora e do jornalismo humanitário e de paz, bem como da cobertura especial em zonas de conflito. Investigando estratégias comunicativas para preservar a identidade cultural e o direito de retorno à Palestina, a tese emprega uma metodologia qualitativa descritiva, ancorada em três procedimentos centrais: revisão bibliográfica, análise de conteúdo de cinco jornais destacados dos países estudados (Argentina, Brasil, Chile, El Salvador e Honduras) e entrevista em profundidade. Por meio das entrevistas em profundidade com membros influentes da diáspora palestina nos cinco países foco, a tese explora a manutenção das tradições culturais e da língua árabe e examina a representação midiática, destacando a discrepância entre a narrativa ocidental predominante e as perspectivas latino-americanas sobre a Palestina. Como resultado direto da pesquisa, é possível identificar a contínua resistência cultural e histórica à ocupação violenta da Palestina e a influência do Direito Internacional no sentimento de pertença que desafia o tempo. A pesquisa contribui para o entendimento de como a prática jornalística pode ampliar a conscientização crítica e a responsabilidade social na cobertura da questão palestina.
  • Item
    Nike, futebol e propaganda: a produção publicitária no Brasil em tempo de Copa do Mundo
    (Universidade Metodista de São Paulo, 2020-05-15) OLIVEIRA, Fábio Eloi de; KÜNSCH, Dimas A.
    O presente trabalho tem como tema central de estudo a comunicação publicitária da Nike no Brasil em período de Copa do Mundo e, como objeto, os comerciais produzidos para os campeonatos mundiais compreendidos entre os anos de 2006 e 2018, um período em que a comunicação da Nike se caracteriza pela utilização, para os seus objetivos específicos, de elementos do que a própria Nike e o brasileiro comum imaginam como cultura nacional. O objetivo geral é compreender de que forma esses elementos culturais atuam para gerar a ideia de pertencimento e de identificação do espectador com a Seleção Brasileira e, por consequência, com a patrocinadora. Sob o ponto de vista metodológico, nos orientamos pela Hermenêutica de Profundidade (John B. Thompson), que no caso desta tese incorpora a Análise Discursiva das peças publicitárias produzidas pela Nike no período estudado. A tese insere-se também no âmbito das preocupações teóricas e epistemológicas do grupo de pesquisa Da Compreensão como Método, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Metodista de São Paulo (Umesp). O estudo de referenciais teóricos será ainda apoiado em pesquisa documental e no método descritivo-narrativo, aplicado sobretudo à apresentação das peças publicitárias que compõem o corpus da pesquisa. Com este trabalho, pretende-se auxiliar na compreensão de como empresas globais geram identificações culturais em diferentes partes do planeta, em um processo de glocalização a partir da comunicação.
  • Item
    Criança, comunicação e consumo: um estudo dos canais de brinquedo no YouTube
    (Universidade Metodista de São Paulo, 2020-05-05) PEREIRA, Everaldo; KÜNSCH, Dimas A.
    Esta pesquisa tem como tema criança, comunicação e consumo e, como objeto, os canais de brinquedo no YouTube. O objetivo geral é o de estudar a criança como sujeito no processo de construção simbólica no interior da relação entre comunicação e consumo, numa perspectiva compreensiva, ora oposta e ora complementar a visões que centram a atenção na criança como parte vulnerável, e mesmo às vezes como simples objeto ou vítima, nessa relação. A questão de pesquisa diz respeito a como as crianças em idade de pré-alfabetização se relacionam com o conteúdo imagético dos canais de streaming de vídeo de brinquedos, não como indivíduos isolados e, sim, como sujeitos sociais que são, fazendo dessa relação um processo complexo, sujeito a distintas mediações e também a uma diversidade de interpretações. Sob o ponto de vista teórico, utilizamo-nos dos pressupostos da comunicação para o consumo, da sociedade do conhecimento, da etnografia da comunicação e das mediações culturais da comunicação. Sob o ponto de vista metodológico, orientamo-nos pelas ideias de multiperspectivismo (Douglas Kellner), hermenêutica de profundidade (John B. Thompson) e de compreensão, na linha dos estudos do grupo de pesquisa “Da compreensão como método”. Os resultados colaboram para a formação de uma convicção sobre como se dá o processo de construção da criança como sujeito da comunicação. Com este trabalho pretende-se ainda auxiliar na compreensão de como a velocidade das tecnologias midiáticas altera os comportamentos infantis, fragmenta suas sociabilidades, gera novas demandas por parte das crianças, ressignifica vínculos familiares e afetivos, altera relações de consumo e muda a significação de brinquedos e do brincar.
