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Item A arte da educação popular e o processo de libertação no pensamento de Comblin(Universidade Metodista de São Paulo, 2012) THOMÉ, Adriana; Jung Mo SungEste estudo discute a relação entre o processo de Libertação no pensamento de José Comblin e a Educação Popular, a partir da perspectiva antropológica e social da liberdade do ser humano como vocação singular de cada sujeito. Discute ainda a implicação desta noção de liberdade que inclui a responsabilidade para com o outro, como dimensão fundamental para o engajamento na luta pela transformação da sociedade. Por meio de pesquisa bibliográfica, foi realizada a análise dos elementos que fazem interface entre a noção de libertação-liberdade e a Educação Popular no pensamento de Comblin. Trabalha-se com a hipótese de que o elemento antropológico e social na perspectiva de libertação, presente no pensamento de José Comblin, tem relação com a gênese ideológica da Educação Popular e sua práxis libertadora na sociedade no Brasil, na segunda parte do século XX. Para tal, buscou-se apresentar a vida e a obra de José Comblin e daqueles que dialogam com ele, a fim de que se possa entender de maneira profícua a noção de libertação dentro dos períodos históricos que marcaram a renovação da Igreja Católica e a formação da Teologia da Libertação. Esses momentos marcantes dizem respeito ao Concílio Vaticano II, à Conferência de Medellín, de Puebla, de Santo Domingo e de Aparecida. Ainda se fez um breve histórico da Educação Popular no Brasil e na América Latina e suas implicações filosóficas e pedagógicas a fim de ter elementos concretos para realizar a análise da relação entre o referencial teórico e o contexto da Educação Popular e a noção de liberdade e libertação no pensamento de José Comblin.Item Análise dos instrumentos de avaliação de inteligência emocional e sua relação com a percepção do sucesso na carreira(Universidade Metodista de São Paulo, 2018-02-28) OLIVEIRA, Maclean de; COSTA, Luciano VenelliEste estudo objetiva identificar as relações entre a inteligência emocional e a percepção de sucesso na carreira através de uma pesquisa quantitativa. Para isso, foi realizada uma revisão bibliográfica dos instrumentos de mensuração da inteligência emocional disponíveis na literatura, de onde se selecionou um instrumento a ser aplicado em uma amostra de indivíduos com 5 ou mais anos de carreira, juntamente com um instrumento de avaliação da percepção do sucesso na carreira. A pesquisa foi realizada com 93 respondentes, utilizando o Trait Meta Mood Scale para analisar a Inteligência Emocional e a Escala Reduzida de Percepção de Sucesso na Carreira para analisar a Percepção de Sucesso na Carreira. Os resultados mostraram baixa relação entre a Inteligência Emocional e Percepção de Sucesso na Carreira.Item Intenção empreendedora: um estudo com empreendedores e potenciais empreendedores do Estado do Acre(Universidade Metodista de São Paulo, 2018-03-06) BRITO, Bárbara Alessandra Vieira de; KUNIYOSHI, Márcio ShoitiO tema empreendedorismo tem conquistado um espaço considerável na educação, nas políticas públicas e no interesse dos pesquisadores e gestores, muito em função do seu impacto em aspectos sociais e econômicos de uma nação. Esse crescente interesse se deve, em boa medida, à correlação entre o empreendedorismo e o crescimento econômico, manifestados por meio da inovação e da criação de postos de trabalho. A intenção empreendedora é considerada como a primeira etapa no processo de descoberta e exploração de oportunidades (KOLVEREID, 2016), o que faz com que a intenção seja fundamental na compreensão do empreendedorismo (SCHLAEGEL; KOENIG, 2014). Ferreira (2017) destaca que, apesar do crescimento dos trabalhos internacionais sobre intenção empreendedora, no Brasil ainda existe um gap de estudos teóricos e empíricos a respeito desse assunto. Em função disso, esta dissertação teve como objetivos analisar sob a óptica da Teoria do Comportamento Planejado (TCP), os fatores determinantes da intenção empreendedora dos empreendedores e potenciais empreendedores do Acre. Foram consideradas para a pesquisa os egressos do Seminário Empretec, que é um seminário que foi desenvolvido pela Organização das Nações Unidas (ONU) e é uma das ferramentas utilizadas pelo Sebrae na busca de aumentar o potencial empreendedor para empresários e possíveis empresários. A abordagem escolhida foi a de método quantitativo. Para a coleta de dados, foram empregadas, de forma parcial, o questionário desenvolvido por David McClelland (1965; 1987), que é utilizado nos projetos da United Nations Conference on Trade and Development (UNCTAD), e a escala desenvolvida por Liñán e Chen (2009), que tem por base a TCP. As conclusões da pesquisa revelaram que a atitude face ao comportamento, que, segundo Teo e Lee (2010), é a predisposição, favorável ou não, de um indivíduo em desenvolver um comportamento específico, é o construto que mais influencia positivamente a intenção empreendedora, ou seja, quanto mais positiva a atitude da pessoa em relação ao empreendedorismo, maior será a intenção de empreender. Em seguida, os construtos que mais influenciam positivamente a intenção empreendedora são as normas subjetivas e a percepção de controle, respectivamente. A não aceitação da hipótese de que a necessidade de realização influencia positivamente a intenção empreendedora pode ser devido ao fato de que as características psicológicas dos empreendedores podem sofrer alterações conforme o empreendedor vai se distanciando do momento em que aconteceu o evento motivador