Teses
URI Permanente desta comunidadehttps://repositorio.metodista.br/handle/123456789/20
Teses
Navegar
Navegando Teses por Autor "AZEVEDO, Adriana Barroso de"
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Item A comunicação social háptica e suas vias de construção: narrativas e experiências de guias-intérpretes e pessoas com surdocegueira em processos formativos(Universidade Metodista de São Paulo, 2022-12-20) VILELA, Elaine Gomes; AZEVEDO, Adriana Barroso deA comunicação social háptica é utilizada no Brasil em âmbito complementar na interação de pessoas surdocegas adquiridas. É perceptível a desinformação e carência na formação continuada de profissionais tradutores guias-intérpretes de língua de sinais (LIBRAS) sobre esta comunicação, tornando-se imprescindível a divulgação para favorecer o entendimento das pessoas surdocegas em diversas situações da vida em sociedade. Nesse contexto, pretende-se ampliar o olhar sobre a surdocegueira adquirida e os profissionais Tradutores Guias-Intérpretes de Libras. O objetivo é evidenciar a lacuna formativa na profissão de Tradutores Guias-Intérpretes de Libras no Brasil, tendo como base as narrativas que emergiram do curso de extensão para o uso da comunicação social háptica. Dessa forma, define-se o seguinte problema de pesquisa: Que percepções emergem de Tradutores Guias-Intérpretes de Libras quando utilizam a comunicação social háptica com pessoas surdocegas? No campo teórico foram adotados os estudos sobre a surdocegueira de Ikonomidis (2019), Maia (2008), Viñas (2004) e Rodrigues (2018); e a comunicação social háptica é explanada com Lathnen (1999;2018), Araújo (2019) e Vilela (2018). O caminho metodológico utilizado é de natureza qualitativa de caráter investigativo na modalidade narrativa na perspectiva adotada por Clandinin e Connelly (2015), por meio da pesquisa-formação nos moldes defendidos por Josso (2004;2010), alicerçado nas experiências dos participantes profissionais tradutores guias- intérpretes e feedback das pessoas com surdocegueira em consonância às experiências da pesquisadora. As experiências são apresentadas em formato de textos multimodais com hiperlinks que direcionam para hipertextos apresentados por cenas. As narrativas evidenciaram a importância da formação de profissionais Tradutores Guias-Intérpretes de Libras e as lacunas nos cursos existentes juntamente com a premência de reestruturação nos currículos a fim de promover qualidade no atendimento de pessoas surdocegas. A comunicação social háptica configura-se como um complemento essencial para interação e o protagonismo das pessoas com surdocegueira a torna significativa. A investigação realizada nesta tese pretende abrir caminhos para consolidar bases de construção de um projeto mais amplo para a inclusão de pessoas surdocegas, com proposições de estruturação da comunicação social háptica como língua.Item Avaliação na educação superior: o uso do U-Multirank(Universidade Metodista de São Paulo, 2024-06-14) INNARELLI, Patricia Brecht; AZEVEDO, Adriana Barroso deA expansão do ensino superior ocorreu, principalmente, a partir dos anos 1990, com a realização de reformas educacionais como, por exemplo, a implementação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LBD/EN) n.º 9394/96 e também com programas e políticas educacionais, como o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) e o Programa Universidade para Todos (PROUNI). Com essa expansão percebeu-se a necessidade de se desenvolver e se implementar métodos para a avaliação do desempenho das Instituições de Ensino Superior (IES). Assim, em 2004, foi criado o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), com a finalidade de assegurar o processo de avaliação das IES, considerando os aspectos relacionados ao “ensino, pesquisa e extensão” e ao desempenho dos estudantes. Esse processo passou a ser realizado por meio de instrumentos como o ENADE, IGC, CPC, operacionalizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Nesse contexto, surgiram os rankings acadêmicos, internacionais e nacionais, que têm sido considerados como fonte de informações sobre o ensino superior, não só em relação à construção e manutenção da reputação de uma instituição, como no auxílio para a