Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
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Item A cobertura de ataques terroristas na sociedade em rede: Os atos em Mogadíscio e Paris na perspectiva de cinco veículos jornalísticos(Universidade Metodista de São Paulo, 2019-11-11) SANCHES, Lilian Ribeiro; VICTOR, CileneAo considerar a complexidade da sociedade em rede, esta pesquisa investiga de que forma a representação midiática da cobertura jornalística dos ataques terroristas ocorridos na África e na Europa Central se apresenta no contexto atual, bem como suas principais consequências. Como recorte representativo dos dois continentes, foram selecionados os eventos ocorridos em Mogadíscio, na Somália, em outubro de 2017, e na capital francesa Paris, em novembro de 2015, para a composição do corpus do estudo de caso e consequente análise de conteúdo. Dessa forma, o método qualitativo descritivo norteou o desenvolvimento do trabalho, ancorado também na análise documental do consórcio START e no levantamento bibliográfico de três grandes frentes temáticas, referentes ao jornalismo internacional, à sociedade em rede e ao terrorismo. Além de revelar a desproporcionalidade da atenção midiática voltada aos ataques nos países do eixo Norte/Leste, exemplificada pela cobertura de Paris, a dissertação evidencia ainda a prevalência do discurso oficial na pauta do terrorismo, fenômeno respaldado tanto no predomínio do gênero jornalístico informativo quanto no uso de informações provenientes de agências de notícias. Ademais, expõe como a cobertura realizada pelos veículos ocidentais contribui para a propagação do pânico moral e, consequentemente, da islamofobia.Item A comunicação nas organizações: percurso e prática interdisciplinar das abordagens clássicas aos enfoques contemporâneos(Universidade Metodista de São Paulo, 2024-03-18) SOARES, Patricia de Nóbrega Pêcego; ESCUDERO, CamilaEste estudo tem como objetivo pesquisar o percurso teórico-metodológico e das práticas da comunicação organizacional (CO), desde a sua perspectiva mais clássica até a mais contemporânea, com base na interdisciplinaridade do pensamento comunicacional, frente aos desafios atuais da sociedade. Ao entendermos a comunicação como a ciência redescritiva do comum humano, o laço criador de vínculos, conceito proposto por Muniz Sodré, o estudo focaliza a dimensão humana da CO, pouco explorada nos estudos, segundo Margarida Kunsch. Assim, acontece o entrelaçamento dos campos comunicacionais, para explorar como os conceitos e estudos presentes na comunicação para o desenvolvimento (CD), em que os elementos humano e transformacional são centrais, podem contribuir para a atualização do pensamento comunicacional e das práticas nas organizações, consideradas territórios em transformação na sociedade contemporânea. Para a análise deste entrelaçamento, além da revisão literária para a formação do percurso teórico-metodológico exposto nos capítulos 1 e 2, o estudo conta com uma pesquisa empírica, cuja escolha metodológica ancora-se no método exploratório, com um estudo de casos múltiplos realizado em três organizações reconhecidas no mercado (Fleury, Itaú e Mercur). Dentre os principais resultados, destacamos a comunicação dialógica nas práticas, no papel da área de comunicação organizacional e nas habilidades dos seus profissionais, como um elemento central para elevar a contribuição da comunicação a um patamar de maior impacto nas organizações e na sociedade.Item A educomunicação como voz das juventudes em situação de vulnerabilidade, no protagonismo da educação(Universidade Metodista de São Paulo, 2024-03-27) CORRÊA, Rafael Sad Assis; CHIACHIRI FILHO, Antonio RobertoA presente pesquisa tem como objeto a educomunicação e as juventudes. O objetivo é entender de que maneira a educomunicação pode contribuir para melhorar a educação, na voz das juventudes. A metodologia aplicada foi, na primeira parte, uma revisão sistemática da literatura, fundamentando a área pesquisada, bem como os interlocutores envolvidos. Autores como Paulo Freire, Ismar de Oliveira Soares, Helena Abramo e Juarez Dayrell foram utilizados na revisão. Na segunda parte, utilizamos a pesquisa-ação, por meio da qual, com envolvimento dos (as) jovens que participam dos