Programa de Pós-Graduação em Educação
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Educação por Assunto "Arte-Educador Ironista"
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Item O arte-educador ironista e o seu horizonte hermenêutico: linguagens, narrativas e contextos(Universidade Metodista de São Paulo, 2022-08-29) GONZAGA, Jonas Marcelo; FURLIN, MarceloA presente tese intenciona a investigação e problematização da atuação contemporânea do arte-educador ironista, propositado por Imanol Aguirre (2009), cujo arquétipo é sugerido na personificação do Sócrates platônico, que não tarda em ironizar em seus diálogos pedagógicos e contundentes, alicerçando-se na potência da linguagem ao inserir os seus interlocutores numa espiral de dúvidas ante os conhecimentos pré-estabelecidos. Os matizes socráticos são problematizados em interface à teoria ironista à luz de Platão (2008; 2017), Soren Kierkegaard (1991; 2013), Friedrich Nietzsche (1999; 2005; 2007), Jean-Joël Duhot (2004), G.B. Kerferd (2003), Nicolas Grimaldi (2006), Marina McCoy (2010), Walter Omar Kohan (2011), Françoise Waquet (2010) e D.C. Muecke (2008). Neste sentido, os primeiros ecos ironistas encontram ressonância epistêmica e lexical com o ironista liberal, apresentado por Richard Rorty (2007), tendo por horizonte a constituição contemporânea da identidade do educador ironista. A pesquisa consiste num estudo de natureza qualitativa e assume por metodologia, a Pesquisa Narrativa, com destaque à autoria de Connely e Clandinin (2011) e Elizeu Clementino de Souza (2006; 2008), cuja dialogia abarca as contribuições de Marie-Christine Josso (2004) e Jorge Bondía Larrosa (2002; 2011). O conjunto da pesquisa ganha contornos da Hermenêutica de Paul Ricoeur (1990; 2010; 2014; 2015; 2019) ao acenar à compreensibilidade humana intuída por meio do mundo do texto. A tessitura da tese se completa com cinco narrativas docentes da rede pública do Estado de São Paulo, da área de Linguagens e Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Arte e Educação Física) a partir de sua formação docente-identitária com possíveis traços ironistas em sua atuação e experiência, ante os desafios postos nos processos de ensino-aprendizagem na/da contemporaneidade.