Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
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Item O discurso de humanização como estratégia de aproximação com o consumidor nas publicidades das mídias sociais(Universidade Metodista de São Paulo, 2016-04-04) MACHADO, Vanda de Souza; GONÇALVES, Elizabeth MoraesEste trabalho propõe o estudo analítico de estratégias discursivas das organizações empregadas nas publicidades das mídias sociais no Brasil em que, na tentativa de aproximação com os consumidores, as empresas emitem discursos de humanização. A pesquisa ocupou-se em identificar e analisar as publicidades das marcas notabilizadas nesse ambiente superabundante de informação, capazes de comunicar-se efetivamente com os consumidores, a ponto de levá-los ao engajamento com os interesses da organização pela interação e compartilhamento dos conteúdos nas mídias sociais, e de torná-los os agentes da marca, aqueles que divulgam voluntariamente os seus benefícios para a sua rede de amigos. Trata-se de uma pesquisa exploratória de teor qualitativo, cuja busca se dará pelas delineações de um espaço discursivo. Utilizou-se a análise do discurso (AD), da linha francesa, sob a perspectiva dos estudos do ethos, cenas de enunciação e contrato de comunicação que contemplam os discursos organizacionais. Além da conceituação teórica e revisão de literatura vinculadas às mídias sociais e cultura organizacional, o trabalho analisou as publicidades em vídeo publicadas no Facebook e YouTube, nos anos de 2014 e 2015, cujo intuito era a aproximação com o consumidor. A pesquisa demonstrou que o ambiente das mídias sociais requer outra postura das organizações, uma linguagem dialógica e interativa com a participação do consumidor nas suas publicidades. A supervalorização do consumidor e a sua inclusão nas narrativas é uma tentativa de humanizar as relações entre organização e seus públicos e demonstram ser o eixo conciliador entre ambos na nova ambiência midiática.Item A comunicação comunitária dos Quilombolas Carrapatos da Tabatinga: o diálogo como práxis da comunicação interpessoal e grupal(Universidade Metodista de São Paulo, 2016-09-19) SGOTI, Silmara de Mattos; PERUZZO, Cicilia Maria KrohlingO estudo enfatiza a comunicação comunitária dos Quilombolas Carrapatos da Tabatinga, comunidade localizada na cidade de Bom Despacho, no Estado de Minas Gerais. Os objetivos são compreender de modo sistemático e com base científica os processos de comunicação das práticas participativas e de gestão existentes na comunidade, além de verificar se há um trabalho desenvolvido nos meios de comunicação grupais ou midiáticos de alcance comunitário ou local, para amplificar as demandas sociais dos quilombolas em Bom Despacho. A pesquisa bibliográfica construiu o marco teórico sobre comunidades, comunicação comunitária e uma breve explanação sobre o Quilombo como símbolo de resistência no Brasil. Utilizou-se a pesquisa etnográfica, sob os parâmetros da dialética, com apoio da observação participante na investigação de campo, em determinadas atividades e não de forma permanente, que permitiu um estudo in loco. Foram aplicadas técnicas complementares de coleta de dados: a entrevista semiestruturada como forma de obter com clareza as descrições da comunidade e as relações comunicantes no meio cultural que está inserida: a sua ancestralidade negra, o território real e simbólico e o convívio com a sociedade local. As entrevistas foram com os líderes comunitários, membros da comunidade e alguns atores da sociedade local. Complementou-se o estudo com análise documental referente a comunidade quilombola citada e com dados secundários como: informações já disponíveis em órgãos públicos e privados ou instituições vinculadas a comunidade. Na conclusão do estudo verificou-se que o diálogo é a práxis da comunicação comunitária interpessoal e grupal dos Quilombolas Carrapatos da Tabatinga. Nos processos comunicacionais entre os membros da comunidade o diálogo crítico se faz presente nas discussões sobre as demandas sociais como: a importância da identidade quilombola, a valorização da memória dos ancestrais escravos, a necessidade de resistirem ao preconceito e a desigualdade social na sociedade local, e a luta pelo direito constitucional de reaver os territórios quilombolas. A comunidade tem uma comunicação dialógica com a sociedade local, por meio das manifestações culturais, como no Congado, no qual constatou-se a força comunicante das demandas sociais nos cantos, danças e indumentárias. Há participação da comunidade nos meios