Programa de Pós-Graduação em Educação
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.metodista.br/handle/123456789/6
Programa de Pós-Graduação em Educação
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação em Educação por Autor "CAVALCANTE, Lúcia de Fátima Bezerra"
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Item A construção da autonomia discente em escola de ensino fundamental(Universidade Metodista de São Paulo, 2023-03-30) CAVALCANTE, Lúcia de Fátima Bezerra; CAMPOS, Elisabete Ferreira EstevesO propósito da pesquisa foi analisar as possibilidades de formação de estudantes autônomos nos anos iniciais do ensino fundamental, em uma escola comunitária, situada no município de Leopoldina/MG. Considera-se que um projeto de educação escolar, seja em escolas de categoria administrativa pública ou privada, que visa a construção e o fortalecimento de uma sociedade democrática, compromete-se com a formação de estudantes com capacidade de pensar por si mesmos, analisando criticamente temas cotidianos da realidade da qual participam, para que tenham voz e participação ativa no ambiente escolar e na sociedade. Compreende-se o papel da educação escolar na formação de estudantes para o pensar e o agir de forma autônoma e assim ser possível evitar que falas alheias, sistemas políticos e programas com práticas excludentes e autoritárias os dominem ou os manipulem; é necessário que o processo educativo os provoque para que busquem o conhecimento científico e o pensamento crítico a fim de embasar seus pontos de vista, ideias, tomadas de decisão e suas ações. No cotidiano escolar, para a formação autônoma de estudantes, faz-se necessário que estes participem de decisões sobre a organização geral da escola, dos tempos e espaços escolares, da abordagem de temas relevantes para debates, dentre outras possibilidades de protagonismo. Partindo de tais pressupostos, a pesquisa teve como objetivo identificar de que forma docentes de uma escola de ensino fundamental, que declara princípios humanistas, compreendem o conceito de autonomia e como estão engajados na construção da autonomia dos estudantes. A investigação, de abordagem qualitativa, contou com observações de eventos escolares pela pesquisadora e encaminhamento de questões abertas aos docentes. As análises dos dados estão embasadas, principalmente, na pedagogia de Paulo Freire, além de autores que abordam o tema da autonomia. Concluiu-se que não há, por parte dos docentes, clara compreensão do conceito de autonomia, restringindo-se a um fazer individualista. Essa compreensão limita as práticas pedagógicas voltadas à construção da autonomia discente, indicando a necessária problematização dessa realidade no processo formativo de docentes e discentes.