Programa de Pós-Graduação em Educação
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Educação por Assunto "BNC-Formation"
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Item Formação de professores da educação básica: análise comparativa entre a BNC-Formação e o modelo francês(Universidade Metodista de São Paulo, 2022-02-03) CARVALHEIRA, Eliana Mariano; TAVARES, Sérgio Marcus NogueiraEsta tese versou sobre a formação de professores para a educação básica no Brasil, a partir de uma análise da Resolução CNE/CP N°2/2019, que definiu as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e instituiu a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação), à luz do modelo francês de formação de professores. Na França, a formação de professores desde 2019 é realizada no INSPÉ, em nível de mestrado, atendendo as orientações da Lei n° 2019-791 “por uma escola de confiança”. A importância da discussão sobre a formação de professores decorre do cenário atual de significativas transformações nos setores políticos, econômicos e sociais influenciados pelo neoliberalismo, no qual a educação, como fenômeno social, não permaneceu isenta a essas mudanças, sendo alvo de diversas reformas, muitas delas influenciadas pelas orientações de organismos internacionais. Nesse contexto, o objetivo dessa pesquisa é identificar elementos presentes na formação de professores da França que podem contribuir para reflexão da formação de professores da educação básica no Brasil. Adotou-se a abordagem qualitativa, com os procedimentos da pesquisa documental. Para a análise dos dados obtidos e sua interpretação, utilizou-se a técnica da análise de conteúdo. Com base nos resultados obtidos, pode-se perceber que, Brasil e França sofrem influência dos modelos neoliberais nas políticas de formação de professores. Porém, mesmo considerando as diferentes realidades entre os dois países, também foi possível perceber que alguns elementos da formação de professores na França podem contribuir para a formação de professores no Brasil: a relação entre a teoria e a prática no estágio e na formação na universidade; a formação para a pesquisa; a escola como local privilegiado de formação; o papel do professor-formador na escola. Em decorrência de tais achados, evidenciou-se que não se pode considerar as políticas educacionais distanciadas de políticas sociais e econômicas, uma vez que fazem parte de um conjunto de ações que representam as estruturas e relações de poder em vigor. Assim, é possível inferir que a reflexão sobre o modelo francês de formação de professores amplia teoricamente o conhecimento sobre as questões de estrutura e organização da formação dos docentes no Brasil e na França, tomando por base uma visão comparativa. Ademais, a proposta aqui desenvolvida pode provocar gestores, coordenadores e proponentes de cursos de formação de professores, apontando caminhos que podem contribuir para mudanças.