Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
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Item O jornalismo contemporâneo e a mulher jornalista: um estudo sobre gênero dentro da profissão no Estado de São Paulo(Universidade Metodista de São Paulo, 2019-03-12) MATEOS, Jéssica de Oliveira Collado; KÜNSCH, Dimas A.; SANTOS, Marli dosTendo em conta o cenário de crise e mudanças estruturais no jornalismo e a crescente maioria feminina no corpo profissional, esta pesquisa tem como objetivo principal investigar como se configuram os processos discriminatórios sofridos pelas mulheres jornalistas nesse contexto de transformações. A hipótese é que a jornalista padece de uma dupla fragilização: a primeira por ser mulher e a segunda devido à crise. As referências teóricas que sustentam estas afirmações giram em torno do imaginário, da discriminação de gênero e do jornalismo contemporâneo. Um dos autores utilizados é Martín Sagrera, o qual pontua sobre a apropriação do mito por instituições; Pierre Bourdieu, Gilles Lipovetsky e Naomi Wolf, que, entre outros, trazem a discussão sobre discriminação contra a mulher e machismo no imaginário social. Constância Lima Duarte e Dulcília Buitoni contam, em entrevistas em profundidade, a história da luta por direitos das mulheres presente na imprensa feminina e feminista, da trajetória feminina para ingressar na profissão e de como a mulher é retratada pela mídia no Brasil, um corpo-produto irreal; E a terceira entrevistada, a pesquisadora Cláudia Nonato, explica as mudanças no mundo do trabalho do jornalista. Tem-se ainda, Roseli Figaro e Chris Anderson, Emily Bell e Clay Shirky, os quais, respectivamente, informam sobre as mudanças no mundo do trabalho, a crise do modelo de negócios e a reestruturação do jornalismo. Além da pesquisa bibliográfica e das entrevistas em profundidade com pesquisadoras especialistas, o estudo utiliza pesquisa quantitativa e qualitativa survey aplicada em duas fases por meio de questionários online a mulheres jornalistas maiores de 18 anos que trabalham no Estado de São Paulo. As respostas dos questionários foram categorizadas e analisadas à luz de conceitos do tema, das entrevistas e de estudos anteriores realizados pela autora desta dissertação. Demonstrou-se que as estruturas de dominação sexuais ainda estão fortemente presentes no ambiente jornalístico revelando uma atmosfera nociva e a urgência da implementação de medidas de conscientização e de punição efetivas no ambiente laboral, para que se possa ter uma cultura jornalística menos machista e mais segura.Item Jornal sem patrão: o Preto no Branco no enfrentamento da ditadura militar(Universidade Metodista de São Paulo, 2019-04-22) COELHO, Helder Marques de Sousa; ESCUDERO, CamilaO estudo enfoca a experiência do jornal Preto no Branco, órgão da imprensa alternativa criado pela Cooperativa dos Jornalistas de Santos (Jornacoop). A publicação, que usava o slogan “Um jornal sem patrão”, surgiu em agosto de 1979 e se estendeu até 1980, durante o processo de distensão política no regime militar. O objetivo desta investigação é o de recuperar a história do jornal Preto no Branco, com a análise de sua contribuição no enfrentamento da ditadura militar e no panorama da imprensa alternativa. Para a concretização do trabalho, os procedimentos metodológicos adotados envolvem revisão bibliográfica sobre imprensa alternativa, ditadura militar e memória. A pesquisa documental na coleção integral do tabloide (1979-1980) e em documentos disponíveis da Jornacoop foi outra etapa desenvolvida, além de análise de conteúdo a partir das matérias publicadas pelo mensário. A metodologia incluiu, ainda, entrevistas semiestruturadas com ex-associados da Cooperativa, especialmente com editores e colaboradores mais assíduos do jornal e ex-diretores da entidade. Conclui-se que o jornal, embora de caráter regional, destacou-se entre os órgãos da imprensa alternativa por sua relativa longevidade e por seu caráter cooperativista, além de ter combatido a ditadura militar em Santos, uma das cidades mais penalizadas pelo regime por sua pujança sindical e tradição oposicionista.Item Aproximações entre o jornalismo cultural e a religião: a arte e a cultura pela perspectiva do jornal budista Brasil Seikyo(Universidade Metodista de São Paulo, 2019-03-20) BERTIN, Carlos Eduardo; SILVA, Herom VargasEsta dissertação tem como objetivo geral entender como o jornal Brasil Seikyo, pertencente à Associação Brasil Soka Gakkai Internacional (BSGI), representante brasileira da Soka Gakkai Internacional (SGI), Organização Não Governamental (ONG), filiada à Organização das Nações Unidas (ONU), fundamentada nos princípios do budismo de Nichiren Daishonin, aborda as temáticas da arte e da cultura em seus textos. O fato de essa organização estar inserida no campo artístico e cultural, por meio de grupos de apresentação, exposições e atividades culturais, levantou