de comunicação de Bom Despacho em espaços cedidos, de forma esporádica, em rádio comercial para divulgação dos seus eventos e atividades culturais. A comunidade utiliza rede social para publicar seus conteúdos, por ser um meio de comunicação de baixo custo e alta abrangência. Não foi constatado na cidade de Bom Despacho nenhum trabalho desenvolvido nos meios de comunicação midiáticos de alcance comunitário ou local, para amplificar as demandas sociais dos Quilombolas Carrapatos da Tabatinga. O exercício da cidadania da comunidade em Bom Despacho é prejudicado, por ser minoria tem baixa representatividade no poder público municipal, o que resulta em falta de políticas públicas que atenda as demandas sociais da comunidade, as conquistas sociais da comunidade vieram por meio do Governo Federal.Item A comunicação da Igreja Católica no Brasil : tendências comunicacionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil(Universidade Metodista de São Paulo, 2016-11-22) ALVARENGA, Ricardo Costa; MELO, José Marques deEstudo sobre a comunicação da Igreja Católica no Brasil, tendo como objetivo central a identificação das tendências comunicacionais adotadas pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que é a principal estrutura de poder da Igreja Católica no país, desde a sua criação em 1952. Identificar essas tendências comunicacionais é importante, pela necessidade de sistematização do conhecimento sobre o tema e, também, por contribuir com os estudos relacionados à interface Comunicação e Religião no Brasil. A pesquisa foi desenvolvida com base em levantamento bibliográfico, análise documental em arquivos da CNBB, disponibilizados pelo Centro de Documentação e Informação da instituição, além de entrevistas com lideranças de comunicação da Igreja, como bispos, religiosos e leigos que desempenharam as funções de assessores e presidentes da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação. Nossas principais conclusões são que a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil foi influenciada por aspectos sociais, eclesiais, políticos e econômicos para pensar a comunicação e que a figura das lideranças de comunicação foram sem dúvida determinantes em certos períodos de abertura e outros de inflexão na relação da Igreja com a comunicação. Suas referências influenciavam nos trabalhos da conferência, como aconteceu nos primeiros anos, que ficaram marcados pelo funcionalismo e, posteriormente, pelos estudos críticos e sociais.Item O diálogo entre a geografia humana de Milton Santos e a comunicação social(Universidade Metodista de São Paulo, 2016-09-12) RAMALHO, Luiz Fernando; JOSGRILBERG, Fábio BotelhoA presente dissertação é um trabalho teórico que se apoiou por um lado na obra do intelectual brasileiro Milton Santos no campo da Geografia Humana, e por outro na Comunicação Social contemporânea, como bases para uma análise que tentou identificar e as interfaces entre as duas áreas. Ao longo do texto, buscou-se apontar as contribuições do autor para o campo da comunicação social, considerando principalmente os novos meios de comunicação digital que se apresentam, a comunicação intermediada por dispositivos computacionais, em bases digitais e conectadas por redes globais. O texto se discute as principais ideias apresentadas por Santos, como a ontologia do espaço, os sistemas de objetos, sistemas de ação, os sistemas técnicos, a unicidade da técnica, do tempo e do motor, delineando aquilo que o Santos vai chamar de meio técnico-científico-informacional. O trabalho sugeriu pontos de relação entre os temas citados com pensamentos teóricos e exemplos práticos oriundos da comunicação, numa abordagem dialética e em perspectiva interdisciplinar, intercambiando conhecimentos no sentido de entender qual é a influência da comunicação na criação do espaço geográfico.Item Desenvolvimento do teatro musical brasileiro à luz da notoriedade midiática das adaptações e artistas(Universidade Metodista de São Paulo, 2016-04-04) CORRÊA, Leiriane Teixeira; FARO, José SalvadorO trabalho tem a proposta de analisar os desdobramentos do teatro musical brasileiro desde a primeira encenação em território nacional de adaptações de espetáculos do Teatro de Revista, gênero originário da França, até as superproduções musicais realizadas nos últimos 16 anos de adaptações de espetáculos americanos. O panorama histórico e analítico será estudado, com ênfase no teatro musical que se utiliza de elementos midiatizados para estar inserido em uma sociedade em que a produção cultural é vista como internacionalizada e