Dissertações
URI Permanente desta comunidadehttps://repositorio.metodista.br/handle/123456789/1
Dissertações
Navegar
Navegando Dissertações por Título
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Item 20 anos de inclusão: o município de Diadema(Universidade Metodista de São Paulo, 2014-11-06) SCARAVELLI, Sandra Maria Gomes; ALVES, Maria LeilaO município de Diadema é conhecido no panorama público pela criação e implementação de programas inovadores em várias áreas das políticas públicas. Na educacional, a educação inclusiva foi inicialmente implementada nos anos 1990, muito antes da leis federais que atualmente vêm sendo amplamente discutidas. Como resultado, em 2000 o município recebeu o prêmio da Fundação Getúlio Vargas, que objetivava incentivar inovações na administração e prestação de serviços públicos municipais e estaduais: “Programa de Inclusão – Caminhos para a Inclusão Social: múltiplas leituras no olhar da diferença”. Dessa forma, com o reconhecimento desse trabalho, em 2002 a educação especial foi contemplada com o financiamento do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) para reformar, ampliar e adequar todas as instalações do CAIS (Centro de Atenção à Inclusão Social), com vistas a melhoria do atendimento a crianças, jovens e adultos com necessidades educacionais especiais. O recurso também previa adequação arquitetônica nas escolas municipais objetivando mais acessibilidade. Trata-se, portanto, de um município que dispõe de uma experiência valorosa na implementação de políticas públicas de inclusão social e educacional, além dos serviços de suporte pedagógico para essa inclusão. Em face desses pressupostos esta pesquisa parte da análise das bases conceituais e das influências do pensamento pedagógico de Paulo Freire que permearam o desenvolvimento da educação nesse município e tem como objetivos compreender os procedimentos desenvolvidos em Diadema para a efetivação do trabalho pedagógico e conhecer, a relação do que foi desenvolvido com o que hoje estabelecem as normativas federais. Assim, são questões norteadoras para este trabalho: o que foi considerado como inclusão educacional naquele momento em Diadema? Qual a formação teórica dos agentes envolvidos nesse trabalho pedagógico? Quais são os aspectos inovadores das normas desenvolvidas no município? Como comparar o trabalho desenvolvido e as normativas federais atuais? Para responder a esses questionamentos este estudo, de cunho qualitativo, teve como referencial teórico, além da legislação nacional e municipal, as concepções de Mendes (2010) e Mainardes (2006; 2009), entre outros autores. A pesquisa de campo, realizada por meio de entrevistas a gestores e professores, possibilitou evidenciar que o panorama democrático contribuiu de forma muito antecipada para a implementação de um modelo de inclusão educacional, ousado e produtor de procedimentos pedagógicos, metodológicos de grande atualidade.Item A "revolta" de Jeú e a Estela de Dã: um estudo em 2 Reis 10,28-36(Universidade Metodista de São Paulo, 2016-03-21) SOUZA, Bruno Cavalcante de; KAEFER, José AdemarA pesquisa tem por objetivo trabalhar o evento da Revolta de Jeú, em conjunto com a Estela de Dã, tendo como ponto de partida para tal, a exegese da perícope de 2 Reis 10-28,36. A história Deuteronomista apresenta o ato da Revolta de Jeú como sendo um feito demasiadamente importante, na restauração do culto a Javé em Israel, a partir de um contexto onde o culto a outras divindades, em Israel Norte, estava em pleno curso. No entanto, a partir da análise conjunta da Estela de Dã, que tem como provável autor o rei Hazael de Damasco, somos desafiados a ler esta história pelas entrelinhas não contempladas pelo texto, que apontam para uma participação ativa de Hazael, nos desfechos referentes a Revolta de Jeú, como sendo o responsável direto que proporcionou a subida de Jeú ao trono em Israel, clarificando desta forma este importante período na história Bíblica. Para tal análise, observar-se-á três distintos tópicos, ligados diretamente ao tema proposto: (1) A Revolta de Jeú e a Redação Deuteronomista, a partir do estudo exegético da perícope de 2 Reis 10,28-36, onde estão descritas informações pontuais sobre período em que Jeú reinou em Israel; (2) Jeú e a Estela de Dã, a partir da apresentação e análise do conteúdo da Estela de Dã, tratando diretamente dos desdobramentos da guerra em Ramote de Gileade, de onde se dá o ponto de partida à Revolta de Jeú; e por fim (3) O Império da Síria, onde a partir da continuidade da análise do conteúdo da Estela de Dã, demonstraremos a significância deste reino, além de apontamentos diretamente ligados ao reinado de Hazael, personagem mui relevante no evento da Revolta de Jeú.Item A (des)institucionalização da fé: um olhar sobre o processo de reconfiguração religiosa evangélica no Brasil(Universidade Metodista de São Paulo, 2021-09-27) PARADELA, George Jeovanholi; SOUZA, Sandra Duarte deA modernidade com seu processo