indagações a respeito de como o periódico trata dessas duas temáticas. Alicerçado em pesquisa exploratória e de preceitos que norteiam a BSGI, partiu-se da hipótese de que a arte e a cultura seriam abordadas pelo jornal na perspectiva do humanismo e da cultura de paz. O corpus da investigação foi estabelecido a partir de textos jornalísticos, tendo como base os gêneros e formatos do jornalismo, sobre arte e cultura, publicados de 1999 a 2018. Como metodologia, utilizou-se da pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, entrevista com o editor-chefe do periódico e análise de conteúdo. A partir de inferências sobre o material, considerou-se que as hipóteses se confirmam parcialmente. Constatou-se que os textos informativos se configuram mais pelo viés institucional e evidenciam a instrumentalização dos grupos artísticos, exposições e atividades culturais para os propósitos de cultura de paz da BSGI e expansão do movimento budista no Brasil. Os textos opinativos, por outro lado, demonstram as aproximações da arte e dos produtos culturais com os princípios do budismo e da BSGI, atuando como mediador do leitor e essas duas temáticas específicas.Item Booktubers: uma nova face da crítica literária jornalística(Universidade Metodista de São Paulo, 2019-03-29) MARCHETTO, Arthur Breccio; PASSOS, Mateus Yuri Ribeiro da SilvaA dissertação realiza um estudo sobre os booktubers e as novas configurações do crítico jornalístico literário. O contexto histórico é feito de acordo com a perspectiva de Zygmunt Bauman e Stanley Fish. O estabelecimento da literatura enquanto texto cultural é moldado a partir de um diálogo entre Antonio Candido e Iuri Lotman e, junto com Mauro Ventura, apresentam a ideia de um crítico jornalístico, que tem como prioridade a mediação da obra artística com o público. Com base nas entrevistas em profundidade semiestruradas com seis booktubers, no levantamento de suas produções no período de seis meses e nas análises de vídeo-resenhas por eles publicadas, o trabalho verifica de que maneira as críticas culturais sobre literatura se estruturam no YouTube e quais relações os booktubers estabelecem com o mercado editorial e com o público e de que maneira estruturaram sua esfera de produção como um lugar legítimo de discussão literária.Item Séries originais da Netflix: alterações na estrutura narrativa no contexto do binge-publishing(Universidade Metodista de São Paulo, 2019-04-04) CORRÊA, Angela Miguel; SILVA, Herom VargasEsta dissertação tem como objetivo identificar possíveis alterações na estrutura narrativa das séries Originais Netflix, produções disponibilizadas aos assinantes por meio do binge-publishing, modelo de distribuição da plataforma de streaming em que todos os episódios são lançados de uma só vez. Para tanto, o estudo apoia-se em autores dos estudos de televisão, como Raymond Williams, Arlindo Machado, Amanda Lotz, Jason Mittell e Esther Van Ede. Visa traçar a evolução da televisão e suas transformações mediante a adoção de tecnologias como o videocassete e o streaming, identificar recursos narrativos, ou que incidam sobre a narrativa, presentes nas ficções seriadas contemporâneas feitas pela e para a TV, e contextualizar a Netflix como caso paradigmático na indústria audiovisual. Como proposta metodológica, a pesquisa parte da análise de conteúdo e da categorização de recursos narrativos para analisar possíveis alterações presentes nas séries Originais Netflix de ficção científica Sense8 (EUA, 2015), 3% (Brasil, 2016) e Dark (Alemanha, 2017). Dentre as seis categorias analisadas (narração erotética, multiplicidade de tramas, concepção espaço-temporal, formato episódico-serial, ganchos e recapitulações), foram encontradas alterações na utilização de ganchos e de recapitulações narrativas.Item O caranguejo e a construção da identidade cultural de Aracaju: uma análise folkcomunicacional(Universidade Metodista de São Paulo, 2020-05-12) SANTANA, Flávio Menezes; ESCUDERO, Camila; FERNANDES, Guilherme MoreiraAracaju, capital de Sergipe, é conhecida tradicionalmente por sua relação histórica com o ecossistema manguezal e o caranguejo tornou-se um dos principais elementos constituintes de sua identidade. Por considerar que as identidades são construídas em acordo com a estrutura e hierarquia da sociedade, entendemos a comunicação como um mecanismo de disseminação de padrões culturais que constantemente organiza e articula as relações sociais. Assim, a partir de uma perspectiva folkcomunicacional, esta pesquisa busca analisar a relação entre identidade de uma comunidade de catadores de caranguejo e a identidade abordada no espaço midiático aracajuano, frente ao processo de formação da identidade cultural da capital. Para isso, foram analisadas entrevistas semiestruturadas com catadoras e catadores de caranguejo da comunidade do Povoado Coqueiro, em São Cristóvão/SE; e matérias jornalísticas de jornais e