Programa de Pós-Graduação em Administração
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Item Análise dos instrumentos de avaliação de inteligência emocional e sua relação com a percepção do sucesso na carreira(Universidade Metodista de São Paulo, 2018-02-28) OLIVEIRA, Maclean de; COSTA, Luciano VenelliEste estudo objetiva identificar as relações entre a inteligência emocional e a percepção de sucesso na carreira através de uma pesquisa quantitativa. Para isso, foi realizada uma revisão bibliográfica dos instrumentos de mensuração da inteligência emocional disponíveis na literatura, de onde se selecionou um instrumento a ser aplicado em uma amostra de indivíduos com 5 ou mais anos de carreira, juntamente com um instrumento de avaliação da percepção do sucesso na carreira. A pesquisa foi realizada com 93 respondentes, utilizando o Trait Meta Mood Scale para analisar a Inteligência Emocional e a Escala Reduzida de Percepção de Sucesso na Carreira para analisar a Percepção de Sucesso na Carreira. Os resultados mostraram baixa relação entre a Inteligência Emocional e Percepção de Sucesso na Carreira.Item Intenção empreendedora: um estudo com empreendedores e potenciais empreendedores do Estado do Acre(Universidade Metodista de São Paulo, 2018-03-06) BRITO, Bárbara Alessandra Vieira de; KUNIYOSHI, Márcio ShoitiO tema empreendedorismo tem conquistado um espaço considerável na educação, nas políticas públicas e no interesse dos pesquisadores e gestores, muito em função do seu impacto em aspectos sociais e econômicos de uma nação. Esse crescente interesse se deve, em boa medida, à correlação entre o empreendedorismo e o crescimento econômico, manifestados por meio da inovação e da criação de postos de trabalho. A intenção empreendedora é considerada como a primeira etapa no processo de descoberta e exploração de oportunidades (KOLVEREID, 2016), o que faz com que a intenção seja fundamental na compreensão do empreendedorismo (SCHLAEGEL; KOENIG, 2014). Ferreira (2017) destaca que, apesar do crescimento dos trabalhos internacionais sobre intenção empreendedora, no Brasil ainda existe um gap de estudos teóricos e empíricos a respeito desse assunto. Em função disso, esta dissertação teve como objetivos analisar sob a óptica da Teoria do Comportamento Planejado (TCP), os fatores determinantes da intenção empreendedora dos empreendedores e potenciais empreendedores do Acre. Foram consideradas para a pesquisa os egressos do Seminário Empretec, que é um seminário que foi desenvolvido pela Organização das Nações Unidas (ONU) e é uma das ferramentas utilizadas pelo Sebrae na busca de aumentar o potencial empreendedor para empresários e possíveis empresários. A abordagem escolhida foi a de método quantitativo. Para a coleta de dados, foram empregadas, de forma parcial, o questionário desenvolvido por David McClelland (1965; 1987), que é utilizado nos projetos da United Nations Conference on Trade and Development (UNCTAD), e a escala desenvolvida por Liñán e Chen (2009), que tem por base a TCP. As conclusões da pesquisa revelaram que a atitude face ao comportamento, que, segundo Teo e Lee (2010), é a predisposição, favorável ou não, de um indivíduo em desenvolver um comportamento específico, é o construto que mais influencia positivamente a intenção empreendedora, ou seja, quanto mais positiva a atitude da pessoa em relação ao empreendedorismo, maior será a intenção de empreender. Em seguida, os construtos que mais influenciam positivamente a intenção empreendedora são as normas subjetivas e a percepção de controle, respectivamente. A não aceitação da hipótese de que a necessidade de realização influencia positivamente a intenção empreendedora pode ser devido ao fato de que as características psicológicas dos empreendedores podem sofrer alterações conforme o empreendedor vai se distanciando do momento em que aconteceu o evento motivador do empreendedorismo.Item Evasão universitária: compreendendo o fenômeno no universo juvenil. Um estudo de caso com jovens evadidos do curso de administração de uma IES confessional(Universidade Metodista de São Paulo, 2018-03-07) SANTOS, Marcos Aurélio Corrêa dos; ALVES, Luiz RobertoO fenômeno da evasão no ensino superior vem sendo investigado há algum tempo e em diferentes cenários, como por exemplo nos cursos presenciais e na modalidade a distância, ou diferenciando-se por cursos estudados e metodologias de pesquisa, sempre com fortes recomendações de pesquisadores, para que se realizem investigações ainda mais específicas, a fim de se gerarem dados mais consistentes para as ações dos gestores de instituições de ensino. Nesse contexto, percebe-se que são raras ainda as pesquisas, específicas, sobre os motivos que levam os jovens a evadirem do ensino superior, um público que hoje representa cerca de 25% da população brasileira e que vem desenvolvendo características e comportamentos próprios e diferentes das gerações anteriores. Assim, o problema desta pesquisa encontra-se em entender por quais motivos o jovem vale paraibano e estudante de uma IES confessional está desistindo de cursar Administração. Por meio de pesquisa qualitativa, utilizando-se o método do estudo de caso e apoiando-se nas técnicas de entrevistas, análises documentais e focus group, objetivou-se com este trabalho levantar os motivos que levam os jovens de uma IES confessional, da região do Vale do Paraíba, a abandonarem o curso de Administração antes de seu final, analisando muito mais do que somente a resposta formal apresentada na ocasião da saída do curso, mas também compreendendo todo o entorno da situação. Os resultados evidenciam que a evasão do jovem pesquisado, embora em sua declaração primeira e formal haja uma causa única, perpassa por um acúmulo de fatores que geram insatisfação e frustração com a experiência estudantil, tais como questões pedagógicas, administrativas