Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
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Item A cobertura de ataques terroristas na sociedade em rede: Os atos em Mogadíscio e Paris na perspectiva de cinco veículos jornalísticos(Universidade Metodista de São Paulo, 2019-11-11) SANCHES, Lilian Ribeiro; SILVA, Cilene Victor daAo considerar a complexidade da sociedade em rede, esta pesquisa investiga de que forma a representação midiática da cobertura jornalística dos ataques terroristas ocorridos na África e na Europa Central se apresenta no contexto atual, bem como suas principais consequências. Como recorte representativo dos dois continentes, foram selecionados os eventos ocorridos em Mogadíscio, na Somália, em outubro de 2017, e na capital francesa Paris, em novembro de 2015, para a composição do corpus do estudo de caso e consequente análise de conteúdo. Dessa forma, o método qualitativo descritivo norteou o desenvolvimento do trabalho, ancorado também na análise documental do consórcio START e no levantamento bibliográfico de três grandes frentes temáticas, referentes ao jornalismo internacional, à sociedade em rede e ao terrorismo. Além de revelar a desproporcionalidade da atenção midiática voltada aos ataques nos países do eixo Norte/Leste, exemplificada pela cobertura de Paris, a dissertação evidencia ainda a prevalência do discurso oficial na pauta do terrorismo, fenômeno respaldado tanto no predomínio do gênero jornalístico informativo quanto no uso de informações provenientes de agências de notícias. Ademais, expõe como a cobertura realizada pelos veículos ocidentais contribui para a propagação do pânico moral e, consequentemente, da islamofobia.Item A comunicação comunitária dos Quilombolas Carrapatos da Tabatinga: o diálogo como práxis da comunicação interpessoal e grupal(Universidade Metodista de São Paulo, 2016-09-19) SGOTI, Silmara de Mattos; PERUZZO, Cicilia Maria KrohlingO estudo enfatiza a comunicação comunitária dos Quilombolas Carrapatos da Tabatinga, comunidade localizada na cidade de Bom Despacho, no Estado de Minas Gerais. Os objetivos são compreender de modo sistemático e com base científica os processos de comunicação das práticas participativas e de gestão existentes na comunidade, além de verificar se há um trabalho desenvolvido nos meios de comunicação grupais ou midiáticos de alcance comunitário ou local, para amplificar as demandas sociais dos quilombolas em Bom Despacho. A pesquisa bibliográfica construiu o marco teórico sobre comunidades, comunicação comunitária e uma breve explanação sobre o Quilombo como símbolo de resistência no Brasil. Utilizou-se a pesquisa etnográfica, sob os parâmetros da dialética, com apoio da observação participante na investigação de campo, em determinadas atividades e não de forma permanente, que permitiu um estudo in loco. Foram aplicadas técnicas complementares de coleta de dados: a entrevista semiestruturada como forma de obter com clareza as descrições da comunidade e as relações comunicantes no meio cultural que está inserida: a sua ancestralidade negra, o território real e simbólico e o convívio com a sociedade local. As entrevistas foram com os líderes comunitários, membros da comunidade e alguns atores da sociedade local. Complementou-se o estudo com análise documental referente a comunidade quilombola citada e com dados secundários como: informações já disponíveis em órgãos públicos e privados ou instituições vinculadas a comunidade. Na conclusão do estudo verificou-se que o diálogo é a práxis da comunicação comunitária interpessoal e grupal dos Quilombolas Carrapatos da Tabatinga. Nos processos comunicacionais entre os membros da comunidade o diálogo crítico se faz presente nas discussões sobre as demandas sociais como: a importância da identidade quilombola, a valorização da memória dos ancestrais escravos, a necessidade de resistirem ao preconceito e a desigualdade social na sociedade local, e a luta pelo direito constitucional de reaver os territórios quilombolas. A comunidade tem uma comunicação dialógica com a sociedade local, por meio das manifestações culturais, como no Congado, no qual constatou-se a força comunicante das demandas sociais nos cantos, danças e indumentárias. Há participação da comunidade nos meios de comunicação de Bom Despacho em espaços cedidos, de forma esporádica, em rádio comercial para divulgação dos seus eventos e atividades culturais. A comunidade utiliza rede social para publicar