Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Saúde
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.metodista.br/handle/123456789/7
Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Saúde
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Saúde por Autor "ANTONIETTO, Eloisa Aparecida Barroso"
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Item Desenvolvimento de crianças institucionalizadas e não institucionalizadas: um estudo comparativo(Universidade Metodista de São Paulo, 2019-04-01) ANTONIETTO, Eloisa Aparecida Barroso; AVOGLIA, Hilda Rosa CapelãoEste estudo teve como objetivo identificar, descrever e comparar o desenvolvimento cognitivo de crianças institucionalizadas e não institucionalizadas, a partir de uma perspectiva piagetiana. Para tanto, contou com a participação de 27 crianças (N=27), com idades compreendidas entre 6 e 11 anos, de ambos os sexos, sendo 14 crianças institucionalizadas (CI) e 13 crianças não institucionalizadas (CNI), alunas da rede pública de ensino de São Paulo – SP. Tratou-se de um estudo com desenho metodológico quase experimental do tipo quantitativo. Os instrumentos utilizados foram: Questionário como forma de obter informações essenciais e complementares para a pesquisa e o Teste do Desenho da Figura Humana – DFH III. Os resultados foram analisados e sistematizados em forma de frequência absoluta (fa) e frequência relativa (fr) e apontaram diferenças quanto o nível de desenvolvimento cognitivo, quando comparado os dois grupos, ou seja, o grupo de crianças não institucionalizadas apresentou classificação média no desempenho cognitivo (30,7%), enquanto o grupo das crianças institucionalizadas apresentou classificação de desempenho cognitivo fronteiriço e deficiente (28,6%). Esta diferença, de acordo com o estudo realizado, pode ter relação com o processo pelo qual ocorreu o desenvolvimento das crianças de cada grupo, bem como evidenciou a importância de contarem com condições facilitadoras e adequadas para promover o processo do desenvolvimento, resultando em uma adequação da criança ao meio.