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Item O papel da comunicação face a face nas organizações no contexto da sociedade midiatizada(Universidade Metodista de São Paulo, 2016-02-22) MAIO, Ana Maria Dantas de; BUENO, Wilson da CostaEste estudo trata da comunicação face a face nas organizações sob diferentes abordagens teóricas. Considera a perspectiva da simultaneidade dos meios, já que as empresas utilizam diversos canais para dialogar com seus públicos de interesse. Leva em conta o fenômeno da midiatização, que reestrutura o modo como as pessoas se relacionam na sociedade contemporânea. O objetivo geral da pesquisa é sistematizar papeis potencialmente exercidos pela interação face a face e conhecer algumas circunstâncias que envolvem sua prática nas organizações. Por se tratar de uma tese teórica, a pesquisa bibliográfica se apresenta como um dos principais procedimentos metodológicos; análises de casos empíricos e um estudo de caso desenvolvido na Embrapa Pantanal constituem situações ilustrativas. Conclui-se que a comunicação face a face nas empresas ocorre de forma simultânea e combinada a outros canais de comunicação, porém, ela proporciona resultados práticos e filosóficos ainda pouco explorados. É rara a utilização estratégica de contatos presenciais como mecanismo para estabelecer relacionamentos, conhecer as reações alheias e ajustar a comunicação, aliar o discurso corporativo às práticas empresariais e avaliar o contexto onde se desenvolvem as interações, o que pode ser decisivo para a comunicação organizacional.Item República Federativa Evangélica: uma análise de gênero sobre a laicidade no Brasil a partir da atuação dos/as parlamentares evangélicos/as no Congresso Nacional no exercício da 54ª Legislatura(Universidade Metodista de São Paulo, 2016-03-03) COSTA, Emerson Roberto da; SOUZA, Sandra Duarte deEssa pesquisa objetiva a análise da relação entre religião e política, em perspectiva de gênero considerando a atuação de parlamentares evangélicos/as na 54ª Legislatura (de 2011 a 2014) e a forma de intervenção desses atores no espaço político brasileiro quanto à promulgação de leis e ao desenvolvimento de políticas públicas que contemplem, dentre outras, a regulamentação do aborto, a criminalização da homofobia, a união estável entre pessoas do mesmo sexo e os desafios oriundos dessa posição para o Estado Brasileiro que se posiciona como laico. Ora, se laico remete à ideia de neutralidade estatal em matéria religiosa, legislar legitimado por determinados princípios fundamentados em doutrinas religiosas, pode sugerir a supressão da liberdade e da igualdade, o não reconhecimento da diversidade e da pluralidade e a ausência de limites entre os interesses públicos / coletivos e privados / particulares. Os procedimentos metodológicos para o desenvolvimento dessa pesquisa fundamentam-se na análise e interpretação bibliográfica visando estabelecer a relação entre religião e política, a conceituação, qualificação e tipificação do fenômeno da laicidade; levantamento documental; análise dos discursos de parlamentares evangélicos/as divulgados pela mídia, proferidos no plenário e adotados para embasar projetos de leis; pesquisa qualitativa com a realização de entrevistas e observações das posturas públicas adotadas pelos/as parlamentares integrantes da Frente Parlamentar Evangélica - FPE. Porquanto, os postulados das Ciências da Religião devidamente correlacionados com a interpretação do conjunto de dados obtidos no campo de pesquisa podem identificar o lugar do religioso na sociedade de forma interativa com as interfaces da laicidade visando aprofundar a compreensão sobre a democracia, sobre o lugar da religião nas sociedades contemporâneas e sobre os direitos difusos, coletivos e individuais das pessoas.Item (In)versões político-escatológicas no pentecostalismo brasileiro: uma análise da posição e ação política das Assembleias de Deus de 1930-1945 e 1978-1988 a partir do jornal Mensageiro da Paz(Universidade Metodista de São Paulo, 2016-03-04) CARVALHO, Osiel Lourenço de; RIBEIRO, Claudio de OliveiraA presente pesquisa analisou a posição e ação política nas Assembleias de Deus do Brasil nos períodos 1930-1945 e 1978-1988. Defendemos a tese de que desde 1930 há no interior do pentecostalismo brasileiro posições e intervenções no mundo da política. Tanto no período de 1930-1945 como o de 1978-1988 nossas análises serão realizadas a partir das temporalidades discutidas por Giorgio Agamben: chronos, aiôn e kairos. No que diz respeito ao primeiro período 1930-1945, as pesquisas quase sempre vinculam o discurso escatológico do pentecostalismo a processos de alienação e não envolvimento com a política partidária. Entretanto, acredita-se que as narrativas escatológicas não foram causa de certo afastamento da esfera pública brasileira, mas sim efeito de processos de exclusão aos quais homens e mulheres de pertença pentecostal estiveram circunscritos. Doutrinas como a escatologia e a pneumatologia foram potencializadoras de processos que aqui denominamos de biopotência. Já no segundo período, de 1978-1988, a posição e a ação política que predominaram no pentecostalismo estiveram relacionadas com a biopolítica. Chamamos de capítulo intermedário ou de transição o período correspondente às datas 1946-1977. Nele descreveremos e analisaremos personalidades pentecostais de destaque no campo da política brasileira. Metodologicamente, fizemos nossa análise a partir de artigos publicados no órgão oficial de comunicação da denominação religiosa em questão, o jornal Mensageiro da Paz. Esse periódico circula desde 1930. Além dos artigos, destacamos também as autoras e os autores, todas elas e todos eles figuras de destaque no assembleianismo. Ao longo da pesquisa