Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social por Autor "CHIACHIRI FILHO, Antonio Roberto"
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Item A educomunicação como voz das juventudes em situação de vulnerabilidade, no protagonismo da educação(Universidade Metodista de São Paulo, 2024-03-27) CORRÊA, Rafael Sad Assis; CHIACHIRI FILHO, Antonio RobertoA presente pesquisa tem como objeto a educomunicação e as juventudes. O objetivo é entender de que maneira a educomunicação pode contribuir para melhorar a educação, na voz das juventudes. A metodologia aplicada foi, na primeira parte, uma revisão sistemática da literatura, fundamentando a área pesquisada, bem como os interlocutores envolvidos. Autores como Paulo Freire, Ismar de Oliveira Soares, Helena Abramo e Juarez Dayrell foram utilizados na revisão. Na segunda parte, utilizamos a pesquisa-ação, por meio da qual, com envolvimento dos (as) jovens que participam dos cursos profissionalizantes da organização social Aldeia do Futuro, foi proposto um projeto de intervenção educomunicativo tanto para organização, quanto para as escolas de educação em que eles estudam. Outro objetivo presente na pesquisa é contribuir no aprimoramento da escuta atenta das juventudes a fim de que elas extrapolem a posição de ouvintes e se tornem vozes imponentes no processo da educação, da comunicação e, consequentemente, na plena participação e transformação.Item Eleições municipais 2020: a presença do Facebook em pequenas cidades no estado de São Paulo(Universidade Metodista de São Paulo, 2021-12-16) DAMASCENO, Marcelo Simões; CHIACHIRI FILHO, Antonio RobertoEste estudo apresenta uma análise no campo da internet e da democracia, com o objetivo de entender como ocorreu a presença da rede social Facebook nas eleições municipais de 2020 em cidades com até 20 mil habitantes no estado de São Paulo. Lança um olhar empírico e conceitual sobre a comunicação política nos pleitos municipais em Holambra, Luiz Antônio, Pirapora do Bom Jesus, Piquete e Sarapuí, adotada pelos 20 candidatos que concorreram aos cargos de prefeito, e que utilizaram a rede social como ferramenta de campanha. Para isso, foi preciso fazer um levantamento dos perfis dos candidatos nas redes sociais mais usadas entre os brasileiros no ano do pleito (WE ARE SOCIAL, 2020). Foi possível observar que 16 dos 20 candidatos tinham páginas no Facebook. Informação importante para validar a rede social como objeto específico deste trabalho, e que originou um levantamento do conteúdo publicado, da gramática utilizada, do número de seguidores, das interações e das conexões ocorridas nas páginas dos candidatos em dois momentos: o primeiro durante a pré-campanha – janeiro a agosto – que serviu para analisar como os 16 candidatos se posicionaram politicamente ao fazerem uso da comunicação política e da estratégia de marketing; no segundo, foram analisadas as postagens realizadas durante os 45 dias de campanha, autorizada pela Justiça Eleitoral, para extração dos dados que subsidiaram o estudo da presença do Facebook, a partir das páginas dos eleitos em cada cidade. Para a coleta de dados foi adotada uma abordagem quali-quantitativa, procedimento analítico que permitiu lançar luz sobre os números que alimentaram gráficos, tabelas e quadros, uma vez que essa metodologia atribui significado e valor àquilo que é pesquisado (SANTAELLA, 2002). Nessa ótica, foi possível atribuir valor e classificar os 309 conteúdos postados pelos eleitos em suas páginas e, assim, traçar a existência de uma malha comunicacional criada por meio das interações que os candidatos recebem via curtidas, comentários e compartilhamentos em suas publicações, e dessa forma identificar os laços fortes e fracos que interagem com o conteúdo proposto pelos postulantes em suas páginas, além do alcance que uma publicação pode obter em uma campanha política. Os dados obtidos nas páginas dos candidatos corroboram com outros estudos sobre o uso do Facebook em campanhas políticas ao indicar que, mesmo em campanhas realizadas em cidades pequenas, não existe correlação entre o número de postagens e o número de interações, mas há relações entre as temáticas de postagens, além do objetivo principal do estudo. Estes achados são determinantes para solucionar as hipóteses aventadas no início do estudo, pois: 1) o Facebook é uma rede social que ocupa papel central em disputas eleitorais em pequenas cidades; 2) ela funciona como um centro de distribuição de conteúdo político; 3) a rede estabelece conexões entre diferentes pessoas por meio dos nós criados.Item O discurso social da moda e a influência em rede: um estudo sobre a atuação de comunidades de práticas digitais(Universidade Metodista de São Paulo, 2022-09-15) COSTA, Luciana Rodrigues; CHIACHIRI FILHO, Antonio RobertoEsta pesquisa reflete uma busca teórica sobre influência em redes sociais digitais por meio das chamadas comunidades de prática digitais e da ánalise de moda e seu discurso social que trouxe à tona influências de hábitos e ativismos políticos e ambientais que moldaram o consumo de