do empreendedorismo.Item Evasão universitária: compreendendo o fenômeno no universo juvenil. Um estudo de caso com jovens evadidos do curso de administração de uma IES confessional(Universidade Metodista de São Paulo, 2018-03-07) SANTOS, Marcos Aurélio Corrêa dos; ALVES, Luiz RobertoO fenômeno da evasão no ensino superior vem sendo investigado há algum tempo e em diferentes cenários, como por exemplo nos cursos presenciais e na modalidade a distância, ou diferenciando-se por cursos estudados e metodologias de pesquisa, sempre com fortes recomendações de pesquisadores, para que se realizem investigações ainda mais específicas, a fim de se gerarem dados mais consistentes para as ações dos gestores de instituições de ensino. Nesse contexto, percebe-se que são raras ainda as pesquisas, específicas, sobre os motivos que levam os jovens a evadirem do ensino superior, um público que hoje representa cerca de 25% da população brasileira e que vem desenvolvendo características e comportamentos próprios e diferentes das gerações anteriores. Assim, o problema desta pesquisa encontra-se em entender por quais motivos o jovem vale paraibano e estudante de uma IES confessional está desistindo de cursar Administração. Por meio de pesquisa qualitativa, utilizando-se o método do estudo de caso e apoiando-se nas técnicas de entrevistas, análises documentais e focus group, objetivou-se com este trabalho levantar os motivos que levam os jovens de uma IES confessional, da região do Vale do Paraíba, a abandonarem o curso de Administração antes de seu final, analisando muito mais do que somente a resposta formal apresentada na ocasião da saída do curso, mas também compreendendo todo o entorno da situação. Os resultados evidenciam que a evasão do jovem pesquisado, embora em sua declaração primeira e formal haja uma causa única, perpassa por um acúmulo de fatores que geram insatisfação e frustração com a experiência estudantil, tais como questões pedagógicas, administrativas e pessoais. Além disso, destaca-se uma deficiência no processo de combate à evasão por parte da Instituição de Ensino pesquisada, que está perdendo alunos sem compreender ao certo os motivos, além de não conseguir acessar toda carga de informação que esses discentes possuem. Este trabalho pode ajudar a compreender o universo juvenil e suas insatisfações, sobretudo no plano do ensino, porém, tal pesquisa traz consigo limitações de campo de aplicação e localização geográfica. Estudos futuros em outros cursos, outras instituições e em outras regiões do país, poderão auxiliar na construção de um panorama mais completo.Item Espiritualidade nas organizações: um estudo de caso de sua influência na cultura organizacional(Universidade Metodista de São Paulo, 2018-03-08) CALDAS, Jalmar Ribeiro; KUNIYOSHI, Márcio ShoitiA partir da década de 1990, com o advento da “Nova Economia” e o processo de globalização, as organizações começam a passar por ciclos de transformações estruturais em função de mudanças socioeconômicas cada vez mais frequentes. Como consequência a única regra passa a ser a incerteza. Tendo em vista este conjunto de fatores de transformação dos tempos atuais é que as organizações e o ser humano passam a sentir a necessidade de uma dimensão maior, que os englobe, integre e complete de forma holística e simbiótica. Surge então uma nova dimensão como forma de complemento e resposta as suas dúvidas e necessidades: a espiritualidade. A espiritualidade passa a ser o “amálgama”, a diferenciação para uma organização competitiva e lucrativa e o elo com seus colaboradores. Além disso, torna-se o fator que norteia a interação entre o indivíduo, o ambiente de trabalho e a sociedade, gerando dinâmicas mais salutares, produtivas, e acima de tudo, mais éticas e humanas. É a partir desta nova perspectiva e necessidade das esferas humana e corporativa que o tema espiritualidade organizacional assume importância cada vez maior e mais proeminente nos meios científico e corporativo do século XXI. A espiritualidade vem, desta forma, ocupar uma lacuna criada no processo de globalização: globalizou-se a economia, mas não o social, o humano, e consequentemente as culturas organizacionais. É dentro deste contexto complexo que esta pesquisa tem por intento avaliar como a espiritualidade influencia a cultura e os valores organizacionais, como é percebida por gestores e colaboradores, quais são seus resultados e como isto se sustenta, ou não, ao longo do tempo. Nesse sentido, o objetivo geral desta pesquisa é compreender as influências das dimensões da espiritualidade no contexto da cultura corporativa de uma organização privada e como esta dinâmica ocorre. Para tal intento, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, com o método de estudo de caso em uma organização multinacional privada de São Paulo. Desse modo, por meio da triangulação de dados, foi possível constatar que a entidade pesquisada se trata de uma organização que tem em sua cultura organizacional valores de espiritualidade que são praticados, documentados e percebidos por seus funcionários na realidade da organização. Houve destaque para uma dinâmica diária de trabalho que conduziu a organização a um intenso compartilhamento de conhecimento e a criação de um ambiente extremamente favorável à inovação. Os gestores da organização demonstraram em seus relatos que se dedicam ao desenvolvimento de práticas altamente éticas, integras e colaborativas, desenvolvendo um ambiente no qual a transparência, a confiança e o senso de propósito são fatores presentes entre seus membros, fenômenos estes confirmados pela percepção de seus colaboradores. Pudemos constatar, outrossim, que a organização teve origem e tem seu desenvolvimento e perenidade utilizando-se dessas dimensões em uma forte cultura organizacional preservada em seus valores organizacionais de forma imutável, por meio de práticas enfatizadas até os dias de hoje. Esses resultados a longo prazo podem caracterizar um fenômeno e exemplo a outras organizações para a criação e manutenção de um ambiente agradável, dinâmico e colaborativo, ou que proporcione a geração de novos conhecimentos para que se torne um celeiro de novas ideias e inovação. Neste contexto, e pelos resultados aferidos, vimos responder à questão de pesquisa que é “Como as dimensões da espiritualidade influenciam a cultura organizacional?”