Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião

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Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião

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    A (r)existência das vocacionadas ao ministério pastoral Batista: descortinando a relação entre as pastoras Batistas de São Paulo e a não filiação na ordem dos pastores Batistas do Brasil em São Paulo (OPBB-SP)
    (Universidade Metodista de São Paulo, 2016-02-23) SOUZA, Valéria Vieira de; SOUZA, Sandra Duarte de
    O contexto batista é predominantemente marcado por lideranças masculinas, destinando às mulheres apenas lugares e comportamentos socialmente estabelecidos, como a casa, o cuidado, a maternidade, a submissão, entre outras características que enfatizam a hierarquia de gênero. Mesmo diante do desenvolvimento econômico e da ocupação que as mulheres estão conquistando no campo público, a igreja e principalmente as igrejas batistas, permanecem fundadas em alicerces que exaltam o poder masculino em detrimento do lugar que deve ser ocupado pelas mulheres, ou seja, onde elas decidirem atuar. Caso elas decidam atuar num campo predominantemente masculino, terão que lidar com a desconstrução de um pensamento socialmente permeado de dominação masculina e com a árdua construção de um pensamento que vise a igualdade de gênero. O objeto desta pesquisa é o ministério pastoral feminino no contexto batista brasileiro. O texto analisa o discurso das Pastoras Batistas do Estado de São Paulo e o discurso dos líderes da Ordem dos Pastores Batistas de São Paulo (OPBB-SP) a respeito do ministério pastoral feminino e a não filiação de mulheres na OPBB-SP. A importância deste trabalho é a de demostrar as relações de micro poder existentes entre pastores e pastoras e concomitantemente as desigualdades dentro do contexto batista com relação ao ministério pastoral feminino. Essa afirmação se consolida por meio das análises das entrevistas semiestruturadas que realizei na pesquisa de campo, com sete pastoras batistas do Estado de São Paulo, bem como com três líderes da OPPB-SP. Esta é uma pesquisa qualitativa, em que foram analisados documentos oficiais da igreja, como pautas de convenções, atas, sites institucionais, periódicos e documentos não oficiais encontrados em redes sociais, blogs, jornais online, entre outros. Posso afirmar que as pastoras batistas estão se mobilizando para cumprir sua vocação, usando argumentos transcendentes que impedem qualquer pessoa de desafiar ou duvidar de seu chamado pastoral, pois: “O vento sopra onde quer; ouve-se o ruído, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai. Assim acontece com aquele(a) que nasceu do Espírito.” (João 3.8).
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    A religião no conflito entre Israel e Palestina no contexto da criação do Estado judaico: aspectos históricos (1896-1948)
    (Universidade Metodista de São Paulo, 2016-03-17) PRAZERES, Tamires Silva Pereira; WIRTH, Lauri Emilio
    O presente trabalho analisa o papel da religião no conflito entre Israel e Palestina, principalmente no contexto da implantação do Estado de Israel, em 1948. A análise toma como delimitação histórica do conflito o período de 1896 a 1948, quando ocorre a migração das primeiras levas de judeus para os territórios palestinos. A pergunta inicial é sobre como judeus e muçulmanos se relacionavam nos primeiros anos de imigração até a criação do Estado de Israel. O problema principal a ser esclarecido é como a construção cultural ocidental em relação aos palestinos interferiu no conflito, principalmente no que tange à tomada da terra e à construção de um novo país dentro de um já existente, socialmente, religiosamente e culturalmente. Finalmente a pesquisa pergunta pela repercussão do conflito entre israelenses e palestinos no campo religioso protestante, principalmente entre grupos conservadores e fundamentalistas deste ramo do cristianismo. A pesquisa é totalmente bibliográfica e toma como referência as teorias pós-coloniais para debater a história do território, no que se refere aos aspectos religiosos do conflito.
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    Ficção científica contra o cientificismo: teologia e imaginação moral na trilogia cósmica de C. S. Lewis
    (Universidade Metodista de São Paulo, 2016-03-18) CRUZ, Paulo; LAUAND, Luiz Jean
    O presente trabalho apresenta um estudo da obra Triologia Cósmica de C. S. Lewis — composta pelas obras Além do Planeta Silencioso, Perelandra e Essa força medonha —, analisando os conceitos teológicos utilizados pelo autor, sobretudo a doutrina do Pecado Original, e suas relações com o conceito de Imaginação Moral, desenvolvido pelo filósofo americano Russell Kirk.