questionamos a ideia do apoliticismo pentecostal. Defendemos a tese de que desde 1930, que é o início de nossa pesquisa, há posição e ação política nas Assembleias de Deus. Como resultado disso, questionamos a ideia do apoliticismo pentecostal. Nossa hipótese é de que no período 1930-1945 o pentecostalismo foi um polo de biopotência. Se a biopolítica é o poder sobre a vida, a biopotência é o poder da vida. Doutrinas como a escatologia e pneumatologia contribuíram para que nos espaços marginais onde se reuniam os pentecostais fossem criados novos modelos de sociabilidade e de cooperação; eram também espaços de criação de outras narrativas e de crítica a modelos hegemônicos e excludentes. O pentecostalismo foi um movimento que promoveu a dignidade humana de sujeitos subalternos.Item Balaão – o que ouve as palavras de EL, tem o conhecimento de Elyon e vê a visão de Shaddai: um estudo de número 22-24(Universidade Metodista de São Paulo, 2016-03-22) SOUZA, Geraldo de Oliveira; KAEFER, José AdemarA presente pesquisa busca avaliar exegeticamente o texto que se encontra na Bíblia, especificamente no livro de Números capítulos 22-24 que relata sobre um personagem conhecido como Balaão. A pesquisa tem também como objeto o estudo sobre o panteão de divindades relatado no mesmo texto, assim como também o estudo dos textos descobertos em Deir Alla, na Jordânia, que apresentam um personagem designado como Balaão, possivelmente o mesmo personagem de Nm 22-24. A motivação que levou ao desenvolvimento dessa pesquisa foi o fato de se ter deparado com os conceitos dos diversos nomes divinos exibidos no texto, além da questão do profetismo fora de Israel, assim como as possibilidades hermenêuticas que se abrem para a leitura desse texto bíblico. O conceito geral sempre foi o de que Israel era a única nação onde existiam “verdadeiros” profetas e uma adoração a um único Deus, o “monoteísmo”. O que despertou interesse foi perceber, especialmente por meio da leitura dos livros bíblicos, que o profetismo não se restringiu somente a Israel. Ele antecede à formação do antigo Israel e já existia no âmbito das terras do antigo Oriente Médio, e que Israel ainda demorou muito tempo para ser monoteísta. Quem é esse Balaão, filho de Beor? Estudaremos sobre sua pessoa e sua missão. Examinaremos os textos de Deir Alla sobre Balaão e sua natureza de personagem mediador entre o divino e o humano. Esse personagem é apresentado como um grande profeta e que era famoso como intérprete de presságios divinos. Analisaremos a importante questão sobre o panteão de deuses que são apresentados na narrativa de Balaão nomeados como: El, Elyon Elohim e Shaddai, além de Yahweh. Entendemos, a princípio, que o texto possui uma conexão com a sociedade na qual foi criado e usando da metodologia exegética, faremos uma análise da narrativa em questão, buscando compreender o sentido do texto, dentro de seu cenário histórico e social. Cenário este, que nos apresentou esse profeta, não israelita, que profere bênçãos dos deuses sobre Israel e que, além disso, pronuncia maldições sobre os inimigos desse mesmo Israel. Percebemos que, parte do texto pesquisado é apresentado sob a ótica de Israel sobre as outras nações. A pesquisa defende, portanto, que o texto de Nm 22-24, além de nos apresentar um profeta fora de Israel igual aos profetas da Bíblia, defende que, o panteão de divindades também era adorado por Israel e que tais nomes são epítetos de uma mesma divindade, no caso YHWH. Defende, também, um delineamento de um projeto de domínio político e militar de Israel sobre as nações circunvizinhas.Item A comunicação corporativa e o discurso do consumidor contemporâneo nos sites sociais de reclamação: decepção e coabitação na rede: desafios e oportunidades(Universidade Metodista de São Paulo, 2016-03-23) SILVA, Marcelo da; GONÇALVES, Elizabeth de MoraesA expansão das redes sociais virtuais, o aperfeiçoamento das técnicas de informação, a penetrabilidade do capitalismo de concorrência e o fragmentado sujeito pós-moderno constituem, ao lado da sociedade de consumo, os pilares desta tese. Nossa hipótese central é que as redes sociais da Internet ampliam os espaços de participação, compartilhamento, colaboração e manifestação das decepções do consumidor, mas não diminuem as descontinuidades, a incompreensão e o desrespeito oriundos das relações e práticas de consumo, podendo, muitas vezes, aceleraremasconflitualidades. A abertura para o diálogo, o incitamento à tomada de poder do sujeito e a multiplicação das trocas entre empresas e consumidores representam a oportunidade e o desafio de valorizarmos a concepção normativa da comunicação, admitindo as dificuldades da intercompreensão, a urgência da coabitação e a realidade da incomunicação. Recorremos à Análise de Discurso de tradição francesa (AD) como campo teórico-metodológico para analisar o discurso do consumidor inscrito na plataforma Reclame AQUI e construir uma crítica à comunicação corporativa contemporânea; a partir dos conceitos de cenografia, ethos e esquematização enunciativa, verificamos como a ideologia opera no interior das cenas daenunciação do consumo, constituindo uma ordem própria ao discurso do reclamante decepcionado. Esta análise ratificou as discussões teóricas que levamos a cabo, servindo de suporte para a problematização e o debate das sete cenografias que se evidenciaram no/pelo discurso do sujeito/consumidor: respeito/desrespeito, ameaça, promessa e frustração, mau atendimento e problema não resolvido, negociação, clientes novos x antigos e consumidor enganado; a imbricação do nosso corpuse o arcabouço teórico coloca na ribalta a necessidade de políticas de comunicação organizacional norteadas pelo senso prático de outridade, transcendendo as relações