mercantilizada. Como forma de marketing, os produtores utilizam-se da notoriedade midiática presente em formatos estrangeiros já consagrados, adaptações renomadas e bem aceitas pelo público, além da fama de celebridades que são escaladas para os musicais. Tudo para a conquista de um patrocinador que, por sua vez, acaba fazendo exigências que interferem de maneira decisiva na montagem dos espetáculos. Em meio a um processo onde são tantos os direcionamentos pré-estabelecidos por patrocinadores, onde se encontra o genuíno teatro musical brasileiro? A pesquisa abrange o ineditismo da presença de temáticas nacionais em formatos estrangeiros e agrega o conjunto de fatores que possibilitam que um roteiro de musical saia do papel e adentre os palcos, tais como as políticas públicas de incentivos fiscais; a ligação de empresas patrocinadoras e suas marcas a musicais; o fato de que, mesmo as produções sendo pagas por dinheiro público, possuírem ingressos que não são a preços populares. Para auxiliar nas conjecturas a serem formadas, será utilizada uma metodologia histórico-descritiva com foco na relação do tema com elementos notórios na mídia, como os artistas e obras a serem adaptadas no palco.Item Cantar para quê? A música gospel no processo de midiatização: o caso do programa Esquenta!(Universidade Metodista de São Paulo, 2016-04-13) OLIVEIRA, Jênifer Rosa de; CUNHA, Magali do NascimentoEsta pesquisa tem por objetivo analisar sob quais aspectos se dá a interação entre mídia e religião, bem como as tensões ou continuidades que a aproximação do ‘sagrado’ com o ‘profano’ na sociedade midiatizada evoca. Para tal, elegemos como objeto de estudo a participação dos artistas evangélicos no Programa Esquenta!, exibido nas tardes de domingo, pela Rede Globo. Tomamos como referencial teórico os conceitos de cultura gospel, de midiatização, especialmente o conceito de bios midiático, e a discussão sobre secularização proposta por Habermas. A metodologia empregada prevê duas etapas. A primeira consiste numa uma análise de conteúdo de cinco edições do programa que contaram com a participação de artistas evangélicos, exibidas nos anos de 2013 e 2014. Nesse momento, o objetivo foi perceber o lugar que a música gospel ocupa dentro da proposta do programa. A segunda etapa consiste na realização de dois grupos de discussão, um formado por evangélicos e o outro por não-evangélicos, para compreender como os conteúdos religiosos deslocados de seu contexto original são ressignificados pela audiência. Resulta desta pesquisa a observação de que a participação dos artistas gospel no Esquenta! oferece novos modos de olhar que ampliam o conceito de cultura gospel, bem como legitima a mídia como lugar de experiência religiosa. Além disso, ilustra a perspectiva habermasiana ao refletir a dupla afetação entre universo religioso e vida secular, que emerge do entrecruzamento entre mídia e religião.Item As práticas comunicacionais do pós-venda: o SAC na era das redes sociais on-line(Universidade Metodista de São Paulo, 2016-04-25) LAHOZ, Deise Balek; GALINDO, Daniel dos SantosEstudo sobre as práticas comunicacionais da área de pós-vendas nas redes sociais on-line, com relação ao atendimento das empresas e os canais por elas disponibilizados para interação com o consumidor. Dentre as etapas, realizou-se uma análise sobre os hábitos dos consumidores de realizar buscas nas redes socais on-line; com o intuito de chamar a atenção das empresas sobre problemas de pós-venda nestes canais (reclamações, dúvidas técnicas, sugestões etc.). O objetivo principal foi elaborar de forma cronológica e estruturada a práticas de comunicação no pós-venda por meio dos diversos canais do SAC; resgatando as fases evolutivas do SAC, a lei de proteção do consumidor, desde a era analógica (sem acesso à internet e espontânea), até a chegada das redes sociais on-line. Para tal estudo foram realizados: levantamento bibliográfico, exploratório e documental sobre a área de pós-venda, marketing de relacionamento e de resultados de pesquisas sobre os hábitos dos consumidores conectados à internet; apresentação de casos que exemplificam as práticas comunicacionais do mercado; entrevista aplicada com oito especialistas do mercado; e formulário eletrônico aplicado com gestores das centrais de atendimento. Com todas essas análises, foi possível traçar um diagnóstico sobre a realidade atual da área de atendimento ao cliente das empresas selecionadas, nas redes sociais on-line, além de reforçar sensivelmente a ideia do consumidor produtor de conteúdo (prosumer) e a