Programa de Pós-Graduação em Educação
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Educação por Assunto "Auxiliar de Classe"
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Item O cuidar e o educar na educação infantil: aspectos do trabalho da auxiliar de classe em uma rede municipal de ensino(Universidade Metodista de São Paulo, 2020-04-02) LUZ, Jéssica Tavares; VIEIRA, Almir MartinsEmbora exista o consenso entre os estudiosos da Educação Infantil de que o cuidar e o educar devem acontecer de maneira indissociável, a realidade expressa nos editais de convocação para concurso público por vezes apresenta uma concepção dicotômica desses eixos. Busca-se, com este estudo, compreender o espaço ocupado e o trabalho desenvolvido pela Auxiliar de classe na Educação Infantil de São Bernardo do Campo, principalmente no que diz respeito ao cuidar e educar. Para subsidiar essa pesquisa, utilizamos, entre outros, os estudos de Azevedo (2013) sobre a construção do binômio cuidar-educar na Educação Infantil, o levantamento histórico das políticas para a Educação Infantil de Kramer (2011) e Kuhlmann (2000), e as constatações de Oliveira (2010) quanto ao entendimento das diretrizes nacionais para a educação infantil. A metodologia utilizada consiste na análise documental (GIL, 2002, 2008) em relação ao aporte teórico e documentos oficiais do município. O objetivo deste trabalho é (i) identificar a concepção da prefeitura sobre a função da Auxiliar em Educação, a partir da análise do Estatuto e Plano de Carreira dos Profissionais do Magistério e Servidores da Educação Básica do Ensino Público Municipal de São Bernardo do Campo e da Proposta Curricular do município; (ii) investigar se os documentos viabilizam a cisão entre atividades de educação e cuidado no cotidiano das creches. Os resultados desta pesquisa apresentaram incongruências entre os compromissos assumidos nos documentos oficiais da prefeitura e a maneira como a gestão dos cargos, principalmente o da Auxiliar em Educação, é realizada, revelando visão e práticas assistencialistas de educação em alguns aspectos, principalmente no que tange a educação e o cuidado na etapa da Educação Infantil.