puramente mercadológicas; ao mesmo tempo, lança luz sobre apremência de mais solidariedade, compaixão, capacidade de escuta, compreensão e coabitação para as corporações que funcionam em uma sociedade guiada pelo frenesi da ética da concorrência e da consumolatria. Esta tese evidencia que a atuação dos consumidores e das empresas no mundo on-line representa mais que um elemento circunstancial de (in) tolerância mútua; desenha um destino comum que pode ter como rumo a outridade solidária do próximo, aceitando a experiência da alteridade, o risco do fracasso e a esperança da confiança e do respeito que a comunicação pode conceber.Item Bola na rede: uma análise das estratégias comunicacionais de empresas esportivas no ambiente digital conectado(Universidade Metodista de São Paulo, 2016-03-29) EHRENBERG, Karla Caldas; BUENO, Wilson da CostaO uso das mídias sociais digitais como meio de divulgação de produtos, serviços e conteúdos organizacionais tem crescido nas últimas décadas e ganhou especial atenção nos planejamentos de comunicação organizacional e nos estudos acadêmicos sobre o tema. Nesse sentido, o segmento de empresas esportivas atua com destaque, despertando o interesse e a empatia do consumidor. Por meio de análise bibliográfica e estudo empírico, esta pesquisa teve como objetivo investigar as ações de comunicação mercadológica do segmento esportivo no ambiente digital conectado, através de um estudo de caso múltiplo das empresas Nike e Adidas. Para a obtenção dos dados, foram realizadas entrevistas em profundidade com profissionais do mercado e aplicado um protocolo de investigação de redes sociais digitais nos perfis das duas empresas. Após a coleta dos dados, estes foram analisados à luz das teorias estudadas nos capítulos iniciais (que abordaram temas como comunicação organizacional, comunicação digital, esporte e comunicação esportiva), e foi possível concluir, entre outros pontos, que, no universo do segmento esportivo, a comunicação digital conectada não prioriza o diálogo com seus públicos de interesse, sendo essencialmente baseada na divulgação unilateral de conteúdos, nem tampouco explora a potencialidade de cada uma das plataformas digitais disponíveis, replicando conteúdos em diferentes ambientes. Ficou evidente, também, o uso dos elementos constituintes do universo esportivo como argumentos estratégicos de comunicação das empresas, decorrente de sua capacidade de estreitar os laços relacionais com os públicos de interesse, por meio de seus apelos simbólicos de fácil identificação social.Item O boca a boca on-line: as implicações da voz do consumidor na comunicação de mercado(Universidade Metodista de São Paulo, 2016-03-31) OLIVEIRA, Vânia Braz de; GALINDO, Daniel dos SantosO consumidor contemporâneo, inserido em um novo ambiente de comunicação, potencializa suas expressões, capaz de avaliar uma marca ou produto e transmitir sua opinião pelas redes sociais, ou seja, o consumidor expressa suas opiniões e desejos dialogando com seus pares de forma espontânea nas redes sociais on-line. É neste ambiente de participação e interação (ciberespaço) que está nosso objeto de estudo, o boca a boca on-line – a voz do consumidor contemporâneo, também conhecido como uma manifestação informativa pessoal ou uma conversa, a opinion sharing. Proporcionado pelos consumidores nas redes sociais on-line, o boca a boca se fortalece em função das possibilidades de interação, característica da sociedade em rede. Nesse cenário, oobjetivo desta pesquisa é caracterizar o boca a boca on-line como um novo fluxo comunicacional entre consumidores, hoje potencializado pelas novas tecnologias da comunicação, capazes de alterar a percepção da marca e demonstrar o uso, pelas marcas, das redes sociais on-line ainda como um ambiente de comunicação unidirecional. Mediante três casos selecionados por conveniência (dois casos nacionais e um internacional), o corpus de análise de nossa pesquisa se limitou aos 5.084 comentários disponibilizados após publicação de matérias jornalísticas no Portal G1 e nas fanpages (Facebook), ambos relativos aos casos selecionados. Com a Análise de Conteúdo dos posts, identificamos e categorizamos a fala do consumidor contemporâneo, sendo assim possível comprovar que as organizações/marcas se valem da cultura do massivo, não dialogando com seus consumidores, pois utilizam as redes sociais on-line ainda de forma unidirecional, além de não darem a devida atenção ao atual fluxo onde se evidencia a opinião compartilhada dos consumidores da sociedade em rede.Item O discurso ambiental jornalístico, político e empresarial em âmbito local: uma proposta de análise(Universidade Metodista de São Paulo, 2016-04-05) SILVA, Ana Carolina de Araújo; GONÇALVES, Elizabeth MoraesEsta tese tem como tema principal o discurso ambiental local. Trata-se de uma proposta de análise, que pode ser aplicada a este tipo de discurso em qualquer localidade, e um estudo de caso, que aplicou a análise proposta na tese. O objetivo geral desta pesquisa foi analisar a informação local sobre meio ambiente veiculada por meio dos discursos jornalístico, político e empresarial, estabelecendo relações históricas, sociais e ideológicas do discurso ambiental que permeiam as três áreas em questão. A metodologia incluiu três fases: pesquisa bibliográfica e revisão de literatura sobre os principais conceitos levantados no trabalho; levantamento de discursos locais disponíveis na mídia para análise no estudo de caso; análise dos discursos a partir de protocolo elaborado com base na Análise do Discurso de linha francesa. O estudo de caso traz a análise do discurso ambiental no município de Frutal-MG, onde hoje estão em andamento várias pesquisas e projetos na área ambiental. A principal conclusão