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    Traduções enigmáticas: a primeira viagem missionária dos Atos dos Apóstolos nas bordas da semiosfera
    (Universidade Metodista de São Paulo, 2016-10-03) PAULA, Leandro Miranda de; NOGUEIRA, Paulo Augusto de Souza
    O livro de Atos dos Apóstolos é uma história instigante. Esta pesquisa analisa as traduções enigmáticas da primeira viagem missionária de Paulo e seus companheiros nas bordas da semiosfera. Portanto, ela tem como objetivo discutir como é formado o espaço semiótico nas fronteiras, verificando os seus múltiplos níveis e como essas várias semiosferas, em sobreposição e em relação, formaram um corpo literário tão importante para entendermos o cristianismo do primeiro século. Tal análise parte de um estudo exegético da perícope de Atos dos Apóstolos 13-14 por meio da metodologia de análise narrativa e semiótica, além de uma pesquisa bibliográfica, buscando elementos fundamentais para compreendermos um texto modular no processo missionário nas primeiras décadas do cristianismo. Para melhor aproveitamento, o estudo é desenvolvido em três capítulos. O primeiro é o instrumental teórico que mapeia o estado atual da questão e o seu arcabouço teórico-metodológico. O segundo relata a historiografia, literatura grega e a obra lucana, buscando as interações e inter-relações na construção literária da primeira viagem missionaria. Por fim, o terceiro e último capítulo analisa a primeira viagem nas bordas da semiosfera, verificando as traduções enigmáticas no seu bloco literário. O principal objetivo é responder à seguinte questão: como o antagonismo entre língua, identidade e cultura produziu traduções ambíguas nas bordas da cultura e como a população atribuiu sentido aos temas e repertórios que lhes são familiares para entender e ordenar elementos que lhes são enigmáticos, no caso, a ação taumatúrgica e a pregação de missionários itinerantes judeu-cristãos.
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    Assistência de saúde às mulheres muçulmanas no Brasil: uma análise da relação entre o sistema religioso islâmico e a política nacional de atenção integral à saúde da mulher
    (Universidade Metodista de São Paulo, 2016-03-15) LIMA, Kayte Chaves Oliveira de; SOUZA, Sandra Duarte de
    A presente dissertação tem por objetivo analisar os aspectos religiosos islâmicos e as implicações das relações de gênero no islam sobre a assistência de saúde às mulheres muçulmanas, e através disto, discutir a importância do conhecimento prévio do islamismo pelos profissionais de saúde para propor uma assistência de saúde congruente a estas mulheres, tendo por referência a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher. Esta pesquisa tem abordagem qualitativa, com o desenvolvimento de pesquisa de campo e aplicação de um roteiro de perguntas semi-estruturado, com questões relacionadas ao islamismo e à saúde das mulheres. Ao todo, foram entrevistadas dez pessoas, sendo estas: quatro mulheres revertidas ao islam, três mulheres de família muçulmana, dois sheiks e uma assistente social. As entrevistas foram realizadas no Centro de Divulgação do Islam para a América Latina e o Caribe (CDIAL) e na Assembléia Mundial da Juventude Islâmica na América Latina (WAMY).
