Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião

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Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião

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    Discorrendo o ABC: corazonando o amor na doutrina de Mestre Irineu
    (Universidade Metodista de São Paulo, 2025-08-21) ITALIANO, Matheus Pangracio; RODRIGUES, Airton
    Pode a academia, com sua razão instrumental, verdadeiramente compreender o que é o Amor? Este trabalho parte da premissa de que para acessar saberes de tradições não-hegemônicas, são necessários métodos que também desafiem a lógica colonial. A pesquisa se volta para a doutrina de Mestre Irineu, também conhecida como Daime ou Santo Daime, que integra o uso da Ayahuasca, bebida utilizada pelos povos ameríndios, dentro de um contexto religioso e cultural específico. A doutrina foi fundada por Raimundo Irineu Serra, conhecido como Mestre Irineu, no início do séc. XX e caracteriza-se por uma nova tradição religiosa que possui fundamentos cristãos unidos com práticas tradicionais dos povos originários e da cultura popular. Um dos elementos principais são os hinários, uma série de hinos cantados em grupo nos rituais. O hinário "O Cruzeiro" de Mestre Irineu e os hinários de seus companheiros, que formam o corpo doutrinário, são considerados como as escrituras sagradas da Doutrina. O estudo se propõe a responder à pergunta: "o que é o Amor na Doutrina do Mestre Irineu?", uma vez que existem poucas pesquisas no campo das ciências da religião que estudem a doutrina do Mestre Irineu. Ademais, essa investigação é relevante pois apresenta o contexto histórico e sociocultural, além dos elementos de uma nova religião que precisou vencer a resistência cultural para se estabelecer. Para tanto, são utilizado relatos históricos e etnográficos sobre a vida de Mestre Irineu e análises contemporâneas sobre a sua Doutrina. A pesquisa, de natureza qualitativa e documental, emprega o método-sabedoria corazonar, sistematizado por Patricio Guerreiro Arias, em conjunto com a metodologia da cartografia corazonada, conforme as perspectivas de Rolnik (1989) e Faria (2017), para mapear o conceito, estruturando a análise pelos quatro eixos da Chakana Andina (Yachay, Munay, Ruray e Ushay). Estes métodos colocam as sabedorias insurgentes, os conhecimentos de povos e culturas que foram e são marginalizadas, em igualdade aos conhecimentos hegemônicos, que são aqueles impostos pela colonização, buscando apresentá-las a partir de suas próprias perspectivas e contextos. A análise revela que o Amor não é um sentimento único, mas uma complexa arquitetura espiritual. É o próprio saber (Yachay) que dá acesso à Verdade; é o querer (Munay) que edifica a comunidade em oposição ao mundo da "ilusão"; é um método-sabedoria prático (Ruray) que opera através da dialética entre a miração (revelação) e a peia (correção), exigindo disciplina e firmeza; e, finalmente, é o poder-fazer (Ushay) que se materializa na missão de curar a Terra, a vida e a humanidade. O estudo contribui para o debate acadêmico decolonial e para a decolonização de cada sujeito nas esferas do saber, ao demonstrar como as práticas espirituais insurgentes apresentam perspectivas e soluções outras para os desafios individuais e coletivos, como também na esfera da decolonização ser, ao demostrar a possibilidade de o amor ser a força e a estrutura que dá valor para a existência e mantém um horizonte de vida. Em última análise, o estudo sugere futuras pesquisas e aponta que a Doutrina do Mestre Irineu é um movimento cultural que apresenta uma visão de mundo integrada com a natureza, tendo o Amor como força motriz, assim desafiando as dicotomias impostas pela modernidade ocidental e oferecendo outras formas de ser, saber e existir.