do trabalho confirma a hipótese da pesquisa de que a informação ambiental fruto dos discursos político, jornalístico e empresarial em âmbito local tem caráter predominantemente situacional, mercadológico e propagandístico, pouco focada em conscientizar e educar e com ênfase em interesses comerciais e eleitorais e na resolução de problemas emergenciais.Item Na palma da mão: a difusão de celulares e smartphones e possibilidades para o ensino-aprendizagem no Brasil(Universidade Metodista de São Paulo, 2016-04-11) VOLTOLINI, Ana Graciela Mendes Fernandes da Fonseca; LIMA JUNIOR, Walter TeixeiraA pesquisa considera a difusão de celulares e smartphones e as consequências deste fato em possibilidades para o ensino-aprendizagem. Aparatos de comunicação sempre estiveram ligados ao processo de ensino-aprendizagem. Entretanto, com o desenvolvimento mais intenso, nas últimas décadas, das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), essa relação vem ganhando novos contornos. Surge a Internet, a evolução das máquinas computacionais e, recentemente, a explosão dos dispositivos móveis, fornecendo novos produtos e serviços convergentes. Nesse contexto, celulares e smartphones tem sido utilizados e recomendados para apoio e complemento do processo de ensino-aprendizagem: a chamada Aprendizagem Móvel. Esse ramo cresce devido à rápida expansão e barateamento dessas tecnologias na sociedade. Para verificar cientificamente essa relação foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo exploratória, com dois projetos de Aprendizagem Móvel em andamento no Brasil, o Palma – Programa de Alfabetização na Língua Materna e o Escola Com Celular – ECC. Assim, a partir dos dados provenientes da pesquisa, identificamos alguns aspectos relacionados ao uso de celulares e smartphones para o processo de ensino-aprendizagem que contribuem na compreensão desse campo ainda em construção no Brasil. O uso desses dispositivos como suporte para processos de ensino-aprendizagem nos projetos estudados é delineado pelos aspectos tecnologia, dispositivo, público e contexto e novas tecnologias e Aprendizagem Móvel. O aspecto dispositivo desdobra-se em dimensões como disseminação, multifuncionalidade e acessibilidade que embasam os projetos, ainda favorece características apontadas como importantes para o processo de ensino-aprendizagem na atualidade, como mobilidade e portabilidade. Os projetos pesquisados demonstram potencial e metodologia adequada aos contextos para os quais foram criados e aplicados. Entretanto, a pesquisa indicou que ao mesmo tempo em que celulares e smartphones representam o ápice da convergência tecnológica e são considerados extremamente populares e acessíveis na sociedade contemporânea, com possibilidades concretas como nos projetos estudados, não conseguiram conquistar uma posição sólida como suporte para o ensino-aprendizagem. Tal indicação se deve, de acordo com o corpus, à carência de alguns fatores, como: fomento, as práticas se mostram extremamente dependentes da iniciativa pública ou privada para sua extensão e continuidade; sensibilização para o uso de tecnologias disponíveis, não consideram o aparelho dos próprios alunos e um planejamento que inclua, capacite e incentive o uso desses dispositivos. Além disso, a pesquisa também destaca a necessidade de uma visão crítica do uso e papel da tecnologia nesses processos.Item Promoção da cidadania pelas rádios comunitárias do ABCD paulista, sob desafios e enfrentamentos políticos(Universidade Metodista de São Paulo, 2016-04-25) VAZ FILHO, Pedro Serico; PERUZZO, Cicilia Maria KrohlingEsta pesquisa, intitulada “Promoção da cidadania pelas rádios comunitárias do ABCD Paulista, sob desafios e enfrentamentos políticos”, estuda 11 rádios comunitárias autorizadas pelo Ministério das Comunicações para funcionamento no Grande ABCD Paulista. Na região, cinco cidades das sete ali existentes abrigam rádios comunitárias, como Diadema (rádios “Navegantes” e “Nova Diadema”); Mauá (rádios “Mauá” e “Z”); Ribeirão Pires (rádio “Pérola da Serra”); Rio Grande da Serra (rádio “Esplanada”) e São Bernardo do Campo (rádios “Lírio dos Vales”, “Nova Riacho”, “Paraty”, “Princesa” e “Represa”). As outras duas cidades daquele território, Santo André e São Caetano do Sul, não registram emissoras comunitárias autorizadas para funcionamento. O objetivo deste estudo é o de revelar o perfil das mencionadas emissoras; a contribuição que oferecem aos processos da promoção de cidadania e inclusão social; seus problemas operacionais estruturais para sobrevivência e reações para superação. A metodologia utilizada consiste em pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, entrevistas, visitas às rádios e estudo de programação. Estudou-se o histórico da região; os conceitos de cidadania; participação; radiodifusão comunitária e a própria trajetória das emissoras. Na sequência, houve a consulta em instituições oficiais para o conhecimento das rádios comunitárias autorizadas para funcionamento no ABCD. Posteriormente, seguiu-se a pesquisa com várias visitas de observação. As entrevistas tiveram características semiestruturadas com os radialistas e demais depoentes para este trabalho, especialistas na presente temática. Concluiu-se que existem inúmeras dificuldades que as 11 emissoras comunitárias do ABCD Paulista enfrentam para conseguir manter as rádios funcionamento. A manutenção das dificuldades se dá principalmente pela força da legislação responsável por tal segmento radiofônico comunitário, que o impede de obter apoio comercial e patrocínios.Item Comunicação estratégica de IES através do handebol de alto rendimento(Universidade Metodista de São Paulo, 2016-04-26) SAAR, Jefferson Ferreira; TARSITANO, Paulo RogérioA tese aborda como a Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e a Universidade de Taubaté (UNITAU) utilizam o esporte de alto rendimento como meio de divulgação estratégica. O estudo mostra qual é a relação existente entre a comunicação institucional e mercadológica das referidas IES e o handebol de alto rendimento. A tese objetiva também, apresentar as ferramentas de comunicação utilizadas por UMESP e UNITAU para divulgar suas ações de patrocínio e, por fim, avaliar o grau do fluxo de comunicação dos profissionais de comunicação e marketing das IES com gestores esportivos do handebol. A comparação entre as IES analisadas deu-se pelo uso do método de pesquisa de ‘estudos de casos múltiplos’, já a pesquisa documental e a bibliográfica foram utilizadas para a construção teórica do trabalho. Os dados dos objetos de estudo foram coletados através do uso da técnica de entrevista, estas que, adotaram a característica ‘semiestruturada’ com perguntas abertas e uso de roteiro. Concluiu-se que as universidades UMESP e UNITAU pouco exploram a imagem vitoriosa do handebol de alto rendimento que investem como meio estratégico de divulgação.Item O agendamento de telejornais brasileiros em sites noticiosos de conteúdo colaborativo(Universidade Metodista de São Paulo, 2016-05-13) SAAR, Cláudia Maria Arantes de Assis; LIMA JUNIOR, Walter TeixeiraA tese investiga se, mesmo com a livre produção de notícias, indivíduos que postam informações em websites de conteúdos colaborativos, denominados como interagentes, tendem a reproduzir informações que foram agendadas por telejornais. Para verificar essa análise, este estudo faz uma comparação entre os veículos de conteúdos colaborativos Vc repórter, Vc no G1 e Eu repórter com os telejornais SBT Brasil, Jornal Nacional, Jornal da Record e Jornal da Band, buscando averiguar se os referidos telejornais pautam as plataformas colaborativas. A hipótese norteadora parte da premissa que os telejornais brasileiros vêm construindo ao longo do tempo um vínculo de credibilidade com o telespectador. Portanto, é possível projetar que o interagente utilize os mesmos critérios de escolha dos broadcasts e reproduza informações semelhantes em sites de conteúdo colaborativo. O método utilizado foi a análise de conteúdo e tem como base os estudos de Laurence Bardin. O tipo de pesquisa adotado foi o quantitativo e para isso foi construído um sistema computacional denominado New Crawler App para coletar o material utilizado nesta pesquisa. Concluiu-se que, dentro da amostra do universo pesquisado, há agendamentos dos telejornais frente ao conteúdo colaborativo.Item A identidade da Unimep no movimento de sua política acadêmica: uma teoria fundamentada nos dados(Universidade Metodista de São Paulo, 2016-07-26) CARDOSO, Luis de Souza; FISCHMANN, RoseliA presente tese de Doutorado em Educação objetiva investigar o processo de constituição da identidade da Universidade Metodista de Piracicaba no movimento de construção de sua Política Acadêmica (PA). A pesquisa se inscreve no campo dos estudos da Universidade brasileira, tendo como seu caso a Unimep, instituição de natureza privada, confessional, com espírito público e comunitário. A PA, aprovada em 1992, à época constituiu-se em caso sui generis no campo universitário brasileiro, pela metodologia de sua construção e a definição radical de seu fundamento e razão de ser Universidade, pautada na ética valorativa da “construção da cidadania enquanto patrimônio coletivo da sociedade civil”. Ao traçarmos uma narrativa histórica da Unimep, da construção de sua Política Acadêmica e demais políticas, que em torno do seu eixo integrador gravitam, a pesquisa buscou explicar e compreender o processo e movimento institucional (a institucionalização da Universidade), bem como sua incidência na constituição da identidade da Unimep. O método utilizado, de forma exploratória, baseou-se na Grounded Theory – Teoria Fundamentada nos Dados. Os dados foram obtidos de documentos do arquivo histórico institucional e de entrevistas semiestruturadas intensivas, com protagonistas do movimento da Política Acadêmica. O resultado da pesquisa partiu de uma análise da história da Unimep e constatou que na sua formação e desenvolvimento, desde as Faculdades Isoladas e Integradas do IEP, fundadas em 1964, até o final da primeira fase como Universidade, em 1978, ela passou por diferentes etapas, todas elas, porém, atravessadas pela ideologia vigente no contexto histórico do país, com ausência de democracia, gestão autoritária e centralizadora, de baixíssima participação crítico-coletiva. Contudo, o movimento da comunidade acadêmica caminhou e evoluiu numa direção contrária ao da gestão oficial, evidenciando-se contraideológico, marcado pelo inconformismo e insatisfação com o status quo. As contradições se explicitaram e culminaram em crises, experimentadas em 1978 e 1985. Na administração e solução dessas crises, a resistência do movimento docente e discente teve papel fundamental, contando nas etapas seguintes com o apoio e vontade política das novas Reitorias, de modo que a Universidade deu saltos importantes na formação de sua identidade. Sobretudo pela construção de sua Política Acadêmica (1989-1992), a Unimep experimentou um processo de institucionalização e estabeleceu-se como Universidade contraideológica e contrarreprodutivista, de caráter democrático, coletivo-participativo, pautada na busca pela indissociabilidade do ensino- pesquisa-extensão, o que marca seu projeto pedagógico. Particularmente sua identidade, constituída ao longo do tempo, em sua historicidade, sintetizou-se nesse processo e movimento da Política Acadêmica, a qual preconiza qualidade do ensino e qualidade política, fundamentada na ética de “construção da cidadania enquanto patrimônio