marcas e produtos. Portanto, essa pesquisa buscou responder como as comunidades de práticas digitais que se formam em torno de marcas, incentivam, por meia da comunicação digital, o consumo das marcas ditas como atuantes em moda ética. A construção de instituições que buscam atender necessidades sociais não é um fenômeno novo, e a inspiração para que as marcas adotem o propósito em seu discurso e iniciativas se tornou tão presente que as marcas não puderam mais ignorar o debate sobre determinadas pautas (FRANCATO et al, 2017). Ademais, o universo digital já está tão inserido no cotidiano das pessoas que as análises sobre seus impactos podem ser superficiais pela velocidade de que acontecem (TERRA, 2020). Por meio do uso da netnografia como método de pesquisa, buscou-se analisar, por meio da observação participante e na análise de conteúdo das comunidades de práticas digitais no Instagram. Um instrumento de reflexão sobre a dinâmica de influência das marcas com propósito, do comportamento de influenciadores digitais e outros atores, com o objetivo de compreender como as pessoas se comportam e interagem em um ambiente online. Posto isso, a pesquisa mostrou uma ode ao empreendedorismo, criação autoral e consumo local e sua narrativa de rever as atitudes sociais. Além disso, posto que atualmente a necessidade de estudar e compreender o comportamento da tríade organizações, influenciadores e audiência, vamos refletir sobre como essa construção da cultura do consumo e sociedade do consumo estão relacionadas. A intenção foi refletir sobre o discurso praticado e sua interação social que nasce dentro dessa sociedade contemporânea de forma intrínseca na intenção de expandir e legitimar sua próprias escolhas e estilo de vida (BOURDIER, 2006).Item Os processos educomunicativos da rádio comunitária Capixaba de Capixauã, Santarém (PA)(Universidade Metodista de São Paulo, 2022-09-13) SILVA, Matheus Macedo Fernandes da; CHIACHIRI FILHO, Antonio RobertoO estudo investiga a importância e as contribuições das iniciativas de educomunicação e comunicação comunitária para a inclusão social e democratização da comunicação na comunidade de Capixauã, na Reserva Extrativista do Tapajós/Arapiuns, no município de Santarém (PA). A pesquisa analisou como se deu os processos educomunicativos na implementação e desenvolvimento da rádio comunitária Capixaba, pela ONG Saúde & Alegria, além de averiguar os motivos que contribuíram para a interrupção de suas atividades. No tocante aos procedimentos metodológicos da coleta de dados, utilizou-se a pesquisa bibliográfica de temas como desenvolvimento humano, comunicação comunitária, educomunicação, comunicação para o desenvolvimento e outros assuntos ligados ao tema. A partir disso, foi realizada uma pesquisa de campo para ouvir os moradores e compreender os processos comunicativos que envolveram a rádio Capixaba, analisando a história do antes, durante e do término da rádio. A pesquisa de campo foi direcionada por entrevistas semiestruturadas e com observação ativa em campo. Nos discursos dos atores da pesquisa evidenciou-se um alto grau de engajamento social na construção e desenvolvimento da rádio, assim como, um sentimento de pertencimento e inclusão de uma comunidade em condição de vulnerabilidade social. Durante os anos de funcionamento a Rádio Capixaba contribuiu para a inclusão digital e a democratização da comunicação, além de dar voz a uma de muitas comunidades tradicionais da amazônia.Item Sinais: mais que inclusão, a língua brasileira de sinais como elemento de interação e facilitadora comunicacional entre ouvintes(Universidade Metodista de São Paulo, 2023-08-16) RODRIGUES, Gabriel Campi; CHIACHIRI FILHO, Antonio RobertoA língua de sinais, em uma sociedade predominantemente ouvinte, ainda é pouco explorada como elemento de interação por/entre estes indivíduos, que muitas vezes não dão o seu devido reconhecimento social, tampouco percebem a eficácia que essa língua pode ter no processo comunicacional em que está envolvida. Esta pesquisa teve por propósito apresentar, analisar e discutir a importância da língua brasileira de sinais (Libras) como meio de comunicação entre ouvintes. Apresenta-se como objetivo central a eficácia comunicacional da Libras entre indivíduos ouvintes, tendo a questão-problema orientada da seguinte forma: A língua brasileira de sinais pode ser uma facilitadora comunicacional entre ouvintes? O quadro de referências é composto, primordialmente, por autores como Lucia Santaella, Ines Signorini, Muniz Sodré, Ronice Muller de Quadros, entre outros. O percurso metodológico inclui o levantamento bibliográfico (estado da arte), análise exploratória do objeto, análise dedutiva sobre as leis nº 10.436 e nº 10.098 e o decreto nº 5.626 da legislação brasileira, e realização de grupo focal com respectiva análise de resultados. Espera-se com este trabalho mostrar como uma língua de sinais pode ser uma facilitadora comunicacional entre pessoas ouvintes e estender a importância social e relacional que a Libras tem como elemento de comunicação e de interação.