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    Pureza e moralidade evangélica: Um estudo do discurso evangélico brasileiro sobre a sexualidade
    (Universidade Metodista de São Paulo, 2011-09-02) RODRIGUES, Silvia Geruza Fernandes; SUNG, Jung Mo
    A presente dissertação pretende analisar o os diferentes discursos sobre sexualidade em cinco líderes protestantes brasileiros, para verificar em que bases eles sustentam seus enunciados e normas de comportamento sexual. Através da exposição do histórico do desenvolvimento do cristianismo e sua relação com a sexualidade desde o século II d.C. até os dias atuais a pesquisa procurará entender como os pressupostos dualistas e neoplatônicos permearam o conceito de sexualidade desde os Primeiros Pais da Igreja até os dias atuais. O critério da escolha dos líderes evangélicos foram seus textos escritos. Jaime Kemp, missionário Norte Americano, escritor e palestrante de jovens e casais; Robinson Cavalcanti, Bispo Anglicano e palestrante em congressos nacionais e internacionais; Paulo César e Claudete Brito, pastores de uma influente igreja na cidade do Rio de Janeiro. Carlos Eduardo Calvani, padre Anglicano, escritor e palestrante. Calvani sobressai como uma voz dissonante ao lidar com sexualidade. A pesquisa contrastará as duas cosmovisões da moral sexual cristã: a essencialista e a personalista, dialogando com alguns teólogos católicos da moral com o objetivo de conectar o estudo da sexualidade com psicologia, antropologia e ciências humanas e sociais para que a sexualidade seja percebida na sua dimensão humana e subjetiva.
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    Fluxos e trocas nos Antigos Cultos de Mistério: Aproximações e distanciamentos simbólicos em João 2, 1-11
    (Universidade Metodista de São Paulo, 2011-08-31) ROCHA JÚNIOR, Ruy; NOGUEIRA, Paulo Augusto de Souza
    O presente estudo analisa algumas ressignificações simbólicas dos Antigos Cultos de Mistério, bem como alguns desdobramentos de suas realidades históricas. Essa dissertação avalia os possíveis fluxos e trocas ocorridos nos entornos mediterrâneos, concentrando-se nas ressignificações que os mistérios sofreram nessas fronteiras, discorrendo igualmente sobre sua possível influência numa perícope bíblica. Na investigação serão levantadas hipóteses referentes a relação dos cultos mistéricos com a expansão helenística, bem como suas possíveis interfaces com uma fonte primária do Novo Testamento. Com base no estudo dos principais mistérios presentes nas fronteiras romanas, e na avaliação da literatura neotestamentária, serão consideradas as aproximações e distanciamentos simbólicos entre o culto Dionisíaco e o texto de João 2, 1-11.
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    A retórica da Igreja Católica: o uso do discurso político no papado de João Paulo II
    (Universidade Metodista de São Paulo, 2011-03-21) LOPES JUNIOR, Rubens; CAMPOS, Leonildo Silveira
    A retórica sempre esteve presente nas civilizações. Desde a Grécia Antiga até os dias de hoje ela é usada e estudada. Na religião, é uma formidável fonte de expressão. Foi através da retórica que o Papa João Paulo II conseguiu ganhar notoriedade e se envolver em casos muito além da religião no século XX. Ele foi considerado um papa que se utilizou do político e consolidou um novo status para a Igreja Católica. Assim, através da análise retórica da mediação da Santa Sé no Canal de Beagle em 1979 e da análise retórica das ações diplomáticas do Vaticano contra a invasão do Iraque em 2003, este trabalho mostra como se constrói a retórica religiosa, além das conseqüências que isso acarreta não só para a Igreja, como também para o mundo.
