Programa de Pós-Graduação em Educação
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Educação por Autor "ALEXANDRE, Kethi Cristina do Rosário Squecola"
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Item Projeto de vida de professores da educação profissional: trajetórias e formação docente(Universidade Metodista de São Paulo, 2024-01-23) ALEXANDRE, Kethi Cristina do Rosário Squecola; ANDRÉ, Cláudio FernandoO desenvolvimento profissional é resultado de várias dimensões e de diversos contextos, os quais são vivenciados durante a trajetória docente. Neste sentido, o Projeto de Vida é compreendido nesta pesquisa como uma das dimensões presentes na vida dos indivíduos e que pode determinar propósitos, atitudes, rupturas e continuidades da história de cada um. Diante deste contexto, o trabalho tem como propósito levantar e analisar quais impactos do Projeto de Vida de professores da Educação Profissional do Ensino Médio Integrado ao Técnico em Agropecuária. Para isso, partimos da hipótese de que os docentes desta categoria de ensino não possuem formação pedagógica (licenciatura), uma vez que compreendem a formação profissional como estritamente técnica, fato que pode inviabilizar formações continuadas na área da educação. Desse modo, o trabalho tem como objetivos específicos: caracterizar o perfil sociodemográfico dos professores, mapear e refletir sobre as concepções que estes profissionais possuem sobre Projeto de Vida e compreender em que medida os projetos de vida dos participantes impactam na formação continuada de professores. Para tanto, a metodologia utilizada consiste em uma pesquisa exploratória e descritiva com abordagem qualitativa, uma vez que se busca descrever o contexto em que os participantes estão inseridos, suas atuações e possíveis percepções acerca de seus próprios projetos de vida; e, qualitativo, por buscar responder a questões subjetivas dos Projetos de Vida. O quadro teórico utilizado considerou estudos sobre Projeto de Vida de Damon (2009), Araújo e Pinheiro (2020), Danza (2019) e D´Aurea Tardelli (2006,2009), articulados com a temática formação de professores por meio de investigações de Alves (2017), Machado (2010), Trizon (2015) e Dubar (2005). Como principais contruições, a pesquisa evidenciou que os Projetos de Vida estão diretamente articulados com a experiência afetiva dos professores, o autocuidado e a constante ressignificação de objetivos e sentimentos durante as trajetórias vivenciadas. No campo educacional, destaca-se a relação Projeto de Vida com premissas éticas, afetivas; além de liberdade de escolha e construção dos vários percursos dos sujeitos, que integram seus projetos pessoais a um projeto coletivo maior.