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Item Relações entre liderança autêntica, percepção de suporte social, resiliência e engajamento no trabalho(Universidade Metodista de São Paulo, 2019-02-01) MORAES, Elton Ramos; MARTINS, Maria do Carmo FernandesA relação entre engajamento no trabalho e desempenho profissional tem sido corroborada em estudos científicos da área, embora sua causalidade não seja direta, faz-se necessário o entendimento de quais variáveis antecedem ou são consequentes para ampliar esse entendimento. Com o desafio de encontrar respostas para essas relações no trabalho, o objetivo central desta tese foi o de verificar o impacto dos construtos de liderança autêntica e da percepção de suporte social no trabalho no engajamento no trabalho, sendo moderados pela resiliência. Participaram do estudo 298 trabalhadores voluntários, sem restrição de sexo, maiores de idade e com vínculo empregatício. Os dados foram coletados eletronicamente, depois de convite feito por meio de contato com a empresa onde trabalham e redes sociais, e de assinarem Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Para a coleta dos dados foram utilizadas as escalas de liderança autêntica, percepção de suporte social no trabalho, resiliência e engajamento no trabalho, válidas e com índices aceitáveis de fidedignidade, além de questionário de dados sociodemográficos para caracterização dos participantes. Suas respostas foram analisadas por meio de análises estatísticas descritivas (média, moda, mediana, desvio-padrão e variância) e multivariadas (equação estrutural) para teste do modelo proposto. Os resultados revelaram que a percepção de suporte social no trabalho foi a variável que obteve maior impacto sobre o engajamento no trabalho, principalmente no papel de prover informações rápidas e confiáveis ao indivíduo e que liderança autêntica não teve impacto significativo no variável critério. Testando o efeito moderador da resiliência, a análise comprovou que ao incluir a variável na relação desse modelo, ocorre a potencialização de todas as variáveis, ou seja, a resiliência é um recurso pessoal fundamental para aumentar o poder de explicação do engajamento no trabalho. Esses achados corroboram com a literatura considerando a resiliência como um dos principais recursos do indivíduo para enfrentamento das situações difíceis, e uma variável moderadora e que a percepção de bom suporte social no ambiente de trabalho cultiva ambientes propícios para que trabalhadores sejam mais engajados com seu trabalho.Item Influência das vivências acadêmicas e da autoeficácia na adaptação, rendimento e evasão de estudantes nos cursos de engenharia de uma instituição privada(Universidade Metodista de São Paulo, 2019-02-06) MATTA, Cristiane Maria Barra da; MARTINS, Maria do Carmo Fernandes; HELENO, Maria Geralda VianaO impacto do início da vida acadêmica pode afetar a autoeficácia e dificultar a adaptação dos estudantes. O presente trabalho teve como objetivo avaliar a influência da autoeficácia e das vivências acadêmicas na predição de rendimento e de evasão escolar. Para a coleta de dados utilizaram-se o Questionário de Dados Sociodemográficos, o Questionário de Vivências Acadêmicas – versão reduzida (QVA-r) e a Escala da Autoeficácia na Formação Superior (AEFS). Resultados de desempenho no vestibular, rendimento escolar e evasão foram fornecidos pela instituição na qual o estudo foi desenvolvido. Os dados foram analisados por meio de estatísticas descritivas e inferenciais. Participaram do estudo 407 estudantes de primeira série do curso de Engenharia de uma instituição privada, majoritariamente do sexo masculino, com idade média de 18,5 anos. A adaptação acadêmica dos estudantes foi favorecida pela satisfação com o curso e com a instituição e, principalmente, pelos bons relacionamentos interpessoais, também confirmados pela elevada autoeficácia na interação social. A confiança na capacidade de aprender e de autorregular as ações e às questões referentes à proatividade foi um pouco reduzida, se comparada à autoeficácia na interação social e na gestão acadêmica. O modelo proposto previu 60% do rendimento. As contribuições positivas foram conhecimento básico, hábitos de estudo, sentimentos quanto ao curso escolhido e à carreira, e autoeficácia acadêmica e na gestão acadêmica. Além desses fatores, o sucesso acadêmico dos ingressantes poderia ser atribuído à qualidade da transição do período desenvolvimental e das políticas educacionais da instituição. Sugere-se a promoção de atividades que possam nutrir as crenças de autoeficácia dos estudantes, que orientem seus hábitos de estudo e à gestão de seu tempo. O ambiente educacional deve promover bem-estar físico e psicológico à comunidade estudantil. A deficiência no conhecimento básico foi um preditor significativo de evasão, explicação entre 38% e 50% da variância encontrada. Tornou-se evidente que os fatores socioeconômicos, vocacionais e interpessoais podem ser determinantes do abandono escolar. Os resultados foram discutidos à luz da literatura da área.Item Violência no namoro: relações entre traços de personalidade, estresse, distorções cognitivas e práticas parentais(Universidade Metodista de São Paulo, 2019-02-13) PINHEIRO, Cesar Roberto; SERAFIM, Antonio de PáduaEste estudo teve como objetivo verificar se traços de personalidade, práticas parentais, distorções cognitivas e estresse estão associados à aceitação de violência em pessoas envolvidas em relações de namoro. Colaboraram com esta pesquisa 311 participantes, 228 mulheres e 83 homens, com idade igual ou superior a 18 anos, estudantes de uma universidade localizada no Grande ABC Paulista. Para a coleta de dados, foram utilizados: Questionário sociodemográfico, Inventário de personalidade cinco fatores revisado (NEO FFI - R), Escala de distorções cognitivas (EDC), Escala