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    Análise da Epistemologia-Ontológica de Paul Tillich: O “Princípio de Identidade” e implicações para o método e saber teológico
    (Universidade Metodista de São Paulo, 2011-03-16) LEAL, Paulo Ronaldo Braga; HIGUET, Etienne Alfred
    A pesquisa analisa e epistemologia ontológica de Paul Tillich. Considerando a influência de F. W. J. Schelling pretende-se destacar o lugar de certas premissas ontológicas que fundamentaram o pensamento de Tillich, principalmente o “Princípio de Identidade”, como um dos princípios epistemológicos chave. Partindo do pressuposto de que sua ontologia depende do “Princípio de identidade” a fim de que possa relacionar essência e existência, destaca-se a identidade substancial entre teologia e filosofia, permitindo melhor compreensão da relação entre ontologia e teologia, caracterizando de forma geral tanto a noção teológico- filosófica da experiência de finitude - choque ontológico – como sua relação com as importantes noções de Deus como o Ser-em-si, e ultimate concern enquanto categoria ontológico-teológica. A seguir, críticas voltadas para sua construtividade ontológica serão destacadas e analisadas em termos de seus pressupostos e em seu poder de alcance. Neste âmbito crítico, considerar-se-á breve comparação entre a tentativa do sistema ontológico- teológico de Tillich e os sistemas de Kant e Hegel, com o objetivo de apresentar paralelos críticos entre a postura de tais sistemas no campo epistemológico e ontológico, e suas influências sobre a teologia. Ao final, pretende-se entender as implicações de sua ontologia- teológica tanto para a forma metodológica de correlação entre situação e resposta, como na relação com outros sistemas teológicos, que possibilitaram ou não, mediações entre cultura e teologia. Neste segmento, notar-se-á como uma das implicações da ontologia-teológica de Tillich, o imprescindível retorno do saber teológico entre os demais saberes delineadores da realidade; considerando-se certas possibilidades críticas a partir de seu pensamento com respeito ao uso da razão instrumental, ética e espiritualidade.
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    Todos os caminhos levam a Deus”: Uma análise das motivações de gênero no trânsito religioso de pentecostais para a Igreja Metodista no Distrito Grande ABC
    (Universidade Metodista de São Paulo, 2011-03-31) ALVES, Patrícia Cristina da Silva Souza; SOUZA, Sandra Duarte de
    Esta dissertação tem por objetivo investigar a existência de motivações de gênero para o trânsito religioso de pentecostais para a Igreja Metodista. Para tanto, o primeiro passo é demonstrar a incidência deste fluxo migratório. Em seguida levantar e analisar as motivações para a migração deste grupo para uma igreja protestante histórica. Neste sentido, o primeiro capítulo aborda assuntos correlatos ao tema como a religião, a modernidade e o campo religioso brasileiro, porque é no mundo moderno que os papéis de gênero são remodelados e emerge a transitoriedade humana em um contexto de pluralidade e sincretismo religioso ao qual pertencem o protestantismo histórico e o pentecostalismo. O segundo capítulo descreve as origens do movimento metodista, sua entrada no Brasil e na cidade de São Paulo, as bases doutrinárias e costumes, bem como delimita o campo de pesquisa nela inserido, encerra com caracterização do trânsito religioso, destaca dados estatísticos, dinâmicas, razões e conseqüências sobre este fenômeno, cruzando-os com dados da pesquisa de campo realizada na Igreja Metodista do Distrito Grande ABC. Por fim, o terceiro capítulo, traz a tona à discussão sobre a questão de gênero, apresenta conceitos, caracterização e sua relevância na religião e no trânsito religioso, encerra com a análise das motivações deste fluxo migratório de pentecostais para a Igreja Metodista sob a perspectiva de gênero.
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    À mesa com um estrangeiro : a refeição como elemento organizador e identitário das comunidades lucanas a partir de Lucas 24, 13-53
    (Universidade Metodista de São Paulo, 2011-09-28) ROCHA JUNIOR, Ozeias; GARCIA, Paulo Roberto
    Nossa pesquisa tem como meta verificar a influência da refeição helênica nos costumes de uma comunidade judaica do Mediterrâneo no primeiro século. Fizemos, então, um levantamento dos contatos em que a comunidade judaica, em geral, teve com a cultura greco-romana, tanto na difusão e troca de seus valores como nos espaços ocupados por ambas as culturas e suas concepções simbólicas. Em seguida, estudamos a influência da refeição grega nos escritos do Evangelho de Lucas e em Atos. Primeiramente, na leitura exegética de Lucas 24,13-53, os discípulos a caminho de Emmaús, percebemos nesta narrativa indícios de que, especialmente na cena da mesa, a refeição foi marcada pela inclusão de um estrangeiro. De certa forma, a constituição da comunidade lucana aponta, principalmente no que diz respeito a refeição, para a formação de sua identidade. Por fim, verificamos nos textos de Lucas-Atos as consequências desse contato. O material de Lucas, tanto o Evangelho quanto os Atos dos Apóstolos, apresenta narrativas que dão ênfase à mesa, portanto constatamos que o ato de Jesus estar à mesa com pessoas desqualificadas, segundo os costumes judaicos e na perspecti-va deste material lucano, mostra a influência da refeição grega na prática dos judeus seguidores de Jesus e que esta prática foi assimilada por essa comunidade nos primeiros anos de sua formação.