cursos profissionalizantes da organização social Aldeia do Futuro, foi proposto um projeto de intervenção educomunicativo tanto para organização, quanto para as escolas de educação em que eles estudam. Outro objetivo presente na pesquisa é contribuir no aprimoramento da escuta atenta das juventudes a fim de que elas extrapolem a posição de ouvintes e se tornem vozes imponentes no processo da educação, da comunicação e, consequentemente, na plena participação e transformação.Item A importância do jornalismo investigativo atual na descoberta dos casos de sequestro de bebês e crianças durante a ditadura no Brasil (1964-1985)(Universidade Metodista de São Paulo, 2020-02-13) REINA, Eduardo; ESCUDERO, CamilaDiante da falta de informações históricas, bibliográficas e na imprensa sobre o crime de sequestro de filhos de opositores ao regime militar durante a ditadura no Brasil (1964-1985), esta pesquisa investiga a razão da invisibilidade desse crime de Estado e o que levou à ocultação desses fatos e das próprias vítimas. E comprova que o jornalismo investigativo, utilizando diversas técnicas de apuração, de forma independente e fora das redações, é capaz de descobrir os casos que outrora estavam escondidos, além de denunciar tais fatos. O estudo realiza análise de 150 livros de memórias, história, reportagem e trabalhos acadêmicos sobre a ditadura publicados entre as décadas de 1960 e 2019, e de 12 anos de edições de quatro jornais de grande circulação – O Estado de S.Paulo, Folha de S.Paulo, O Globo e Estado de Minas – na busca de uma conclusão que possa demonstrar que o trabalho de comunicação desenvolvido pelo governo militar invisibilizou as histórias desses crimes cometidos nas décadas de 1960 e 1970 e de suas vítimas. Além da pesquisa quantitativa referente à revisão de literatura e das reportagens, foram utilizadas entrevistas em profundidade, observação simples, análise documental, técnicas de jornalismo investigativo, além do paradigma indiciário aplicado ao desenvolvimento do JI. O resultado deste trabalho de Mestrado abre caminho para o resgate de outros casos do mesmo crime em território nacional e mostra que a Imprensa mantém viva a chama dos Direitos Humanos, da liberdade e da democracia, construindo a História do Brasil.Item A inserção de quatro mulheres refugiadas no Estado de São Paulo através do Facebook(Universidade Metodista de São Paulo, 2022-03-10) SEIMOHA, Karine Rodrigues; ESCUDERO, CamilaO presente trabalho tem por objetivo observar quatro mulheres refugiadas, de diferentes países, que encontraram nas redes sociais a forma de inserirem-se na economia brasileira, sem necessariamente contar com o apoio dos agentes invisíveis do mercado. Através de estudo de casos, utilizando como ferramenta prática a Análise de Conteúdo, e aplicando os conceitos estudados pelo Método da Compreensão, busca-se verificar as aplicações da Lei de Migração Brasileira, que coloca o país na vanguarda do mundo frente a esta questão. Somam-se a este ponto outras questões como identificação, políticas públicas e iniciativas privadas que visam promover a integração social, política e econômica das mulheres refugiadas no Estado de São Paulo.Item A marca Odebrecht como representação da corrupção corporativa: estudo de caso da imagem e reputação da empresa no âmbito da Operação Lava Jato(Universidade Metodista de São Paulo, 2020-09-09) FREITAS, Daelcio de; FARIAS, Luiz Alberto deÀ luz da comunicação organizacional, esta dissertação tem o objetivo de demostrar como a marca Odebrecht pode ter se transformado na representação da corrupção diante da publicidade dos crimes revelados pela operação Lava Jato, que teve início com a investigação de crimes na Petrobras e se estendeu para outras esferas das relações de negócios entre o público e o privado. A possível ruptura da marca Odebrecht com a opinião pública pode ser resultado de uma postura de confronto com os fatos revelados por um longo prazo, fazendo com que o erro empresarial fosse reproduzido nos processos comunicacionais internos e externos. O tardio reconhecimento dos erros, bem como a gravidade dos crimes, produziu milhares de reportagens negativas, que podem ter anulado qualquer estoque de credibilidade construído pela marca reconhecida por sua excelência de