coletivo da sociedade civil” como sua utopia e razão de ser. A teoria fundamentada emergente chegou, portanto, a uma tríade de categorias analíticas centrais, com poder conceitual, explicativo- compreensivo do fenômeno da “construção da Política Acadêmica e da constituição da identidade da Unimep”, pela confluência e conjugação do “inconformismo” da comunidade acadêmica, do “método coletivo-participativo-dialético” e da ética da “construção da cidadania” como sua expressão valorativa mais profunda.Item Rastros de eros: intuições sobre uma er/ética possível(Universidade Metodista de São Paulo, 2016-08-01) MORA GRISALES, Ofir Maryuri; SOUZA, Sandra Duarte deEros é uma força vital, um fluir de energia difícil de definir e emoldurar. Optei assim, por percebê-la a partir dos fragmentos, dos rastros que consegui vislumbrar no ímpeto e beleza do seu percurso nas vidas e nas relações humanas. O meu interesse pelo erótico decorreu inicialmente de algumas suspeitas concretas: o lugar periférico, quase ausente do erótico na teologia, a erotização da violência e da dominação como prática recorrente na América Latina, a racialização do erótico e finalmente uma excessiva sexualização do erotismo na cultura ocidental. Visei, pois, reconstruir o erótico desde uma perspectiva ética e transformadora. Para tanto, o caminho foi a desconstrução e a interrupção enquanto estratégias feministas e subalternas de busca por outros significados, outras práticas e inclusive outra linguagem. Tal caminho me endereçou num processo de desestabilização da compreensão hegemônica que informava teológica e simbolicamente teorias e práticas do erotismo. Teologias críticas feministas, de libertação e indecentes, caminharam junto nesse percurso errático que inevitavelmente excedeu os limites do discurso teológico. Finalmente então, propus que a er/ética seja a expressão para um novo e aberto espaço de significação e negociação do erótico, o qual só pode ser compreendido no seu potencial transgressor, na medida em que é capaz de descobrir e manter vivo o fluxo de energia que nos move, no profundo da nossa experiência corpórea, individual e coletiva e para além da dominação e da utilidade do tempo e mundo capitalista e colonial. A fragmentação da palavra coloca as fronteiras em aberto, desestabiliza os limites disciplinares, ao mesmo tempo em que cria as condições para sua relação.Item Lei de acesso à informação: um canal à fonte de notícia(Universidade Metodista de São Paulo, 2016-08-18) SOUZA, Rose Mara Vidal de; JOSGRILBERG, Fabio BotelhoEste estudo visa verificar se a Lei de Acesso à Informação é um canal para obter fonte de notícia para jornalistas. A pesquisa foi norteada por estudo exploratório, de natureza quanti-qualitativa, delineado por pesquisa bibliográfica, documental, entrevistas estruturadas e análise de conteúdo. Em um primeiro momento foi apresentado um panorama da LAI nos cinco continentes do globo e quais países possuem e não possuem a legislação de acesso à informação. Posteriormente foram realizados dois mapeamentos: O primeiro foi acerca das solicitações feitas por jornalistas (em geral) no Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão (e-SIC) da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2014 e 2015. O segundo mapeamento foi dirigido às matérias publicadas no jornal Folha de S. Paulo, na editoria de política, em 2014 e 2015. Entre os documentos utilizados está o 2º Relatório de desempenho da Lei de Acesso a informações públicas da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (ABRAJI), que entrevistou 83 jornalistas brasileiros sobre a LAI em 2015. Do ponto de vista teórico, a pesquisa perpassa os conceitos de democracia (Bobbio), comunicação pública (Brandão), direito à informação pública (Mendel), jornalismo de dados (Machado), fontes de notícias (Lage/Charaudeau) e cultura hacker (Coleman), entre outros. A análise mostrou que a LAI é utilizada como canal à fonte de notícia no âmbito da cobertura política, porém com baixo aproveitamento pelos jornalistas. A pesquisa ainda revelou que tampouco existem mecanismos de estímulo ao uso e critérios de mensuração sobre a LAI como canal à fonte de notícia, tanto pelo Governo Federal, quanto pela Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ).Item Metadados como atributos da informação estruturada em bases de dados jornalísticas na web(Universidade Metodista de São Paulo, 2016-09-19) OLIVEIRA, André Rosa de; SANTOS, Marli dos; LIMA JUNIOR, Walter TeixeiraBases de dados abastecidas com notícias produzidas para a Web representam um repositório de informação com potencial tecnológico de ser reutilizado de inúmeras formas e por outras plataformas digitais conectadas via redes. No processo de produção jornalística, esta é uma das transformações provocadas pela evolução tecnológica que exigem novas habilidades ‒ entre elas, a necessidade de organizar, recuperar e reutilizar esse material. Diante disso, este trabalho pretende mostrar de que forma a adoção de estruturas baseadas em metadados contribui para o desenvolvimento da informação jornalística produzida e armazenada nessas bases. Para tanto, ele se apoia no conceito de pensamento computacional para encorajar o cruzamento de conhecimentos entre a Comunicação e as Ciências da Computação e da Informação, além de investigar o impacto dessas relações nas rotinas de produção e elaboração de produtos de mídia. Impulsionado pela importância da memória para a produção jornalística e pelas discussões em torno da Web de Dados e de padrões semânticos abertos, discute ainda a possibilidade de veículos noticiosos se tornarem plataformas, estimulando a obtenção de relações invisíveis entre temas e contextos, bem como a intersecção entre jornalistas e desenvolvedores. Com base em um estudo exploratório envolvendo cinco organizações de mídia, na identificação de atributos que caracterizem diferentes níveis de estruturação e na proposição de um instrumento de análise baseado em funcionalidades adotadas por esses veículos, defende-se que a adoção de marcações, esquemas com vocabulários controlados, ontologias formais ou outras estruturas são indispensáveis para a adaptação do Jornalismo diante de um cenário em constante mudança.Item Educação teológica e educação ambiental: há lugar nos espaços da educação teológica no Brasil para a responsabilidade ambiental na perspectiva da missão integral?