de secularização provocou uma reconfiguração profunda nas dinâmicas religiosas. Alguns aspectos perceptíveis desta reconfiguração é a subjetivação/individualização das crenças e a desinstitucionalização, isto é a perda do poder institucional em legitimar os sistemas de crença. A presente pesquisa busca compreender esse processo de reconfiguração religiosa no campo evangélico brasileiro a partir dos movimentos de desinstitucionalização deste cenário. Tendo como apontamento norteador entender de que forma os “evangélicos não determinados” e “sem religião” são uma expressão deste processo de desinstitucionalização da fé, nossa pesquisa irá identificar essas possíveis expressões de fé desinstitucionalizantes e compreendera a crítica que fundamenta esse caminho de fé que se manifesta de forma heterodoxa.Item A (r)existência das vocacionadas ao ministério pastoral Batista: descortinando a relação entre as pastoras Batistas de São Paulo e a não filiação na ordem dos pastores Batistas do Brasil em São Paulo (OPBB-SP)(Universidade Metodista de São Paulo, 2016-02-23) SOUZA, Valéria Vieira de; SOUZA, Sandra Duarte deO contexto batista é predominantemente marcado por lideranças masculinas, destinando às mulheres apenas lugares e comportamentos socialmente estabelecidos, como a casa, o cuidado, a maternidade, a submissão, entre outras características que enfatizam a hierarquia de gênero. Mesmo diante do desenvolvimento econômico e da ocupação que as mulheres estão conquistando no campo público, a igreja e principalmente as igrejas batistas, permanecem fundadas em alicerces que exaltam o poder masculino em detrimento do lugar que deve ser ocupado pelas mulheres, ou seja, onde elas decidirem atuar. Caso elas decidam atuar num campo predominantemente masculino, terão que lidar com a desconstrução de um pensamento socialmente permeado de dominação masculina e com a árdua construção de um pensamento que vise a igualdade de gênero. O objeto desta pesquisa é o ministério pastoral feminino no contexto batista brasileiro. O texto analisa o discurso das Pastoras Batistas do Estado de São Paulo e o discurso dos líderes da Ordem dos Pastores Batistas de São Paulo (OPBB-SP) a respeito do ministério pastoral feminino e a não filiação de mulheres na OPBB-SP. A importância deste trabalho é a de demostrar as relações de micro poder existentes entre pastores e pastoras e concomitantemente as desigualdades dentro do contexto batista com relação ao ministério pastoral feminino. Essa afirmação se consolida por meio das análises das entrevistas semiestruturadas que realizei na pesquisa de campo, com sete pastoras batistas do Estado de São Paulo, bem como com três líderes da OPPB-SP. Esta é uma pesquisa qualitativa, em que foram analisados documentos oficiais da igreja, como pautas de convenções, atas, sites institucionais, periódicos e documentos não oficiais encontrados em redes sociais, blogs, jornais online, entre outros. Posso afirmar que as pastoras batistas estão se mobilizando para cumprir sua vocação, usando argumentos transcendentes que impedem qualquer pessoa de desafiar ou duvidar de seu chamado pastoral, pois: “O vento sopra onde quer; ouve-se o ruído, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai. Assim acontece com aquele(a) que nasceu do Espírito.” (João 3.8).Item A aceitação da homoafetividade na igreja como centro dos tensionamentos entre a Igreja Presbiteriana Independente do Brasil e a Igreja Presbiteriana dos Estados Unidos da América(Universidade Metodista de São Paulo, 2019-03-11) NAHAS FILHO, Michel; SOUZA, Sandra Duarte deEsta dissertação aborda as condições históricas, culturais, sociológicas, políticas e religiosas que deram ensejo ao rompimento unilateral do acordo de parceria de missão conjunta entre a Igreja Presbiteriana Independente do Brasil - IPIB e a Igreja Presbiteriana dos Estados Unidos – PC (USA), por parte da Igreja brasileira. Este rompimento se deu por causa da aceitação, por parte da Igreja americana, da integração de indivíduos LGBTs, de maneira integral na vida da Igreja, aceitando tanto acesso ao ministério ordenado quanto à consagração de oficiais LGBTs leigos, como presbíteros e diáconos, de ambos os sexos, bem como a aceitação da celebração de casamentos de pessoas do mesmo sexo; atitude inaceitável na Igreja brasileira. Embora estas duas Igrejas compartilhassem as mesmas origens históricas na reforma protestante, seguindo a mesma tradição calvinista, tendo a mesma forma de governo, compartilhando transformações teológicas com a adoção da neo-ortodoxia de Karl Barth, elas, entretanto, chegaram a posições opostas nas questões ligadas a homoafetividade. Por quê? A verdade é que a história destas duas denominações protestantes históricas não são tão semelhantes assim como se poderia pensar, pois estão inseridas em sociedades muito diferentes, em diferentes estágios civilizatórios, o que provoca respostas e reações diferentes de seus membros a perguntas similares. Esta