Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.metodista.br/handle/123456789/5
Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social por Título
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Item A cobertura de ataques terroristas na sociedade em rede: Os atos em Mogadíscio e Paris na perspectiva de cinco veículos jornalísticos(Universidade Metodista de São Paulo, 2019-11-11) SANCHES, Lilian Ribeiro; SILVA, Cilene Victor daAo considerar a complexidade da sociedade em rede, esta pesquisa investiga de que forma a representação midiática da cobertura jornalística dos ataques terroristas ocorridos na África e na Europa Central se apresenta no contexto atual, bem como suas principais consequências. Como recorte representativo dos dois continentes, foram selecionados os eventos ocorridos em Mogadíscio, na Somália, em outubro de 2017, e na capital francesa Paris, em novembro de 2015, para a composição do corpus do estudo de caso e consequente análise de conteúdo. Dessa forma, o método qualitativo descritivo norteou o desenvolvimento do trabalho, ancorado também na análise documental do consórcio START e no levantamento bibliográfico de três grandes frentes temáticas, referentes ao jornalismo internacional, à sociedade em rede e ao terrorismo. Além de revelar a desproporcionalidade da atenção midiática voltada aos ataques nos países do eixo Norte/Leste, exemplificada pela cobertura de Paris, a dissertação evidencia ainda a prevalência do discurso oficial na pauta do terrorismo, fenômeno respaldado tanto no predomínio do gênero jornalístico informativo quanto no uso de informações provenientes de agências de notícias. Ademais, expõe como a cobertura realizada pelos veículos ocidentais contribui para a propagação do pânico moral e, consequentemente, da islamofobia.Item A cobertura em política no webjornalismo: um estudo de caso da cobertura da política nas eleições municipais 2012 em Palmas-Tocantins(Universidade Metodista de São Paulo, 2013-04-11) MOTA, Malena Araújo; SANTOS, Marli dosO tema desta dissertação é a cobertura jornalística especializada em política em portais na internet durante as eleições municipais de 2012 em Palmas, capital do estado do Tocantins. A importância do estudo está na abordagem da cobertura política regional em período de campanha eleitoral, pouco estudada em algumas cidades como na capital do Tocantins, e de um pleito recente, ocorrido no ano passado. Além disso, o estado (criado com a divisão de Goiás em 1988) possui um perfil político peculiar, com grupos rivais que se perpetuam no poder. O objetivo principal aqui é analisar as rotinas produtivas nesses suportes digitais em tempos de eleições, e como se dão as relações entre fontes e jornalistas especializados em cobertura política. Como referenciais teóricos são apresentados os conceitos do newsmaking, agenda-setting e gatekeepers no cenário da internet e do jornalismo político. Para a pesquisa houve a necessidade de utilizar abordagens quantitativa e qualitativa, com o uso das técnicas de análise de conteúdo e entrevistas semiabertas (ou semiestruturadas) com os jornalistas responsáveis pelos dois principais portais de notícias especializados em política, T1 Notícias e Portal CT, durante o período eleitoral municipal em 2012. O conteúdo analisado abrange as publicações nos portais no período de 19 de outubro a 08 de novembro, momento em que a campanha eleitoral foi mais acirrada entre os candidatos à prefeitura de Palmas. As principais conclusões são que as rotinas produtivas dos veículos sofreram grandes mudanças, com a criação de editoria especial para a cobertura, além de contratação de profissionais de redação para a produção de um volume expressivo de informações sobre as eleições. Alguns aspectos que influenciaram na produção noticiosa, por se tratar de veículos digitais, foram a necessidade de rapidez na geração da informação, além da concorrência entre os portais - e consequentemente da verba publicitária. A quantidade de fontes oficiais e o prestígio dos jornalistas responsáveis pelos portais estudados também interferiram na cobertura, especialmente porque as relações de poder na cidade se dão de maneira mais intensa e mais próxima. Outro destaque na conclusão é que os portais exploram pouco as características do webjornalismo, restringindo-se