de exigência e responsividade (EER), Escala de ansiedade, depressão e estresse (EADS) e a Escala de aceitação de violência no namoro (EAVN). Os principais resultados das análises descritivas e correlacionais indicaram que 42,12% dos participantes apresentaram elevado nível de estresse (severo e extremamente severo) e, particularmente, as mulheres apresentaram níveis mais elevados de estresse. Verificou-se que o neuroticismo esteve positivamente associado ao alto nível de estresse, indicando que quanto maior o escore de neuroticismo, mais elevado o nível de estresse. Os dados também revelaram correlação positiva entre parentalidade autoritária materna e paterna com aceitação de violência no namoro. Quanto às distorções cognitivas, os maiores índices são dos domínios auto culpa e preocupação com o perigo, sendo que, dentre estes, as distorções mais mencionadas respectivamente são “Culpar-se a si mesmo por alguma coisa, mesmo que provavelmente a culpa não tenha sido sua” e “Pensar o pior quando alguém quer lhe falar alguma coisa”. No que tange à variável violência no namoro, encontrou-se correlação positiva com neuroticismo, indicando que quanto maior o escore deste, maior a probabilidade de aceitação de violência nos relacionamentos.Item Traços de personalidade, estresse, ansiedade, depressão, apego e vínculo mãe-bebê no ciclo gravídico-puerperal(Universidade Metodista de São Paulo, 2019-02-28) PROCÓPIO, Camila Viana de Almeida; SERAFIM, Antonio de PáduaProcópio, C. V. A. (2019). Traços de personalidade, estresse, ansiedade, depressão, apego e vínculo mãe-bebê no ciclo gravídico-puerperal. (Tese de Doutorado, Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, Brasil). O ciclo gravídico-puerperal (CGP) traz consigo mudanças bruscas que demandam rápidas adaptações. O principal objetivo desta pesquisa foi avaliar e descrever traços de personalidade, ansiedade, depressão, estresse e vínculo mãe-bebê em mulheres no CGP. Participaram desta pesquisa 66 mulheres da gestação ao pós-parto. Os dados foram através da plataforma do Google Forms. A pesquisa foi efetuada em três etapas. Na primeira etapa as mulheres estavam com 24 semanas de gestação ou mais, na segunda estavam no puerpério (30 dias após o parto) e na terceira etapa foi 4 meses após o parto. Foram aplicados os seguintes instrumentos: questionário sócio demográfico e de saúde; Escala de Apego Materno Fetal – AMF; Escala de Vinculação do Adulto – EVA; Escala de Estresse Percebido - PSS; Questionário de Auto Relato – SRQ-20; Escala de Rastreamento Populacional para Depressão (CES-D); Inventário de Ansiedade Traço-Estado – IDATE; Inventário de Personalidade - NEO-FFI-R. Inventário de Percepção Vincular Materna - IPVM; Para a análise dos dados foi utilizado o SPSS. As participantes foram divididas em dois grupos, Grupo Experimental (GE) com altos níveis para o traço de personalidade neuroticismo e Grupo Controle (GC) para as participantes com níveis baixos de neuroticismo. Os principais resultados demonstraram que as participantes do GC apresentaram ansiedade, tanto em traço quanto em estado, mais elevada do que as participantes do GE. As mulheres que apresentam elevação do neuroticismo expressam mais presença de depressão, da percepção do estresse e de transtornos mentais comuns. Pode-se concluir que as mulheres com neuroticismo alto e muito alto apresentaram mais desgaste, mais sofrimento, presença de depressão, alta percepção de estresse, presença de transtorno mental comum e vínculo ansioso, indicando que são mais reativas. No entanto, estes achados não influenciaram na formação do vínculo mãe-bebê.Item Ensino do direito ambiental: uma análise das matrizes curriculares dos melhores cursos de direito regionais do Brasil(Universidade Metodista de São Paulo, 2019-03-25) BARILLARI, Patrícia Regina de Moraes; COELHO, Patrícia Margarida Farias; FERREIRA, António GomesA formação do profissional do Direito tem sido bastante discutida nos últimos anos, dada a sua feição estritamente tecnicista, em detrimento da formação humanística que deveria carrear o ensino jurídico. As matrizes curriculares dos cursos de Direito precisam acompanhar as profundas transformações sociais que trouxeram implicações ao ordenamemento jurídico brasileiro vigente. O objetivo deste trabalho é, assim, investigar as principais transformações do Direito, com especial atenção sobre aquelas desencadeadas pela Globalização, suas demandas educacionais e formativas, considerando, ainda, os problemas ambientais dela decorrentes e a necessidade de um ensino jurídico humanizador e sustentável, recaindo, inevitavelmente, no debate acerca do papel do professor de Direito nesse contexto. Neste estudo, parte-se da hipótese de que o Direito pode contribuir para a formação de cidadãos críticos e reflexivos, comprometidos com o meio ambiente no qual estão inseridos, de forma a gerar a emancipação dos sujeitos. Pretende-se, a partir disso, examinar o ensino jurídico de forma geral e específica, no tocante ao Direito Ambiental, nas melhores faculdades de Direito regionais do Brasil. O corpus selecionado para este estudo é composto pelas matrizes curriculares de cinco cursos de Direito de universidades públicas, sendo escolhida uma instituição pública por cada região do país. O critério de seleção utilizado foi a classificação no “Ranking Universitário Folha”, organizado pelo Instituto Datafolha e realizado em 2018. O presente trabalho tem, por metodologia, uma abordagem crítico-dialética, sob a ótica da Teoria Crítica do Direito. A base teórica desenvolvida é interdisciplinar, porque abriga, além do Direito e da Sociologia do Direito, diferentes áreas do conhecimento, desde a Educação, Sociologia e Filosofia, até os teóricos da Comunicação, dentre outras – respeitando a epistemologia de cada uma dessas disciplinas. O percurso de análise deste trabalho foi