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    Las caleñas son como las flores? Tensão discursiva sobre os corpos das mulheres protestantes de Cali
    (Universidade Metodista de São Paulo, 2011-08-15) GRISALES, Ofir Maryuri Mora; SOUZA, Sandra Duarte de
    As mulheres protestantes da cidade de Cali-Colômbia, ao reproduzir nos seus corpos os princípios da tradição religiosa, se deparam hoje com discursos e exigências que não conseguem ou aceitam articular na sua prática cotidiana. Assistimos na atualidade a uma tensão evidente entre a ortodoxia cristã e o imaginário e prática das mulheres cristãs a respeito da corporeidade. Nas últimas décadas a forma de assumir o corpo por parte das mulheres reflete incongruências em relação à matriz doutrinaria do sistema religioso protestante, o que é decorrente, por um lado, da influência cultural e midiática na promoção de uma nova representação do corpo feminino, baseada na beleza e na juventude, e por outro lado a cada vez maior relativização do poder religioso numa sociedade secularizada. As mulheres cristãs acham-se em meio aos ideais do corpo ‘puro’ e regrado da sua instituição religiosa assim como às cobranças midiáticas, valores e padrões estabelecidos pela sociedade moderna. Neste sentido, a dissertação analisa as interfaces desta tensão discursiva que tem lugar nos corpos, através do próprio discurso das mulheres protestantes assim como das suas práticas cotidianas em relação à corporeidade.
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    Cantai e multiplicai-vos...: estudo da Harpa Cristã como instrumento de expansão da missão no pentecostalismo no Brasil (1910- 1970)
    (Universidade Metodista de São Paulo, 2011-08-23) SOUZA JUNIOR, Milton Rodrigues de; SILVA, Geoval Jacinto da
    Esta dissertação pretende estudar a Harpa Cristã, um dos principais hinários protestantes nacionais, buscando identificá-la como instrumento de expansão da missão no pentecostalismo do Brasil, no período comprendido entre os anos 1910 e 1970, apreciando a história e a formação deste livro litúrgico na pretensão de compreender sua utilização como elemento motivador para a prática missionária das igrejas pentecostais brasileiras. Consiste também em conhecer as características da construção deste compêndio, passando pela apresentação do perfil de seus hinistas e pelo estudo aplicado da sua estrutura musical e sua composição literária, conhecendo, ainda, algumas de suas importantes características constitutivas, como os conceitos teológicos de que faz uso em seu discurso. A procura por uma conceituação missiológica que se mostre mais identificada ao conteúdo teológico deste hinário e a indicação de vários exemplos de incentivo à prática evangelística encontrados em suas canções conduzem à compreensão da relevante importância da Harpa Cristã na vida litúrgica das igrejas de confissão pentecostal no Brasil e da sua marcante presença como eficiente agente fomentador do exercício missionário dessas comunidades de fé.
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    Pentecostais, migração e redes religiosas na periferia de São Paulo : um estudo do bairro Perus
    (Universidade Metodista de São Paulo, 2011-03-10) FAJARDO, Maxwell Pinheiro; RIVERA, Dario Paulo Barrera
    Esta pesquisa analisa as razões do crescimento do número de pentecostais no bairro paulistano de Perus, zona noroeste de São Paulo a partir do fenômeno de migração urbana. Com IDH figurando na 81ª posição entre os 96 distritos da capital paulista, o bairro apresenta grande concentração de igrejas pentecostais. 20,9% de sua população declarou-se com esta filiação religiosa no Censo 2000. O índice é alto quando comparado com a média da população pentecostal do município de São Paulo, calculado em 11,9%. Perus faz parte da periferia urbana, porém, no próprio bairro, há vilas que sofrem com maior falta de infra-estrutura, formando pequenas periferias dentro da periferia. Com crescimento associado à primeira fábrica de Cimento do país, a Cia de Cimento Portland Perus, o bairro foi o endereço de chegada de milhares de migrantes desde as primeiras décadas do século XX, a princípio originários do interior do estado de São Paulo e de Minas Gerais. No entanto, mesmo com o fechamento da fábrica, o bairro continua a receber migrantes de outras regiões, como o Nordeste do país e mesmo moradores de outros bairros da cidade de São Paulo. Assim, esta pesquisa pretende detectar como as redes religiosas pentecostais, existentes em uma multiplicidade de denominações, se fazem presentes no processo de acolhida e adaptação do migrante em sua chegada ao bairro e em que medida a filiação religiosa ganha importância neste processo de movimento e circulação populacional no espaço urbano.