mudança no fluxo comunicacional consumidor versus empresa.Item Comunicação e licenciamento ambiental: estudo de caso do Rodoanel Mário Covas – Trecho Leste(Universidade Metodista de São Paulo, 2016-08-22) PASCHOIN, Cristiane Holanda Moraes; BUENO, Wilson da CostaOs programas de Comunicação Social em empreendimentos rodoviários são previstos na maioria dos estudos ambientais, quando há a necessidade de efetivar o licenciamento ambiental e a participação de grupos sociais no empreendimento. Esses programas assumem o caráter preventivo do projeto e normalmente são instituídos para garantir a qualidade ambiental, buscando o equilíbrio entre o desenvolvimento econômico-social e a conservação do meio ambiente. Nesse sentido, a implantação de empreendimentos rodoviários gera impactos no meio ambiente e na sociedade toda, pois, além de alterarem as características físicas da região, eles interferem significativamente no cotidiano das pessoas. Este estudo pretende analisar os requisitos previstos no Programa de Comunicação Social, do Plano Básico Ambiental do Rodoanel Mário Covas - Trecho Leste, bem como versar sobre temas subjacentes, tais como: traçar um panorama do rodoviarismo no Brasil; fazer um resgate histórico do licenciamento ambiental; discutir a importância da comunicação empresarial e social no alinhamento das ações de responsabilidade social; e, finalmente, compreender os processos comunicacionais e a interação social durante a construção da rodovia, avaliando em que medida a comunicação social desempenha um papel mediador nas relações do empreendimento com os grupos sociais atingidos. Para isso, como estudo de caso, o Rodoanel Mário Covas – Trecho Leste foi utilizado como referência, bem como a pesquisa descritiva e pesquisa de campo, visando avaliar esta relação com as comunidades afetadas. Como resultado desta pesquisa, foi possível verificar que o Programa de Comunicação Social durante a implementação do empreendimento, foi insuficiente, à medida que não cumpriu seus objetivos iniciais, e não avançou como mediador nas relações.Item Informar e entreter: o processo de produção da notícia no Hoje em Dia(Universidade Metodista de São Paulo, 2016-03-08) ENDO, Barbara; SANTOS, Marli dosSabe-se que o entretenimento está incorporado no cotidiano da sociedade moderna de maneira que ultrapassa apenas os momentos de lazer e ócio, fazendo-se presente nos ambientes profissionais, na educação e na informação. Em meio a essa nova concepção, a comunicação também percebe alterações, seja pela interatividade promovida pela midiatização, pelo novo aspecto da audiência, mais exigente e conectada, ou ainda pela hibridização de gêneros e formatos. Neste contexto, surgem programas de entretenimento, especialmente televisivos, que incorporam aspectos técnicos e práticos do jornalismo, incluindo a narrativa e os processos produtivos. Tais programas veiculam um conteúdo denominado de infotenimento, que mescla informação e entretenimento e, assim, a representação jornalística da vida social fica vinculada à distração e ao divertimento. A dissertação faz uma análise do processo de produção do conteúdo noticioso dentro de um programa de entretenimento e variedades que apresenta grande quantidade de conteúdo jornalístico em sua composição: o Hoje Em Dia, da Rede Record. Trata-se de um estudo qualitativo, do tipo estudo de caso, com uso de técnicas de observação direta, entrevistas semiabertas, pesquisa documental e análise de conteúdo. A questão da reprodutibilidade técnica de padrões e a inserção de elementos cotidianos aliados à indústria cultural e à comunicação em massa também é retratada nesta dissertação. A principal intenção é entender como é a dinâmica da produção jornalística em programas que visam entreter e, ao mesmo tempo, informar. De que maneira esses produtos híbridos da modernidade são pensados e como a teoria do infotenimento pode ser aliada às mediações comunicacionais da cultura.Item Nomofobia: o excesso de informação e os relacionamentos digitais(Universidade Metodista de São Paulo, 2016-09-14) SENADOR, André; JOSGRILBERG, Fabio BotelhoA evolução das tecnologias de comunicação digital está promovendo uma revolução nos comportamentos e mudando profundamente os relacionamentos entre as pessoas. A atração provocada pelos smartphones, com suas inovações e tecnologias, e o fascínio exercido pelas mídias sociais estão alterando as relações sociais e levando indivíduos, encantados com estes recursos, a fazerem um uso excessivo desses aparelhos. Neste cenário de constante transformação das tecnologias