. Este estudo abre espaço para novas e futuras pesquisas em diferentes organizações de modo a contribuir com novas informações e conclusões mais abrangentes.Item Prazer e sofrimento no trabalho dos líderes e liderados nas áreas da saúde e da educação(Universidade Metodista de São Paulo, 2018-03-21) SUEIRO, Simone Grecco Sanches; COSTA, Luciano VenelliQuantidade de pesquisas com relação ao prazer, satisfação no trabalho e qualidade de vida, estão aumentando. Em contra partida, temas que envolvem a relação entre líder e liderado têm demonstrado relevância na vivência do sofrimento. Este estudo apresenta temas publicados demonstrando a evolução da sociedade no mundo do trabalho, a vivência do sofrimento nos líderes e liderados nas áreas da saúde e da educação. Para contemplar esse objetivo foi realizada uma pesquisa exploratória, descritiva e transversal com abordagem quantitativa. Os dados foram coletados por meio de questionários aplicados aos médicos, enfermeiros, coordenadores e professores. Esse estudo, se apropria os pressupostos teóricos da Psicodinâmica do Trabalho, que embasam a Escala de Indicador de Prazer e Sofrimento no Trabalho. Os profissionais da área da Educação vivenciam mais prazer, já os profissionais da área da Saúde vivenciam mais sofrimento no trabalho. Os líderes vivenciam mais sofrimento no trabalho.Item Finanças comportamentais: a racionalidade ou intuição como objeto de estudo sobre o processo decisório de investidores no período de 2007 a 2016(Universidade Metodista de São Paulo, 2018-03-22) ROMEIRO, Vladimir; TAMBOSI FILHO, ElmoO tema Finanças Comportamentais tem conquistado um espaço considerável na Teoria de Finanças, devido à tomada de decisão de uma organização exigir a busca do conhecimento nas mais variadas áreas. Esse crescente interesse se deve à percepção por parte dos estudiosos de que o comportamento dos investidores não parte apenas de uma linha racional, mas que em alguns momentos são perceptíveis aos aspectos psicológicos no processo decisório. Diante de estudos seminais de Kahneman e Tversky (1979) cuja premissa partiu da ideia de que crenças tendem a gerar uma postura de incerteza no momento da decisão, é possível observar que em alguns cenários determinadas escolhas de investimentos não são baseadas apenas nas informações disponíveis. O presente estudo analisa a relação entre o comportamento racional e intuitivo dos investidores de fundos de investimentos brasileiros no período de 2007 a 2016, onde se procurou constatar se existem vieses heurísticos nos estudos das finanças tradicionais, comparando o indicador macroeconômico PIB ao volume investido e captação líquida de investimentos de multimercados e compreendendo se o desempenho da economia brasileira está alinhada ao comportamento do investidor. A abordagem escolhida foi a de método qualitativo. As conclusões da pesquisa revelaram que o comportamento do investidor teve uma tendência a seguir de acordo com a heurística do efeito manada. Observou-se que o comportamento do investidor brasileiro mesmo em períodos onde a economia brasileira apresentava um crescimento, tendeu a adotar uma postura adversa no período de crise mundial, evidenciando a discussão de que em momentos de crises financeiras mundiais não são observados todos os fatores informacionais no processo decisório.Item Análise da influência dos efeitos do coping e liderança transformacional sobre o tecnoestresse nos profissionais contábeis(Universidade Metodista de São Paulo, 2018-06-21) ALMEIDA, Ari Ricardo de; CAPPELLOZZA, AlexandreA utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação apresenta um papel cada vez mais preponderante na vida e no trabalho da sociedade contemporânea. Do ponto de vista do indivíduo, as Tecnologias da Informação e Comunicação apresentam importância e relação com a satisfação profissional, carreira e a vida pessoal, como também associam estressores ao ambiente profissional. Este estudo analisou os efeitos da liderança transformacional e das estratégias de enfrentamento no tecnoestresse. A pesquisa fundamenta-se em uma abordagem de investigação quantitativa com corte transversal único. Os dados foram analisados por meio de 193 questionários respondidos por profissionais de diversas áreas, inclusive da área contábil, o que permitiu uma análise entre grupos de profissionais. Para os testes de hipóteses do estudo, foi realizada a análise de equações estruturais. Os resultados indicam que a liderança transformacional e as estratégias de coping não apresentam efeito sobre os construtos de tecnoestresse. Apesar disso, foram encontradas diferenças significantes entre profissionais que que lidam com o Sistema Público de Escrituração Digital, com efeito positivo entre liderança transformacional e a estratégia de coping de reavaliação positiva.Item Fatores antecedentes à exaustão no