Programa de Pós-Graduação em Educação
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.metodista.br/handle/123456789/6
Programa de Pós-Graduação em Educação
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação em Educação por Assunto "Autobiographical Narrative"
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Item Narrativas na educação de jovens e adultos como qualificação e reflexão da prática dos educadores(Universidade Metodista de São Paulo, 2024-03-06) FERREIRA, Alexandra Henriques; VILELA, Elaine Gomes; AZEVEDO, Adriana Barroso deA Educação de Jovens e Adultos é constituída por uma grande população sem acesso e permanência escolar e tem sido objeto de debates e reflexões de professores e gestores. Em um Centro Público de Ensino Profissionalizante, no município de Santo André, as narrativas constituem o livro “Memória de Vida”, constituído por histórias de vida de alunos da EJA. Nesta perspectiva essa pesquisa tem como objetivo geral o estudo sobre a possibilidade de aprimoramento da Prática dos educadores, por meio da introdução das narrativas autobiográficas na EJA e tem como objetivos específicos: (i) refletir sobre as Prática e metodologias dos professores; (ii) compreender o papel da ressignificação das histórias de vida dos alunos, na Prática dos educadores; e (iii) aprimorar a qualidade de ensino na EJA. Alguns questionamentos nortearam essa pesquisa, entre eles: Qual tem sido a formação dos professores da EJA? Qual a importância de refletir sobre a prática e metodologia dos professores da EJA? As autobiografias dos estudantes auxiliam na prática dos professores? Desta forma, define-se o seguinte problema de pesquisa: Quais percepções emergem das narrativas dos professores quando estes refletem sobre a história de vida dos alunos? A escolha da metodologia baseia-se na pesquisa qualitativa em caráter exploratório com o uso da pesquisa narrativa e terá seu corpus constituído por 5 cartas escritas por 5 professores que protagonizaram o processo de construção e introdução das experiências na sondagem e escuta dos alunos, a fim de aprimorar a Prática dos educadores em consonância com as práticas e memórias da pesquisadora. Como resultado refletimos sobre a prática docente, proporcionando uma visão mais atenta tanto ao educador como indivíduo, quanto à sua formação pessoal e profissional, contribuindo com a reflexão dos professores na elaboração de planejamentos e aulas a partir das cartas autobiográficas, possibilitando ações didáticas e formativas. Almejamos que essa pesquisa contribua de maneira significativa para o aprimoramento nos processos educativos na EJA, além de estimular a formação de professores bem como a relação pedagógica com os estudantes jovens e adultos.