Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Saúde
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.metodista.br/handle/123456789/7
Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Saúde
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Saúde por Assunto "Arte"
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Item Outras dimensões em saúde: o lugar da arte(Universidade Metodista de São Paulo, 2022-03-14) ZAWADZKI, Guilherme; AVOGLIA, Hilda Rosa CapelãoAtividades artísticas são estratégias capazes de gerar processos de observação de um objeto estético e por consequência operações éticas. Essa premissa norteou a análise da oficina realizada como parte de veículo de construções simbólicas da realidade para expressar significados e sentidos inerentes ao processo de criação e, desse modo, afirmar forças de desenvolvimento e, portanto, de promoção de saúde. Objetivo: relatar a experiência da “Oficina Eu Vejo Assim”, que fez uso da arte como estratégia promotora do bem-estar de crianças hospitalizadas. Método: Trata-se de uma pesquisa do tipo documental e qualitativa que partiu de um relato de experiência da referida oficina, na qual a criança produziu um desenho a partir da consigna “Qual é o seu sonho” e, a seguir, esse desenho foi transformado em um cenário e produzida uma fotografia. Resultados: O material obtido teve seu conteúdo analisado e, a seguir organizado em forma de categorias: sujeito em perspectiva; conflitos manifestos e desfechos. De modo geral, foram contemplados temas nos quais as crianças se projetam em figuras e situações heroicas e corajosas, possivelmente como forma de enfrentar as condições de sofrimento desencadeadas pelo contexto da internação. Conclusão: o estudo demonstrou o potencial inerente de atividades artísticas enquanto produtoras de objeto de observação e, por consequência, de um objeto estético pautado em sua realidade interna. A análise da produção artística também foi verificada como anunciadora das emoções e as histórias foram analisadas de forma a gerar descrição de uma estrutura com características desenvolvedoras de potenciais e dos possíveis motivos de retardamento para esta questão.