Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião por Autor "CARNEIRO, Marcelo da Silva"
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Item Com Deus não se brinca: o risível no evangelho de Marcos(Universidade Metodista de São Paulo, 2023-03-31) SANTOS, Paulo Sérgio Macedo dos; CARNEIRO, Marcelo da SilvaO objetivo central desta pesquisa é responder à questão: como identificar o riso e o risível nos textos sagrados do NT. Partimos de uma perspectiva de que as narrativas do cristia-nismo primitivo têm sua origem na cultura popular, lugar de encontro de gêneros distintos e de caraterísticas literárias irreconciliáveis. Marcos ao inaugurar o gênero “evangelho’ aponta em sua narrativa, dependente da cultura popular, todos os elementos necessários par se contar uma boa estória. O riso, no entanto, para ser identificado nas narrativas pre-sentes no texto marcano carece das contribuições da neurolinguística, da psicanálise, da filosofia da história e da crítica literária. Este trabalho se preocupa tanto em construir os caminhos que o risível fez na história da cultura cristã, bem como sua diabolização na Ida-de Média, assim como este era visto por pelas três principais culturas que influenciaram na construção do cristianismo. Em Marcos, os elementos que o identificam como produção da cultura popular são visíveis nas formas e elementos que constroem a narrativa. Esse texto impregnado de “cansaço”, de aliterações, é também possuidor de ironias e sarcasmo, como um autêntico produto do encontro de universos distintos e da união de estilos e gêneros igualmente distintos. Neste ambiente de encontro, no qual barreiras sociais são transpostas, os gêneros literários são imbricados, coexistindo mutuamente, destituindo de sentido as dicotomias artificialmente impostas. Ultrapassado este limite imposto por uma leitura tra-dicional dos textos sagrados, principalmente dos que foram canonizados, escapando da tradicional interpretação de que o riso nada mais é que uma falha moral, este surge como elemento substancial para a compreensão tanto das narrativas existentes no Evangelho de Marcos, bem como elemento formador e originário do cristianismo. A solidificação do cristianismo como padrão religioso, acabou por diabolizar este riso e, permitindo-o apenas por escárnio ao demônio visto que a ideia medieval era de que Cristo nunca riu. Isso foi necessário para que o cristianismo surgisse como força dominadora e que colaborasse para a ideia de divisão maniqueísta da realidade imposta pelas dicotomias sério/risonho; al-to/baixo; grotesco/sublime; sagrado/profano, isentando a literatura de contato com a reali-dade do entorno. Realidade de fala, de influencias culturais e linguísticas e de povo. Isen-tar o sagrado do riso foi uma alternativa para impô-lo como religião.Item Crer e legislar: religiosidade e atuação política da deputada federal evangélica Benedita da Silva(Universidade Metodista de São Paulo, 2024-03-25) SANTOS, Eder William dos; SOUZA, Sandra Duarte de; CARNEIRO, Marcelo da SilvaEsta pesquisa trata da relação entre religiosidade e atuação política da deputada federal evangélica, Benedita da Silva, no período de 1987 a 2022. A análise foi feita desde o uso do termo interseccionalidade como uma perspectiva teórico-metodológica para os estudos de religião, especialmente para os Programas de Pós-Graduação em Ciências da Religião no Brasil. Perpassando pela investigação da sub-representação de gênero, raça e classe no Congresso Nacional brasileiro. Bem como pela pesquisa referente aos atravessamentos interseccionais em Benedita. Além de analisar a atuação política durante cinco mandatos como deputada. O objetivo principal da pesquisa é o de caracterizar e analisar a atuação da deputada federal evangélica, Benedita da Silva, durante os seus cinco mandatos, no que diz respeito às questões de gênero, raça e classe que envolvem tal atuação, e entender como a parlamentar negocia com sua religiosidade em seu fazer político. Nossa hipótese sobre a atuação política da Deputada Benedita da Silva demonstrou que durante os seus cinco mandatos foi de uma relativa autonomia em relação a sua confissão religiosa e, de igual modo, perante a sua instituição evangélica onde é membra. Por meio da combinação de diferentes metodologias aplicadas em cada capítulo, quais sejam, revisão bibliográfica, análise documental do portal da Câmara dos Deputados para o levantamento de proposições transformadas em normas jurídicas, acesso ao sítio e redes sociais da deputada, e pesquisa de campo com a realização de uma entrevista presencial com a parlamentar, apresentamos gênero, raça e classe como centralidade da categoria interseccional. Concluímos que a participação política da deputada no Parlamento, não anula a sua religiosidade, e a sua religiosidade provavelmente não interfere em sua atuação na vida política formal.Item Entre o estranho e o extraordinário: os grotescos nos Atos Apócrifos de Filipe(Universidade Metodista de São Paulo, 2023-03-20) SOARES, Elizangela Aparecida; CARNEIRO, Marcelo da SilvaEste trabalho tem como objeto os Atos de Filipe, texto