  • Item
    Do Lambda ao Bazinga!: transformações e recriações culturais no universo nerd
    (Universidade Metodista de São Paulo, 2020-09-16) ROCHA, Anderson Alves da; SILVA, Herom Vargas
    A cultura nerd representa um conjunto de ritos, práticas, signos e linguagens que, são desde sua origem articuladas, pelos veículos de comunicação. A representação dessa cultura está ligada diretamente ao ambiente de produção e consumo e ao momento histórico em que seus personagens e tramas são mostrados. É possível ver as transformações da cultura nerd, de suas representações midiáticas e de suas histórias e personagens em dois recortes no tempo, por meio da análise de produções midiáticas que pretendem representa-la. Assim, o objetivo deste trabalho é investigar os aspectos que identificam a cultura nerd em duas obras audiovisuais: o filme A Vingança dos Nerds (1984) e a série The Big Bang Theory (2007 – 2019), quais suas representações por meio dos personagens, histórias e situações, quais os textos que demonstram os elementos dessa cultura, e a partir destes objetos refletir como a cultura nerd se transformou, criando novas significações e representações, hibridizando novos elementos e textos ao seu redor, como um objeto da cultura da mídia. O pressuposto é que toda cultura é dinâmica e está sempre em transformação, como sua característica fundamental, seja pelo contato com outras culturas, ou pelas transformações inerentes a cada sociedade em cada momento distinto. Para discutir essas ideias, o trabalho será pautado nos estudos da Semiótica da Cultura e também nos Estudos Culturais como arcabouço teórico. Inicialmente, a pesquisa versará sobre os conceitos fundamentais da cultura, sua relação com a comunicação de massa e midiática e suas formas de (re)significação, tendo como base as ideias de semiosfera cultural e tradução defendidos por Iuri Lótman. Na sequência, a proposta é apresentar uma definição e um histórico sobre o conceito de nerd e sobre sua cultura.
  • Item
    Comunicação organizacional em megaeventos esportivos: o voluntariado nos jogos olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016
    (Universidade Metodista de São Paulo, 2020-11-05) MESQUITA, Flávio Agnelli; FARIAS, Luiz Alberto de
    A presente pesquisa enquadra-se em um estudo de comunicação organizacional aplicado ao esporte, no caso, aos Jogos Olímpicos, em particular, observando a interação feita pelos organizadores da competição com os voluntários, stakeholder fundamental ao sucesso dos Jogos. No caso da competição no Rio de Janeiro, em 2016, foram 50 mil selecionados que trabalharam em dezenas de departamentos diferentes, exercendo papeis de gestão, organização, informação e acompanhamento. Dos aeroportos às arenas esportivas, lá estavam os voluntários. Nesse sentido, é de vital importância criar ações efetivas de comunicação para esse público, não apenas para informá-los sobre as atuações, mas para motivá-los quanto à execução das tarefas. Tendo como base a Análise de Conteúdo, conjugada a uma pesquisa de campo com uma amostragem representativa, observou-se quais foram os materiais de comunicação direcionados aos voluntários e, junto a isso, como esse público se sentiu comunicado antes, durante e após os Jogos Rio 2016. Apesar de apostar numa comunicação notadamente ágil e digital, sendo a primeira competição olímpica a usar o Facebook como plataforma oficial de interação com os voluntários, ficam evidentes algumas discrepâncias de percepção na comparação dos perfis de voluntários. Enquanto as ações se mostraram eficientes para os brasileiros jovens, principalmente moradores do Rio de Janeiro, os voluntários estrangeiros e aqueles com nível econômico mais elevado revelaram deficiências na forma como foram comunicados. Por tratar-se de um evento de caráter mega, com um stakeholder demasiadamente heterogêneo, a variedade de ações de comunicação deve ser um princípio norteador do planejamento de comunicação realizado pelo Comitê Organizador.