seus conteúdos, por ser um meio de comunicação de baixo custo e alta abrangência. Não foi constatado na cidade de Bom Despacho nenhum trabalho desenvolvido nos meios de comunicação midiáticos de alcance comunitário ou local, para amplificar as demandas sociais dos Quilombolas Carrapatos da Tabatinga. O exercício da cidadania da comunidade em Bom Despacho é prejudicado, por ser minoria tem baixa representatividade no poder público municipal, o que resulta em falta de políticas públicas que atenda as demandas sociais da comunidade, as conquistas sociais da comunidade vieram por meio do Governo Federal.Item A comunicação da Igreja Católica no Brasil : tendências comunicacionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil(Universidade Metodista de São Paulo, 2016-11-22) ALVARENGA, Ricardo Costa; MELO, José Marques deEstudo sobre a comunicação da Igreja Católica no Brasil, tendo como objetivo central a identificação das tendências comunicacionais adotadas pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que é a principal estrutura de poder da Igreja Católica no país, desde a sua criação em 1952. Identificar essas tendências comunicacionais é importante, pela necessidade de sistematização do conhecimento sobre o tema e, também, por contribuir com os estudos relacionados à interface Comunicação e Religião no Brasil. A pesquisa foi desenvolvida com base em levantamento bibliográfico, análise documental em arquivos da CNBB, disponibilizados pelo Centro de Documentação e Informação da instituição, além de entrevistas com lideranças de comunicação da Igreja, como bispos, religiosos e leigos que desempenharam as funções de assessores e presidentes da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação. Nossas principais conclusões são que a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil foi influenciada por aspectos sociais, eclesiais, políticos e econômicos para pensar a comunicação e que a figura das lideranças de comunicação foram sem dúvida determinantes em certos períodos de abertura e outros de inflexão na relação da Igreja com a comunicação. Suas referências influenciavam nos trabalhos da conferência, como aconteceu nos primeiros anos, que ficaram marcados pelo funcionalismo e, posteriormente, pelos estudos críticos e sociais.Item A comunicação institucional como prática discursiva na construção da identidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí - IFPI(Universidade Metodista de São Paulo, 2018-05-09) BATISTA, Franco Roberto Bastos; GONÇALVES, Elizabeth de MoraesA dissertação aborda as práticas discursivas da comunicação institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI), desenvolvidas pela Diretoria de Comunicação Social (Dircom), na divulgação dos eventos científicos (seminários, congressos, mostras, feiras e etc.) dos cursos regulares ofertados pelos campi do IFPI. A Dircom utiliza-se de ferramentas voltadas para a análise do discurso, quando divulga os eventos desses cursos, resultando em contribuições relevantes durante o processo de construção da identidade do IFPI, e muitos desses cursos só existem em determinados campi, como forma de atender às demandas socioeconômicas dos arranjos produtivos locais (APLs), situados em municípios-sede ao longo dos 12 territórios de desenvolvimento do estado do Piauí. O entendimento do cenário da investigação deu-se por intermédio de uma discussão teórica em conformidade com o seu objeto – que é a própria comunicação institucional do IFPI – e o problema de pesquisa que foi aplicado à comunicação nos veículos e ou canais oficiais do IFPI, sobre os eventos científicos dos cursos regulares ofertados pelos campi, se estão ou não contribuindo na construção da identidade institucional. Foi realizado um amplo levantamento quantitativo, de caráter exploratório, que nos permitiu identificar 68 publicações institucionais sobre os eventos dos cursos nos campi da instituição, em período de seis meses: de 1º de junho de 2017 a 1º de dezembro de 2017. Após o levantamento das publicações, utilizamos os aspectos metodológicos da Análise do Discurso para identificar as práticas discursivas, com o foco no ethos e nas cenas de enunciação, tomando por base o protocolo de análise que foi desenvolvido para verificar o uso do discurso institucional frente à construção da identidade do IFPI. Com a conclusão do levantamento, foram selecionadas algumas publicações institucionais para as análises qualitativas em relação aos itens lexicais, as