(Universidade Metodista de São Paulo, 2016-09-30) MARINGOLI, Ângela; RIBEIRO, Claudio de OliveiraA educação teológica é um produto da cultura cristã que, com os seus dogmas, visões doutrinárias e teológicas, perpassa os ensinos bíblicos fundamentais. Ela se consolidou nos moldes das muitas ambiguidades e transformações sociais pelas quais as sociedades e o cristianismo passaram. No Brasil, o mesmo processo se deu. Defendemos a tese de que, para os dias atuais, a educação teológica pode revisar os seus programas de ensino nas disciplinas, direta ou indiretamente, relacionadas à Missiologia e outras, com a lógica dos saberes da educação ambiental, considerando os marcos teológicos da Missão Integral. Tal revisão redundaria no que estamos chamando de Teoambientologia. A educação ambiental, por vezes, é também entendida como educação política porque ela é partidária de ações transformadoras da realidade e da cidadania em que a sociedade está inserida, transformando-a em uma sociedade sustentável. A educação ambiental, que inclui os estudos da biodiversidade, dos desenvolvimentos sustentáveis, das leis contra os crimes ambientais e outros, através dos seus saberes, possui a capacidade de preparar indivíduos e grupos para o exercício da cidadania. Os aspectos sociológicos da educação ambiental estabelecem relação com o dia a dia dos cidadãos, para produzir um processo de crescimento contínuo e também de consciência com respeito aos acontecimentos socioambientais. Para tanto, a pesquisa faz uma avaliação da recepção dos saberes da educação ambiental nas faculdades e nos seminários teológicos brasileiros, com vistas a formular uma proposta para os conteúdos programáticos de Missiologia visando a atender às necessidades da sociedade e da Missão Integral da Igreja. Para isso, analisaremos comparativamente as matrizes curriculares, as ementas e os trabalhos de conclusão de cursos de teologia das faculdades e seminários, no período de 2010 a 2014, de cinco escolas: Faculdade Teológica Batista de São Paulo, Faculdade de Teologia Presbiteriana Mackenzie, ambas na cidade de São Paulo, Faculdade Teológica Sul Americana (FTSA), em Londrina, no Paraná, Faculdade de Educação Teológica das Assembleias de Deus (Faetad), em São Paulo, e o Centro Evangélico de Missões (CEM), que tem a sua sede em Viçosa, no estado de Minas Gerais. A partir desta análise, indicaremos conteúdos e esboços práticos no campo da Teoambientologia.Item Um estudo sobre os saberes formativos do formador de professores de matemática do curso de licenciatura em pedagogia(Universidade Metodista de São Paulo, 2016-10-20) UTSUMI, Luciana Miyuki Sado; BAHIA, Norinês PanicacciO presente estudo coloca em evidência a formação inicial dos professores de Matemática do Ensino Fundamental (anos iniciais), no curso de licenciatura em Pedagogia e tem como objetivo a configuração dos saberes necessários aos docentes universitários (os formadores). A pesquisa acerca das necessidades formativas do docente formador deve articular a discussão sobre o ensino dos conteúdos matemáticos, assim como sobre as abordagens metodológicas no ensino da Matemática, ao considerar a necessidade da intersecção entre conteúdos matemáticos específicos e questões didático-pedagógicas. Neste contexto, tais conhecimentos devem ser complementares, na medida em que o professor assume a tomada de decisões relativas a o que ensinar e a como ensinar. A investigação proposta realizou uma revisão da literatura sobre o histórico do ensino da Matemática e da didática para o Ensino Fundamental, em interface com a formação de professores. A pesquisa de campo previu a coleta de dados por meio da aplicação de questionário e realização de entrevistas, tendo como referência Szymanski (2002, 2004) e Franco (2003) para a análise dos dados. Em 2013 foram coletados dados de alunos de um curso de Pedagogia da região do Grande ABC Paulista, por meio de questionário. Em 2014 foram coletados dados de professores de Matemática do Ensino Fundamental (anos iniciais e anos finais), de professores de graduação nos cursos de licenciatura em Pedagogia e Matemática, de alunos de cursos de graduação em Pedagogia e Matemática, bem como de educadores que atuam na formação continuada de professores de Matemática da Educação Básica. De maneira a contemplar os diferentes olhares e perspectivas que dialogam com a questão da formação de professores de Matemática, em especial, a formação de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, a discussão dos dados ancorou-se nos referenciais teóricos de autores como: Almeida e Pimenta (2011); Cunha (1989, 2014); Curi (2004, 2005, 2006); D’Ambrosio (1986, 1996, 2011); Freire (1977, 1996); Garcia, Alves e Libâneo (2012); Machado (2012); Megid (2013, 2015); Miguel e Miorim (2004); Ortega (2008, 2011, 2012); Pimenta (2000, 2001, 2002, 2005, 2010); Santos (2005, 2012, 2014); Schliemann e Carraher (2006); Smole e Diniz (2001); Tardif (2000, 2001, 2002); Utsumi (2003); Utsumi e Lima (2008); dentre outros autores. Os resultados indicam que os professores em formação e em atuação licenciados em Matemática igualmente