  • Item
    Funk resistência na construção de identidades contra-hegemônicas : novas formas de representação da mulher negra a partir do discurso de MC Tha
    (Universidade Metodista de São Paulo, 2025-02-13) DONATO, Rita; ESCUDERO, Camila
    A presença da mulher negra na cena musical colocou em pauta questões relacionadas ao racismo, à violência de gênero e à representação estereotipada dessas personagens que, minimizadas historicamente, passaram a apostar na música popular brasileira – desde a década 1920 – como instrumento para romper estruturas clássicas de poder, lutar por reconhecimento e propor narrativas de emancipação. Para ilustrar esse movimento em um contexto mais recente, este estudo analisa a obra de Thais Dayane da Silva, a MC Tha, mulher negra, da periferia de São Paulo, que inova ao aproximar o funk das batidas de tambores da umbanda e criar textos com fortes referências ancestrais. O debate é guiado pelos Estudos Culturais e pelo pensamento feminista negro, que revelam os significados culturais, os conflitos e as negociações na construção de identidades de feministas negras na última década. Reforça-se, ainda, a perspectiva da memória como base para novos enquadramentos e leituras sob a ótica de uma cultura marginalizada. A partir da Análise do Discurso (AD) de filiação francesa, a crítica proposta nesta tese reforça a relação entre lingua gem, poder e ideologia nos contextos sociais onde MC Tha está inserida e prevê um estudo de abordagem qualitativa e exploratória do trabalho da cantora na sua primeira década de atuação, entre 2014 e 2024. O corpus é composto pelas letras das músicas criadas por ela, os elementos musicais que se relacionam com as canções (canto, instrumentação, ritmo etc.), as imagens de capas de singles, álbum e EP, além da performance da artista nos vídeos de divulgação e videoclipes oficias. Os dados foram coletados no Spotify, no canal do Youtube da cantora e na plataforma colaborativa Letras.com. Embasada em oito temas que partem das provocações do referencial teórico e da própria obra artística observada neste diálogo, esta tese sugere seis formações discursivas: (1) Refutar as imagens de controle, (2) Libertar a mulher negra, (3) Desmistificar a democracia racial, (4) Respeitar a ancestralidade, (5) Respeitar a espiritualidade, (6) Exercer o empoderamento. A análise temática, portanto, responde os possíveis significados culturais no trabalho da cantora e como ela rompe as imagens de controle sobre corpos e comportamentos da mulher negra, representada na perspectiva de um novo enquadramento: de pessoa livre, emancipada, não mais submissa, oprimida e/ou objetificada como nos discursos hegemônicos. Além de traduzir aproximações entre ativismo, memória e empoderamento da mulher negra por meio da música, o objeto deste estudo dialoga, recria representações e permite a produção de novos textos e sentidos respaldados em uma linguagem popular.
  • Item
    Transparência no agronegócio: análise da divulgação de informações em relatórios de sustentabilidade
    (Universidade Metodista de São Paulo, 2020-11-26) PINATO, Tassiane Boreli; FARIAS, Luiz Alberto de
    Este trabalho buscou analisar os relatórios de áreas contaminadas da Cetesb, referente a três grandes empresas do agronegócio no mundo (Bayer, Monsanto e Dowdupont) no Estado de São Paulo, entre os anos de 2017 a 2019, e pesquisar se estes dados são coerentes com os dados que estas empresas comunicam em seus relatórios ambientais. Para isto, buscou-se ampliar no âmbito da comunicação ações comunicacionais das empresas acima mencionadas, descrevendo e determinando como estas empresas comunicam ao público externo as informações sobre as áreas contaminadas por elas, e se estas informações divulgadas pela Cetesb constam em seus relatórios ambientais. Realizou-se a localização epistemológica dos estudos desta tese para a fundamentação de revisão de literatura em relação ao estado da arte ligada a estudos sobre Meio Ambiente e agronegócio, permitindo-se ter uma ideia dos principais temas relacionados ao setor. Esse estudo contemplou o levantamento de documentos e artigos com fontes nacionais e internacionais em plataformas que abrigam conteúdos acadêmicos a partir das palavras-chave “Meio Ambiente” e “agronegócio” combinadas, chegando-se a temas centrais e áreas de pesquisa das quais se originaram os papers. A partir das