basicamente a textos, e deixando de usar a linguagem multimídia, a interatividade e o hipertexto.Item A comunicação comunitária dos Quilombolas Carrapatos da Tabatinga: o diálogo como práxis da comunicação interpessoal e grupal(Universidade Metodista de São Paulo, 2016-09-19) SGOTI, Silmara de Mattos; PERUZZO, Cicilia Maria KrohlingO estudo enfatiza a comunicação comunitária dos Quilombolas Carrapatos da Tabatinga, comunidade localizada na cidade de Bom Despacho, no Estado de Minas Gerais. Os objetivos são compreender de modo sistemático e com base científica os processos de comunicação das práticas participativas e de gestão existentes na comunidade, além de verificar se há um trabalho desenvolvido nos meios de comunicação grupais ou midiáticos de alcance comunitário ou local, para amplificar as demandas sociais dos quilombolas em Bom Despacho. A pesquisa bibliográfica construiu o marco teórico sobre comunidades, comunicação comunitária e uma breve explanação sobre o Quilombo como símbolo de resistência no Brasil. Utilizou-se a pesquisa etnográfica, sob os parâmetros da dialética, com apoio da observação participante na investigação de campo, em determinadas atividades e não de forma permanente, que permitiu um estudo in loco. Foram aplicadas técnicas complementares de coleta de dados: a entrevista semiestruturada como forma de obter com clareza as descrições da comunidade e as relações comunicantes no meio cultural que está inserida: a sua ancestralidade negra, o território real e simbólico e o convívio com a sociedade local. As entrevistas foram com os líderes comunitários, membros da comunidade e alguns atores da sociedade local. Complementou-se o estudo com análise documental referente a comunidade quilombola citada e com dados secundários como: informações já disponíveis em órgãos públicos e privados ou instituições vinculadas a comunidade. Na conclusão do estudo verificou-se que o diálogo é a práxis da comunicação comunitária interpessoal e grupal dos Quilombolas Carrapatos da Tabatinga. Nos processos comunicacionais entre os membros da comunidade o diálogo crítico se faz presente nas discussões sobre as demandas sociais como: a importância da identidade quilombola, a valorização da memória dos ancestrais escravos, a necessidade de resistirem ao preconceito e a desigualdade social na sociedade local, e a luta pelo direito constitucional de reaver os territórios quilombolas. A comunidade tem uma comunicação dialógica com a sociedade local, por meio das manifestações culturais, como no Congado, no qual constatou-se a força comunicante das demandas sociais nos cantos, danças e indumentárias. Há participação da comunidade nos meios de comunicação de Bom Despacho em espaços cedidos, de forma esporádica, em rádio comercial para divulgação dos seus eventos e atividades culturais. A comunidade utiliza rede social para publicar seus conteúdos, por ser um meio de comunicação de baixo custo e alta abrangência. Não foi constatado na cidade de Bom Despacho nenhum trabalho desenvolvido nos meios de comunicação midiáticos de alcance comunitário ou local, para amplificar as demandas sociais dos Quilombolas Carrapatos da Tabatinga. O exercício da cidadania da comunidade em Bom Despacho é prejudicado, por ser minoria tem baixa representatividade no poder público municipal, o que resulta em falta de políticas públicas que atenda as demandas sociais da comunidade, as conquistas sociais da comunidade vieram por meio do Governo Federal.Item A comunicação da Igreja Católica no Brasil : tendências comunicacionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil(Universidade Metodista de São Paulo, 2016-11-22) ALVARENGA, Ricardo Costa; MELO, José Marques deEstudo sobre a comunicação da Igreja Católica no Brasil, tendo como objetivo central a identificação das tendências comunicacionais adotadas pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que é a principal estrutura de poder da Igreja Católica no país, desde a sua criação em 1952. Identificar essas tendências comunicacionais é importante, pela necessidade de sistematização do conhecimento sobre o tema e, também, por contribuir com os estudos relacionados à interface Comunicação e Religião no Brasil. A pesquisa foi desenvolvida com base em levantamento bibliográfico, análise documental em arquivos da