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Item A (des)institucionalização da fé: um olhar sobre o processo de reconfiguração religiosa evangélica no Brasil(Universidade Metodista de São Paulo, 2021-09-27) PARADELA, George Jeovanholi; SOUZA, Sandra Duarte deA modernidade com seu processo de secularização provocou uma reconfiguração profunda nas dinâmicas religiosas. Alguns aspectos perceptíveis desta reconfiguração é a subjetivação/individualização das crenças e a desinstitucionalização, isto é a perda do poder institucional em legitimar os sistemas de crença. A presente pesquisa busca compreender esse processo de reconfiguração religiosa no campo evangélico brasileiro a partir dos movimentos de desinstitucionalização deste cenário. Tendo como apontamento norteador entender de que forma os “evangélicos não determinados” e “sem religião” são uma expressão deste processo de desinstitucionalização da fé, nossa pesquisa irá identificar essas possíveis expressões de fé desinstitucionalizantes e compreendera a crítica que fundamenta esse caminho de fé que se manifesta de forma heterodoxa.Item A aceitação da homoafetividade na igreja como centro dos tensionamentos entre a Igreja Presbiteriana Independente do Brasil e a Igreja Presbiteriana dos Estados Unidos da América(Universidade Metodista de São Paulo, 2019-03-11) NAHAS FILHO, Michel; SOUZA, Sandra Duarte deEsta dissertação aborda as condições históricas, culturais, sociológicas, políticas e religiosas que deram ensejo ao rompimento unilateral do acordo de parceria de missão conjunta entre a Igreja Presbiteriana Independente do Brasil - IPIB e a Igreja Presbiteriana dos Estados Unidos – PC (USA), por parte da Igreja brasileira. Este rompimento se deu por causa da aceitação, por parte da Igreja americana, da integração de indivíduos LGBTs, de maneira integral na vida da Igreja, aceitando tanto acesso ao ministério ordenado quanto à consagração de oficiais LGBTs leigos, como presbíteros e diáconos, de ambos os sexos, bem como a aceitação da celebração de casamentos de pessoas do mesmo sexo; atitude inaceitável na Igreja brasileira. Embora estas duas Igrejas compartilhassem as mesmas origens históricas na reforma protestante, seguindo a mesma tradição calvinista, tendo a mesma forma de governo, compartilhando transformações teológicas com a adoção da neo-ortodoxia de Karl Barth, elas, entretanto, chegaram a posições opostas nas questões ligadas a homoafetividade. Por quê? A verdade é que a história destas duas denominações protestantes históricas não são tão semelhantes assim como se poderia pensar, pois estão inseridas em sociedades muito diferentes, em diferentes estágios civilizatórios, o que provoca respostas e reações diferentes de seus membros a perguntas similares. Esta dinâmica é a que a dissertação se propõe a analisar.Item A arte da educação popular e o processo de libertação no pensamento de Comblin(Universidade Metodista de São Paulo, 2012) THOMÉ, Adriana; Jung Mo SungEste estudo discute a relação entre o processo de Libertação no pensamento de José Comblin e a Educação Popular, a partir da perspectiva antropológica e social da liberdade do ser humano como vocação singular de cada sujeito. Discute ainda a implicação desta noção de liberdade que inclui a responsabilidade para com o outro, como dimensão fundamental para o engajamento na luta pela transformação da sociedade. Por meio de pesquisa bibliográfica, foi realizada a análise dos elementos que fazem interface entre a noção de libertação-liberdade e a Educação Popular no pensamento de Comblin. Trabalha-se com a hipótese de que o elemento antropológico e social na perspectiva de libertação, presente no pensamento de José Comblin, tem relação com a gênese ideológica da Educação Popular e sua práxis libertadora na sociedade no Brasil, na segunda parte do século XX. Para tal, buscou-se apresentar a vida e a obra de José Comblin e daqueles que dialogam com ele, a fim de que se possa entender de maneira profícua a noção de libertação dentro dos períodos históricos que marcaram a renovação da Igreja Católica e a formação da Teologia da Libertação. Esses momentos marcantes dizem respeito ao Concílio Vaticano II, à Conferência de Medellín, de Puebla, de Santo Domingo e de Aparecida. Ainda se fez um breve histórico da Educação Popular no Brasil e na América Latina e suas implicações filosóficas e pedagógicas a fim de ter elementos concretos para realizar a análise da relação entre o referencial teórico e o contexto da Educação Popular e a noção de liberdade e libertação no pensamento de José Comblin.Item A atuação do psicólogo com homens autores de violência: alcances e desafios(Universidade Metodista de São Paulo, 2020-03-02) AULER, Raquel Gagliotti Coppola; SILVA, Rosa Maria FrugoliNesta pesquisa, buscou-se compreender e identificar as intervenção dos psicólogos nos grupos com homens autores de violência contra as mulheres. A proposta foi de ampliar o olhar sobre o universo da violência contra as mulheres e inserir os homens autores de violência como parte de