análises comparativas foi possível compreender a necessidade de incluir a remediação de áreas contaminadas das empresas estudadas, em sua comunicação com os stakeholders, principalmente com a sociedade civil, consequentemente entender se as empresas estão de fato desenvolvendo as ações que buscam a diminuição ao longo do tempo. Percebe-se que as publicações dos relatórios ambientais são voluntárias, embora o Global Reporting Initiative (GRI) forneça as diretrizes necessárias para a publicação dos mesmos, as empresas escolhem o conteúdo que querem comunicar à sociedade. Os relatórios da Cetesb são de domínio público e estão acessíveis a qualquer cidadão, mas pela falta de conhecimento, muitas pessoas não sabem deste instrumento de informação em relação às áreas contaminadas por estas empresas por meio de relatórios anuais da Cetesb. O relatório ambiental passa a ser a principal fonte de informação e confiabilidade para estas pessoas. Como contribuição a esta pesquisa, sugerimos a inclusão na alta prioridade do conceito de materialidade a necessidade de incluir as áreas que foram impactadas e contaminadas nos relatórios ambientai
  • Item
    O silêncio discursivo nas organizações: o ethos mostrado como estratégia para a formação da identidade corporativa
    (Universidade Metodista de São Paulo, 2020-03-03) PEREZ, Katia; FARIAS, Luiz Alberto de
    Os novos ambientes de trabalho, especialmente entre empresas de tecnologia, ganharam uma aparência diferenciada nos últimos anos, de modo a fazer uma apresentação de si ante os funcionários e envolvê-los nos negócios da empresa. Os escritórios passam a mostrar características identitárias e a sugerir um ethos corporativo, oferecendo experiências inovadoras aos seus públicos internos. Compreender como se constroem estes discursos mostrados dentro das organizações e o seu funcionamento e formações de sentidos entre coenunciadores foi o objetivo deste trabalho. Tendo como base o campo teórico da Análise de Discurso, em sua vertente francesa, foi realizada pesquisa bibliográfica entre pesquisadores da Comunicação Organizacional e dos Estudos dos Discursos. Para observar estas práticas discursivas e comunicacionais em seus locais de interação foi escolhido como corpus os escritórios onde funcionam as sedes brasileiras do Google, Facebook, Twitter e LinkedIn. Informações sobre as identidades corporativas destas empresas e depoimentos de seus funcionários completam o material selecionado para análise. Para esta coleta e organização de dados, foram pesquisados os sites corporativos destas empresas, textos e imagens disponíveis da web, bem como as avaliações que os funcionários publicaram no site Glassdoor. Dentro do contexto atual das relações de trabalho „uberizadas‟, surgem novas formas de envolvimento cognitivo e afetivo dos funcionários, buscando não apenas comunicar pelos discursos, mas significar pelo silêncio organizacional. Neste processo de ressignificação do trabalho, os funcionários (re)constroem sentidos e representações imaginárias contraditórios sobre o local onde trabalham.
  • Item
    Eventos de entretenimento ao vivo & marcas: uma aliança de repertórios comunicacionais de impacto e consolidação de imagens
    (Universidade Metodista de São Paulo, 2020-03-25) NAKANE, Andréa Miranda; FARIAS, Luiz Alberto de
    A tese em questão aborda o estudo de como um veículo de comunicação dirigida, eventos, especificamente os intitulados de entretenimento ao vivo, representados pelos festivais de música e de como eles podem fomentar alianças comunicacionais que visem gerar relacionamentos entre empresas/marcas e os participantes dos mesmos. O trabalho foi dividido em três fases distintas, porém complementares, com estudo documental e bibliográfico, pesquisa quantitativa e estudo de casos múltiplos, analisando informações dos principais atores envolvidos nessas conexões, buscando identificar as estratégias e táticas catalisadoras, não só de imagens mercadológicas, mas também de alianças que gerem solidez e longevidade e impulsionem não só manifestações relacionadas ao consumo, mas também ao sentido de pertencimento, interatividade dialogal e experencial, tendo como base as emoções evocadas pelo ambiente musical e pelo planejamento dos projetos de cada patrocinador, com o intuito de otimizar seus investimentos e efetivamente ganhar a mente e o coração do público em questão.
