Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião
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Item A "revolta" de Jeú e a Estela de Dã: um estudo em 2 Reis 10,28-36(Universidade Metodista de São Paulo, 2016-03-21) SOUZA, Bruno Cavalcante de; KAEFER, José AdemarA pesquisa tem por objetivo trabalhar o evento da Revolta de Jeú, em conjunto com a Estela de Dã, tendo como ponto de partida para tal, a exegese da perícope de 2 Reis 10-28,36. A história Deuteronomista apresenta o ato da Revolta de Jeú como sendo um feito demasiadamente importante, na restauração do culto a Javé em Israel, a partir de um contexto onde o culto a outras divindades, em Israel Norte, estava em pleno curso. No entanto, a partir da análise conjunta da Estela de Dã, que tem como provável autor o rei Hazael de Damasco, somos desafiados a ler esta história pelas entrelinhas não contempladas pelo texto, que apontam para uma participação ativa de Hazael, nos desfechos referentes a Revolta de Jeú, como sendo o responsável direto que proporcionou a subida de Jeú ao trono em Israel, clarificando desta forma este importante período na história Bíblica. Para tal análise, observar-se-á três distintos tópicos, ligados diretamente ao tema proposto: (1) A Revolta de Jeú e a Redação Deuteronomista, a partir do estudo exegético da perícope de 2 Reis 10,28-36, onde estão descritas informações pontuais sobre período em que Jeú reinou em Israel; (2) Jeú e a Estela de Dã, a partir da apresentação e análise do conteúdo da Estela de Dã, tratando diretamente dos desdobramentos da guerra em Ramote de Gileade, de onde se dá o ponto de partida à Revolta de Jeú; e por fim (3) O Império da Síria, onde a partir da continuidade da análise do conteúdo da Estela de Dã, demonstraremos a significância deste reino, além de apontamentos diretamente ligados ao reinado de Hazael, personagem mui relevante no evento da Revolta de Jeú.Item A (des)institucionalização da fé: um olhar sobre o processo de reconfiguração religiosa evangélica no Brasil(Universidade Metodista de São Paulo, 2021-09-27) PARADELA, George Jeovanholi; SOUZA, Sandra Duarte deA modernidade com seu processo de secularização provocou uma reconfiguração profunda nas dinâmicas religiosas. Alguns aspectos perceptíveis desta reconfiguração é a subjetivação/individualização das crenças e a desinstitucionalização, isto é a perda do poder institucional em legitimar os sistemas de crença. A presente pesquisa busca compreender esse processo de reconfiguração religiosa no campo evangélico brasileiro a partir dos movimentos de desinstitucionalização deste cenário. Tendo como apontamento norteador entender de que forma os “evangélicos não determinados” e “sem religião” são uma expressão deste processo de desinstitucionalização da fé, nossa pesquisa irá identificar essas possíveis expressões de fé desinstitucionalizantes e compreendera a crítica que fundamenta esse caminho de fé que se manifesta de forma heterodoxa.Item A (r)existência das vocacionadas ao ministério pastoral Batista: descortinando a relação entre as pastoras Batistas de São Paulo e a não filiação na ordem dos pastores Batistas do Brasil em São Paulo (OPBB-SP)(Universidade Metodista de São Paulo, 2016-02-23) SOUZA, Valéria Vieira de; SOUZA, Sandra Duarte deO contexto batista é predominantemente marcado por lideranças masculinas, destinando às mulheres apenas lugares e comportamentos socialmente estabelecidos, como a casa, o cuidado, a maternidade, a submissão, entre outras características que enfatizam a hierarquia de gênero. Mesmo diante do desenvolvimento econômico e da ocupação que as mulheres estão conquistando no campo público, a igreja e principalmente as igrejas batistas, permanecem fundadas em alicerces que exaltam o poder masculino em detrimento do lugar que deve ser ocupado pelas mulheres, ou seja, onde elas decidirem atuar. Caso elas decidam atuar num campo predominantemente masculino, terão que lidar com a desconstrução de um pensamento socialmente permeado de dominação masculina e com a árdua construção de um pensamento que vise a igualdade de gênero. O objeto desta pesquisa é o ministério pastoral feminino no contexto batista brasileiro. O texto analisa o discurso das Pastoras Batistas do Estado de São Paulo e o discurso dos líderes da Ordem dos Pastores Batistas de São Paulo (OPBB-SP) a respeito do ministério pastoral feminino e a não filiação de mulheres na OPBB-SP. A importância deste trabalho é a de demostrar as