Programa de Pós-Graduação em Educação
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Educação por Autor "FURLIN, Marcelo"
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Item Da pauta à margem: gênero no Plano Municipal de Educação de Jundiaí (2015)(Universidade Metodista de São Paulo, 2019-03-18) GUIMARÃES, Pedro Nolasco Camargo; FURLIN, MarceloO presente estudo busca analisar e discutir como as questões de gênero foram tratadas no processo de elaboração do Plano Municipal de Educação (PME) do município de Jundiaí, no ano de 2015. Analisa também o papel e as estratégias utilizadas pelos diversos sujeitos sociais envolvidos no processo (educadores, educadoras, gestoras e gestores públicos, pessoas e grupos religiosos, políticos, entidades, militantes e movimentos sociais e mídia) e visa explicitar por que o tema – presente no documento-base do plano preparado pela Secretaria Municipal de Educação, com a participação de representantes da sociedade civil – foi retirado na fase final de elaboração, ainda no âmbito do Poder Executivo. Reúne os discursos utilizados para a rejeição da pauta de gênero nas escolas, buscando compreender o fenômeno à luz do contexto nacional e das disputas políticas locais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza documental e bibliográfica, que utilizou como fontes os processos administrativos da Prefeitura e Câmara municipais, vídeos das sessões ordinárias, documentos produzidos pelos segmentos envolvidos, além das minhas próprias percepções enquanto participante do processo. Entre os resultados, destaca-se a “campanha” da Igreja Católica em torno do sintagma “ideologia de gênero”, também utilizada por militantes políticos e religiosos locais na fomentação de um ambiente de “pânico moral” e enquanto instrumento de oposição ao governo local. Também é possível destacar que mesmo havendo segmentos favoráveis à pauta de gênero, não houve uma defesa articulada do tema que possibilitasse sua reintrodução no PME.Item Informar, formar e transformar: propostas para uma nova metodologia na educação teológica da Igreja do Nazareno no Brasil(Universidade Metodista de São Paulo, 2025-03-10) COUTO, Vinicius Magno Borges Nunes; FURLIN, MarceloO projeto de pesquisa discute os processos informativos e formativos da educação teológica da Igreja do Nazareno no Brasil, tendo em vista a implementação da metodologia da educação transformadora. Atualmente, a educação teológica da Igreja do Nazareno no Brasil visa a formação e a preparação discente para o ofício pastoral. O problema de pesquisa parte da seguinte questão: a formação exclusivamente pastoral e o currículo mais utilitarista e menos integral preparam o futuro ministro para as interfaces sociais? A hipótese que sustenta esse trabalho é que, se não houver uma formação integral, haverá lacunas dos futuros ministros quanto aos cuidados das pessoas mais carentes, à criticidade da realidade e ao diálogo com a esfera pública. O objetivo geral é verificar se a metodologia transformadora poderia ser aplicável ao Seminário Teológico Nazareno do Brasil. E os objetivos específicos são três: (i) verificar as especificidades da educação teológica da Igreja do Nazareno; (ii) descrever o modelo de educação transformadora a partir de Paulo Freire; e (iii) analisar a aplicabilidade da metodologia transformadora, depreendendo se os modelos educacionais e curriculares permitem o(a) futuro(a) ministro(a) atuar nas interfaces sociais. A justificativa para essa pesquisa parte de uma observação empírica de que a formação incompleta dos(as) ministros(as) nazarenos(as) tem uma consequente atuação débil na sociedade. Além disso, há também uma verificação de que existem poucos trabalhos que discutem essa temática, podendo esta pesquisa colaborar com tal reflexão. A fundamentação teórica desse trabalho se concentra nos estudos de Ingersol, Raser e Whitelaw e Freire. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cuja metodologia é bibliográfica e documental. O resultado esperado é que, por meio das análises realizadas, seja possível propor novos horizontes a partir da metodologia de educação transformadora aplicada ao Seminário Nazareno, permitindo que o(a) novo(a) ministro(a) tenha condições de atuar de forma plena nas interfaces sociais.Item Redes conectadas: o ensino-aprendizagem de millennials em língua inglesa(Universidade Metodista de São Paulo, 2019-04-08) GUASTALLI, Gabriela Peres; FURLIN, MarceloO presente estudo visa investigar a rede de conexões entre a geração Millennial (1982-2000) e as tecnologias no processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa por meio da epistemologia da complexidade. Nesse contexto, essa pesquisa aprofunda-se na trajetória de ensino-aprendizagem em língua inglesa de professores e alunos Millennials, por meio das narrativas destes, com o objetivo de compreender os percursos dessa geração na aprendizagem e ensino de uma segunda língua a partir de suas reflexões individuais. O embasamento teórico desta pesquisa fundamenta-se no viés da complexidade (Morin, 2005, 2008; Freire, M. 2009) e se desenvolve de maneira articulada com os conceitos acerca das tecnologias no ensino-aprendizagem (Prensky, 2001, 2011; Azevedo, 2015) e ensino-aprendizagem de língua inglesa (Paiva, 2015). Este estudo está fundamentado na abordagem da pesquisa narrativa desenvolvida por Clandinin e Connelly (2015), assim como na perspectiva da conversa hermenêutica a partir das percepções de Gadamer (2004). O estudo busca a reflexão crítica de como o passado e presente do processo de ensino-aprendizagem dessa