  • Item
    Comunicação pública e acesso à Informação: estudo sobre o ABC Paulista
    (Universidade Metodista de São Paulo, 2020-03-18) AMORIS, Valéria; FARIAS, Luiz Alberto Beserra de
    Esta tese aborda a comunicação pública (CP) como um direito fundamental de todo cidadão brasileiro – o direito à informação. O objetivo foi avaliar a CP no âmbito municipal procurando compreender se a comunicação realizada por essa administração está atendendo aos interesses populares, já que a comunicação tem como proposta básica o diálogo e a transformação social. O objeto de estudo foi a região do ABC Paulista, localizado no sudeste da Região Metropolitana de São Paulo, composta de sete municípios – Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. Contudo, o foco foram apenas três cidades: Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul (as que deram nome à região) e de acordo com pesquisa realizada são as que têm “a cara do ABC”. Procedeu-se a um levantamento bibliográfico, que apresentou os conceitos e fundamentos para que fosse possível discutir a importância da comunicação pública e sua aplicação, e a uma pesquisa explicativa com abordagem qualitativa, visando reunir e organizar um conjunto comprobatório de informações. Constatamos que, para haver uma boa gestão, seus pilares devem ser fincados na base da confiança, transparência, prestação de consta e, principalmente, na participação social. Todavia, primeiramente, os gestores municipais necessitam entender o que de fato significa CP, visto que o termo vai além de prestar constas do dinheiro público, como muitos acreditam. Ao mesmo tempo, devemos reconhecer que apenas a prática da CP não nos conduzirá às mudanças profundas que a sociedade e os cidadãos estão a exigir, dado o cenário pouco alentador da gestão pública em nosso país.
  • Item
    Reportagem investigativa sobre os sistemas de decisões automatizadas
    (Universidade Metodista de São Paulo, 2021-12-15) CARREIRA, Krishma Anaísa Coura; KÜNSCH, Dimas A.
    Os Sistemas de Decisões Automatizadas (SDAs) têm um papel crescente na contemporaneidade, com profundo impacto político, econômico e social. Eles podem gerar inúmeros benefícios, como aumento de produtividade e eficiência, mas também podem produzir resultados errados, ampliar riscos, estimular a desigualdade social e causar inúmeras formas de discriminação. Apesar deste poder, as operações destes sistemas são opacas e, muitas vezes, tão complexas, que fica difícil saber como uma decisão foi tomada ou mesmo descobrir que ela foi decidida de forma automatizada. Este tema tem pautado diversos trabalhos, em diferentes campos do conhecimento, com discussões que envolvem desde ética à accountability. Também surgiram, nos últimos tempos, iniciativas em todo o mundo e regulamentações, que tratam principalmente da inteligência artificial. Do ponto de vista da cobertura na imprensa, os Sistemas de Decisões Automatizadas viram notícias apenas quando são aplaudidos nas editorias de inovação e tecnologia ou em matérias que mostram os riscos, mas sem a necessária profundidade. A partir da tipologia de Gislene Silva (2005), esta tese defende que os SDAs atendem aos critérios de noticiabilidade com base na origem (impacto, conflito, polêmica, raridade, surpresa, governo, tragédia/drama, justiça e erros) e na visão dos fatos, em especial ao critério de noticiabilidade de interesse público que, dentro da tradição democrática, desperta a necessidade de ampliar a vigilância e o monitoramento crítico dos sistemas sociotécnicos que envolvem as decisões automatizadas. E, por isso, propõe que eles podem (e devem) ser objetos de reportagens investigativas, em especial quando estes sistemas são usados pela administração pública. Este trabalho apresenta um método, que foi nomeado de RISDA (Reportagens Investigativas sobre Decisões Automatizadas), que busca propor caminhos para identificar irregularidades, vieses e erros que impactam a vida dos cidadãos. As reflexões propostas partem de um estudo exploratório, com base em uma ampla revisão bibliográfica interdisciplinar de autores de Comunicação, Jornalismo, Sociologia, Antropologia, Direito, Filosofia da Tecnologia, Tecnologia e Inteligência Artificial.