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    Saúde dos líderes religiosos: a vocação em sintonia com a saúde pessoal. Um olhar de cuidados sobre a saúde dos líderes religiosos no contexto atual
    (Universidade Metodista de São Paulo, 2011-04-08) ROCCA, Maurício Carlos; FARRIS, James Reaves
    Este trabalho de pesquisa ocorre na área de concentração de Práxis Religiosa e Socie- dade, no campo de conhecimento das Ciências da Religião, e versa sobre a saúde dos líderes religiosos no contexto atual, lançando um olhar de cuidados sobre este grupo, de forma que eles vivam sua vocação em sintonia com a saúde pessoal, exercendo-a em patamares segu- ros de saúde. Assim, no primeiro capítulo o conceito de saúde é desenvolvido através da história, abordando-o na esfera médica, teológica, filosófica e psicológica, fazendo uma avaliação da mudança de visão da saúde com o desenvolvimento da sociedade até os dias atuais. No segundo capítulo, a partir do desenvolvimento do conceito vocação, estabelece-se uma vinculação entre a preservação da saúde como preservação da vocação. Por fim, o ter- ceiro capítulo aborda o olhar de cuidados sobre os líderes religiosos, propondo elementos para a melhora da saúde espiritual, emocional e física destes líderes, de forma a que o seu exercício vocacional seja realizado de forma plena e integral, englobando o líder religioso em toda a complexidade de seu ser.
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    Religião e gênero: análise da relação entre o discurso Oficial da Igreja Católica sobre a sexualidade e o discurso e as práticas das mulheres da região Episcopal Brasilândia
    (Universidade Metodista de São Paulo, 2011-08-22) LIMA, Maria Ivoneide Torres; SOUZA, Sandra Duarte de
    Este trabalho, situado entre os estudos de religião, sociologia e gênero analisa três documentos da Igreja Católica: Catecismo da Igreja Católica, Mulieris Dignitatem e Ordinatio Sacerdotalis, cujo foco principal é a sexualidade e a questão de gênero. Buscamos, com esta análise, compreender questões relacionadas ao discurso da Igreja Católica, bem como as práticas cotidianas das mulheres da Região Episcopal Brasilândia, bairro pesquisado da capital paulista. As análises foram fundamentais para fazer um contraponto entre o discurso católico sobre a sexualidade e as práticas dessas mulheres, que vivem em constante tensão entre prática da sexualidade e o discurso da Igreja Católica. Inicialmente, a análise faz um percurso histórico do discurso oficial dessa instituição católica sobre a sexualidade, articulado pelas teóricas Ivone Gebara, Priore, Schott, Ranke-Heinemann, entre outros. Tratamos, enfim, do conflito entre o discurso católico, conservador, e a prática dessas mulheres, numa visão progressista. Os autores pesquisados constatam um distanciamento dos fiéis em relação aos dogmas católicos, seja devido à secularização ou pelo fato de a Igreja Católica ter perdido parte da hegemonia como reguladora da vida dos fiéis.