geração em uma segunda língua pode contribuir para um futuro que favoreça a tríade professor, aluno e máquina, com o ser humano no centro do processo. Os resultados evidenciam que é necessário um olhar aguçado sobre a mecanização frente às necessidades dos alunos, destacando a importância da construção do vínculo professor-aluno no ensino-aprendizagem de uma segunda língua para que essa possa se tornar significativa, abrindo fronteiras para futuras discussões.Item Reflexões foucaultianas sobre a BNCC e o cuidado de si(Universidade Metodista de São Paulo, 2023-09-14) MERLIN, Bárbara Marques; FURLIN, MarceloO presente estudo apresenta uma passagem pelo cuidado de si em Michel Foucault (1926-1984), em que por um resgate à Grécia Antiga, o filósofo nos mostra a importância da tal prática para o período greco-romano. Foucault em seus cursos no Collège de France na década de 80, faz um estudo sobre noções gregas que será de grande relevância para essa dissertação. Trazer esses conceitos da antiguidade e sob uma releitura foucaultiana, não é algo fácil, mas conseguimos pensar em diversas questões perante a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que nos possibilitou questionar assuntos em nossa contemporaneidade. O objetivo geral desta dissertação é de refletir sobre essas práticas Antigas relatadas por Michel Foucault juntamente com a BNCC. Para tanto, tivemos três objetivos específicos, a saber: (i) Descrever o cuidado de si e verificar as suas práticas na Grécia Antiga sob uma ótica foucaultiana; (ii) Analisar a Base Comum Curricular (BNCC) e (iii) realizar o encontro entre a BNCC e o cuidado de si em Michel Foucault. Neste estudo, temos como hipótese, uma busca de possíveis práticas de si na educação contemporânea com a finalidade de aproximarmos a BNCC. O corpus selecionado para este estudo foi o curso intitulado A hermenêutica do Sujeito ministrado por Michel Foucault (1982), curso principal do autor que tratará sobre o cuidado de si e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O que justifica essa escolha é o fato de Michel Foucault ter possibilitado diversas ferramentas para que possamos refletir sobre a educação e sobretudo, para contribuir cotidianamente em nossas escolas nos dias atuais, especialmente na BNCC. O presente estudo teve como metodologia a natureza bibliográfica, e como método utilizado fora qualitativo. Os resultados foram a partir das reflexões foucaultianas sobre o cuidado de si e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em que conseguimos fazer uma aproximação com a Educação Básica em nossos dias atuais.Item Sistema preventivo, educação social e ecologia integral: entrelaces contemporâneos para a educação salesiana(Universidade Metodista de São Paulo, 2023-02-28) RODRIGUES, Celene Couto; FURLIN, MarceloA Educação é fundamentalmente social, pois faz parte da construção da sociedade e acontece em diferentes contextos - formais e informais, históricos e sociais - por meio de processos de ensino e aprendizagem que propiciam o desenvolvimento do ser humano. Nessa dissertação, temos como proposta contribuir com a construção epistemológica de elementos filosóficos e metodológicos do entrelaçamento entre o Sistema Preventivo de Dom Bosco, a Educação Social e a Ecologia Integral. Nossa hipótese parte do pressuposto de que Preventivo, Social, e Integral são categorias presentes quando se analisam as teorias da educação salesiana. A pergunta que motiva essa pesquisa é: Que elementos do Sistema Preventivo encontramos como referências às possibilidades do desenvolvimento de processos educativos à luz da Ecologia Integral e que contribuem para a Educação Social Salesiana? Para analisar essa correlação, desenvolvemos quatro objetivos, bem claros e definidos, a saber: (I) Compreender o conceito e a relevância da Educação Social como presença no campo da Educação no século XXI; (II) Descrever o Sistema Preventivo proposto por Dom Bosco enquanto filosofia educativa salesiana; (III) Compreender o conceito de Ecologia Integral com perspectivas formativas/educativas da integralidade do ser; (IV) Analisar a Educação Social Salesiana como proposta pedagógica transformadora para o século XXI. O corpus selecionado para este estudo foram os escritos narrativos de Dom Bosco sobre o Sistema Preventivo (1877) e cadernos da Rede Salesiana Brasil de Ação Social (2016, 2017 e 2018). O que justifica essa escolha é o fato de aprofundarmos aportes conceituais e teóricos da educação salesiana, que sejam pertinentes para o desenvolvimento de princípios filosóficos e metodológicos, tendo em vista, responder às necessidades formativas dos educadores sociais que emergem no contexto da sociedade contemporânea. O arcabouço teórico que sustentou este trabalho foram os estudos sobre: Educação Social de FREIRE (1980), PETRUS (1997) e MULLER (2002 e 2010); sobre Sistema Preventivo em BOSCO (1877 e 1884) e BRAIDO (1993) e os estudos sobre Ecologia Integral de FRANCISCO (2015), BOFF (2004) e MURAD (2016). A metodologia utilizada foi a qualitativa com base bibliográfica (CONNELLY E CLANDININ, 2011). O método utilizado foi a pesquisa bibliográfica. O resultado esperado consiste em uma construção epistemológica que permitirá, futuramente, criar subsídios metodológicos e práticos para a formação de educadores sociais a partir de intencionalidades, princípios filosóficos e teóricos que sejam significativos para o desenvolvimento da práxis educativa na perspectiva salesiana dos educadores sociais e como contribuição para o desenvolvimento das ciências da educação na sua dimensão social.