Programa de Pós-Graduação em Educação
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Educação por Autor "BARBOSA, Renê da Silva"
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Item Os entraves na reforma do ensino médio à luz da proposta filosófico-educacional em Nietzsche(Universidade Metodista de São Paulo, 2022-09-23) BARBOSA, Renê da Silva; HASHIZUME, Cristina MiyukiA perspectiva filosófico-educativa em Nietzsche, na conjuntura política e cultural na Alemanha do século XIX, apresenta um questionamento radical, amplo e refinado sobre os sistemas educacionais utilitaristas, desde o ensino básico até a Universidade, dedicados à formação artificial. Diferentemente de outras concepções teóricas, que mantém a vida em sua totalidade longe de análise, o filósofo alemão desenvolveu reflexões acerca de diversas temáticas – religião, política, ciência, casamento, amizade, clima, Estado, democracia, socialismo, liberalismo, aristocracia –, dentre tantos outros tópicos. Seu diagnóstico em relação à sociedade moderna, às compreensões totalitárias, a órgãos sociais, que aprisionam a vontade de potência na pessoa humana, é autossuperação dos padrões científicos, morais e, em geral, das instituições que nivelam a formação dos indivíduos. O dinamismo das atividades filosóficas, a afirmação da vida em meio à tragédia humana, a busca incessante de renovação e de aprofundamento a respeito de temáticas cruciais, revelam o caráter provocativo de Nietzsche, no enfoque de questionar as visões de mundo estáticas. Diante das fraquezas educativas numa situação complexa política e moralmente, a finalidade da pesquisa é analisar a reforma do ensino médio à luz da ótica filosófico-educacional em Nietzsche. A pesquisa tem a seguinte problemática: de que forma o pensamento educativo em Nietzsche tem condições de iluminar a proposta de Lei da Reforma do Ensino Médio? Tem-se como metodologia a pesquisa bibliográfica, de cunho analítico-reflexivo, ancorado nas obras de Nietzsche, a saber, Escritos sobre educação (2011), Escritos sobre Política: as ideologias e o aristocratismo. V. I (2007), Escritos sobre Política: a pequena e a grande política. V. II (2007). Como fundamento teórico sobre a educação e a reforma do ensino médio, destacam-se as obras de: CUNHA (2017, 1999, 2001, 2005), SANDRI (2016, 2017), GONÇALVES (2017), FREITAS (2012, 2014, 2106), SAVIANI, (2004, 2008, 2009, 2013, 2020), KUENZER (2020), MOTTA; FRIGOTTO (2017), entre outros. As investigações indicaram que Nietzsche traz uma provocação para problematizar os desafios da educação no contexto democrático, sobretudo a reforma do ensino médio, as políticas educacionais, o currículo escolar, a formação de professores. Os estudos revelam que arte de criação no pensamento de Nietzsche evoca a propiciar a elevação da fraqueza educativa, política ou cultural por meio da postura afirmativa sobre os valores negativos. Por isso, o filósofo destaca que a função da democracia é justamente garantir uma educação autêntica para o desenvolvimento humano.