técnicas argumentativas, os elementos de destacabilidade e os aspectos externos ao texto linguístico: imagens, desenhos, fotografias, cores e cenas predominantes.Item A comunicação nas organizações: percurso e prática interdisciplinar das abordagens clássicas aos enfoques contemporâneos(Universidade Metodista de São Paulo, 2024-03-18) SOARES, Patricia de Nóbrega Pêcego; ESCUDERO, CamilaEste estudo tem como objetivo pesquisar o percurso teórico-metodológico e das práticas da comunicação organizacional (CO), desde a sua perspectiva mais clássica até a mais contemporânea, com base na interdisciplinaridade do pensamento comunicacional, frente aos desafios atuais da sociedade. Ao entendermos a comunicação como a ciência redescritiva do comum humano, o laço criador de vínculos, conceito proposto por Muniz Sodré, o estudo focaliza a dimensão humana da CO, pouco explorada nos estudos, segundo Margarida Kunsch. Assim, acontece o entrelaçamento dos campos comunicacionais, para explorar como os conceitos e estudos presentes na comunicação para o desenvolvimento (CD), em que os elementos humano e transformacional são centrais, podem contribuir para a atualização do pensamento comunicacional e das práticas nas organizações, consideradas territórios em transformação na sociedade contemporânea. Para a análise deste entrelaçamento, além da revisão literária para a formação do percurso teórico-metodológico exposto nos capítulos 1 e 2, o estudo conta com uma pesquisa empírica, cuja escolha metodológica ancora-se no método exploratório, com um estudo de casos múltiplos realizado em três organizações reconhecidas no mercado (Fleury, Itaú e Mercur). Dentre os principais resultados, destacamos a comunicação dialógica nas práticas, no papel da área de comunicação organizacional e nas habilidades dos seus profissionais, como um elemento central para elevar a contribuição da comunicação a um patamar de maior impacto nas organizações e na sociedade.Item A comunicação popular na construção e preservação da memória das lutas populares no Brasil (décadas de 1970 e 1980)(Universidade Metodista de São Paulo, 2016-03-14) ALBERTI, Ana Aparecida Frabetti Valim; PERUZZO, Cicilia Maria KrohlingNas décadas de 1970 e 1980 houve a eclosão de experiências comunicacionais populares, em todo Brasil, com vasta produção de materiais, especialmente arquivados pelos centros de documentação. Em sua maioria, criados e financiados por setores progressistas da Igreja Católica e Protestante. Entre eles, o Centro de Pastoral Vergueiro (CPV) e o Centro de Comunicação e Educação Popular de São Miguel Paulista (CEMI) que também tiveram importante papel na construção e preservação da memória das lutas populares no período de reorganização social, no contexto de distensão da ditadura militar. No entanto, tais acervos estão em iminente risco, por falta de investimento e vontade política. O que seria um prejuízo histórico e científico para movimentos sociais atuais e à pesquisa acadêmica. O objetivo do estudo é identificar a que se deve este desinteresse. A abordagem se dá pelo método da história oral e como técnicas de investigação adotamos a pesquisa bibliográfica, documental e a pesquisa de campo, por meio da entrevista em profundidade. A falta de uma política pública que garanta a preservação dos documentos é sinal de que no Brasil predomina uma cultura que não privilegia a memória, sobretudo das camadas empobrecidas da população. Além do que, a memória pode ser subversiva. Afinal tais documentos expressam a força da participação popular no processo de transformação social e podem despertar novas ações, o que não interessa aos grupos que estão no poder.Item A educomunicação como voz das juventudes em situação de vulnerabilidade, no protagonismo da educação(Universidade Metodista de São Paulo, 2024-03-27) CORRÊA, Rafael Sad Assis; CHIACHIRI FILHO, Antonio RobertoA presente pesquisa tem como objeto a educomunicação e as juventudes. O objetivo é entender de que maneira a educomunicação pode contribuir para melhorar a educação, na voz das juventudes. A metodologia aplicada foi, na primeira parte, uma revisão sistemática da literatura, fundamentando a área pesquisada, bem como os interlocutores envolvidos. Autores como Paulo Freire, Ismar de Oliveira Soares, Helena Abramo e Juarez Dayrell foram utilizados na revisão. Na segunda parte, utilizamos a pesquisa-ação, por meio da qual, com envolvimento dos (as) jovens que participam dos cursos profissionalizantes