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Item A “revolta da ineficiência”: os acontecimentos de junho de 2013 no Brasil e suas destituições político-teológicas(Universidade Metodista de São Paulo, 2019-05-21) SOUZA, Daniel Santos; RIBEIRO, Claudio; RENDERS, Helmut; BARSALINI, GlaucoO interesse dessa tese de doutorado é ensaiar uma leitura teológica atravessada e provocada pelas potências destituintes nos acontecimentos de junho de 2013 no Brasil. Nessa perspectiva, “junho” estaria afastado de um “poder constituinte”, na busca de uma nova ordem institucional e novamente enquadrado em um “paradigma securitário” do estado e em suas relações com o capitalismo neoliberal. Desse modo, entendo que aqueles acontecimentos podem ser interpretados para além da pergunta pela consequência político-estratégica e vistos como uma revolta capaz de expor a anarquia e a anomia capturadas nas tecnologias da “máquina governamental”. Como percurso metodológico, interessei-me em “catar” as imagens deixadas para trás nesses acontecimentos. A partir de mensagens levadas às ruas por meio de pichações, faixas, cartazes e bandeiras, desejei encontrar rastros destituintes e ineficientes, em alianças dos corpos que criam novas habitações da cidade. Com esse olhar, assumi “junho” como uma dobradiça político-teológica. De um lado, desvela a assinatura teológica do estado e possui um potencial profanatório e destituinte do fazer-político moderno. Do outro, ao indicar outros modos de viver a política e (re)imaginar o “sagrado” do estado, “dividindo a divisão” entre sagrado e profano, junho favorece os processos de revisão dos projetos de teologias, como a latino-americana da libertação (TdL). Para o exercício de imaginar rastros teológicos em junho de 2013, tomei como referencial teórico o filósofo italiano Giorgio Agamben (1942-), especialmente o seu projeto Homo sacer. Junto a isso, busquei construir tensões criativas entre uma “teologia inoperosa” e o paradigma teológico do êxodo, central nas TdL, focado na identidade (sujeito oprimido), no soberano (Deus libertador), no povo/nação, na posse da terra e na operatividade da luta. A escolha da TdL se deve à vinculação de uma espiritualidade desde e com as lutas populares e pelos seus interesses de se refletir e construir projetos políticos. Essas interações, desde junho, podem abrir possibilidades para novos usos da política e para se “pensar o impensado” como uma teologia ineficiente, orientada, por exemplo, a partir da concepção hebraica do sábado. A leitura ensaiada nessa tese é diagramática e cria algum sentido para expressões teológicas, com ênfase no espirito e no tempo messiânico, na libertação e imanência de deus e na graça de uma “comunidade que vem”. Por fim, em uma dimensão inoperosa da escrita, a tese se encerra com uma intervenção artística nas ruas da cidade de São Paulo, nomeada como: “rastros de deus nos rastros de junho”.Item A (des)humanização do estudante de engenharia sob o olhar de um professor-engenheiro(Universidade Metodista de São Paulo, 2021-09-23) GOMES, Marcelo Marques; FURLIN, MarceloEste trabalho busca investigar, dentre os aspectos que interferem na formação humanista do aluno do curso de Engenharia do Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia (CEUN-IMT), as percepções desses discentes acerca da influência da graduação em Engenharia e da formação de seus professores. Nessas percepções, buscou-se ainda capturar as percepções dos impactos dessa humanização (ou a carência dela) em sua atuação como Engenheiro, contrapondo-se ou corroborando com minhas próprias percepções sobre minha formação como Engenheiro. Essas percepções foram captadas à luz dos conceitos de alta modernidade, de acordo com Bauman (2001), Giddens (2012) e Hannah Arendt (2017), e dos conceitos de contemporaneidade de Agamben (2009). Nota-se que aspectos humanos e sociais, fundamentais para o convívio em sociedade, por vezes são deixados de lado em prol de uma formação altamente tecnicista, levando o futuro profissional a um exílio do humanismo. Foram realizadas entrevistas episódicas com seis alunos, de séries diversas. Foram utilizados conceitos da Pesquisa Narrativa, conforme Clandinin e Connely (2011) e Passeggi (2011), que se mostraram, para essa investigação, uma alternativa apropriada em relação à pesquisa tradicional, sobretudo para esse tipo de aproximação, em que se pretende legitimar a voz do sujeito interlocutor. As entrevistas apontaram para deficiências na formação do professor de Engenharia, sobretudo nos aspectos humanísticos, uma vez que são Engenheiros em sua maioria e tiveram em seus professores, também Engenheiros sem formação humanística os únicos exemplos antes de abraçarem a carreira docente. Foi apontada também a pouca importância dada ao humanismo ao longo do curso, o que verificou-se como fato histórico. Ao final, é feita uma proposta de trilha de capacitação docente, composta por quatro módulos e com 12 horas de duração, a ser oferecida ao corpo docente do IMT por meio da Academia de Professores do IMT, com o objetivo de despertar no professor a reflexão sobre sua própria atuação como professor humanizador.Item A besta de sete cabeças: monstruosidade e construção de fronteiras da cultura(Universidade Metodista de São Paulo, 2020-04-01) DORNELES, Vanderlei; GARCIA, Paulo RobertoEsta tese empreende uma análise da metáfora apocalíptica da besta de sete cabeças em sua intertextualidade e em seu sistema semântico em textos da cultura do antigo Mediterrâneo. O estudo parte do Apocalipse de João e dos textos do mundo bíblico e avança para descobrir a rede textual ampla desta metáfora na cultura antiga. A metáfora da besta de sete cabeças é considerada como um texto da cultura e um sistema de representação da alteridade. O estudo se fundamenta nos conceitos de semiosfera, texto da cultura e intertextualidade, conforme entendidos pelos teóricos da chamada Semiótica da Cultura, de origem russa, dentre os quais se destaca Lotman como seu principal articulador. Também se apoia no conceito de metáfora, na linha de Lakoff e Johnson; e na noção do monstruoso como sistema de representação de alteridade grotesca, segundo Kristeva e Cohen, entre