portais de notícias da capital sergipana, publicadas durante os meses de agosto de 2015 e 2016, período do Festival do Caranguejo. Esta investigação revela que o caranguejo possui forte relação histórica com a capital sergipana, no entanto, o crustáceo está relacionado a duas identidades. Uma construída a partir da relação de subsistência com os ribeirinhos, marginalizada midiaticamente, e a outra, por sua vez, disseminada pela mídia, relaciona-se à gastronomia local, instituída pelo hábito de aracajuanos em quebrar caranguejo.Item Espaço, cartografia e comunicação: representações estético-políticas nos mapas de Mona Hatoum(Universidade Metodista de São Paulo, 2021-02-24) MONTEIRO, Andressa Carai; SILVA, Herom VargasEsta dissertação tem como objetivo entender como a artista Mona Hatoum cria, em seus trabalhos cartográficos, textos artísticos, rizomas e gêneros discursivos que se articulam com os campos da Comunicação, da Cartografia, da Estética, da Geografia, da Arquitetura e com a produção de diferentes tipos de representações e usos das cidades, espaços, lugares e paisagens. Suas cartografias criam narrativas contra-hegemônicas, anti-colonizadoras e que comunicam relações estético-políticas entre indivíduos e grupos sociais com seus objetos e lugares de pertencimento. A pesquisa centra-se em autores que estudam as construções das cidades na contemporaneidade, como Lefebvre (1991), Ferrara (2002, 2008, 2012, 2015, 2016), Debord (2017); os conceitos de espaço, lugar e cidade, como Tuan (2012), Pallasmaa (2018), Lefebvre (1991), Jobim Navarro (2015) e Ferrara (2012). Além disso, serão tratadas as noções de arquitetura multissensorial (PALLASMAA, 2011, 2017, 2018); de paisagem, visualidade e visibilidade (FERRARA, 2002); de experiência estética (GUMBRECHT, 2006); de corpo virtual e físico (LÉVY, 2001); de uma arquitetura anticapitalista (KAPP, 2005) e de deriva e errâncias urbanas (JACQUES, 2005). Pensaremos nos lugares e no corpo como dispositivos comunicacionais e afetivos que produzem críticas nos usos predeterminados dos espaços, tornando-os menos espetacularizados, funcionais, instrumentalizados e mercantilizados e mais igualitários ética e socialmente (SAWAIA, 2000; SPINOZA, 2008; SALOMANI, 2009). Os conceitos de lugar e de espaço se relacionarão com as ideias de identidade e de memória na arquitetura do cotidiano (GOLDBERGER, 2011; POLLAK, 1989). Foram reunidos exemplos de cartografias que mais se relacionassem com as teorias propostas na dissertação e com as definições de mapas cognitivos, afetivos, sensoriais, situacionistas e de errâncias urbanas. Por fim, processos cartográficos serão entendidos como linguagens e ferramentas comunicacionais, sociais, políticas, estéticas e cognitivas (JAMESON, 1996; ACSELRAD, 2010; ROCHA, 2015) e apresentaremos os conceitos de rizoma, territorialização e desterritorialização (DELEUZE; GUATARRI, 1995), gêneros discursivos e dialogismo (BAKHTIN, 1997; VOLÓCHINOV, 2017) e textos artísticos e sistemas modelizantes (LOTMAN, 1990) para que eles sejam aplicados na análise hermenêutica dos trabalhos de Hatoum Presente Tense (1996) e Roadworks (1985).Item O jornalismo sindical no enfrentamento da reforma trabalhista de 2017: uma análise de conteúdo dos jornais sindicais(Universidade Metodista de São Paulo, 2020-10-30) AMARAL, Adriana Cristina Alves do; ESCUDERO, CamilaEste estudo analisa o papel do Jornalismo Sindical na difusão de informação voltada para o trabalhador ao investigar o conteúdo dos jornais sindicais, comparando suas diferentes abordagens comunicacionais em torno de uma pauta única: a temática da Reforma Trabalhista. Utilizando a técnica de Análise de Conteúdo (BARDIN, 2017), estudamos a Folha Bancária, Voz Comerciária e O Metalúrgico, veículos oficiais de três sindicatos filiados a entidades sindicais distintas. Buscamos compreender como eles conduziram a compreensão, pelo leitor/trabalhador, gerando ou não o seu engajamento na luta contrária à aprovação da atual legislação trabalhista (Lei 13.467/2017). Entendemos que faltou clareza sobre o posicionamento dos sindicatos em seus periódicos, mas que o jornalismo sindical tem um importante papel na contracomunicação e construção da imprensa contra-hegemônica.Item Comunicação, arte e memória: representação estética do conflito Israel-Palestina no The Walled Off Hotel, de Banksy(Universidade Metodista de São Paulo, 2020-06-05) ZANCO, Amanda Jordão; SILVA, Herom VargasEsta dissertação tem como objetivo entender como o artista britânico Banksy potencializa o The Wallled Off Hotel como um ambiente comunicacional que articula memória, arte ativista e experiência estética para representar o conflito Israel-Palestina. Pensado como mídia, o hotel é um espaço narrativo onde esses três pilares são os responsáveis pela geração de sentidos, partilha de significados e criação de vínculos comunicacionais no ambiente por meio da linguagem artística. A