Programa de Pós-Graduação em Educação
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Educação por Assunto "Aulas Remotas"
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Item Pandemia do novo coronavírus e o uso das tecnologias digitais: oportunidades e desafios para novas práticas pedagógicas na educação técnica profissionalizante de nível médio(Universidade Metodista de São Paulo, 2022-03-25) CANADO, Tania Guidotti; AZEVEDO, Adriana Barroso deO ano de 2020 suscitou na humanidade uma mudança de comportamento em diversos segmentos para se adequar à pandemia desencadeada pelo novo coronavírus – COVID-19, neste cenário a educação sofreu grande impacto com a suspensão das aulas presenciais e a utilização de recursos tecnológicos para a continuidade do período letivo. Este trabalho propõe a investigação do processo de adaptação das aulas presenciais para as aulas remotas, com o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC), em meio a pandemia do novo Coronavírus na área da educação profissionalizante de nível médio. Como problema de pesquisa buscam-se respostas às seguintes perguntas: como os docentes reagiram às rápidas necessidades de adaptação das aulas presenciais? quais as mudanças na percepção dos docentes sobre o uso das tecnologias nas aulas remotas? e como os docentes avaliam os desafios e as oportunidades para a inclusão digital na educação técnica profissionalizante? Para corroborar o projeto, propomos três objetivos, a saber: (i) compreender o papel das tecnologias digitais na prática pedagógica durante as aulas remotas; (ii) analisar a percepção dos docentes sobre como a aplicação dos recursos digitais pode contribuir para potencializar as práticas pedagógicas e para a construção do conhecimento; (iii) mapear, a partir desse estudo, as principais oportunidades, desafios e experiências na aplicação das aulas remotas, com o uso de recursos digitais, durante o isolamento social. O corpus selecionado para este estudo são as narrativas de 3 (três) docentes participantes da pesquisa, estabelecendo uma reflexão sobre a atuação docente na elaboração e aplicação das aulas remotas, nesse período de pandemia, na atuação docente de formação profissionalizante de nível médio. O que justifica essa escolha é a intensa expansão do uso tecnologias digitais durante a pandemia do novo Coronavírus – Covid-19 e a necessidade de se melhor compreender o papel do professor e do estudante em uma proposta de condução da atividade didática que atenda às demandas da sociedade atual. O arcabouço teórico que sustenta este trabalho são os estudos sobre formação docente de Pimenta (2012), Tardif (2014), estudos sobre metodologias ativas de aprendizagem de Moran (2018), Garret (2015), estudo sobre tecnologias interativas de Tori (2017) e Almeida (2011), as pesquisas sobre narrativa de Clandinin e Connelly (2015), Josso (2010) e a legislação vigente durante o período excepcional de pandemia. A metodologia utilizada é de natureza qualitativa de caráter investigativo na modalidade narrativa. Como resultados apresento alguns desafios encontrados nas atividades de prática pedagógica durante as aulas remotas, com destaque para a falta de infraestrutura, falta de orientação e incentivo ao uso das tecnologias, falta de troca de espaços e falta de formação docente na Educação Profissional(EP), mas por outro lado é possível afirmar que o cenário contribuiu para evidenciar algumas oportunidades como a necessidade de ampliação de estudos na área da educação profissional, compreender a relevância e contribuições das TDIC na EP, destacar a importância dos saberes experienciais na prática docente e principalmente salientar a necessidade de desenvolvimentos de Programas de Formação de Professores da EP.