dinâmica é a que a dissertação se propõe a analisar.Item A adesão pentecostal de bandidos e ex-bandidos: um estudo sobre religião e periferia na favela do Jardim São Jorge em Cidade Ademar - SP(Universidade Metodista de São Paulo, 2015-09-30) SILVA, Lucas Braga Medrado da; RIVERA, Dario Paulo BarreraA dissertação preocupou-se em analisar as relações de bandidos e ex-bandidos com o pentecostalismo na Assembleia de Deus Fortificada em Cristo (ADFEC), situada na favela Jardim São Jorge, periferia da Cidade Ademar, região Sul da capital de São Paulo. Interessou-nos compreender as interações desses agentes e de qual maneira a igreja desempenhou seu trabalho em um espaço pentecostal. A pesquisa, teve como objetivo fundamental, examinar as aproximações da criminalidade e o pentecostalismo indicando suas rupturas e características peculiares. O trabalho de campo se dedicou em coletar dados que comprovassem atuação da ADFEC juntos aos agentes do crime, e em que medida a filiação religiosa dos agentes ganhava importância. Por fim, buscamos refletir sobre a adesão de bandidos e ex-bandidos ao pentecostalismo e a influência dessa adesão no cotidiano da comunidade.Item A arte da educação popular e o processo de libertação no pensamento de Comblin(Universidade Metodista de São Paulo, 2012-10-01) THOMÉ, Adriana; Jung Mo SungEste estudo discute a relação entre o processo de Libertação no pensamento de José Comblin e a Educação Popular, a partir da perspectiva antropológica e social da liberdade do ser humano como vocação singular de cada sujeito. Discute ainda a implicação desta noção de liberdade que inclui a responsabilidade para com o outro, como dimensão fundamental para o engajamento na luta pela transformação da sociedade. Por meio de pesquisa bibliográfica, foi realizada a análise dos elementos que fazem interface entre a noção de libertação-liberdade e a Educação Popular no pensamento de Comblin. Trabalha-se com a hipótese de que o elemento antropológico e social na perspectiva de libertação, presente no pensamento de José Comblin, tem relação com a gênese ideológica da Educação Popular e sua práxis libertadora na sociedade no Brasil, na segunda parte do século XX. Para tal, buscou-se apresentar a vida e a obra de José Comblin e daqueles que dialogam com ele, a fim de que se possa entender de maneira profícua a noção de libertação dentro dos períodos históricos que marcaram a renovação da Igreja Católica e a formação da Teologia da Libertação. Esses momentos marcantes dizem respeito ao Concílio Vaticano II, à Conferência de Medellín, de Puebla, de Santo Domingo e de Aparecida. Ainda se fez um breve histórico da Educação Popular no Brasil e na América Latina e suas implicações filosóficas e pedagógicas a fim de ter elementos concretos para realizar a análise da relação entre o referencial teórico e o contexto da Educação Popular e a noção de liberdade e libertação no pensamento de José Comblin.Item A arte e a competência leitora: uma experiência interdisciplinar(Universidade Metodista de São Paulo, 2016-03-31) OREFICE, Érica Felício de Carvalho; DEMARTINI, Zeila de Brito FabriEsta pesquisa trata do papel da Arte no contexto educacional. Inicialmente posiciona a pesquisadora no ambiente da Arte Educação por meio de relato autobibliográfico apresentando sua inquietação com a educação brasileira e o papel que a Arte neste cenário. Em seu primeiro capítulo navega nas trajetórias da Arte Educação no Brasil com o relato histórico de sua construção e constituição. Em seu capítulo segundo, adentra a Arte propriamente dita discutindo suas diversas linguagens e a posiciona como competência leitora do verbal e não verbal. Em seu último capítulo relata experiências com processos de ensino e aprendizagem em sala de aula tratando as possibilidades de leituras em Arte e as experiências interdisciplinares de Arte com Matemática, Química, Física e Filosofia, ressaltando as dificuldades e a riqueza destas experiências. O principal motivador da pesquisadora foi responder à pergunta: será que os professores, vivendo experiências formativas mediadas pela imagem, podem repensar as didáticas de suas áreas de conhecimento, propondo para os alunos também formas diferentes de expor seus saberes e junto deles seus sentimentos numa perspectiva mais integral da aprendizagem? Em suas considerações finais apresenta uma reflexão sobre os resultados obtidos em sala de aula apontando o diferencial conquistado com as experiências de reforço de aprendizagem por meio da Arte, oferecendo condições de responder à questão formulada e ainda inferir sobre outros pontos relacionados à capacidade leitora por meio de imagens. A pesquisa ressalta que ainda há muito por ser feito no que tange à educação e que este é um processo evolutivo e ininterrupto, uma forma de construção. Indica ainda a possibilidade de continuidade e expansão deste trabalho, reconhecendo que não só o educando deve ser tocado, mas também o Arte Educador.Item A atuação