Programa de Pós-Graduação em Educação
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.metodista.br/handle/123456789/6
Programa de Pós-Graduação em Educação
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação em Educação por Assunto "Aprendizagem Significativa"
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Item Aprendizagem significativa como abordagem de ensino para professores de adolescentes(Universidade Metodista de São Paulo, 2023-03-28) LEAL, Flávia Daniela Bosi; D'AUREA-TARDELI, DeniseO objetivo geral deste estudo é investigar como os professores consideram a aprendizagem significativa ao estabelecer estratégias de ensino para seus alunos adolescentes. Buscamos responder à seguinte questão: Os professores conhecem a Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel e a consideram no estabelecimento de suas estratégias de ensino para estudantes adolescentes? Partimos da hipótese de que os professores pesquisados podem não possuir o repertório necessário para promover uma aprendizagem significativa em sala de aula, uma vez que sua formação acadêmica, nas mais diversas áreas de licenciatura, nem sempre inclui essa abordagem durante sua formação inicial ou em cursos complementares. São três os objetivos específicos: i) apresentar a Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel como uma possibilidade de abordagem no ensino escolar; ii) compreender as características da aprendizagem na adolescência que favorecem o desenvolvimento da aprendizagem significativa; e iii) explorar o potencial do professor no desenvolvimento da aprendizagem significativa em sala de aula. Para isso, utilizamos um corpus composto pelos dados obtidos por meio de uma pesquisa de campo realizada por questionário on-line com 62 professores que lecionam há mais de 5 anos para estudantes do 5° ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais até a 3ª série do Ensino Médio, considerando que esses estágios escolares, geralmente, compreendem às idades entre 10 e 20 anos, que definimos neste trabalho como adolescência, tendo como referência a classificação da Organização Mundial da Saúde (OMS). O arcabouço teórico que fundamenta este trabalho é a Teoria da Aprendizagem Significativa, proposta por David Ausubel em sua obra “The psychology of meaningful verbal learning” (1963), e suas contribuições posteriores ao longo de sua carreira (Ausubel, 1968; 2000), inclusive, com as contribuições de Joseph Novak (1981; Novak; Gowin, 1996), colaborador de Ausubel e coautor da segunda edição da obra básica sobre aprendizagem significativa (Ausubel; Novak; Hanesian, 1980) e, mais recentemente, defendida pelo professor Marco Antônio Moreira. Também consideramos os estudos sobre o desenvolvimento do adolescente de Jean Piaget (1973; 1976) e autores que discutem questões relacionadas à atuação dos professores, como Becker (1993), Pimenta (1999) e Pimenta e Ghedin (2012). Utilizamos uma abordagem metodológica quanti-qualitativa, por meio da análise de dados com escala Likert. Esta pesquisa ampliou nossa perspectiva sobre o tema e apontou novas formas de pensar e compreender a atuação do professor na busca pelo desenvolvimento de uma aprendizagem significativa em sala de aula. Refletimos sobre os conhecimentos teóricos adquiridos ao longo de suas trajetórias como subsídios para uma prática de ensino capaz de promover uma aprendizagem significativa junto aos alunos adolescentes. Além disso, identificamos possíveis caminhos para implementar a Teoria da Aprendizagem Significativa em sala de aula, destacando a importância de identificar os pontos da teoria que podem ser convertidos em posturas e ações pelos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem.Item Dificuldade do ensino de matemática: um estudo da formação docente para esta disciplina(Universidade Metodista de São Paulo, 2022-08-30) MARTINEZ, Ricardo Nogueira; D'AUREA-TARDELI, DeniseEsta dissertação aborda as dificuldades que existem no ensino de matemática, uma vez que ensinar essa disciplina, muitas vezes, representa um grande desafio para os professores e para a maioria dos alunos que a consideram complexa e de difícil aprendizagem. A partir de uma proposta da formação docente, discorre sobre as possíveis lacunas que impedem o professor de capacitar o aluno adequadamente para a aprendizagem desta disciplina. Assim, são questionamentos desta pesquisa: um professor que não foi habilitado e que não teve uma formação pedagógica adequada, pode executar e lecionar esta disciplina de uma forma satisfatória? Isto pode afetar ou não no desempenho deste professor e no desenvolvimento dos alunos? Como hipótese, entende-se que tanto na capacitação do docente como no aprendizado do aluno, é possível ensinar a matemática trabalhando o raciocínio lógico-matemático dos alunos por meio dos jogos. Desse modo, é possível conseguir realizar algumas mudanças de comportamentos, gerando enfim, uma aplicação excelente na aula do docente, e portanto, interesse e aprendizado para o aluno. Nesse sentido, são objetivos deste estudo: (i) investigar quais são as maiores dificuldades para o ensino e a aprendizagem da matemática; (ii) compreender e identificar em que momento da formação do professor possa ter havido questões que causaram sua má ou inadequada formação, e com isso conseguir propor uma melhoria neste ensinar do professor; (iii) propor intervenções teórico-pedagógicas, as quais serão feitas em abordagens aos professores como uma consultoria educacional, posteriormente aos resultados da pesquisa de campo. A metodologia fundamenta-se nas considerações de Gil (2008) e de Yin (2005). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter interdisciplinar, acolhendo estudos da área de matemática, conforme Boyer (1996), Parra e Saiz (1996), Vitti (1999), Garbi (1997), dentre outros autores do campo educacional. A investigação foi realizada por meio de estudos bibliográficos e de uma pesquisa de campo, que contou com a participação de quatro professores e 12 alunos. A análise permitiu inferir que um treinamento contínuo é essencial para que se melhore a didática do professor de matemática. Com isso, o professor pode aperfeiçoar seus métodos para ensinar essa disciplina, otimizar seu tempo de aula, desenvolver sua maneira de ensinar e avaliar com mais eficácia, pois por se tratar de uma disciplina que precisa de muito treinamento e também de muita prática pelos alunos, ela acaba por se tornar cansativa e/ou desgastante. Nesse sentido, com uma boa formação e especialização, o professor poderá fazer o aprendizado ficar mais fácil para o aluno compreender e, consequentemente, mais fácil também para ele ensinar.