escolha de um curso, dentre outros aspectos. Em 2008, em uma conferência da União Europeia, surgiu o U-Multirank, concebido como índice de cooperação do ensino superior e elemento estratégico para a avaliação e, consequentemente, melhoria do desempenho educacional. É nesse debate que esta pesquisa se insere, com foco nas universidades brasileiras, a partir da seguinte questão: o U-Multirank é um instrumento que permite aos gestores acadêmicos analisar a qualidade do ensino-aprendizagem e ter uma visão holística da instituição, identificando suas potencialidades e possibilitando a tomada de ações para promover melhorias? Assim, pretendeu-se neste estudo, como objetivo geral, identificar como o U-Multirank pode contribuir no avanço e nos processos avaliativos do ensino, da pesquisa e da extensão nas IES e, também, como objetivos específicos, analisar de qual maneira o U-Multirank pode potencializar o olhar holístico da instituição e sua relevância acadêmica e social; verificar como os resultados apresentados por esse ranking poderão auxiliar os gestores no processo de tomada de decisões estratégicas; e explorar o modelo proposto pelo U-Multirank, compreendendo as suas dimensões e aplicabilidade nas universidades. A pesquisa, de abordagem qualitativa, fundamentou-se em referencial teórico e análise documental. Como metodologia, foram realizadas entrevistas reflexivas com os responsáveis pela condução do processo e acompanhamento das avaliações das universidades que participam do U-Multirank. A análise dos dados obtidos por meio das entrevistas seguiu a proposta de Szymanski, Almeida e Prandini (2001, 2011, 2018) e Franco (2021). Como principais resultados obtidos pôde-se verificar a contribuição do ranking no avanço e nos processos avaliativos do ensino, pesquisa e extensão das IES. Foi possível inferir, também, que o U-Multirank pode, a partir dos resultados compartilhados, intensificar a visão geral das IES tanto acadêmica quanto socialmente, de modo que elas e gestores acadêmicos possam aperfeiçoar seus processos com vistas aumentar a qualidade do ensino superior.Item Do Desencanto à Esperança: narrativas de experiência de inclusão vividas por estudantes de Pedagogia na prática do estágio(Universidade Metodista de São Paulo, 2022-11-17) RODRIGUES, Airton; AZEVEDO, Adriana Barroso deAs experiências e vivências que são percebidas no decorrer do período de estágio por estudantes da graduação em Pedagogia tem-se demonstrado de extrema complexidade quando se dão no acompanhamento junto aos alunos e alunas denominados deficientes, estes introduzidos na rede pública de ensino no município da Cidade de São Bernardo do Campo - SP, em virtude da legislação federal vigente, Lei 13.146/15, conhecida como “Lei de Inclusão”. O ordenamento jurídico torna compulsório o ingresso desses sujeitos na rede regular de ensino. Tais percepções ocorrem especificamente em relação às dificuldades que as graduandas enfrentam, as quais estão relacionadas à aplicação prática das teorias apresentadas na disciplina de Educação Inclusiva oferecidas na instituição de ensino superior no decorrer do curso, versus a realidade vivida em sala de aula. Considerando a possibilidade de reflexão por parte das alunas da pedagogia a respeito dos processos de estágio junto a alunos deficientes, como problema da pesquisa buscam-se respostas à seguinte pergunta: que percepções emergem das narrativas de alunas de Pedagogia quando refletem sobre seus processos de estágio junto a alunos deficientes, e quais impactos a legislação municipal pode trazer aos alunos de inclusão? A presente pesquisa tem por propósito apresentar e discutir, a partir das narrativas das experiências de alunas em processos de formação na prática do estágio, a gênese das distorções observadas e narradas entre a teoria e a prática, bem como seus consequentes desdobramentos. Dividido em cinco capítulos, a tese inicia com a jornada pessoal do pesquisador, diferencia experiência de vivência; trata da educação inclusiva, seus avanços e seus paradoxos; aprofunda a correlação entre método e metodologia, investiga o estágio na pedagogia e as aporias do ideal na experiência real; conclui com a abertura das experiências proporcionadas por um pensamento da