pesquisa centra-se em autores que estudam as narrativas históricas do conflito Israel-Palestina, como: Chapman (2017), Said (2012), Terra (2003), Pappe (2007) e Morin (2011); o campo da memória, como: Lotman (1981, 1998), Ricoeur (1994, 2012), Benjamin (1987), Gagnebin (2006), Barbosa (2017), Pollak (1989), Nora (1993), Huyssen (2000, 2001) e Hall (1998, 2003, 2005); a arte ativista e a experiência estético-política, como: Dewey (1949), Gumbrecht (2006, 2010), Rancière (2009), Mesquita (2011), Cardoso Filho (2011) e Foletto (2011). Além disso, o hotel é um texto cultural ─ espaço semiótico ─ onde é possível estabelecer trocas informacionais entre os sistemas sígnicos dos textos artísticos que o compõem. A decodificação e interpretação dos textos artísticos são guiadas pelos conceitos da Semiótica da Cultura (LOTMAN, 1978, 1990, 1996, 1998, 2000) e as noções de Representação (HALL, 2016). Para finalizar, as ideias da Ecologia da Comunicação (BAITELLO, 2010; MENEZES, 2016) nos permitem entender o funcionamento dos processos comunicacionais estabelecidos nos ambientes do hotel. O The Walled Off Hotel, inaugurado em 2017 em Belém na Palestina, celebra o marco de 100 anos da assinatura da Declaração de Balfour. O hotel temático é um meio de expressão e espaço de interação, capaz de possibilitar aos hóspedes/visitantes a experiência de se hospedarem em uma obra de arte.Item A marca Odebrecht como representação da corrupção corporativa: estudo de caso da imagem e reputação da empresa no âmbito da Operação Lava Jato(Universidade Metodista de São Paulo, 2020-09-09) FREITAS, Daelcio de; FARIAS, Luiz Alberto deÀ luz da comunicação organizacional, esta dissertação tem o objetivo de demostrar como a marca Odebrecht pode ter se transformado na representação da corrupção diante da publicidade dos crimes revelados pela operação Lava Jato, que teve início com a investigação de crimes na Petrobras e se estendeu para outras esferas das relações de negócios entre o público e o privado. A possível ruptura da marca Odebrecht com a opinião pública pode ser resultado de uma postura de confronto com os fatos revelados por um longo prazo, fazendo com que o erro empresarial fosse reproduzido nos processos comunicacionais internos e externos. O tardio reconhecimento dos erros, bem como a gravidade dos crimes, produziu milhares de reportagens negativas, que podem ter anulado qualquer estoque de credibilidade construído pela marca reconhecida por sua excelência de engenharia e que se transformou em uma das maiores multinacionais brasileiras. A metodologia inclui revisão da literatura sobre as atividades de relações públicas, comunicação organizacional, reputação, gestão de crises e governança corporativa, além de entrevistas com três executivos que passaram pela área de comunicação da Odebrecht. Uma pesquisa realizada com 33 profissionais que lidam no cotidiano com os temas comunicação organizacional e reputação em universidades, veículos de imprensa, agências de relações públicas/marketing e empresas também oferece subsídios para a confirmação da hipótese desta pesquisa, que é a possibilidade de a marca Odebrecht ter se tornado símbolo da corrupção empresarial da história recente do país. O autor deste trabalho foi funcionário da comunicação do grupo Odebrecht por mais de nove anos, tendo a oportunidade da vivência empírica antes e durante a crise da Lava Jato.Item Jornalismo e desinformação: os desafios da imprensa frente à disseminação de informações falsas nas redes sociais digitais(Universidade Metodista de São Paulo, 2020-12-17) SILVA, Edna Fátima Pereira da; SILVA, Cilene Victor daÀ medida que as mídias sociais passam a ser usadas e consideradas a principal fonte de informação de milhões de brasileiros, mais a desinformação tende a se impor como um dos maiores desafios da atualidade. A presente pesquisa traz como objetivo principal entender como a desinformação fomentada pelas mídias sociais têm pautado a ressignificação da imprensa no Brasil e, como consequência, impactado o modelo de negócio do jornalismo, da produção à distribuição de notícias. O estudo também observa como tais transformações têm refletido na precarização da mão de obra especializada nas redações. Como procedimento metodológico, foi adotada a revisão bibliográfica no campo da sociedade em rede, com foco nas fake news e no pós-fato disseminados especialmente nas mídias sociais e que, por consequência, alimentam a cadeia da desinformação; o impacto do fenômeno na formação da opinião pública, além de pesquisas correlatas realizadas por instituições de referência. Para agregar conhecimento atualizado sobre o tema pesquisado, o estudo também utilizou na metodologia entrevistas semiestruturadas em profundidade. Como resultado, foi possível confirmar que os jornalistas brasileiros vivem rotina de trabalho que, além da tradicional produção de notícia, implica em combater a desinformação