outros teóricos da noção do abjeto e monstruoso. Parte da pressuposição de que elementos semióticos e conceituais comuns, ativos na memória e no imaginário das culturas, evidenciam o entrecruzamento dos textos de diferentes épocas e lugares. A metáfora da besta é analisada em suas conexões semióticas com textos antigos nos quais também se verifica a construção de figuras monstruosas de múltiplas cabeças, como na Paleta de Narmer de cerca de 3100 a.C. e no Cilindro de Tell Asmar de 2200 a.C., entre outros. Essas conexões indicam que o texto profético do Apocalipse de João não é dado de forma isolada das linguagens e da cultura de seu tempo. Elas permitem também enxergar as narrativas proféticas do Apocalipse como um texto da cultura, capaz de diálogo e produção de sentidos com uma rede de outras narrativas e tradições. À luz da Semiótica da Cultura, a metáfora da besta é analisada como um sistema de representação da alteridade opositora, a partir de elementos monstruosos e abjetos. Nessa linha, a metáfora se apresenta como uma ferramenta capaz de construir fronteiras definidoras do próprio e do alheio, caracterizando o cristianismo primitivo como uma cultura emergente distinta das demais à sua volta, embora em constante diálogo e entrecruzamento com as mesmas.Item A comunicação da Igreja Católica na América Latina e Caribe a partir dos documentos conclusivos do CELAM: uma visão compreensiva de suas teorias e de suas práticas(Universidade Metodista de São Paulo, 2021-03-19) ALVARENGA, Ricardo Costa; KÜNSCH, Dimas A.A presente tese tem por tema a comunicação da e na Igreja Católica na América Latina e Caribe, e, por objeto de estudo, os Documentos Conclusivos das Conferências Gerais do Episcopado Latino-Americano e do Caribe (Celam), realizadas no Rio de Janeiro (Brasil, 1955), em Medellín (Colômbia, 1968), em Puebla (México, 1979), em Santo Domingo (República Dominicana, 1992) e em Aparecida (Brasil, 2007). O objetivo principal consiste em compreender as principais tendências comunicacionais da Igreja Católica a partir dos cinco documentos. Trabalha-se com a hipótese de que é possível identificar nesses documentos, pelos menos, três grandes modos de compreensão do fenômeno: 1) a comunicação para a transformação social, com foco no protagonismo e engajamento em questões sociais; 2) a comunicação na perspectiva instrumental e de massa, a serviço das atividades de evangelização e promoção da doutrina católica; e 3) a comunicação como prática de construção da imagem organizacional. O marco teórico se desenvolve a partir de autores e autoras majoritariamente latino-americanos, na perspectiva das Epistemologias do Sul (Boaventura de Sousa Santos). Sandra Arenas, Enrique Dussel, Luiz Fernando Medeiros Rodrigues, João Batista Libanio, Pablo Richard, entre outros, são acionados para se entender as nuances da estrutura e posição política e social ocupada pela Igreja Católica nesta parte do mundo. Sobre a relação Igreja- Comunicação recorremos preferencialmente a Joana Puntel, Pedro Gilberto Gomes e Benito Spoletini. Em busca de ampliar a compreensão sobre as tendências de comunicação levantadas como hipótese de trabalho, recorremos ao auxílio de Cicilia Maria Krohling Peruzzo, Jan Servaes, Alfonso Gumucio Dagron, Thomas Tufte, John B. Thompson, Eduardo Neiva, Margarida M. Krohling Kunsch, Gary Kreps. O percurso metodológico do trabalho forma-se a partir do referencial teórico-metodológico da Hermenêutica de Profundidade (John B. Thompson), sob a luz da compreensão como método (Dimas A. Künsch). A tese contribui para uma compreensão mais profunda, ainda que não única e muito menos definitiva, dos modos como a Igreja Católica entende a comunicação, a partir dos cinco documentos do Celam, e apresenta também um quadro compreensivo mais amplo da realidade dos povos que habitam esta parte do Planeta, com suas histórias, sua memória e suas lutas sociais e políticas, a partir da ótica da comunicação social.Item A comunicação social háptica e suas vias de construção: narrativas e experiências de guias-intérpretes e pessoas com surdocegueira em processos formativos(Universidade Metodista de São Paulo, 2022-12-20) VILELA, Elaine Gomes; AZEVEDO, Adriana Barroso deA comunicação social háptica é utilizada no Brasil em âmbito complementar na interação de pessoas surdocegas adquiridas. É perceptível a desinformação e carência na formação continuada de profissionais tradutores guias-intérpretes de língua de sinais (LIBRAS) sobre esta comunicação, tornando-se imprescindível a divulgação para favorecer o entendimento das pessoas surdocegas em diversas situações da vida em sociedade. Nesse contexto, pretende-se ampliar o olhar sobre a surdocegueira adquirida e os profissionais Tradutores Guias-Intérpretes de Libras. O objetivo é evidenciar a lacuna formativa na profissão de Tradutores Guias-Intérpretes de Libras no Brasil, tendo como base as narrativas que emergiram do curso de extensão para o uso da comunicação social háptica. Dessa forma, define-se o seguinte problema de pesquisa: Que percepções emergem de Tradutores Guias-Intérpretes de Libras quando utilizam a comunicação social háptica com pessoas surdocegas? No campo teórico foram adotados os estudos sobre a surdocegueira de Ikonomidis (2019), Maia (2008), Viñas (2004) e Rodrigues (2018); e a comunicação social háptica é explanada com Lathnen (1999;2018), Araújo (2019) e Vilela (2018). O caminho metodológico utilizado é de natureza qualitativa de caráter investigativo na modalidade narrativa na perspectiva adotada por Clandinin e Connelly (2015), por meio da pesquisa-formação nos moldes defendidos por Josso (2004;2010), alicerçado nas experiências dos participantes profissionais tradutores guias- intérpretes e feedback das pessoas com surdocegueira em consonância às experiências da pesquisadora. As experiências são apresentadas em formato de textos multimodais com hiperlinks que direcionam para hipertextos apresentados por cenas. As narrativas evidenciaram a importância da formação de profissionais Tradutores Guias-Intérpretes de Libras e as lacunas nos cursos existentes juntamente com a premência de reestruturação nos currículos a fim de promover qualidade no