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    Micro-redes de solidariedade e legitimação: a liderança de mulheres na periferia do poder clérigo-institucional das igrejas pentecostais clássicas na cidade de Diadema
    (Universidade Metodista de São Paulo, 2011-04-04) MARTINS, Marcos José; WIRTH, Lauri Emilio
    Desde o surgimento do Movimento Pentecostal, mulheres tiveram participação ativa e fundamental para a consolidação do Movimento. Entretanto, com sua institucionalização, o Movimento Pentecostal passou a segregar as mulheres, restringindo sua atuação a funções eclesiais subalternas. Mulheres foram relegadas ao esquecimento. Contudo, a hegemonia do poder masculino não impediu que as mulheres criassem suas redes de sentido nas igrejas pentecostais, através de sociedades de mulheres que funcionam como espaços de socializa- ção e humanização, geralmente em contextos de alta vulnerabilidade social. A presente pes- quisa procura visibilizar e problematizar estas redes de socialização e de produção de senti- do. O objeto de pesquisa são essas micro-redes sociais constituídas e lideradas por mulheres pentecostais. O método de pesquisa utilizado foi o da História Oral, o qual foi muito útil para compreender, através de depoimentos, como se formam as teias, tramas, interações e redes por onde flui a solidariedade entre as mulheres e a legitimação do poder que as pró- prias mulheres pentecostais alcançam e usufruem nessas micros-redes. Procurou-se deixar as mulheres falarem por si mesmas. Com a vez e a voz, as mulheres pentecostais!
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    O Ministério Feminino e as interpretações Místico Simbólicas de João 4,4-42
    (Universidade Metodista de São Paulo, 2011-08-23) BRITO, Marco Aurélio de; NOGUEIRA, Paulo Augusto de Souza
    Esta pesquisa se propõe a compreender qual o significado do ministério feminino e as mútuas relações dos símbolos na comunidade jo- anina. O filtro teológico adotado para essa compreensão partiu como base de João 4, em que surgem, dentro dessa perícope, sinais de uma comunidade em um processo teológico em diversas fases. É relevante a exegese porque nos permite entender o contexto histórico, as di- ficuldades da comunidade joanina e quais as principais questões dis- cutidas dentro desse texto. A intenção primária é apresentar o valor da mulher para a comunidade de João em contrapartida com a opres- são religiosa no mesmo período. Partindo do texto de Jo 4, 4-42, pre- tendemos também entender a proposta do redator, que usa os símbo- los como forma de linguagem para classificar os personagens, a qua- lidade da missão e a forma de servir ao reino de Deus na perspectiva joanina.
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    Associativismo religioso e os imigrantes africanos: o caso do Campo Missionário Congoangolano da Assembleia de Deus na cidade do Rio de Janeiro
    (Universidade Metodista de São Paulo, 2011-08-22) SIAS, Márcia Denise Dutra; SOUZA, Sandra Duarte de
    Esta pesquisa faz uma análise do Campo Missionário Congoangolano da Assembleia de Deus, localizado no bairro de Brás de Pina - Zona norte da cidade do Rio de Janeiro. Procura identificar a função desta comunidade religiosa para os imigrantes congoleses e angolanos que a ela pertencem. Desse modo, visa refletir sobre a formação de um espaço territorial religioso consolidado por elementos da religiosidade africana e do pentecostalismo assembleiano e sua imbricada associação com a formação de redes de apoio e de coesão social em torno da manutenção e sustentação de um espaço identitário. Esse espaço é marcado por elementos que expressam símbolos e signos dos países de origem de seus integrantes - Congo e Angola - ao utilizarem a liturgia africana em seus cultos. A pesquisa leva em consideração as demandas que norteiam o processo migratório, as leis que regem esses imigrantes e o quanto tal processo contribui para práticas associativas que envolvem fatores inerentes a inserção e integração sociocultural e econômica no interior do campo missionário.
