Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.metodista.br/handle/123456789/22
Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião por Assunto ""Gender ideology""
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Item “Ideologia de gênero é coisa do capeta”: transições discursivas em um percurso político-religioso contra a educação de gênero no Brasil no período 2012-2021(Universidade Metodista de São Paulo, 2022-03-24) COELHO, Fernanda Marina Feitosa; SOUZA, Sandra Duarte deEsta pesquisa trata do percurso político-religioso contra gênero no Brasil a partir da evocação e/ou instrumentalização do discurso da chamada “ideologia de gênero” com o intuito de obstaculizar uma educação com base em gênero no país. A utilização de tal discurso, principalmente por lideranças político-religiosas, cria barreiras e possibilita retrocessos aos direitos sexuais e reprodutivos das chamadas minorias sexuais (tanto de mulheres quanto de pessoas LGBT). A análise foi feita desde a “entrada” do discurso no país, durante as tramitações do Plano Nacional de Educação, até o penúltimo ano do governo de Jair Messias Bolsonaro. Para tanto, verificamos as diferentes configurações discursivas que o termo assumiu, inicialmente na política, com os debates do PNE 2014- 2024 e então dos PMEs, depois na mídia, por meio de discursos de lideranças religiosas proeminentes e, por fim, apresenta-se seu retorno à política, reconfigurado no formato de “chavões”, com ampla participação no discurso bolsonarista. O objetivo principal da pesquisa é o de caracterizar e explanar a construção sociorreligiosa da “ideologia de gênero” bem como suas transformações discursivas em diferentes espaços públicos, do PNE ao governo Bolsonaro. Nossa hipótese é que o discurso daquilo que se convencionou chamar “ideologia de gênero” pôde ser aludido recorrentemente pelo então candidato, Bolsonaro durante o pleito eleitoral 2018, pois ocorreu sua objetivação (BERGER, 1985). Por meio da combinação de diferentes metodologias aplicadas em cada capítulo, quais sejam, revisão bibliográfica, análise documental, levantamento de proposições legislativas e análise do discurso, apresentamos gênero como central à uma educação inclusiva. Analisamos a participação e influência religiosa neste processo, desvelando o que se esconde com o discurso da “ideologia de gênero” e por discursos pautados nas mesmas concepções que produzem socialmente fobia de gênero. Concluímos que o discurso da “ideologia de gênero” não sumiu, mas foi incorporado factualmente ao discurso político-religioso como sendo verdadeiro ao longo do período analisado.