Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Saúde
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Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Saúde
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Saúde por Autor "DURÃES, Ricardo Silva dos Santos"
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Item Efeitos da poluição luminosa na qualidade do sono e na atenção de adultos(Universidade Metodista de São Paulo, 2024-03-25) MARTINS, Caio Viana; DURÃES, Ricardo Silva dos SantosIntrodução: A poluição luminosa, resultante tanto de fontes urbanas quanto de dispositivos eletrônicos tem sido identificada como um fator significativo que pode prejudicar a qualidade do sono, levando a problemas psicológicos, emocionais e cognitivos. Objetivo: O presente estudo objetivou avaliar possíveis associações entre a poluição luminosa com eventuais dificuldades no sono, desempenho cognitivo da atenção, tendo como enfoque, além de trabalhadores no geral, trabalhadores notívagos, expostos à poluição luminosa. Método: a pesquisa adotou uma abordagem quantitativa, utilizando os seguintes testes: Teste de Atenção On-line Alternada (AOL-A), o Teste de Atenção On-line Concentrada (AOL-C), o Teste de Atenção On-line Dividida (AOL-D), além do Teste Não Verbal de Inteligência (G-38). A amostra do estudo foi composta por 87 participantes que voluntariamente se submeteram aos testes e questionários, após concordância com o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Os participantes foram divididos em dois grupos: expostos à poluição luminosa (EPL, n = 45) e não expostos à poluição luminosa (NEPL, n = 42). Resultados: Os resultados da pesquisa indicaram uma relação significativa entre a exposição à poluição luminosa e a deterioração da qualidade do sono. Os participantes que foram expostos a níveis elevados de luz durante a noite apresentaram maiores índices de irritabilidade e diminuição na performance dos testes de atenção. Essas descobertas confirmaram a hipótese de que a poluição luminosa é um fator determinante na qualidade do sono e nas funções cognitivas relacionadas à atenção. Conclusão: A pesquisa pode contribuir para o entendimento dos impactos negativos da poluição luminosa na saúde humana, destacando a necessidade de medidas mitigadoras para reduzir a exposição à luz durante a noite, especialmente em ambientes urbanos. A dissertação sugeriu a implementação de políticas públicas que promovessem a conscientização sobre os efeitos da poluição luminosa e a adoção de práticas que favorecessem um ambiente propício ao sono adequado, visando melhorar a qualidade de vida das pessoas.Item Influência dos estilos parentais sobre o processo de aprendizagem de adolescentes do Mato Grosso do Sul(Universidade Metodista de São Paulo, 2024-08-26) TOLEDO, Sandro de; DURÃES, Ricardo Silva dos Santos; SERAFIM, Antonio de PáduaIntrodução: Estudos sobre estilos parentais revelam que as práticas educativas dos pais influenciam significativamente no desenvolvimento cognitivo e emocional dos adolescentes. Os diferentes estilos parentais têm implicações variadas no comportamento e desempenho escolar dos adolescentes, podendo impactar aspectos como habilidades sociais, cognição e desempenho acadêmico. Objetivo: Este estudo teve como objetivo geral investigar a influência dos estilos parentais sobre o processo de aprendizagem de adolescentes do Mato Grosso do Sul, considerando variáveis sociodemográficas específicas da região. Método: A pesquisa adotou um desenho quantitativo e envolveu 65 adolescentes de 12 a 15 anos. Os participantes foram organizados em grupos com base nos estilos parentais positivos e negativos. Os instrumentos utilizados incluíram a Escala de Inteligência Abreviada de Wechsler (WASI), o Teste de Aprendizagem Auditivo Verbal de Rey (RAVLT) e a Bateria Psicológica para Avaliação da Atenção (BPA). A coleta de dados foi realizada em duas etapas, com protocolos padronizados de aplicação dos instrumentos. Resultados: Os resultados revelaram diferenças significativas entre adolescentes com estilos parentais negativos (EPN) e positivos (EPP). No grupo EPN, tinha 14 anos, estudava em escolas públicas e residiam com quatro ou mais pessoas. No grupo EPP, predominava o sexo masculino. Adolescentes do grupo EPP apresentaram melhor desempenho em atenção concentrada, memória de curto prazo e aprendizagem. No grupo EPN, a escolaridade dos responsáveis estava associada à renda familiar, atenção alternada e concentrada, e o QI correlacionou-se com atenção alternada e concentrada. No grupo EPP, idade e escolaridade dos responsáveis estavam relacionadas à atenção concentrada e à renda familiar. Conclusão: O presente estudo fornece informações que colaboram para a compreensão das complexas interações entre os estilos parentais, aprendizagem, aspectos cognitivos e características sociodemográficas.