atendimento de pessoas surdocegas. A comunicação social háptica configura-se como um complemento essencial para interação e o protagonismo das pessoas com surdocegueira a torna significativa. A investigação realizada nesta tese pretende abrir caminhos para consolidar bases de construção de um projeto mais amplo para a inclusão de pessoas surdocegas, com proposições de estruturação da comunicação social háptica como língua.Item A conciliação família e teletrabalho na pandemia da Covid-19: (re)pensando vivências de mulheres educadoras infantis(Universidade Metodista de São Paulo, 2022-12-05) ANDRADE, Cristiano de Jesus; GOMES, Miria BenincasaO mundo encontra-se em uma crise pandêmica de intensidade e escalas não vistas desde o século passado. Tanto os riscos relacionados à infecção quanto a necessidade de distanciamento social impactaram a vida de todos e, particularmente, das famílias onde se encontram mães de crianças pequenas. Uma vez que as mulheres tiveram suas rotinas alteradas pela necessidade de afastamento da rede de apoio profissional e pessoal, mas que ainda assim necessitam continuar conciliando família e carreira. Tendo como problema de pesquisa, família e atividade profissional se apresentam a mulheres teletrabalhadoras na educação infantil de forma conflituosa ou como processos e vivências que podem ser conciliadas? O objetivo deste estudo foi analisar as implicações que o exercício do teletrabalho em contexto de educação infantil, gera na subjetividade das mulheres em conciliação com os cuidados inerentes a família. Trata- se de uma pesquisa qualitativa, do tipo descritivo, com recorte transversal. A amostra foi composta por 30 mulheres/mães de filhos com idade entre 02 e 17 anos e 11 meses, que desenvolviam atividades como teletrabalhadoras na área de educação infantil no tempo de pandemia da Covid-19. Sendo elas trabalhadoras assalariadas, concursadas da prefeitura municipal de Poços de Caldas/MG, onde também residem. Para tanto, o instrumento utilizado foi a entrevista semiestruturada para identificar as vivências subjetivas nas rotinas familiares e de trabalho das participantes. Este foi enviado por e-mail antes mesmo de ser aplicado, pois desejou-se que estas acompanhassem o que a elas pretendia-se questionar. Todas as entrevistas foram feitas de modo remoto, pois o período da coleta de dados foi na fase em que os números de contágio da Covid-19, estavam elevados. Desta forma, pensando em proteger as participantes, bem como o pesquisador, todas aceitaram conversar através do aplicativo Microsoft Teams. Como resultados, identificou-se que o teletrabalho no contexto de educação infantil, embora tenha sido necessário para cumprir o distanciamento social proposto como medida de contenção do vírus. Para estas mulheres, atuou como um complicador em suas rotinas. Uma vez que fez ampliar ainda mais suas atribuições, levando-as a experimentarem elevados níveis de cobranças, que resultou em sofrimento psíquico em suas jornadas. Compreendendo que o vínculo com a família foi mantido, porém as relações de modo geral com esta foram comprometidas, já que a falta de tempo operou como um fator limitante das experiências pessoais. Espera-se que os achados contribuam para que profissionais da saúde desenvolvam estratégias de intervenção para a prevenção de sofrimento mental, promoção de saúde e identificação de fatores de proteção e de risco psicológico e social nesta população.Item A Cristomorfia na literatura de memória joanina: estudo em 1 João 3.1-10(Universidade Metodista de São Paulo, 2019-09-30) SANTOS, Antonio Carlos Soares dos; GARCIA, Paulo RobertoNovas pesquisas apontam, cada vez mais, para um cristianismo plural e com relações dialógicas com outras culturas e religiões, fato este, que força uma nova visão sobre o contexto nas memórias e literaturas cristãs primitiva. Dentre a vasta literatura dos primeiros séculos do cristianismo, destaca-se, particularmente, a de tradição joanina. Chegamos à conclusão que os textos joaninos que temos hoje por certo são frutos de um longo e complexo processo redacional. Com seu início por volta do ano 50 EC com relatos orais de Jesus promulgados e interpretados de acordo com a leitura feita por essas comunidades. Com o tempo foram sendo modificados com acréscimos e releituras. Dentro dessa perspectiva propomos uma expectativa presente em tais escritos: a Cristomorfia. Através da análise de um escrito dito canônico como I João 3. 1-10, analisaremos a literatura joanina advinda de suas memórias comunitárias e sua esperança cristomórfica. Observando a questão do conflito existente e que, possivelmente, levou a dissensão, o texto de 1 João é uma tentativa de afirmação identitária de uma comunidade. Há de se atentar para o fato de que o pensamento gnóstico estivesse presente na realidade de algumas comunidades, entre elas a de pertença ao apostolo João, o que provavelmente levou a uma defesa mais contundente a respeito da questão. No ápice dessa defesa encontramos indícios sobre a expectativa cristomórfica nas literaturas de memória joanina. Portanto, no texto que destacamos percebemos que a identidade da comunidade em 1 João perpassa pela ideia de uma futura natureza como a de Cristo.Item A educação infantil em Timor-Leste: história e percepções docentes diante dos desafios e possibilidades atuais(Universidade Metodista de São Paulo, 2022-02-25) SILVA, Suzi Alves da; ANDRÉ, Cláudio FernandoEsta pesquisa tem como objetivo geral investigar a educação infantil em Timor0Leste, em seus distintos períodos históricos, e as percepções dos professores para o entendimento e enfrentamento dos desafios e oportunidades atuais. O que justifica essa investigação do ponto de vista científico é a lacuna que há na academia de pesquisas sobre a história da educação de modo geral – em especial a infantil – do país. O que motiva a realização desta investigação para além do encanto pela história desta nação, especificamente da educação, é a possibilidade de contribuir com um estudo que sirva de referência no campo educacional. Nesta pesquisa buscamos responder à seguinte questão problematizadora: Em interface com a história, como os professores têm percebido os desafios e