CNBB, disponibilizados pelo Centro de Documentação e Informação da instituição, além de entrevistas com lideranças de comunicação da Igreja, como bispos, religiosos e leigos que desempenharam as funções de assessores e presidentes da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação. Nossas principais conclusões são que a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil foi influenciada por aspectos sociais, eclesiais, políticos e econômicos para pensar a comunicação e que a figura das lideranças de comunicação foram sem dúvida determinantes em certos períodos de abertura e outros de inflexão na relação da Igreja com a comunicação. Suas referências influenciavam nos trabalhos da conferência, como aconteceu nos primeiros anos, que ficaram marcados pelo funcionalismo e, posteriormente, pelos estudos críticos e sociais.Item A comunicação de mercado e a ressignificação de marca: como as interações em redes sociais virtuais geram a percepção do consumidor(Universidade Metodista de São Paulo, 2014-04-24) PEREIRA, Everaldo; GALINDO, Daniel dos SantosEste estudo tem como objetivo analisar como os processos comunicacionais de manifestações perceptivas dos consumidores pós-modernos, a partir das interações em redes sociais virtuais, contribuem para a ressignificação da imagem de marca. Reavaliamos o processo comunicacional ante as novas interações econômicas e tecno-sociais, partindo de uma visão de consumo de significados e um deslocamento do marketing das necessidades para um marketing de sentidos. Para tanto, desenvolvemos um estudo de caso único da marca Lego, a partir de levantamento bibliográfico, levantamentos qualitativos das interações em sites, análise de conteúdo de blog e análise qualitativa de fórum de consumidores da marca. Assim, concluímos que a comunicação de mercado assume um papel aglutinador nas construções simbólicas da imagem de marca nas organizações e que a facilidade econômica e atemporal em compartilhar manifestações por meio da internet ressignifica a imagem de marca em um papel de troca simbólica na bolsa de valores de imagens das redes on-line.Item A comunicação institucional como prática discursiva na construção da identidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí - IFPI(Universidade Metodista de São Paulo, 2018-05-09) BATISTA, Franco Roberto Bastos; GONÇALVES, Elizabeth de MoraesA dissertação aborda as práticas discursivas da comunicação institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI), desenvolvidas pela Diretoria de Comunicação Social (Dircom), na divulgação dos eventos científicos (seminários, congressos, mostras, feiras e etc.) dos cursos regulares ofertados pelos campi do IFPI. A Dircom utiliza-se de ferramentas voltadas para a análise do discurso, quando divulga os eventos desses cursos, resultando em contribuições relevantes durante o processo de construção da identidade do IFPI, e muitos desses cursos só existem em determinados campi, como forma de atender às demandas socioeconômicas dos arranjos produtivos locais (APLs), situados em municípios-sede ao longo dos 12 territórios de desenvolvimento do estado do Piauí. O entendimento do cenário da investigação deu-se por intermédio de uma discussão teórica em conformidade com o seu objeto – que é a própria comunicação institucional do IFPI – e o problema de pesquisa que foi aplicado à comunicação nos veículos e ou canais oficiais do IFPI, sobre os eventos científicos dos cursos regulares ofertados pelos campi, se estão ou não contribuindo na construção da identidade institucional. Foi realizado um amplo levantamento quantitativo, de caráter exploratório, que nos permitiu identificar 68 publicações institucionais sobre os eventos dos cursos nos campi da instituição, em período de seis meses: de 1º de junho de 2017 a 1º de dezembro de 2017. Após o levantamento das publicações, utilizamos os aspectos metodológicos da Análise do Discurso para identificar as práticas discursivas, com o foco no ethos e nas cenas de enunciação, tomando por base o protocolo de análise que foi desenvolvido para verificar o uso do discurso institucional frente à construção da identidade do IFPI. Com a conclusão do levantamento, foram selecionadas algumas publicações institucionais para as análises qualitativas em relação aos itens lexicais, as técnicas argumentativas, os