Programa de Pós-Graduação em Educação
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.metodista.br/handle/123456789/6
Programa de Pós-Graduação em Educação
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação em Educação por Assunto "Alfabetização"
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Item Desafios da alfabetização em escola pública de período integral em um município da Grande São Paulo: reflexões a partir da ótica dos sujeitos da prática(Universidade Metodista de São Paulo, 2019-02-18) GRAVA, Andréia de Souza; CAMPOS, Elisabete Ferreira EstevesA partir da concepção de alfabetização fundamentada em Emília Ferreiro e Paulo Freire, esta pesquisa propôs a reflexão e análise sobre os fatores intervenientes no processo de alfabetização e no sucesso/fracasso escolar de crianças em escola pública de tempo integral, de modo a compreender as possíveis dificuldades encontradas pelos(as) docentes dedicados à educação básica e, mais especificamente, aos anos iniciais do Ensino Fundamental I. Inicialmente, foi realizada uma pesquisa de natureza bibliográfica e documental, que reuniu os principais subsídios teóricos, além da legislação vigente e demais diplomas legais, instrucionais e normativos, para a análise do tema e de seus desdobramentos. O referencial teórico contou com Emília Ferreiro, Paulo Freire, Miguel Arroyo, Jaqueline Moll, Maria Helena Souza Patto, Elba Siqueira de Sá Barreto, Délia Lerner e Ilma Passos Alencastro Veiga. A partir do aporte teórico, como lócus da pesquisa, foi selecionada a maior escola pública de tempo integral de um município da Grande São Paulo que apresenta alto Índice de Desenvolvimento Humano (IDH = 0,862). Também foram selecionados os profissionais a serem entrevistados e, na sequência, foi desenvolvido o trabalho de campo, por meio de uma pesquisa de natureza qualitativa com entrevistas semiestruturadas, com base nas concepções de Minayo e Sanches (1993; 1996), Godoy (1995), Richardson (1999), André (2001), Szymanski (2002), Lima e Mioto (2007), Stake (2011), Manzini (2012) e, para a análise dos resultados, adotou-se a metodologia de análise do discurso/conteúdo proposta por Franco, M.A.R.S. (2003) e Franco, M.L.P.B. (2008). Mediante a adoção dos instrumentos protocolares da pesquisa (Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, Declaração da Instituição Coparticipante e Roteiros de Entrevistas semiestruturados), a pesquisa de campo contou com a participação de três docentes (P1, P2 e P3) dos três primeiros anos do Ensino Fundamental I e de uma Coordenadora Pedagógica (CP), que atuam na escola selecionada. Nas entrevistas foram ouvidas as vozes dos sujeitos da prática em busca de suas experiências, trajetos profissionais, didáticas aplicadas, suas percepções e compreensão sobre os fatores e questões que influenciam na alfabetização e no sucesso/fracasso escolar, além de suas estratégias para o enfrentamento das dificuldades encontradas no processo e que podem levar à retenção e reprovação do(a) aluno(a). A coleta de informações foi norteada pelo estabelecimento de seis eixos temáticos pertinentes ao assunto em pauta e que foram obtidos por meio da revisão literária e documental: Eixo Temático 1 – Conhecer o perfil e a trajetória profissional do(a) entrevistado(a); Eixo Temático 2 – Compreender como o(a) entrevistado(a) analisa a própria formação; Eixo Temático 3 – Compreender a concepção de alfabetização do(a) entrevistado(a); Eixo temático 4 – Identificar como o(a) entrevistado(a) compreende sua prática docente e a relação com as famílias dos(as) alunos(as); Eixo Temático 5 – Compreender como o(as) entrevistado(as) analisa(m) o fracasso escolar; e Eixo Temático 6 – Questões sobre as legislações. As principais razões detectadas foram: a ausência de diálogo entre os profissionais e de trabalho coletivo; sobrecarga de trabalho; fragilidade na formação específica em alfabetização; a falta de participação das famílias; e a falta de interesse dos próprios alunos.Item Novas veredas para a formação do professor: ler para aprender a pesquisar(Universidade Metodista de São Paulo, 2018-08-22) CORREA, Rosanea Maria Mazzini; BAHIA, Norinês Panicacci; FURLIN, MarceloO uso intenso da Internet na sociedade provocou transformações nos comportamentos comunicativos, ampliou o acesso à informação e trouxe para o cenário atual discussões em torno das novas práticas de leitura e escrita. A leitura para pesquisa, antes restrita às fontes impressas, diversificou-se com os dispositivos digitais eletrônicos, contribuindo para o acesso ao conhecimento. É nesse contexto que emerge este estudo, cujos objetivos incluem refletir sobre os saberes necessários ao professor para utilizar as tecnologias no processo de alfabetização; analisar e comparar os procedimentos utilizados pelos estudantes para ler para pesquisar na Internet e nas fontes impressas e observar se realizam a leitura exploratória dos textos, antes de tomarem decisões do que ler ou consultar. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, que envolve cinco educadores e seis alunos dos 4ºs anos do Ciclo Interdisciplinar do Ensino Fundamental de uma escola pública da rede municipal de São Paulo. Para viabilizar a coleta de dados, os profissionais foram submetidos a entrevistas, responderam a um questionário para o levantamento de perfil e foram observadas as aulas no laboratório de informática da escola. Igualmente, os alunos foram entrevistados e realizaram atividades de leitura na Internet e, na sequência, em livros e revistas, com o propósito de mapear seus procedimentos de leitura, investigar quais desafios enfrentam para ler para pesquisar, e se o interesse pelas tecnologias exerce influências na maneira como interagem com a pesquisa no ambiente digital. Para fundamentar teoricamente esta investigação recorreu-se, principalmente, aos estudos de Chartier (1998); Coscarelli (2016); Ferreiro e Teberosky (1991); Ferreiro (2001, 2002 e 2013); Gatti e Nunes (2009); Gatti (2010, 2014a e 2014b); Imbernón (2006); Kleiman (1998, 2001 e 2008); Lerner (2002); Nóvoa (2009); Perelman (2011); Goldin, Kriscautzky e Perelman (2012); Pischetola (2016); Rojo (2009); Rojo e Barbosa (2017); Rojo e Moura (2016); e Xavier (2015 e 2016). A análise dos dados revela que os problemas enfrentados pelos estudantes na leitura no meio digital são semelhantes aos que se defrontam na pesquisa nos livros e revistas. Verificou-se que os alunos não utilizam critérios adequados para selecionarem as fontes, encontram dificuldades para compreenderem os textos e buscarem as informações desejadas. Também não recorrem à leitura exploratória para tomarem decisões do que ler ou consultar e realizam a leitura integral de todos os textos consultados, porém, o domínio dos mecanismos técnicos, a rapidez e a facilidade para obterem a informação, assim como a sedução pelos textos multimodais interferem positivamente na relação que estabelecem com a busca de informações na Internet.