cristão datado entre o fim do 4º século e início do 5º, que em algumas de suas narrativas conjuga elementos grotescos, monstruosos, fantásticos e míticos em um mundo que flutua entre o real e o onírico. Trata-se de um escrito subestudado, relegado à sombra dos Atos Apócrifos dos Apósto- los classificados como os principais ou da primeira geração (João, Pedro, André, Paulo e Tomé). A pesquisa parte do pressuposto de que um texto como os Atos de Filipe é problemático para os métodos tradicionais, haja vista que o seu “excesso de imagina- ção” deixa pouco espaço para objetividades. Por outro lado, concebe que é justamente esse excesso de imaginação que caracteriza a riqueza da obra e propõe abeirá-la a partir desses mesmos elementos que a marginalizam. Para tanto, elege como abordagem o que vem sendo construído como uma espécie de teoria do grotesco no campo da arte e da literatura. Por meio do mapeamento e análise de quatro subcategorias no domínio do grotesco nos Atos de Filipe (monstro/monstruoso, corpo grotesco, abjeto e o inquietante), a pesquisa visa a explorar o potencial do grotesco como um modo de ler que confere valor simbólico, religioso e cultural a elementos geralmente abandonados pelos métodos convencionais, assumindo-os como chaves de leitura carregadas de significado. Decorre dessas considerações a tese segundo a qual as configurações do grotesco presentes nos Atos de Filipe fornecem um mecanismo de leitura para o texto. Elas possibilitam inferir a idealização de uma cosmovisão que perpassa a narrativa, bem como observar a apresentação e a defesa de modelos de representação, de existência e de relações que convergem para essa visão de mundo: formas de perceber e de experimentar o outro, a si mesmo e a realidade.Item Memória institucional narrativa identitária e ética social: igreja e socie-dade na perspectiva do discernimento moral da Igreja Metodista [do Brasil] (1928-1934 e 1979-1982)(Universidade Metodista de São Paulo, 2024-10-28) NOGUEIRA, Hélerson Alves; CARNEIRO, Marcelo da SilvaEssa tese propõe investigar a memória institucional moral e ética da Igreja Metodista [do Brasil] entre os anos de 1928-1934 e 1979-1982, baseada em textos do Jornal Expositor Cristão, orgão de imprensa oficial da denominação no Brasil, bem como as diversas revistas de grupos societários e de educação cristã. Nossa hipótese é que, no cerne da articulação moral e ética, encontram-se as evidências empíricas que legitimam a constituição de uma identidade narrativa, ao passo em que se estabelece uma autoconsciência reguladora para a vida e a missão da Igreja metodista no seio da sociedade brasileira. A tese proposta se justifica pela ausência de uma análise ampla e mais técnica do campo moral e ético, apresentado pela memória institucional dessa Igreja e, sua originalidade, reside na análise dos temas encontradas segundo seu foco em diferentes âmbitos ou esferas (pessoal, institucional e social) e nos modos distintos aplicados (deontológico, teleológico, da pessoa e da situação), assim como de suas variações. Como referencial teórico para as concepções da memória e memória institucional, escolhemos M. Halbwachs e I. Thiesen; como referencial téorico para o entendimento dos campos da moral e da ética, partimos de livros clássicos de J.Bentham; J. Stuart Mill, I. Kant, M. Weber e J. Fletcher, a partir da sua observação nas éticas teológicas disponíveis na biblioteca da Faculdade de Teologia da Igreja Metodista e, também, nas éticas escritas pelos metodistas J. Miguez Bonino, P. Velasques Filho, R. H. May e H. Renders. Como método, primeiro esclarecemos a nossa compreensão de memória institucional e, depois, investigamos a literatura ética à disposição na referida biblioteca. Assim, esclarecendo dessa forma tanto os momentos dessa reflexão em cada época indicada, bem como as tendênias à disposição, prosseguimos a partir do levantamento dos temas encontrados através da análise dos âmbitos e esferas contemplados nos modos de raciocínio ético e moral usados. Concluimos que a identidade institucional moral e ética, projetada pela memória institucional, integrava uma visão robusta da promoção do bem-estar na sociedade, sob análise do impacto mútuo entre âmbitos e esferas a partir do uso variado de modos, incluindo um tipo de antecipação do modo situacional por meio da ênfase na ética do amor.Item Paulo e as colunas: análise indiciária do papel de Pedro no ministério do apóstolo dos gentios(Universidade Metodista de São Paulo, 2024-02-20) GOMES, Silvio Cezar José Pereira; CARNEIRO, Marcelo da SilvaEsta pesquisa tem o objetivo de descobrir a relação entre Paulo e as colunas, principalmente no que diz respeito ao evangelho da justificação pela fé e da pureza ritual dos gentios. Por meio da análise crítica das tradições, se procurará encontrar as raízes judaicas dessa doutrina que foi abraçada pela fé da comunidade seguidora de Jesus. Porém, a consequência dessa fé para os gentios não foi consolidada sem conflitos. O papel de Paulo é bem conhecido, nesse debate. Contudo, essa pesquisa, por meio do paradigma indiciário, procurará, na análise das cartas