Programa de Pós-Graduação em Educação
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Educação por Assunto "Atendimento Educacional Especializado"
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Item Indígenas com deficiência na escola: um estudo sobre a inclusão nas aldeias de Umariaçu I e II, no município de Tabatinga - Amazonas(Universidade Metodista de São Paulo, 2020-08-18) OLIVEIRA, Francisca Francielis Azevedo Mafra de; D'AUREA-TARDELI, DenisePropôs-se, nesta pesquisa, investigar como se dá a inclusão de indígenas com deficiências nas escolas das aldeias de Umariaçu I e II, no município de Tabatinga – Amazonas. Compreende- se a pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas. A pergunta que gerou esta pesquisa consiste justamente em saber como ocorre o processo de inclusão e escolarização de indígenas com deficiência. Os objetivos desta pesquisa foram: (i) Investigar os fatores que dificultam o ensino na perspectiva inclusiva e a aquisição da aprendizagem dos alunos com deficiências nas escolas das aldeias; (ii) Descrever como ocorre a inclusão e a escolarização da pessoa indígena com deficiência; (iii) Discutir os desafios para a implementação do Atendimento Educacional Especializado nas escolas das referidas aldeias. A escolha por essa temática partiu da observação empírica da incidência de deficiências nas aldeias da comunidade indígena, bem como das queixas constantes de professores, em relação à falta de qualificação profissional para atender a essa clientela de alunos, além de experiências pessoais como professora, que evidenciam a inevitabilidade de confrontar as práticas discriminatórias de exclusão e criar alternativas para superá-las. Procurou-se também fazer uma reflexão acerca da educação indígena e a educação escolar indígena, enfatizando que tanto uma quanto outra constituem dois modos de educar diferentes. O arcabouço teórico que sustentou esta pesquisa compreende os trabalhos realizados na área de educação inclusiva fundamentados em: Sassaki, Mantoan, Mazzotta e por autores que tratam da educação e cultura indígena como: Grupioni, Feitosa, Cremonezze, Soares, Oliveira Filho, dentre outros. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, de cunho investigativo, mas, em alguns momentos, recorre-se à abordagem quantitativa. Utilizou-se como método o estudo de caso do processo de inclusão de indígenas com deficiências matriculados nas escolas das aldeias. O procedimento de coleta de dados constituiu-se no contato direto, realizado in loco, o que possibilitou fazer um diagnóstico situacional da realidade local. Também foi utilizado o recurso da entrevista individual com questionários direcionados aos gestores, coordenadores e professores, além de análise documental diretamente das secretarias das escolas. Dos dados obtidos com este estudo pode- se destacar que, entre tantas dificuldades existentes no contexto escolar, há falta de preparo dos professores, bem como falta de infraestrutura nas escolas. Os professores, em sua maioria, não se sentem preparados para lidar com a diversidade e com as especificidades de cada aluno e as escolas não fizeram uma reestruturação física para que estivessem em condições de receber esta clientela de alunos. Em relação às políticas públicas existentes e implementadas, as hipóteses de que as mesmas não têm sido adotadas de maneira adequada para garantir o acesso e a permanência de indígenas com deficiência na escola, estão confirmadas, apesar de ser insuficiente o que se espera para se garantir uma verdadeira inclusão escolar. Apenas as leis não dão conta do processo de inclusão, é preciso que haja, para além delas, condições e recursos humanos, pedagógicos e físicos para que as leis propostas sejam aplicadas com resultados realmente significativos. Dessa forma, espera-se que esta pesquisa possa contribuir com dados relevantes e significativos para que o ato de incluir se transforme em uma prática mais constante nas escolas indígenas.