um processo que demanda por serviços especializados. Tal intervenção veio ao encontro da Lei Maria da Penha que criou mecanismos específicos de responsabilização e educação com a possibilidade de juízes decretarem o comparecimento obrigatório à frequência em grupos reflexivos. O trabalho destes grupos, de forma gradativa, vem adquirindo relevância no cenário brasileiro, tanto no que se refere ao enfrentamento da violência contra as mulheres quanto como um trabalho que envolve a rede de profissionais da esfera jurídica e psicossocial. Neste contexto, apresenta-se então a figura do profissional psicólogo enquanto facilitador dos grupos, uma atuação que sai do tradicional modelo clínico, viabilizando o exercício de discussões em grupo e proporcionando a criação de um espaço psíquico na vida desses homens para que possam repensar suas ações, seus valores e crenças. Esta pesquisa foi qualitativa, sendo realizada com quatro profissionais psicólogos que atuam com grupos na região do ABC paulista. Realizou-se entrevistas semiestruturadas as quais foram analisadas por meio das perspectivas fenomenológicas. No que se refere aos alcances dos profissionais entrevistados na pesquisa têm-se: a) a percepção na efetividade deste trabalho quando observam transformações nas atitudes e discursos masculinos, b) repensar a ampliação e novas possibilidades de atuação do psicógologo frente ao fenômeno social da violência doméstica, c) um trabalho conjugado com o judiciário. No que tange aos desafios encontrados destaca-se a não remuneração dos profissionais psicólogos neste tipo de trabalho, atuando de forma voluntária. Desta forma, ressalta-se a relevância do serviço de psicologia que atende questões relacionadas à violência contra as mulheres, uma vez que os trabalhos com grupos destes homens alcança transformações de atitudes masculinas que intereferem nas assimetrias de gênero. Entretanto torna-se necessário investimentos nos seviços a fim de que se ampliem e mantenham em funcionamento.Item A compaixão no Dêutero-Isaías e no Dalai Lama, Além da Religião(Universidade Metodista de São Paulo, 2024-09-03) RAICHART, Jonathan Jesse; CARNEIRO, Marcelo da SilvaDêutero-Isaías apresenta um aspecto compassivo de YHWH. O 14º Dalai Lama – uma figura proeminente do budismo tibetano Geluk e vencedor do Prêmio Nobel da Paz – enfatiza a compaixão como um elemento fundamental da sua “ética universal”. Este trabalho examina primeiro a apresentação da compaixão pelo Dalai Lama em Além da Religião, concentrando-se em como ele a caracteriza e descreve com base nos ensinamentos de Tsongkhapa, o fundador da tradição Geluk. A educação do Dalai Lama no budismo tibetano e a sua subsequente defesa global da paz e do diálogo inter-religioso sublinham a importância do seu trabalho. A seguir, são exploradas as caracterizações e descrições de Dêutero-Isaías da face compassiva de YHWH, empregando uma exegese da perícope 49:8-21, que é rica em compaixão. Estas passagens bíblicas, compostas durante o exílio babilônico, fornecem uma fonte para a compreensão da compaixão divina, das promessas de vindicação de YHWH e do seu desejo de resgatar os israelitas sofredores e, por extensão, a humanidade em geral. Por fim, é apresentado o princípio pluralista como referencial teórico, para aproximar as caracterizações da compaixão nos ensinamentos do Dalai Lama e nos escritos do Dêutero-Isaías, tanto da perícope anterior como de Is 51:4-16. Este conceito é aplicado nas Ciências da Religião através de uma análise hermenêutica, combatendo as deficiências da religião comparada – tais como o vício de origem, e o estereótipo das religiões ocidentais como o paradigma, com as religiões não ocidentais como “outras” –, ao passo que dá tempo suficiente para apreciar as ricas e distintas nuances de cada sistema, tratando-os como iguais na mesa de discussão. Esta dissertação aborda os desafios de conciliar a compaixão defendida pelo Dalai Lama em Além da Religião com a face compassiva de YHWH em Dêutero-Isaías. Enquanto o Dalai Lama pretende estabelecer uma ética universal baseada na compaixão, o Dêutero-Isaías oferece uma perspectiva profética do Antigo Israel sobre a compaixão divina, que conduz à salvação. A questão central é se estas duas abordagens distintas da compaixão podem servir de base para o diálogo e a compreensão, particularmente como um caminho para reconstruir a sociedade humana. Encontram-se extensos pontos em comum, especificamente no que diz respeito à descrição da compaixão: um desejo ou uma ação para libertar os outros do sofrimento, tanto mental como físico, com este alívio resultando em felicidade e bem-estar. A compaixão é vista como permeando a justiça em Dêutero-Isaías, semelhante à justiça baseada em compaixão no Dalai Lama, com a esperança brotando da compaixão, surgindo da libertação infinita do sofrimento e da consequente felicidade duradoura em ambos. A compaixão universal é encontrada em ambos os sistemas. Numa época de tremendo sofrimento existencial nacional e global – pandemias, guerras, fome, injustiça social