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    Teologia e tradição no contexto das religiões de umbanda: uma análise do conflito entre cultura acadêmica e popular
    (Universidade Metodista de São Paulo, 2016-08-23) RODRIGUES, Júlio César Pasqualinoto; RIBEIRO, Claudio de Oliveira
    A religião de Umbanda ocupa grande espaço na vida e no imaginário religioso brasileiro, e adota as lendas, mitos e folclore da cultura popular brasileira. Desprovida de texto sagrado, a Umbanda rejeita a ideia do entendimento de uma literatura sagrada como pressuposto para uma ligação com o divino, sendo mais preocupada com a experiência religiosa e do sagrado, como ponte entre a dimensão humana e divina. Embora de comum acordo sobre a importância da prática na religião de Umbanda, existe um forte debate teológico na questão do valor principal para as práticas e vida religiosa do filho de santo. De um lado, temos a Doutrina Esotérica que aposta na produção textual e teórica e, de outro, temos a Umbanda de popular, que aposta na experiência pessoal do filho de santo com a tradição oral e as práticas religiosas. De sua fundação até a presente data, a Umbanda Esotérica tem apostado na formação acadêmica como base principal para a instrumentalização do filho de santo para a prática no terreiro, assim como publicação de textos, livros, artigos, oferecimento de cursos e a criação da primeira instituição especializada de ensino, a Faculdade de Teologia Umbandista. Se por um lado, para alguns, isso possa parecer uma abertura para a modernização e melhor aceitação das práticas de origem africanas, para outros, representa uma limitação na prática e na experiência do filho de santo devido à racionalidade do espaço acadêmico. Desse modo, pretendo investigar esse conflito no discurso e nas suas especificidades, estudando literatura especializada e orgânica, tendo como eixo de investigação a seguinte questão: O que é mais importante para as práticas religiosas em Umbanda, a formação prática ou a acadêmica?
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    A função sociológica do [v'r' nos salmos de lamentação e os conflitos de classes ocorridos no final do período pós-exílio
    (Universidade Metodista de São Paulo, 2016-09-29) LAGE, Jovanir; SIQUEIRA, Tércio Machado
    A presente pesquisa organiza-se a partir do problema da contraposição entre “malfeitores e justos” que atravessa os diversos tipos de textos do período persa sob a seguinte pergunta: Quem é o [v'r' na sociedade israelita, e porque este termo surge com maior intensidade no período pós-exílio? O objetivo desta pesquisa visa principalmente, a investigação das razões que influenciaram a introdução da terminologia [v'r' “malfeitor” em determinados salmos, como identificação do inimigo. Os objetivos secundários de nossa investigação serão: (1) analisar a formação conceitual do [v'r' dentro de sua característica anti-positiva com o qyDIc; “justo” enfatizando o eixo ético, caracterizado como uma das interpretações do termo; (2) estudar a função do termo dentro dos Salmos de Lamentação, apoiado no estudo exegético do Salmo 55; (3) entender de forma crítica, a análise das implicações do uso do [v'r' como representação da maldade no desenvolvimento social da comunidade israelita no período pós-exílio. Em nossa abordagem pretendemos tratar de tal estudo a partir do eixo ético, estendendo a investigação para a análise das motivações interpretativas da solidariedade no contexto veterotestamentário.
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    Silas Malafaia: seus desejos e modelos: um estudo a partir da teoria do desejo mimético de René Girard
    (Universidade Metodista de São Paulo, 2016-09-20) SOUZA, Gideane Moraes de; Jung Mo Sung
    Esta dissertação de mestrado apresenta os resultados da pesquisa sobre Silas Malafaia – um conferencista conhecido entre evangélicos e entre não-evangélicos no Brasil que se utiliza do recurso televisivo há cerca de 33 anos, onde detém programas com formatos diversificados ao longo dos anos; e um discurso incisivo de relevante influência sobre muitos seguidores. Sua pregação condena o aborto, o uso de drogas e o que enxerga como aumento dos privilégios dos homossexuais, ao mesmo tempo em que assumiu a teologia da prosperidade. Usando da teoria do Mecanismo Mimético de René Girard, e estudando o contexto no qual foi criado e com quem se relacionou desde os seus primórdios, esta pesquisa estuda a evolução e mudanças de posicionamento de Silas Malafaia e a influência dos seus modelos de desejo. Analisaremos em particular a sua transição de uma teologia mais conservadora da Assembleia de Deus para adesão à Confissão Positiva e Teologia da Prosperidade, e a utilização da Mídia não apenas voltada para cristãos, mas como ferramenta de comercio, que antes combatia. Parte-se da hipótese de que Silas Malafaia muda seu discurso e pregação na medida em que assume como modelos de desejo pastores norte-americanos teleevangelistas, como Morris Cerullo e Mike Murdock, que atuam na mídia televisiva e são considerados pastores bem-sucedidos. Nessa na análise, diferenciamos dois tipos de modelos de desejo, -- de acordo com a teoria de desejo mimético de René Girard -- na vida de Silas Malafaia: modelos de mediação interna e os de mediação externa. Espera-se que este trabalho possa contribuir para as reflexões sobre a teoria de René Girard e também para estudos concernentes ao Pentecostalismo Assembleiano e suas diversas possibilidades.