e pessoais. Além disso, destaca-se uma deficiência no processo de combate à evasão por parte da Instituição de Ensino pesquisada, que está perdendo alunos sem compreender ao certo os motivos, além de não conseguir acessar toda carga de informação que esses discentes possuem. Este trabalho pode ajudar a compreender o universo juvenil e suas insatisfações, sobretudo no plano do ensino, porém, tal pesquisa traz consigo limitações de campo de aplicação e localização geográfica. Estudos futuros em outros cursos, outras instituições e em outras regiões do país, poderão auxiliar na construção de um panorama mais completo.Item Espiritualidade nas organizações: um estudo de caso de sua influência na cultura organizacional(Universidade Metodista de São Paulo, 2018-03-08) CALDAS, Jalmar Ribeiro; KUNIYOSHI, Márcio ShoitiA partir da década de 1990, com o advento da “Nova Economia” e o processo de globalização, as organizações começam a passar por ciclos de transformações estruturais em função de mudanças socioeconômicas cada vez mais frequentes. Como consequência a única regra passa a ser a incerteza. Tendo em vista este conjunto de fatores de transformação dos tempos atuais é que as organizações e o ser humano passam a sentir a necessidade de uma dimensão maior, que os englobe, integre e complete de forma holística e simbiótica. Surge então uma nova dimensão como forma de complemento e resposta as suas dúvidas e necessidades: a espiritualidade. A espiritualidade passa a ser o “amálgama”, a diferenciação para uma organização competitiva e lucrativa e o elo com seus colaboradores. Além disso, torna-se o fator que norteia a interação entre o indivíduo, o ambiente de trabalho e a sociedade, gerando dinâmicas mais salutares, produtivas, e acima de tudo, mais éticas e humanas. É a partir desta nova perspectiva e necessidade das esferas humana e corporativa que o tema espiritualidade organizacional assume importância cada vez maior e mais proeminente nos meios científico e corporativo do século XXI. A espiritualidade vem, desta forma, ocupar uma lacuna criada no processo de globalização: globalizou-se a economia, mas não o social, o humano, e consequentemente as culturas organizacionais. É dentro deste contexto complexo que esta pesquisa tem por intento avaliar como a espiritualidade influencia a cultura e os valores organizacionais, como é percebida por gestores e colaboradores, quais são seus resultados e como isto se sustenta, ou não, ao longo do tempo. Nesse sentido, o objetivo geral desta pesquisa é compreender as influências das dimensões da espiritualidade no contexto da cultura corporativa de uma organização privada e como esta dinâmica ocorre. Para tal intento, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, com o método de estudo de caso em uma organização multinacional privada de São Paulo. Desse modo, por meio da triangulação de dados, foi possível constatar que a entidade pesquisada se trata de uma organização que tem em sua cultura organizacional valores de espiritualidade que são praticados, documentados e percebidos por seus funcionários na realidade da organização. Houve destaque para uma dinâmica diária de trabalho que conduziu a organização a um intenso compartilhamento de conhecimento e a criação de um ambiente extremamente favorável à inovação. Os gestores da organização demonstraram em seus relatos que se dedicam ao desenvolvimento de práticas altamente éticas, integras e colaborativas, desenvolvendo um ambiente no qual a transparência, a confiança e o senso de propósito são fatores presentes entre seus membros, fenômenos estes confirmados pela percepção de seus colaboradores. Pudemos constatar, outrossim, que a organização teve origem e tem seu desenvolvimento e perenidade utilizando-se dessas dimensões em uma forte cultura organizacional preservada em seus valores organizacionais de forma imutável, por meio de práticas enfatizadas até os dias de hoje. Esses resultados a longo prazo podem caracterizar um fenômeno e exemplo a outras organizações para a criação e manutenção de um ambiente agradável, dinâmico e colaborativo, ou que proporcione a geração de novos conhecimentos para que se torne um celeiro de novas ideias e inovação. Neste contexto, e pelos resultados aferidos, vimos responder à questão de pesquisa que é “Como as dimensões da espiritualidade influenciam a cultura organizacional?”. Este estudo abre espaço para novas e futuras pesquisas em diferentes organizações de modo a contribuir com novas informações e conclusões mais abrangentes.Item Prazer e sofrimento no trabalho dos líderes e liderados nas áreas da saúde e da educação(Universidade Metodista de São Paulo, 2018-03-21) SUEIRO, Simone Grecco Sanches; COSTA, Luciano VenelliQuantidade de pesquisas com relação ao prazer, satisfação no trabalho e qualidade de vida, estão aumentando. Em contra partida, temas que envolvem a relação entre líder e liderado têm demonstrado relevância na vivência do sofrimento. Este estudo apresenta temas publicados demonstrando a evolução da sociedade no mundo do trabalho, a vivência do sofrimento nos líderes e liderados nas áreas da saúde e da educação. Para contemplar esse objetivo foi realizada uma pesquisa exploratória, descritiva e transversal com abordagem quantitativa. Os dados foram coletados por meio de questionários aplicados aos médicos, enfermeiros, coordenadores e professores. Esse estudo, se apropria os pressupostos teóricos da Psicodinâmica do Trabalho, que embasam a Escala de Indicador de Prazer e Sofrimento no Trabalho. Os profissionais da área da Educação vivenciam mais prazer, já os profissionais da área da Saúde vivenciam mais sofrimento no trabalho. Os líderes vivenciam mais sofrimento no trabalho.Item Finanças comportamentais: a racionalidade ou intuição como objeto de estudo sobre o processo decisório de investidores no