e destruição ambiental – a religião pode proporcionar benefícios inestimáveis, oferecendo alívio. Este trabalho discute a compaixão a partir de duas religiões do mundo, por ter o potencial de ser uma base para o diálogo inter-religioso, num esforço para aliviar o sofrimento no Brasil e no mundo, contribuindo para a reconstrução da humanidade.Item A comunicação nas organizações: percurso e prática interdisciplinar das abordagens clássicas aos enfoques contemporâneos(Universidade Metodista de São Paulo, 2024-03-18) SOARES, Patricia de Nóbrega Pêcego; ESCUDERO, CamilaEste estudo tem como objetivo pesquisar o percurso teórico-metodológico e das práticas da comunicação organizacional (CO), desde a sua perspectiva mais clássica até a mais contemporânea, com base na interdisciplinaridade do pensamento comunicacional, frente aos desafios atuais da sociedade. Ao entendermos a comunicação como a ciência redescritiva do comum humano, o laço criador de vínculos, conceito proposto por Muniz Sodré, o estudo focaliza a dimensão humana da CO, pouco explorada nos estudos, segundo Margarida Kunsch. Assim, acontece o entrelaçamento dos campos comunicacionais, para explorar como os conceitos e estudos presentes na comunicação para o desenvolvimento (CD), em que os elementos humano e transformacional são centrais, podem contribuir para a atualização do pensamento comunicacional e das práticas nas organizações, consideradas territórios em transformação na sociedade contemporânea. Para a análise deste entrelaçamento, além da revisão literária para a formação do percurso teórico-metodológico exposto nos capítulos 1 e 2, o estudo conta com uma pesquisa empírica, cuja escolha metodológica ancora-se no método exploratório, com um estudo de casos múltiplos realizado em três organizações reconhecidas no mercado (Fleury, Itaú e Mercur). Dentre os principais resultados, destacamos a comunicação dialógica nas práticas, no papel da área de comunicação organizacional e nas habilidades dos seus profissionais, como um elemento central para elevar a contribuição da comunicação a um patamar de maior impacto nas organizações e na sociedade.Item A confiança na relação entre mestre qualificado e discípulo na tradição budista Geluk tibetana: o caminho para atingir o objetivo soteriológico(Universidade Metodista de São Paulo, 2024-12-12) MILANEZI, Wagner Motta; WIRTH, Lauri EmilioTodo praticante da religião budista tem como objetivo principal e soteriológico, a cessação de todas as raízes aflitivas e com isso adentrar ao estado de um Buda, um estado completamente amadurecido em relação ao conhecimento da realidade. Mas para se atingir tal objetivo, a tradição budista Geluk, fundada por Lama Je Tsongkhapa Lobsang Drakpa, aconselha e ensina que é preciso ter um mestre (guru) qualificado acompanhando o discípulo, dando ensinamentos, instruções, treinamentos aconselhamentos etc., durante todo o caminho soteriológico até o nirvana. Da mesma maneira a tradição cristã segundo Santo Tomás de Aquino, coloca o mestre em uma posição de extrema importância para guiar o discípulo a descoberta da luz do intelecto dado por Deus. Diante disso a pesquisa verifica quais são as características de um mestre qualificado, a real importância dessa relação mestre-discípulo e como ela deve ser construída e cultivada. Para auxiliar, a pesquisa abordará os conceitos de transferência e contratransferência de Freud, com o intuito de dialogar com outras áreas da ciência, além de abordar possíveis problemas nesta relação mestre-discípulo. A segunda parte da pesquisa se concentra em entender o que significa e do que se trata o objetivo soteriológico do budismo Geluk tibetano segundo Lama Je Tsongkhapa Lobsang Drakpa, juntamente com comentários contemporâneos do XIV Dalai Lama. Por fim, a pesquisa analisa o conceito de confiança na tradição budista Geluk e cristã segundo Santo Tomás de Aquino e como se dá esse processo de relacionamento entre mestre e discípulo.Item A construção da autonomia discente em escola de ensino fundamental(Universidade Metodista de São Paulo, 2023-03-30) CAVALCANTE, Lúcia de Fátima Bezerra; CAMPOS, Elisabete Ferreira EstevesO propósito da pesquisa foi analisar as possibilidades de formação de estudantes autônomos nos anos iniciais do ensino fundamental, em uma escola comunitária, situada no município de Leopoldina/MG. Considera-se que um projeto de educação escolar, seja em escolas de categoria administrativa pública ou privada, que visa a construção e o fortalecimento de uma sociedade democrática, compromete-se com a formação de estudantes com capacidade de pensar por si mesmos, analisando criticamente temas cotidianos da realidade da qual participam, para que tenham voz e participação ativa no ambiente escolar e na sociedade. Compreende-se o papel da educação escolar na formação de estudantes para o pensar e o agir de forma autônoma e assim ser possível evitar que falas alheias, sistemas políticos e programas com práticas excludentes e autoritárias os dominem ou os manipulem; é necessário que o processo educativo os