relações de micro poder existentes entre pastores e pastoras e concomitantemente as desigualdades dentro do contexto batista com relação ao ministério pastoral feminino. Essa afirmação se consolida por meio das análises das entrevistas semiestruturadas que realizei na pesquisa de campo, com sete pastoras batistas do Estado de São Paulo, bem como com três líderes da OPPB-SP. Esta é uma pesquisa qualitativa, em que foram analisados documentos oficiais da igreja, como pautas de convenções, atas, sites institucionais, periódicos e documentos não oficiais encontrados em redes sociais, blogs, jornais online, entre outros. Posso afirmar que as pastoras batistas estão se mobilizando para cumprir sua vocação, usando argumentos transcendentes que impedem qualquer pessoa de desafiar ou duvidar de seu chamado pastoral, pois: “O vento sopra onde quer; ouve-se o ruído, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai. Assim acontece com aquele(a) que nasceu do Espírito.” (João 3.8).Item A aceitação da homoafetividade na igreja como centro dos tensionamentos entre a Igreja Presbiteriana Independente do Brasil e a Igreja Presbiteriana dos Estados Unidos da América(Universidade Metodista de São Paulo, 2019-03-11) NAHAS FILHO, Michel; SOUZA, Sandra Duarte deEsta dissertação aborda as condições históricas, culturais, sociológicas, políticas e religiosas que deram ensejo ao rompimento unilateral do acordo de parceria de missão conjunta entre a Igreja Presbiteriana Independente do Brasil - IPIB e a Igreja Presbiteriana dos Estados Unidos – PC (USA), por parte da Igreja brasileira. Este rompimento se deu por causa da aceitação, por parte da Igreja americana, da integração de indivíduos LGBTs, de maneira integral na vida da Igreja, aceitando tanto acesso ao ministério ordenado quanto à consagração de oficiais LGBTs leigos, como presbíteros e diáconos, de ambos os sexos, bem como a aceitação da celebração de casamentos de pessoas do mesmo sexo; atitude inaceitável na Igreja brasileira. Embora estas duas Igrejas compartilhassem as mesmas origens históricas na reforma protestante, seguindo a mesma tradição calvinista, tendo a mesma forma de governo, compartilhando transformações teológicas com a adoção da neo-ortodoxia de Karl Barth, elas, entretanto, chegaram a posições opostas nas questões ligadas a homoafetividade. Por quê? A verdade é que a história destas duas denominações protestantes históricas não são tão semelhantes assim como se poderia pensar, pois estão inseridas em sociedades muito diferentes, em diferentes estágios civilizatórios, o que provoca respostas e reações diferentes de seus membros a perguntas similares. Esta dinâmica é a que a dissertação se propõe a analisar.Item A arte da educação popular e o processo de libertação no pensamento de Comblin(Universidade Metodista de São Paulo, 2012) THOMÉ, Adriana; Jung Mo SungEste estudo discute a relação entre o processo de Libertação no pensamento de José Comblin e a Educação Popular, a partir da perspectiva antropológica e social da liberdade do ser humano como vocação singular de cada sujeito. Discute ainda a implicação desta noção de liberdade que inclui a responsabilidade para com o outro, como dimensão fundamental para o engajamento na luta pela transformação da sociedade. Por meio de pesquisa bibliográfica, foi realizada a análise dos elementos que fazem interface entre a noção de libertação-liberdade e a Educação Popular no pensamento de Comblin. Trabalha-se com a hipótese de que o elemento antropológico e social na perspectiva de libertação, presente no pensamento de José Comblin, tem relação com a gênese ideológica da Educação Popular e sua práxis libertadora na sociedade no Brasil, na segunda parte do século XX. Para tal, buscou-se apresentar a vida e a obra de José Comblin e daqueles que dialogam com ele, a fim de que se possa entender de maneira profícua a noção de libertação dentro dos períodos históricos que marcaram a renovação da Igreja Católica e a formação da Teologia da Libertação. Esses momentos marcantes dizem respeito ao Concílio Vaticano II, à Conferência de Medellín, de Puebla, de Santo Domingo e de Aparecida. Ainda se fez um breve histórico da Educação Popular no Brasil e na América Latina e suas implicações filosóficas e pedagógicas a fim de ter elementos concretos para realizar a análise da relação entre o referencial teórico e o contexto da Educação Popular e a noção de liberdade e libertação no pensamento de José Comblin.Item