período de 2007 a 2016(Universidade Metodista de São Paulo, 2018-03-22) ROMEIRO, Vladimir; TAMBOSI FILHO, ElmoO tema Finanças Comportamentais tem conquistado um espaço considerável na Teoria de Finanças, devido à tomada de decisão de uma organização exigir a busca do conhecimento nas mais variadas áreas. Esse crescente interesse se deve à percepção por parte dos estudiosos de que o comportamento dos investidores não parte apenas de uma linha racional, mas que em alguns momentos são perceptíveis aos aspectos psicológicos no processo decisório. Diante de estudos seminais de Kahneman e Tversky (1979) cuja premissa partiu da ideia de que crenças tendem a gerar uma postura de incerteza no momento da decisão, é possível observar que em alguns cenários determinadas escolhas de investimentos não são baseadas apenas nas informações disponíveis. O presente estudo analisa a relação entre o comportamento racional e intuitivo dos investidores de fundos de investimentos brasileiros no período de 2007 a 2016, onde se procurou constatar se existem vieses heurísticos nos estudos das finanças tradicionais, comparando o indicador macroeconômico PIB ao volume investido e captação líquida de investimentos de multimercados e compreendendo se o desempenho da economia brasileira está alinhada ao comportamento do investidor. A abordagem escolhida foi a de método qualitativo. As conclusões da pesquisa revelaram que o comportamento do investidor teve uma tendência a seguir de acordo com a heurística do efeito manada. Observou-se que o comportamento do investidor brasileiro mesmo em períodos onde a economia brasileira apresentava um crescimento, tendeu a adotar uma postura adversa no período de crise mundial, evidenciando a discussão de que em momentos de crises financeiras mundiais não são observados todos os fatores informacionais no processo decisório.Item Análise da influência dos efeitos do coping e liderança transformacional sobre o tecnoestresse nos profissionais contábeis(Universidade Metodista de São Paulo, 2018-06-21) ALMEIDA, Ari Ricardo de; CAPPELLOZZA, AlexandreA utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação apresenta um papel cada vez mais preponderante na vida e no trabalho da sociedade contemporânea. Do ponto de vista do indivíduo, as Tecnologias da Informação e Comunicação apresentam importância e relação com a satisfação profissional, carreira e a vida pessoal, como também associam estressores ao ambiente profissional. Este estudo analisou os efeitos da liderança transformacional e das estratégias de enfrentamento no tecnoestresse. A pesquisa fundamenta-se em uma abordagem de investigação quantitativa com corte transversal único. Os dados foram analisados por meio de 193 questionários respondidos por profissionais de diversas áreas, inclusive da área contábil, o que permitiu uma análise entre grupos de profissionais. Para os testes de hipóteses do estudo, foi realizada a análise de equações estruturais. Os resultados indicam que a liderança transformacional e as estratégias de coping não apresentam efeito sobre os construtos de tecnoestresse. Apesar disso, foram encontradas diferenças significantes entre profissionais que que lidam com o Sistema Público de Escrituração Digital, com efeito positivo entre liderança transformacional e a estratégia de coping de reavaliação positiva.Item Fatores antecedentes à exaustão no trabalho(Universidade Metodista de São Paulo, 2018-06-25) CRISPIM, Ingrid Aparecida Siqueira; CAPPELLOZZA, AlexandreAs empresas têm buscado uma melhor gestão administrativa, aperfeiçoamento dos processos, implementação de novas tecnologias para maior agilidade na produção e obter melhores resultados com o aumento da produtividade e satisfação no trabalho. Porém, estes aperfeiçoamentos também podem levar a efeitos negativos aos funcionários tais como a Exaustão no trabalho. Esse estudo investigou fatores que influenciam a exaustão no trabalho, inclusive seu efeito pelo Tecnoestresse. Para tanto, o trabalho foi conduzido por meio de uma pesquisa confirmatória e de corte transversal único por meio de um questionário com 10 perguntas demográficas e 40 questões. Os dados foram analisados por meio de 273 questionários respondidos por profissionais usuários das tecnologias de informação. Para os testes de hipóteses do estudo, foi realizada a análise de equações estruturais, ao modelo de pesquisa proposto. Foi confirmado que o Tecnoestresse teve o maior efeito na exaustão no trabalho. E o estudo evidencia que o segundo maior efeito foi o conflito de papéis, seguido da justiça distributiva como um fator atenuante da exaustão, ou seja, a percepção de justiça organizacional pelos colaboradores diminui o nível de estresse. A confiança na gestão não foi confirmada como um fator que influencia a exaustão no trabalho.Item Planejamento estratégico em micro e pequenas empresas (MPEs): estudo de caso numa empresa do comércio varejista de Itanhaém e região(Universidade Metodista de São Paulo, 2018-09-12) COTTA, Celso Peixoto; KUNIYOSHI, Márcio ShoitiA busca pela consecução de melhores resultados tem motivado as organizações a desenvolverem sua capacidade estratégica para enfrentar as mudanças e desafios no contexto da economia globalizada. Desta forma, em busca de obter sucesso no mundo dos negócios, as empresas têm superado diversos desafios, e para isto utilizam estratégias variadas. No setor varejista, está havendo um processo de transformação bastante acirrado, e estas mudanças estão fazendo com que as organizações procurem aprimorar seu ambiente de trabalho modificando suas práticas, indo à busca de diferenciais para ultrapassar as barreiras do mercado. É preciso preparar a empresa para, diante das oportunidades e ameaças, otimizar as vantagens competitivas em relação à concorrência. Planejar é contrário a improvisar. Quem improvisa, nem sempre obtém