Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Saúde
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Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Saúde
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Saúde por Autor "CALIL, Priscila Soares"
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Item Influência dos suportes psicossocial e material no impacto do treinamento no trabalho(Universidade Metodista de São Paulo, 2020-03-24) CALIL, Priscila Soares; MARTINS, Maria do Carmo FernandesEssa pesquisa apresenta como objetivo geral testar o modelo de predição das variáveis do suporte à transferência de treinamento: (1) suporte psicossocial dos pares (colegas), (2) suporte psicossocial dos supervisores e (3) suporte material sobre o impacto de treinamento no trabalho em amplitude, considerando a importância das relações humanas ante as condições materiais e a falta de consenso identificada na literatura. Teve como objetivos específicos realizar a revisão sistemática da literatura nacional e estrangeira sobre suporte à transferência de treinamento e sobre impacto de treinamento no trabalho; identificar qual o principal preditor do impacto do treinamento no trabalho em amplitude; investigar qual tipo de suporte à transferência de treinamento possui maior influência sobre o impacto de treinamento no trabalho e verificar se o modelo proposto funciona de forma distinta para diferentes grupos: líderes e liderados. A coleta de dados foi realizada por conveniência, por meio de aplicação de questionário on-line. As respostas às escalas de suporte à transferência de treinamento e de impacto do treinamento no trabalho em amplitude e aos dados sociodemográficos dos 146 respondentes válidos foram submetidas a análises estatísticas descritivas, Alfa de Cronbach, teste de normalidade de Kolmogorov-Smirnov, correlações de Spearman, análise de regressão, análise de variância e teste Mann Whitney. Os resultados revelaram que o suportes à transferência de treinamento (psicossocial e material) predizem o impacto de treinamento no trabalho em amplitude, que as dimensões do suporte à transferência de treinamento, tanto quando avaliada de maneira bifatorial (suportes material e psicossocial) quanto quando separadas em suporte psicossocial de pares e supervisores, além do suporte material, influenciam positivamente o impacto do treinamento no trabalho. Suportes material e psicossocial explicaram 33,3% e suportes material, psicossocial de pares e de supervisores, 32,9%, respectivamente. O suporte psicossocial dos pares foi o principal preditor de impacto de treinamento no trabalho em amplitude. Esses resultados sugerem que fatores mais proximais, como o apoio de pares, podem superar o efeito de fatores mais distais na promoção da transferência e autonomia no trabalho, que o suporte psicossocial (pares e supervisores) tem maior influência sobre impacto de treinamento no trabalho em amplitude do que o suporte material. Embora a literatura apresente resultados que apontam diferenças entre as percepções de líderes e liderados, este estudo não corroborou tais resultados; a percepção de suporte psicossocial dos indivíduos com função de liderança não difere significantemente dos indivíduos subordinados. Aqui se estabelece uma oportunidade de pesquisa, em delinear os aspectos específicos (informacional, instrumental, emocional e performance, além das características do treinando, do treinamento e do ambiente) do suporte de supervisão e então líderes, que têm a relação mais consistente com a transferência de treinamento. Os resultados desta pesquisa reforçam que, o apoio percebido é essencial para o impacto do treinamento, principalmente o apoio de pares, que se deve, talvez, ao contato direto estabelecido entre colegas de trabalho de mesmo status funcional e ao contínuo fluxo de informações. O destaque dos desafios dessa área de pesquisa está principalmente relacionado ao processo de aprendizagem e à melhora metodológica das pesquisas.