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    A sacralidade da vida humana: apoderamentos laicos e religiosos de um conceito por ocasião do debate sobre a descriminalização do aborto de fetos anencéfalos no Brasil
    (Universidade Metodista de São Paulo, 2016-02-25) GENCIANO JUNIOR, Francisco; SOUZA, Sandra Duarte de
    O julgamento da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental nº 54, suscitada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde, finalizado em 12/04/2012, que versou sobre a descriminalização da antecipação terapêutica do parto de fetos anencéfalos no Brasil, estabeleceu paradigma jurisprudencial para o tema e possibilitou debates nos quais estiveram presentes a temática relativa ao conceito de sacralidade da vida humana, dignidade humana ou valor intrínseco da vida humana. A pesquisa tem por objetivo analisar o uso do conceito de sacralidade da vida humana nos discursos políticos, jurídicos, científicos e religiosos havidos durante o desenrolar do julgamento, visando assim identificar como se estrutura o conceito e como foi apoderado pelos discursos laicos e religiosos quando do julgamento da ADPF n. 54. Para tanto se efetua a análise de elementos imbricados na questão, como a temática da secularização e da laicidade, com a respectiva abordagem da condição da religião em espaços públicos, e destas com o assunto crucial dos direitos humanos e o papel da religião. Seguindo para o levantamento da formação e concretização da ideia de sacralidade da vida humana, e análise do conteúdo do material relacionado ao mencionado julgamento: Acórdão e transcrições das audiências públicas nas quais foram promovidos os discursos que interessa averiguar.
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    A participatio de Tomás de Aquino na proposta doutrinal do novo catecismo da igreja católica
    (Universidade Metodista de São Paulo, 2016-03-18) CHADAREVIAN, Elie; LAUAND, Luiz Jean
    A proposta do novo Catecismo da Igreja Católica é, do ponto de vista abstrato, transformadora e mesmo revolucionária, se pensarmos, por exemplo, na extraordinária importância que, pela primeira vez, se dá ao papel do fiel leigo, como membro pleno da Igreja, e à vida quotidiana, decorrentes de uma nova concepção do alcance do Batismo, cujas dimensões física e metafísica (natural e sobrenatural) impulsionam seus sujeitos a agir não mais como simples “membros de carteirinha”, mas como filhos de Deus efetivamente impregnados de divindade, o que é claramente perceptível sob a perspectiva do conceito de participação – a participatio – desenvolvido por Tomás de Aquino, que permeia todo o novo Catecismo da Igreja Católica em suas quatro grandes partes (a doutrina da fé #26 - #1065, a Liturgia #1066 - #1690, a Moral #1691 - #2557 e a vida de Oração #2558 - #2865), como é demonstrado neste trabalho, onde, 234 ocorrências de participação e suas correlatas (participar, participante etc.) foram registradas, das quais, 171 (73%) são no sentido mais profundo proposto por Tomás. No entanto, neste quarto de século, desde que foi promulgado o CIC, não se nota na pastoral e na educação católicas as correspondentes significativas mudanças que seria de esperar.