de comunicação digital, as pessoas passam a dedicar grande parte de seu tempo e atenção à Internet, postando, curtindo postagens e se relacionando através das mídias sociais. Esses dispositivos passam a fazer parte da vida cotidiana das pessoas de tal forma e com tal intensidade que levam indivíduos a se tornarem dependentes de seu uso e recursos e a apresentar, quando não podem acessá-los, sintomas da “nomofobia”, um novo distúrbio da era digital. O termo, criado a partir da expressão em inglês “no mobile” – sem celular – passou a designar o desconforto causado pela desconexão ou ausência da comunicação digital. Essa dissertação, através de estudo teórico, apresenta um panorama do desenvolvimento das tecnologias digitais de comunicação e analisa, por meio de uma revisão bibliográfica, os efeitos sobre usuários que, atraídos pelo fascínio dessas tecnologias, estão modificando seus comportamentos e relacionamentos. Este texto demonstra também como pesquisadores da área de saúde e psicologia estão identificando e interpretando os efeitos da nomofobia. Trata-se de uma reflexão para examinar este assunto – tão atual – que merece ter cada vez mais a atenção e ser pesquisado para ajudar a compreender seus desdobramentos e efeitos sobre os indivíduos neste novo universo digital.Item As marcas e o consumidor: um estudo dos discursos da publicidade na perspectiva da modificação dos estereótipos na representação da família(Universidade Metodista de São Paulo, 2016-04-26) SPADIN, Ana Carolina Rodrigues; GONÇALVES, Elizabeth MoraesOs papeis de homens e mulheres na sociedade contemporânea têm sido reestruturados, assim como a própria noção das estruturas familiares se renova. Algumas marcas estão atentas a essas mudanças e, no contexto mercadológico, fica evidente que os consumidores são diversos, com novas demandas e expectativas pelo reconhecimento dessa diversidade. Esta dissertação discute a mudança de abordagem na representação da família, demonstrando suas mutações de papeis na publicidade, esta vista como um produto sociocultural. Para tanto foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa subsidiada pela análise de discurso de linha francesa. Primeiramente, o estudo qualitativo se desenvolve a partir de uma abordagem bibliográfica e documental e uma parte empírica de análise de discurso de campanhas publicitárias dos últimos anos, selecionadas a partir de seu foco nas representações familiares contemporâneas, de marcas que as tratem com naturalidade e demonstrem aceitar essas transições, buscando-as através da análise de casos múltiplos de amostras intencionais os avanços quando se trata dos modelos familiares, elementos que se desviam de representação conservadora da família. Demonstrou-se que há uma tendência de algumas marcas reforçarem qual é o público que desejam atingir através de suas construções discursivas que apontam para o reconhecimento das famílias reconstituídas, para a adoção e para a homo e monoparentalidade, ou seja, para a confirmação da existência dos variados tipos de família.Item A comunicação popular na construção e preservação da memória das lutas populares no Brasil (décadas de 1970 e 1980)(Universidade Metodista de São Paulo, 2016-03-14) ALBERTI, Ana Aparecida Frabetti Valim; PERUZZO, Cicilia Maria KrohlingNas décadas de 1970 e 1980 houve a eclosão de experiências comunicacionais populares, em todo Brasil, com vasta produção de materiais, especialmente arquivados pelos centros de documentação. Em sua maioria, criados e financiados por setores progressistas da Igreja Católica e Protestante. Entre eles, o Centro de Pastoral Vergueiro (CPV) e o Centro de Comunicação e Educação Popular de São Miguel Paulista (CEMI) que também tiveram importante papel na construção e preservação da memória das lutas populares no período de reorganização social, no contexto de distensão da ditadura militar. No entanto, tais acervos estão em iminente risco, por falta de investimento e vontade política. O que seria um prejuízo histórico e científico para movimentos sociais atuais e à pesquisa acadêmica. O objetivo do estudo é identificar a que se deve este desinteresse. A abordagem se dá pelo método da história oral e como técnicas de investigação adotamos a pesquisa bibliográfica, documental e a pesquisa de campo, por meio da entrevista em profundidade. A falta de uma política pública que garanta a preservação dos documentos é sinal de que no Brasil predomina uma cultura que não privilegia a memória, sobretudo das camadas empobrecidas da população. Além do que, a memória pode ser