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    A religião como um processo pedagógico no pensamento de Meishu-Sama: um diálogo com Paulo Freire
    (Universidade Metodista de São Paulo, 2011-03-14) DINELLI, Lilia; SUNG, Jung Mo
    Esta pesquisa busca apresentar contribuições para o campo da relação entre religião e educação, especificamente a concepção da religião como um pro- cesso pedagógico no pensamento de Meishu-Sama, fundador da Igreja Messi- ânica Mundial. O trabalho está dividido em três partes. A primeira apresenta a vida de Meishu-Sama e a história da fundação da Igreja Messiânica Mundial, que ocorreu na primeira metade do século XX no Japão. A segunda estuda a concepção de Meishu-Sama sobre a função da religião e a relação desta com a educação, especialmente no desafio fundamental para a formação do ser hu- mano. A terceira parte estabelece um diálogo entre os pensamentos educacio- nais de Paulo Freire e Meishu-Sama, especialmente em torno do desafio da humanização e das noções de educação bancária e a libertadora dialógica (Paulo Freire) e a “educação morta” e “educação viva” (Meishu-Sama). Neste diálogo é dado destaque à noção de “educação espiritualista” de Meishu- Sama, que considera fundamental criticar a descrença do mundo moderno em relação ao “mundo espiritual”. Para este autor, desconstruir o pensamento materialista e integrar o ser humano na natureza é tarefa tanto da religião co- mo da educação.
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    Metodismo de imigração e afro-brasileiros: Análise de alguns aspectos importantes da relação entre imigrantes metodistas estadunidenses e população afro-brasileira na região de Piracicaba no período de 1867 a 1930
    (Universidade Metodista de São Paulo, 2011-03-15) LOIOLA, José Roberto Alves; TROCH, Lieve
    Os imigrantes metodistas americanos que chegaram ao Brasil em meados do século XIX na região de Piracicaba, são majoritariamente do sul dos Estados Unidos e, portanto, escravocratas. Encontram aqui não apenas a oportunidade de reconstruírem suas vidas devastadas pela guerra de secessão (1861-1865), como também uma nova possibilidade de reviverem seus ideais escravocratas, num país ainda escravagista. Com efeito, a presente dissertação versa sobre alguns aspectos importantes das relações destes imigrantes com a população afro-brasileira, priorizando o recorte histórico entre 1867-1930 e procurando destacar situações históricas na região de Piracicaba. Na tentativa de reconstituir possíveis anseios de liberdade dos afro-brasileiros, sua resistência e luta pela abolição, a pesquisa discute também o contexto de transição do país em face do liberalismo emergente na economia e na política, o que facilitou em muitos aspectos a inserção do protestantismo. Em face do exposto, a fundamentação teórica será feita a partir de autores como Boaventura de Souza Santos (2006), Frantz Fanon (1968;2008), Abdias do Nascimento (1978), Eugene Genovese(1983), Justus Gonzalez (2007), Antonio Gouveia Mendonça (2008), José Carlos Barbosa (2002), Júlio Chiavenato(1988), Eugene Harter (1985), Peri Mesquida (1994), Judith MacKnigth Jones (1967) entre outros. O distanciamento da missão metodista em relação às necessidades das populações afro-brasileiras demonstra que os metodistas direcionaram sua missão mais para si mesmos, como colônia e posteriormente, para as elites. As populações pobres, incluindo os afro-brasileiros da região, não foram contempladas. Isso pode explicar a ausência destes nas instituições metodistas até 1930 quando da autonomia da Igreja Metodista do Brasil em relação à Igreja Metodista Episcopal do Sul dos Estados Unidos.
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    Javé é único (’ehad) em Dt 6,4-9
    (Universidade Metodista de São Paulo, 2011-01-31) CRUZ, Joerley Orlando de Oliveira; SCHWANTES, Milton
    A partir da análise exegética de Deuteronômio 6,4-9, esta pesquisa aborda o significado da unicidade de Deus, sua relação com a Lei, em defesa do Único Deus representado por elas. Em princípio, pensamos em Deuteronômio 6,4-9 por ser um texto localizado em um dos livros mais importantes na formação do povo de Israel. A importância se faz em meio à constituição legal que rege a vida do povo, como também no sentimento que o povo nutre durante sua história posterior. Nossa investigação nos conduzirá ao Deus Único que hoje ainda sustentamos, com a percepção de sua presença, e em sua relevância. Nossa conclusão buscará compreender que o Deus Javé de Deuteronômio 6,4-9 ainda se faz presente e atuante, com sua participação efetiva que se move e caminha em meio ao seu povo, da mesma forma como chamou a atenção de Israel por meio da voz que convida a ouvir.