  • Item
    Cultura empreendedora e inspiração no mercado publicitário: pro-cessos comunicacionais nos modelos de negócios inovadores
    (Universidade Metodista de São Paulo, 2021-02-23) SILVA, Lina Maria Moreira Garai da; CASAQUI, Vander
    Esta tese busca compreender a construção discursiva dos negócios publicitários como atividade inovadora, que rompe com a tradição do setor e se associa a cultura empreendedora do nosso tempo. Partimos do pressuposto de que a inovação é tratada como um elemento inspiracional (CASAQUI, 2017) impregnada por sentidos da cultura neoliberal (DARDOT; LAVAL, 2016), para reconfigurar o imaginário social dos publicitários empreendedores, supostamente mais adaptados ao espírito do nosso tempo (BOLTANSKI; CHIAPELLO, 2009). Contamos com a perspectiva teórico- metodológica do discurso social da abordagem “hegemonia do pensável” (ANGENOT, 2010) para analisar o corpus constituído por imagens fotos postadas nas mídias sociais dos negócios publicitários, dos empreendedores e notícias sobre os mesmos veiculadas em publicações do meio publicitário. Os resultados apontam indícios de uma estratégia de sobrevivência à crise do setor publicitário a partir de arranjos discursivos estruturados a partir de recursos simbólicos da cultura tecnológica como comunidade de trabalho em rede, flexibilização do ambiente de trabalho, gestão da subjetividade como elementos inspiracionais que contribuem para a elaboração da percepção do novo.
  • Item
    A instituição bancária como expressão do capitalismo afetivo: a comunicação publicitária dos bancos no Brasil
    (Universidade Metodista de São Paulo, 2021-04-29) GIANNOTTI, Marcos; CASAQUI, Vander
    Esta tese analisa, em abordagem crítica, as narrativas publicitárias das instituições financeiras no Brasil e a maneira pela qual elas se constituem a partir da cultura da inspiração (CASAQUI, 2017). O corpus da pesquisa inclui tanto as narrativas dos bancos tradicionais como dos novos modelos de instituições bancárias, baseados nas plataformas digitais. O trabalho fundamenta- se, teoricamente, a partir de estudos sobre as emoções no desenvolvimento do capitalismo e sobre a construção das marcas por meio das emoções atreladas à cultura da inspiração, que auxiliam na compreensão da transformação da comunicação publicitária contemporânea. O re- sultado deste estudo mostra evidências de que a inspiração, como efeito de sentido produzido por estratégias discursivas atreladas a emoções, se constitui na argumentação retórica que as marcas de bancos brasileiros lançam mão, convocando as pessoas para seus projetos de socie- dade e visões de mundo. Uma abordagem que, ao mesmo tempo, oculta os interesses relacio- nados ao capital e justifica suas atuações como instituições financeiras. Nesse sentido, identifi- camos cinco perspectivas que contribuem para a formação de estratégias discursivas que cons- tituem as narrativas inspiracionais dos bancos no Brasil. Quanto à metodologia, utilizamos a Análise de Discurso (AD), implementada em três etapas: a análise do contrato de comunicação, segundo Charaudeau (2006); a identificação das emoções como estratégias discursivas e seus efeitos de sentido, conforme preceitos de Ahmed (2015), Ekman (2012, 2021) e Minner (2019); e o mapeamento semiótico dos valores de consumo, proposto por Semprini (1995).