necessitam aprofundar o domínio dos conteúdos matemáticos de ensino; que tanto os alunos dos cursos de graduação em Pedagogia como dos cursos de graduação em Matemática anunciam suas lacunas formativas em termos da necessidade de maior acesso e conhecimento das abordagens metodológicas pautadas nas tendências atuais da didática da Matemática. Nesse sentido, a análise dos dados da pesquisa confirma a necessidade de se considerar a tão proclamada indissociabilidade entre conteúdo e forma na formação de professores de Matemática do curso de graduação em Pedagogia e, em decorrência disso, a necessária busca incessante de formação Matemática continuada por parte do formador de professores deste curso, com base e a partir de suas necessidades formativas próprias, a fim de possibilitar a progressiva e desejada democratização do acesso ao saber matemático por parte dos alunos e alunas dos anos iniciais do Ensino Fundamental.Item As representações de alunos de um curso de pedagogia a distância sobre linguagem docente e dialogicidade(Universidade Metodista de São Paulo, 2016-11-29) BAFFA, Alda Mendes; BAHIA, Norinês PanicacciO presente trabalho realizou uma investigação que priorizou o desvelamento das representações de alunos, de um curso de Pedagogia a distância, sobre linguagem docente e dialogicidade. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, especificamente, um estudo de caso envolvendo 17 alunos do último ano (8º semestre) de um curso de Pedagogia a distância, de uma instituição de ensino superior, particular, localizada na região do Grande ABC paulista. A questão norteadora da investigação foi: Qual o conhecimento que os alunos do curso de Pedagogia a distância têm sobre linguagem docente, dialogicidade e sua importância para a construção do conhecimento? A hipótese parte do pressuposto de que os estudos e a formação em EAD trazem uma nova modalidade de docência reflexiva e decisória, porém, o desenvolvimento e importância atribuídos à linguagem docente vêm, não só do curso de Pedagogia em EAD, mas também de outras experiências dos sujeitos que estão em formação. O objetivo foi o de investigar e refletir sobre as representações dos alunos acerca da formação que estão recebendo em interface com a linguagem/dialogicidade. Para a coleta de dados foi aplicado um questionário – com questões abertas e questões fechadas – para o desvelamento do perfil e das representações acerca da questão norteadora da investigação e, a análise destes dados, teve como referência Franco (2003) e Szymanski (2010) para a metodologia de análise de conteúdo. O referencial teórico que embasou a pesquisa contou com autores que nos auxiliaram a produzir reflexões sobre linguagem, constituição do sujeito e a importância da linguagem na construção do conhecimento, como Bakhtin (1999 e 2000), Geraldi (1997) e Orlandi (1997). Para a recuperação do histórico e discussões sobre do curso de Pedagogia presencial e a distância selecionamos alguns autores como Gatti e Barretto (2009); para a crise das licenciaturas e identidade docente, Gatti e Barretto (2008 e 2010); para pesquisarmos as políticas públicas de formação, valorização e incentivo à carreira docente, Brzenzinski (2013), Tardiff e Lessard (2014), e fomos buscar em Nóvoa (1992) e Libâneo (2002) as ideias de profissionalidade, profissionalização e profissionalismo; em Saviani (2012) um estudo crítico sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Pedagogia. Em Bahia e Duran (2009) buscamos reflexões sobre a formação de professores em cursos a distância; em Bahia (2014) estudos sobre a formação inicial de professores a distância, e em Azevedo (2013) a aprendizagem e a linguagem na Educação a Distância. Os resultados da pesquisa apontam para a grande importância, dada pelos alunos do curso de Pedagogia a distância, à linguagem, seu desenvolvimento dialógico e interlocutivo, sua importância na construção do conhecimento e no desenvolvimento da interação entre os interlocutores na Educação a Distância e a contribuição desta para a construção de um novo discurso educacional, porém, no que se refere à dialogicidade, a linguagem dialógica fica um pouco prejudicada, pois a interação é pequena (embora exista), e a falta de debates em tempo real compromete a construção de um diálogo mais efetivo.Item Educação do ser-motrício e a práxis criadora(Universidade Metodista de São Paulo, 2016-11-30) SANTOS, Sérgio Oliveira dos; LAUAND, Luiz JeanA pesquisa parte da obra do filósofo português Manuel Sérgio, investigando as implicações e as ressonâncias nos horizontes educativos a partir da compreensão do ser- motrício. As questões basilares da pesquisa são: Como vivenciar, compreender e interpretar o ser humano em sua natureza motrícia? Qual seu modo autêntico de ser em ação, superando o olhar do físico tão-só, considerando a experiência da vida, a linguagem e a complexidade humana? Quais desdobramentos, ressonâncias e implicações educativas podem surgir dessas compreensões e interpretações? Para compreender essa projeção, estudamos o ser-motrício em suas raízes ontológicas subsidiados pela vivência, interpretação e apreciação humana. Na dimensão educativa, considerou-se que o ser-motrício que sente, pensa, apreende, incorpora, deseja, interage, imagina, expressa e potencializa toda essa condição no entrelaçamento da experiência vivida com as múltiplas linguagens, tem recebido um tratamento compreensivo mais influenciado pelo paradigma da simplicidade e do reducionismo que, de certo modo, ressoam em práticas educativas fragmentadas. Para superar esse reducionismo defendemos a práxis criadora como dimensão autêntica do ser-motrício, num projeto denominado “Apreciação da Motricidade Humana”, um caminho formador de realização e da vida em plenitude.