dividido em três capítulos. Na introdução, apresentamos a nossa trajetória, explicitamos o objeto, os objetivos gerais e específicos, o corpus e a fundamentação teórica desta tese. No primeiro capítulo, discutimos as transformações sociais e do Direito, o tema Globalização e suas interfaces com o Direito, as problemáticas em relação ao meio ambiente e os avanços do Direito Ambiental nas últimas décadas. O segundo capítulo aborda o papel do professor de Direito na formação do aluno. No terceiro capítulo, contextualizamos as cinco instituições de ensino superior escolhidas e seus respectivos cursos de Direito. Depois, analisamos cada uma das matrizes curriculares e problematizamos o quanto o ensino e a aprendizagem do Direito Ambiental estão em evidência, ou não, nas instituições. Em seguida, apresentamos nossas considerações finais, retomando os objetivos e verificando quais são as contribuições da tese para a área da Educação e do Direito. Os resultados alcançados demonstraram que o ensino jurídico no Brasil, nos casos analisados, ainda está muito aquém de oferecer aos alunos uma formação que os capacite a atuar e interagir no mundo globalizado, considerando uma perspectiva sustentável e crítica da interação homem e meio ambiente. Por outro lado, constatou-se que há uma preocupação, por parte das instituições de ensino pesquisadas, em alinhar as matrizes curriculares às novas demandas da sociedade global. Constatou-se, ainda, que as disciplinas voltadas para o estudo do Direito Ambiental perfazem apenas uma média de 5,8% das matrizes curriculares dos cursos de Direito pesquisados, ao longo de todo o curso, não obstante a sua importância social.Item Publicidade e consumo: um estudo sobre a ressonância discursiva no contemporâneo(Universidade Metodista de São Paulo, 2019-03-26) ZANINI, Gustavo Moreira; CHIACHIRI FILHO, Antônio RobertoAs transformações socioculturais e tecnológicas características do contemporâneo resultaram na emergência de novas posturas comunicacionais. No contexto publicitário, vemos como a consolidação de um modelo essencialmente participativo e interativo ganha corpo com diferentes propostas de incorporação daquilo que é individual e subjetivo à própria estrutura argumentativa do anúncio. Com subsídios teóricos e metodológicos provenientes dos estudos de linguagem e da análise do discurso, procuramos demonstrar como essa circularidade se realiza a partir de novos modelos de relação entre os agentes da comunicação. Para isso, inicialmente construímos um percurso teórico para que, em seguida, pudéssemos articular um dispositivo de análise que materializasse o efeito intersubjetivo da ressonância discursiva. Desta forma, apontamos para novas estratégias discursivas na criação de vínculos, especialmente no âmbito do consumo.Item Programa licenciaturas internacionais: impactos na formação de docentes para a educação básica(Universidade Metodista de São Paulo, 2019-03-28) PESSONI, Rosemeire Aparecida Bom; AZEVEDO, Adriana Barroso dePolíticas públicas têm seu assento nas democracias porque se relacionam com os arranjos institucionais de governos e as condições adequadas que se tornaram necessárias para promover a governabilidade. Assim, a política educacional interage com os projetos nacionais de desenvolvimento e com as demandas da sociedade organizada. É nesse contexto tendo como tema central a Educação Superior (ES), com enfoque nas políticas públicas de fomento à formação docente que essa tese foi desenvolvida. Dentro desse aspecto, o trabalho tem como recorte a análise do Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI) das Edições I a V (2010 a 2014), que contaram com o fomento da CAPES e, mais especificamente das Edições I e II (2010 e 2011), com a participação dos bolsistas da Universidade Metodista de São Paulo. O principal objetivo foi identificar sob que aspectos a participação no PLI contribuiu para melhorar a qualificação dos estudantes de graduação em licenciatura e a aumentar a valorização da carreira docente. A fundamentação teórica sobre globalização e a internacionalização do ensino superior e o aumento da mobilidade estudantil foi baseada principalmente nos seguintes autores: Altbach e Knight (2007); Contel e Lima (2007); Fonseca, Esteves e Iorio (2015); Gacel-Ávila (2005); Knight (2003, 2005, 2011); Lima e Maranhão (2009, 2011); Morosini (2006, 2014) e Stallivieri (2009, 2017). A fundamentação teórica que aborda o histórico do ES no Brasil foi baseada nos trabalhos de Cury (2010); Marinho, Polidori e Ono (2012); Nunes (2007) e Schwartzman (2015). O método de estudo de caso (YIN, 2001) constitui-se na estratégia elencada nesta pesquisa, uma vez que investiga o fato em sua temporaneidade, no âmbito da vida real, preservando suas características e significados. Com o objetivo aprofundar a análise, foi realizada a construção da trajetória institucional do PLI na Universidade Metodista de São Paulo, buscando acompanhar as diferentes fases do programa, desde sua concepção, formulação e implementação até a sua operacionalização final. Buscou-se também conhecer suas fases por meio de entrevistas semiestruturadas com os atores institucionais envolvidos nos diferentes níveis hierárquicos (coordenadores de curso e professores) e com os estudantes, foco principal do trabalho. O PLI, como um programa de mobilidade internacional direcionado exclusivamente aos estudantes de licenciatura trouxe uma valorização da área por igualar a possibilidade do intercâmbio antes voltadas aos estudantes de bacharelado, a exemplo do Ciências sem Fronteiras (CsF). Os bolsistas foram unânimes em apontar o crescimento e a maturidade que obtiveram com a vivência em outro país e com o programa de mobilidade. Fato também ressaltado pelos gestores (coordenadores e professor) entrevistados. O mesmo não se verificou com relação à formação acadêmica, não se percebeu