provoque para que busquem o conhecimento científico e o pensamento crítico a fim de embasar seus pontos de vista, ideias, tomadas de decisão e suas ações. No cotidiano escolar, para a formação autônoma de estudantes, faz-se necessário que estes participem de decisões sobre a organização geral da escola, dos tempos e espaços escolares, da abordagem de temas relevantes para debates, dentre outras possibilidades de protagonismo. Partindo de tais pressupostos, a pesquisa teve como objetivo identificar de que forma docentes de uma escola de ensino fundamental, que declara princípios humanistas, compreendem o conceito de autonomia e como estão engajados na construção da autonomia dos estudantes. A investigação, de abordagem qualitativa, contou com observações de eventos escolares pela pesquisadora e encaminhamento de questões abertas aos docentes. As análises dos dados estão embasadas, principalmente, na pedagogia de Paulo Freire, além de autores que abordam o tema da autonomia. Concluiu-se que não há, por parte dos docentes, clara compreensão do conceito de autonomia, restringindo-se a um fazer individualista. Essa compreensão limita as práticas pedagógicas voltadas à construção da autonomia discente, indicando a necessária problematização dessa realidade no processo formativo de docentes e discentes.Item A construção da identidade adolescente e o uso de redes sociais(Universidade Metodista de São Paulo, 2021-03-25) DAMINI, Eduardo Marchese; AVOGLIA, Hilda Rosa CapelãoA adolescência é decisiva para o desenvolvimento, sendo caracterizada por uma transição para a vida adulta. As mudanças físicas que marcam a puberdade também implicam em transformações na maneira como esse indivíduo percebe a si mesmo e seu papel na sociedade, desencadeando a necessidade de uma reorganização interna, atribuindo novos significados ao processo de desenvolvimento psicológico e ao próprio corpo, envolvendo diretamente a vida afetiva emocional e a convivência social. A pesquisa teve como objetivo analisar as implicações do uso de redes sociais na Internet na construção da identidade do adolescente. Trata-se de uma pesquisa descritiva qualitativa com uso do método clínico. Participaram cinco adolescentes com idades entre 12 e 17 anos, residentes na Região do ABC/SP. A coleta de dados foi feita individualmente nas modalidades presencial e online. Cada participante respondeu a uma entrevista semi diretiva, ao procedimento clínico do Desenho Estória com Tema (DE-T) e produziu ou escolheu livremente uma fotografia que o representasse, criando uma história sobre essa fotografia. Tais materiais coletados foram analisados qualitativamente em uma perspectiva psicanalítica, de modo a elaborar uma síntese para cada participante, integrando a análise da entrevista e do DE-T, articulados com a imagem e a história produzida na fotografia. A seguir, elaborou-se uma análise conclusiva articulando-se a totalidade dos casos. Os resultados indicaram que o uso de redes sociais pelos adolescentes foi representado como uma possibilidade de se desenvolverem cognitivamente e ampliarem seu círculo social. Além disso, pela postagem de fotos e textos buscam, sem sucesso, escapar da angústia e sofrimento inerentes a essa etapa da vida, incrementando tais sentimentos com frustrações, em relação ao pouco impacto de suas publicações e a relevância de seus perfis, ao mostrarem o que é supostamente o melhor de si, ou seja, como desejam ser vistos e aceitos pelo outro. Desse modo, a construção da identidade dos adolescentes participantes parece atravessada pelas facilidades e ilusões da tecnologia, que dilatam o limiar do que é possível entre o virtual e o real, da mesma forma que se diluem as barreiras entre o concreto e as fantasias em suas vidas.Item A contribuição do coordenador pedagógico no desenvolvimento das práticas pedagógicas dos docentes da educação profissional de nível técnico(Universidade Metodista de São Paulo, 2019-03-12) BALSAMO, Simone; D'AUREA-TARDELI, DeniseA pesquisa tem por finalidade investigar as reflexões e a influência da coordenação pedagógica no que tange a prática docente da educação profissional de nível técnico, visando as contribuições para a melhoria do processo ensino aprendizagem. Parte da premissa e da observação que a maioria dos docentes deste nível de ensino não possui a formação pedagógica necessária, o que dificulta a sua compreensão das técnicas didático-pedagógicas e das metodologias do dia a dia aplicadas na instituição e, portanto, sua atuação oferece fragilidades em seu desempenho no processo de ensino-aprendizagem. Os docentes relatam dificuldades em fazerem-se entender, bem como para romperem com o paradigma de transmissores ou reprodutores de conteúdo, em vista da concepção contemporânea desejável por todas as instituições de ensino alinhadas aos novos tempos, as quais esperam que os docentes incorporem uma prática interacionista, mediadora e inovadora, que encontrem novos caminhos para a sua prática, por meio da intervenção da coordenação pedagógica, de modo a atingir a melhoria continua