trabalho(Universidade Metodista de São Paulo, 2018-06-25) CRISPIM, Ingrid Aparecida Siqueira; CAPPELLOZZA, AlexandreAs empresas têm buscado uma melhor gestão administrativa, aperfeiçoamento dos processos, implementação de novas tecnologias para maior agilidade na produção e obter melhores resultados com o aumento da produtividade e satisfação no trabalho. Porém, estes aperfeiçoamentos também podem levar a efeitos negativos aos funcionários tais como a Exaustão no trabalho. Esse estudo investigou fatores que influenciam a exaustão no trabalho, inclusive seu efeito pelo Tecnoestresse. Para tanto, o trabalho foi conduzido por meio de uma pesquisa confirmatória e de corte transversal único por meio de um questionário com 10 perguntas demográficas e 40 questões. Os dados foram analisados por meio de 273 questionários respondidos por profissionais usuários das tecnologias de informação. Para os testes de hipóteses do estudo, foi realizada a análise de equações estruturais, ao modelo de pesquisa proposto. Foi confirmado que o Tecnoestresse teve o maior efeito na exaustão no trabalho. E o estudo evidencia que o segundo maior efeito foi o conflito de papéis, seguido da justiça distributiva como um fator atenuante da exaustão, ou seja, a percepção de justiça organizacional pelos colaboradores diminui o nível de estresse. A confiança na gestão não foi confirmada como um fator que influencia a exaustão no trabalho.Item Planejamento estratégico em micro e pequenas empresas (MPEs): estudo de caso numa empresa do comércio varejista de Itanhaém e região(Universidade Metodista de São Paulo, 2018-09-12) COTTA, Celso Peixoto; KUNIYOSHI, Márcio ShoitiA busca pela consecução de melhores resultados tem motivado as organizações a desenvolverem sua capacidade estratégica para enfrentar as mudanças e desafios no contexto da economia globalizada. Desta forma, em busca de obter sucesso no mundo dos negócios, as empresas têm superado diversos desafios, e para isto utilizam estratégias variadas. No setor varejista, está havendo um processo de transformação bastante acirrado, e estas mudanças estão fazendo com que as organizações procurem aprimorar seu ambiente de trabalho modificando suas práticas, indo à busca de diferenciais para ultrapassar as barreiras do mercado. É preciso preparar a empresa para, diante das oportunidades e ameaças, otimizar as vantagens competitivas em relação à concorrência. Planejar é contrário a improvisar. Quem improvisa, nem sempre obtém resultados. Neste ínterim, o planejamento estratégico para uma organização é perene, mas para isso a empresa deve pensar estrategicamente, e esta é representada e administrada por gestores e empreendedores que, por sua vez, devem estar preparados para produzir e conduzir esta ferramenta para enfrentar os desafios constantes da competitividade, aumentando a possibilidade de obter um bom posicionamento no mercado em que atua. Este estudo tem como foco central analisar o planejamento estratégico em uma microempresa do ramo de varejo de materiais hidráulicos e elétricos no município de Itanhaém-SP. Este estudo desenvolveu uma pesquisa exploratória para formação do referencial teórico e uma pesquisa de campo de abordagem qualitativa. O método utilizado é o estudo de caso único. Ao final do estudo foi possível verificar que os resultados apresentados pela Idralar Comercio de Materiais Hidráulicos e Elétricos como uma EPP atuante há 23 anos no mercado com imagem consolidada em seu mercado de atuação vão de encontro com o que é apresentado em outras pesquisas semelhantes, com o planejamento estratégico não sendo realizado pela empresa formalmente, apesar de percebê-lo nas falas do gestor, com seus elementos sendo considerados por eles no dia a dia de seu negócio, verificando-se nesse caso fatores de sucesso que podem ser atribuídos à especialização em um segmento de mercado, ao engajamento, lealdade e comprometimento dos sócios e funcionários em melhor atender aos seus clientes. O resultado demonstrou que a empresa de pequeno porte estudada realiza planejamento estratégico informal, de curto prazo e de acordo com suas necessidades, pois dependem de retorno financeiro para planejar novos investimentos, acreditando que o conhecimento técnico é suficiente para assegurar a longevidade da sua empresa.Item Empresas brasileiras socialmente responsáveis: uma análise do impacto da aderência ao ISE sobre a rentabilidade e o preço das ações(Universidade Metodista de São Paulo, 2018-10-18) GONÇALVES, Elisângela Masselli; MENDONÇA NETO, Octávio RibeiroO presente estudo, tem como objetivo, investigar as eventuais diferenças, em termos de rentabilidade e preço das ações entre empresas participantes e não participantes do ISE (Índice de Sustentabilidade Empresarial) na BM&FBovespa, atual B3. A amostra analisada, escolhida por conveniência, é composta por dez empresas dos setores de Energia, Alimentos, Telefonia, Madeira/Tinta e Papel e Celulose, sendo duas empresas de cada setor, uma participante do ISE e outra não participante. Foram realizadas análises comparativas, para evidenciar diferenças e semelhanças, em termos de valorização/desvalorização do preço das ações, da companhia no mercado, através dos indicadores financeiros EBITDA/ATIVO, EBITDA/Receita Líquida e ROI no período de 2013 a 2017. Os dados, sobre o preço das ações, foram obtidos no site da BM&FBovespa (B3) e os indicadores financeiros foram calculados, com base nas demonstrações contábeis das empresas referentes ao período em análise. Empregou-se o método estatístico de Mann-Whitney para teste de média, e os resultados obtidos mostraram que, não