elementos de destacabilidade e os aspectos externos ao texto linguístico: imagens, desenhos, fotografias, cores e cenas predominantes.Item A comunicação Mercadológica e a Apropriação de um estilo de vida: Estudo de caso da marca Harley Davidson no Brasil(Universidade Metodista de São Paulo, 2015-03-30) PANZARINI, Bruna; GALINDO, Daniel dos SantosEste estudo busca entender como um processo de comunicação mercadológica pode vincular na mente de seus consumidores elementos simbólicos sobre estilo de vida e pertencimento a uma comunidade da marca alimentando o imaginário de seus consumidores por meio de uma filosofia de vida e forma de viver muito particular. A argumentação da marca é regida em relação ao pertencimento de seus consumidores a uma "tribo", e o seu discurso aparenta ser semelhante em todos os cantos do mundo. O caso escolhido para estudo foi a Harley Davidson, pois é uma marca que integra todos esses elementos. Os procedimentos metodológicos escolhidos para esta dissertação foram pesquisa bibliográfica e documental, que contribuíram para a formação do conhecimento teórico e informacional. Além disso, uma pesquisa de campo subdividida em: observação participante com os consumidores da cidade de Sorocaba; participantes do HOG, que é o moto clube exclusivo da marca, coleta de entrevistas semiestruturadas com os membros do HOG de Sorocaba, concessionário Sorocaba e funcionários da empresa no Brasil. Por meio desse trabalho percebeu-se que a comunicação mercadológica e suas ações vêm ao encontro das aspirações, sensações e desejos dos consumidores e como eles se identificam com a marca e com o estilo de vida proporcionado por ela. Os consumidores Harley Davidson são grandes entusiastas da marca e da sua filosofia de vida.Item A comunicação mercadológica na oferta de microcrédito: um estudo de caso do Banco Itaú na periferia de São Paulo(Universidade Metodista de São Paulo, 2013-05-02) GIANNOTTI, Marcos; TARSITANO, Paulo RogérioPor um lado, o mundo do Século XXI com ferramentas que possibilitam cada vez mais estarmos conectados e dependentes das tecnologias de comunicação, em que a internet prevalece como meio principal para as pessoas se relacionarem, interagirem, consumirem, se divertirem e se informarem. Do outro lado, quase que uma ilha à parte dessa tendência tecnológica, um espaço em que a comunicação oral, a confiança, o valor da palavra, o conhecer o vizinho do bairro e a comunidade são o que prevalece. Trata-se de mais um fenômeno decorrente do crescimento da Classe C no Brasil, posterior ao lançamento do Plano Real, por Fernando Henrique Cardoso no governo do ex-presidente Itamar Franco, e da implantação de medidas sociais nos anos seguintes, durante o governo de Luiz Inácio Lula da Silva. O segmento que representa 54% da população brasileira e desperta a atenção das empresas como uma nova frente de geração de riquezas e negócios. Por meio de pesquisa bibliográfica e análise documental para análise de conteúdo, este estudo de caso único investigará como o Banco Itaú se comunica com esse público para oferecer o microcrédito na periferia da cidade de São Paulo. Num mundo em que se pensa quanto mais rápidas e sensoriais serão as tecnologias de informação no futuro, o bom e velho bate-papo pode levar a conhecimentos importantes quando queremos nos comunicar com as camadas populares da população.Item A Comunicação mercadológica na sociedade em rede: apropriação da cultura participativa pela publicidade(Universidade Metodista de São Paulo, 2014-04-15) VAN DAL, Jorge Luiz Garcia; GALINDO, Daniel dos SantosO mercado publicitário vive uma grande transformação e em pouco tempo vem tendo de aprender a lidar com uma audiência que age e interage com as marcas, e, mais do que formas de comunicação, busca formas de relacionamento. Torna-se de extrema importância refletir sobre as formas mais adequadas de publicidade que sejam relevantes a esse novo cenário. Este trabalho tem como objetivo compreender como a publicidade está se apropriando da cultura participativa no contexto sociotécnico da sociedade em rede. Para isso foi utilizado como método à pesquisa bibliográfica e estudo de caso da campanha realizada pela cerveja Stella Artois, denominada “The King of Cannes”. Percebeu-se que a referida campanha reforça a publicidade participativa, ao