Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.metodista.br/handle/123456789/23
Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social por Assunto "Aesthetics"
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Item Humor nos tempos de cólera: uma proposta conceitual de histórias em quadrinhos políticas(Universidade Metodista de São Paulo, 2025-01-27) SOUZA, Tássia Aguiar de; PAGANOTTI, IvanEstudo sobre a definição conceitual de Histórias em Quadrinhos (HQs) políticas e análise estética dos títulos publicados durante a crise política, social e sanitária que se estabeleceu durante os anos de 2019 e 2022 no Brasil. O objetivo deste trabalho é propor um conceito de HQ política em mídia exclusiva. Para tanto, partiremos de uma conceituação ampla de política. Buscamos compreender as HQs políticas como gênero discursivo baseados na proposta de Mikhail Bakhtin (2015). E nos propomos também a investigar o perfil estético das publicações brasileiras, entre 2019 e 2023, que mencionam o contexto de crise, a partir do diagrama de Ètienne Souriau (1933). A metodologia empregada consiste em cinco etapas que envolvem a pesquisa bibliográfica dos conceitos de política desde o período clássico até a contemporaneidade; uma análise interpretativa das publicações para aplicação do conceito proposto de HQ política; uma análise quantitativa das HQs políticas; e análise estética das HQs políticas que trataram da referida crise no Brasil a partir do humor. Nossa hipótese é de que as HQs políticas são um gênero discursivo que possuem um conteúdo temático estável, política em seu sentido amplo; uma construção composicional própria, que pode variar de acordo com seus subgêneros e estilo humorístico. Esperamos, com este trabalho, contribuir para a categorização das publicações em quadrinhos de mídia exclusiva, assim como para a compreensão das vozes alternativas que presenciaram o referido período de crise, e as possíveis interações emocionais geradas por suas obras na comunicação com o leitor.