subversiva. Afinal tais documentos expressam a força da participação popular no processo de transformação social e podem despertar novas ações, o que não interessa aos grupos que estão no poder.Item Ciberdesign, o criativo da era tecnológica(Universidade Metodista de São Paulo, 2017-09-12) FERREIRA FILHO, Severino Ramos; SQUIRRA, Sebastião Carlos de MoraisO trabalho aborda por meio de pesquisa bibliográfica, o surgimento do profissional de criação da era digital, para isso analisou-se a Eclética que foi a primeira agência de propaganda do Brasil em 1918 e o início da dupla de criação em 1950 com a inauguração da ALMAP, porem após a internet novos modelos de negócio surgiram, o Google iniciou um novo jeito de fazer publicidade, foi criado o iPhone com tela multitouch, desencadeando o surgimento dos mais diversos modelos de smartphones entre outros devices, com isso os efeitos da tecnologia móvel, puderam ser sentidos na comunicação, no comportamento humano e na sociedade. E nesse novo cenário de diferentes telas e resoluções, os antigos layouts estáticos dos sites foram substituídos por layouts fluídos, a interface passou a ser vista como arte, e acontece o surgimento do Ciberdesign que é o design reconsiderado à luz da realidade virtual, também o UI Design ou Design de Interface do Usuário, responsável pelo funcionamento do site e o UX Design ou Design de Experiências do Usuário, responsável pelas experiências do usuário.Item Os processos comunicacionais do movimento punk na ditadura militar(Universidade Metodista de São Paulo, 2017-10-02) SOUZA, Renan Marchesini de Quadros; FARO, José SalvadorEsta pesquisa tem como objetivo identificar quais formas de comunicação o movimento punk utilizou para difundir e lutar por seus ideais, no período final da ditadura militar (1977-1985). Discute-se aqui a história do surgimento do punk nos Estados Unidos e na Inglaterra (países berços do punk), sua repercussão e, especificamente, seu desenvolvimento na cidade de São Paulo e região do Grande ABC. Busca também identificar a importante produção cultural do movimento punk, por meio do faça você mesmo, assim como seu significado enquanto conjunto de processos comunicacionais que se contrapôs à cultura hegemônica. Para isso, foi realizada a análise da produção material do movimento punk, por meio de músicas, discos, fanzines e corpo (entendendo como corpo: a voz, performance, roupas, comportamento, postura e atitude).Para essa discussão foram utilizados referenciais teóricos, com destaque, para os Estudos Culturais, a Semiótica da Cultura, as teorias dos movimentos sociais e a literatura musical, tendo como foco o punk rock. Conclui-se que o movimento punk realizou seus protestos voltados, sobretudo ao período da ditadura militar, fazendo uso de formas alternativas de comunicação.Item Corpo e contemporaneidade: uma abordagem crítica sobre os padrões de beleza e consumo estético da mulher veiculados pelas mídias(Universidade Metodista de São Paulo, 2017-03-22) SILVA, Raija de Camargo; CUNHA, Magali do NascimentoO estudo realiza uma abordagem de cunho crítico acerca da corporeidade do gênero feminino e as normatizações vigentes na contemporaneidade, no que tange ao consumo estético para este grupo como mecanismo da ideologia e manutenção do status quo. O corpo, escopo de investigação, é analisado a partir das vias do simbólico, como expressão cultural da pós-modernidade. Já a relevância das mídias foi refletida como ponte que viabiliza e operacionaliza a naturalização das normas, aspectos sustentadores da ideologia. Portanto, a pesquisa tem por objetivo compreender o papel do corpo na manutenção da dominação ideológica, e qual é a parte das mídias neste processo, trazendo à luz a importância das mídias na disseminação e legitimação de símbolos que consolidam o imaginário coletivo. Para tal são tomadas como referencial teórico abordagens sobre as dimensões simbólicas, culturais e imaginais dos processos sociais. Michel Maffesoli, Pierre Bourdieu e David Le Breton, bem como Stuart Hall da corrente dos Estudos Culturais, além de autores dos media studies; Zygmunt Bauman e Gilles Lipovetsky pontuam a efemeridade do consumo na pós-modernidade, bem como a transformação de corpos em mercadorias, configurando-se arcabouço teórico para pensar o corpo como objeto de permuta no mercado simbólico de bens contemporâneo. Eni Orlandi e Dominique Maingueneau, da linha francesa de análise de discurso, subsidiam a análise empírica por metodologia de cunho qualitativo, empregada para o alcance dos objetivos. O corpus analisado