A compaixão no Dêutero-Isaías e no Dalai Lama, Além da Religião(Universidade Metodista de São Paulo, 2024-09-03) RAICHART, Jonathan Jesse; CARNEIRO, Marcelo da SilvaDêutero-Isaías apresenta um aspecto compassivo de YHWH. O 14º Dalai Lama – uma figura proeminente do budismo tibetano Geluk e vencedor do Prêmio Nobel da Paz – enfatiza a compaixão como um elemento fundamental da sua “ética universal”. Este trabalho examina primeiro a apresentação da compaixão pelo Dalai Lama em Além da Religião, concentrando-se em como ele a caracteriza e descreve com base nos ensinamentos de Tsongkhapa, o fundador da tradição Geluk. A educação do Dalai Lama no budismo tibetano e a sua subsequente defesa global da paz e do diálogo inter-religioso sublinham a importância do seu trabalho. A seguir, são exploradas as caracterizações e descrições de Dêutero-Isaías da face compassiva de YHWH, empregando uma exegese da perícope 49:8-21, que é rica em compaixão. Estas passagens bíblicas, compostas durante o exílio babilônico, fornecem uma fonte para a compreensão da compaixão divina, das promessas de vindicação de YHWH e do seu desejo de resgatar os israelitas sofredores e, por extensão, a humanidade em geral. Por fim, é apresentado o princípio pluralista como referencial teórico, para aproximar as caracterizações da compaixão nos ensinamentos do Dalai Lama e nos escritos do Dêutero-Isaías, tanto da perícope anterior como de Is 51:4-16. Este conceito é aplicado nas Ciências da Religião através de uma análise hermenêutica, combatendo as deficiências da religião comparada – tais como o vício de origem, e o estereótipo das religiões ocidentais como o paradigma, com as religiões não ocidentais como “outras” –, ao passo que dá tempo suficiente para apreciar as ricas e distintas nuances de cada sistema, tratando-os como iguais na mesa de discussão. Esta dissertação aborda os desafios de conciliar a compaixão defendida pelo Dalai Lama em Além da Religião com a face compassiva de YHWH em Dêutero-Isaías. Enquanto o Dalai Lama pretende estabelecer uma ética universal baseada na compaixão, o Dêutero-Isaías oferece uma perspectiva profética do Antigo Israel sobre a compaixão divina, que conduz à salvação. A questão central é se estas duas abordagens distintas da compaixão podem servir de base para o diálogo e a compreensão, particularmente como um caminho para reconstruir a sociedade humana. Encontram-se extensos pontos em comum, especificamente no que diz respeito à descrição da compaixão: um desejo ou uma ação para libertar os outros do sofrimento, tanto mental como físico, com este alívio resultando em felicidade e bem-estar. A compaixão é vista como permeando a justiça em Dêutero-Isaías, semelhante à justiça baseada em compaixão no Dalai Lama, com a esperança brotando da compaixão, surgindo da libertação infinita do sofrimento e da consequente felicidade duradoura em ambos. A compaixão universal é encontrada em ambos os sistemas. Numa época de tremendo sofrimento existencial nacional e global – pandemias, guerras, fome, injustiça social e destruição ambiental – a religião pode proporcionar benefícios inestimáveis, oferecendo alívio. Este trabalho discute a compaixão a partir de duas religiões do mundo, por ter o potencial de ser uma base para o diálogo inter-religioso, num esforço para aliviar o sofrimento no Brasil e no mundo, contribuindo para a reconstrução da humanidade.Item A confiança na relação entre mestre qualificado e discípulo na tradição budista Geluk tibetana: o caminho para atingir o objetivo soteriológico(Universidade Metodista de São Paulo, 2024-12-12) MILANEZI, Wagner Motta; WIRTH, Lauri EmilioTodo praticante da religião budista tem como objetivo principal e soteriológico, a cessação de todas as raízes aflitivas e com isso adentrar ao estado de um Buda, um estado completamente amadurecido em relação ao conhecimento da realidade. Mas para se atingir tal objetivo, a tradição budista Geluk, fundada por Lama Je Tsongkhapa Lobsang Drakpa, aconselha e ensina que é preciso ter um mestre (guru) qualificado acompanhando o discípulo, dando ensinamentos, instruções, treinamentos aconselhamentos etc., durante todo o caminho soteriológico até o nirvana. Da mesma maneira a tradição cristã segundo Santo Tomás de Aquino, coloca o mestre em uma posição de extrema importância para guiar o discípulo a descoberta da luz do intelecto dado por Deus. Diante disso a pesquisa verifica quais são as características de um mestre qualificado, a