do processo de ensino-aprendizagem. Com o objetivo de abordar esta temática de forma aprofundada, foi desenvolvida uma pesquisa de natureza qualitativa, conforme as concepções metodológicas de Gil, Severino, Demartini, Cruz Neto, Minayo, Franco e Britto-Jr. e Feres-Jr., que ampararam este trabalho, desde a construção dos instrumentos protocolares de pesquisa à análise do conteúdo das entrevistas. Os relatos dos entrevistados permitiram o diálogo entre o pesquisador e os sujeitos para a abordagem da temática. Como embasamento teórico, foram estudados os autores: Domingues e Vasconcelos, que discorrem sobre a função e o papel do coordenador pedagógico, e na discussão da concepção da prática docente, os autores: Cunha; Franco; Marques; Altet, Paquay e Perrenoud e Tardif. Na pesquisa foram realizadas 14 entrevistas com os docentes dos cursos técnicos e coordenadores pedagógicos para conhecer sua vivência em ambientes da escola, de forma a perceber suas necessidades e dificuldades em seu cotidiano escolar, no que se refere à prática pedagógica. Enfim, esse estudo permitiu compreender a necessidade da contribuição da coordenação pedagógica nas práticas pedagógicas dos docentes da educação profissional de nível técnico.Item A criança agressiva na escola e o papel dos vínculos afetivos familiares a partir de intervenções na perspectiva sistêmica(Universidade Metodista de São Paulo, 2021-03-29) SANTELI, Patrícia da Silva Dias; AVOGLIA, Hilda Rosa CapelãoO objetivo dessa pesquisa foi analisar o papel dos vínculos afetivos familiares na intervenção do comportamento agressivo da criança refletido na escola a partir da perspectiva sistêmica. Trata-se de uma pesquisa com método qualitativo, descritivo e longitudinal, realizada com duas crianças com idades de 6 e 9 anos e suas respectivas famílias caracterizadas com comportamento agressivo em uma escola da rede particular de ensino na região do Grande ABC-SP. As crianças participantes foram selecionadas aleatoriamente a partir de dados documentais de ocorrências dos alunos e relato da Orientação Educacional da escola, sendo caracterizadas como comportamento agressivo na escola. Foram realizados 12 atendimentos com as crianças com comportamento agressivo e seus familiares (pais ou responsáveis). Os atendimentos ocorreram em consultório da própria pesquisadora, sendo registrados e analisados sob a perspectiva da abordagem sistêmica. Os resultados indicaram que foi possível verificar a melhora no comportamento das crianças na escola, por meio dos registros de ocorrências dos alunos na escola, bem como pelo relato dos pais após a intervenção realizada com terapia familiar sistêmica. A análise corrobora que os vínculos afetivos familiares com mais qualidade atenuam o comportamento agressivo da criança na escola. Espera-se colaborar com o desenvolvimento da criança com queixa de comportamento agressivo na escola, oferecendo um tipo de intervenção sistêmica, contribuindo para a ampliação da visão de como intervir com a criança e familiares, buscando favorecer sua adaptação escolar.Item A demonização da mulher: do mito dos vigilantes ao cristianismo primitivo(Universidade Metodista de São Paulo, 2019-05-13) SOUSA, Jonatas de; NOGUEIRA, Paulo Augusto de SouzaA pesquisa propõe uma análise da representação das mulheres no cristianismo primitivo a partir de textos da literatura judaica do período do Segundo Templo e sua recepção na tradição paulina. Analisaremos como as mulheres são apresentadas no judaísmo tardio e no cristianismo primitivo a partir de discursos de depreciação que às relacionam com o impuro e o demoníaco. Em busca de uma abordagem que contemple as literaturas do judaísmo tardio e do ponto de vista das várias relações e trocas culturais, a pesquisa se propõe a pensar as identidades cristãs como fruto de um movimento amplo de recepção literária e imaginária. Nessa perspectiva, analisaremos textos que tratam da formação da cultura e do imaginário em torno da mulher no cristianismo primitivo de tradição paulina. Utilizaremos como fontes, textos da tradição judaica como o Mito dos Vigilantes, o Livro dos Jubileus, o Testamento de Rubén e o texto de tradição paulina de I Timóteo.Item A educomunicação como voz das juventudes em situação de vulnerabilidade, no protagonismo da educação(Universidade Metodista de São Paulo, 2024-03-27) CORRÊA, Rafael Sad Assis; CHIACHIRI FILHO, Antonio RobertoA presente pesquisa tem como objeto a educomunicação e as juventudes. O objetivo é entender de que maneira a educomunicação pode contribuir para melhorar a educação, na voz das juventudes. A metodologia aplicada foi, na primeira parte, uma revisão sistemática da literatura, fundamentando a área pesquisada, bem como os interlocutores envolvidos. Autores como Paulo Freire, Ismar de Oliveira Soares, Helena Abramo e Juarez Dayrell foram utilizados na revisão. Na segunda parte, utilizamos a pesquisa-ação, por meio da qual, com envolvimento dos (as) jovens que participam dos cursos profissionalizantes da organização social Aldeia do Futuro, foi proposto