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    O PSC e a noção de “família tradicional” como identidade partidária e religiosa: análise do processo eleitoral de 2014
    (Universidade Metodista de São Paulo, 2016-03-02) SANTOS, Eder William dos; SOUZA, Sandra Duarte de
    A presente dissertação analisa como o Partido Social Cristão (PSC), ao longo do tempo, se apropriou da identidade religiosa de seus atores políticos que na sua maioria são membros da Frente Parlamentar Evangélica, os quais defendem no espaço público a “família tradicional”, em detrimento da pluralidade de arranjos familiares na contemporaneidade. Para explicitar o objeto - “família tradicional” e PSC -, foi necessário retroceder no tempo e investigar na historiografia os primórdios da inserção dos evangélicos na política brasileira. Em vista disso, analisamos a participação dos evangélicos nos respectivos períodos do Brasil: Colônia, Império e República. A dificuldade da entrada de evangélicos na política partidária, dentre outros fatores, se deve àinfluência do catolicismo no Estado. Assim sendo, averiguamos em todas as Constituições (1824, 1891, 1934, 1937, 1946, 1967, 1969 e 1988) o que a mesma diz no que tange a proibição e a liberdade religiosa no país. Logo, verificamos entre as Eras Vargas e República Populista, que ocorreu com intensidade a transição do apoliticismo para o politicismo entre os evangélicos brasileiros, porém, eles não recebiam o apoio formal de suas igrejas. Em seguida, a participação dos evangélicos na arena política durante a ditadura militar foi investigada com destaque para o posicionamento de vanguarda da IECLB, através do Manifesto de Curitiba e, também com a presença de parlamentares evangélicos no Congresso Nacional. A politização pentecostal é ressaltada em nosso trabalho, através do pioneirismo de Manoel de Mello e, depois na Redemocratização quando as instituições evangélicas se organizaram para eleger seus candidatos à Assembleia Nacional Constituinte. E, com o fim do regime militar, o PSC surge como partido “nanico”, contudo, deixa o anonimato e ganha visibilidade midiática quando o pastor e deputado, Marco Feliciano, assume a presidência da Comissão de Direitos Humanos e Minorias, em 2013. Esse é o pano de fundo histórico que projetou o PSC e seus atores no pleito de 2014 com o mote “família tradicional”.
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    O Reino de Deus e a Igreja na Teologia da Missão integral de René Padilla
    (Universidade Metodista de São Paulo, 2016-09-29) MEDEIROS, Douglas Alonso Gonzalez; Jung Mo Sung
    Este trabalho tem por objetivo realizar uma análise dos conceitos de reino de Deus e igreja na teologia da missão integral de René Padilla por meio de uma pesquisa bibliográfica do referido autor, como também do seu contraponto teórico mais importante, o movimento de crescimento de igreja, principalmente na figura de seu fundador Donald McGravan, identificando as causas que fizeram René Padilla escrever acerca da temática em questão, estabelecendo qual a importância que estes conceitos têm em relação às questões da teologia da missão da igreja e demonstrando em que medida sua proposição se mostra como uma continuidade da teologia predominante ou rompimento. A análise bibliográfica terá como foco principal os textos produzidos por René Padilla, principalmente aqueles que abordam discussões acerca do reino da Deus e da igreja na missão da igreja. Serão apontadas as definições de reino de Deus e igreja, bem como, as repercussões que a relação entre eles desempenha na formulação da teologia da missão integral do teólogo latino-americano e outras teologias da missão.
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    A construção discursiva do mártir: um olhar a partir da Passio Sanctorum Perpetuae et Felicitatis
    (Universidade Metodista de São Paulo, 2016-10-03) MATOS, Denilson da Silva; NOGUEIRA, Paulo Augusto de Souza
    O propósito desta pesquisa é analisar a Passio Sanctorum Perpetuae et Felicitatis, destacando como este relato de martírio apresenta suas personagens principais, isto é, como os mártires são construídos narrativamente. A pesquisa trabalha o martírio no cristianismo primitivo como um fenômeno discursivo, ou seja, como uma prática surge de uma interação discursiva entre as principais culturas em constante diálogo nos primeiros séculos da era cristã, a greco-romana, judaica e cristã. Para tal análise, dialogaremos com as obras de Judith Perkins e Candida Moss, Christine Trevett, Willian Tabbernee, Rex D. Butler, entre outros, bem como nos utilizaremos do conceito de dialogismo de Mikhail Bakhtin. A pesquisa discute, também, as mais recentes pesquisas acerca do tema do martírio. Ao examinar esta ideologia desenvolvida no cristianismo primitivo pôde-se identificar a construção discursiva de uma personagem atrelada à prática martírio, o mártir. Apresentamos as diversas características atribuídas ao mártir num corpo de textos do cristianismo primitivo conhecidos como Atas dos mártires, destacando o status elevado alcançados por esses homens e mulheres que enfrentaram a morte. O mártir, ao enfrentar e experimentar a morte recebe poderes inestimáveis, que o torna uma pessoa especial, um cristão ideal que se encontra acima da hierarquia eclesiástica e até mesmo da hierarquia celestial. A Passio Sanctorum Perpetuae et Felicitatis é um exemplo de literatura cristã primitiva que partilha dessas ideias que perpassam os primeiros séculos da era cristã. Ao analisar o enredo da composição narrativa deste relato de martírio identificamos traços do discurso sobre o martírio e sobre o mártir presentes no cristianismo primitivo.