uma diferença expressiva entre os conteúdos abordados nas disciplinas cursadas em Portugal e no Brasil.Item Migração religiosa: batistas brasileiros na região metropolitana de Toronto (Canadá)(Universidade Metodista de São Paulo, 2019-04-11) PAES, André Bezerra; RIVERA, Dario Paulo BarreraA presente tese discute o papel da religião evangélica (batista) na vida de um grupo de migrantes brasileiros residentes na região metropolitana de Toronto, Canadá, reconhecendo a importância do fenômeno migratório e da religião dentro dos processos transnacionais e migratórios. O texto destaca o crescimento da migração brasileira no Canadá, mas com o olhar das ciências da religião. Aborda-se como aconteceu o surgimento de igrejas batistas étnicas de língua portuguesa nesta região a partir do final dos anos 1970, em parceria com algumas igrejas batistas canadenses, o que resultaria na organização da Associação das Igrejas Batistas de Língua Portuguesa no Canadá em 1998. Examina-se uma igreja batista canadense em particular, a Central Baptist Church (CBCO) na cidade de Oakville (Ontario), que em 1987 iniciou um dos primeiros trabalhos para alcançar a comunidade de língua portuguesa residente nesta cidade. Trabalha-se com os conceitos de diáspora, identidade, migração e redes para elaborar nossa análise. Busca-se compreender como esses migrantes constituíram a partir dessas igrejas uma rede de apoio, suas condições sociais, econômicas, situação de visto, lugar de origem no Brasil, condições que permitiram criar novas conexões entre eles. A hipótese desta pesquisa é que a igreja étnica exerce um papel que reforça permanentemente a condição de migrante de seus membros, vivendo o paradigma de mantê-lo na fronteira de integrá-lo na sociedade de destino, sem romper completamente seus laços com a sua sociedade de origem. A partir de visitas de campo realizadas em dois períodos distintos, conseguiu-se realizar entrevistas com os líderes, membros e pessoas que frequentaram apenas por algum momento a CBCO. Isso permitiu verificar qual foi a relevância exercida por esta igreja étnica na do migrante.Item Ecos pascalianos na descrição da condição humana em Memórias Póstumas de Brás Cubas, Quincas Borba e Dom Casmurro, de Machado de Assis(Universidade Metodista de São Paulo, 2019-04-12) FUCHIGAMI, Ivna Maia; RENDERS, HelmutA presente tese de doutorado objetiva abordar a condição humana no viés de Blaise Pascal, que foi de grande influência e inspiração para o escritor Machado de Assis. Ambos percebiam o ser humano lutando entre o divertissement, o ennui, a concupiscência e a vaidade, entre outros aspectos. Embora se trate de um filósofo do século XVII e de um autor do século XIX, ocorrem vários pontos em comum entre ambos uma vez que cada um, à sua maneira, perscrutou a alma humana, plena de contradição, miséria, incertezas. Para ambos, a condição humana vai ser permeada pela contradição e pela ironia que a vida dá: se se deseja a verdade, só se encontram incertezas; se se procura a felicidade, só se encontram miséria e morte. Machado de Assis e Blaise Pascal mostram a involução do ser humano e colocam os leitores no turbilhão, em que estes são obrigados a pensar e a discernir, o que implica sofrimento. Para escritor e o filósofo, o ser humano é desordenado, miserável, contraditório, correndo entre a necessidade e o ennui. Cientes de que não dá mais para fingir que não se enxerga, ambos nos induzem a fazer a diferenciação, a ter discernimento. É nesta hipótese que, na compreensão sobre a condição humana, Machado de Assis se inspira nos escritos e pensamentos de Blaise Pascal até o ponto de integrar parcialmente sua linguagem na sua obra. A hipótese levantada é a existência de semelhanças entre a visão de mundo de um filósofo francês do século XVII e de um escritor brasileiro do século XIX. Para tanto, o método empregado foi um minucioso levantamento bibliográfico a fim de elencar as reflexões de Pascal que encontram eco nas três obras machadianas, Memórias Póstumas de Brás Cubas, Quincas Borba e Dom Casmurro objeto da presente tese, a fim de comprovar a hipótese mencionada. Feito isso, elaborou-se uma leitura detalhada da obra Pensées e das três obras, detectando-se onde, nos romances, era possível perceber os conceitos de divertissement, ennui, concupiscência e vaidade. Tanto Machado de Assis quanto Blaise Pascal consideravam o ser humano como um conjunto de incoerências e contradições trágicas, desprovido de qualquer tipo de apoio ou segurança moral. Pascal conclama o surgimento do ser moral, que é aquele que sente a culpa. Em Memórias Póstumas de Brás Cubas, Quincas Borba e Dom Casmurro, os personagens são seres destituídos de culpa e, portanto, não possuem a consciência da Queda. Machado de Assis analisou o ser humano em sua insuficiência, contingência, sem discursos emocionais ou apologéticos, inspirando-se em Blaise Pascal para assim, explicar a condição humana. Para tanto, são propostas as obras machadianas Memórias Póstumas de Brás Cubas, Quincas Borba e Dom Casmurro uma vez que nestas sobejam o ser humano que, na reflexão pascaliana, é doente e decadente. Como autores de base, são apresentados Blaise Pascal, Machado de Assis, Vincent Carraud, Luiz Felipe Pondé, Alfredo Bosi e Afrânio Coutinho.Item Pentecostalismo brasileiro de imigração: contexto, cotidiano e institucionalização da Convenção das Igrejas Batistas Independentes(Universidade Metodista de São Paulo, 2019-04-22) VALÉRIO, Samuel Pereira; WIRTH, Lauri EmilioA presente pesquisa investiga o Pentecostalismo brasileiro de imigração, que fundou no Brasil a Igreja Batista Sueca (IBS) e, posteriomente, a Convenção das Igrejas Batistas Independentes (CIBI). Dentre as principais especificidades dessa igreja estão a transformação do carisma, sua etnicidade, a preservação cultural como forma de coesão do grupo, sendo uma igreja