contrário da publicidade tradicional baseada na interrupção. Esse caso exemplifica as eventuais mudanças nas praticas da propaganda que deve caminhar ao lado da expansão tecnológica, da convergência das mídias e do relacionamento com público consumidor, levando em consideração as praticas de acesso mediadas por tecnologias da comunicação que viabilizam as relações de consumo e de trocas com as organizações no ambiente do ciberespaço.Item A comunicação nas organizações: percurso e prática interdisciplinar das abordagens clássicas aos enfoques contemporâneos(Universidade Metodista de São Paulo, 2024-03-18) SOARES, Patricia de Nóbrega Pêcego; ESCUDERO, CamilaEste estudo tem como objetivo pesquisar o percurso teórico-metodológico e das práticas da comunicação organizacional (CO), desde a sua perspectiva mais clássica até a mais contemporânea, com base na interdisciplinaridade do pensamento comunicacional, frente aos desafios atuais da sociedade. Ao entendermos a comunicação como a ciência redescritiva do comum humano, o laço criador de vínculos, conceito proposto por Muniz Sodré, o estudo focaliza a dimensão humana da CO, pouco explorada nos estudos, segundo Margarida Kunsch. Assim, acontece o entrelaçamento dos campos comunicacionais, para explorar como os conceitos e estudos presentes na comunicação para o desenvolvimento (CD), em que os elementos humano e transformacional são centrais, podem contribuir para a atualização do pensamento comunicacional e das práticas nas organizações, consideradas territórios em transformação na sociedade contemporânea. Para a análise deste entrelaçamento, além da revisão literária para a formação do percurso teórico-metodológico exposto nos capítulos 1 e 2, o estudo conta com uma pesquisa empírica, cuja escolha metodológica ancora-se no método exploratório, com um estudo de casos múltiplos realizado em três organizações reconhecidas no mercado (Fleury, Itaú e Mercur). Dentre os principais resultados, destacamos a comunicação dialógica nas práticas, no papel da área de comunicação organizacional e nas habilidades dos seus profissionais, como um elemento central para elevar a contribuição da comunicação a um patamar de maior impacto nas organizações e na sociedade.Item A comunicação organizacional na justiça do trabalho brasileira: da rotina operacional à gestão estratégica(Universidade Metodista de São Paulo, 2014-09-02) ROSSI, Aline Maria de Castro Silva; BUENO, Wilson da CostaEsta dissertação trata da comunicação organizacional realizada no âmbito da Justiça do Trabalho do Brasil e teve como objetivo verificar como se realizam as principais atividades dessa área em tribunais regionais do trabalho, relacionando-as à atuação estratégica das instituições. Para atingir tal objetivo, fizemos uso de pesquisa bibliográfica, evidenciando aspectos do Poder Judiciário em nosso país e também das principais teorias acerca da comunicação empresarial estratégica. Também realizamos a análise de documentos que ajudaram a obter dados históricos sobre a comunicação neste ramo da Justiça. Por fim, procedemos à aplicação de questionários e à realização de entrevistas em profundidade, por meio das quais pudemos obter um panorama da atual situação dos departamentos de comunicação nos TRTs. A análise efetuada evidenciou a evolução vivenciada pelas áreas de comunicação dos tribunais nos últimos anos. Apuramos que a maior parte dos departamentos desenvolve planos estratégicos e executa as ações previstas, prestando relevantes serviços ao órgão e também à sociedade como um todo. No entanto, identificamos que tal planejamento não é realizado com base em diagnósticos e que os tribunais ainda não consolidaram uma cultura de pesquisa e tampouco uma cultura de comunicação. Buscamos apontar, assim, caminhos para que a comunicação nessas instituições possa ser realizada de forma cada vez mais estratégica e integrada.Item A comunicação popular na construção e preservação da memória das lutas populares no Brasil (décadas de 1970 e 1980)(Universidade Metodista de São Paulo, 2016-03-14) ALBERTI, Ana Aparecida Frabetti Valim; PERUZZO, Cicilia Maria KrohlingNas décadas de 1970 e 1980 houve a eclosão de experiências comunicacionais populares, em todo Brasil, com vasta produção de materiais, especialmente arquivados pelos centros de documentação. Em sua