representa amostra extraída do hegemônico portal Globo.com. Optou-se pela técnica de uma semana construída de domingo a sábado para demonstrar as unidades informativas que abordam o corpo feminino de forma a reduzir a mulher à sua corporeidade. Por meio do estudo das marcas textuais e protocolo de análise, resulta desta pesquisa reflexões acerca do papel das mídias ao alinharem-se à estrutura ideológica vigente da sociedade em vez de subvertê-la.Item Comunicação mercadológica e os aplicativos móveis muito além de uma relação instrumental: estudo de caso do setor de tintas imobiliárias(Universidade Metodista de São Paulo, 2017-08-28) GUIDINI, Priscila; GALINDO, Daniel dos SantosA revolução digital tem provocado mudanças nos comportamentos sociais e nas interações mercadológicas. A comunicação com o mercado vive a dispersão da atenção dos consumidores entretidos com mensagens dos mais diversos meios. Nesse cenário de disseminação da comunicação um componente converge os hábitos dos consumidores: o smartphone. Unindo ubiquidade e imediatismo, os smartphones agregam facilidades ao cotidiano dos usuários por meio dos aplicativos móveis. A rápida e intensa adoção dos aplicativos tem levado as marcas a enxergarem uma nova possibilidade de comunicação direta. Essa investigação busca o entendimento das possibilidades comunicacionais permitidas por meio dos aplicativos. Metodologicamente o trabalho se vale de abordagem qualitativa e exploratória a princípio apoiada na pesquisa bibliográfica e documental para compreensão do estado da arte da tecnologia e da comunicação com o consumidor contemporâneo e do uso de aplicativos móveis com objetivo de se comunicar e se relacionar. No segundo momento, é realizado um estudo de caso múltiplo, comparativo dos aplicativos da Coral, Suvinil e Eucatex e suas diferentes abordagens comunicacionais e estratégicas. O setor foi escolhido por representar uma tendência modal, além de refletir a economia do país. Os resultados mostram a importância dos objetivos de comunicação para o desenvolvimento de aplicativos e da comunicabilidade para valorizar a experiência do usuário.Item A evolução comunicativa dos mecanismos de busca: do telégrafo à web semântica(Universidade Metodista de São Paulo, 2017-04-03) TOTH, Pedro Henrique; SQUIRRA, Sebastião Carlos de MoraisEm tempos onde o uso da internet e da web se faz cada vez mais presente na vida do ser humano, observa-se a crescente ascensão dos mecanismos de busca no dia a dia das pessoas, resolvendo problemas como a simples tarefa de se localizar uma partitura musical ou ainda elaborados artigos científicos. A velocidade, acurácia e simplicidade fazem dos mecanismos de busca, hoje, ferramentas essenciais na vida do ser humano moderno e conectado, criando assim uma dependência dos mesmos na vida do homem. O objetivo desta pesquisa é traçar uma linha histórica, abordando as principais tecnologias e cientistas envolvidos no desenvolvimento tecnológico que resultou nos mecanismos de busca. Para tanto, esta pesquisa se apoia em uma revisão bibliográfica sólida em livros e artigos sobre tecnologia e comunicação, bem como revistas e reportagens sobre os assuntos envolvidos. O resultado da pesquisa culminou em uma perspectiva tecnológica, baseada nos fatos e tecnologias apresentados, de um mecanismo de busca integrado, que poderá se tornar parte do cotidiano humano em um futuro não muito distante.Item Mulheres no fotojornalismo: uma análise cultural da relação entre identidades de gênero e a prática do fotojornalismo na contemporaneidade(Universidade Metodista de São Paulo, 2017-05-04) SILVA, Nathália Cunha da; SANTOS, Marli dosEstudo sobre a influência cultural e histórica dos papéis atribuídos de gênero na atuação e desenvolvimento de mulheres no fotojornalismo paulistano. A pesquisa tem por objetivo compreender como as mulheres fotojornalistas atuam e percebem suas práticas dentro da profissão no cenário contemporâneo. Para tanto, toma-se o referencial teórico dos Estudos Culturais, na perspectiva feminista, e do pós-estruturalismo, tendo em vista as relações de poder presentes nos discursos de gênero no fotojornalismo, de acordo com Stuart Hall, Lipovetsky, Bourdieu, Judith Butler e Michael Foucault. Além disto, a configuração e o desenvolvimento históricos do fotojornalismo acontecem em consonância com os valores jornalísticos, segundo as definições de Jorge Pedro Souza e de Ciro Marcondes Filho. A metodologia empregada é norteada pelo método qualitativo, com uso de entrevista do tipo semiaberta. As entrevistas foram realizadas com