do psicólogo com homens autores de violência: alcances e desafios(Universidade Metodista de São Paulo, 2020-03-02) AULER, Raquel Gagliotti Coppola; SILVA, Rosa Maria FrugoliNesta pesquisa, buscou-se compreender e identificar as intervenção dos psicólogos nos grupos com homens autores de violência contra as mulheres. A proposta foi de ampliar o olhar sobre o universo da violência contra as mulheres e inserir os homens autores de violência como parte de um processo que demanda por serviços especializados. Tal intervenção veio ao encontro da Lei Maria da Penha que criou mecanismos específicos de responsabilização e educação com a possibilidade de juízes decretarem o comparecimento obrigatório à frequência em grupos reflexivos. O trabalho destes grupos, de forma gradativa, vem adquirindo relevância no cenário brasileiro, tanto no que se refere ao enfrentamento da violência contra as mulheres quanto como um trabalho que envolve a rede de profissionais da esfera jurídica e psicossocial. Neste contexto, apresenta-se então a figura do profissional psicólogo enquanto facilitador dos grupos, uma atuação que sai do tradicional modelo clínico, viabilizando o exercício de discussões em grupo e proporcionando a criação de um espaço psíquico na vida desses homens para que possam repensar suas ações, seus valores e crenças. Esta pesquisa foi qualitativa, sendo realizada com quatro profissionais psicólogos que atuam com grupos na região do ABC paulista. Realizou-se entrevistas semiestruturadas as quais foram analisadas por meio das perspectivas fenomenológicas. No que se refere aos alcances dos profissionais entrevistados na pesquisa têm-se: a) a percepção na efetividade deste trabalho quando observam transformações nas atitudes e discursos masculinos, b) repensar a ampliação e novas possibilidades de atuação do psicógologo frente ao fenômeno social da violência doméstica, c) um trabalho conjugado com o judiciário. No que tange aos desafios encontrados destaca-se a não remuneração dos profissionais psicólogos neste tipo de trabalho, atuando de forma voluntária. Desta forma, ressalta-se a relevância do serviço de psicologia que atende questões relacionadas à violência contra as mulheres, uma vez que os trabalhos com grupos destes homens alcança transformações de atitudes masculinas que intereferem nas assimetrias de gênero. Entretanto torna-se necessário investimentos nos seviços a fim de que se ampliem e mantenham em funcionamento.Item A autoavaliação institucional no ensino superior: a perspectiva e estratégia discentes(Universidade Metodista de São Paulo, 2014-08-21) ALVES, Marcelo Leandro Ferraz; SOUZA, Roger Marchesini de QuadrosO Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) inclui, como um de seus indicadores, a Autoavaliação Institucional, de responsabilidade das próprias Instituições de Ensino Superior (IES) e promovida, em seu âmbito, pelas Comissões Permanentes de Avalição (CPA). Essas avaliações devem gerar ações internas nas IES com o intuito de qualificar seus serviços, instalações e profissionais. A avaliação cumpre funções que envolvem relações de poder e estratégias desenvolvidas por seus usuários para atingir seus objetivos. É relevante, portanto, identificar esses mecanismos que influenciam diretamente o preenchimento das ferramentas de avaliação e que impactam os resultados auferidos e as ações decorrentes desse processo. Com este trabalho, pretendemos verificar quais são os mecanismos, as estratégias e as relações de poder envolvidos na realização da avaliação institucional a partir das representações dos respondentes, incluindo professores e alunos. O objetivo é analisar, por meio de uma pesquisa qualitativa, a autoavaliação institucional no ensino superior e os mecanismos presentes em sua realização, buscando identificar as relações de poder e as estratégias desenvolvidas decorrentes de depoimentos de uma amostra composta por alunos e professores participantes do processo.Item A cobertura de ataques terroristas na sociedade em rede: Os atos em Mogadíscio e Paris na perspectiva de cinco veículos jornalísticos(Universidade Metodista de São Paulo, 2019-11-11) SANCHES, Lilian Ribeiro; SILVA, Cilene Victor daAo considerar a complexidade da sociedade em rede, esta pesquisa investiga de que forma a representação midiática da cobertura jornalística dos ataques terroristas ocorridos na África e na Europa Central se apresenta no contexto atual, bem como suas principais consequências. Como recorte representativo dos dois continentes, foram selecionados os eventos ocorridos em Mogadíscio, na Somália, em outubro de 2017, e na capital francesa Paris, em novembro de 2015, para a composição do corpus do estudo de caso e consequente análise de conteúdo. Dessa forma, o método qualitativo descritivo norteou o desenvolvimento do trabalho, ancorado também na análise documental do consórcio START e no levantamento bibliográfico de três grandes frentes temáticas, referentes ao jornalismo