Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.metodista.br/handle/123456789/23
Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social por Assunto "Agências de notícias"
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Item Jornalismo internacional e as notícias do Brasil: práticas de produção de conteúdo, enquadramentos e valores-notícia(Universidade Metodista de São Paulo, 2018-09-18) ALMEIDA, Francisco Antonio Oliveira de; KÜNSCH, Dimas A.Esta pesquisa tem como tema o jornalismo internacional e as notícias do Brasil na imprensa mundial e, por objeto, a cobertura sobre o País por agências e jornais estrangeiros no ano de 2016. Pretende-se investigar como se dá essa cobertura em jornais estrangeiros gerada por agências de notícias internacionais, tendo-se em conta as dinâmicas de produção do jornalismo internacional no contexto contemporâneo, os critérios noticiosos e a complexidade das rotinas jornalísticas. As notícias participam na construção da realidade social e cultural e as agências, por sua vez, geram grande parte das notícias internacionais, o que atesta a relevância e atualidade da pesquisa. Metodologicamente, uma abordagem de natureza descritiva utiliza-se de instrumentos quantitativos e qualitativos, aliada à pesquisa bibliográfica. Soma-se a ela o uso da pesquisa documental e, ainda, da análise de conteúdo das matérias publicadas em 2016 nos portais de quatro jornais estrangeiros (El País, Le Fígaro, The Guardian e The New York Times), tendo como fonte as agências de notícias Reuters e Associated Press. Os referenciais se constituem ao redor de três eixos teóricos: o primeiro foca no jornalismo internacional; o segundo, nas rotinas produtivas do jornalismo, e o terceiro, nos valores-notícia e enquadramentos sobre o Brasil. Assume grande relevância para este trabalho, mesmo tendo sido lançado em 1983, o documento “Um mundo e muitas vozes: comunicação e informação na nossa época”, que traz os resultados de um estudo dos problemas da comunicação nas relações entre as nações. Encomendado pela Unesco, o texto ficou mundialmente conhecido como Relatório McBride, em função de o irlandês Sean McBride ter coordenado a equipe. Os resultados indicam que: a) na hierarquia dos valores-notícia revela-se uma ênfase na cobertura econômica, com destaque para pautas sobre a crise econômica-política e a corrupção; b) nas rotinas dos jornalistas das duas agências internacionais de notícias há uma ênfase no acompanhamento do conteúdo do que é produzido por veículos nacionais e na consulta a fontes, em particular, oficiais; em segundo plano, fontes anônimas, veículos nacionais, testemunhas, e, por fim, o que chamamos de contraponto; c) os valores-notícia que mais se destacam são atualidade, dramaticidade e notoriedade.