maioria, criados e financiados por setores progressistas da Igreja Católica e Protestante. Entre eles, o Centro de Pastoral Vergueiro (CPV) e o Centro de Comunicação e Educação Popular de São Miguel Paulista (CEMI) que também tiveram importante papel na construção e preservação da memória das lutas populares no período de reorganização social, no contexto de distensão da ditadura militar. No entanto, tais acervos estão em iminente risco, por falta de investimento e vontade política. O que seria um prejuízo histórico e científico para movimentos sociais atuais e à pesquisa acadêmica. O objetivo do estudo é identificar a que se deve este desinteresse. A abordagem se dá pelo método da história oral e como técnicas de investigação adotamos a pesquisa bibliográfica, documental e a pesquisa de campo, por meio da entrevista em profundidade. A falta de uma política pública que garanta a preservação dos documentos é sinal de que no Brasil predomina uma cultura que não privilegia a memória, sobretudo das camadas empobrecidas da população. Além do que, a memória pode ser subversiva. Afinal tais documentos expressam a força da participação popular no processo de transformação social e podem despertar novas ações, o que não interessa aos grupos que estão no poder.Item A conflituosa relação das assembleias de Deus brasileiras e a televisão: da proibição à aceitabilidade(Universidade Metodista de São Paulo, 2015-04-08) TOMÁZ, Gilmar Caetano; CUNHA, Magali do NascimentoEsta pesquisa busca abordar e analisar os caminhos da mídia televisiva nas igrejas Assembleias de Deus no Brasil, aqui trabalhadas no plural devido às muitas ramificações da denominação, em suas construções das representações simbólicas, imaginárias, culturais e midiáticas. O objetivo é analisar a dimensão simbólica na proibição do uso da televisão na denominação religiosa em questão, e os argumentos para o veto entre os fiéis, a discreta aceitabilidade da TV diante das novas concepções teológicas das ADs ao longo dos anos, investimento em canal aberto (Rede Boas Novas de Televisão) e proposta de um programa televisivo como marca midiática da denominação (Programa Movimento Pentecostal). Para viabilidade desse trabalho, a metodologia adotada consiste em pesquisa bibliográfica histórica, com foco nos temas fundamentais para o desenvolvimento das pesquisas do imaginário, identidade, cultura, nação e televisão, aliada à pesquisa documental, que tem como meta os registros históricos, que melhor elucidarão os caminhos e a ligação da TV com as Assembleias de Deus.Item A construção de um discurso sobre nutrição e saúde cardiovascular: análise da Revista Saúde é Vital(Universidade Metodista de São Paulo, 2013-04-10) LONGO, Sueli; GONÇALVES, Elizabeth MoraesA educação em saúde é um tema que requer atenção de todos. O cenário atual da qualidade de saúde da população nos convida a refletir sobre mudanças que visem a construir um panorama mais saudável. Conhecer a trajetória que o alimento, o corpo e a saúde percorreram no decorrer da história nos remete a necessidade de compreender as representações socioeconômicas e culturais que estes conquistaram e como se tornaram mercadorias altamente vendáveis e que despertam o desejo na sociedade de consumidores. Este trabalho tem por objetivo analisar as estratégias discursivas utilizadas nos textos publicados na seção nutrição da Revista Saúde é Vital, cuja temática seja nutrição e doenças cardiovasculares, no sentido de buscar entender como esse discurso construído pode contribuir com o processo de educação nutricional da população. Por meio da análise do discurso da missão, carta ao leitor, capas das revistas, índices de objetividade e subjetividade presentes nas matérias selecionadas constatou-se que as estratégias discursivas contribuem com o processo educativo. No entanto, para que a educação nutricional seja sólida faz-se necessário que o conhecimento não seja fragmentado. Educar não é informar. Educar é ensinar a pensar. Pensar não é ter as informações. Pensar é o que se faz com as informações.Item A construção discursiva da imagem da organização pública em um contexto regional político: o caso da UFABC(Universidade Metodista de São Paulo, 2014-04-09) CASTILHO, Alessandra de; GONÇALVES, Elizabeth MoraesEsta pesquisa aborda como se constrói a imagem de uma instituição