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    Os painéis de azulejos sobre José de Anchieta no Pátio do Colégio, concebidos por Claudio Pastro, interpretados em três perspectivas: do artista, do espaço e do observador
    (Universidade Metodista de São Paulo, 2015-09-08) GENOVEZE, Claudinéia Cássia; RENDERS, Helmut
    A presente pesquisa objetivou compreender os painéis de Azulejos de José de Anchieta, compostos por Claudio Pastro e instalados no Pátio do Colégio. Pretendemos, em um primeiro momento compreender o estilo do artista, identificarmos suas referências: a Arte Bizantina e o Estilo Românico, juntamente ao seu envolvimento com a Arte do Cristianismo Católico. No segundo momento, buscamos analisar a representação figurativa de José de Anchieta, na base do entendimento da Companhia de Jesus com suas regras norteadoras, além de compreender o desenvolvimento dos jesuítas no Brasil e sua importância. Finalmente, objetivamos identificar como a figura de José de Anchieta foi apresentada na composição dos painéis de Claudio Pastro, em distinção e continuidade das narrativas anchietanas gerais da história colonial brasileira e discursos imagéticas referentes a José de Anchieta que antecedem a obra de Claudio Pastro.
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    O Êxodo como tradição fundante de Israel Norte a partir de 1Reis 12,26-32
    (Universidade Metodista de São Paulo, 2016-09-19) TOSELI, Cecilia; KAEFER, José Ademar
    Esta pesquisa apresenta a tradição do Êxodo-Deserto como tradição fundante de Israel Norte, consolidada no séc. VIII a.EC, a partir da leitura de 1Rs 12,26-32. O texto de 1Rs 12,26-32 apresenta as medidas religiosas de Jeroboão para consolidar a independência do recém-fundado Reino do Norte, em relação à “casa de Davi” e à “casa de Javé em Jerusalém” (v. 26-27). A perspectiva da redação é nitidamente judaíta. Consideramos, porém, que, por trás da narrativa de 1Rs 12,26-32, encontram-se ecos do Êxodo como tradição fundante de Israel Norte, consolidada durante o reino de Jeroboão II (788-747). Situamos o núcleo histórico da memória cultural do Êxodo em Israel Norte no contexto da campanha militar de Sheshonq I (945-925) em Canaã, na segunda metade do séc. X a.EC. Apesar da derrota da entidade político-territorial da “casa de Saul”, situada no planalto de Gabaon-Betel, a retirada forçada do Egito (por motivos desconhecidos), em pouco tempo, reacendeu nos remanescentes grupos das montanhas o sentimento de vitória e de libertação, após séculos de dominação egípcia em Canaã. Neste contexto, o Êxodo nasce como memória de luta contra o Egito, e não de migração do Egito. O deus do Êxodo é, então, concebido como uma divindade guerreira, que vai à frente de seu povo, garantindo-lhe a vitória. A saída do Egito das terras de Canaã abriu caminho para a consolidação do reino de Israel, sob o governo dos Omridas, no início do séc. IX a.EC. Assim, é possível compreender que a memória da libertação do Egito tenha-se tornado propaganda emblemática da vitória do estado nacional contra o seu grande inimigo, após séculos de sofrimento e humilhação. Por outro lado, a tradição do Êxodo mantém-se como força de resistência contra a exploração e opressão monárquica, conforme atesta a profecia de Oseias e Amós, no séc. VIII a.EC. A tradição do Deserto constituía uma memória independente. Foi unida à tradição do Êxodo, provavelmente, durante o reinado de Jeroboão II (788-747), conforme atestam inscrições e desenhos do sítio de Kuntillet ‘Ajrud. A partir da profecia de Oseias e Amós e dos registros de Kuntillet ‘Ajrud, consideramos que o culto nacional em Israel Norte, no séc. VIII a.EC, era dedicado a Javé, representado na forma do “touro jovem” e associado ao Êxodo, em santuários como Betel, Dã e Samaria. Antes, porém, de Javé tornar-se a divindade tutelar de Israel, a memória da libertação do Egito teria sido atribuída, inicialmente, ao deus El, divindade-suprema do panteão de Ugarit, tradicionalmente representado na forma do touro e ligado à deusa Asherá. Concorre com a tradição do Êxodo, à época de Jeroboão II, outra narrativa de fundação de Israel Norte, a tradição de Jacó, ligada a memórias de família. Contudo, após a queda de Samaria, as antigas memórias de Jacó são relidas em Judá, submetidas à tradição de Abraão e suplantadas pela tradição do Êxodo, que se torna, então, a partir do final do séc. VII a.EC, a narrativa fundante de um Israel unificado, considerado um só povo desde as origens.