internacional, à sociedade em rede e ao terrorismo. Além de revelar a desproporcionalidade da atenção midiática voltada aos ataques nos países do eixo Norte/Leste, exemplificada pela cobertura de Paris, a dissertação evidencia ainda a prevalência do discurso oficial na pauta do terrorismo, fenômeno respaldado tanto no predomínio do gênero jornalístico informativo quanto no uso de informações provenientes de agências de notícias. Ademais, expõe como a cobertura realizada pelos veículos ocidentais contribui para a propagação do pânico moral e, consequentemente, da islamofobia.Item A cobertura em política no webjornalismo: um estudo de caso da cobertura da política nas eleições municipais 2012 em Palmas-Tocantins(Universidade Metodista de São Paulo, 2013-04-11) MOTA, Malena Araújo; SANTOS, Marli dosO tema desta dissertação é a cobertura jornalística especializada em política em portais na internet durante as eleições municipais de 2012 em Palmas, capital do estado do Tocantins. A importância do estudo está na abordagem da cobertura política regional em período de campanha eleitoral, pouco estudada em algumas cidades como na capital do Tocantins, e de um pleito recente, ocorrido no ano passado. Além disso, o estado (criado com a divisão de Goiás em 1988) possui um perfil político peculiar, com grupos rivais que se perpetuam no poder. O objetivo principal aqui é analisar as rotinas produtivas nesses suportes digitais em tempos de eleições, e como se dão as relações entre fontes e jornalistas especializados em cobertura política. Como referenciais teóricos são apresentados os conceitos do newsmaking, agenda-setting e gatekeepers no cenário da internet e do jornalismo político. Para a pesquisa houve a necessidade de utilizar abordagens quantitativa e qualitativa, com o uso das técnicas de análise de conteúdo e entrevistas semiabertas (ou semiestruturadas) com os jornalistas responsáveis pelos dois principais portais de notícias especializados em política, T1 Notícias e Portal CT, durante o período eleitoral municipal em 2012. O conteúdo analisado abrange as publicações nos portais no período de 19 de outubro a 08 de novembro, momento em que a campanha eleitoral foi mais acirrada entre os candidatos à prefeitura de Palmas. As principais conclusões são que as rotinas produtivas dos veículos sofreram grandes mudanças, com a criação de editoria especial para a cobertura, além de contratação de profissionais de redação para a produção de um volume expressivo de informações sobre as eleições. Alguns aspectos que influenciaram na produção noticiosa, por se tratar de veículos digitais, foram a necessidade de rapidez na geração da informação, além da concorrência entre os portais - e consequentemente da verba publicitária. A quantidade de fontes oficiais e o prestígio dos jornalistas responsáveis pelos portais estudados também interferiram na cobertura, especialmente porque as relações de poder na cidade se dão de maneira mais intensa e mais próxima. Outro destaque na conclusão é que os portais exploram pouco as características do webjornalismo, restringindo-se basicamente a textos, e deixando de usar a linguagem multimídia, a interatividade e o hipertexto.Item A compaixão no Dêutero-Isaías e no Dalai Lama, Além da Religião(Universidade Metodista de São Paulo, 2024-09-03) RAICHART, Jonathan Jesse; CARNEIRO, Marcelo da SilvaDêutero-Isaías apresenta um aspecto compassivo de YHWH. O 14º Dalai Lama – uma figura proeminente do budismo tibetano Geluk e vencedor do Prêmio Nobel da Paz – enfatiza a compaixão como um elemento fundamental da sua “ética universal”. Este trabalho examina primeiro a apresentação da compaixão pelo Dalai Lama em Além da Religião, concentrando-se em como ele a caracteriza e descreve com base nos ensinamentos de Tsongkhapa, o fundador da tradição Geluk. A educação do Dalai Lama no budismo tibetano e a sua subsequente defesa global da paz e do diálogo inter-religioso sublinham a importância do seu trabalho. A seguir, são exploradas as caracterizações e descrições de Dêutero-Isaías da face compassiva de YHWH, empregando uma exegese da perícope 49:8-21, que é rica em compaixão. Estas passagens bíblicas, compostas durante o exílio babilônico, fornecem uma fonte para a compreensão da compaixão divina, das promessas de vindicação de YHWH e do seu desejo de resgatar os israelitas sofredores e, por extensão, a humanidade em geral. Por fim, é apresentado o princípio pluralista como referencial teórico, para aproximar as caracterizações da compaixão nos ensinamentos do Dalai Lama e nos escritos do Dêutero-Isaías, tanto da perícope anterior como de Is 51:4-16. Este conceito é aplicado nas Ciências da Religião através de uma análise hermenêutica, combatendo as deficiências da religião comparada – tais como o vício de origem, e o estereótipo das religiões ocidentais como o paradigma, com as religiões não ocidentais como “outras” –, ao passo que dá tempo suficiente para apreciar as ricas e distintas nuances