resultados. Neste ínterim, o planejamento estratégico para uma organização é perene, mas para isso a empresa deve pensar estrategicamente, e esta é representada e administrada por gestores e empreendedores que, por sua vez, devem estar preparados para produzir e conduzir esta ferramenta para enfrentar os desafios constantes da competitividade, aumentando a possibilidade de obter um bom posicionamento no mercado em que atua. Este estudo tem como foco central analisar o planejamento estratégico em uma microempresa do ramo de varejo de materiais hidráulicos e elétricos no município de Itanhaém-SP. Este estudo desenvolveu uma pesquisa exploratória para formação do referencial teórico e uma pesquisa de campo de abordagem qualitativa. O método utilizado é o estudo de caso único. Ao final do estudo foi possível verificar que os resultados apresentados pela Idralar Comercio de Materiais Hidráulicos e Elétricos como uma EPP atuante há 23 anos no mercado com imagem consolidada em seu mercado de atuação vão de encontro com o que é apresentado em outras pesquisas semelhantes, com o planejamento estratégico não sendo realizado pela empresa formalmente, apesar de percebê-lo nas falas do gestor, com seus elementos sendo considerados por eles no dia a dia de seu negócio, verificando-se nesse caso fatores de sucesso que podem ser atribuídos à especialização em um segmento de mercado, ao engajamento, lealdade e comprometimento dos sócios e funcionários em melhor atender aos seus clientes. O resultado demonstrou que a empresa de pequeno porte estudada realiza planejamento estratégico informal, de curto prazo e de acordo com suas necessidades, pois dependem de retorno financeiro para planejar novos investimentos, acreditando que o conhecimento técnico é suficiente para assegurar a longevidade da sua empresa.Item Empresas brasileiras socialmente responsáveis: uma análise do impacto da aderência ao ISE sobre a rentabilidade e o preço das ações(Universidade Metodista de São Paulo, 2018-10-18) GONÇALVES, Elisângela Masselli; MENDONÇA NETO, Octávio RibeiroO presente estudo, tem como objetivo, investigar as eventuais diferenças, em termos de rentabilidade e preço das ações entre empresas participantes e não participantes do ISE (Índice de Sustentabilidade Empresarial) na BM&FBovespa, atual B3. A amostra analisada, escolhida por conveniência, é composta por dez empresas dos setores de Energia, Alimentos, Telefonia, Madeira/Tinta e Papel e Celulose, sendo duas empresas de cada setor, uma participante do ISE e outra não participante. Foram realizadas análises comparativas, para evidenciar diferenças e semelhanças, em termos de valorização/desvalorização do preço das ações, da companhia no mercado, através dos indicadores financeiros EBITDA/ATIVO, EBITDA/Receita Líquida e ROI no período de 2013 a 2017. Os dados, sobre o preço das ações, foram obtidos no site da BM&FBovespa (B3) e os indicadores financeiros foram calculados, com base nas demonstrações contábeis das empresas referentes ao período em análise. Empregou-se o método estatístico de Mann-Whitney para teste de média, e os resultados obtidos mostraram que, não se observaram diferenças ,estatisticamente, significantes entre os dois grupos de empresas (socialmente responsáveis e mercado) em relação aos aspectos analisados,concluiu-se que o desempenho econômico financeiro das empresas do ISE, de modo geral, comportam-se da mesma maneira que as empresas não participantes, mediante a amostra analisada percebe-se que não existe vantagens econômica e financeiras em participar do ISE, não encontrou-se diferenças significativas em relação a economia e finanças das empresas comparadas. Podemos dizer também que os clientes das empresas analisadas de certo modo não estão muito preocupados com a sustentabilidade ambiental das empresas, ao adquirirem produtos ou serviços, pois se estivessem, preferiam as empresas que estão no ISE, isso as tornaria mais rentáveis e os resultados dos testes efetuados seriam diferentes.Item Estratégias de transição de carreira interprofissão: um estudo com profissionais de meia idade do mercado corporativo após a demissão(Universidade Metodista de São Paulo, 2018-12-10) SOUZA, Rogerio Teixeira de; VIEIRA, Almir MartinsO ambiente organizacional no Brasil e no mundo passa por muitos desafios, que são decorrentes das profundas e aceleradas mudanças ocorridas no século XX e também pela combinação do desenvolvimento em diversas áreas, como a economia, tecnologia e a sociedade em geral. Neste contexto, a grave crise econômica que o Brasil enfrenta e a consequente reestruturação por parte das organizações, têm impactado em demissões no mercado corporativo. Com a diminuição do emprego formal e da possibilidade de uma carreira sólida e duradoura nas organizações, após a demissão, os profissionais podem redirecionar suas carreiras mudando completamente seus papéis profissionais, iniciando assim uma transição de carreira interprofissão. Como objetivo geral do estudo, buscou-se analisar as estratégias de enfrentamento do processo de transição de carreira interprofissão utilizadas por profissionais do mercado corporativo após a demissão. Para isso foram apresentados os principais aspectos teóricos relacionados às transformações no mercado e nas relações de trabalho, o desemprego e os seus efeitos para o trabalhador, empregabilidade e gestão de carreiras. Como abordagem metodológica, optou-se pela pesquisa qualitativa, do tipo exploratória. O instrumento de investigação adotado foi a entrevista em profundidade baseada em roteiro semiestruturado, que foi realizada com seis profissionais que atuavam em funções administrativas em diferentes áreas funcionais do mercado corporativo e após serem demitidos realizaram uma transição de carreira interprofissão. Mediante os dados obtidos e com o aporte teórico, foram identificadas cinco