burocrática e racional, traço herdado da Örebromissionen (ÖM), ou seja, Missão de Örebro. Partindo da investigação de documentos históricos e levantamento de dados empíricos – fontes primárias – , além de estudos sobre a origem e fundação da IBS, a presente pesquisa expõe as origens, a história dessa denominação, analisando as disputas por poder entre os missionários suecos e os pastores nativos, bem como sua lógica de funcionamento. A busca pela ascensão denominacional dos pastores autóctones é um traço determinante na construção identitária do que veio a ser a nacionalização da IBS, através do nascimento da CIBI. Articulações e jogos de poder foram se desenvolvendo durante os primeiros quarenta anos de missão no Brasil. As características mais recentes da denominação, bem como as suas atuais estruturas, também foram analisadas nesta pesquisa, a fim de compreendermos como foi possível, no decorrer dos anos, uma ambiguidade doutrinária e uma teologia fragmentada, fruto do recebimento de ministros oriundos de outras denominações evangélicas, sobretudo pentecostais. A CIBI representa um pentecostalismo centenário que correu à margem das demais denominações pentecostais fundadoras do movimento no país, tendo uma forma de atuação muito específica e singular. As tipologias de poder de Max Weber, a estrutura no desenvolvimento do poder de Foucault e o conceito de campo de Pierre Bourdieu compuseram o arsenal teórico para a análise da história e da prática religiosa da IBS e, posteriormente da CIBI. Cabe ressaltar ainda que a CIBI é uma convenção pentecostal centenária não catalogada pelos pesquisadores do fenômeno religioso pentecostal.Item A experiência mística apocalíptica do Apóstolo Paulo como elemento fundante da justificação pela fé: uma análise exegética de Romanos 3(Universidade Metodista de São Paulo, 2019-05-06) FORMICKI, Leandro; GARCIA, Paulo RobertoO presente estudo exegético tem por objetivo pesquisar Romanos 3:1-31 buscando perceber por que para o apóstolo Paulo tanto judeu como gentio são pecadores e carecem da glória de Deus (Rm 1:18-3:20). Por isso, não há diferença entre eles com relação à justiça (3:21-4:25). E por que para ele a justificação de Deus é pela fé em Jesus Cristo para todos que acreditam, tanto judeus como gentios, e não mais pela prática da lei (3:22-30). Diante disso, nossa hipótese é mostrar que a partir da experiência mística apocalíptica do Apóstolo Paulo descrita em Gálatas 1:1-24 e 2 Coríntios 12:1-4, ele propõe uma nova interpretação a respeito da “salvação do ser humano”. Isso pode ser confirmado em Romanos 3:1-31, onde ele expõe que a Torá não serve como um meio de salvação do ser humano, pois ela não é capaz de libertar o ser humano do poder escravizador do pecado que conduz à morte. Ao invés disso, o meio de salvação eficaz é quando o “ser humano é justificado por fé, sem obras da lei”. Certamente, esta experiência mística apocalíptica tira o Apóstolo Paulo da pertença do Judaísmo Sinaíta Sinagogal do Mundo Mediterrâneo, ou seja, de uma crença na aliança sinaítica que é condicionada ao cumprimento dos mandamentos da Torá e considera só o povo judeu como “exclusivo de Deus”, isto é, eleito para ser “santo/separado” e “puro” para Deus e o realoca em um espaço místico apocalíptico de identidade, onde ele assume que tanto judeus como gentios estão na condição de “pecadores (impuros)” e por isso, não são dignos de serem justificados por Deus, mas por meio da união/comunhão com o sagrado “a fé em Jesus” qualquer um pode ser considerado justo/inocente/puro e por isso, ser salvo da ira de Deus e receber a recompensa de uma vida eterna. Para tanto, fundamentaremos nossa pesquisa, nos estudiosos Gershom Scholem, Martinus De Boer e Mary Douglas, respectivamente do misticismo judaico, apocalíptica judaica e antropologia da cultura, além de revisar alguns escritos judaicos e algumas discussões exegéticas acerca do texto que vem ganhando notoriedade e controvérsias desde a segunda metade do século XX.Item A “revolta da ineficiência”: os acontecimentos de junho de 2013 no Brasil e suas destituições político-teológicas(Universidade Metodista de São Paulo, 2019-05-21) SOUZA, Daniel Santos; RIBEIRO, Claudio; RENDERS, Helmut; BARSALINI, GlaucoO interesse dessa tese de doutorado é ensaiar uma leitura teológica atravessada e provocada pelas potências destituintes nos acontecimentos de junho de 2013 no Brasil. Nessa perspectiva, “junho” estaria afastado de um “poder constituinte”, na busca de uma nova ordem institucional e novamente enquadrado em um “paradigma securitário” do estado e em suas relações com o capitalismo neoliberal. Desse modo, entendo que aqueles acontecimentos podem ser interpretados para além da pergunta pela consequência político-estratégica e vistos como uma revolta capaz de expor a anarquia e a anomia capturadas nas tecnologias da “máquina governamental”. Como percurso metodológico, interessei-me em “catar” as imagens deixadas para trás nesses acontecimentos. A partir de mensagens levadas às ruas por meio de pichações, faixas, cartazes e bandeiras, desejei encontrar rastros destituintes e ineficientes, em alianças dos corpos que criam novas habitações da cidade. Com esse olhar, assumi “junho” como uma dobradiça político-teológica. De um lado, desvela a assinatura teológica do estado e possui um potencial profanatório e destituinte do fazer-político moderno. Do outro, ao indicar outros modos de viver a política e (re)imaginar o “sagrado” do estado, “dividindo a divisão” entre sagrado e profano, junho favorece os processos de revisão dos projetos de teologias, como a latino-americana da libertação (TdL). Para o exercício de imaginar rastros teológicos em junho de 2013, tomei como referencial teórico o filósofo italiano Giorgio Agamben (1942-), especialmente o seu projeto Homo sacer. Junto a isso, busquei construir tensões