por meio dos discursos elaborados pela organização e pela imprensa nacional e regional. Estuda também os elementos macros que podem influenciar esta construção, em especial quando a organização está instalada em um contexto regional com forte apelo político. Além disso, reflete sobre a responsabilidade social da imprensa na construção da imagem organizacional. Para isso, foi realizada uma discussão procurando alinhar a prática à teoria, perpassando por temas como comunicação pública, o discurso das organizações e a imprensa na construção da imagem, e também a análise de case específico, o da Universidade Federal do ABC. Realizou-se também uma Observação Participante, visto que a pesquisadora está inserida no objeto pesquisado. Esta pesquisa propõe uma contribuição, em especial, aos profissionais e pesquisadores da comunicação pública, ao avaliar em que grau pode ser percebida uma influência política na construção da imagem organizacional das instituições públicas. Foi realizada uma análise com o objetivo de observar como a Universidade, que em 2013 completou sete anos de atividades, está sendo percebida e trabalhada pela imprensa e como se deu a influência do contexto político nos discursos midiáticos. Esse levantamento foi elaborado por meio da análise de conteúdo do clipping impresso e online da instituição, para identificar tendências gerais de interesse da mídia por segmentos e temas. Nesta análise, foi possível verificar uma clara relação entre o número de matérias consideradas negativas e o número de matérias com citações políticas, com referência ao ex-presidente Lula ou ao PT. Os períodos em que a universidade foi abordada pela imprensa por questões como alto índice de evasão e atraso das obras, foram também os períodos em que houve um aumento significativo nas citações político-partidárias. Por fim, foi realizada a análise de discurso em reportagens e artigos selecionados, que confrontaram a imagem trabalhada institucionalmente com a repercutida nos meios de comunicação. Este trabalho possibilitou verificar que nos anos analisados, em especial no ano de 2010, o discurso da organização foi construído mais com o objetivo de reverter a imagem negativa da imprensa do que construir a sua própria imagem.Item A deficiência física nas revistas Veja, Época, Istoé: um estudo de recepção(Universidade Metodista de São Paulo, 2013-08-21) MAVIGNIER, Tancy Costa; BARROS, Laan Mendes deA maioria das pesquisas sobre mídia e deficiência estuda de que forma as pessoas com deficiência são representadas pelo jornalismo. As representações encontradas pelos pesquisadores são de assistencialismo, normalização, superação e cidadania. Este estudo procura compreender a percepção das pessoas com deficiência física em relação às revistas de atualidades e descobrir como essas pessoas sentem-se representadas por tais veículos de comunicação. Analisaram-se três revistas de atualidades: Veja, Época e Istoé. Para compor o corpus da pesquisa optou-se por textos referentes à deficiência nas edições de julho a dezembro de 2012, período em que aconteceram os jogos paraolímpicos, e nas datas relacionadas à luta das pessoas com deficiência. Quanto aos procedimentos metodológicos destaca-se, em um primeiro momento, a análise de conteúdo e, em seguida, a análise retórica do discurso de três textos jornalísticos, um de cada revista, de acordo com a representação predominante. Por último analisa-se a recepção, com 16 entrevistados, sendo oito estudantes da Universidade Metodista de São Paulo e oito pacientes da Associação de Paraplégicos de Taubaté (Aparte). A análise revelou que a representação que mais apareceu no período foi a da superação, e que as pessoas que têm deficiência física querem ser representadas de uma forma mais humana e inclusiva.Item A educomunicação como voz das juventudes em situação de vulnerabilidade, no protagonismo da educação(Universidade Metodista de São Paulo, 2024-03-27) CORRÊA, Rafael Sad Assis; CHIACHIRI FILHO, Antonio RobertoA presente pesquisa tem como objeto a educomunicação e as juventudes. O objetivo é entender de que maneira a educomunicação pode contribuir para melhorar a educação, na voz das juventudes. A metodologia aplicada foi, na primeira parte, uma revisão sistemática da literatura, fundamentando a área pesquisada, bem como os interlocutores