de cada sistema, tratando-os como iguais na mesa de discussão. Esta dissertação aborda os desafios de conciliar a compaixão defendida pelo Dalai Lama em Além da Religião com a face compassiva de YHWH em Dêutero-Isaías. Enquanto o Dalai Lama pretende estabelecer uma ética universal baseada na compaixão, o Dêutero-Isaías oferece uma perspectiva profética do Antigo Israel sobre a compaixão divina, que conduz à salvação. A questão central é se estas duas abordagens distintas da compaixão podem servir de base para o diálogo e a compreensão, particularmente como um caminho para reconstruir a sociedade humana. Encontram-se extensos pontos em comum, especificamente no que diz respeito à descrição da compaixão: um desejo ou uma ação para libertar os outros do sofrimento, tanto mental como físico, com este alívio resultando em felicidade e bem-estar. A compaixão é vista como permeando a justiça em Dêutero-Isaías, semelhante à justiça baseada em compaixão no Dalai Lama, com a esperança brotando da compaixão, surgindo da libertação infinita do sofrimento e da consequente felicidade duradoura em ambos. A compaixão universal é encontrada em ambos os sistemas. Numa época de tremendo sofrimento existencial nacional e global – pandemias, guerras, fome, injustiça social e destruição ambiental – a religião pode proporcionar benefícios inestimáveis, oferecendo alívio. Este trabalho discute a compaixão a partir de duas religiões do mundo, por ter o potencial de ser uma base para o diálogo inter-religioso, num esforço para aliviar o sofrimento no Brasil e no mundo, contribuindo para a reconstrução da humanidade.Item A comunicação comunitária dos Quilombolas Carrapatos da Tabatinga: o diálogo como práxis da comunicação interpessoal e grupal(Universidade Metodista de São Paulo, 2016-09-19) SGOTI, Silmara de Mattos; PERUZZO, Cicilia Maria KrohlingO estudo enfatiza a comunicação comunitária dos Quilombolas Carrapatos da Tabatinga, comunidade localizada na cidade de Bom Despacho, no Estado de Minas Gerais. Os objetivos são compreender de modo sistemático e com base científica os processos de comunicação das práticas participativas e de gestão existentes na comunidade, além de verificar se há um trabalho desenvolvido nos meios de comunicação grupais ou midiáticos de alcance comunitário ou local, para amplificar as demandas sociais dos quilombolas em Bom Despacho. A pesquisa bibliográfica construiu o marco teórico sobre comunidades, comunicação comunitária e uma breve explanação sobre o Quilombo como símbolo de resistência no Brasil. Utilizou-se a pesquisa etnográfica, sob os parâmetros da dialética, com apoio da observação participante na investigação de campo, em determinadas atividades e não de forma permanente, que permitiu um estudo in loco. Foram aplicadas técnicas complementares de coleta de dados: a entrevista semiestruturada como forma de obter com clareza as descrições da comunidade e as relações comunicantes no meio cultural que está inserida: a sua ancestralidade negra, o território real e simbólico e o convívio com a sociedade local. As entrevistas foram com os líderes comunitários, membros da comunidade e alguns atores da sociedade local. Complementou-se o estudo com análise documental referente a comunidade quilombola citada e com dados secundários como: informações já disponíveis em órgãos públicos e privados ou instituições vinculadas a comunidade. Na conclusão do estudo verificou-se que o diálogo é a práxis da comunicação comunitária interpessoal e grupal dos Quilombolas Carrapatos da Tabatinga. Nos processos comunicacionais entre os membros da comunidade o diálogo crítico se faz presente nas discussões sobre as demandas sociais como: a importância da identidade quilombola, a valorização da memória dos ancestrais escravos, a necessidade de resistirem ao preconceito e a desigualdade social na sociedade local, e a luta pelo direito constitucional de reaver os territórios quilombolas. A comunidade tem uma comunicação dialógica com a sociedade local, por meio das manifestações culturais, como no Congado, no qual constatou-se a força comunicante das demandas sociais nos cantos, danças e indumentárias. Há participação da comunidade nos meios de comunicação de Bom Despacho em espaços cedidos, de forma esporádica, em rádio comercial para divulgação dos seus eventos e atividades culturais. A comunidade utiliza rede social para publicar seus conteúdos, por ser um meio de comunicação de baixo custo e alta abrangência. Não foi constatado na cidade de Bom Despacho nenhum trabalho desenvolvido nos meios de comunicação midiáticos de alcance comunitário ou local, para amplificar as demandas sociais dos Quilombolas Carrapatos da Tabatinga. O exercício da cidadania da comunidade em Bom Despacho é prejudicado, por ser minoria tem baixa representatividade no poder público municipal, o que resulta em falta de políticas públicas que atenda as demandas sociais da comunidade, as conquistas sociais da comunidade vieram