  • Item
    Novas identidades e subjetividades on-line: o conservadorismo fluido no discurso das jovens youtubers evangélicas
    (Universidade Metodista de São Paulo, 2021-02-25) COSTA, Patricia Garcia; SILVA, Herom Vargas
    Esta tese tem como objetivo investigar o processo de construção identitária e as subjetividades on-line das jovens mulheres youtubers evangélicas como sujeitos na rede digital, buscando compreender, nas relações entre religião e mídias digitais (plataforma YouTube), o processo de adaptação do conservadorismo cristão ao novo modo de ser evangélico no Brasil, reconhecido nesta tese como conservadorismo fluido. A pesquisa ancora-se nos vídeos publicados por cinco youtubers que mais possuem fãs na rede e que se autointitulam cristãs. A hipótese é de que as jovens mulheres articulam discursos que constroem novos jeitos de ser evangélico. Essa subjetividade nasceu no contexto evangélico como o “novo jeito” de promover a doutrina religiosa de bases conservadoras. Desse fenômeno pode surgir um espaço de influência e readequação em relação às práticas de apropriação de bens simbólicos dos sujeitos que interagem com os discursos dessas influenciadoras digitais. O arcabouço teórico da pesquisa está baseado nos conceitos de subjetividade e de construção identitária, relacionando-os às teorias sobre processos comunicacionais via redes sociais digitais em diálogo com as interfaces mídias/religião e gênero/religião. Para tratar de Redes Sociais Digitais, os conceitos estão baseados no discurso das mídias em relação ao sujeito contemporâneo. A proposta metodológica para aplicação da base teórica é a Análise de Conteúdo de dados qualitativos (AC) associada à Análise de Discurso (AD) de linha francesa. A análise de conteúdo contribui para quantificar a ocorrência de termos, citações de conteúdo religioso, palavras-chaves que indiquem as marcas ideológicas presentes no discurso das youtubers. Com a AD é possível pensar a ideologia, uma vez que a materialidade é o discurso, e a materialidade do discurso é a língua. Nesse processo, buscou-se a verificação de como os efeitos de sentidos são gerados por meio dos enunciados, a saber: a linguagem utilizada pelas youtubers, não apenas a verbal, mas também a gestual, a entonação, a cenográfica e as músicas utilizadas. Para isso, elegemos como objeto de estudo cinco mulheres youtubers que se identificam como evangélicas e possuem o maior número de fãs em suas redes, são elas: Priscilla Alcântara, Maju Trindade, Fabiola Melo, Rayza Nicácio e Farkile. Como resultado, a pesquisa compreende o conservadorismo fluido um processo de mudança da linguagem e do comportamento dos evangélicos que ainda guarda aspectos relevantes e fortes do que se entende por tradição protestante, identificado como uma nova fase do conservadorismo religioso.
  • Item
    A comunicação da Igreja Católica na América Latina e Caribe a partir dos documentos conclusivos do CELAM: uma visão compreensiva de suas teorias e de suas práticas
    (Universidade Metodista de São Paulo, 2021-03-19) ALVARENGA, Ricardo Costa; KÜNSCH, Dimas A.
    A presente tese tem por tema a comunicação da e na Igreja Católica na América Latina e Caribe, e, por objeto de estudo, os Documentos Conclusivos das Conferências Gerais do Episcopado Latino-Americano e do Caribe (Celam), realizadas no Rio de Janeiro (Brasil, 1955), em Medellín (Colômbia, 1968), em Puebla (México, 1979), em Santo Domingo (República Dominicana, 1992) e em Aparecida (Brasil, 2007). O objetivo principal consiste em compreender as principais tendências comunicacionais da Igreja Católica a partir dos cinco documentos. Trabalha-se com a hipótese de que é possível identificar nesses documentos, pelos menos, três grandes modos de compreensão do fenômeno: 1) a comunicação para a transformação social, com foco no protagonismo e engajamento em questões sociais; 2) a comunicação na perspectiva instrumental e de massa, a serviço das atividades de evangelização e promoção da doutrina católica; e 3) a comunicação como prática de construção da imagem organizacional. O marco teórico se desenvolve a partir de autores e autoras majoritariamente latino-americanos, na perspectiva das Epistemologias do Sul (Boaventura de Sousa Santos). Sandra Arenas, Enrique Dussel, Luiz Fernando Medeiros Rodrigues, João Batista Libanio, Pablo Richard, entre outros, são acionados para se entender as nuances da estrutura e posição política e social ocupada pela Igreja Católica nesta parte do mundo. Sobre a relação Igreja- Comunicação recorremos preferencialmente a Joana Puntel, Pedro Gilberto Gomes e Benito Spoletini. Em busca de ampliar a compreensão sobre as tendências de comunicação levantadas como hipótese de trabalho, recorremos ao auxílio de Cicilia Maria Krohling Peruzzo, Jan Servaes, Alfonso Gumucio Dagron, Thomas Tufte, John B. Thompson, Eduardo Neiva, Margarida M. Krohling Kunsch, Gary Kreps. O percurso metodológico do trabalho forma-se a partir do referencial teórico-metodológico da Hermenêutica de Profundidade (John B. Thompson), sob a luz da compreensão como método (Dimas A. Künsch). A tese contribui para uma compreensão mais profunda, ainda que não única e muito menos definitiva, dos modos como a Igreja Católica entende a comunicação, a partir dos cinco documentos do Celam, e apresenta também um quadro compreensivo mais amplo da realidade dos povos que habitam esta parte do Planeta, com suas histórias, sua memória e suas lutas sociais e políticas, a partir da ótica da comunicação social.