categorias de análise: experiência com a demissão, mercado de trabalho e empregabilidade, planejamento individual de carreira, vivência da transição de carreira e suporte para lidar com a transição de carreira. A análise dos dados ocorreu por meio da análise de discurso e os resultados apontam que a nova carreira não foi planejada e nem explorada na prática antes da transição, e a partir do contexto pessoal e também de acordo com outros fatores como os desafios e exigências impostos por um competitivo mercado de trabalho, possíveis lacunas de empregabilidade, insatisfação com o mercado corporativo e expectativa de uma nova profissão que proporcionasse melhor equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, os participantes realizaram uma transição de carreira interprofissão. Os resultados também demonstram que o processo de transição ocorreu de maneira distinta (não linear) entre os participantes, e encontraram neste período diversos desafios inerentes ao contexto pessoal e às demandas das escolhas profissionais que fizeram, no entanto, os principais desafios identificados no estudo, durante o processo de transição foram: impactos emocionais, dificuldades de recolocação na área corporativa, ausência de um planejamento individual de carreira, falta de suporte financeiro e de apoio social e sentimentos de incerteza, medo e insegurança. Para lidarem com esses desafios, foi identicado no estudo que o suporte social foi o recurso de enfrentamento mais utilizado pelos entrevistados durante o processo de transição.Item A influência da personalidade e do tecnoestresse na síndrome de burnout(Universidade Metodista de São Paulo, 2019-03-11) PAULA, Raquel T. Vianna de; CAPPELLOZZA, AlexandreA rápida evolução e crescente utilização das tecnologias de informação e comunicação (TIC) pelas organizações, faz com que os indivíduos trabalhem com maior sentido de urgência e com a tecnologia presente em todos os momentos. Este estresse na vida profissional, juntamente com problemas em outros aspectos da vida, pode desencadear a síndrome de burnout, definida como um estado de exaustão física, emocional e mental. Este estudo teve por objetivo verificar: a relação do tecnoestresse e a síndrome de burnout, assim como a influência moderadora de diferentes traços de personalidade na relação entre o tecnoestresse e o burnout. A pesquisa foi de natureza quantitativa, descritiva e transversal com a participação de 261 respondentes, profissionais de diversas áreas, e que utilizam as TIC em sua rotina diária no trabalho. Como resultado, verificou-se que a influência moderadora dos traços psicológicos na relação entre tecnoestresse e burnout não foi confirmada na amostra utilizada. Com o intuito de enriquecer a pesquisa, e de forma exploratória, foi analisada também a relação das variáveis de personalidade e do tecnoestresse como fatores antecedentes ao burnout. Como resultado, obteve-se associações significantes entre os fatores consciensiosidade e cinismo; conscienciosidade e eficácia no trabalho; extroversão e exaustão emocional; e extroversão e eficácia no trabalho. O neuroticismo e tecnoestresse apresentaram-se como associações significantes e importantes com todos os fatores do burnout.Item O caráter transversal do ensino do empreendedorismo nas práticas de formação profissional de graduação tecnológica do Estado de São Paulo(Universidade Metodista de São Paulo, 2019-03-14) MEDEIROS, Maria da Conceição; VIEIRA, Almir MartinsO cenário socioeconômico, político e ambiental vivenciado nas últimas décadas, direcionaram as atenções para as transformações ocorridas no comportamento e posicionamento da sociedade e das organizações. Emergem exigências por um perfil de profissional que esteja apto a responder com competências às novas formas de relações de trabalho, bem como, a novos modelos de produção e comercialização de bens e serviços em um mercado global. Os conceitos de empregabilidade, empreendedorismo e inovação (SCHUMPETER, 1997; DELORS, 2012; DORNELAS, 2018) quando associados a esse panorama, assumem relevância na interação com o indivíduo e com o meio, tornando-se essencial o aperfeiçoamento constante direcionado aos diferentes aspectos que envolvam a sociedade. Destaca-se a ação empreendedora como uma opção para adaptação e inclusão nessa nova conjuntura, atraindo o interesse das organizações e da sociedade em relação ao tema. Nesse contexto, a compreensão das novas formas de trabalho e geração de renda, tornou-se fato importante para o entendimento dos modernos arranjos da sociedade relativos ao trabalho, ao ambiente das organizações e de seus colaboradores (VALE, 2014; SUSSKIND, 2017), um movimento que exige constantes ações, que respondam às imposições da competição em um mercado global. Assim, o estudo objetivou identificar por meio de uma pesquisa qualitativa de natureza exploratória-descritiva a inserção do tema empreendedorismo na formação de graduação superior tecnológica por meio da transversalidade como metodologia de ensino. O instrumento para coleta de dados se deu pelo uso de entrevista semiestruturada, optando-se para análise dos dados pela Análise do Discurso, uma metodologia que tem sido utilizada por pesquisadores organizacionais. Para atendimento dos objetivos estabelecidos para o estudo, definiram-se como participantes da pesquisa professores coordenadores de projetos pedagógicos relacionados a discussão, análise, reflexão e formulação de propostas pedagógicas e curriculares de graduação tecnológica de uma Instituição de Ensino Público Superior de Graduação Tecnológica do Estado de São Paulo. As análises dos dados obtidos na pesquisa revelaram que os pressupostos da educação empreendedora, como apontado por Dornelas (2018) e Dolabela (2006), configuram-se como um caminho alternativo para responder as novas demandas advindas do setor produtivo e das novas