oportunidades para a educação infantil nos dias atuais? Consideramos a hipótese de que voltar o olhar para a história é um caminho para entender e enfrentar mais assertivamente os desafios hodiernos. Optamos pela metodologia da pesquisa científica de natureza qualitativa, do tipo descritiva. As fontes foram diversificadas: documentos escritos, orais e iconográficos, alguns já existentes e outros que foram produzidos no processo de pesquisa. Para a revisão de estudos anteriores, consideramos o período de 2008 a 2018 das teses e dissertações da biblioteca digital das instituições que considero de maior relevância a esta pesquisa: a) Universidade Metodista de São Paulo (UMESP)e b) Universidade Nacional do Timor Lestee c) Biblioteca de Teses e Dissertações da Capese d) Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP). Os instrumentos de coleta de dados foram questionários, entrevistas e observação. As principais referências para contextualizar os aspectos históricos, geográficos, cultural e linguístico de Timor focaram nos escritos dos autores Cunha (2001), Thomaz (2008), Serrano e Waldman (1997), Silva (2011) e Durand (2010). Em relação à história geral da educação, os fundamentais autores consultados foram: Aranha (1996) e Morrou (1975), em relação à História da EI em Timor0Leste em seus distintos períodos, para além de textos dos autores Martins (2006) Cró e Pinho (2012), Istiqomah (2014) e Hudaidah (2020), recorri a vários documentos institucionaise e, por fim, para sustentar a questão das concepções sobre a criança, os principais autores foram: Ariès (1981) e Oliveira0Formosinho (2007). O contexto desta investigação envolve os espaços de pesquisa, universidades de Portugal, Timor0Leste e Indonésia. Os resultados esperados com essa pesquisa foram: a) sistematização da história da educação infantil em Timor0Lestee b) compreensão das percepções de professorese c) cursos de curta duração para a formação de professorese d) artigos científicose e) livro para uso como referência nos cursos de graduação em educação.Item A experiência mística apocalíptica do Apóstolo Paulo como elemento fundante da justificação pela fé: uma análise exegética de Romanos 3(Universidade Metodista de São Paulo, 2019-05-06) FORMICKI, Leandro; GARCIA, Paulo RobertoO presente estudo exegético tem por objetivo pesquisar Romanos 3:1-31 buscando perceber por que para o apóstolo Paulo tanto judeu como gentio são pecadores e carecem da glória de Deus (Rm 1:18-3:20). Por isso, não há diferença entre eles com relação à justiça (3:21-4:25). E por que para ele a justificação de Deus é pela fé em Jesus Cristo para todos que acreditam, tanto judeus como gentios, e não mais pela prática da lei (3:22-30). Diante disso, nossa hipótese é mostrar que a partir da experiência mística apocalíptica do Apóstolo Paulo descrita em Gálatas 1:1-24 e 2 Coríntios 12:1-4, ele propõe uma nova interpretação a respeito da “salvação do ser humano”. Isso pode ser confirmado em Romanos 3:1-31, onde ele expõe que a Torá não serve como um meio de salvação do ser humano, pois ela não é capaz de libertar o ser humano do poder escravizador do pecado que conduz à morte. Ao invés disso, o meio de salvação eficaz é quando o “ser humano é justificado por fé, sem obras da lei”. Certamente, esta experiência mística apocalíptica tira o Apóstolo Paulo da pertença do Judaísmo Sinaíta Sinagogal do Mundo Mediterrâneo, ou seja, de uma crença na aliança sinaítica que é condicionada ao cumprimento dos mandamentos da Torá e considera só o povo judeu como “exclusivo de Deus”, isto é, eleito para ser “santo/separado” e “puro” para Deus e o realoca em um espaço místico apocalíptico de identidade, onde ele assume que tanto judeus como gentios estão na condição de “pecadores (impuros)” e por isso, não são dignos de serem justificados por Deus, mas por meio da união/comunhão com o sagrado “a fé em Jesus” qualquer um pode ser considerado justo/inocente/puro e por isso, ser salvo da ira de Deus e receber a recompensa de uma vida eterna. Para tanto, fundamentaremos nossa pesquisa, nos estudiosos Gershom Scholem, Martinus De Boer e Mary Douglas, respectivamente do misticismo judaico, apocalíptica judaica e antropologia da cultura, além de revisar alguns escritos judaicos e algumas discussões exegéticas acerca do texto que vem ganhando notoriedade e controvérsias desde a segunda metade do século XX.Item A família existente no imaginário de adolescentes contemporâneos vivências e convivências complexas na instituição escolar(Universidade Metodista de São Paulo, 2021-09-14) TAVARES, Jardinete; PETRAGLIA, Izabel CristinaA presente pesquisa busca identificar, descrever, interpretar, compreender e documentar as diferentes configurações de família existentes no imaginário de adolescentes contemporâneos, percebidas e experimentadas nas vivências e convivências estabelecidas no cotidiano escolar. Estas ações se tornam possíveis a partir do conteúdo das entrevistas com alunos matriculados em cursos de ensino médio de instituições escolares localizadas no estado do Rio de Janeiro, a saber: escolas públicas, escolas privadas particulares e privadas confessionais. Esta é uma pesquisa de natureza qualitativa descritiva que tem como base a Epistemologia da Complexidade, proposta por Edgar Morin, que favorece o uso de variadas estratégias para uma melhor compreensão dos fenômenos que se autorrevelam em seu processo natural; flexível quanto às mudanças e sensível aos novos rumos que se apresentam, sem cessar, no decorrer da realização científica. Seus princípios orientadores, para a análise do obtido no contato direto com os adolescentes, são: o sistêmico ou organizacional, o circuito retroativo, o da autonomia/dependência, o da reintrodução do conhecimento no conhecimento, o dialógico, o do circuito recursivo e o hologramático, balizadores no estudo da questão evidenciada como situação problema. Utiliza, como estratégia de pesquisa, a Fenomenografia para o mapeamento e tratamento dos dados que mostram, em análise complexa das variadas concepções, as diferentes formas que os adolescentes descrevem a família existente em seu imaginário, construído em cotidiano vivido na instituição escolar no percurso