se observaram diferenças ,estatisticamente, significantes entre os dois grupos de empresas (socialmente responsáveis e mercado) em relação aos aspectos analisados,concluiu-se que o desempenho econômico financeiro das empresas do ISE, de modo geral, comportam-se da mesma maneira que as empresas não participantes, mediante a amostra analisada percebe-se que não existe vantagens econômica e financeiras em participar do ISE, não encontrou-se diferenças significativas em relação a economia e finanças das empresas comparadas. Podemos dizer também que os clientes das empresas analisadas de certo modo não estão muito preocupados com a sustentabilidade ambiental das empresas, ao adquirirem produtos ou serviços, pois se estivessem, preferiam as empresas que estão no ISE, isso as tornaria mais rentáveis e os resultados dos testes efetuados seriam diferentes.Item Estratégias de transição de carreira interprofissão: um estudo com profissionais de meia idade do mercado corporativo após a demissão(Universidade Metodista de São Paulo, 2018-12-10) SOUZA, Rogerio Teixeira de; VIEIRA, Almir MartinsO ambiente organizacional no Brasil e no mundo passa por muitos desafios, que são decorrentes das profundas e aceleradas mudanças ocorridas no século XX e também pela combinação do desenvolvimento em diversas áreas, como a economia, tecnologia e a sociedade em geral. Neste contexto, a grave crise econômica que o Brasil enfrenta e a consequente reestruturação por parte das organizações, têm impactado em demissões no mercado corporativo. Com a diminuição do emprego formal e da possibilidade de uma carreira sólida e duradoura nas organizações, após a demissão, os profissionais podem redirecionar suas carreiras mudando completamente seus papéis profissionais, iniciando assim uma transição de carreira interprofissão. Como objetivo geral do estudo, buscou-se analisar as estratégias de enfrentamento do processo de transição de carreira interprofissão utilizadas por profissionais do mercado corporativo após a demissão. Para isso foram apresentados os principais aspectos teóricos relacionados às transformações no mercado e nas relações de trabalho, o desemprego e os seus efeitos para o trabalhador, empregabilidade e gestão de carreiras. Como abordagem metodológica, optou-se pela pesquisa qualitativa, do tipo exploratória. O instrumento de investigação adotado foi a entrevista em profundidade baseada em roteiro semiestruturado, que foi realizada com seis profissionais que atuavam em funções administrativas em diferentes áreas funcionais do mercado corporativo e após serem demitidos realizaram uma transição de carreira interprofissão. Mediante os dados obtidos e com o aporte teórico, foram identificadas cinco categorias de análise: experiência com a demissão, mercado de trabalho e empregabilidade, planejamento individual de carreira, vivência da transição de carreira e suporte para lidar com a transição de carreira. A análise dos dados ocorreu por meio da análise de discurso e os resultados apontam que a nova carreira não foi planejada e nem explorada na prática antes da transição, e a partir do contexto pessoal e também de acordo com outros fatores como os desafios e exigências impostos por um competitivo mercado de trabalho, possíveis lacunas de empregabilidade, insatisfação com o mercado corporativo e expectativa de uma nova profissão que proporcionasse melhor equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, os participantes realizaram uma transição de carreira interprofissão. Os resultados também demonstram que o processo de transição ocorreu de maneira distinta (não linear) entre os participantes, e encontraram neste período diversos desafios inerentes ao contexto pessoal e às demandas das escolhas profissionais que fizeram, no entanto, os principais desafios identificados no estudo, durante o processo de transição foram: impactos emocionais, dificuldades de recolocação na área corporativa, ausência de um planejamento individual de carreira, falta de suporte financeiro e de apoio social e sentimentos de incerteza, medo e insegurança. Para lidarem com esses desafios, foi identicado no estudo que o suporte social foi o recurso de enfrentamento mais utilizado pelos entrevistados durante o processo de transição.Item Desafios da alfabetização em escola pública de período integral em um município da Grande São Paulo: reflexões a partir da ótica dos sujeitos da prática(Universidade Metodista de São Paulo, 2019-02-18) GRAVA, Andréia de Souza; CAMPOS, Elisabete Ferreira EstevesA partir da concepção de alfabetização fundamentada em Emília Ferreiro e Paulo Freire, esta pesquisa propôs a reflexão e análise sobre os fatores intervenientes no processo de alfabetização e no sucesso/fracasso escolar de crianças em escola pública de tempo integral, de modo a compreender as possíveis dificuldades encontradas pelos(as) docentes dedicados à educação básica e, mais especificamente, aos anos iniciais do Ensino Fundamental I. Inicialmente, foi realizada uma pesquisa de natureza bibliográfica e documental, que reuniu os principais subsídios teóricos, além da legislação vigente e demais diplomas legais, instrucionais e normativos, para a análise do tema e de seus desdobramentos. O referencial teórico contou com Emília Ferreiro, Paulo Freire, Miguel Arroyo, Jaqueline Moll, Maria Helena Souza Patto, Elba Siqueira de Sá Barreto, Délia Lerner e Ilma Passos Alencastro Veiga. A partir do aporte teórico, como lócus da pesquisa, foi selecionada a maior escola pública de tempo integral de um município da Grande São Paulo que apresenta alto Índice de Desenvolvimento