relações de trabalho, apontando que a inserção do tema empreendedorismo na formação de graduação tecnológica, é percebida como um bom momento para o desenvolvimento do perfil empreendedor. A transversalidade é entendida e aceita como mecanismo de integração, configurando-se em uma metodologia viável para o desenvolvimento da educação empreendedora, contudo não foi possível identificar sua aplicabilidade nas práticas pedagógicas das unidades de ensino da instituição.Item Ensino de administração no contexto da educação a distância: estudo com tutores de uma instituição estadual do Rio de Janeiro(Universidade Metodista de São Paulo, 2019-03-15) CAMPOS, Glauco Carvalho; VIEIRA, Almir MartinsA era da informação promovida pelo avanço da tecnologia faz surgir novas relações na sociedade. As pessoas e as organizações passam a usar a tecnologia para se comunicar. Surge a comunidade virtual. Na mesma medida, o sistema de ensino formal do país se adapta a esta realidade e as IES passam a ofertar cursos de graduação na modalidade a distância. O EAD tem demandado a atenção de estudiosos sobre esta nova modalidade de ensino que discutem sobre: formação de professores, mediação, tutoria, metodologias e práticas de ensino. A cada ano, nota-se um movimento crescente da oferta de vagas na graduação online. O EAD traz novos elementos para o contexto da educação, como a redefinição do tempo e do espaço, a promoção da socialização do ensino que é ofertado por meio de polos regionais. Neste cenário, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, por meio do Consórcio CEDERJ viabiliza a educação superior gratuita em Administração por meio dos 14 polos regionais situados na capital e no interior do Estado do Rio de Janeiro. Pensar no EAD significa revisitar a relação entre professores e alunos, a utilização dos materiais e recursos disponíveis, o formato dos cursos que se viabiliza por meio de plataformas online de ensino, o uso das TIC, a construção do aprendizado de forma coletiva e a possibilidade de se criar a autonomia do aprendizado no aluno. Neste contexto, o curso de Administração é um dos cursos mais procurados pelos ingressantes na graduação no país e sua expressão também é percebida nos cursos EAD. A docência em Administração, por sua vez, se torna um desafio visto que os Administradores são bacharéis e não possuem formação pedagógica para atuar na profissão docente. Assim, o problema desta pesquisa encontra-se em questionar como se dá o processo de formação e a prática docente do administrador que atua no EAD. Por meio de pesquisa qualitativa, utilizando-se como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada e apoiando-se na análise de conteúdo, objetivou-se com este trabalho identificar os aspectos da formação dos professores que atuam no curso de graduação em Administração do Consórcio CEDERJ, também buscou-se identificar as competências, habilidades e atitudes docentes para desenvolver uma prática pedagógica voltada para a EAD, além da descrição das práticas educativas voltadas para o exercício docente em EAD. Os resultados evidenciam que os mesmos exercem dupla carreira tanto mercado de trabalho em organizações quanto no exercício da docência o que é um fato positivo para contextualizar a prática profissional docente. Contudo, existem lacunas na formação pedagógica dos bacharéis que atuam na docência e muitos deles promovem apenas a formação continuada direcionada para o mercado de trabalho, o que torna a prática docente mais dificultosa. Muitos deles possuem as competências, habilidades e atitudes voltadas para a docência, contudo, as ferramentas pedagógicas disponíveis são utilizadas de forma reduzida. A mediação entre os tutores e os alunos e os recursos foi um ponto de destaque e que demonstra uma seriedade dos mesmos na condução da profissão docente. Foi também percebido um sentimento de não completude no exercício da docência por parte dos entrevistados que percebem sua função fragmentada, além e da falta de um alinhamento pedagógico mais próximo entre a UFRRJ e os tutores do Consórcio CEDERJ. A limitação desta pesquisa se dá pelo fato de a mesma ter sido realizada em apenas uma instituição de forma a não poder se verificar se estas mesmas características de formação e de práticas docentes surgem em pesquisas em outras IES. Pesquisas futuras poderão ser realizadas para se aprofundar sobre a prática docente, especificamente a da tutoria em EAD, assim com o exercício da docência por profissionais oriundos do bacharelado.Item Colaboração e vantagem competitiva na cadeia de valor: um estudo no setor de autopeças(Universidade Metodista de São Paulo, 2019-03-25) GONÇALVES, Alexandre dos Santos; KUNIYOSHI, Márcio ShoitiO estudo da vantagem colaborativa e competitiva na cadeia de valor visa descrever e analisar as formas e motivos pelos quais existe a relação entre os elos, e como tais processos ajudam esta relação a gerar valor e competitividade em seu mercado de atuação. Diante desse cenário competitivo, a busca das empresas por menores prazos e custos, melhor qualidade e flexibilidade é uma constante. Desta forma, as empresas de reposição de autopeças têm desenvolvido novas configurações da gestão da cadeia de valor em um novo padrão de relacionamento com os fornecedores. A partir de uma abordagem qualitativa e exploratória, empregou-se o método de estudo de caso para a coleta de dados. Foi entrevistado, in loco, o profissional da área de logística de uma empresa de autopeças de grande porte, localizada na cidade de São Paulo, buscando-se verificar a utilização da cadeia de valores e as suas práticas colaborativas. O resultado da análise demonstrou que a empresa ainda se encontra em processo de iniciação da sua cadeia de valor. Também foi possível verificar que as possíveis mudanças no modelo de negócios, por meio da reconfiguração e reestruturação