real importância dessa relação mestre-discípulo e como ela deve ser construída e cultivada. Para auxiliar, a pesquisa abordará os conceitos de transferência e contratransferência de Freud, com o intuito de dialogar com outras áreas da ciência, além de abordar possíveis problemas nesta relação mestre-discípulo. A segunda parte da pesquisa se concentra em entender o que significa e do que se trata o objetivo soteriológico do budismo Geluk tibetano segundo Lama Je Tsongkhapa Lobsang Drakpa, juntamente com comentários contemporâneos do XIV Dalai Lama. Por fim, a pesquisa analisa o conceito de confiança na tradição budista Geluk e cristã segundo Santo Tomás de Aquino e como se dá esse processo de relacionamento entre mestre e discípulo.Item A construção discursiva do mártir: um olhar a partir da Passio Sanctorum Perpetuae et Felicitatis(Universidade Metodista de São Paulo, 2016-10-03) MATOS, Denilson da Silva; NOGUEIRA, Paulo Augusto de SouzaO propósito desta pesquisa é analisar a Passio Sanctorum Perpetuae et Felicitatis, destacando como este relato de martírio apresenta suas personagens principais, isto é, como os mártires são construídos narrativamente. A pesquisa trabalha o martírio no cristianismo primitivo como um fenômeno discursivo, ou seja, como uma prática surge de uma interação discursiva entre as principais culturas em constante diálogo nos primeiros séculos da era cristã, a greco-romana, judaica e cristã. Para tal análise, dialogaremos com as obras de Judith Perkins e Candida Moss, Christine Trevett, Willian Tabbernee, Rex D. Butler, entre outros, bem como nos utilizaremos do conceito de dialogismo de Mikhail Bakhtin. A pesquisa discute, também, as mais recentes pesquisas acerca do tema do martírio. Ao examinar esta ideologia desenvolvida no cristianismo primitivo pôde-se identificar a construção discursiva de uma personagem atrelada à prática martírio, o mártir. Apresentamos as diversas características atribuídas ao mártir num corpo de textos do cristianismo primitivo conhecidos como Atas dos mártires, destacando o status elevado alcançados por esses homens e mulheres que enfrentaram a morte. O mártir, ao enfrentar e experimentar a morte recebe poderes inestimáveis, que o torna uma pessoa especial, um cristão ideal que se encontra acima da hierarquia eclesiástica e até mesmo da hierarquia celestial. A Passio Sanctorum Perpetuae et Felicitatis é um exemplo de literatura cristã primitiva que partilha dessas ideias que perpassam os primeiros séculos da era cristã. Ao analisar o enredo da composição narrativa deste relato de martírio identificamos traços do discurso sobre o martírio e sobre o mártir presentes no cristianismo primitivo.Item A demonização da mulher: do mito dos vigilantes ao cristianismo primitivo(Universidade Metodista de São Paulo, 2019-05-13) SOUSA, Jonatas de; NOGUEIRA, Paulo Augusto de SouzaA pesquisa propõe uma análise da representação das mulheres no cristianismo primitivo a partir de textos da literatura judaica do período do Segundo Templo e sua recepção na tradição paulina. Analisaremos como as mulheres são apresentadas no judaísmo tardio e no cristianismo primitivo a partir de discursos de depreciação que às relacionam com o impuro e o demoníaco. Em busca de uma abordagem que contemple as literaturas do judaísmo tardio e do ponto de vista das várias relações e trocas culturais, a pesquisa se propõe a pensar as identidades cristãs como fruto de um movimento amplo de recepção literária e imaginária. Nessa perspectiva, analisaremos textos que tratam da formação da cultura e do imaginário em torno da mulher no cristianismo primitivo de tradição paulina. Utilizaremos como fontes, textos da tradição judaica como o Mito dos Vigilantes, o Livro dos Jubileus, o Testamento de Rubén e o texto de tradição paulina de I Timóteo.Item A espiritualidade da juventude universitária brasileira no final do século XX e início do século XXI: pluralismo e diálogo(Universidade Metodista de São Paulo, 2020-12-10) ARAÚJO, Dênis Nunes de; SOUZA, Vitor Chaves deEsta pesquisa tem como tema a espiritualidade da juventude universitária no Brasil no período que compreende o final no século XX e início do século XXI. Este é um contexto de predominância da secularização em toda a sociedade, o qual traz consigo as marcas do pluralismo que intensificam, como a crise das instituições, o indiferentismo religioso, a crise de fé, a dessacralização, os “sem religião” e o trânsito religioso, aspectos