Humano (IDH = 0,862). Também foram selecionados os profissionais a serem entrevistados e, na sequência, foi desenvolvido o trabalho de campo, por meio de uma pesquisa de natureza qualitativa com entrevistas semiestruturadas, com base nas concepções de Minayo e Sanches (1993; 1996), Godoy (1995), Richardson (1999), André (2001), Szymanski (2002), Lima e Mioto (2007), Stake (2011), Manzini (2012) e, para a análise dos resultados, adotou-se a metodologia de análise do discurso/conteúdo proposta por Franco, M.A.R.S. (2003) e Franco, M.L.P.B. (2008). Mediante a adoção dos instrumentos protocolares da pesquisa (Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, Declaração da Instituição Coparticipante e Roteiros de Entrevistas semiestruturados), a pesquisa de campo contou com a participação de três docentes (P1, P2 e P3) dos três primeiros anos do Ensino Fundamental I e de uma Coordenadora Pedagógica (CP), que atuam na escola selecionada. Nas entrevistas foram ouvidas as vozes dos sujeitos da prática em busca de suas experiências, trajetos profissionais, didáticas aplicadas, suas percepções e compreensão sobre os fatores e questões que influenciam na alfabetização e no sucesso/fracasso escolar, além de suas estratégias para o enfrentamento das dificuldades encontradas no processo e que podem levar à retenção e reprovação do(a) aluno(a). A coleta de informações foi norteada pelo estabelecimento de seis eixos temáticos pertinentes ao assunto em pauta e que foram obtidos por meio da revisão literária e documental: Eixo Temático 1 – Conhecer o perfil e a trajetória profissional do(a) entrevistado(a); Eixo Temático 2 – Compreender como o(a) entrevistado(a) analisa a própria formação; Eixo Temático 3 – Compreender a concepção de alfabetização do(a) entrevistado(a); Eixo temático 4 – Identificar como o(a) entrevistado(a) compreende sua prática docente e a relação com as famílias dos(as) alunos(as); Eixo Temático 5 – Compreender como o(as) entrevistado(as) analisa(m) o fracasso escolar; e Eixo Temático 6 – Questões sobre as legislações. As principais razões detectadas foram: a ausência de diálogo entre os profissionais e de trabalho coletivo; sobrecarga de trabalho; fragilidade na formação específica em alfabetização; a falta de participação das famílias; e a falta de interesse dos próprios alunos.Item Educação infantil: um olhar sobre outras formas de participação da comunidade escolar na gestão pública(Universidade Metodista de São Paulo, 2019-02-20) FERREIRA, Janice Candido Mazeu; HASHIZUME, Cristina MiyukiA presente pesquisa objetivou investigar, identificar e analisar a participação da comunidade de escolas públicas na gestão da educação infantil, faixa etária de zero a três anos de idade. Levantamos dados sobre a existência da participação nas escolas e como ela se manifesta. Partindo do pressuposto que as instituições públicas, com base na legislação vigente, sejam geridas pelo princípio constitucional da gestão democrática, buscamos compreender se há outros espaços de participação além dos previstos pela legislação na tomada de decisão. Optamos pelo método de pesquisa a abordagem do tipo qualitativa, de campo, desenvolvida em duas escolas para esse segmento localizadas em áreas periféricas, cujo público é mesclado por famílias de classe média, média baixa e baixa no município de São Bernardo do Campo - SP. Método: como instrumento de coleta de dados foi utilizada a observação, análise documental (âmbito Federal, Estadual e Municipal) e entrevistas semiestruturadas. Os sujeitos envolvidos são equipe gestora (diretora e coordenadora pedagógica), professoras, pais ou responsáveis e funcionários membros ou não dos órgãos colegiados. Tendo como embasamento os aportes teóricos em autores que versam sobre o tema em questão, a saber: em gestão democrática e participação, Paro (2002, 2003), Cury (1998,2005),Libâneo (2004), Bordenave (1985), Luke (2011); Educação Infantil, Campos (1995, 1998), Kramer (1995, 2002), Kuhlmann Jr. (2001); Método, Ludke;André (2003), Minayo (2004), Gatti (2012), Demartini (1997, 2001), entre outros. Os depoimentos coletados, articulados às observações de campo nos permitiram dividi-los em três categorias em relação ao objetivo do trabalho. São elas: participação, empecilhos à participação e concepção de gestão democrática. Essas categorias foram analisadas à luz dos teóricos por meio dos conceitos e concepções. Percebemos por intermédio das análises que, há falta de clareza quanto aos papéis distintos da Associação de Pais e Mestres (APM) e do Conselho de Escola (CE); apontam a participação parcial da comunidade nos órgãos institucionalizados, porém, não da forma esperada pela equipe gestora. A realidade investigada, apontou também a presença de outras formas participativas articuladas entre as famílias e que, por vezes, passam despercebidas devido à concepção de participação relacionada aos órgãos institucionalizados.Item As mulheres na ótica da Igreja Católica sob o pontificado de João Paulo II e seus desdobramentos nos papados subsequentes(Universidade Metodista de São Paulo, 2019-02-25) DONEDA, Perla Cabral Duarte; SOUZA, Sandra Duarte deNo presente trabalho analisamos os documentos pontifícios sobre as mulheres, emitidos no pontificado de João Paulo II (1978-2005). O primeiro e mais importante documento pontifício é a Carta Apostólica Mulieris Dignitatem, datada de 1988, que identifica as mulheres com Maria, exaltando a maternidade, a família e a educação dos filhos e filhas como atributos femininos que constituem sua vocação e dignidade. Esse modelo quer ser, na visão da Igreja Católica, a