Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social por Assunto "Agências de notícias"
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Item Gigantes do telejornalismo mundial: mutações editoriais e tecnológicas das agências internacionais de notícias(Universidade Metodista de São Paulo, 2011-05-09) ESPERIDIÃO, Maria Cleidejane Silva; SQUIRRA, Sebastião Carlos de MoraisEsta tese resgata a história das agências de notícias que atuam em escala internacional (Reuters Television e Associated Press Television News), delimitando suas características operacionais dentro do fluxo informacional do telejornalismo mundial. Por meio dos estudos de caso da Reuters TV e da APTN, a tese mostra o funcionamento do ecossistema noticioso global, voltado para as emissoras de televisão, explorando o entendimento de como ele se comporta a partir da irrupção das novas mídias advindas com a internet. Aponta como o desenvolvimento das tecnologias digitais em rede provocou mudanças editoriais e logísticas na rotina produtiva das agências, vistas neste trabalho como importantes atores sociais da globalização. Ao mapear a dinâmica comercial e estrutural das agências, é sustentada a hipótese de que as reportagens transmitidas por essas empresas são, em sua maioria, determinadas pelos interesses políticos e econômicos de seus maiores clientes. Isso nos leva a ratificar que, ainda hoje, após 30 anos da publicação do Relatório McBride, da UNESCO, há uma assimetria no noticiário internacional, no qual alguns países, regiões e assuntos são negligenciados e excluídos. A tese revela, entre outros pontos, que as agências agora difundem um número expressivo de vídeos relacionados à Ásia e que a maior parte de suas reportagens tem imbricações com os Estados Unidos e/ou a Europa. Durante a cobertura midiática de eventos de grande impacto, as agências renovam seu capital simbólico vendendo a ideia de isenção, credibilidade e multiplicidade de vozes. Reforçam também papéis específicos: a organização do noticiário, a viabilização das imagens e a alimentação contínua, segura e veloz do fluxo informativo.Item Jornalismo internacional e as notícias do Brasil: práticas de produção de conteúdo, enquadramentos e valores-notícia(Universidade Metodista de São Paulo, 2018-09-18) ALMEIDA, Francisco Antonio Oliveira de; KÜNSCH, Dimas A.Esta pesquisa tem como tema o jornalismo internacional e as notícias do Brasil na imprensa mundial e, por objeto, a cobertura sobre o País por agências e jornais estrangeiros no ano de 2016. Pretende-se investigar como se dá essa cobertura em jornais estrangeiros gerada por agências de notícias internacionais, tendo-se em conta as dinâmicas de produção do jornalismo internacional no contexto contemporâneo, os critérios noticiosos e a complexidade das rotinas jornalísticas. As notícias participam na construção da realidade social e cultural e as agências, por sua vez, geram grande parte das notícias internacionais, o que atesta a relevância e atualidade da pesquisa. Metodologicamente, uma abordagem de natureza descritiva utiliza-se de instrumentos quantitativos e qualitativos, aliada à pesquisa bibliográfica. Soma-se a ela o uso da pesquisa documental e, ainda, da análise de conteúdo das matérias publicadas em 2016 nos portais de quatro jornais estrangeiros (El País, Le Fígaro, The Guardian e The New York Times), tendo como fonte as agências de notícias Reuters e Associated Press. Os referenciais se constituem ao redor de três eixos teóricos: o primeiro foca no jornalismo internacional; o segundo, nas rotinas produtivas do jornalismo, e o terceiro, nos valores-notícia e enquadramentos sobre o Brasil. Assume grande relevância para este trabalho, mesmo tendo sido lançado em 1983, o documento “Um mundo e muitas vozes: comunicação e informação na nossa época”, que traz os resultados de um estudo dos problemas da comunicação nas relações entre as nações. Encomendado pela Unesco, o texto ficou mundialmente conhecido como Relatório McBride, em função de o irlandês Sean McBride ter coordenado a equipe. Os resultados indicam que: a) na hierarquia dos valores-notícia revela-se uma ênfase na cobertura econômica, com destaque para pautas sobre a crise econômica-política e a corrupção; b) nas rotinas dos jornalistas das duas agências internacionais de notícias há uma ênfase no acompanhamento do conteúdo do que é produzido por veículos nacionais e na consulta a fontes, em particular, oficiais; em segundo plano, fontes anônimas, veículos nacionais, testemunhas, e, por fim, o que chamamos de contraponto; c) os valores-notícia que mais se destacam são atualidade, dramaticidade e notoriedade.