da organização social Aldeia do Futuro, foi proposto um projeto de intervenção educomunicativo tanto para organização, quanto para as escolas de educação em que eles estudam. Outro objetivo presente na pesquisa é contribuir no aprimoramento da escuta atenta das juventudes a fim de que elas extrapolem a posição de ouvintes e se tornem vozes imponentes no processo da educação, da comunicação e, consequentemente, na plena participação e transformação.Item A evolução comunicativa dos mecanismos de busca: do telégrafo à web semântica(Universidade Metodista de São Paulo, 2017-04-03) TOTH, Pedro Henrique; SQUIRRA, Sebastião Carlos de MoraisEm tempos onde o uso da internet e da web se faz cada vez mais presente na vida do ser humano, observa-se a crescente ascensão dos mecanismos de busca no dia a dia das pessoas, resolvendo problemas como a simples tarefa de se localizar uma partitura musical ou ainda elaborados artigos científicos. A velocidade, acurácia e simplicidade fazem dos mecanismos de busca, hoje, ferramentas essenciais na vida do ser humano moderno e conectado, criando assim uma dependência dos mesmos na vida do homem. O objetivo desta pesquisa é traçar uma linha histórica, abordando as principais tecnologias e cientistas envolvidos no desenvolvimento tecnológico que resultou nos mecanismos de busca. Para tanto, esta pesquisa se apoia em uma revisão bibliográfica sólida em livros e artigos sobre tecnologia e comunicação, bem como revistas e reportagens sobre os assuntos envolvidos. O resultado da pesquisa culminou em uma perspectiva tecnológica, baseada nos fatos e tecnologias apresentados, de um mecanismo de busca integrado, que poderá se tornar parte do cotidiano humano em um futuro não muito distante.Item A importância do jornalismo investigativo atual na descoberta dos casos de sequestro de bebês e crianças durante a ditadura no Brasil (1964-1985)(Universidade Metodista de São Paulo, 2020-02-13) REINA, Eduardo; ESCUDERO, CamilaDiante da falta de informações históricas, bibliográficas e na imprensa sobre o crime de sequestro de filhos de opositores ao regime militar durante a ditadura no Brasil (1964-1985), esta pesquisa investiga a razão da invisibilidade desse crime de Estado e o que levou à ocultação desses fatos e das próprias vítimas. E comprova que o jornalismo investigativo, utilizando diversas técnicas de apuração, de forma independente e fora das redações, é capaz de descobrir os casos que outrora estavam escondidos, além de denunciar tais fatos. O estudo realiza análise de 150 livros de memórias, história, reportagem e trabalhos acadêmicos sobre a ditadura publicados entre as décadas de 1960 e 2019, e de 12 anos de edições de quatro jornais de grande circulação – O Estado de S.Paulo, Folha de S.Paulo, O Globo e Estado de Minas – na busca de uma conclusão que possa demonstrar que o trabalho de comunicação desenvolvido pelo governo militar invisibilizou as histórias desses crimes cometidos nas décadas de 1960 e 1970 e de suas vítimas. Além da pesquisa quantitativa referente à revisão de literatura e das reportagens, foram utilizadas entrevistas em profundidade, observação simples, análise documental, técnicas de jornalismo investigativo, além do paradigma indiciário aplicado ao desenvolvimento do JI. O resultado deste trabalho de Mestrado abre caminho para o resgate de outros casos do mesmo crime em território nacional e mostra que a Imprensa mantém viva a chama dos Direitos Humanos, da liberdade e da democracia, construindo a História do Brasil.Item A influência da comunicação administrativa interna para o sucesso de projetos com Big Data nas corporações brasileiras(Universidade Metodista de São Paulo, 2017-08-21) MONTEIRO, André Luís Betini; MARKUS, KleberNo Brasil, o Big Data – ferramenta de coleta e análise de grandes volumes de dados de diversas fontes para descoberta de padrões e tendências – ainda gera dúvidas sobre suas possibilidades de aplicação em todos os setores, em especial nos de comunicação e marketing. Para muitas organizações, a adoção dessa vertente da área das ciências da computação como parte das suas estratégias ainda gera incertezas, porém, mediante ao que já aponta este estudo, se tornará ferramenta cada vez mais comum entre os profissionais das áreas da comunicação. Ao mesmo tempo em que o marketing e a comunicação têm demonstrado ser as áreas que mais se apropriam do Big Data como ferramenta de suporte para a tomada de importantes decisões