um projeto de intervenção educomunicativo tanto para organização, quanto para as escolas de educação em que eles estudam. Outro objetivo presente na pesquisa é contribuir no aprimoramento da escuta atenta das juventudes a fim de que elas extrapolem a posição de ouvintes e se tornem vozes imponentes no processo da educação, da comunicação e, consequentemente, na plena participação e transformação.Item A espiritualidade da juventude universitária brasileira no final do século XX e início do século XXI: pluralismo e diálogo(Universidade Metodista de São Paulo, 2020-12-10) ARAÚJO, Dênis Nunes de; SOUZA, Vitor Chaves deEsta pesquisa tem como tema a espiritualidade da juventude universitária no Brasil no período que compreende o final no século XX e início do século XXI. Este é um contexto de predominância da secularização em toda a sociedade, o qual traz consigo as marcas do pluralismo que intensificam, como a crise das instituições, o indiferentismo religioso, a crise de fé, a dessacralização, os “sem religião” e o trânsito religioso, aspectos que podem ser verificados em dados coletados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e estatística) e, em trabalhos acadêmicos realizados em ambiente universitário. O presente trabalho é descritivo-analítico e pretende verificar a existência da pluralidade em torno da conceituação sobre juventude e espiritualidade. Será aplicado o método acadêmico- científico de cartografia, a partir de dados empíricos de pesquisas realizadas no meio acadêmico brasileiro. Portanto, após essa compreensão de um contexto marcado por transformações profundas com novos paradigmas de perspectivas culturais, religiosas, sociais e políticas, será possível a resolução do problema sobre o que caracteriza a espiritualidade da juventude universitária brasileira. Entre os trabalhos empíricos publicados, há uma caracterização da espiritualidade da juventude universitária e essa vivência é uma abertura para o diálogo é uma experiência de espiritualidade dialogal de libertação.Item A evasão no ensino superior: ProUni e FIES como políticas de acesso e redução da evasão: o que demonstram as pesquisas?(Universidade Metodista de São Paulo, 2021-06-23) LEITE, Aurenice dos Santos; CAMPOS, Elisabete Ferreira EstevesA evasão é um problema social que afeta estudantes de todos os níveis de ensino. Esta investigação apresenta um recorte no ensino superior, destacando fatores que levam ao abandono no contexto das políticas implementadas com o ProUni e FIES para ampliar o acesso e permanência dos estudantes. Trata-se de pesquisa bibliográfica, de caráter exploratório-descritivo, a partir do mapeamento nas bases de dados que disponibilizam teses, dissertações e artigos sobre o assunto. A interlocução crítica com o material selecionado fundamentou-se em autores que tratam do tema. Os objetivos da pesquisa foram: i) abordar o conceito de evasão; ii) apresentar e analisar os resultados do Censo da Educação Superior nos últimos dez anos; iii) apresentar o programa de bolsas – PROUNI e de financiamento para o ensino superior – FIES; e iv) mapear pesquisas que tratam do ProUni e FIES como políticas de acesso e permanência no ensino superior. A busca sistemática nos principais indexadores da produção acadêmica revelou um crescimento na produção de investigações e artigos científicos relacionados à evasão no ensino superior, sobretudo, no último quinquênio. As análises do material selecionado levaram a concluir que o termo “evasão” é usado com diferentes significados, inclusive como mobilidade estudantil, o que pode ser um aspecto positivo. Sobre a política educacional no ensino superior, as pesquisas analisadas destacam seu caráter neoliberal, ao considerar o modelo privatista com menor financiamento do ensino público, favorecendo empresários da educação. Decorrem desse modelo as políticas de acesso ao ensino privado, como ProUni e FIES, que acabam sendo necessárias para as classes populares. No entanto, tais políticas não garantem a permanência de todos os estudantes nos cursos e as razões são várias, como constatou-se nas diversas pesquisas analisadas. Para além do contexto educacional, há outros fatores envolvidos, os quais requerem políticas em diferentes áreas. A evasão guarda importante relação com a desigualdade social. Portanto, conclui-se que a evasão na educação superior ainda é significativa e vem se acentuando como importante temática de pesquisa.Item A exclusão da mulher do espaço sagrado: uma leitura a partir de Nm 12,1-16(Universidade Metodista de São Paulo, 2021-09-23) REIS, Floripes de Oliveira; KAEFER, José AdemarO presente trabalho tem por objetivo demonstrar que na tradição do povo de Israel e Judá, cujas experiências de fé estão registradas na Bíblia, havia mulheres atuando no espaço sagrado como profetisas e sacerdotisas. Em Nm 12,1-16 há um conflito entre as formas sacerdotais e proféticas femininas e masculinas, testemunhando que o sacerdócio em Israel não era um serviço exclusivo dos homens. Outros textos bíblicos comprovam a existência de profetisas, algumas delas com funções também sacerdotais. 