Dissertações
URI Permanente desta comunidadehttps://repositorio.metodista.br/handle/123456789/1
Dissertações
Navegar
Navegando Dissertações por Assunto "Achievement need"
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Item Intenção empreendedora: um estudo com empreendedores e potenciais empreendedores do Estado do Acre(Universidade Metodista de São Paulo, 2018-03-06) BRITO, Bárbara Alessandra Vieira de; KUNIYOSHI, Márcio ShoitiO tema empreendedorismo tem conquistado um espaço considerável na educação, nas políticas públicas e no interesse dos pesquisadores e gestores, muito em função do seu impacto em aspectos sociais e econômicos de uma nação. Esse crescente interesse se deve, em boa medida, à correlação entre o empreendedorismo e o crescimento econômico, manifestados por meio da inovação e da criação de postos de trabalho. A intenção empreendedora é considerada como a primeira etapa no processo de descoberta e exploração de oportunidades (KOLVEREID, 2016), o que faz com que a intenção seja fundamental na compreensão do empreendedorismo (SCHLAEGEL; KOENIG, 2014). Ferreira (2017) destaca que, apesar do crescimento dos trabalhos internacionais sobre intenção empreendedora, no Brasil ainda existe um gap de estudos teóricos e empíricos a respeito desse assunto. Em função disso, esta dissertação teve como objetivos analisar sob a óptica da Teoria do Comportamento Planejado (TCP), os fatores determinantes da intenção empreendedora dos empreendedores e potenciais empreendedores do Acre. Foram consideradas para a pesquisa os egressos do Seminário Empretec, que é um seminário que foi desenvolvido pela Organização das Nações Unidas (ONU) e é uma das ferramentas utilizadas pelo Sebrae na busca de aumentar o potencial empreendedor para empresários e possíveis empresários. A abordagem escolhida foi a de método quantitativo. Para a coleta de dados, foram empregadas, de forma parcial, o questionário desenvolvido por David McClelland (1965; 1987), que é utilizado nos projetos da United Nations Conference on Trade and Development (UNCTAD), e a escala desenvolvida por Liñán e Chen (2009), que tem por base a TCP. As conclusões da pesquisa revelaram que a atitude face ao comportamento, que, segundo Teo e Lee (2010), é a predisposição, favorável ou não, de um indivíduo em desenvolver um comportamento específico, é o construto que mais influencia positivamente a intenção empreendedora, ou seja, quanto mais positiva a atitude da pessoa em relação ao empreendedorismo, maior será a intenção de empreender. Em seguida, os construtos que mais influenciam positivamente a intenção empreendedora são as normas subjetivas e a percepção de controle, respectivamente. A não aceitação da hipótese de que a necessidade de realização influencia positivamente a intenção empreendedora pode ser devido ao fato de que as características psicológicas dos empreendedores podem sofrer alterações conforme o empreendedor vai se distanciando do momento em que aconteceu o evento motivador do empreendedorismo.