Programa de Pós-Graduação em Educação
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.metodista.br/handle/123456789/25
Programa de Pós-Graduação em Educação
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação em Educação por Assunto "Atendimento Educacional Especializado"
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Item A trajetória educacional de estudantes com indicadores de altas habilidades/superdotação(Universidade Metodista de São Paulo, 2022-03-03) OLIVEIRA, Elaine Cristina Batista Borges de; ANDRÉ, Cláudio FernandoNo Brasil, o tema das Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) é uma das áreas da Educação Especial. Esta pesquisa busca discutir o tema da inclusão por meio da observação da trajetória educacional de estudantes com (AH/SD), que foram participantes do Programa de Atenção a alunos Precoces com Comportamento de Superdotação (PAPCS), finalizado em 2018, quando foi encerrado. A presente investigação responde a seguinte questão: Quais os impactos na trajetória de vida acadêmica de pessoas com indicadores de altas habilidades/superdotação após receber o atendimento em um programa de atendimento especializado? Neste sentido, justificamos nossas intenções de pesquisa por meio das descrições dos relatos das famílias, das análises de seus comportamentos indicadores de altas habilidades/superdotação no ensino fundamental, por meio de entrevista realizada em 2020. O objetivo é descrever e analisar o desenvolvimento escolar dos discentes, após o contato com o PAPCS. A metodologia da pesquisa utiliza abordagem qualitativa, por meio do procedimento de entrevista semiestruturada (ES) para discorrer sobre estudo de caso de três participantes, entre 13 e 16 anos, em sua trajetória de vida escolar. As reflexões são embasadas na teoria de Renzulli (1998, 2004) e na análise de conteúdo de Bardin (1977), que foram interpretadas, considerando duas etapas: 1. Voz da família; 2. Voz dos estudantes com indicadores de altas habilidades/superdotação. Para a revisão de estudos anteriores foram consideradas as análises do Banco de Teses e Dissertações da Capes; a consulta de dados nas instituições, como UMESP, UFSM, Scielo, Research Gate e pesquisa presencial na Biblioteca Física da UMESP. Constatamos que, mesmo os familiares reconhecendo indicadores de características de altas habilidades/superdotação no comportamento de seus filhos, há ainda dificuldades a serem superadas quanto ao autorreconhecimento e à inserção no ambiente escolar. Contudo, foi possível verificar que todos tiveram redes de apoio no ambiente familiar, considerando a condição de pessoa com (AH/SD). O atendimento educacional especializado escolar foi ignorado em dois casos e um deles recebeu apoio na escola. Algumas diferentes variáveis trouxeram dificuldades na caminhada de cada participante como as diferenças socioeconômicas, engajamento com a causa, ambientes escolares desfavoráveis ao desenvolvimento da potencialidade. Assim, percebemos que a falta de atendimento apropriado e especializado dificultou a caminhada escolar de dois estudantes e gerou dificuldades de adequação escolar. Essas omissões causaram no estudante superdotado sentimentos de inadequação em seu contexto social, familiar e educacional. Desse modo, ressaltamos que a família, o atendimento educacional especializado e a escola preparada são determinantes para contribuir com a trajetória escolar saudável e integral do aluno superdotado.