2Rs 23, quando fala da deusa de Israel e Judá chamada Asherah cultuada nos santuários de Samaria e no templo de Jerusalém ao lado de YHWH, diz que haviam as sagradas de Asherah responsáveis pelo culto e objetos da deusa consorte de YHWH. Para centralizar o poder religioso e civil em Jerusalém, Josias promoveu a destruição dos outros deuses com seus sacerdotes. É possível que quando destruíram a deusa Asherah também suas sagradas tenham sido assassinadas, mas nem tudo foi destruído, pois no período pós-exílico ainda havia conflito entre as duas formas de sacerdócio e assim como na reforma josiânica, no período de reorganização do povo em torno do templo, as mulheres continuavam sendo perseguidas nas suas práticas sacerdotais.Item A favela como espaço da relação entre religião e violência: uma análise da função da Teologia da Satisfação Penal do universo batista e as ambíguas frestas discursivas que operam para a não-violência(Universidade Metodista de São Paulo, 2019-03-14) SILVA, Priscila Alves Gonçalves da; Jung Mo SungO propósito deste trabalho é investigar a relação entre Religião e Violência a partir da favela Coronel Leôncio, localizada na cidade de Niterói – RJ. No primeiro momento, abordaremos como o processo de industrialização das cidades do Rio de Janeiro e de Niterói contribuiu diretamente para a formação das favelas, que surgiram como espaços de aglomeração dos pobres e daqueles que serviram como mão-de-obra no período de avanço econômico no início do século XX. Essas aglomerações surgiram como um efeito da segregação social já existente, sendo agravada pela oferta de emprego nas indústrias. Esta combinação de industrialização-favelização resultou um aumento e agravamento do fenômeno da violência, que pode ser percebido multifacetado e de acordo ao tempo e espaço em que é analisado. No segundo momento, estudaremos como, com o aumento do quadro geral de violência, a religião emerge como um esteio de indivíduos lançados nos espaços marginais, violentos e de infraestrutura precária para a manutenção de uma vida digna. Por fim, analisaremos esta função protetiva da religião a partir do discurso da Igreja Batista situada na favela Coronel Leôncio, considerando o uso de violência implícita presente neste. Tecnicamente chamada de Teologia de Satisfação Penal, essa teologia fundamenta a vida de fiéis da Igreja Batista na favela Coronel Leôncio e acaba reproduzindo implicitamente a violência do cotidiano que pretende superar. Apesar disto, a Igreja Batista mencionada apresenta algumas ambiguidades em seu discurso que podem ser compreendidas como reformulações e revisões teológicas da base discursiva comum da denominação. Essas ambiguidades, ainda que não-intencionais, podem ser consideradas sementes da utopia de perceber a violência não mais como elemento fundamental do discurso religioso, da formação social e das relações humanas.Item A formação do professor polivalente para o ensino de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: uma análise de matrizes curriculares de cursos de pedagogia(Universidade Metodista de São Paulo, 2021-12-17) ALVES, Angela Maria; CAMPOS, Elisabete Ferreira EstevesA matemática está presente no currículo das escolas desde a educação infantil, exigindo dos professores conhecimentos relativos aos conteúdos específicos e fundamentos didático-pedagógicos para o exercício da docência. Dessa forma, pode-se supor que sua formação inicial é substancialmente relevante para a prática pedagógica no ambiente escolar. Partindo de tais pressupostos, esta pesquisa aborda a formação nos cursos de Pedagogia, analisando as disciplinas relativas ao ensino de matemática a partir da seguinte questão: O que as matrizes curriculares dos cursos de Pedagogia revelam ou escondem sobre a formação inicial dos professores que ensinam matemática na educação básica? Nesta dissertação, discute-se a formação do professor polivalente, considerando as necessidades formativas para os anos iniciais do ensino fundamental, conforme proposto nas diretrizes curriculares para o curso de graduação em Pedagogia, licenciatura, com embasamento teórico de autores que analisam o tema, especialmente Fusari e Pimenta. A importância da matemática para o desenvolvimento da humanidade e a aquisição da linguagem matemática é abordada, percorrendo sua definição e perspectivas de ensino para os anos iniciais, com a contribuição de autores como Fiorentini, Curi e D´Ambrósio. A metodologia, de abordagem qualitativa, apresenta análise documental da matriz curricular de quatro instituições com informações sobre as disciplinas que tratam do ensino de matemática, suas respectivas cargas horárias e a indissociabilidade teoria e prática. Tendo em vista as implicações na formação inicial do professor polivalente, verificou-se que, em certa medida, as instituições de ensino superior cumprem com a legislação exigida para o curso de Pedagogia, por outro lado, os modelos de formação impostos pelos conselhos nacionais e estaduais e as orientações estaduais