engenharia e que se transformou em uma das maiores multinacionais brasileiras. A metodologia inclui revisão da literatura sobre as atividades de relações públicas, comunicação organizacional, reputação, gestão de crises e governança corporativa, além de entrevistas com três executivos que passaram pela área de comunicação da Odebrecht. Uma pesquisa realizada com 33 profissionais que lidam no cotidiano com os temas comunicação organizacional e reputação em universidades, veículos de imprensa, agências de relações públicas/marketing e empresas também oferece subsídios para a confirmação da hipótese desta pesquisa, que é a possibilidade de a marca Odebrecht ter se tornado símbolo da corrupção empresarial da história recente do país. O autor deste trabalho foi funcionário da comunicação do grupo Odebrecht por mais de nove anos, tendo a oportunidade da vivência empírica antes e durante a crise da Lava Jato.Item A representação das mulheres no jornalismo científico: uma análise da Pesquisa FAPESP e da Superinteressante(Universidade Metodista de São Paulo, 2021-09-23) CARRERA, Marília Reinato; SILVA, Cilene Victor daEste estudo apresenta uma análise de conteúdo da revista Pesquisa FAPESP e da Superinteressante, com o objetivo de entender em que medida o Jornalismo Científico reflete a desigualdade e reforça o estereótipo de gênero na ciência, considerando a influência dos meios de comunicação na percepção de gênero desde os primeiros anos de vida e o papel da comunicação pública da ciência para a formulação de políticas públicas, incluindo iniciativas para promoção da igualdade de gênero na área de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I). Em linha com os procedimentos metodológicos propostos por Laurence Bardin (2011), a análise de conteúdo de doze matérias de capa, sendo seis da revista Pesquisa FAPESP e seis da revista Superinteressante, publicadas entre julho e dezembro de 2019, mostrou que, em ambas as publicações, o número de mulheres como fonte científica direta foi menor que o número de homens. Na Pesquisa FAPESP, as mulheres estavam concentradas, principalmente, nas Ciências Humanas e os homens nas Ciências Exatas e da Terra, em sua maioria. Na Superinteressante, as mulheres estavam concentradas, principalmente, nas Ciências Biológicas, e os homens nas Ciências Humanas. Os achados corroboraram com o argumento da desigualdade de gênero na ciência ao longo da história, uma vez que, apesar das diferenças entre a Pesquisa FAPESP e a Superinteressante, a interpretação mais detalhada dos resultados, de ambas as publicações, mostrou a associação das mulheres às ciências moles (“soft sciences”, em inglês) e a associação dos homens às ciências duras (“hard sciences”, em inglês), que, particularmente, corresponde às carreiras científicas de maior prestígio na sociedade. Em relação às Ciências Exatas e da Terra, por exemplo, as proporções de mulheres como fonte científica direta e a homens foram de 9% e 22%, respectivamente, na Pesquisa FAPESP, e de 0% e 4%, respectivamente na Superinteressante. Os achados também corroboraram o levantamento de informações a partir dos dados do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que mostrou que, embora o número total de homens e o número total de mulheres na ciência estivessem próximos, cientistas do gênero masculino estavam concentrados, principalmente, nas chamadas ciências duras e recebiam uma porcentagem maior dos investimentos, enquanto que cientistas do gênero feminino estavam concentradas, em sua maioria, nas chamadas ciências moles e recebiam uma porcentagem menor dos investimentos na última década.Item A representação do masculino: um olhar semiótico sobre a publicidade nazista(Universidade Metodista de São Paulo, 2019-02-22) FRANÇA, Kátia Aparecida Bizan; CHIACHIRI FILHO, Antônio RobertoA propaganda cultiva o universo imaginário dos desejos peculiares usando de manipulação, persuasão e sedução para convencer. Com base nessa premissa, este trabalho tem por objetivo analisar como a propaganda usava de pôsteres para articular seu discurso no panorama cultural do povo alemão durante a Segunda Guerra Mundial. Por meio de análise semiótica, foi examinada a representação masculina na propaganda do governo alemão que trabalhava com a reinterpretação