que podem ser verificados em dados coletados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e estatística) e, em trabalhos acadêmicos realizados em ambiente universitário. O presente trabalho é descritivo-analítico e pretende verificar a existência da pluralidade em torno da conceituação sobre juventude e espiritualidade. Será aplicado o método acadêmico- científico de cartografia, a partir de dados empíricos de pesquisas realizadas no meio acadêmico brasileiro. Portanto, após essa compreensão de um contexto marcado por transformações profundas com novos paradigmas de perspectivas culturais, religiosas, sociais e políticas, será possível a resolução do problema sobre o que caracteriza a espiritualidade da juventude universitária brasileira. Entre os trabalhos empíricos publicados, há uma caracterização da espiritualidade da juventude universitária e essa vivência é uma abertura para o diálogo é uma experiência de espiritualidade dialogal de libertação.Item A exclusão da mulher do espaço sagrado: uma leitura a partir de Nm 12,1-16(Universidade Metodista de São Paulo, 2021-09-23) REIS, Floripes de Oliveira; KAEFER, José AdemarO presente trabalho tem por objetivo demonstrar que na tradição do povo de Israel e Judá, cujas experiências de fé estão registradas na Bíblia, havia mulheres atuando no espaço sagrado como profetisas e sacerdotisas. Em Nm 12,1-16 há um conflito entre as formas sacerdotais e proféticas femininas e masculinas, testemunhando que o sacerdócio em Israel não era um serviço exclusivo dos homens. Outros textos bíblicos comprovam a existência de profetisas, algumas delas com funções também sacerdotais. 2Rs 23, quando fala da deusa de Israel e Judá chamada Asherah cultuada nos santuários de Samaria e no templo de Jerusalém ao lado de YHWH, diz que haviam as sagradas de Asherah responsáveis pelo culto e objetos da deusa consorte de YHWH. Para centralizar o poder religioso e civil em Jerusalém, Josias promoveu a destruição dos outros deuses com seus sacerdotes. É possível que quando destruíram a deusa Asherah também suas sagradas tenham sido assassinadas, mas nem tudo foi destruído, pois no período pós-exílico ainda havia conflito entre as duas formas de sacerdócio e assim como na reforma josiânica, no período de reorganização do povo em torno do templo, as mulheres continuavam sendo perseguidas nas suas práticas sacerdotais.Item A favela como espaço da relação entre religião e violência: uma análise da função da Teologia da Satisfação Penal do universo batista e as ambíguas frestas discursivas que operam para a não-violência(Universidade Metodista de São Paulo, 2019-03-14) SILVA, Priscila Alves Gonçalves da; Jung Mo SungO propósito deste trabalho é investigar a relação entre Religião e Violência a partir da favela Coronel Leôncio, localizada na cidade de Niterói – RJ. No primeiro momento, abordaremos como o processo de industrialização das cidades do Rio de Janeiro e de Niterói contribuiu diretamente para a formação das favelas, que surgiram como espaços de aglomeração dos pobres e daqueles que serviram como mão-de-obra no período de avanço econômico no início do século XX. Essas aglomerações surgiram como um efeito da segregação social já existente, sendo agravada pela oferta de emprego nas indústrias. Esta combinação de industrialização-favelização resultou um aumento e agravamento do fenômeno da violência, que pode ser percebido multifacetado e de acordo ao tempo e espaço em que é analisado. No segundo momento, estudaremos como, com o aumento do quadro geral de violência, a religião emerge como um esteio de indivíduos lançados nos espaços marginais, violentos e de infraestrutura precária para a manutenção de uma vida digna. Por fim, analisaremos esta função protetiva da religião a partir do discurso da Igreja Batista situada na favela Coronel Leôncio, considerando o uso de violência implícita presente neste. Tecnicamente chamada de Teologia de Satisfação Penal, essa teologia fundamenta a vida de fiéis da Igreja Batista na favela Coronel Leôncio e acaba reproduzindo implicitamente a violência do cotidiano que pretende superar. Apesar disto, a Igreja Batista mencionada apresenta algumas ambiguidades em seu discurso que podem ser compreendidas como reformulações e revisões teológicas da base discursiva comum da denominação. Essas ambiguidades, ainda que não-intencionais, podem ser consideradas sementes da utopia de perceber a violência não mais como elemento fundamental do