Programa de Pós-Graduação em Educação
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Educação por Assunto "Alfabetização"
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Item Processos e práticas de alfabetização na perspectiva da educação integral: desafios na formação docente(Universidade Metodista de São Paulo, 2021-10-04) CAMPOS, Rosariane Gláucia Mendonça; CAMPOS, Elisabete Ferreira EstevesEsta pesquisa de doutoramento em educação apresenta um panorama das políticas em alfabetização, no que se refere à formação de professores/as alfabetizadores/as. Aborda as políticas nos diferentes períodos históricos, nas últimas três décadas, que declararam a intenção de enfrentar o problema de alfabetização com novas concepções, novos métodos e diretrizes, culminando com o retorno do método fônico na atual política. Definiu-se, como objetivo geral da pesquisa: identificar a compreensão dos/as formadores/as de professores/as alfabetizadores/as em relação às políticas, processos e práticas de alfabetização e suas repercussões no contexto da prática de formação docente. Como objetivos específicos, esta investigação se propõe a: i) analisar o contexto da formulação de políticas de alfabetização nos diferentes governos federais a partir dos anos de 1990; ii) identificar as repercussões das políticas e programas federais na formação docente da rede municipal de ensino de São Bernardo do Campo/SP; iii) identificar, nos discursos dos formadores da rede municipal, os entraves e possibilidades na formação docente para a constituição de práticas de alfabetização na perspectiva da educação integral, crítica e humanizadora, formulada por Paulo Freire. Com base na epistemologia do Ciclo de Políticas de Stephen Ball e seus colaboradores, serão analisadas políticas de formação de professores alfabetizadores em diferentes governos, tais como: os Parâmetros Curriculares Nacionais; Programa de Formação de Professores Alfabetizadores; Pró- Letramento; Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa; Base Nacional Comum Curricular e a atual Política Nacional de Alfabetização, com o Programa Tempo de Aprender. Em etapa posterior, procura-se compreender o contexto da prática, com as repercussões dessas políticas na formação de alfabetizadores. Foram realizadas entrevistas com três profissionais que atuaram ou ainda atuam como formadoras, com o objetivo de identificar percepções em relação às políticas, processos e práticas de alfabetização, analisando de que forma tais políticas repercutem no contexto da prática formativa. Trata-se de pesquisa de abordagem qualitativa, que pretende descrever, analisar e interpretar dados com base em autores como Paulo Freire, Emilia Ferreiro e Maria do Rosário Longo Mortatti, dentre outros que tratam do tema. Os resultados esperados com essa pesquisa permitirão identificar e divulgar o contexto da prática de formadores/as de professores/as alfabetizadores/as, verificando a maneira como podem reinterpretar e recriar as políticas e possíveis fatores que possam levar a processos e práticas de alfabetização comprometidas com a formação integral, para o exercício da cidadania participativa em uma sociedade democrática.