definição do papel da mulher em sociedade, sugerindo que seu lugar primeiro estabeleça-se no espaço privado. Foram analisados ainda, outros documentos de João Paulo II que faziam referência às mulheres, como sua Carta Às Mulheres (1995); a Carta Apostólica Ordinatio Sacerdotalis (1994); a Carta aos Bispos da Igreja Católica sobre a Colaboração do homem e da mulher à Igreja e no Mundo (2004). Já nos pontificados de Bento XVI e de Francisco, que não se debruçaram na produção de documentos específicos sobre as mulheres, fizemos o levantamento de referências a elas em documentos genéricos e pronunciamentos públicos, visando observar as continuidades ou rupturas com as orientações das cartas de João Paulo II. Tal iniciativa apresenta e analisa a compreensão predominante dos Papas católicos acerca das mulheres. O método para tal fim foi o de pesquisa bibliográfica e pesquisa documental.Item A aceitação da homoafetividade na igreja como centro dos tensionamentos entre a Igreja Presbiteriana Independente do Brasil e a Igreja Presbiteriana dos Estados Unidos da América(Universidade Metodista de São Paulo, 2019-03-11) NAHAS FILHO, Michel; SOUZA, Sandra Duarte deEsta dissertação aborda as condições históricas, culturais, sociológicas, políticas e religiosas que deram ensejo ao rompimento unilateral do acordo de parceria de missão conjunta entre a Igreja Presbiteriana Independente do Brasil - IPIB e a Igreja Presbiteriana dos Estados Unidos – PC (USA), por parte da Igreja brasileira. Este rompimento se deu por causa da aceitação, por parte da Igreja americana, da integração de indivíduos LGBTs, de maneira integral na vida da Igreja, aceitando tanto acesso ao ministério ordenado quanto à consagração de oficiais LGBTs leigos, como presbíteros e diáconos, de ambos os sexos, bem como a aceitação da celebração de casamentos de pessoas do mesmo sexo; atitude inaceitável na Igreja brasileira. Embora estas duas Igrejas compartilhassem as mesmas origens históricas na reforma protestante, seguindo a mesma tradição calvinista, tendo a mesma forma de governo, compartilhando transformações teológicas com a adoção da neo-ortodoxia de Karl Barth, elas, entretanto, chegaram a posições opostas nas questões ligadas a homoafetividade. Por quê? A verdade é que a história destas duas denominações protestantes históricas não são tão semelhantes assim como se poderia pensar, pois estão inseridas em sociedades muito diferentes, em diferentes estágios civilizatórios, o que provoca respostas e reações diferentes de seus membros a perguntas similares. Esta dinâmica é a que a dissertação se propõe a analisar.Item A influência da personalidade e do tecnoestresse na síndrome de burnout(Universidade Metodista de São Paulo, 2019-03-11) PAULA, Raquel T. Vianna de; CAPPELLOZZA, AlexandreA rápida evolução e crescente utilização das tecnologias de informação e comunicação (TIC) pelas organizações, faz com que os indivíduos trabalhem com maior sentido de urgência e com a tecnologia presente em todos os momentos. Este estresse na vida profissional, juntamente com problemas em outros aspectos da vida, pode desencadear a síndrome de burnout, definida como um estado de exaustão física, emocional e mental. Este estudo teve por objetivo verificar: a relação do tecnoestresse e a síndrome de burnout, assim como a influência moderadora de diferentes traços de personalidade na relação entre o tecnoestresse e o burnout. A pesquisa foi de natureza quantitativa, descritiva e transversal com a participação de 261 respondentes, profissionais de diversas áreas, e que utilizam as TIC em sua rotina diária no trabalho. Como resultado, verificou-se que a influência moderadora dos traços psicológicos na relação entre tecnoestresse e burnout não foi confirmada na amostra utilizada. Com o intuito de enriquecer a pesquisa, e de forma exploratória, foi analisada também a relação das variáveis de personalidade e do tecnoestresse como fatores antecedentes ao burnout. Como resultado, obteve-se associações significantes entre os fatores consciensiosidade e cinismo; conscienciosidade e eficácia no trabalho; extroversão e exaustão emocional; e extroversão e eficácia no trabalho. O neuroticismo e tecnoestresse apresentaram-se como associações significantes e importantes com todos os fatores do burnout.Item A contribuição do coordenador pedagógico no desenvolvimento das práticas pedagógicas dos docentes da educação profissional de nível técnico(Universidade Metodista de São Paulo, 2019-03-12) BALSAMO, Simone; D'AUREA-TARDELI, DeniseA pesquisa tem por finalidade investigar as reflexões e a influência da coordenação pedagógica no que tange a prática docente da educação profissional de nível técnico, visando as contribuições para a melhoria do processo ensino aprendizagem. Parte da premissa e da observação que a maioria dos docentes deste nível de ensino não possui a formação pedagógica necessária, o que dificulta a sua compreensão das técnicas didático-pedagógicas e das metodologias do dia a dia aplicadas na instituição e, portanto, sua atuação oferece fragilidades em seu desempenho no processo de ensino-aprendizagem. Os docentes relatam dificuldades em fazerem-se entender, bem como para romperem com o paradigma de transmissores ou reprodutores de conteúdo, em vista da concepção contemporânea desejável por todas as instituições de ensino alinhadas aos novos tempos, as quais esperam que os docentes incorporem uma prática interacionista, mediadora e inovadora, que encontrem novos caminhos para a sua prática, por meio da intervenção da coordenação pedagógica, de modo a atingir a melhoria