de sua cadeia de valor, mais especificamente, a extensão da cadeia aos parceiros, poderão oferecer um diferencial a esta empresa de autopeças e, consequentemente, a seus clientes.Item O intraempreendedorismo e a sua influência nas inovações em empresas varejistas sob a ótica dos gestores(Universidade Metodista de São Paulo, 2019-04-04) CAPARROZ, Pedro Miguel Leonato; KUNIYOSHI, Márcio ShoitiO comércio varejista no Brasil e no mundo é altamente competitivo, e, para sobreviver, as empresas buscam se diferenciar dos concorrentes. A inovação é um dos melhores meios para se atingir esse objetivo. As inovações devem ser o maior objetivo de uma empresa que busca facilidades para que os seus intraempreendedores se sintam estimulados a criar soluções. Como objetivo geral do estudo, buscou-se analisar a influência do intraempreendedorismo nas inovações de empresas varejistas sob a ótica dos gestores. Para isso, foram apresentados os principais aspectos teóricos relacionados ao empreendedorismo, intraempreendedorismo, inovação e varejo. Como abordagem metodológica, optou-se pela pesquisa qualitativa, do tipo exploratória. O instrumento de investigação adotado foi a entrevista em profundidade baseada em roteiro semiestruturado, que foi realizada com seis profissionais que atuam ou atuaram como principais administradores do négocio em empresas varejistas de grande porte do estado de São Paulo. Mediante os objetivos específicos, os dados obtidos e com respaudo do aporte teórico, foram identificadas cinco categorias de análise: fatores que facilitam o intraempreendedorismo, fatores que dificultam o intraempreendedorismo, práticas de estímulo aos intraempreendedores, classificação das práticas intraempreendedoras e/ou inovações de acordo com as doze dimensões propostas e resultados das práticas intraempreendedoras e/ou inovações. A análise dos dados ocorreu por meio da análise de conteúdo, e os resultados apontam que os objetivos geral e específicos puderam ser ratificados mediante os trechos evidenciados por intermédio dos dados coletados que corroboram a finalidade deste estudo. Portanto, fatores facilitadores e dificultadores interagem com o intraempreendedorismo, e refletem nas inovações. Dos fatores apresentados, merecem destaque ambiente, comunicação e, principalmente, liderança, pois foi considerado o fator crítico de sucesso devido a sua importância no processo. Práticas de estímulo foram evidenciadas cumprindo outro objetivo específico. Por fim, as ações intraempreendedoras foram classificadas de acordo com o radar e os resultados foram evidenciados. Assim, evidencia-se que as inovações são influenciadas pelas ações dos intraempreendedores, seja por meio de ideias de terceiros ou próprias. Dos fatores que interferem na organização, alguns têm maior poder de influenciar, e outros nem tanto, dependendo do grau de ascendência que o fator exerce sobre o intraempreendedorismo, e estes sobre as inovações. Conclui-se que o intraempreendedorismo influencia diretamente as inovações em empresas varejistas pesquisadas sob a ótica de seus líderes.Item Relações entre práticas de gestão do conhecimento, capacidade absortiva e desempenho na área de manutenção: estudo de caso de uma indústria automobilística do ABC Paulista(Universidade Metodista de São Paulo, 2019-04-08) ZYRIANOFF, Wladmir; KUNIYOSHI, Márcio ShoitiEsta pesquisa tem como objetivo analisar as relações entre as práticas de gestão do conhecimento, a capacidade absortiva e desempenho na área de manutenção de uma indústria automobilística do ABC paulista e, com isso, identificar e compreender como a gestão do conhecimento e a capacidade absortiva têm sido utilizadas para a melhoria do desempenho e qualidade na área de manutenção. Como o conhecimento é um dos ativos intangíveis de alto valor para a gestão das organizações modernas, passa a ser um diferencial na criação de vantagem competitiva pelas empresas, ainda mais nos dias de hoje, em que a atual crise econômica atua diretamente na sobrevivência das empresas. A metodologia utilizada para a elaboração deste trabalho foi a pesquisa qualitativa, mediante a utilização do método de estudo de caso, por meio de fonte de dados, com a realização de entrevistas semiestruturadas individuais e presenciais, ocorridas em outubro e novembro de 2018, além de observações não participativas, feitas em novembro e dezembro, e avaliação de documentos, registros e artefatos físicos efetuados no mesmo período. Foram entrevistados sete gestores da empresa pesquisada, sendo quatro deles gerentes e três engenheiros. Por meio da análise e triangulação dos dados, confirmou-se que os gestores percebem a necessidade da gestão do conhecimento na manutenção, que as práticas de gestão do conhecimento relacionadas com a Gestão Estratégica do Conhecimento, Cultura Organizacional, Gestão de Recursos Humanos, Estrutura Organizacional e Tecnologia de Informação e Comunicação influenciam na capacidade absortiva. Constatou-se, ainda, que a capacidade absortiva realizada influencia diretamente no desempenho e qualidade da área de manutenção. Verificou-se também que o desempenho e a qualidade são influenciados pelo conhecimento. Logo, entende-se que as práticas de gestão do conhecimento são as mais relevantes por terem influência na capacidade absortiva, no desempenho e qualidade.Item As relações da liderança autêntica e do desengajamento moral à segurança da informação organizacional(Universidade Metodista de São Paulo, 2019-06-28) SILVA, Camila Bernardo da; CAPPELLOZZA, AlexandreA tecnologia vem transformando a administração nas organizações. O avanço da tecnologia da informação tem exercido uma relevante função na administração, dispondo-se como uma importante ferramenta de gestão e controle para as empresas, contribuindo para o cenário competitivo. Apesar de todos os ganhos ofertados pelos