discurso religioso, da formação social e das relações humanas.Item A função sociológica do [v'r' nos salmos de lamentação e os conflitos de classes ocorridos no final do período pós-exílio(Universidade Metodista de São Paulo, 2016-09-29) LAGE, Jovanir; SIQUEIRA, Tércio MachadoA presente pesquisa organiza-se a partir do problema da contraposição entre “malfeitores e justos” que atravessa os diversos tipos de textos do período persa sob a seguinte pergunta: Quem é o [v'r' na sociedade israelita, e porque este termo surge com maior intensidade no período pós-exílio? O objetivo desta pesquisa visa principalmente, a investigação das razões que influenciaram a introdução da terminologia [v'r' “malfeitor” em determinados salmos, como identificação do inimigo. Os objetivos secundários de nossa investigação serão: (1) analisar a formação conceitual do [v'r' dentro de sua característica anti-positiva com o qyDIc; “justo” enfatizando o eixo ético, caracterizado como uma das interpretações do termo; (2) estudar a função do termo dentro dos Salmos de Lamentação, apoiado no estudo exegético do Salmo 55; (3) entender de forma crítica, a análise das implicações do uso do [v'r' como representação da maldade no desenvolvimento social da comunidade israelita no período pós-exílio. Em nossa abordagem pretendemos tratar de tal estudo a partir do eixo ético, estendendo a investigação para a análise das motivações interpretativas da solidariedade no contexto veterotestamentário.Item A igreja messiânica na periferia urbana de Guarulhos, SP: um estudo sobre as práticas, identidade religiosa, marginalidade e corte em uma nova religião japonesa(Universidade Metodista de São Paulo, 2018-09-27) ROMÃO, Renan Lescano; RIVERA, Dario Paulo BarreraO estudo das religiões em contexto de periferia urbana tem crescido tanto na área da sociologia quanto das ciências da religião graças à percepção de que este constitui um espaço privilegiado de análise das dinâmicas sociais. São poucas, porém, as incursões que tratam propriamente de religiões minoritárias, étnicas e transnacionalizadas na periferia, privilegiando-se mais a temática do crescimento dos evangélicos e dos sem religião nestas populações. O presente trabalho propõe uma análise das práticas, identidade, marginalidade e princípio de corte em duas comunidades religiosas da Igreja Messiânica Mundial do Brasil instaladas na periferia urbana da cidade de Guarulhos, SP. A Igreja Messiânica, uma das mais populares Novas Religiões Japonesas no Brasil, vem ganhando uma identidade própria brasileira e o estudo desta na periferia revela uma série de funções inovadoras que a religião passa a desempenhar dentro desta construção. O trânsito religioso, origem da maioria dos seus membros, revela quais recursos se tornaram importantes na passagem entre uma identidade religiosa anterior para a identidade “messiânica”. Notou-se assim a incidência do processo de marginalidade identitária, mas não necessariamente, do recurso de “corte” ou “cisão” como solução à um hibridismo percebido entre os participantes.Item A inversão da justiça social no pensamento neoliberal de Hayek: uma crítica de teólogos da libertação(Universidade Metodista de São Paulo, 2018-09-11) SIQUEIRA, Daniela Leão; Jung Mo SungA partir da teoria de Friedrich Hayek, dispomo-nos a demonstrar onde a noção de justiça social cunhada na sociedade humanista perdeu-se até chegarmos à sociedade de ordem de mercado. No capítulo I procuramos apresentar muito sinteticamente a formação pessoal e a ascensão profissional de Hayek, bem como expor de forma linear sua sistematização filosófica de civilização neoliberal. O capítulo II foi dedicado ao aprofundamento da luta contra a justiça social e seus desdobramentos na sua teoria. No capítulo III tentamos demonstrar que, a partir da teoria de Girard, a única forma de contentar a violência na sociedade neoliberal é através do sacrifício de bodes expiatórios. A partir exploração do desejo de consumo, o mecanismo de funcionamento do mercado exclui pessoas que não tenham condições de participar do jogo, as quais passam de vítimas a culpadas pela incompetência. O resultado é que sua miséria (e morte) são vistas como sacrifício necessário e justo. Entretanto, a Teologia da Libertação denuncia: não se trata de sacrifício, mas de assassinato! Entendemos que compreender o processo que culmina na perda dessa lógica e, consequentemente, na passividade social diante das mortes, pode ser um passo importante