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    Uma missão ao interior: o início do movimento batista regular no Brasil (1936-1950)
    (Universidade Metodista de São Paulo, 2016-03-16) BACOCCINA, Carlos Alberto dos Santos; WIRTH, Lauri Emilio
    Tendo como recorte o Vale do Cariri nos anos de 1930 a 1950, esta pesquisa visa contribuir para a história da inserção da Igreja Batista Regular no Brasil. A referência ao Vale do Cariri é necessária para captar o contexto e as relações sociais vigentes na chegada do missionário batista regular ao local. A inserção batista regular em solo brasileiro, mais especificamente em Juazeiro do Norte, de certa forma, se deu em terreno já preparado com a religiosidade nordestina construída num longo período. Tentamos observar os costumes, as crenças, as dores, os medos e os sonhos do carirense, como ponto de partida para identificarmos suas ações e reações à nova religiosidade oferecida pelos batistas regulares. Intentamos mostrar que o espaço deixado por Pe. Cícero e certa semelhança entre algumas posturas do missionário batista com aquelas do padre carismático foram pontos fundamentais para inserção e posterior institucionalização dos batistas regulares no nordeste brasileiro.
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    As ações da pastoral escolar com jovens do ensino médio do Colégio Boni Caonsilii a partir da teoria da complexidade
    (Universidade Metodista de São Paulo, 2016-03-14) LEITE, Caio Augusto Ceneme Ferraz; SOUZA, Sandra Duarte de
    A Pastoral Escolar Católica atua com crianças e jovens desde a educação infantil até o término do Ensino Médio. A proposta aqui levantada foi uma aproximação com o público jovem a partir de bases oferecidas pela teoria da complexidade. Os objetivos da pesquisa são: investigar o cenário vivenciado pela Pastoral Escolar a partir das suas ações com jovens no período do Ensino Médio; analisar as contribuições dos temas da teoria da complexidade para as ações da Pastoral Escolar com jovens no Ensino Médio; identificar a relação entre as necessidades dos/das jovens com as ações da Pastoral Escolar. Entende-se que há questões específicas as quais espera-se responder durante a pesquisa; são elas: qual o cenário vivenciado pela Pastoral Escolar na sua atuação com jovens no Ensino Médio? Quais contribuições os temas da teoria da complexidade oferecem para as ações da Pastoral Escolar com jovens no Ensino Médio? Qual relação pode ser estabelecida entre as necessidades dos/das jovens e as ações específicas da Pastoral Escolar acerca dessas questões? A pesquisa foi desenvolvida a partir de um processo metodológico no qual foram conduzidas entrevistas semiestruturadas com os/as jovens e assumiu um caráter exploratório, uma vez que a história e o contexto social no qual a instituição e as pessoas envolvidas interferem de forma direta nas ações praticadas pela Pastoral.
