Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.metodista.br/handle/123456789/5
Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social por Assunto "Aracaju"
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Item O caranguejo e a construção da identidade cultural de Aracaju: uma análise folkcomunicacional(Universidade Metodista de São Paulo, 2020-05-12) SANTANA, Flávio Menezes; ESCUDERO, Camila; FERNANDES, Guilherme MoreiraAracaju, capital de Sergipe, é conhecida tradicionalmente por sua relação histórica com o ecossistema manguezal e o caranguejo tornou-se um dos principais elementos constituintes de sua identidade. Por considerar que as identidades são construídas em acordo com a estrutura e hierarquia da sociedade, entendemos a comunicação como um mecanismo de disseminação de padrões culturais que constantemente organiza e articula as relações sociais. Assim, a partir de uma perspectiva folkcomunicacional, esta pesquisa busca analisar a relação entre identidade de uma comunidade de catadores de caranguejo e a identidade abordada no espaço midiático aracajuano, frente ao processo de formação da identidade cultural da capital. Para isso, foram analisadas entrevistas semiestruturadas com catadoras e catadores de caranguejo da comunidade do Povoado Coqueiro, em São Cristóvão/SE; e matérias jornalísticas de jornais e portais de notícias da capital sergipana, publicadas durante os meses de agosto de 2015 e 2016, período do Festival do Caranguejo. Esta investigação revela que o caranguejo possui forte relação histórica com a capital sergipana, no entanto, o crustáceo está relacionado a duas identidades. Uma construída a partir da relação de subsistência com os ribeirinhos, marginalizada midiaticamente, e a outra, por sua vez, disseminada pela mídia, relaciona-se à gastronomia local, instituída pelo hábito de aracajuanos em quebrar caranguejo.