identitária, cultural e ideológica em suas ilustrações e em suas argumentações utilizando-se do signo homem. Demonstrou-se que a ideologia nazista foi muito bem estruturada, valendo-se de estratégias na conquista para apoio e participação de um povo que estava sedento de esperança e precisava de modelos de heróis ou deuses para guiá-los. Nesta linha de estratégia foram divulgados modelos humanizados de deuses / heróis como inspiração para que homens se tornassem combatentes em defesa da Alemanha e, também, ajudassem financeiramente o governo, braçalmente na fabricação de armas e colaborassem nas perseguições de pessoas que não se enquadrassem na imposição nazista.Item Aproximações entre o jornalismo cultural e a religião: a arte e a cultura pela perspectiva do jornal budista Brasil Seikyo(Universidade Metodista de São Paulo, 2019-03-20) BERTIN, Carlos Eduardo; SILVA, Herom VargasEsta dissertação tem como objetivo geral entender como o jornal Brasil Seikyo, pertencente à Associação Brasil Soka Gakkai Internacional (BSGI), representante brasileira da Soka Gakkai Internacional (SGI), Organização Não Governamental (ONG), filiada à Organização das Nações Unidas (ONU), fundamentada nos princípios do budismo de Nichiren Daishonin, aborda as temáticas da arte e da cultura em seus textos. O fato de essa organização estar inserida no campo artístico e cultural, por meio de grupos de apresentação, exposições e atividades culturais, levantou indagações a respeito de como o periódico trata dessas duas temáticas. Alicerçado em pesquisa exploratória e de preceitos que norteiam a BSGI, partiu-se da hipótese de que a arte e a cultura seriam abordadas pelo jornal na perspectiva do humanismo e da cultura de paz. O corpus da investigação foi estabelecido a partir de textos jornalísticos, tendo como base os gêneros e formatos do jornalismo, sobre arte e cultura, publicados de 1999 a 2018. Como metodologia, utilizou-se da pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, entrevista com o editor-chefe do periódico e análise de conteúdo. A partir de inferências sobre o material, considerou-se que as hipóteses se confirmam parcialmente. Constatou-se que os textos informativos se configuram mais pelo viés institucional e evidenciam a instrumentalização dos grupos artísticos, exposições e atividades culturais para os propósitos de cultura de paz da BSGI e expansão do movimento budista no Brasil. Os textos opinativos, por outro lado, demonstram as aproximações da arte e dos produtos culturais com os princípios do budismo e da BSGI, atuando como mediador do leitor e essas duas temáticas específicas.Item As representações das mulheres na perspectiva do site Catraca Livre (2016-2018)(Universidade Metodista de São Paulo, 2019-04-12) BARAÇAL, Keila; ESCUDERO, CamilaO trabalho empreendeu um estudo das notícias publicadas no site Catraca Livre nos anos de 2017 e 2018, tratando das questões da Representação Social do feminino, através da abordagem de gênero. Para tanto, utilizamos como recurso teórico-metodológico o conceito apresentado por Serge Moscovici. Também foi realizada Análise de Conteúdo (AC), bem como pesquisa bibliográfica e documental. Abordamos ainda as transformações pelas quais a mídia vem sofrendo e as possíveis realidades de modelos de negócio rentáveis para a sobrevivência do jornalismo. Ao analisarmos a extensão do material colhido, percebemos que assuntos que permeiam o universo feminino colocam a mulher vítimas de preconceito, racismo ou até mesmo de violência. Tanto o jornalismo, quanto a Catraca Livre, precisam ainda fazer uma longa caminhada na construção de um modelo em que seja possível ganhar dinheiro e oferecer mais relevância em seus conteúdos.Item Booktubers: uma nova face da crítica literária jornalística(Universidade Metodista de São Paulo, 2019-03-29) MARCHETTO, Arthur Breccio; PASSOS, Mateus Yuri Ribeiro da SilvaA dissertação realiza um estudo sobre os booktubers e as novas configurações do crítico jornalístico literário. O contexto histórico é feito de acordo com a perspectiva de Zygmunt Bauman e Stanley Fish. O estabelecimento da literatura enquanto texto cultural é moldado a partir de um diálogo entre Antonio Candido e Iuri Lotman e, junto com Mauro Ventura, apresentam a ideia de um