de sua educação básica. Apresenta relatório analítico detalhando progressivamente os resultados obtidos, assim como descritos nas entrevistas e em perspectiva quando avalia o seu impacto nas instituições escolares. Considera a realidade histórico-social da família de forma complementar e integrativa, com fundo explicativo do liberalismo, do neoliberalismo e do presente neoconservadorismo, cenário político-social-religioso em que se encontram os adolescentes no momento da realização das entrevistas. Acrescenta síntese do ordenamento jurídico das diversas configurações familiares existentes no Brasil e a definição das leis que as amparam. Neste panorama é que os adolescentes entrevistados apresentam a família construída em seu imaginário como sendo a matrimonial, que eles chamam de tradicional. A descrição desta configuração familiar aparece em primeiro lugar nas respostas dadas e é apresentada como composta por pai, mãe e filhos. Em seus relatos os adolescentes dizem que a instituição escolar prioriza a família matrimonial e possui a expectativa de encontrá-la nas relações que estabelece em seu cotidiano não demonstrando, em sua lide, acreditar na existência de uma família diferente. Esclarecem que é possível encontrar em algumas escolas, também, uma visão indiscriminada de família, sem nomeações ou configurações específicas, onde o esperado é que exista alguém que responda pela criança ou adolescente, o intitulado responsável, sendo esta uma forma alternativa para que a escola trabalhe com as famílias quando estas saem do seu padrão. Segundo os entrevistados a instituição escolar, do momento presente, possui uma visão idealizada das relações entre pais e filhos e assim imagina laços e relacionamentos de tal forma constituídos que não são vistos na atualidade sendo, portanto, para estes adolescentes, uma família inexistente. Os resultados da presente pesquisa bem como todos os conceitos são apresentados com inter-relações complexas que situam a instituição escolar em função educacional privilegiada quando a denominam lugar de vida. Desta forma a percebem capaz de trabalhar no ensino educativo das novas gerações de modo a favorecer a existência de relações saudáveis entre os diferentes indivíduos, situações, locais, desejos, sentimentos, aprendizagens e constituições familiares com seus variados matizes, de maneira a que as experiências vividas, individual e coletivamente, sejam compreendidas como processos naturais à existência humana.Item A hermenêutica do testemunho: o texto de si e o texto para o outro como fundamentação da identidade religiosa(Universidade Metodista de São Paulo, 2022-06-27) ALMEIDA, Sérgio Cesar Prates de; PAULA, Blanches de; SOUZA, Vitor Chaves deO objetivo dessa pesquisa parte da perspectiva que a análise da fé não é um exercício a ser feito de forma simplesmente teórica, ela possui um elemento vivo e fundamental. O desejo do sujeito religioso inserido em um espaço coletivo o conduz ao compartilhar da fé permitindo com que ela se mantenha viva entre uma comunidade. Sendo assim, o reconhecimento da fé clama pelo testemunho do outro. Portanto, o testemunho é elemento fundamental para a constituição do sujeito religioso. A identidade religiosa se dá pela atitude de habitar o mundo do texto (discurso) que se revela no testemunho do outro. Desta forma, através dos referenciais apresentados aqui, acreditamos ser capaz de mostrar o sentido mesmo de reconhecimento de fé, e neste reconhecimento de fé o sujeito religioso se constitui, constrói sua identidade. Sendo assim, a hipótese que pretendemos fundamentar no percurso deste trabalho se conceitua nos seguintes termos: o testemunho é elemento constitutivo do sujeito religioso, pois este através da dinâmica da sua existência, que inclui o outro no movimento de si, produz seu próprio texto e recebe o texto do outro. É constitutivo porque sua identidade se dá pela atitude de habitar o mundo do texto (discurso) que se revela no testemunho do outro. Munidos dos referenciais que serão apresentados durante nosso percurso temos como objetivo investigar a originalidade do testemunho e como se dá a fundamentação do sujeito religioso por ele mediado.Item A Iconofagia Gospel: arte, corpo, consumo e suas ressignificações no cenário evangélico brasileiro contemporâneo(Universidade Metodista de São Paulo, 2019-08-07) SILVA, João Marcos da; SOUZA, Sandra Duarte deA partir do fenômeno da explosão gospel da década de 90, houve uma inserção significativa dos evangélicos na sociedade de consumo e entretenimento, que corroborou para transformações na sua relação com as imagens, particularmente, as imagens de arte comercial produzidas para o mercado evangélico brasileiro. Com isso, os evangélicos passaram a consumir não somente os produtos, mas também as imagens geradas pela cultura gospel. Dessa forma, o presente trabalho procura mostrar, pelo olhar da cultura visual e da religião, o fenômeno da iconofagia gospel como o processo de devoração de imagens seculares e evangélicas. Por conseguinte, identificou-se, a partir da iconografia evangélica, as ressignificações do corpo no gospel e suas consequências nas devorações que alimentam e fomentam os processos de consumo e entretenimento no cenário evangélico brasileiro percebendo como estes impactos iconofágicos proporcionaram uma ressignificação do corpo e da iconografia cristã evangélica que fomentam o consumo e o entretenimento neste processo. A análise terá como base metodológica as teorias de Warburg (2010) sobre a produção iconográfica evangélica por meio dos conceitos da Pathosformeln (força de imagens) e da Nachleben (as imagens que sobrevivem e retornam no tempo) identificando as apropriações de imagens seculares pelo mercado evangélico no cenário gospel brasileiro, e de Baitello (2005), no que corresponde aos processos iconofágicos. No desenvolvimento deste estudo, o texto dialoga com a área da comunicação e da história da arte para uma melhor compreensão do crescimento da produção visual e do mercado gospel no Brasil.Item A implementação das políticas curriculares da educação física no Amazonas: desafios e percepções dos professores da rede estadual de ensino(Universidade Metodista de