por meio do Governo Federal.Item A comunicação da Igreja Católica no Brasil : tendências comunicacionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil(Universidade Metodista de São Paulo, 2016-11-22) ALVARENGA, Ricardo Costa; MELO, José Marques deEstudo sobre a comunicação da Igreja Católica no Brasil, tendo como objetivo central a identificação das tendências comunicacionais adotadas pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que é a principal estrutura de poder da Igreja Católica no país, desde a sua criação em 1952. Identificar essas tendências comunicacionais é importante, pela necessidade de sistematização do conhecimento sobre o tema e, também, por contribuir com os estudos relacionados à interface Comunicação e Religião no Brasil. A pesquisa foi desenvolvida com base em levantamento bibliográfico, análise documental em arquivos da CNBB, disponibilizados pelo Centro de Documentação e Informação da instituição, além de entrevistas com lideranças de comunicação da Igreja, como bispos, religiosos e leigos que desempenharam as funções de assessores e presidentes da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação. Nossas principais conclusões são que a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil foi influenciada por aspectos sociais, eclesiais, políticos e econômicos para pensar a comunicação e que a figura das lideranças de comunicação foram sem dúvida determinantes em certos períodos de abertura e outros de inflexão na relação da Igreja com a comunicação. Suas referências influenciavam nos trabalhos da conferência, como aconteceu nos primeiros anos, que ficaram marcados pelo funcionalismo e, posteriormente, pelos estudos críticos e sociais.Item A comunicação de mercado e a ressignificação de marca: como as interações em redes sociais virtuais geram a percepção do consumidor(Universidade Metodista de São Paulo, 2014-04-24) PEREIRA, Everaldo; GALINDO, Daniel dos SantosEste estudo tem como objetivo analisar como os processos comunicacionais de manifestações perceptivas dos consumidores pós-modernos, a partir das interações em redes sociais virtuais, contribuem para a ressignificação da imagem de marca. Reavaliamos o processo comunicacional ante as novas interações econômicas e tecno-sociais, partindo de uma visão de consumo de significados e um deslocamento do marketing das necessidades para um marketing de sentidos. Para tanto, desenvolvemos um estudo de caso único da marca Lego, a partir de levantamento bibliográfico, levantamentos qualitativos das interações em sites, análise de conteúdo de blog e análise qualitativa de fórum de consumidores da marca. Assim, concluímos que a comunicação de mercado assume um papel aglutinador nas construções simbólicas da imagem de marca nas organizações e que a facilidade econômica e atemporal em compartilhar manifestações por meio da internet ressignifica a imagem de marca em um papel de troca simbólica na bolsa de valores de imagens das redes on-line.Item A comunicação institucional como prática discursiva na construção da identidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí - IFPI(Universidade Metodista de São Paulo, 2018-05-09) BATISTA, Franco Roberto Bastos; GONÇALVES, Elizabeth de MoraesA dissertação aborda as práticas discursivas da comunicação institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI), desenvolvidas pela Diretoria de Comunicação Social (Dircom), na divulgação dos eventos científicos (seminários, congressos, mostras, feiras e etc.) dos cursos regulares ofertados pelos campi do IFPI. A Dircom utiliza-se de ferramentas voltadas para a análise do discurso, quando divulga os eventos desses cursos, resultando em contribuições relevantes durante o processo de construção da identidade do IFPI, e muitos desses cursos só existem em determinados campi, como forma de atender às demandas socioeconômicas dos arranjos produtivos locais (APLs), situados em municípios-sede ao longo dos 12 territórios de desenvolvimento do estado do Piauí. O entendimento do cenário da investigação deu-se por intermédio de uma discussão teórica em conformidade com o seu objeto – que é a própria comunicação institucional do IFPI – e o problema de pesquisa que foi aplicado à comunicação nos veículos e ou canais oficiais do IFPI, sobre os eventos científicos dos cursos regulares ofertados pelos campi, se estão ou não contribuindo na construção da identidade institucional. Foi realizado um amplo levantamento quantitativo, de caráter exploratório, que nos permitiu identificar 68 publicações institucionais sobre os eventos dos cursos nos campi da instituição, em período de seis meses: de 1º de junho de 2017 a 1º de dezembro de 2017. Após o levantamento das publicações, utilizamos os aspectos metodológicos da Análise do Discurso para identificar as práticas discursivas, com o foco no ethos e nas cenas de enunciação, tomando por base o protocolo de análise que foi desenvolvido para verificar o uso do discurso institucional