nove mulheres que têm o fotojornalismo como principal atividade, com relações de trabalho formais e informais, que foram divididas em três grupos etários. O procedimento de análise abordou as relações de trabalho, a definição da autoimagem profissional e a família. Os resultados apontam a influência dos papéis atribuídos aos gêneros sobre a construção histórica do estereótipo da atividade estudada como uma prática masculina. Quadro que produz barreiras simbólicas de desestímulo à participação feminina desde a formação profissional, e a permanência na carreira permeada pela exigência de um desequilíbrio produtivo e reprodutivo. A dificuldade em conciliar a profissão com a divisão social dos papéis de gênero é apontada como um dos principais entraves à participação feminina, e as fotojornalistas apresentam resistências performativas de gênero para ressignificar o estereótipo profissional.Item Mídia cristã e ditadura civil-militar: memórias silenciadas no jornal Expositor Cristão da Igreja Metodista(Universidade Metodista de São Paulo, 2017-03-29) RAMIRO, Marcelo Moreira; CUNHA, Magali do NascimentoEste trabalho tem o objetivo de investigar como o jornal Expositor Cristão se posicionou política e ideologicamente no período da ditadura civil-militar, tendo em vista os casos de violação de direitos humanos do regime contra metodistas. Para isto, buscou-se identificar e analisar as influências precursoras de uma memória silenciada, à luz das novas revelações sobre a época, tornadas possíveis, em especial, pela Comissão Nacional da Verdade. O referencial teórico busca o diálogo entre os estudos sobre o protestantismo brasileiro e as mídias cristãs no Brasil com abordagens em torno de memória e silenciamento e a constituição de estruturas de sentimento, valendo-se das contribuições dos Estudos Culturais. O trajeto metodológico para o alcance do objetivo toma por base pesquisas bibliográficas e documental e a Análise do Discurso da Escola Francesa. A delimitação do corpus de análise tem como amostra o referido jornal em 146 edições publicadas entre 1968 e 1974, tendo como foco os ditos e os não-ditos sobre o fechamento da Faculdade de Teologia da Igreja Metodista em 1968, repressão a membros da igreja com prisão, tortura, desaparecimento e mortes, além do início da abertura democrática com a presidência do evangélico Ernesto Geisel, em 1974. A pesquisa mostrou que o posicionamento de jornais protestantes, em particular o Expositor Cristão, foi de apoio ao regime militar. Movidos pelo sentimento do anticomunismo e pela ética moralista religiosa, houve aval e auxílio por parte de lideranças da Igreja Metodista e seu informativo para que crimes fossem cometidos durante a ditadura.Item Notícias automatizadas: a evolução que levou o jornalismo a ser feito por não humanos(Universidade Metodista de São Paulo, 2017-04-10) CARREIRA, Krishma Anaísa Coura; SQUIRRA, Sebastião Carlos de MoraisEste trabalho parte da sistematização de Ciro Marcondes Filho, que divide o Jornalismo em quatro fases, para propor o acréscimo de uma nova etapa. O Quinto Jornalismo começou no final da primeira década do século 21 e inclui uma característica radicalmente diferente das demais: a possibilidade das notícias serem geradas por máquinas. O cruzamento do Jornalismo com sistemas de Inteligência Artificial permite que algoritmos executem tarefas como a apuração, redação, distribuição e circulação de texto, áudio e até vídeo. Fatores como velocidade na produção, custo, capacidade de gerar conteúdo em múltiplas versões, que pode ser atualizado constantemente e personalizado, sinalizam a possibilidade de expansão da Notícia Automatizada. Pesquisas indicam que as matérias feitas por computador têm boa recepção pelos leitores e são consideradas mais objetivas do que as redigidas por jornalistas, apesar dos algoritmos seguirem critérios de priorização, associação, classificação e filtragem, que podem reproduzir preconceitos. Além disso, a automação altera o fluxo tradicional de trabalho nas redações e cria novas funções. As reflexões se baseiam na abordagem da Teoria Ator-Rede e partem de uma revisão bibliográfica de caráter exploratório e interdisciplinar de áreas como Comunicação Social, Filosofia da Tecnologia e Inteligência Artificial. Este trabalho também realizou um mapeamento onde foram identificadas 59 empresas de jornalismo que produzem automaticamente notícias sobre 8 tópicos de cobertura (política, finanças, esporte, previsão do tempo, crime, viagem, trânsito e entretenimento) em 10 países da América do Norte, Europa e Ásia.