nas mídias sociais, contribuir para o retorno da lucratividade das organizações de imprensa no modelo digital, embora se ressintam da precarização da mão de obra e da extinção do jornalista especializado nas redações. A pesquisa também confirma o Brasil como parte de um movimento global de endurecimento da política de direita frente às pautas sociais, comuns aos partidos de esquerda, no qual a descredibilização da imprensa faz parte das estratégias para o enfraquecimento dos pilares das bases democráticasItem A importância do jornalismo investigativo atual na descoberta dos casos de sequestro de bebês e crianças durante a ditadura no Brasil (1964-1985)(Universidade Metodista de São Paulo, 2020-02-13) REINA, Eduardo; ESCUDERO, CamilaDiante da falta de informações históricas, bibliográficas e na imprensa sobre o crime de sequestro de filhos de opositores ao regime militar durante a ditadura no Brasil (1964-1985), esta pesquisa investiga a razão da invisibilidade desse crime de Estado e o que levou à ocultação desses fatos e das próprias vítimas. E comprova que o jornalismo investigativo, utilizando diversas técnicas de apuração, de forma independente e fora das redações, é capaz de descobrir os casos que outrora estavam escondidos, além de denunciar tais fatos. O estudo realiza análise de 150 livros de memórias, história, reportagem e trabalhos acadêmicos sobre a ditadura publicados entre as décadas de 1960 e 2019, e de 12 anos de edições de quatro jornais de grande circulação – O Estado de S.Paulo, Folha de S.Paulo, O Globo e Estado de Minas – na busca de uma conclusão que possa demonstrar que o trabalho de comunicação desenvolvido pelo governo militar invisibilizou as histórias desses crimes cometidos nas décadas de 1960 e 1970 e de suas vítimas. Além da pesquisa quantitativa referente à revisão de literatura e das reportagens, foram utilizadas entrevistas em profundidade, observação simples, análise documental, técnicas de jornalismo investigativo, além do paradigma indiciário aplicado ao desenvolvimento do JI. O resultado deste trabalho de Mestrado abre caminho para o resgate de outros casos do mesmo crime em território nacional e mostra que a Imprensa mantém viva a chama dos Direitos Humanos, da liberdade e da democracia, construindo a História do Brasil.Item Isso é o que nos move!: uma análise de conteúdo da série institucional dos Correios e seu papel como ferramenta de inclusão à cidadania(Universidade Metodista de São Paulo, 2020-09-04) BIZAN, Ingrid Pfützenreuter Castanho; ESCUDERO, CamilaEsta pesquisa propõe-se a verificar em que medida a campanha Isso é que nos move! dos Correios constrói uma narrativa que previlegia os serviços da empresa com ferramenta de inclusão à cidadania. A hipótese é que os Correios, utilizando da emoção na narrativa publicitária, alcança adesão dos consumidores e ratifica a mensagem institucional. Utiliza-se como referencial teórico Maurice Halbwachs e Pierre Nora para subsidiar os estudos da memória; Muniz Sodré com as estratégias sensíveis; Nestor Garcia Canclini e Marshall McLuhan sobre o hibridismo nos meios para explicar a escolha de divulgação pelo Youtube e não pela televisão, por exemplo. Manuel Castells subsidia a importância da internet no processo comunicacional atual, além de Paulo Roberto Nassar com a teoria necessária pertinente à comunicação organizacional e os impactos e relações das metanarrativas e micronarrativas, além de José Murilo de Carvalho, Hannah Arendt, Thomas H. Marshall e Jung Mo Sung, como subsídio do tema cidadania. Realizou-se uma análise de conteúdo da série publicitária institucional chamada Isso é o que nos move!, de acordo com a proposta de Laurence Bardin, para obter a comprovação da hipótese uma vez que em todos os vídeos analisados a mensagem corporativa traduzia a inclusão à cidadania proporcionada pela empresaItem Fotojornalismo sob tensão: desafios da cobertura de crises humanitárias: análise semiótica da série especial da Folha de S.Paulo 'Um Mundo de Muros'(Universidade Metodista de São Paulo, 2020-09-04) SILVA, Wagner Ribeiro da; SILVA, Cilene Victor daA ONU vem chamando atenção desde 2017 para a gravidade da atual crise humanitária, considerada a mais grave e mais complexa desde a sua criação, em 1945. O jornalismo e, portanto, o fotojornalismo, tem um papel fundamental para tirar as crises humanitárias da opacidade. Tão importante quanto reportar as crises humanitárias e as consequentes violações dos direitos humanos é o modus operandi pelo qual o fotojornalismo é realizado. A exposição constante a imagens com forte apelo imagético, ou seja, que operam a partir da estética do horror e da estetização da miséria podem provocar a fadiga da compaixão, conforme aponta Susan Moeller. Diante disso, o fotojornalismo necessita encontrar um caminho de atuação distinto dos paradigmas tradicionais. Está neste ponto a justificava para a presente pesquisa. É