Programa de Pós-Graduação em Educação
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Educação por Assunto "Agile frameworks"
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Item Formação de gestores educacionais para o ensino superior: um experimento com frameworks ágeis(Universidade Metodista de São Paulo, 2023-12-06) SANTOS, Marcelo dos; ANDRÉ, Cláudio FernandoConsiderando a importância da gestão educacional com mais eficiência e eficácia na potencialização do aumento da qualidade na educação do país e estabelecendo um paralelo com a ciência social da administração, esta pesquisa aborda possibilidade de utilização de recursos para o atingimento de objetivos comuns. A partir da evolução de técnicas de gestão com origem em outras áreas e trazidas para a gestão educacional, considera-se que se pode melhorar a formação e a capacidade do gestor educacional frente aos desafios de um mundo denominado BANI (Brittle, Anxious, Nonlinear, Incomprehensible), que em tradução livre denomina um mundo Frágil, Ansioso, Não linear e Incompreensível. Frameworks Ágeis como o Design Thinking, Kanban, Scrum, Liderança Antifrágil e OKR (Objectives Key Results) auxiliam em um melhor acompanhamento e aplicação de ações corretivas no curso do Planejamento Operacional e Planejamento Estratégico. Assim, em relação à finalidade deste estudo, tem-se como objetivo geral explorar a sensibidade de formação de gestores acadêmicos para a adoção dos Frameworks Ágeis como forma de lidar com o mundo BANI, na intenção de responder à inquietação deste estudo de como a formação de gestores educacionais em Frameworks Ágeis pode contribuir para a melhoria da construção do Projeto Pedagógico Institucional (PPI), Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e Projeto Pedagógico de Curso (PPC), como documentos essenciais e norteadores das ações nas Instituições de Ensino Superior (IES). Entre os principais autores que fundamentam as discussões encontram-se Lücky (2009), Libâneo (2008); Paro (1999), Schwaber (2017); Sutherland (2020), Ritchie e Lewis (2003), Ritchie e Spencer (1994). Para realizar esta pesquisa a metodologia utilizada foi a pesquisa exploratória, visando entender a dinâmica de gestores de IES, por meio de questionários online (quantitativos) e entrevistas (qualitativas). A ferramenta utilizada para a análise de dados foi a Framework Analisys, com fundamento na teoria de Ritchie e Spencer (1994). O estudo possibilitou inferir que, na atualidade complexa em que vivemos, existe sensibilidade e espaço para a utilização de ferramentas ágeis de planejamento e execução, pelos gestores educacionais, nas operações das Instituições de Ensino Superior, na construção de documentos complexos de curto e médio prazos, como o PPC, e longo prazo, como o PDI e PPI.