criativas entre uma “teologia inoperosa” e o paradigma teológico do êxodo, central nas TdL, focado na identidade (sujeito oprimido), no soberano (Deus libertador), no povo/nação, na posse da terra e na operatividade da luta. A escolha da TdL se deve à vinculação de uma espiritualidade desde e com as lutas populares e pelos seus interesses de se refletir e construir projetos políticos. Essas interações, desde junho, podem abrir possibilidades para novos usos da política e para se “pensar o impensado” como uma teologia ineficiente, orientada, por exemplo, a partir da concepção hebraica do sábado. A leitura ensaiada nessa tese é diagramática e cria algum sentido para expressões teológicas, com ênfase no espirito e no tempo messiânico, na libertação e imanência de deus e na graça de uma “comunidade que vem”. Por fim, em uma dimensão inoperosa da escrita, a tese se encerra com uma intervenção artística nas ruas da cidade de São Paulo, nomeada como: “rastros de deus nos rastros de junho”.Item Os escritos de Ellen Gould White: manipulação mental, controle comportamental e veneração do líder(Universidade Metodista de São Paulo, 2019-06-18) MEDEIROS, Alexandre; SOUZA, Vitor Chaves deEsta pesquisa propõe-se a analisar visões de mundo em torno da espiritualidade e suas relações com o mundo. Explorarei através dos caminhos antropológicos propostos por Jack David Eller, as visões religiosas que consideram o mundo, o prazer, o cotidiano, a arte a beleza como inimigos a serem combatidos por uma ascética rígida e inflexível. Para tanto, focarei tematicamente - como tipo repre-sentativo – os discursos de Ellen G White. Neste caso, pesquisarei a base “teóri-ca” que circunda este discurso e que permite reger as comunidades que seguem a liderança carismática que (in)forma o movimento em questão. Tal suporte, re-colheremos das análises dos antropólogos Charles Lindholm, Emerson Giumbel-li e do filósofo da educação Jean Lauand, que possibilitam a compreensão em contexto mais amplo de propostas como de Ellen Gould White.Item Validação e normatização do questionário de diagnóstico adaptativo operacionalizado (QDAO)(Universidade Metodista de São Paulo, 2019-06-26) FARHAT, Cecilia Aparecida Vaiano; MARTINS, Maria do Carmo FernandesEste estudo teve por objetivo buscar evidências de validade e normatização para o Questionário Diagnóstico Adaptativo Operacionalizado, que avalia a Eficácia Adaptativa em população es- pecífica de estudantes universitários. Para que este instrumento possa ser aplicado numa popu- lação em indivíduos maiores de 18 anos, ambos os sexos e com nível de escolaridade mínimo de ensino médio completo, há a necessidade de sua reavaliação. Eficácia adaptativa é entendida como o grau de adaptação do indivíduo, advinda da coerência entre seus valores internos e os valores da cultura em que vive. O conceito de adaptação subdivide-se em quatro aspectos: Afe- tivo Relacional, Produtividade, Sociocultural e Orgânico. Inicialmente, os 210 itens que com- punham o QDAO foram reavaliados por quatro juízes especialistas (análise de conteúdo) para verificar a quais setores da adaptação os itens pertenciam. Foram mantidos somente os itens que apresentaram concordância entre os juízes maior ou igual a 80%; assim, o instrumento foi reduzido para 178 itens; em seguida foi realizada a análise semântica, depois da qual o instru- mento foi finalizado com 177 itens. Logo, o novo instrumento, ficou com 177 itens, possui validade de conteúdo para avaliar a adaptação tendo em vista que os índices Kappa individuais e o global alcançaram valores maiores do que 85%, acima do padrão estabelecido pela literatura que é de 80%. De posse do novo instrumento foi realizada a coleta de dados, por meio da pla- taforma on-line do Google-drive. Participaram 489 pessoas, sendo 42,94% com idades entre 19 a 23 anos, totalizando 78% entre 18 a 33 anos (n=380). A maioria eram mulheres 73% (n=355), 49,7% tinham o ensino médio; os solteiros representaram 72% (n=351), a maioria com a renda familiar de até 5 salários mínimos, 39% (n=192) e entre 5 a 10 salários mínimos 35% (n= 168); a maioria dos participantes era da região sudeste (79,6%). Os dados compuseram uma planilha eletrônica e foram analisados pelo software RStudio, por meio do qual foram realizadas as aná- lises dos indicadores de validade e a normatização do novo QDAO. Foi utilizada a Teoria de Resposta ao Item (TRI) multidimensional com a metodologia bfactor. Os resultados revelaram que 60 itens poderiam explicar o construto e apontam que o modelo apresenta índices razoáveis de ajustamento (M2 = 3434.626 (p<0,05), RMSEA = 0,0523 com intervalo de confiança de 95% = [0,050007;0,054555], SRMSR = 0,0670, TLI = 0,7916, CFI = 0,8073) e a fidedignidade geral foi de 0,82, mas somente o setor AR obteve um valor aceitável (0,78), mas está sendo proposto o modelo com 32 itens e do setor A-R. Foram apontados quais itens discriminam cada setor da adaptação. Foi proposta uma normatização que utiliza o critério do limite do intervalo inter- quartil para detectar os indivíduos com algum problema em algum setor da adaptação obser- vando-se os valores que estão fora desse intervalo interquartil. Comparações com outras estru- turas identificadas na literatura revelaram algumas semelhanças quanto às dimensões identifi- cadas, embora haja diferenças na composição dos itens. Apenas uma dimensão possui índice de fidedignidade aceitável. São apontados problemas no estudo e sugere-se uma agenda de pes- quisa.Item A Iconofagia Gospel: arte, corpo, consumo e suas ressignificações no cenário evangélico brasileiro contemporâneo(Universidade Metodista de São Paulo, 2019-08-07) SILVA, João Marcos da; SOUZA, Sandra Duarte deA partir do fenômeno da explosão gospel da década de 90, houve uma inserção significativa dos evangélicos na sociedade de consumo e entretenimento, que corroborou