crítico jornalístico, que tem como prioridade a mediação da obra artística com o público. Com base nas entrevistas em profundidade semiestruradas com seis booktubers, no levantamento de suas produções no período de seis meses e nas análises de vídeo-resenhas por eles publicadas, o trabalho verifica de que maneira as críticas culturais sobre literatura se estruturam no YouTube e quais relações os booktubers estabelecem com o mercado editorial e com o público e de que maneira estruturaram sua esfera de produção como um lugar legítimo de discussão literária.Item Comunicação cidadã e autismo: a luta contra o capacitismo(Universidade Metodista de São Paulo, 2023-09-15) COSTA, Natalhe Vieni Garcia da; ESCUDERO, CamilaO autismo é um transtorno que vem crescendo exponencialmente na população, e área mais afetada é a comunicação, comprometendo a qualidade de vida dos indivíduos e de suas famílias, desse modo o presente projeto de pesquisa tem como objetivo verificar de que forma a cidadania comunicativa pode ser um recurso para o combate ao capacitismo. Nesse sentido propomos uma análise exploratória sobre autismo, com o mapeamento dos canais existentes em redes sociais virtuais, de autistas, ativistas (trabalham, estudam e convivem com autistas) e canais especializados. Na sequência, realizou-se entrevistas em profundidade, no intuito de analisar essa averiguação do ponto de vista dos principais atores deste processo. Como recurso teórico-metodológico, faremos uso, além do conceito de comunicação alternativa, cidadania comunicativa e espaços alternativos de comunicação. Constatamos ao fim do trabalho que os canais alternativos de comunicação são uma importante ferramenta no ativismo autista, a fim de promover a cidadania comunicativa.Item Comunicação, arte e memória: representação estética do conflito Israel-Palestina no The Walled Off Hotel, de Banksy(Universidade Metodista de São Paulo, 2020-06-05) ZANCO, Amanda Jordão; SILVA, Herom VargasEsta dissertação tem como objetivo entender como o artista britânico Banksy potencializa o The Wallled Off Hotel como um ambiente comunicacional que articula memória, arte ativista e experiência estética para representar o conflito Israel-Palestina. Pensado como mídia, o hotel é um espaço narrativo onde esses três pilares são os responsáveis pela geração de sentidos, partilha de significados e criação de vínculos comunicacionais no ambiente por meio da linguagem artística. A pesquisa centra-se em autores que estudam as narrativas históricas do conflito Israel-Palestina, como: Chapman (2017), Said (2012), Terra (2003), Pappe (2007) e Morin (2011); o campo da memória, como: Lotman (1981, 1998), Ricoeur (1994, 2012), Benjamin (1987), Gagnebin (2006), Barbosa (2017), Pollak (1989), Nora (1993), Huyssen (2000, 2001) e Hall (1998, 2003, 2005); a arte ativista e a experiência estético-política, como: Dewey (1949), Gumbrecht (2006, 2010), Rancière (2009), Mesquita (2011), Cardoso Filho (2011) e Foletto (2011). Além disso, o hotel é um texto cultural ─ espaço semiótico ─ onde é possível estabelecer trocas informacionais entre os sistemas sígnicos dos textos artísticos que o compõem. A decodificação e interpretação dos textos artísticos são guiadas pelos conceitos da Semiótica da Cultura (LOTMAN, 1978, 1990, 1996, 1998, 2000) e as noções de Representação (HALL, 2016). Para finalizar, as ideias da Ecologia da Comunicação (BAITELLO, 2010; MENEZES, 2016) nos permitem entender o funcionamento dos processos comunicacionais estabelecidos nos ambientes do hotel. O The Walled Off Hotel, inaugurado em 2017 em Belém na Palestina, celebra o marco de 100 anos da assinatura da Declaração de Balfour. O hotel temático é um meio de expressão e espaço de interação, capaz de possibilitar aos hóspedes/visitantes a experiência de se hospedarem em uma obra de arte.Item Eleições municipais 2020: a presença do Facebook em pequenas cidades no estado de São Paulo(Universidade Metodista de São Paulo, 2021-12-16) DAMASCENO, Marcelo Simões; CHIACHIRI FILHO, Antonio RobertoEste estudo apresenta uma análise no campo da internet e da democracia, com o objetivo de entender como ocorreu a presença da rede social Facebook nas eleições municipais de 2020 em cidades com até 20 mil habitantes no estado de São Paulo. Lança