corporativas, percebe-se que a falta da cultura da comunicação nas empresas tem sido um grande empecilho para o pleno desenvolvimento de projetos que envolvam Big Data, o que tem comprometido seus resultados. Este estudo tem o objetivo de compreender como é o fluxo da comunicação administrativa em algumas corporações brasileiras e o quanto essa comunicação influencia no sucesso de projetos com tomadas de decisão baseadas na análise de dados por meio da ferramenta Big Data. Para atingir esses objetivos, este estudo se baseou em pesquisa bibliográfica e em entrevistas semiestruturadas com profissionais de corporações envolvidas diretamente com o tema deste projeto.Item A informação como prática de incentivo ao consumo no ambiente digital(Universidade Metodista de São Paulo, 2019-03-19) NASCIMENTO, Renata Ferreira do; CHIACHIRI FILHO, Antônio RobertoAs múltiplas evoluções tecnológicas possibilitaram novas e diversificadas formas de interação entre seres humanos e marcas, que são realizadas por meio de interfaces digitais, como as plataformas de mídias sociais digitais, espaços para comentários e aplicativos de conversas. Esse ambiente transformou, entre outros fatores, a maneira como a informação é consumida e percebida na internet. Nesse complexo ambiente comunicacional, jornalismo e a publicidade também se deslocam do seu significado semântico e aproximam-se ainda mais um do outro, contribuindo para produzir na audiência a sensação de que a informação provém de uma única área do campo da comunicação, juntamente com o entretenimento e o conteúdo produzido pelo próprio público. A intenção desta pesquisa é, portanto, contribuir com um estudo sobre o conteúdo informativo quando produzido por marcas e apresentar suas similaridades com o jornalismo contemporâneo, enfatizando como esta prática influencia a percepção da informação no ambiente digital. A investigação será realizada por meio de revisão bibliográfica e análise de conteúdo de produções publicitárias e jornalísticas, além dos comentários do público que interage com tais ações.Item A inserção de quatro mulheres refugiadas no Estado de São Paulo através do Facebook(Universidade Metodista de São Paulo, 2022-03-10) SEIMOHA, Karine Rodrigues; ESCUDERO, CamilaO presente trabalho tem por objetivo observar quatro mulheres refugiadas, de diferentes países, que encontraram nas redes sociais a forma de inserirem-se na economia brasileira, sem necessariamente contar com o apoio dos agentes invisíveis do mercado. Através de estudo de casos, utilizando como ferramenta prática a Análise de Conteúdo, e aplicando os conceitos estudados pelo Método da Compreensão, busca-se verificar as aplicações da Lei de Migração Brasileira, que coloca o país na vanguarda do mundo frente a esta questão. Somam-se a este ponto outras questões como identificação, políticas públicas e iniciativas privadas que visam promover a integração social, política e econômica das mulheres refugiadas no Estado de São Paulo.Item A marca Odebrecht como representação da corrupção corporativa: estudo de caso da imagem e reputação da empresa no âmbito da Operação Lava Jato(Universidade Metodista de São Paulo, 2020-09-09) FREITAS, Daelcio de; FARIAS, Luiz Alberto deÀ luz da comunicação organizacional, esta dissertação tem o objetivo de demostrar como a marca Odebrecht pode ter se transformado na representação da corrupção diante da publicidade dos crimes revelados pela operação Lava Jato, que teve início com a investigação de crimes na Petrobras e se estendeu para outras esferas das relações de negócios entre o público e o privado. A possível ruptura da marca Odebrecht com a opinião pública pode ser resultado de uma postura de confronto com os fatos revelados por um longo prazo, fazendo com que o erro empresarial fosse reproduzido nos processos comunicacionais internos e externos. O tardio reconhecimento dos erros, bem como a gravidade dos crimes, produziu milhares de reportagens negativas, que podem ter anulado qualquer estoque de credibilidade construído pela marca reconhecida por sua excelência de engenharia e que se transformou em uma das maiores multinacionais brasileiras. A metodologia inclui revisão da literatura sobre as atividades de relações públicas, comunicação organizacional, reputação, gestão de crises e governança corporativa, além de entrevistas com três executivos que passaram pela área de comunicação da Odebrecht. Uma pesquisa realizada com 33 profissionais que lidam no cotidiano com os temas