para transformações na sua relação com as imagens, particularmente, as imagens de arte comercial produzidas para o mercado evangélico brasileiro. Com isso, os evangélicos passaram a consumir não somente os produtos, mas também as imagens geradas pela cultura gospel. Dessa forma, o presente trabalho procura mostrar, pelo olhar da cultura visual e da religião, o fenômeno da iconofagia gospel como o processo de devoração de imagens seculares e evangélicas. Por conseguinte, identificou-se, a partir da iconografia evangélica, as ressignificações do corpo no gospel e suas consequências nas devorações que alimentam e fomentam os processos de consumo e entretenimento no cenário evangélico brasileiro percebendo como estes impactos iconofágicos proporcionaram uma ressignificação do corpo e da iconografia cristã evangélica que fomentam o consumo e o entretenimento neste processo. A análise terá como base metodológica as teorias de Warburg (2010) sobre a produção iconográfica evangélica por meio dos conceitos da Pathosformeln (força de imagens) e da Nachleben (as imagens que sobrevivem e retornam no tempo) identificando as apropriações de imagens seculares pelo mercado evangélico no cenário gospel brasileiro, e de Baitello (2005), no que corresponde aos processos iconofágicos. No desenvolvimento deste estudo, o texto dialoga com a área da comunicação e da história da arte para uma melhor compreensão do crescimento da produção visual e do mercado gospel no Brasil.Item O “espaço jovem” na virada do século: um estudo da revista adventista (1993-2014)(Universidade Metodista de São Paulo, 2019-08-12) SIQUEIRA, Charlys; RIVERA, Dario Paulo BarreraO estudo da relação entre juventude e religião vem ganhando espaço nos círculos acadêmicos, especialmente no das ciências sociais e da religião. Isso graças à percepção de que examinar essa relação pode contribuir na reflexão acerca das tendências no comportamento social e religioso das próximas gerações. A questão interessa também às instituições religiosas uma vez que elas reconhecem as constantes e aceleradas mudanças pelas quais o mundo vem passando e a necessidade de se articular seu universo simbólico para os jovens a fim de preservá-los na igreja. O presente trabalho visa a compreender como a instituição religiosa em estudo percebe as necessidades de seu público jovem e como procura suprir as mesmas a partir dos conteúdos de suas publicações na seção “Espaço Jovem”. Este estudo foca assim um espaço específico de um de seus periódicos oficiais, a Revista Adventista, na virada do século (1993-2014). A metodologia adotada para esta pesquisa consiste numa revisão da literatura contemporânea sobre juventude e religião, seguida de um estudo documental focado no “Espaço Jovem” da Revista Adventista no período de 1993 a 2014. As duas razões principais para a escolha desse período são: (1) durante esse intervalo de tempo o “Espaço Jovem” manteve maior estabilidade em sua proposta editorial e (2) é também nesse período em que ocorre a virada do século trazendo consigo mudanças significativas no quadro religioso brasileiro conforme os dados disponibilizados pelo IBGE. Ademais, a pesquisa contará com um rastreamento dos principais temas abordados no “Espaço Jovem” e uma análise da frequência de seus conteúdos a partir da elaboração de gráficos. Dessa forma, essa dissertação pretende contribuir focando uma publicação específica no campo de estudo do adventismo e juventude.Item Redes mágico-míticas no alvorecer de Israel: “religião” no platô de Benjamim no Ferro I-IIA(Universidade Metodista de São Paulo, 2019-09-24) CARDOSO, Silas Klein; KAEFER, José AdemarA pesquisa investiga as práticas religiosas na região do platô de Benjamim, atual Israel/Palestina, no Período do Ferro I-IIA (aprox. 1125-875), período e local de provável origem do “Antigo Israel”. Defende-se duas hipóteses, respectivamente, de ordem empírica e teórica: (1) que houve um sistema simbólico-religioso identificável no platô de Benjamim no Período do Ferro I-IIA; e que (2) esse sistema simbólico-religioso pode ser visualizado a partir do conceito original de redes mágico-míticas. Em resposta aos objetivos teóricos, foi realizada pesquisa bibliográfica de textos seminais da História da Religião de Israel e, a partir de uma análise crítica, foi proposto que a religião de Benjamim pode ser visualizada através do conceito de “redes mágico-míticas”, i.e., sistemas simbólico-religiosos expressos pela comunicação oral compartilhada (p.ex., mitos, estórias) e fixada em objetos (p.ex., selos, talismãs) em estruturas comunicacionais circulares centradas em vilas graduadas, que retinham particularidades devido ao contato com o ambiente e dinâmicas sociais. Em adição, em resposta à hipótese empírica, foram analisados sistematicamente os nove sítios arqueológicos escavados na região (Beitin; Tell el-Jîb; Et-Tell; Khirbet Abū-Musarraḥ; Khirbet ed-Dawwara; Khirbet Nisieh; Khirbet Raddana; Tell el-Fûl; Tell en-Nasḅeh), estes respectivamente analisados em sua cultura material, cultura visual e cultura textual. Por meio da metodologia proposta, pôde-se confirmar a existência de um sistema cultural-religioso benjaminita que, em resumo, pode ser descrito entre práticas e crenças. As práticas se distribuíam em dois níveis: (1) familiar (i.e., relativo à casa e família), em espaços residenciais e funerários, com práticas ligadas à preocupações do nível doméstico; e (2) comunitário (i.e., relativo à vila e coletivo), em santuários provinciais ou ao ar livre, com práticas ligadas à preocupações da vila e cidade, como produção de alimento. Com relação às crenças, há três conceitos que aparecem de forma transversal no registro e que foram considerados centrais à imaginação sócio-religiosa dos benjaminitas: (1) o conceito de família extensa; (2) convicções d’além mundo; (3) a violência e guerra.Item