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    A igreja do Nazareno: dos primórdios (1895) ao cinqüentenário no Brasil (2008)
    (Universidade Metodista de São Paulo, 2011-04-05) OLIVEIRA, Jefferson Rodrigues de; CAMPOS, Leonildo Silveira
    Este trabalho é uma descrição e análise sócio-histórica da Igreja do Nazareno nos aspectos mais importantes que contribuíram para sua inserção e expansão no Brasil. Descrevemos a trajetória formativa dessa Igreja nos Estados Unidos, partindo das considerações histórico- sociológicas dos valores teológicos que ela agrega, como o Arminianismo, a tradição wesleyana e a doutrina da santidade. Buscamos entender, primordialmente, como se deu o processo de inserção e expansão da Igreja do Nazareno no Brasil, sua estrutura de governo, sua prática litúrgica, a formação de pastores, a forma de agregação de membros e a relação que se estabelece entre esses pastores e os membros. O estudo sobre essa denominação ainda é incipiente no meio acadêmico brasileiro, assim, buscamos suplantar a ausência de informações sobre ela, nesse meio. Portanto, ressaltamos os aspectos de um enfoque sócio histórico institucional que podem se distanciar da forma eclesial como os próprios nazarenos compreendem sua denominação. Na abordagem desse objeto, enfatizamos a pesquisa bibliográfica, a análise documental, a utilização de recursos audiovisuais, bem como a observação participante. Este trabalho possibilitou o entendimento de que a Igreja do Nazareno, desde seus primórdios, conduz sua prática pela distinção no meio protestante em que se insere. No caso do Brasil, em que existem muitas outras denominações, a Igreja se firma sobre sua principal distinção, a doutrina da santidade, a qual, por um enfoque da teoria das economias religiosas, tem servido de produto para atender determinado nicho do mercado religioso brasileiro.
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    O salmo de Jeremias 20.7-18 na perspectiva da linguagem da lamentação do antigo Israel
    (Universidade Metodista de São Paulo, 2011-09-25) BAUMANN, Igor Pohl; SCHWANTES, Milton
    A presente dissertação se situa no campo das Ciências da Religião. É um estudo da perícope de Jeremias 20.7-18 na perspectiva do fenômeno de lamentação na área da literatura e religião do mundo bíblico. Jeremias 20.7-18 é um dos textos de lamentação representativos dentre os que se encontram fora do saltério, na literatura profética. O tema desenvolvido visa analisar este salmo em sua forma, lugar e conteúdo na perspectiva da linguagem de lamentação. O conteúdo que nos atemos foram as imagens de Yhwh reconhecidas na perícope: sedutor irresistível, Deus violento, fogo consumidor, guerreiro violento e vingativo, Senhor dos exércitos, libertador do pobre e subversor das cidades impenitentes. O estudo desta perícope foi possível mediante a compreensão da linguagem de lamentação como um fenômeno religioso universal. Localizamos a lamentação na sociedade do antigo Oriente Próximo, pois foi o contexto que tornou possível tal experiência para o antigo Israel. A lamentação na história da religião de Israel só é possível ser construída a partir de hipóteses. As hipóteses para uma história da lamentação em Israel que averiguamos nesta dissertação foram distribuídas entre o período pré-exílico, exílico e pós-exílico, a partir dos principais textos de lamento que marcam tal linguagem em cada período. Reconhecemos o gênero de lamentação nos documentos sagrados de Israel, como gênero literário e as estruturas simbólicas que permeiam os salmos de lamentação. Dessa forma, nos aproximamos da linguagem de lamentação de Jeremias 20.7-18 como parte do fenômeno do antigo Israel. Portanto, a linguagem de lamentação se torna a linguagem do sofrimento. Em outras palavras, a lamentação dá voz ao ser que sofre. O livro de Jeremias se situa num período de intenso sofrimento e violência contra a nação de Israel. É adequado, pois, no âmbito das lamentações, a presença deste salmo peculiar no livro seu profético. Com isso, estudamos exegeticamente nossa perícope perguntando o seu gênero principal. Em seguida, verificamos o lugar vivencial e, em termos de conteúdo quais são as imagens ou quadros ali demonstrados e como os dois se ajustam.