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    A "revolta" de Jeú e a Estela de Dã: um estudo em 2 Reis 10,28-36
    (Universidade Metodista de São Paulo, 2016-03-21) SOUZA, Bruno Cavalcante de; KAEFER, José Ademar
    A pesquisa tem por objetivo trabalhar o evento da Revolta de Jeú, em conjunto com a Estela de Dã, tendo como ponto de partida para tal, a exegese da perícope de 2 Reis 10-28,36. A história Deuteronomista apresenta o ato da Revolta de Jeú como sendo um feito demasiadamente importante, na restauração do culto a Javé em Israel, a partir de um contexto onde o culto a outras divindades, em Israel Norte, estava em pleno curso. No entanto, a partir da análise conjunta da Estela de Dã, que tem como provável autor o rei Hazael de Damasco, somos desafiados a ler esta história pelas entrelinhas não contempladas pelo texto, que apontam para uma participação ativa de Hazael, nos desfechos referentes a Revolta de Jeú, como sendo o responsável direto que proporcionou a subida de Jeú ao trono em Israel, clarificando desta forma este importante período na história Bíblica. Para tal análise, observar-se-á três distintos tópicos, ligados diretamente ao tema proposto: (1) A Revolta de Jeú e a Redação Deuteronomista, a partir do estudo exegético da perícope de 2 Reis 10,28-36, onde estão descritas informações pontuais sobre período em que Jeú reinou em Israel; (2) Jeú e a Estela de Dã, a partir da apresentação e análise do conteúdo da Estela de Dã, tratando diretamente dos desdobramentos da guerra em Ramote de Gileade, de onde se dá o ponto de partida à Revolta de Jeú; e por fim (3) O Império da Síria, onde a partir da continuidade da análise do conteúdo da Estela de Dã, demonstraremos a significância deste reino, além de apontamentos diretamente ligados ao reinado de Hazael, personagem mui relevante no evento da Revolta de Jeú.
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    Assembleia de Deus Ministério Belém em Itapecerica da Serra: transformações socioculturais dos usos e costumes
    (Universidade Metodista de São Paulo, 2016-04-07) OLIVEIRA, André Aparecido de; RIVERA, Dario Paulo Barrera
    Esta dissertação tem como objetivo estudar as transformações socioculturais dos usos e costumes da igreja Assembleia de Deus Ministério Belém em Itapecerica da Serra no bairro Crispim. Dentro desta perspectiva procuramos entender as razões que permeiam ainda hoje o discurso ideológico e conservador da igreja em estudo diante da flexibilização e dos novos paradigmas assembleianos referente aos usos e costumes. Atualmente a igreja Assembleia de Deus em Itapecerica da Serra passa por um processo de mudança e ressignificação em seus usos e costumes. Pretendemos discutir a possibilidade de que tais mudanças sejam oriundas do contato com diferentes pentecostalismos existentes em Itapecerica da Serra, e também do próprio desenvolvimento sociocultural da sociedade. Tenta-se nesta pesquisa estudar as mudanças dos usos e costumes como parte da teia de significados produzida pela Igreja Assembleia de Deus. Como processo metodológico utilizamos fontes históricas, dados publicados em livros, artigos, jornais da própria igreja que auxiliarão na confrontação dos dados encontrados em entrevistas realizadas com assembleianos de Itapecerica da Serra. Os resultados desta pesquisa estão apresentados em três capítulos cujo eixo central é a discussão das transformações socioculturais dos usos e costumes.
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    As narrativas visuais e religiosas do Vale do Amanhecer
    (Universidade Metodista de São Paulo, 2016-07-22) SANTOS, Altierez Sebastião dos; RENDERS, Helmut
    O Vale do Amanhecer é um movimento religioso genuinamente brasileiro que surgiu a partir da década de 1960 no Distrito Federal. A pesquisa tem como objetivo investigar a cultura visual religiosa do Vale do Amanhecer como elemento-chave da sua interpretação e construção da sua narrativa religiosa pós-moderna. Parte-se da hipótese de que a sua iconografia enquanto se utiliza elementos da ficção científica representa uma forma nova e rara de se situar na contemporaneidade considerando aspectos da cosmologia do século XX, para construir uma narrativa religiosa adaptada. Como referencial teórico utilizamos a abordagem de Edgar Morin sobre a intersecção de cinema e imaginário, a reflexão de Joseph Campbell como modelo da jornada do herói ou monomito. Como metodologia propõem-se partir da proposta por Gillian Rose para a interpretação da cultura visual. Espera-se evidenciar a importância das narrativas literárias espíritas e cinematográficas de ficção científica na constituição da narrativa pictórica do Vale do Amanhecer e como isso transformou este movimento em um dos principais fenômenos religiosos que assuiram a nova cosmologia.