A Cristomorfia na literatura de memória joanina: estudo em 1 João 3.1-10(Universidade Metodista de São Paulo, 2019-09-30) SANTOS, Antonio Carlos Soares dos; GARCIA, Paulo RobertoNovas pesquisas apontam, cada vez mais, para um cristianismo plural e com relações dialógicas com outras culturas e religiões, fato este, que força uma nova visão sobre o contexto nas memórias e literaturas cristãs primitiva. Dentre a vasta literatura dos primeiros séculos do cristianismo, destaca-se, particularmente, a de tradição joanina. Chegamos à conclusão que os textos joaninos que temos hoje por certo são frutos de um longo e complexo processo redacional. Com seu início por volta do ano 50 EC com relatos orais de Jesus promulgados e interpretados de acordo com a leitura feita por essas comunidades. Com o tempo foram sendo modificados com acréscimos e releituras. Dentro dessa perspectiva propomos uma expectativa presente em tais escritos: a Cristomorfia. Através da análise de um escrito dito canônico como I João 3. 1-10, analisaremos a literatura joanina advinda de suas memórias comunitárias e sua esperança cristomórfica. Observando a questão do conflito existente e que, possivelmente, levou a dissensão, o texto de 1 João é uma tentativa de afirmação identitária de uma comunidade. Há de se atentar para o fato de que o pensamento gnóstico estivesse presente na realidade de algumas comunidades, entre elas a de pertença ao apostolo João, o que provavelmente levou a uma defesa mais contundente a respeito da questão. No ápice dessa defesa encontramos indícios sobre a expectativa cristomórfica nas literaturas de memória joanina. Portanto, no texto que destacamos percebemos que a identidade da comunidade em 1 João perpassa pela ideia de uma futura natureza como a de Cristo.Item Transgressões audiovisuais: a influência mútua entre formato e conteúdo no videoclipe gospel brasileiro(Universidade Metodista de São Paulo, 2019-10-04) MEDEIROS, Flávia; RENDERS, HelmutNossa investigação situa-se na área das linguagens religiosas no campo da cultura visual contemporânea. Ela examina o gênero videoclipe gospel brasileiro, e analisa a influência mútua entre o formato do gênero videoclipe e o conteúdo da cultura gospel brasileira. Partimos da compreensão que a linguagem visual e a linguagem musical são duas expressivas linguagens que no transcorrer da história tem contribuído na relação do ser humano com o transcendente. Nesse sentido é a nossa hipótese que haja uma relação mútua entre as características da cultura da música gospel brasileira e a linguagem visual religiosa com o formato do videoclipe gospel brasileiro. Portanto, é nosso objetivo analisá-lo a partir da letra da canção, da imagem, através das características do gênero videoclipe e das características da cultura gospel. Para tal, examinaremos quatro videoclipes, do período entre os anos de 2007 e 2014. Como método para analisar seu formato utilizaremos os conceitos: ideia central (de Danilo Teixeira Bechara), características do formato (Andréa Michelle dos Santos Diogo) e audiovisão (de Michel Chion). Analisaremos a letra da canção utilizando o método da análise do discurso de Eni Puccinelli Orlandi, e as características da cultura gospel brasileira na perspectiva de Magali do Nascimento Cunha e Joêzer Mendonça. Chegamos na conclusão que existe sim uma influência mútua entre o formato do videoclipe e o conteúdo da cultura gospel brasileira; já que seu conteúdo, se comparado ao modelo do gênero videoclipe, modifica o formato do videoclipe religioso, especialmente porque nele a narrativa da linguagem musical aparece na linguagem visual. Bem como, o conteúdo religioso é adaptado ao formato do videoclipe.Item O fazer jornalístico em transformação: a produção da notícia em mídias independentes digitais(Universidade Metodista de São Paulo, 2019-10-14) CAPOBIANCO, Janaína Cristina Marques; KÜNSCH, Dimas A.O jornalismo vive um momento de mudanças estruturais, com profundas transformações nas dinâmicas de produção, distribuição e recepção de conteúdos que alteram processos e conceitos consolidados nos campos teórico e profissional. Esta pesquisa busca compreender os processos e as rotinas produtivas jornalísticas em mídias independentes digitais, com um olhar para as mudanças e permanências na relação com o jornalismo tradicional, no contexto das novas tecnologias e dispositivos da comunicação convergente e móvel. Com uma abordagem de natureza qualitativa, em uma perspectiva compreensiva dos fenômenos, a metodologia vai do levantamento e estudo bibliográfico a entrevistas em profundidade com jornalistas fundadores e/ou editores de novas mídias independentes digitais expressivas no contexto brasileiro contemporâneo. São investigadas as dinâmicas jornalísticas de profissionais de sete mídias independentes digitais brasileiras, abrangendo assim uma diversidade de perfis dessas novas mídias, de startups a mídias com determinado engajamento e/ou ativismo político. A compreensão desses profissionais acerca do jornalismo das mídias tradicionais – de onde muitos deles vieram – é o ponto de partida da pesquisa, que abrange ainda suas concepções sobre o próprio jornalismo e os valores que os orientam na ação jornalística nas mídias independentes. Pretende-se, assim, analisar um continuum multimídia, das práticas metajornalísticas dos profissionais à sua atuação nas mídias independentes, em um processo comunicativo articulado e atento às novas formas de produzir e distribuir a notícia. Os resultados apontam no sentido de uma compreensão mais ampla e profunda dos novos modos de fazer jornalístico, para além das mudanças técnicas e estéticas, do desafio da permanência e fortalecimento das referências éticas na prática jornalística, em contextos contemporâneos de cada vez mais necessidade de um jornalismo de qualidade, para a cidadania e para a democracia.