São Paulo, 2024-12-11) RODRIGUES, Renata do Monte; ANDRÉ, Cláudio FernandoA presente tese de doutorado investigou as ações da secretaria estadual de educação do Amazonas no processo de implementação das propostas pedagógicas do componente curricular de educação física a partir das percepções dos professores de Educação Física. A integração do componente à área de Linguagens pela Base Nacional Comum Curricular apresenta temas como diversidade, saúde e cidadania através das abordagens da cultura corporal buscando romper com o modelo tradicional focado no aspecto motor e no rendimento esportivo. No estado do Amazonas, as secretarias de educação, estadual, municipais e privadas, alinhadas às diretrizes nacionais construíram um documento norteador intitulado de Referencial Curricular Amazonense, que orienta os conhecimentos essenciais aos estudantes para todo o percurso da educação básica. A pesquisa partiu do seguinte questionamento: Como os professores de Educação Física que atuam nas escolas compreendem a proposta curricular pedagógica do estado do Amazonas e quais os desafios didáticos-pedagógicos diante do processo de implementação da proposta? O estudo tem como objetivo geral identificar as contradições e desafios por parte dos docentes no processo de apropriação das propostas curriculares para a EF adotadas na rede estadual de ensino. Como objetivos específicos definiu-se: (i) analisar os documentos orientadores em relação aos fundamentos epistemológicos, históricos e didáticos-pedagógicos da educação física escolar; (ii) descrever a organização da rede estadual que fornece suporte técnico aos professores do componente de educação física; (iii) investigar os principais desafios encontrados pelos professores de Educação Física para ressignificar suas práticas pedagógicas em consonância com as propostas educacionais vigentes e (iv) identificar possíveis caminhos para futuras investigações, práticas pedagógicas e políticas educacionais no campo da educação física, contribuindo assim para o avanço acadêmico e da prática pedagógica. A pesquisa é de natureza qualitativa de cunho descritiva e exploratória fundamentada nos estudos de Minayo e Gil. A fundamentação metodológica ancorou- se na epistemologia do ciclo de políticas proposta por Stephen Ball e colaboradores, com a intenção de compreender as complexidades e consequências das ações de implementação, as dinâmicas que interligam as políticas educacionais vigentes e as práticas pedagógicas dos professores. Para tanto, foram realizadas entrevistas pautadas nos princípios dialógicos e reflexivos de Szymanski, com cinco professores de Educação Física, de duas escolas da rede estadual do ensino fundamental anos iniciais e com uma agente da secretaria estadual de educação participante na elaboração do referencial curricular do estado. Do ponto de vista teórico, a pesquisa se ancorou nos estudos da cultura corporal, nas abordagens de Bracht, Daolio e Neira, nos estudos de Libâneo, Gil, Freire entre outros, que auxiliaram na fundamentação das análises e discussões das políticas educacionais e de suas repercussões na prática pedagógica dos professores. A propositura da pesquisa visou contribuir com ações para mitigar as lacunas no processo de implementação das atuais diretrizes curriculares identificadas nos relatos dos entrevistados de modo que os professores possam ressignificar suas práticas pedagógicas diante das diferentes realidades das escolas da rede estadual do Amazonas.Item A instituição bancária como expressão do capitalismo afetivo: a comunicação publicitária dos bancos no Brasil(Universidade Metodista de São Paulo, 2021-04-29) GIANNOTTI, Marcos; CASAQUI, VanderEsta tese analisa, em abordagem crítica, as narrativas publicitárias das instituições financeiras no Brasil e a maneira pela qual elas se constituem a partir da cultura da inspiração (CASAQUI, 2017). O corpus da pesquisa inclui tanto as narrativas dos bancos tradicionais como dos novos modelos de instituições bancárias, baseados nas plataformas digitais. O trabalho fundamenta- se, teoricamente, a partir de estudos sobre as emoções no desenvolvimento do capitalismo e sobre a construção das marcas por meio das emoções atreladas à cultura da inspiração, que auxiliam na compreensão da transformação da comunicação publicitária contemporânea. O re- sultado deste estudo mostra evidências de que a inspiração, como efeito de sentido produzido por estratégias discursivas atreladas a emoções, se constitui na argumentação retórica que as marcas de bancos brasileiros lançam mão, convocando as pessoas para seus projetos de socie- dade e visões de mundo. Uma abordagem que, ao mesmo tempo, oculta os interesses relacio- nados ao capital e justifica suas atuações como instituições financeiras. Nesse sentido, identifi- camos cinco perspectivas que contribuem para a formação de estratégias discursivas que cons- tituem as narrativas inspiracionais dos bancos no Brasil. Quanto à metodologia, utilizamos a Análise de Discurso (AD), implementada em três etapas: a análise do contrato de comunicação, segundo Charaudeau (2006); a identificação das emoções como estratégias discursivas e seus efeitos de sentido, conforme preceitos de Ahmed (2015), Ekman (2012, 2021) e Minner (2019); e o mapeamento semiótico dos valores de consumo, proposto por Semprini (1995).Item A loucura como forma-de-vida: ressonâncias profanas em Giorgio Agamben e Gilles Deleuze(Universidade Metodista de São Paulo, 2020-03-27) CATENACI, Giovanni Felipe; SOUZA, Vitor Chaves deEste texto visa apresentar a plausibilidade da seguinte tese: É possível concebermos a esquizofrenia, tal como a definiu Gilles Deleuze, em ressonância com a ideia de forma-de- vida postulada por Giorgio Agamben. Conceitualmente, tais afirmações remontam ao fato da secularização inserir no mundo insuspeitos ares de sacralidade e violência, o que a nosso ver torna pertinente o esforço aproximativo das teses destes dois autores; que apesar de suas divergências teóricas, parecem dialogar como veremos, em relação aos diagnósticos e, saídas para os problemas do contemporâneo. Nossa hipótese pode ser traduzida como uma tentativa de pensar o “que vem” messiânico de Agamben, em