continua do processo de ensino-aprendizagem. Com o objetivo de abordar esta temática de forma aprofundada, foi desenvolvida uma pesquisa de natureza qualitativa, conforme as concepções metodológicas de Gil, Severino, Demartini, Cruz Neto, Minayo, Franco e Britto-Jr. e Feres-Jr., que ampararam este trabalho, desde a construção dos instrumentos protocolares de pesquisa à análise do conteúdo das entrevistas. Os relatos dos entrevistados permitiram o diálogo entre o pesquisador e os sujeitos para a abordagem da temática. Como embasamento teórico, foram estudados os autores: Domingues e Vasconcelos, que discorrem sobre a função e o papel do coordenador pedagógico, e na discussão da concepção da prática docente, os autores: Cunha; Franco; Marques; Altet, Paquay e Perrenoud e Tardif. Na pesquisa foram realizadas 14 entrevistas com os docentes dos cursos técnicos e coordenadores pedagógicos para conhecer sua vivência em ambientes da escola, de forma a perceber suas necessidades e dificuldades em seu cotidiano escolar, no que se refere à prática pedagógica. Enfim, esse estudo permitiu compreender a necessidade da contribuição da coordenação pedagógica nas práticas pedagógicas dos docentes da educação profissional de nível técnico.Item O jornalismo contemporâneo e a mulher jornalista: um estudo sobre gênero dentro da profissão no Estado de São Paulo(Universidade Metodista de São Paulo, 2019-03-12) MATEOS, Jéssica de Oliveira Collado; KÜNSCH, Dimas A.; SANTOS, Marli dosTendo em conta o cenário de crise e mudanças estruturais no jornalismo e a crescente maioria feminina no corpo profissional, esta pesquisa tem como objetivo principal investigar como se configuram os processos discriminatórios sofridos pelas mulheres jornalistas nesse contexto de transformações. A hipótese é que a jornalista padece de uma dupla fragilização: a primeira por ser mulher e a segunda devido à crise. As referências teóricas que sustentam estas afirmações giram em torno do imaginário, da discriminação de gênero e do jornalismo contemporâneo. Um dos autores utilizados é Martín Sagrera, o qual pontua sobre a apropriação do mito por instituições; Pierre Bourdieu, Gilles Lipovetsky e Naomi Wolf, que, entre outros, trazem a discussão sobre discriminação contra a mulher e machismo no imaginário social. Constância Lima Duarte e Dulcília Buitoni contam, em entrevistas em profundidade, a história da luta por direitos das mulheres presente na imprensa feminina e feminista, da trajetória feminina para ingressar na profissão e de como a mulher é retratada pela mídia no Brasil, um corpo-produto irreal; E a terceira entrevistada, a pesquisadora Cláudia Nonato, explica as mudanças no mundo do trabalho do jornalista. Tem-se ainda, Roseli Figaro e Chris Anderson, Emily Bell e Clay Shirky, os quais, respectivamente, informam sobre as mudanças no mundo do trabalho, a crise do modelo de negócios e a reestruturação do jornalismo. Além da pesquisa bibliográfica e das entrevistas em profundidade com pesquisadoras especialistas, o estudo utiliza pesquisa quantitativa e qualitativa survey aplicada em duas fases por meio de questionários online a mulheres jornalistas maiores de 18 anos que trabalham no Estado de São Paulo. As respostas dos questionários foram categorizadas e analisadas à luz de conceitos do tema, das entrevistas e de estudos anteriores realizados pela autora desta dissertação. Demonstrou-se que as estruturas de dominação sexuais ainda estão fortemente presentes no ambiente jornalístico revelando uma atmosfera nociva e a urgência da implementação de medidas de conscientização e de punição efetivas no ambiente laboral, para que se possa ter uma cultura jornalística menos machista e mais segura.Item “Vai tu e faze o mesmo”: a superação dos conflitos entre judeus e gentios nos escritos lucanos por meio da visão do estrangeiro como modelo de fé: um olhar a partir de Lucas 10.25-37(Universidade Metodista de São Paulo, 2019-03-14) MOREIRA, Thiago Souza; GARCIA, Paulo RobertoO estrangeiro é uma figura que recebe atenção especial em todo o escrito bíblico. O Antigo Testamento contém diversos trechos nos quais a preocupação com o estrangeiro é revelada, principalmente pelo fato do próprio povo de Israel ter sido estrangeiro no Egito (Êxodo 22.21; 23.9; Deuteronômio 10.19). O Novo Testamento também apresenta trechos que defendem o cuidado com os estrangeiros e o valor destes. Assim, esta pesquisa tem como objeto a figura do estrangeiro nos escritos lucanos, partindo do texto de Lucas 10.25-37, a conhecida parábola do bom samaritano. Entretanto, mesmo diante dos textos acima citados, a literatura bíblica também demonstra os conflitos que existiam entre os judeus e os estrangeiros e a dificuldade de aceitação destes estrangeiros como membros de iguais direitos no cristianismo primitivo. Por essa razão, o objetivo desta pesquisa é analisar como a comunidade lucana foi desafiada a superar o problema da aceitação do estrangeiro. Essa análise considerará a influência dos estrangeiros na formação do cristianismo primitivo, verificará as tensões existentes quanto à aceitação destes estrangeiros e demonstrará como a questão da aceitação do estrangeiro é crucial no entendimento da parábola do bom samaritano e dos escritos lucanos como um todo. Portanto, esta pesquisa tem o intuito de demonstrar que a comunidade lucana apresentava dificuldades na aceitação do estrangeiro e que, por essa razão, o evangelho de Lucas e o livro de Atos dos Apóstolos apresentam, por diversas vezes, uma defesa desses estrangeiros ao propor que seguir a Cristo implica em amar e acolher o estrangeiro.