um olhar empírico e conceitual sobre a comunicação política nos pleitos municipais em Holambra, Luiz Antônio, Pirapora do Bom Jesus, Piquete e Sarapuí, adotada pelos 20 candidatos que concorreram aos cargos de prefeito, e que utilizaram a rede social como ferramenta de campanha. Para isso, foi preciso fazer um levantamento dos perfis dos candidatos nas redes sociais mais usadas entre os brasileiros no ano do pleito (WE ARE SOCIAL, 2020). Foi possível observar que 16 dos 20 candidatos tinham páginas no Facebook. Informação importante para validar a rede social como objeto específico deste trabalho, e que originou um levantamento do conteúdo publicado, da gramática utilizada, do número de seguidores, das interações e das conexões ocorridas nas páginas dos candidatos em dois momentos: o primeiro durante a pré-campanha – janeiro a agosto – que serviu para analisar como os 16 candidatos se posicionaram politicamente ao fazerem uso da comunicação política e da estratégia de marketing; no segundo, foram analisadas as postagens realizadas durante os 45 dias de campanha, autorizada pela Justiça Eleitoral, para extração dos dados que subsidiaram o estudo da presença do Facebook, a partir das páginas dos eleitos em cada cidade. Para a coleta de dados foi adotada uma abordagem quali-quantitativa, procedimento analítico que permitiu lançar luz sobre os números que alimentaram gráficos, tabelas e quadros, uma vez que essa metodologia atribui significado e valor àquilo que é pesquisado (SANTAELLA, 2002). Nessa ótica, foi possível atribuir valor e classificar os 309 conteúdos postados pelos eleitos em suas páginas e, assim, traçar a existência de uma malha comunicacional criada por meio das interações que os candidatos recebem via curtidas, comentários e compartilhamentos em suas publicações, e dessa forma identificar os laços fortes e fracos que interagem com o conteúdo proposto pelos postulantes em suas páginas, além do alcance que uma publicação pode obter em uma campanha política. Os dados obtidos nas páginas dos candidatos corroboram com outros estudos sobre o uso do Facebook em campanhas políticas ao indicar que, mesmo em campanhas realizadas em cidades pequenas, não existe correlação entre o número de postagens e o número de interações, mas há relações entre as temáticas de postagens, além do objetivo principal do estudo. Estes achados são determinantes para solucionar as hipóteses aventadas no início do estudo, pois: 1) o Facebook é uma rede social que ocupa papel central em disputas eleitorais em pequenas cidades; 2) ela funciona como um centro de distribuição de conteúdo político; 3) a rede estabelece conexões entre diferentes pessoas por meio dos nós criados.Item Entre o biológico e o social: discursos sobre raça na comunicação pública da ciência(Universidade Metodista de São Paulo, 2022-04-01) NEVES, Igor Oliveira; PASSOS, Mateus YuriEste trabalho tem como objetivo estudar como a categoria raça é construída biologicamente nos discursos dentro da Comunicação Pública da Ciência em dois períodos (1870-1930 e 1990-2021). No primeiro capítulo realizamos uma recapitulação da origem do termo raça na ciência, na Europa nos séculos XVII e XVIII, e como essas ideias chegaram no Brasil do final do século XIX. Falamos brevemente sobre o período após a queda do racismo cientifico como paradigma e observamos o estado atual das questões de raça na ciência após o Projeto Genoma Humano, olhando também para o contexto especifico do Brasil. No segundo capítulo discutimos a construção social da ciência e levantamos diferentes modos de comunicar a ciência. Procuramos entender também como, nos períodos estudados, a Comunicação Pública da Ciência se caracterizava. Por fim, analisamos textos de veículos da Comunicação Pública da Ciência que tratavam diretamente de raça. Observamos que nos textos do primeiro período raça era classificada como biológica e o negro era entendido como inferior. No segundo período, raça é geralmente descartada como categoria biológica, inclusive como argumento contra a política de cotas, mas pesquisas genéticas, por vezes, reafirmam imaginários biológicos, assim como os testes de ancestralidade. Nos dois períodos a questão da miscigenação se mostrou importante para as discussões sobre raça, biologia