no restabelecimento da comunicação entre os diferentes grupos responsáveis pela elaboração de políticas públicas.Item A Linguagem religiosa do hinário Sivayi Suku da IESA – Igreja Evangélica Sinodal de Angola no povo dos ovimbundu como documento do “entre-lugar” do cristianismo e da cultura tradicional bantu(Universidade Metodista de São Paulo, 2020-03-27) ESTENDAR, Júlio Macuva; RENDERS, HelmutO presente trabalho debruça-se sobre um aspecto da linguagem cristológica do cristianismo dos povos ovimbundu de Angola, de maneira particular da comunidade de fé da Igreja Evangélica Sinodal de Angola (IESA). São investigados os processos de interação e negociação entre o cristianismo ocidental e a cultura/religiosidade tradicional das comunidades bantu da África subsaariana, mediante a sua preservação na linguagem religiosa da IESA, fixada por essa igreja por meio do seu hinário, denominado Sivayi Suku (louvai a Deus). O hinário é um documento religioso bilíngue que contém hinos em português e em umbundu. A partir dos processos translacionais destes hinos buscamos interpretar e compreender as particularidades e criatividades de sua linguagem religiosa. Como referencial teórico partimos de Homi Bhabha para vislumbrar e compreender as cisões e disjunções, bem como as negociações a nível simbólico, culturais e linguísticas ocorridas nas fronteiras e entre-lugares culturais/religiosos entre os dois interlocutores envolvidos no diálogo inter/entrecultural. Conclua-se que a IESA e seu hinário são frutos de um processo de negociação entre a teologia/cultura cristã dos missionários e a cultura/religiosidade dos ovimbundu.Item A linguagem visual da James Harper’s Illuminated and New Pictorial Bible: uma articulação popular metodista do afeto religioso e da sensibilidade social(Universidade Metodista de São Paulo, 2022-04-01) ALEXANDRINI, Ana Beatriz de Carvalho dos Santos; RENDERS, HelmutNesta dissertação, trabalharemos a linguagem visual protestante, presente na James Harper’s Illuminated and New Pictorial Bible, uma Bíblia de família ilustrada, em língua inglesa, criada, editada e comercializada pelos irmãos Harper, leigos da Igreja Metodista Episcopal, que viveram nos Estados Unidos durante o século 19. Utilizando o método iconológico de Erwin Panofsky, procuraremos vestígios nas ilustrações de uma possível existência de uma funcionabilidade na utilização das imagens na Bíblia de sensibilidade social e afeto religioso, tendo em vista que, se trata de uma grande obra, com aproximadamente, 1600 ilustrações em moldes de xilogravuras. A justificativa para essa pesquisa é a necessidade de conhecer melhor as linguagens visuais evangélicas usadas em tempos passados, inclusive dentro dessa denominação que pertence ao Brasil, no Protestantismo de Missão, no caso dessa pesquisa, a Igreja Metodista. Para tanto, buscaremos conhecer brevemente, um pouco da história que envolvem a produção desta Bíblia, tanto de seus criadores, quanto dos antecessores metodistas e protestantes, na utilização de linguagem visual em seus cultos, ritos e meios de comunicação sociais.Item A literatura enóquica e sua recepção no protocristianismo: uma análise em Mateus 25.31-46(Universidade Metodista de São Paulo, 2023-10-23) OLIVEIRA, Marcos Felix de; CARNEIRO, Marcelo da SilvaEsta pesquisa tem como tema a relação entre a escatologia apocalíptica presente no evangelho de Mateus e a literatura enóquica, e objetiva explicar que a comunidade de Mateus percebeu Jesus como o Filho do Homem, em quem se cumprem as profecias do Dia do Senhor, ocasião em que Ele restaurará a ordem violada pelos Vigilantes, dando uma solução final ao problema do mal. A pesquisa é desenvolvida com base em fontes bibliográficas, e metodologicamente está estruturada em três capítulos. No primeiro, intenciona-se apontar a dissidência iniciada no meio sacerdotal, e que dará origem ao judaísmo enoquita, adepto de uma perspectiva religiosa apocalíptica. No segundo, estuda-se a principal obra desse movimento, o Livro de 1 Enoque, que, diferentemente do judaísmo sadoquita, explica a origem do mal como fruto da ação de anjos rebeldes que, assim agindo, violaram a ordem cósmica e introduziram o mal e o pecado no mundo. Por fim, no último, faz-se uma análise intertextual entre 1 Enoque e Mateus. Inicialmente, Jesus não restaura a ordem, mas se apresenta como emissário de Deus, superior aos poderes do mal e da morte, e guia da comunidade de Mateus como representante do verdadeiro