urgente encontrar uma via de atuação fotojornalística que seja capaz de tirar as crises humanitárias da opacidade, formar uma opinião lúcida e, ao mesmo tempo, preservar a dignidade da pessoa humana. Considera-se que uma via possível seja o fotojornalismo humanitário, por se tratar de tanto de uma área de especialização como uma prática em si mesmo. Do ponto de vista metodológico, o presente estudo utiliza a análise documental, pesquisa bibliográfica e análise semiótica. No campo do fotojornalismo, recorre-se a autores como Jorge Pedro Sousa, André Rouillé, Boris Kossoy. Na sociologia são consultados Ulrick Beck, Anthony Giddens, Zigmunt Bauman. No campo da semiótica, busca-se Charles Sanders Peirce e Lúcia Santaella. Por fim, sob a luz do fotojornalismo humanitário, é realizada a análise semiótica da série especial da Folha de S. Paulo ‘Um mundo de muros – barreiras que nos dividem’.Item Música brasileira de raiz cristã: produção de sentido da canção evangélica contemporânea(Universidade Metodista de São Paulo, 2021-03-10) NOGUEIRA, Deivison Brito; SILVA, Herom VargasA pesquisa observa uma mudança na música evangélica brasileira, sobretudo no trabalho de alguns artistas que não se veem representados pelo rótulo mercadológico gospel. Termos como “música feita por cristãos”; “música brasileira de raiz cristã”; “música brasileira tecida na esperança” e “pós-gospel” são utilizados para nomear um tipo de produção que destoa do padrão hegemônico de mercado. O objetivo é compreender em quais aspectos e em que medida essa produção cancional distingue-se da música gospel hegemônica ao elaborar uma nova produção de sentido na cultura midiática. Foram realizadas quatro entrevistas em profundidade com músicos evangélicos: Marcos Almeida, Jorge Camargo, Estêvão Queiroga e Gerson Borges, e a análise cancional de quatro músicas de cada artista por meio da semiótica da cultura e da noção de gênero musical. O quadro teórico de referência é a semiótica da cultura em Iuri Lotman, os estudos culturais britânicos e o gênero musical em Franco Fabbri. As entrevistas em profundidade evidenciaram um posicionamento crítico em relação ao mercado e da canção evangélica produzida no Brasil. As análises cancionais revelaram, por meio dos usos, apropriações e utilizações da cultura uma nova produção de sentido da canção, bem como novas formas de compreender a canção evangélica. Os dados obtidos nas entrevistas em profundidade e nas análises cancionais demonstram que a música evangélica brasileira não é unívoca como música gospel faz parecer. A comunicação empregada nas canções e todos os elementos da linguagem cancional apontam para um outro universo não apenas subscrito ao âmbito religioso.Item Eleições municipais 2020: a presença do Facebook em pequenas cidades no estado de São Paulo(Universidade Metodista de São Paulo, 2021-12-16) DAMASCENO, Marcelo Simões; CHIACHIRI FILHO, Antonio RobertoEste estudo apresenta uma análise no campo da internet e da democracia, com o objetivo de entender como ocorreu a presença da rede social Facebook nas eleições municipais de 2020 em cidades com até 20 mil habitantes no estado de São Paulo. Lança um olhar empírico e conceitual sobre a comunicação política nos pleitos municipais em Holambra, Luiz Antônio, Pirapora do Bom Jesus, Piquete e Sarapuí, adotada pelos 20 candidatos que concorreram aos cargos de prefeito, e que utilizaram a rede social como ferramenta de campanha. Para isso, foi preciso fazer um levantamento dos perfis dos candidatos nas redes sociais mais usadas entre os brasileiros no ano do pleito (WE ARE SOCIAL, 2020). Foi possível observar que 16 dos 20 candidatos tinham páginas no Facebook. Informação importante para validar a rede social como objeto específico deste trabalho, e que originou um levantamento do conteúdo publicado, da gramática utilizada, do número de seguidores, das interações e das conexões ocorridas nas páginas dos candidatos em dois momentos: o primeiro durante a pré-campanha – janeiro a agosto – que serviu para analisar como os 16 candidatos se posicionaram politicamente ao fazerem uso da comunicação política e da estratégia de marketing; no segundo, foram analisadas as postagens realizadas durante os 45 dias de campanha, autorizada pela Justiça Eleitoral, para extração dos dados que subsidiaram o estudo da presença do Facebook, a partir das páginas dos eleitos em cada cidade. Para a coleta de dados foi adotada uma abordagem quali-quantitativa, procedimento analítico que permitiu lançar luz sobre os números que alimentaram gráficos, tabelas e quadros, uma vez que essa metodologia atribui significado e valor àquilo que é pesquisado (SANTAELLA, 2002). Nessa ótica, foi possível atribuir valor e classificar os 309 conteúdos postados pelos eleitos em suas páginas e, assim, traçar a existência de uma malha comunicacional criada por meio das interações que os candidatos recebem via curtidas, comentários