de Paulo, da obra lucana (Lucas e Atos) e do Evangelho de Mateus, onde estão as raízes da purificação dos gentios, como consequência dessa justificação pela fé. Colocando como suspeita a tese de que Paulo seria o grande representante dessa doutrina e encontrando em Pedro a coluna líder dos discípulos que interpretavam a graça de Jesus sobre os gentios dessa forma, esse trabalho colocará Paulo como membro desse corpo de discípulos petrinos, através de evidências e indícios, até o momento, ignorados pelas pesquisas em torno de Paulo.Item Religiosidade popular na Passio Sanctorum Perpetuae et Felicitatis(Universidade Metodista de São Paulo, 2022-09-12) MATOS, Denilson da Silva; CARNEIRO, Marcelo da SilvaA recente pesquisa acerca do Cristianismo Primitivo privilegia uma abordagem que aponte para intensos processos de interação cultural entre os primeiros cristãos e a cultura greco-romana do Mediterrâneo. Essa nova abordagem contrasta com a leitura tradicional do Cristianismo Primitivo, leitura que sugere uma relativa isenção de processos sincréticos com a cultura greco-romana, privilegiando conceitos como “seita”, entre outros. Nesse caso, propomos olhar para o cristianismo primitivo como um movimento que se estabelece culturalmente por meio de interações discursivas e práticas com o seu entorno. Assim, nesta pesquisa, a partir dos conceitos de Magia e Cultura popular, propomos uma análise de práticas religiosas populares presentes na Passio Sanctorum Perpetuae et Felicitatis. Destacamos relatos que aproximam as práticas dos mártires às práticas religiosas de subalternos, com destaque para práticas consolidadas no âmbito da religião do povo, a saber, a consulta a sonhos e oráculos de diversos tipos, com a finalidade de administrar conflitos e a escassez de recursos, bem como a preparação de amuletos. A partir de um estudo comparativo entre a Passio Sanctorum Perpetuae et Felicitatis e documentos de diferentes regimes semióticos, tais como: imagens, sonhos oraculares, visões do além-mundo e manuais de magia, buscamos atestar a proximidade com as práticas populares presentes no mundo greco-romano. A pesquisa oferece, também, uma tradução e um comentário da Passio Sanctorum Perpetuae et Felicitatis, a partir de edições críticas, para o português.Item Saudade sim, tristeza também: a Pastoral das Exéquias e o direito de chorar pelos mortos(Universidade Metodista de São Paulo, 2024-03-27) SOUZA, Lindolfo Alexandre de; PAULA, Blanches de; CARNEIRO, Marcelo da SilvaPode parecer óbvio que diante da morte de um ente querido a pessoa cristã tem o direito de chorar e manifestar sua situação de luto. Entretanto, quando se trata de questões ligadas ao fenômeno religioso, nem sempre o que parece óbvio encerra o debate. Nesse sentido, a presente tese tem o objetivo de investigar um discurso pastoral existente na Igreja Católica Apostólica Romana que, embora não seja hegemônico e não esteja em sintonia com a teologia oficial da instituição, se organiza a partir de uma proposta de interdição da tristeza diante do fenômeno da morte. O principal divulgador desse discurso pastoral é o padre Marcelo Rossi, a partir da criação e da divulgação do slogan “Saudade sim, tristeza não!”. Assim, com recorte na atuação da Pastoral das Exéquias, esta tese teve os objetivos de investigar a existência, na compreensão e na prática dos/as ministros/as extraordinários/as das exéquias da Arquidiocese de Campinas (SP), dessa mentalidade de interdição da tristeza na realização das celebrações das exéquias, bem como verificar se há influência do discurso pastoral em questão; pesquisar a compreensão que a Igreja Católica tem sobre a morte e a tristeza e investigar a perspectiva de interdição da tristeza presente na sociedade contemporânea. Como metodologia foram realizadas pesquisas de campo por meio de questionário e de entrevistas individuais semiestruturadas, além de pesquisa bibliográfica e documental. Para análise de parte das informações coletadas utilizou-se a técnica de Análise de Conteúdo (Bardin, 2016). A revisão da literatura e a aplicação da pesquisa de campo possibilitaram concluir que, de fato, o discurso pastoral mencionado exerce influência, ainda que não absoluta, nas atividades da Pastoral das Exéquias da Arquidiocese de Campinas (SP). Diante de tal constatação, este trabalho resgata que é coerente com a fé cristã-católica que a tristeza tenha seu espaço nos processos de vivência da morte de um ente querido, bem como nos processos de luto ocasionado por morte, com o destaque de que a pessoa cristã é convidada a viver esse momento à luz da esperança da ressurreição. Nesse sentido, como contraponto ao slogan “Saudade sim, tristeza não!” configurou-se o título desta tese: “Saudade sim, tristeza também: a Pastoral das Exéquias e o direito de chorar pelos mortos”. Entre os principais referenciais teóricos constam Horwitz; Wakefield (2010), Freire Filho (2010), Sung (2007), Paula (2011), Ariès (2017), Franco (2021), Casellato (2015; 2020), Torquato (2020), Blank (2000) e Josaphat (1998), bem como textos do Papa Bento XVI (2007) e do Papa Francisco (2015).