Programa de Pós-Graduação em Educação
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Educação por Assunto "Anísio Teixeira"
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Item A universidade em travessia: ensino-pesquisa como horizonte e o legado de Anísio Teixeira para uma ressignificação brasileira(Universidade Metodista de São Paulo, 2025-08-13) SANTOS, Rodrigo Oliveira; AZEVEDO, Adriana Barroso deA universidade brasileira enfrenta uma crise de legitimidade no século XXI, pressionada entre sua missão histórica de formação crítica e produção de conhecimento socialmente relevante e as demandas por eficiência, produtivismo e adequação mercadológica. Neste cenário, a integração entre ensino e pesquisa emerge como princípio estruturante capaz de revitalizar a relevância institucional e responder aos desafios contemporâneos de inclusão, inovação e cidadania. Embora o pensamento de Anísio Teixeira ofereça fundamentos valiosos para esta integração, persiste uma lacuna significativa na literatura educacional brasileira: a ausência de estudos que articulem seu legado teórico com os sentidos atribuídos à integração ensino- pesquisa por gestores universitários contemporâneos, resultando em diretrizes concretas para a reinvenção institucional. A originalidade desta tese reside precisamente nesta articulação, que transcende a análise histórica ou diagnóstica para propor um framework propositivo de ressignificação universitária. O objetivo central investiga como a integração ensino-pesquisa, conforme defendida por Teixeira e ressignificada por gestores contemporâneos, pode ser operacionalizada para assegurar a relevância das universidades brasileiras, promovendo simultaneamente excelência acadêmica e compromisso social. Metodologicamente, a pesquisa adota uma abordagem narrativa com inspiração hermenêutica, fundamentada em entrevistas semiestruturadas com sete gestores de instituições públicas e privadas, selecionados por sua experiência em gestão estratégica e inovação pedagógica. A análise interpretativa das narrativas revela que os sentidos atribuídos à integração ensino-pesquisa pelos gestores transcendem arranjos institucionais formais, constituindo princípio epistemológico e ético que orienta práticas transformadoras. Os resultados demonstram que, apesar de obstáculos estruturais como fragmentação organizacional e sistemas de avaliação que dissociam ensino e pesquisa, experiências inovadoras de integração, especialmente através de metodologias ativas e currículos flexíveis, estão associadas a maior relevância social e capacidade de inovação institucional. A principal contribuição da tese é a proposição de cinco diretrizes articuladas para a ressignificação da universidade brasileira: formação docente baseada na pesquisa, currículos integradores e flexíveis, gestão democrática e participativa, sustentabilidade financeira com preservação da autonomia, e inclusão social como estratégia de excelência acadêmica. Estas diretrizes, fundamentadas tanto no pensamento teixeiriano quanto nas experiências concretas narradas pelos gestores, oferecem um horizonte propositivo para a universidade brasileira do século XXI: uma instituição simultaneamente crítica e propositiva, autônoma e socialmente referenciada, universal em suas aspirações científicas e profundamente brasileira em sua concepção, organização e compromisso social. O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) sob o Código de Financiamento 001.