e compartilhamentos em suas publicações, e dessa forma identificar os laços fortes e fracos que interagem com o conteúdo proposto pelos postulantes em suas páginas, além do alcance que uma publicação pode obter em uma campanha política. Os dados obtidos nas páginas dos candidatos corroboram com outros estudos sobre o uso do Facebook em campanhas políticas ao indicar que, mesmo em campanhas realizadas em cidades pequenas, não existe correlação entre o número de postagens e o número de interações, mas há relações entre as temáticas de postagens, além do objetivo principal do estudo. Estes achados são determinantes para solucionar as hipóteses aventadas no início do estudo, pois: 1) o Facebook é uma rede social que ocupa papel central em disputas eleitorais em pequenas cidades; 2) ela funciona como um centro de distribuição de conteúdo político; 3) a rede estabelece conexões entre diferentes pessoas por meio dos nós criados.Item A representação das mulheres no jornalismo científico: uma análise da Pesquisa FAPESP e da Superinteressante(Universidade Metodista de São Paulo, 2021-09-23) CARRERA, Marília Reinato; SILVA, Cilene Victor daEste estudo apresenta uma análise de conteúdo da revista Pesquisa FAPESP e da Superinteressante, com o objetivo de entender em que medida o Jornalismo Científico reflete a desigualdade e reforça o estereótipo de gênero na ciência, considerando a influência dos meios de comunicação na percepção de gênero desde os primeiros anos de vida e o papel da comunicação pública da ciência para a formulação de políticas públicas, incluindo iniciativas para promoção da igualdade de gênero na área de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I). Em linha com os procedimentos metodológicos propostos por Laurence Bardin (2011), a análise de conteúdo de doze matérias de capa, sendo seis da revista Pesquisa FAPESP e seis da revista Superinteressante, publicadas entre julho e dezembro de 2019, mostrou que, em ambas as publicações, o número de mulheres como fonte científica direta foi menor que o número de homens. Na Pesquisa FAPESP, as mulheres estavam concentradas, principalmente, nas Ciências Humanas e os homens nas Ciências Exatas e da Terra, em sua maioria. Na Superinteressante, as mulheres estavam concentradas, principalmente, nas Ciências Biológicas, e os homens nas Ciências Humanas. Os achados corroboraram com o argumento da desigualdade de gênero na ciência ao longo da história, uma vez que, apesar das diferenças entre a Pesquisa FAPESP e a Superinteressante, a interpretação mais detalhada dos resultados, de ambas as publicações, mostrou a associação das mulheres às ciências moles (“soft sciences”, em inglês) e a associação dos homens às ciências duras (“hard sciences”, em inglês), que, particularmente, corresponde às carreiras científicas de maior prestígio na sociedade. Em relação às Ciências Exatas e da Terra, por exemplo, as proporções de mulheres como fonte científica direta e a homens foram de 9% e 22%, respectivamente, na Pesquisa FAPESP, e de 0% e 4%, respectivamente na Superinteressante. Os achados também corroboraram o levantamento de informações a partir dos dados do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que mostrou que, embora o número total de homens e o número total de mulheres na ciência estivessem próximos, cientistas do gênero masculino estavam concentrados, principalmente, nas chamadas ciências duras e recebiam uma porcentagem maior dos investimentos, enquanto que cientistas do gênero feminino estavam concentradas, em sua maioria, nas chamadas ciências moles e recebiam uma porcentagem menor dos investimentos na última década.Item Retórica e obscenidade no jornalismo gonzo: os ecos de James Joyce em Fear and Loathing in Las Vegas(Universidade Metodista de São Paulo, 2021-03-18) SILVA, Victor Fermino da; PASSOS, Mateus Yuri Ribeiro da SilvaEste trabalho busca diagnosticar um elemento dialógico que vai além da escrita nas obras Ulysses, de James Joyce, e Fear and Loathing in Las Vegas, de Hunter S. Thompson, usando o teatro como método de investigação da linguagem e o erotismo como aspecto arquiescritural ligando as obras em seus ecos e compreendendo a produção discursiva, tanto na literatura experimental quanto no jornalismo literário, como um movimento dialógico entre o autor e o mundo que o abriga. Dentre os objetivos desta pesquisa estão o desenvolvimento de uma a ideia da transgressão enquanto uma dialética, ou como um diálogo fenomenológico em meio à retórica, tanto no jornalismo quanto na literatura. O que é a retórica dramatista e como ela implica em um método de leitura marxista crítico à necessidade de um fim, mas também como essa infinitude verbal representa um diálogo constante no tempo. E se o diálogo é constante, o que se busca nesta dissertação é o ponto fronteiriço e intencional que produz as quebras nas correntes da linguagem para torná-la viva, e a que