comunicação organizacional e reputação em universidades, veículos de imprensa, agências de relações públicas/marketing e empresas também oferece subsídios para a confirmação da hipótese desta pesquisa, que é a possibilidade de a marca Odebrecht ter se tornado símbolo da corrupção empresarial da história recente do país. O autor deste trabalho foi funcionário da comunicação do grupo Odebrecht por mais de nove anos, tendo a oportunidade da vivência empírica antes e durante a crise da Lava Jato.Item A representação das mulheres no jornalismo científico: uma análise da Pesquisa FAPESP e da Superinteressante(Universidade Metodista de São Paulo, 2021-09-23) CARRERA, Marília Reinato; SILVA, Cilene Victor daEste estudo apresenta uma análise de conteúdo da revista Pesquisa FAPESP e da Superinteressante, com o objetivo de entender em que medida o Jornalismo Científico reflete a desigualdade e reforça o estereótipo de gênero na ciência, considerando a influência dos meios de comunicação na percepção de gênero desde os primeiros anos de vida e o papel da comunicação pública da ciência para a formulação de políticas públicas, incluindo iniciativas para promoção da igualdade de gênero na área de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I). Em linha com os procedimentos metodológicos propostos por Laurence Bardin (2011), a análise de conteúdo de doze matérias de capa, sendo seis da revista Pesquisa FAPESP e seis da revista Superinteressante, publicadas entre julho e dezembro de 2019, mostrou que, em ambas as publicações, o número de mulheres como fonte científica direta foi menor que o número de homens. Na Pesquisa FAPESP, as mulheres estavam concentradas, principalmente, nas Ciências Humanas e os homens nas Ciências Exatas e da Terra, em sua maioria. Na Superinteressante, as mulheres estavam concentradas, principalmente, nas Ciências Biológicas, e os homens nas Ciências Humanas. Os achados corroboraram com o argumento da desigualdade de gênero na ciência ao longo da história, uma vez que, apesar das diferenças entre a Pesquisa FAPESP e a Superinteressante, a interpretação mais detalhada dos resultados, de ambas as publicações, mostrou a associação das mulheres às ciências moles (“soft sciences”, em inglês) e a associação dos homens às ciências duras (“hard sciences”, em inglês), que, particularmente, corresponde às carreiras científicas de maior prestígio na sociedade. Em relação às Ciências Exatas e da Terra, por exemplo, as proporções de mulheres como fonte científica direta e a homens foram de 9% e 22%, respectivamente, na Pesquisa FAPESP, e de 0% e 4%, respectivamente na Superinteressante. Os achados também corroboraram o levantamento de informações a partir dos dados do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que mostrou que, embora o número total de homens e o número total de mulheres na ciência estivessem próximos, cientistas do gênero masculino estavam concentrados, principalmente, nas chamadas ciências duras e recebiam uma porcentagem maior dos investimentos, enquanto que cientistas do gênero feminino estavam concentradas, em sua maioria, nas chamadas ciências moles e recebiam uma porcentagem menor dos investimentos na última década.Item A representação do brasileiro no exterior na perspectiva do programa “O Mundo Segundo os Brasileiros”(Universidade Metodista de São Paulo, 2018-09-03) MELO, Barbara Stefannie Paiva de; CUNHA, Magali do Nascimento; SILVA, Cilene Victor daO consumo de programas de TV seriados, especialmente de gêneros que mesclam reality show com entrevistas, são uma das tendências no audiovisual. Neste contexto, esta dissertação tem como objetivo identificar e compreender como se dá a representação do brasileiro que vive no exterior por meio das narrativas dos personagens do programa “O Mundo Segundo os Brasileiros”. Serão usados como referencial teórico os Estudos Culturais e os conceitos de identidade com as obras de Stuart Hall, Néstor García Canclini, Jesús Martín-Barbero e Peter Burke; convergência das mídias e processos simbólicos da TV com os trabalhos de Douglas Kellner, Henri Jenkins e Luis Mauro Sá Martino; sobre o desenvolvimento e a linguagem televisiva utilizaremos as obras de Raymond Williams, Arlindo Machado, Guillermo Orozco e Sebastião Squirra; e, por fim, os conceitos de memória, imaginário e representações sociais com os trabalhos de Magali Cunha, Michel Maffesoli, Maurice Halbwachs, Gonzaga Motta e Serge Moscovici. Para isso, são adotados dois