influenciam na estrutura dos projetos políticos-pedagógicos dos cursos analisados, mesma titulação com formações diferentes, comprometendo a identidade do curso que se dispersa da Pedagogia e se configura em uma formação polivalente.Item A formação nos cursos superiores de tecnologia: um estudo das narrativas discentes(Universidade Metodista de São Paulo, 2020-12-04) BORREGO, Cristhiane Lopes; AZEVEDO, Adriana Barroso deNas últimas décadas assistimos a expansão da educação profissional, com o surgimento de novos Cursos Superiores de Tecnologia (CST), seguindo a demanda dos setores produtivo de bens e serviços. Este trabalho propõe a investigação do processo formativo de três estudantes concluintes dos Cursos Superiores de Tecnologia em Eventos e em Gastronomia, de uma instituição de ensino superior privada, na cidade de São Paulo. Como problema de pesquisa buscam-se respostas às seguintes perguntas: quais os fatores motivacionais conduzem o aluno a ingressar no CST?; quais as necessidades do educando para aprender/aperfeiçoar uma profissão?; e como o CST pode contribuir para que o aluno realize os seus planos? O objetivo é a investigação dos elementos que concorrem para o ingresso no ensino superior de curta duração e as perspectivas que colaboram para a formação profissional dos concluintes. A metodologia de pesquisa utilizada é de natureza qualitativa de caráter investigativo na modalidade narrativa, e posto que na pesquisa narrativa as pessoas são vistas como a corporificação de histórias vividas, não há como se estabelecer uma hipótese a ser confirmada ou refutada. O corpus selecionado para este estudo são as narrativas das experiências dos estudantes participantes da pesquisa, estabelecendo uma reflexão sobre as aprendizagens consolidadas ao longo da graduação. O que justifica essa escolha é a premência da discussão da aprendizagem sob o ponto de vista discente, respeitando a formação humana dos indivíduos na busca por uma educação que se constitua em um processo socialmente inclusivo. Como arcabouço teórico que sustenta a pesquisa estão os estudos sobre a educação profissional de Saviani (2013), Garcia (2000) e Peterossi (2014; 2003); estudos de formação de Josso (2004; 2010), Delory-Momberger (2012) e Pineau (2010); e as pesquisas sobre narrativa de Clandinin e Connely (2015), Ferrarotti (2010) e Josso (2004). Como resultados, destacam-se (i) o papel da atividade docente no contexto dos CST e a relevância do alinhamento da didática pedagógica às didáticas específicas, para a incorporação do conhecimento pedagógico aos conhecimentos técnicos aplicados, efetivando o processo multidimensional da educação e da atividade docente, e na perspectiva das IES foi possível identificar (ii) a relevância em promoverem a capacitação e a formação continuada dos professores, para a prática efetiva dos processos de construção da atividade docente em CST; e (iii) a necessidade das instituições de ensino estabelecerem um exercício estratégico, periódico e reflexivo, de aprimoramento da sua missão institucional, com vistas a empreenderem as mudanças que se fizerem necessárias diante dos desafios impostos pelas transformações inerentes ao ensino superior na modalidade CST. O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001.Item A importância do jornalismo investigativo atual na descoberta dos casos de sequestro de bebês e crianças durante a ditadura no Brasil (1964-1985)(Universidade Metodista de São Paulo, 2020-02-13) REINA, Eduardo; ESCUDERO, CamilaDiante da falta de informações históricas, bibliográficas e na imprensa sobre o crime de sequestro de filhos de opositores ao regime militar durante a ditadura no Brasil (1964-1985), esta pesquisa investiga a razão da invisibilidade desse crime de Estado e o que levou à ocultação desses fatos e das próprias vítimas. E comprova que o jornalismo investigativo, utilizando diversas técnicas de apuração, de forma independente e fora das redações, é capaz de descobrir os casos que outrora estavam escondidos, além de denunciar tais fatos. O estudo realiza análise de 150 livros de memórias, história, reportagem e trabalhos acadêmicos sobre a ditadura publicados entre as décadas de 1960 e 2019, e de 12 anos de edições de quatro jornais de grande circulação – O Estado de S.Paulo, Folha de S.Paulo, O Globo e Estado de Minas – na busca de uma conclusão que possa demonstrar que o trabalho de comunicação desenvolvido pelo governo militar invisibilizou as histórias desses crimes cometidos nas décadas de 1960 e 1970 e de suas vítimas. Além da pesquisa quantitativa referente à revisão de literatura e das reportagens, foram utilizadas entrevistas em profundidade, observação simples, análise documental, técnicas de jornalismo investigativo, além do paradigma indiciário aplicado ao desenvolvimento do JI. O resultado deste trabalho de Mestrado abre caminho para o resgate de outros casos do mesmo crime em território nacional e mostra que a Imprensa mantém viva a chama dos Direitos Humanos, da liberdade e da democracia, construindo a História do Brasil.