chamamos transgressão. Essa transgressão, se existente, poderia ser identificada em quais obras? É o que este trabalho busca responder ou questionar ainda mais com os objetos escolhidos.Item O discurso social da moda e a influência em rede: um estudo sobre a atuação de comunidades de práticas digitais(Universidade Metodista de São Paulo, 2022-09-15) COSTA, Luciana Rodrigues; CHIACHIRI FILHO, Antonio RobertoEsta pesquisa reflete uma busca teórica sobre influência em redes sociais digitais por meio das chamadas comunidades de prática digitais e da ánalise de moda e seu discurso social que trouxe à tona influências de hábitos e ativismos políticos e ambientais que moldaram o consumo de marcas e produtos. Portanto, essa pesquisa buscou responder como as comunidades de práticas digitais que se formam em torno de marcas, incentivam, por meia da comunicação digital, o consumo das marcas ditas como atuantes em moda ética. A construção de instituições que buscam atender necessidades sociais não é um fenômeno novo, e a inspiração para que as marcas adotem o propósito em seu discurso e iniciativas se tornou tão presente que as marcas não puderam mais ignorar o debate sobre determinadas pautas (FRANCATO et al, 2017). Ademais, o universo digital já está tão inserido no cotidiano das pessoas que as análises sobre seus impactos podem ser superficiais pela velocidade de que acontecem (TERRA, 2020). Por meio do uso da netnografia como método de pesquisa, buscou-se analisar, por meio da observação participante e na análise de conteúdo das comunidades de práticas digitais no Instagram. Um instrumento de reflexão sobre a dinâmica de influência das marcas com propósito, do comportamento de influenciadores digitais e outros atores, com o objetivo de compreender como as pessoas se comportam e interagem em um ambiente online. Posto isso, a pesquisa mostrou uma ode ao empreendedorismo, criação autoral e consumo local e sua narrativa de rever as atitudes sociais. Além disso, posto que atualmente a necessidade de estudar e compreender o comportamento da tríade organizações, influenciadores e audiência, vamos refletir sobre como essa construção da cultura do consumo e sociedade do consumo estão relacionadas. A intenção foi refletir sobre o discurso praticado e sua interação social que nasce dentro dessa sociedade contemporânea de forma intrínseca na intenção de expandir e legitimar sua próprias escolhas e estilo de vida (BOURDIER, 2006).Item Jornalismo humanitário inclusivo: da teoria à prática: estudo sobre a inclusão profissional de jornalistas com paralisia cerebral(Universidade Metodista de São Paulo, 2022-04-05) JULIOTTI, Renata Elias; SILVA, Cilene Victor daA presente pesquisa, norteada pelos preceitos e propósitos do jornalismo humanitário inclusivo, tem o objetivo de identificar e investigar os espaços que os jornalistas com paralisia cerebral assumem na profissão e como a prática do jornalismo inclusivo, sob o prisma do jornalismo humanitário e de paz, pode apresentar-se como um dos caminhos possíveis para conferir visibilidade social e promover o debate sobre a temática da inclusão profissional no campo do jornalismo. O referencial teórico é fundamentado nos estudos sobre luta por reconhecimento em Axel Honneth (2013), nas investigações sobre a representação da mídia na perspectiva da teoria da luta por reconhecimento, em Rousiley Maia (2019), representação social, em Serge Moscovici (1978) e Murilo Soares (2007), nos estudos sobre mídia e deficiência por Ellcessor e Kirkpatrick (2017) e Ellis (2016) e no campo do jornalismo, Nelson Traquina (2005), jornalismo de paz, em Johan Galtung (2001) e Dov Shinar (2008), e no jornalismo humanitário em Martin Scott, Mel Bunce e Kate Wright (2019). Para alcançar o objetivo central, foram adotados dois procedimentos metodológicos, a revisão sistemática da literatura em alguns campos centrais, com ênfase nos estudos de jornalismo inclusivo, humanitário e de paz, e a entrevista em profundidade, semiestruturada, com dez pessoas com paralisia cerebral, de ambos os gêneros, formadas em jornalismo, atuando ou não no mercado jornalístico. Confirmou-se que os jornalistas com paralisia cerebral experimentam exclusão e discriminação para atuarem na profissão, principalmente, devido à falta de conhecimento sobre a condição e presunção de incapacidade laboral. Observou-se que por meio da prática do jornalismo inclusivo humanitário é possível naturalizar a prática do reconhecimento, respeito e responsabilidade como pilares da produção comunicacional. Logo, o trabalho explora a ideia de que por meio da inclusão de jornalistas com deficiência nas empresas jornalísticas é possível desenvolver estratégias e teorias que apoiem a compreensão da relação entre deficiência e comunicação, incorporando o conhecimento e experiências reais para analisar os desafios e, assim, criar significados, inclusão e protagonismo sobre a deficiência.v