frente à construção da identidade do IFPI. Com a conclusão do levantamento, foram selecionadas algumas publicações institucionais para as análises qualitativas em relação aos itens lexicais, as técnicas argumentativas, os elementos de destacabilidade e os aspectos externos ao texto linguístico: imagens, desenhos, fotografias, cores e cenas predominantes.Item A comunicação Mercadológica e a Apropriação de um estilo de vida: Estudo de caso da marca Harley Davidson no Brasil(Universidade Metodista de São Paulo, 2015-03-30) PANZARINI, Bruna; GALINDO, Daniel dos SantosEste estudo busca entender como um processo de comunicação mercadológica pode vincular na mente de seus consumidores elementos simbólicos sobre estilo de vida e pertencimento a uma comunidade da marca alimentando o imaginário de seus consumidores por meio de uma filosofia de vida e forma de viver muito particular. A argumentação da marca é regida em relação ao pertencimento de seus consumidores a uma "tribo", e o seu discurso aparenta ser semelhante em todos os cantos do mundo. O caso escolhido para estudo foi a Harley Davidson, pois é uma marca que integra todos esses elementos. Os procedimentos metodológicos escolhidos para esta dissertação foram pesquisa bibliográfica e documental, que contribuíram para a formação do conhecimento teórico e informacional. Além disso, uma pesquisa de campo subdividida em: observação participante com os consumidores da cidade de Sorocaba; participantes do HOG, que é o moto clube exclusivo da marca, coleta de entrevistas semiestruturadas com os membros do HOG de Sorocaba, concessionário Sorocaba e funcionários da empresa no Brasil. Por meio desse trabalho percebeu-se que a comunicação mercadológica e suas ações vêm ao encontro das aspirações, sensações e desejos dos consumidores e como eles se identificam com a marca e com o estilo de vida proporcionado por ela. Os consumidores Harley Davidson são grandes entusiastas da marca e da sua filosofia de vida.Item A comunicação mercadológica na oferta de microcrédito: um estudo de caso do Banco Itaú na periferia de São Paulo(Universidade Metodista de São Paulo, 2013-05-02) GIANNOTTI, Marcos; TARSITANO, Paulo RogérioPor um lado, o mundo do Século XXI com ferramentas que possibilitam cada vez mais estarmos conectados e dependentes das tecnologias de comunicação, em que a internet prevalece como meio principal para as pessoas se relacionarem, interagirem, consumirem, se divertirem e se informarem. Do outro lado, quase que uma ilha à parte dessa tendência tecnológica, um espaço em que a comunicação oral, a confiança, o valor da palavra, o conhecer o vizinho do bairro e a comunidade são o que prevalece. Trata-se de mais um fenômeno decorrente do crescimento da Classe C no Brasil, posterior ao lançamento do Plano Real, por Fernando Henrique Cardoso no governo do ex-presidente Itamar Franco, e da implantação de medidas sociais nos anos seguintes, durante o governo de Luiz Inácio Lula da Silva. O segmento que representa 54% da população brasileira e desperta a atenção das empresas como uma nova frente de geração de riquezas e negócios. Por meio de pesquisa bibliográfica e análise documental para análise de conteúdo, este estudo de caso único investigará como o Banco Itaú se comunica com esse público para oferecer o microcrédito na periferia da cidade de São Paulo. Num mundo em que se pensa quanto mais rápidas e sensoriais serão as tecnologias de informação no futuro, o bom e velho bate-papo pode levar a conhecimentos importantes quando queremos nos comunicar com as camadas populares da população.Item A Comunicação mercadológica na sociedade em rede: apropriação da cultura participativa pela publicidade(Universidade Metodista de São Paulo, 2014-04-15) VAN DAL, Jorge Luiz Garcia; GALINDO, Daniel dos SantosO mercado publicitário vive uma grande transformação e em pouco tempo vem tendo de aprender a lidar com uma audiência que age e interage com as marcas, e, mais do que formas de comunicação, busca formas de relacionamento. Torna-se de extrema importância refletir sobre as formas mais adequadas de publicidade que sejam relevantes a esse novo cenário. Este trabalho tem como objetivo compreender como a publicidade está se apropriando da cultura participativa no contexto sociotécnico da sociedade em rede. Para isso foi utilizado como método à pesquisa bibliográfica e estudo de caso da campanha realizada pela cerveja Stella Artois, denominada “The King of Cannes”. Percebeu-se que a referida campanha reforça a publicidade participativa, ao contrário da publicidade tradicional baseada na interrupção. Esse caso exemplifica as eventuais mudanças nas praticas da propaganda que deve caminhar ao lado da expansão tecnológica, da convergência das mídias e do relacionamento com público consumidor, levando em consideração as praticas de acesso mediadas por tecnologias da comunicação que viabilizam as relações de consumo e de trocas com as organizações no ambiente do ciberespaço.