Programa de Pós-Graduação em Educação
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Educação por Autor "CAMPOS, Elisabete Ferreira Esteves"
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Item Formação em serviço no município de Juiz de Fora (2016-2018): olhares e perspectivas docentes(Universidade Metodista de São Paulo, 2021-02-18) MOZZER, Luciene Domenici; CAMPOS, Elisabete Ferreira EstevesBalizada em estudos sobre a formação de professores e professoras ao longo dos anos, a presente pesquisa, vinculada ao Grupo de Pesquisa “Políticas de Gestão Educacional e de Formação dos Profissionais da Educação”, na linha de Formação de Educadores, tem como foco a formação em serviço dos docentes do município de Juiz de Fora/MG. Os objetivos centrais da pesquisa foram mapear a programação formativa dos últimos três anos e compreender a percepção dos docentes, considerando os aspectos que contribuem para seu desenvolvimento profissional. Trata-se de pesquisa qualitativa com dados construídos a partir da análise documental, questionário e questões abertas, conforme as etapas seguintes: i) análise de documentos disponibilizados pela rede municipal sobre palestras, oficinas e cursos oferecidos aos docentes nos últimos três anos; ii) questionário encaminhado a cem docentes, por meio eletrônico, da rede municipal, contemplando escolas centrais, periféricas e rurais; iii) questões abertas com oito docentes para aprofundamento do tema. A seleção dos docentes para entrevista, além do critério de localidade da instituição, considerou a representação de todas as áreas curriculares. Os dados, nos diferentes instrumentos, em função dos objetivos da pesquisa, foram analisados em uma abordagem que compreende a educação como prática social, que considera a complexidade do processo e suas relações, em uma realidade histórico-social que é contraditória e em permanente transformação. Aportamos nosso referencial, em uma perspectiva crítico-reflexiva, embasados em autores como Pimenta, Freire, Imbernón, Nóvoa. Compreendemos a trajetória formativa do professor/a – inicial e em serviço – aliada à sua experiência profissional contribui para a construção de saberes, considerando a unidade teoria-prática, desde que sejam consideradas nos planos de formação em serviço, suas necessidades, suas expectativas, seus conhecimentos, suas experiências, sua cultura, bem como a forma como compreendem o papel da educação no contexto mais amplo. Defendemos que a formação contínua em serviço somente produzirá transformações se proporcionar uma reflexão real dos professores sobre a prática no momento atual, de forma contextualizada e teoricamente fundamentada. A pesquisa considerou que o Programa de Formação do município é uma importante ação das políticas públicas de formação em serviço e com muitos pontos positivos, seja pela diversidade de temáticas, seja pelo longo período em que vem se mantendo como compromisso com a educação pública municipal. Nesse processo formativo da SME, o desafio é promover a construção dos saberes docente a partir da significação social da profissão; da constante revisão dos significados sociais, da percepção do professor enquanto ator e autor, concedendo à atividade docente seus valores, de maneira a respeitar o seu modo de situar-se no mundo, de sua história de vida, suas representações, de seus saberes, suas relações com os outros, nas escolas nas quais o professor está inserido. A pesquisa apontou para a necessidade de repensar as políticas de formação contínua no município, uma vez que fatores como a falta de tempo, de adequação da temática e dissociação da teoria/prática emergiram ao longo do processo, indicando mudanças necessárias no programa de formação.Item Processos e práticas de alfabetização na perspectiva da educação integral: desafios na formação docente(Universidade Metodista de São Paulo, 2021-10-04) CAMPOS, Rosariane Gláucia Mendonça; CAMPOS, Elisabete Ferreira EstevesEsta pesquisa de doutoramento em educação apresenta um panorama das políticas em alfabetização, no que se refere à formação de professores/as alfabetizadores/as. Aborda as políticas nos diferentes períodos históricos, nas últimas três décadas, que declararam a intenção de enfrentar o problema de alfabetização com novas concepções, novos métodos e diretrizes, culminando com o retorno do método fônico na atual política. Definiu-se, como objetivo geral da pesquisa: identificar a compreensão dos/as formadores/as de professores/as alfabetizadores/as em relação às políticas, processos e práticas de alfabetização e suas repercussões no contexto da prática de formação docente. Como objetivos específicos, esta investigação se propõe a: i) analisar o contexto da formulação de políticas de alfabetização nos diferentes governos federais a partir dos anos de 1990; ii) identificar as repercussões das políticas e programas federais na formação docente da rede municipal de ensino de São Bernardo do Campo/SP; iii) identificar, nos discursos dos formadores da rede municipal, os entraves e possibilidades na formação docente para a constituição de práticas de alfabetização na perspectiva da educação integral, crítica e humanizadora, formulada por Paulo Freire. Com base na epistemologia do Ciclo de Políticas de Stephen Ball e seus colaboradores, serão analisadas políticas de formação de professores alfabetizadores em diferentes governos, tais como: os Parâmetros Curriculares Nacionais; Programa de Formação de Professores Alfabetizadores; Pró- Letramento; Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa; Base Nacional Comum Curricular e a atual Política Nacional de Alfabetização, com o Programa Tempo de Aprender. Em etapa posterior, procura-se compreender o contexto da prática, com as repercussões dessas políticas na formação de alfabetizadores. Foram realizadas entrevistas com três profissionais que atuaram ou ainda atuam como formadoras, com o objetivo de identificar percepções em relação às políticas, processos e práticas de alfabetização, analisando de que forma tais políticas repercutem no contexto da prática formativa. Trata-se de pesquisa de abordagem qualitativa, que pretende descrever, analisar e interpretar dados com base em autores como Paulo Freire, Emilia Ferreiro e Maria do Rosário Longo Mortatti, dentre outros que tratam do tema. Os resultados esperados com essa pesquisa permitirão identificar e divulgar o contexto da prática de formadores/as de professores/as alfabetizadores/as, verificando a maneira como podem reinterpretar e recriar as políticas e possíveis fatores que possam levar a processos e práticas de alfabetização comprometidas com a formação integral, para o exercício da cidadania participativa em uma sociedade democrática.