procedimentos metodológicos: o levantamento bibliográfico e a análise de conteúdo. Por meio da pesquisa bibliográfica serão sistematizados os estudos sobre os principais conceitos que contribuem para o entendimento do processo de construção das identidades na era contemporânea, com ênfase nos seguintes elementos: memória, cultura e imaginário. Outro aspecto teórico em foco é identificar como os gêneros e a linguagem da TV vêm se transformando ao longo dos anos por conta da convergência das mídias e das novas tecnologias. No segundo procedimento, o da análise de conteúdo, são analisados cinco episódios do programa para entender como a ideia de “ser brasileiro” é representada em um gênero televisivo massivo. Resultam desta pesquisa a representação do brasileiro no exterior por meio de um programa de entretenimento e a perspectiva dos personagens em relação ao Brasil e ao país onde vivem atualmente, sobretudo no que diz respeito à identidade cultural.Item A representação do masculino: um olhar semiótico sobre a publicidade nazista(Universidade Metodista de São Paulo, 2019-02-22) FRANÇA, Kátia Aparecida Bizan; CHIACHIRI FILHO, Antônio RobertoA propaganda cultiva o universo imaginário dos desejos peculiares usando de manipulação, persuasão e sedução para convencer. Com base nessa premissa, este trabalho tem por objetivo analisar como a propaganda usava de pôsteres para articular seu discurso no panorama cultural do povo alemão durante a Segunda Guerra Mundial. Por meio de análise semiótica, foi examinada a representação masculina na propaganda do governo alemão que trabalhava com a reinterpretação identitária, cultural e ideológica em suas ilustrações e em suas argumentações utilizando-se do signo homem. Demonstrou-se que a ideologia nazista foi muito bem estruturada, valendo-se de estratégias na conquista para apoio e participação de um povo que estava sedento de esperança e precisava de modelos de heróis ou deuses para guiá-los. Nesta linha de estratégia foram divulgados modelos humanizados de deuses / heróis como inspiração para que homens se tornassem combatentes em defesa da Alemanha e, também, ajudassem financeiramente o governo, braçalmente na fabricação de armas e colaborassem nas perseguições de pessoas que não se enquadrassem na imposição nazista.Item Aproximações entre o jornalismo cultural e a religião: a arte e a cultura pela perspectiva do jornal budista Brasil Seikyo(Universidade Metodista de São Paulo, 2019-03-20) BERTIN, Carlos Eduardo; SILVA, Herom VargasEsta dissertação tem como objetivo geral entender como o jornal Brasil Seikyo, pertencente à Associação Brasil Soka Gakkai Internacional (BSGI), representante brasileira da Soka Gakkai Internacional (SGI), Organização Não Governamental (ONG), filiada à Organização das Nações Unidas (ONU), fundamentada nos princípios do budismo de Nichiren Daishonin, aborda as temáticas da arte e da cultura em seus textos. O fato de essa organização estar inserida no campo artístico e cultural, por meio de grupos de apresentação, exposições e atividades culturais, levantou indagações a respeito de como o periódico trata dessas duas temáticas. Alicerçado em pesquisa exploratória e de preceitos que norteiam a BSGI, partiu-se da hipótese de que a arte e a cultura seriam abordadas pelo jornal na perspectiva do humanismo e da cultura de paz. O corpus da investigação foi estabelecido a partir de textos jornalísticos, tendo como base os gêneros e formatos do jornalismo, sobre arte e cultura, publicados de 1999 a 2018. Como metodologia, utilizou-se da pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, entrevista com o editor-chefe do periódico e análise de conteúdo. A partir de inferências sobre o material, considerou-se que as hipóteses se confirmam parcialmente. Constatou-se que os textos informativos se configuram mais pelo viés institucional e evidenciam a instrumentalização dos grupos artísticos, exposições e atividades culturais para os propósitos de cultura de paz da BSGI e expansão do movimento budista no Brasil. Os textos opinativos, por outro lado, demonstram as aproximações da arte e dos produtos culturais com os princípios do budismo e da BSGI, atuando como mediador do leitor e essas duas temáticas específicas.Item As manifestações públicas pelos grupos pró e contra o impeachment de Dilma Rousseff nas redes sociais on-line(Universidade Metodista de São Paulo, 2018-09-13) PICOLO, Cleide Rodrigues; PERUZZO, Cicilia Maria Krohling; ESCUDERO, CamilaEste