Programa de Pós-Graduação em Educação
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Educação por Assunto "Academic Courses of Technology"
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Item Cursos superiores de tecnologia em segurança no trabalho: percepção do(a)s aluno(a)s e professore(a)s(Universidade Metodista de São Paulo, 2015-10-08) SANTOS, Wellington Luiz; SAES, Décio Azevedo Marques deA dissertação analisa a educação tecnológica em sua atual configuração, investigando a percepção de alunos de um curso superior de tecnologia em segurança no trabalho, para sua inserção no campo profissional; investigando a hipótese de que estes agentes pressentem defasagens que se encontram no processo social real e, que se exprimem na inadequação entre: a estrutura do curso de tecnologia em segurança no trabalho, a esfera jurídico-legal e a estrutura do mercado de trabalho. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa exploratória, pautada no método de estudo de caso para a coleta de dados. Para discutir o tema da formação da educação profissional e tecnológica no Brasil, utilizamos a pesquisa bibliográfica de forma a desvelar a evolução desta modalidade de ensino de modo contextual em sua relação com os fenômenos econômicos, sociais e políticos. Para verificar a hipótese de pesquisa, investigamos discentes e docentes de um curso de segurança no trabalho em uma instituição de ensino, por meio de questionários e entrevistas; e realizamos uma pesquisa documental na legislação relacionada a questão da regulamentação profissional do campo específico da área de segurança no trabalho. Os resultados obtidos confirmaram a hipótese da pesquisa, configurando grave desvio no propósito e objetivos da formação tecnológica, mormente, em seus efeitos sociais. A pesquisa documental articulada às respostas dos sujeitos, indicou defasagem das políticas entre a esfera da educação e das políticas de trabalho e emprego. Ainda, na fala dos docentes verificou-se evidências que sustentam a hipótese da problemática tratada aqui, estender-se a outros cursos. Os resultados evidenciam que se faz necessário, aprofundar estudos neste tema e estabelecer uma agenda de pesquisas dirigidas aos agentes e processos envolvidos neste contexto, para fins de promover discussões e alcançar ações e medidas que visem orientar, corrigir eventuais distorções e reduzir a possibilidade de repetição de eventos relacionados ao problema em discussão.