ressonância com a obra filosófica deleuzeana. Metodologicamente, partimos do texto A imanência absoluta, no qual Agamben faz um comentário à Imanência: uma vida... que por sinal, é o último texto escrito por Deleuze, mas em sintonia com os volumes de Homo Sacer e outros escritos de Agamben, para traçar uma zona de vizinhança entre os dois autores, por intermédio da qual daremos seguimento a nossa análise. Temos por objetivo demonstrar que a loucura em Deleuze, pode ser lida pela perspectiva de Agamben, como forma-de-vida, e não como doença, mas como resistência criativa e produtiva capaz por sua vez de curto-circuitar os dispositivos de governo e axiomatização, em voga nas sociedades de controle hodiernas. É a vida que se encontra como critério último em ambos os pensamentos; liberá-la é o que lhes importa. Não a vida como inclinação natural para verdade, tampouco como projeção consciencial, tal como poderíamos pensar fenomenologicamente, mas, como processo produtivo de singularização, como movimento da própria potência imanente ao vivente, como forma-de-vida. A loucura pode ser vista como uma vida que na medida em que é vivida na imanência de sua forma é capaz de profanar, ou seja, tornar inoperosos os dispositivos religiosos da sociedade de controle, liberando com isso, a potência vital que se encontra aprisionada biopoliticamente pelo Estado de Exceção permanente em que vivemos.Item A Luta Livre no Brasil: o conteúdo publicado pela mídia tradicional brasileira(Universidade Metodista de São Paulo, 2022-06-28) AMARAL, Carlos Cesar Domingos do; FARIAS, Luiz Alberto Beserra deA Luta Livre no Brasil é um esporte de entretenimento que possui 60 anos de existência no país. Sua intenção é confrontar heróis e vilões em combates que buscam entreter e motivar o público. Desde que a modalidade fez sucesso, a mídia tradicional brasileira vem fazendo publicações sobre os shows, apresentações e lutadores. O objetivo dessa tese é compreender, a partir da teoria do newsmaking, as matérias sobre Luta Livre em categorias pré-estabelecidas, além de pensar esse material na perspectiva do infotenimento e midiatização. A metodologia utilizada passa por revisão bibliográfica, pesquisa documental, aplicação de questionário em produtores de conteúdo de Luta Livre e outros métodos. Os principais resultados apontam que o newsmaking realmente acontece nas produções noticiosas, mas a quantidade de imprecisões e equívocos veiculados sugerem falhas na etapa investigativa. Outra característica marcante nesses materiais é a alta repetição dos termos históricos da modalidade, o que torna muitas produções redundantes e pouco instrutivas. Por fim, a mídia tradicional brasileira historicamente demonstrou pouca competência em noticiar a Luta Livre pela falta de conhecimento da modalidade. Com a maioria das editorias sendo aplicadas na vertente do infotenimento, em que se mistura o entretenimento com a informação, a Luta Livre é diminuída a um mero teatro marcial desqualificado, o que despreza os esforços de todos os envolvidos no espetáculo.Item A performance inclusiva das narrativas visuais do Vale do Amanhecer(Universidade Metodista de São Paulo, 2020-10-04) SANTOS, Altierez Sebastião dos; RENDERS, HelmutEsta pesquisa investiga narrativas visuais da religião do Vale do Amanhecer como foco na sua performance, inclusiva ou exclusiva, em comparação com as suas principais narrativas textuais. O objetivo é contribuir para os estudos visuais sobre este novo movimento religioso e demonstrar como a sua cultura visual articula uma linguagem religiosa própria que requer a atenção na pesquisa dos estudos da religião. Defende-se a hipótese que as narrativas visuais, presentes, tanto nos campos sagrados, em prédios “públicos” como em “oratórios” de casas, evidenciam uma performance mais inclusiva do que as narrativas textuais, porém, não sem revelar também aspectos ambivalentes. Para o desenvolvimento da pesquisa são identificados elementos inclusivos e exclusivos nas principais narrativas visuais e literárias do Vale do Amanhecer, em diálogo com a matriz cultural e religiosa brasileira, sob a consideração da performance cúltica do movimento. Para o desenvolvimento do estudo, parte-se de Aby M. Warburg e Mikhail Bakhtin quanto à importância de imagens na religião e sua relação como o imaginário religioso e da teoria de performance de Richard Schechner quanto ao seu impacto em ritos públicos e privados aqui mediados pelo impacto do imaginário garantido pelas narrativas visuais. Os resultados constatam a ambivalência das narrativas visuais e literárias refletidas na performance inclusiva do movimento.Item A polarização política nas mídias sociais: o filtro bolha e a disseminação da cultura troll(Universidade Metodista de São Paulo, 2019-11-29) ANTUNES, Bruno Conrado Demartini; CAPPELLOZZA, AlexandreA sociedade está cada vez mais integrada as suas tecnologias digitais, que passaram de serem meras plataformas de acesso a conteúdo diversos para um sistema de comunicação e troca de informações em tempo real. No centro destas interações estão as mídias sociais, plataformas estas que se tornaram a principal fonte de informações dos usuários, que criam grupos de confiança e, por consequência dos algoritmos utilizados nestas plataformas, geram bolhas de conhecimento. Porém, estas bolhas em um cenário de crise política como no Brasil, resulta na polarização política, em uma batalha do ‘nós contra eles’, o que esvazia o debate. Esta situação dá oportunidade para um subgrupo da internet, os trolls, de atuarem e disseminarem a discórdia entre os militantes virtuais, que passam a se atacarem mutuamente em uma defesa cega de suas convicções. Estes atores digitais começaram a influenciar o debate feitos nas mídias sociais e se tornou a norma padrão das discussões online, ou seja, o não-debate. Durante o período eleitoral se observou este fenômeno, onde os ataques entre militantes foram ocorrência comum e a reflexão deixada de lado. Este trabalho tem como objetivo analisar como a polarização política nas mídias sociais impacta a democracia e como os trolls disseminaram suas práticas nestas redes e, por consequência, tornou a trollagem o lugar comum