  • Item
    Comunicação e privacidade de dados na internet: estudo sobre as percepções do usuário à luz da LGPD
    (Universidade Metodista de São Paulo, 2021-12-17) SIMÕES, Alessandra Lourenço; JOSGRILBERG, Fabio Botelho
    A evolução dos meios de comunicação permitiu o exercício do direito à comunicação de maneira mais rápida e com um alcance exponencial por meio da internet. O cidadão passa a ter voz, interagindo por meio de textos, links, vídeos e imagens, compartilhando atualizações da sua vida pessoal e profissional, notícias e outros acontecimentos. Porém, o volume dessas informações no espaço digital acabou por chamar a atenção de organizações públicas e privadas, além de pessoas mal-intencionadas. A informação passa a ser alvo de monitoração, vazamento e até o uso indevido, violando o direto à privacidade dos cidadãos conectados, que nem sempre estão cientes destes fatos e das suas consequências. O assunto ganhou pauta e virou discussão, após diversos escândalos sobre o tema ganharem o foco da mídia, como o caso Snowden e Cambridge Analytica. Mesmo a proteção da vida privada sendo garantida por leis e outras regulamentações no mundo inteiro, faltava algo mais específico ao mundo digital. Então, em 2018, passa a valer o Regulamento Geral sobre Proteção de Dados (GDPR) na União Europeia que regulamenta o direito europeu sobre a proteção dos dados pessoais e serve de base para o surgimento de outras leis no mundo inteiro, como a Lei Geral de Proteção de Dados no Brasil (LGPD). Assim, este estudo tem como objetivo verificar se a preocupação e a proteção da privacidade sofrem influências dos fatores experiência negativa de privacidade, confiança nos reguladores e a percepção de recompensa. Para efetivar o estudo em questão, este trabalho aplica a revisão bibliográfica, questionário e análise estatística das respostas. Na revisão bibliográfica foram abordados os seguintes temas: direitos humanos e direito à comunicação, a comunicação e os meios digitais; vazamento e uso indevido de dados; a questão da privacidade e os dados pessoais; regulamentações específicas; preocupação com privacidade; proteção de privacidade; percepção de recompensa; experiência negativa de privacidade; e confiança nos reguladores. O questionário foi desenvolvido a partir de outros estudos semelhantes, como o realizado por Smith et al. (1996) e por Kininmonth et al. (2018), fazendo pequenas adaptações às questões já existentes. Sendo assim, esta pesquisa também é confirmatória, pois parte de construtos, ou fatores, já estudados em hipóteses anteriores. Também foram inseridas questões de cunho sociodemográfico, como forma de analisar e enquadrar o perfil dos respondentes aos objetivos desta pesquisa. A aplicação do questionário survey foi realizada on-line por meio de formulário eletrônico, com distribuição por e-mail, redes sociais e outros canais de comunicação. A amostra é composta por 304 questionários respondidos válidos, e a análise do modelo de pesquisa proposto apresentou como resultado a confirmação das hipóteses: a percepção de recompensa influencia negativamente a proteção de privacidade, a percepção de recompensa influencia negativamente a preocupação com privacidade e a confiança nos reguladores influencia negativamente a preocupação de privacidade. Não foram confirmadas as hipóteses: a preocupação com privacidade influencia positivamente a proteção de privacidade e a confiança nos reguladores influencia negativamente a proteção de privacidade.