Israel, a quem incumbe evangelizar as nações, preparando-as para o Dia do Senhor, descrito em Mt 25:31-46, quando, então, a ordem violada será finalmente restaurada e o mal eliminado. Essa pesquisa tem como ponto de relevância a demonstração de que o evangelho de Mateus não foi desenvolvido com base na Bíblia hebraica apenas, mas também na literatura apocalíptica do Segundo Templo, e que somente assim pode ser adequadamente compreendido. Deste estudo resulta a conclusão de que o vão que comumente se diz haver entre os dois Testamentos é preenchido pelas ideias contidas na literatura judaica enoquita. Com isso, defendemos que, em contraposição ao que comumente se diz, a profecia não teria se encerrado com Malaquias, sendo apontados como profetas Enoque, João Batista e Jesus.Item A mentalidade anticapitalista: investigações teológicas em Ludwig von Mises(Universidade Metodista de São Paulo, 2020-04-02) SÁ, João Luiz Moura de; Jung Mo SungA presente pesquisa pretende investigar pressupostos mítico-teológicos no interior do livro “A Mentalidade Anticapitalista” (1956) de Ludwig von Mises. Considerando que o neoliberalismo não é apenas um modo de regulação dos sistemas de trocas econômicas baseado na maximização da concorrência e do livre mercado, mas um regime de gestão social e produção de formas de vida, busca-se, enquanto objetivo específico desvelar os pressupostos mítico-teológicos que estruturam “A mentalidade anticapitalista”. No percurso teórico-metodológico, parte-se da premissa de que a economia trabalha muitas vezes com pressupostos teológicos e que há uma teologia endógena as concepções econômicas. Ao contrário do que a teoria da secularização do mundo moderno fez, o que se pretende, portanto, não é negar ou ocultar valores transcendentes e formas divinais produzidas pelas relações produtivas e sociais historicamente contextualizadas, ou afirmar que não há mais o transcendente ou referência à transcendência na lógica e no discurso neoliberal. Antes, compreender como a racionalidade neoliberal sequestra e funcionaliza temas e estruturas teológicas. Em outras palavras, perceber entrelaçamentos entre economia e teologia, com consequências sérias para a maneira de encarar e enfrentar os problemas contemporâneos. Ao entrar na análise teológica de "A Mentalidade Anticapitalista", passaremos por seis conceitos teológicos: 1) noção de horizonte mítico; 2) sacralização e soberania do mercado; 3) guerra dos deuses; 4) terra prometida; 5) sacrifício de vidas humanas; 6) culpa. É certo que Mises não trata esses temas com uma linguagem religiosa tradicional, mas a mudança no linguajar não significa necessariamente que estas questões não estejam sendo tratadas de uma forma mítico-religiosa.Item A pandemia invisível: o sofrimento em tempos pandêmicos e o aconselhamento pastoral como caminho de ressignificação da vida(Universidade Metodista de São Paulo, 2022-08-29) FERREIRA, Fabiana de Oliveira; PAULA, Blanches deO sofrimento permeia as dimensões da vida humana em vários aspectos, bem como, diferentes tempos e momentos e pode ser amplo em sua vivência. A presente pesquisa teve como objetivo, em tempos pandêmicos onde os esforços estão normalmente voltados para o socorro da vida em si e automaticamente no combate direto ao vírus/doença, situações de sofrimento, que podem reverberar num adoecimento, especialmente mental, e que podem ser esquecidos provocando uma pandemia invisível. Nesta senda, a hipótese desta pesquisa é que o aconselhamento pastoral é um caminho para o cuidado integral interdisciplinar, na relação da saúde e religião, para a ressignificação da vida em tempos pandêmicos. Considerando que ainda estamos no curso da pandemia da Covid-19, esta pesquisa de recorte bibliográfico se deu a partir de um diálogo com os acontecimentos, no campo da saúde e religião, entre a Gripe Espanhola e a Covid-19 no Brasil, especialmente no que tange a situações de sofrimento. Como principais resultados averiguamos a correlação entre os espaços de sofrimento e a forma como ele se apresenta em ambas as pandemias, bem como a sua relação com a fé e a saúde. Além disso, abordamos os benefícios que a espiritualidade/religião pode proporcionar ao ser humano no que tange a saúde integral e suas ações terapêuticas. E por fim, apontamos o aconselhamento pastoral, como um caminho de cuidado dentro de um contexto interdisciplinar, a fim de minimizar o sofrimento do que nomeamos nesta dissertação como pandemia invisível.