no debate online. Para isso, foi feita coleta de dados do Twitter durante todo o período eleitoral. Ao todo foram colhidos 3.136.058 e o resultado foi 72 grafos que apresentará como as eleições movimentaram o Twitter, no qual ocorreram a polarização e ocorrências de trolling no pleito brasileiro de 2018.Item A refeição eucarística como marca identitária e pertença religiosa na comunidade cristã de Corinto(Universidade Metodista de São Paulo, 2019-10-16) FREDERICO, Danielle Lucy Bósio; NOGUEIRA, Paulo Augusto de Souza“Comida é boa para se pensar”, assim afirma Claude Lévi-Strauss que, por meio da comida, procura discernir as sociedades e grupos ao redor do prato. As variações desse tema podem indicar desde hierarquias sociais, acesso ao alimento até aquilo que se encontra além. Tendo como instrumento a antropologia da comida e a “hermenêutica dos espaços”, buscamos uma melhor compreensão do bloco presente em 1Coríntios 8 a 11, o qual tem como tema central alguns tipos de refeição que se faziam presentes nas mesas greco-romanas e também na comu-nidade cristã em formação na cidade de Corinto. Essa comunidade do primeiro século, majori-tariamente constituída por pessoas do baixo estrato, busca, no ato de comer juntos, estabelecer proximidade, coesão e a criação de uma identidade própria frente aos inúmeros grupos religio-sos existentes no período. Para tanto, a refeição comunitária e o ritual eucarístico, estruturado como uma refeição funerária, buscam, dentre outras coisas, a preservação da memória e a par-ticipação do Cristo ressurreto, nova divindade estabelecida e celebrada pelos integrantes dessa comunidade de fé liderada pelo apóstolo Paulo. Como comida ritual, a sua performance preci-sa ocorrer de forma precisa, a fim de que alcance o objetivo esperado. Essa questão não estava sendo observada pelos integrantes desse grupo cristão, fazendo com que o apóstolo trouxesse a memória as tradições bem como a instituição do ritual eucarístico, a fim de, o mesmo fosse realizado apropriadamente. Essas reuniões, de caráter comunitário, poderiam acontecer em vários espaços, tais como lojas, domus e insulae, não havendo necessariamente um local fixo pré-estabelecido para elas. Entendemos que essas reuniões majoritariamente aconteciam nas insulae, dada a característica popular da comunidade cristã, e que essas reuniões deveriam ser itinerantes. Nelas a frugalidade alimentar era evidente e o ritual, estabelecido com os elemen-tos de pão e vinho, se fazia presente e possível. A presença viva da nova divindade, partici-pante de honra da refeição, teria sua vida e ensinamentos partilhados à mesa, a fim de que novas pessoas tivessem acesso a essa nova religião em formação. Comida, portanto, é boa para se pensar e também para se criar identidade, pois era reconhecida como elemento estruturante no mundo mediterrâneo tanto para vivos como para mortos.Item A relação entre ideação suicida, depressão e suporte social em estudantes universitários indígenas(Universidade Metodista de São Paulo, 2024-08-26) GUIMARÃES, Michelle Firmino; AVOGLIA, Hilda Rosa Capelão; BENINCASA, MiriaVariáveis como ideação suicida, depressão e suporte social oferecem indicativos de saúde mental e doença em jovens estudantes em fase de formação profissional. O interesse pela pesquisa acontece, principalmente, devido aos casos de suicídio e depressão entre os alunos indígenas da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), que ocorreram entre 2016 e 2019, totalizando 03 suicídios. O presente estudo também dá continuidade à pesquisa desenvolvida no Mestrado em Psicologia da Saúde sobre depressão e ansiedade em estudantes universitários. O presente estudo apresenta como objetivos: a) Investigar e analisar a relação entre ideação suicida, depressão e suporte social; b) Caracterizar o perfil sociodemográfico da amostra; c) Correlacionar os dados sociodemográficos (faixa etária, sexo, etnia, estado civil e curso) com ideação suicida, depressão e suporte social. d) Correlacionar as variáveis ideação suicida, depressão e suporte social. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, exploratória, transversal e correlacional sendo que, para coleta de dados, foram utilizados os seguintes instrumentos: Questionário de Dados Sociodemográficos, Questionário de Ideação Suicida, Inventário de Depressão de Beck e Escala de Satisfação e Suporte Social. Participaram da pesquisa a totalidade de discentes indígenas da UFAM, ou seja, um universo amostral de 156 universitários indígenas regularmente matriculados, com média etária entre 21 e 30 anos (66,5%); quanto ao sexo, o resultado ficou equilibrado, com 53,2% de homens e 46,8% de mulheres; 78% solteiros; 68,6% da etnia ticuna; a maioria frequenta o curso de Pedagogia (30,8%) e se coloca como heterossexual (91%), vivendo com suas famílias (44%). Nos resultados do Inventário de Depressão de Beck-BDI, obteve-se que 44,8% dos participantes não apresentam sinais de depressão e 20% da amostra apresenta Depressão Leve e Moderada. No que se refere à relação entre os resultados do BDI com dados sociodemográficos, identificou-se diferença significativa na faixa etária 21 a 30 anos. No geral da variável ideação suicida, a frequência de respostas Frequentemente, Quase Sempre ou Sempre foram baixas; nos itens relacionados aos anseios, atitudes, condutas ou planos de se matar: ID02 pensamentos de suicídio; ID03 na maneira como suicidar; ID04 quando fazer o ato; ID06 na morte; ID07 escrever um bilhete; ID09 falar para as pessoas; ID18 se tivesse uma oportunidade faria; e ID24 única maneira das pessoas repararem; tiveram menos de 5% dos participantes, ou seja, poucos participantes tiveram pensamentos suicidas. Na correlação Inventário de Depressão de Beck- BDI versus Ideação Suicida: notou-se uma correlação positiva entre as duas variáveis, com o coeficiente de Pearson significativo de 0,51 (p-value < 0,0001) indicando uma correlação moderada entre os dois instrumentos. Os resultados indicam que quanto maior a depressão, maior a ideação suicida. No entanto, observaram-se correlações negativas (aumento da depressão, diminuição no suporte social) na relação entre depressão versus dimensões do suporte social.