e identidade.Item Espaço, cartografia e comunicação: representações estético-políticas nos mapas de Mona Hatoum(Universidade Metodista de São Paulo, 2021-02-24) MONTEIRO, Andressa Carai; SILVA, Herom VargasEsta dissertação tem como objetivo entender como a artista Mona Hatoum cria, em seus trabalhos cartográficos, textos artísticos, rizomas e gêneros discursivos que se articulam com os campos da Comunicação, da Cartografia, da Estética, da Geografia, da Arquitetura e com a produção de diferentes tipos de representações e usos das cidades, espaços, lugares e paisagens. Suas cartografias criam narrativas contra-hegemônicas, anti-colonizadoras e que comunicam relações estético-políticas entre indivíduos e grupos sociais com seus objetos e lugares de pertencimento. A pesquisa centra-se em autores que estudam as construções das cidades na contemporaneidade, como Lefebvre (1991), Ferrara (2002, 2008, 2012, 2015, 2016), Debord (2017); os conceitos de espaço, lugar e cidade, como Tuan (2012), Pallasmaa (2018), Lefebvre (1991), Jobim Navarro (2015) e Ferrara (2012). Além disso, serão tratadas as noções de arquitetura multissensorial (PALLASMAA, 2011, 2017, 2018); de paisagem, visualidade e visibilidade (FERRARA, 2002); de experiência estética (GUMBRECHT, 2006); de corpo virtual e físico (LÉVY, 2001); de uma arquitetura anticapitalista (KAPP, 2005) e de deriva e errâncias urbanas (JACQUES, 2005). Pensaremos nos lugares e no corpo como dispositivos comunicacionais e afetivos que produzem críticas nos usos predeterminados dos espaços, tornando-os menos espetacularizados, funcionais, instrumentalizados e mercantilizados e mais igualitários ética e socialmente (SAWAIA, 2000; SPINOZA, 2008; SALOMANI, 2009). Os conceitos de lugar e de espaço se relacionarão com as ideias de identidade e de memória na arquitetura do cotidiano (GOLDBERGER, 2011; POLLAK, 1989). Foram reunidos exemplos de cartografias que mais se relacionassem com as teorias propostas na dissertação e com as definições de mapas cognitivos, afetivos, sensoriais, situacionistas e de errâncias urbanas. Por fim, processos cartográficos serão entendidos como linguagens e ferramentas comunicacionais, sociais, políticas, estéticas e cognitivas (JAMESON, 1996; ACSELRAD, 2010; ROCHA, 2015) e apresentaremos os conceitos de rizoma, territorialização e desterritorialização (DELEUZE; GUATARRI, 1995), gêneros discursivos e dialogismo (BAKHTIN, 1997; VOLÓCHINOV, 2017) e textos artísticos e sistemas modelizantes (LOTMAN, 1990) para que eles sejam aplicados na análise hermenêutica dos trabalhos de Hatoum Presente Tense (1996) e Roadworks (1985).Item Fotojornalismo sob tensão: desafios da cobertura de crises humanitárias: análise semiótica da série especial da Folha de S.Paulo 'Um Mundo de Muros'(Universidade Metodista de São Paulo, 2020-09-04) SILVA, Wagner Ribeiro da; SILVA, Cilene Victor daA ONU vem chamando atenção desde 2017 para a gravidade da atual crise humanitária, considerada a mais grave e mais complexa desde a sua criação, em 1945. O jornalismo e, portanto, o fotojornalismo, tem um papel fundamental para tirar as crises humanitárias da opacidade. Tão importante quanto reportar as crises humanitárias e as consequentes violações dos direitos humanos é o modus operandi pelo qual o fotojornalismo é realizado. A exposição constante a imagens com forte apelo imagético, ou seja, que operam a partir da estética do horror e da estetização da miséria podem provocar a fadiga da compaixão, conforme aponta Susan Moeller. Diante disso, o fotojornalismo necessita encontrar um caminho de atuação distinto dos paradigmas tradicionais. Está neste ponto a justificava para a presente pesquisa. É urgente encontrar uma via de atuação fotojornalística que seja capaz de tirar as crises humanitárias da opacidade, formar uma opinião lúcida e, ao mesmo tempo, preservar a dignidade da pessoa humana. Considera-se que uma via possível seja o fotojornalismo humanitário, por se tratar de tanto de uma área de especialização como uma prática em si mesmo. Do ponto de vista metodológico, o presente estudo utiliza a análise documental, pesquisa bibliográfica e análise semiótica. No campo do fotojornalismo, recorre-se a autores como Jorge Pedro Sousa, André Rouillé, Boris Kossoy. Na sociologia