envolvidos. Autores como Paulo Freire, Ismar de Oliveira Soares, Helena Abramo e Juarez Dayrell foram utilizados na revisão. Na segunda parte, utilizamos a pesquisa-ação, por meio da qual, com envolvimento dos (as) jovens que participam dos cursos profissionalizantes da organização social Aldeia do Futuro, foi proposto um projeto de intervenção educomunicativo tanto para organização, quanto para as escolas de educação em que eles estudam. Outro objetivo presente na pesquisa é contribuir no aprimoramento da escuta atenta das juventudes a fim de que elas extrapolem a posição de ouvintes e se tornem vozes imponentes no processo da educação, da comunicação e, consequentemente, na plena participação e transformação.Item A eleição de 1978: uma revisão bibliográfica de propaganda política sobre a eleição do general de exército João Baptista de Oliveira Figueiredo(Universidade Metodista de São Paulo, 2011-05-11) RÊGO, Andréia Oliveira; QUEIROZ, AdolphoO Presente projeto de mestrado apresenta uma proposta de dissertação que visa resgatar/registrar uma parte das da história da eleição do General de Exército João Baptista de Oliveira Figueiredo. O Objetivo central desse trabalho é fazer uma revisão bibliográfica de parte da história da eleição presidencial ocorrida em 1978, buscando traçar uma relação das ações e as estratégicas pensadas e utilizadas na época na qual influenciaram outras eleições pós – período eleitoral de 1978 e que já faziam parte da gama de ferramentas utilizadas pelos candidatos aos cargos de presidente do brasil.Item A evolução comunicativa dos mecanismos de busca: do telégrafo à web semântica(Universidade Metodista de São Paulo, 2017-04-03) TOTH, Pedro Henrique; SQUIRRA, Sebastião Carlos de MoraisEm tempos onde o uso da internet e da web se faz cada vez mais presente na vida do ser humano, observa-se a crescente ascensão dos mecanismos de busca no dia a dia das pessoas, resolvendo problemas como a simples tarefa de se localizar uma partitura musical ou ainda elaborados artigos científicos. A velocidade, acurácia e simplicidade fazem dos mecanismos de busca, hoje, ferramentas essenciais na vida do ser humano moderno e conectado, criando assim uma dependência dos mesmos na vida do homem. O objetivo desta pesquisa é traçar uma linha histórica, abordando as principais tecnologias e cientistas envolvidos no desenvolvimento tecnológico que resultou nos mecanismos de busca. Para tanto, esta pesquisa se apoia em uma revisão bibliográfica sólida em livros e artigos sobre tecnologia e comunicação, bem como revistas e reportagens sobre os assuntos envolvidos. O resultado da pesquisa culminou em uma perspectiva tecnológica, baseada nos fatos e tecnologias apresentados, de um mecanismo de busca integrado, que poderá se tornar parte do cotidiano humano em um futuro não muito distante.Item A geração Y e a publicidade na mídia impressa revista: uma conexão possível(Universidade Metodista de São Paulo, 2011-12-07) MALACRIDA, Roberto; TARSITANO, Paulo RogérioA conexão que se estabelece entre a publicidade veiculada na mídia impressa revista e os jovens da chamada Geração Y é o principal foco deste trabalho. Estes jovens, nascidos entre 1980 e meados da década de 90, no século XX, se desenvolveram juntamente com as novas tecnologias da comunicação, cresceram com um computador ligado ao mundo pela internet, com o telefone celular e jogos interativos, mas continuam sendo assediados pelas revistas. Com o objetivo de conhecer melhor esta conexão, saber como a Geração Y se comporta diante das mensagens publicitárias e verificar se existe um padrão de consumo entre estes jovens foram realizadas investigações exploratórias em fontes primárias e secundárias complementada por um estudo conclusivo descritivo. Depois de uma revisão da literatura que trata dos conceitos de geração até o perfil da Geração Y, e de uma análise histórica da mídia revista, a realização de pesquisas aplicadas em forma de grupos focais e de um estudo descritivo, nos permitiu concluir que existe uma sobrevida para a mídia impressa revista, e ainda por muito tempo. Aspectos como a tangibilidade, portabilidade e a tradição são os pilares que garantem às revistas uma sólida confiabilidade por parte dos jovens da Geração Y, sobrepondo-se à mídia eletrônica, volátil e pouco confiável para eles.