sistemas de informação, a empresas, seus gestores e a violação de sistemas de informação podem levar efeitos negativos aos resultados dessas organizações. Este estudo tem o objetivo de investigar quais são as relações entre a Liderança Autêntica e do Desengajamento Moral quanto à Intenção de Violação de Políticas de Segurança da Informação. Esta pesquisa fundamenta-se em uma abordagem de investigação quantitativa com um corte transversal único, a amostra compõe-se de 201 questionários respondidos e validados. Para os testes de hipóteses do estudo, foi realizada a análise de equações estruturais, ao modelo de pesquisa proposto. Os resultados apresentados confirmam que o Desengajamento Moral influencia, positivamente, na Intenção de Violação de Política de Segurança da Informação, a Liderança Autêntica como fator antecedente de Intenção de Violação de Política de Segurança da Informação não apresentou efeito.Item Relações à violação individual de políticas de segurança da informação(Universidade Metodista de São Paulo, 2019-06-28) MEDEIROS, Luciana Arantes; CAPPELLOZZA, AlexandreNão há dúvidas de que a tecnologia da informação e comunicação é fundamental para o desempenho das organizações e que atinge também a produtividade dos colaboradores. Entretanto, o uso indevido da tecnologia pode provocar problemas irreversíveis às organizações, tais como a violação das políticas da segurança da informação. O objetivo deste estudo é investigar os antecedentes que possam impactar no mau uso dos sistemas de informação, em particular, aqueles específicos que possam causar a violação das políticas de segurança da informação. Para tanto, o trabalho foi conduzido por meio de uma pesquisa confirmatória e de corte transversal único por meio de um questionário com 10 perguntas demográficas e 74 questões .Os dados foram analisados por meio de 255 questionários respondidos por profissionais usuários das tecnologias de informação e que atuam a partir de um ano na função atual. Para os testes de hipóteses do estudo, foi realizada a análise de equações estruturais, ao modelo de pesquisa proposto. Foi confirmado que o Desengajamento Moral teve efeito positivo na Intenção de Violação de Política Organizacional de Segurança da Informação. E o estudo evidencia que a dimensão Justificativa Moral teve o maior efeito, seguido da dimensão Eufemismo. A Habilidade Tecnológica não foi confirmada como um fator que influencia na Intenção de Violação de Política Organizacional de Segurança da Informação, mas o resultado aponta um valor negativo do fator, o que sugere um indício de que esta influência pode ser negativa.Item Ensino híbrido: uma análise bibliográfica das publicações no Portal de Periódicos - CAPES(Universidade Metodista de São Paulo, 2019-09-25) MUCHUELO, Nei; VIEIRA, Almir MartinsO ensino híbrido não é um termo novo nem um conceito revolucionário para as salas de aula. No entanto, a maneira como está sendo interpretada pode ser esperançosa ou prejudicial dependendo de como ela é implementada. O ensino híbrido ocupou um lugar nos discursos de mudança educacional por mais de uma década, mas não pode ser um movimento que desloca a dimensão humana da aprendizagem com um imperativo econômico para reduzir os custos trabalhistas cortando pela metade a população docente, cortando professores certificados em favor de grupos on-line massivos de alunos instruídos por "facilitadores" ou "especialistas individuais em aprendizado". As tecnologias devem ser empregadas para ajudar os alunos a se tornarem cidadãos capacitados, em vez de consumidores passivos. São necessárias inovações na educação que ajudem a criar uma sociedade onde as pessoas possam florescer em comunidades culturalmente ricas, informadas, democráticas, digitalmente conectadas e diversificadas, devemos alcançar um equilíbrio mais sutil que combine as tecnologias digitais e a presença física de um professor atencioso, conhecedor e pedagogicamente atencioso. Este não é um opcional “bom ter”, mas um “deve ter”. A metodologia deste trabalho compreende em uma pesquisa bibliográfica, denominada estado do conhecimento, trata-se do levantamento da bibliografia já publicada com a finalidade de colocar o pesquisador em contato direto com tudo aquilo que foi escrito sobre determinado assunto. Esta pesquisa assume abordagem qualitativa, com exploração documental de material, ainda que apresente alguns dados quantitativos para expressar o panorama dos artigos identificados. O objetivo é descrever por meio da pesquisa bibliográfica de produção científica sobre as publicações do ensino híbrido, realizando uma revisão sistemática referente ao período de 2005 a 2018, para a pesquisa, foram selecionados 40 artigos, sendo 21 na área da Administração e 19 na área da Educação. Tomando por base o Portal CAPES de Periódicos Científicos, a CAPES foi escolhida para ser consultada, por sua importância e sofisticação na academia. A coleta de dados ocorre mediante consulta nos sites do portal, por meio das palavras-chave “ensino híbrido”, e foi utilizado o seguinte roteiro de procedimentos para a análise dos dados qualitativos, leitura com atenção dos textos; análise e destaque dos elementos do texto; busca por padrões nos textos analisados (semelhanças) e agrupamento das palavras-chave. Os resultados encontrados foram que esta tendência desconstrói os conceitos fixos que diferenciam aulas presenciais das virtuais, pois unifica a percepção de educação e do aprendizado, independente do meio que será transmitido. É fato que uma boa aula e professores qualificados no ensino jamais substituirão aparelhos, tecnologias ou sistemas. Mas tornar a educação mais atrativa e integrada aos hábitos dos alunos através do ensino hibrido não só facilita o trabalho dos educadores envolvidos como torna os alunos mais informados e interessados em todo o processo de aprendizagem.