são consultados Ulrick Beck, Anthony Giddens, Zigmunt Bauman. No campo da semiótica, busca-se Charles Sanders Peirce e Lúcia Santaella. Por fim, sob a luz do fotojornalismo humanitário, é realizada a análise semiótica da série especial da Folha de S. Paulo ‘Um mundo de muros – barreiras que nos dividem’.Item Ideário neoliberal e cultura do management: estudo sobre construção de opiniões e geração de sentidos a partir do conceito de meritocracia e do léxico neoliberal(Universidade Metodista de São Paulo, 2023-03-15) AIELLO, Thaís Regina; FARIAS, Luiz Alberto Beserra deImbricações entre o ideário neoliberal e a cultura do management emolduram investigação acerca do conceito de meritocracia, com vistas a identificar e analisar como se dão os processos de construção de opiniões e de geração de sentidos para a difusão de princípios e valores inerentes ao neoliberalismo. A pesquisa buscou reconhecer o léxico que subjaz a ideologia neoliberal, bem como verificar os mecanismos utilizados para criar um caldo cultural que normaliza preceitos e favorece sua internalização pelos indivíduos e pela sociedade. Além de levantamento bibliográfico, o estudo envolveu análise de conteúdo, segundo Laurence Bardin, a partir de corpus constituído por 236 matérias publicadas no portal Exame.com, principal mídia de economia e negócios do Brasil, no período de 2008 a 2019, recortadas a partir da palavra-chave meritocracia. O arcabouço teórico inclui autores como Pierre Dardot, Christian Laval, Ricardo Antunes, Roseli Figaro e Marilena Chaui, com sua teoria do discurso competente.Item Islam e mídia: um diálogo possível?(Universidade Metodista de São Paulo, 2019-03-15) HAMMADEH, Jihad Hassan; CUNHA, Magali do Nascimento; OLIVEIRA, Roberto Joaquim deEste trabalho tem como objetivo compreender como a religião islâmica e os muçulmanos foram retratados na revista Veja durante o ano de 2016. Temos como hipótese que, a partir de um viés que relaciona a religião islâmica e seus praticantes ao terrorismo e atos de violência, as representações nas mídias noticiosas, em especial na revista Veja, são majoritariamente negativas. Utilizando-nos de referenciais teóricos dos estudos sobre o Islam, realizamos uma análise de conteúdo buscando categorizar as reportagens que fazem parte de nossa amostra por acessibilidade em: conteúdos relacionados à violência; não relacionados à violência e os que não abordam a temática religiosa. Obtivemos em nossos resultados a comprovação da hipótese inicial, já que na maioria dos conteúdos jornalísticos ligados à religião islâmica e aos muçulmanos foram encontrados mais elementos que os relacionavam à violência e ao terrorismo, do que sua simples apresentação como religiosos.Item Isso é o que nos move!: uma análise de conteúdo da série institucional dos Correios e seu papel como ferramenta de inclusão à cidadania(Universidade Metodista de São Paulo, 2020-09-04) BIZAN, Ingrid Pfützenreuter Castanho; ESCUDERO, CamilaEsta pesquisa propõe-se a verificar em que medida a campanha Isso é que nos move! dos Correios constrói uma narrativa que previlegia os serviços da empresa com ferramenta de inclusão à cidadania. A hipótese é que os Correios, utilizando da emoção na narrativa publicitária, alcança adesão dos consumidores e ratifica a mensagem institucional. Utiliza-se como referencial teórico Maurice Halbwachs e Pierre Nora para subsidiar os estudos da memória; Muniz Sodré com as estratégias sensíveis; Nestor Garcia Canclini e Marshall McLuhan sobre o hibridismo nos meios para explicar a escolha de divulgação pelo Youtube e não pela televisão, por exemplo. Manuel Castells subsidia a importância da internet no processo comunicacional atual, além de Paulo Roberto Nassar com a teoria necessária pertinente à comunicação organizacional e os impactos e relações das metanarrativas e micronarrativas, além de José Murilo de Carvalho, Hannah Arendt, Thomas H. Marshall e Jung Mo Sung, como subsídio do tema cidadania. Realizou-se uma análise de conteúdo da série publicitária institucional chamada Isso é o que nos move!, de acordo com a proposta de Laurence Bardin, para obter a comprovação da hipótese uma vez que em todos os vídeos analisados a mensagem corporativa traduzia a inclusão à cidadania proporcionada pela empresa