estudo analisa as manifestações públicas pró e contra o impeachment de Dilma Rousseff a partir de grupos organizados e articulados na rede social Facebook. O objetivo foi observar a influência e a relação das tecnologias digitais como um instrumento facilitador para promover a mobilização e o engajamento social, e provocar mudança no contexto histórico e político da sociedade brasileira. As teorias sobre cibercultura, comunidade, movimentos sociais e participação popular foram a base para refletirmos sobre a relevância da internet neste processo. Fizemos análises de conteúdo e exploratória de publicações de fanpages com foco nas estratégias de comunicação e interação dos grupos com seguidores, e de reportagens para verificar a aderência dessas estratégias na imprensa. Notamos que esses grupos tiveram relevante participação, especialmente na agilidade e ampliação da informação do processo de transformação social, como outras alas da esfera pública; e o impeachment foi um processo gradativo, que sofreu influência de diversos atores e fatores do contexto social e institucional.Item As marcas e o consumidor: um estudo dos discursos da publicidade na perspectiva da modificação dos estereótipos na representação da família(Universidade Metodista de São Paulo, 2016-04-26) SPADIN, Ana Carolina Rodrigues; GONÇALVES, Elizabeth MoraesOs papeis de homens e mulheres na sociedade contemporânea têm sido reestruturados, assim como a própria noção das estruturas familiares se renova. Algumas marcas estão atentas a essas mudanças e, no contexto mercadológico, fica evidente que os consumidores são diversos, com novas demandas e expectativas pelo reconhecimento dessa diversidade. Esta dissertação discute a mudança de abordagem na representação da família, demonstrando suas mutações de papeis na publicidade, esta vista como um produto sociocultural. Para tanto foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa subsidiada pela análise de discurso de linha francesa. Primeiramente, o estudo qualitativo se desenvolve a partir de uma abordagem bibliográfica e documental e uma parte empírica de análise de discurso de campanhas publicitárias dos últimos anos, selecionadas a partir de seu foco nas representações familiares contemporâneas, de marcas que as tratem com naturalidade e demonstrem aceitar essas transições, buscando-as através da análise de casos múltiplos de amostras intencionais os avanços quando se trata dos modelos familiares, elementos que se desviam de representação conservadora da família. Demonstrou-se que há uma tendência de algumas marcas reforçarem qual é o público que desejam atingir através de suas construções discursivas que apontam para o reconhecimento das famílias reconstituídas, para a adoção e para a homo e monoparentalidade, ou seja, para a confirmação da existência dos variados tipos de família.Item As perspectivas do omnichannel frente à comunicação integrada de marketing(Universidade Metodista de São Paulo, 2018-03-21) FAGUNDES, Ligia; GALINDO, Daniel dos SantosO tema deste estudo foi incitado pelos questionamentos sobre os aspectos socioculturais e suas associações com a forma de consumo moderno e suas decorrências em vários âmbitos da sociedade, além do dimensionamento que esses aspectos tomam sob a influência da tecnologia e dos impactos exponenciais proporcionados por ela. Surge assim, a análise sobre o objeto desta pesquisa, o Omnichannel, que emerge como potencial protagonista nas formas de comunicação e gestão, intrinsecamente associadas à tecnologia digital e suas interfaces, impactando, sobretudo, no varejo e na comunicação no século XXI. O termo Omnichannel (omni + canal) se relaciona com as atividades envolvidas na venda de produtos e serviços e distribuição entre os múltiplos canais de venda. A pesquisa discutirá a abordagem sobre o Omnichannel nas transações comerciais e seu impacto na comunicação multicanal, como alternativa às buscas incessantes por parte do consumidor em fazer parte do processo de incorporação de novos produtos e soluções, de amenizar as distâncias e de promover experiências nos canais físicos e on-line. Os resultados esperados por meio deste estudo recaem sobre a eficácia da comunicação integrada na gestão Omnichannel e sobre os desafios no processo de integração dos canais. Será utilizado o método exploratório-descritivo para a coleta e análise de dados na pesquisa qualitativa de campo, com executivos de mercado que atuam junto ao objeto de estudo.