identidade narrativa. Este estudo está fundamentado na abordagem qualitativa de cunho exploratório, na modalidade da pesquisa narrativa desenvolvida por Clandinin e Connelly (2015), na perspectiva autobiográfica a partir das percepções de Ferrarotti (2010) e Josso (2010), implicando de forma direta na investigação e formação de vínculo do pesquisador com as participantes, fator que propiciou a troca de experiências e resultados obtidos. As interpretações das narrativas foram amparadas nos estudos de Paul Ricoeur (2002), Heidegger (2015) dentre outros teóricos hermeneutas, possibilitando uma melhor compreensão das experiências e os reflexos alcançados nos sujeitos inseridos na educação inclusiva. Os resultados apontam a inadequação em relação aos objetivos propostos na legislação não só para os alunos de inclusão como também para as estagiárias em formação. O presente trabalho foi realizado com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001.Item Programa licenciaturas internacionais: impactos na formação de docentes para a educação básica(Universidade Metodista de São Paulo, 2019-03-28) PESSONI, Rosemeire Aparecida Bom; AZEVEDO, Adriana Barroso dePolíticas públicas têm seu assento nas democracias porque se relacionam com os arranjos institucionais de governos e as condições adequadas que se tornaram necessárias para promover a governabilidade. Assim, a política educacional interage com os projetos nacionais de desenvolvimento e com as demandas da sociedade organizada. É nesse contexto tendo como tema central a Educação Superior (ES), com enfoque nas políticas públicas de fomento à formação docente que essa tese foi desenvolvida. Dentro desse aspecto, o trabalho tem como recorte a análise do Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI) das Edições I a V (2010 a 2014), que contaram com o fomento da CAPES e, mais especificamente das Edições I e II (2010 e 2011), com a participação dos bolsistas da Universidade Metodista de São Paulo. O principal objetivo foi identificar sob que aspectos a participação no PLI contribuiu para melhorar a qualificação dos estudantes de graduação em licenciatura e a aumentar a valorização da carreira docente. A fundamentação teórica sobre globalização e a internacionalização do ensino superior e o aumento da mobilidade estudantil foi baseada principalmente nos seguintes autores: Altbach e Knight (2007); Contel e Lima (2007); Fonseca, Esteves e Iorio (2015); Gacel-Ávila (2005); Knight (2003, 2005, 2011); Lima e Maranhão (2009, 2011); Morosini (2006, 2014) e Stallivieri (2009, 2017). A fundamentação teórica que aborda o histórico do ES no Brasil foi baseada nos trabalhos de Cury (2010); Marinho, Polidori e Ono (2012); Nunes (2007) e Schwartzman (2015). O método de estudo de caso (YIN, 2001) constitui-se na estratégia elencada nesta pesquisa, uma vez que investiga o fato em sua temporaneidade, no âmbito da vida real, preservando suas características e significados. Com o objetivo aprofundar a análise, foi realizada a construção da trajetória institucional do PLI na Universidade Metodista de São Paulo, buscando acompanhar as diferentes fases do programa, desde sua concepção, formulação e implementação até a sua operacionalização final. Buscou-se também conhecer suas fases por meio de entrevistas semiestruturadas com os atores institucionais envolvidos nos diferentes níveis hierárquicos (coordenadores de curso e professores) e com os estudantes, foco principal do trabalho. O PLI, como um programa de mobilidade internacional direcionado exclusivamente aos estudantes de licenciatura trouxe uma valorização da área por igualar a possibilidade do intercâmbio antes voltadas aos estudantes de bacharelado, a exemplo do Ciências sem Fronteiras (CsF). Os bolsistas foram unânimes em apontar o crescimento e a maturidade que obtiveram com a vivência em outro país e com o programa de mobilidade. Fato também ressaltado pelos gestores (coordenadores e professor) entrevistados. O mesmo não se verificou com relação à formação acadêmica, não se percebeu uma diferença expressiva entre os conteúdos abordados nas disciplinas cursadas em Portugal e no Brasil.Item STHEAM: narrativas de experiências (trans)formadoras na sala de aula no século XXI(Universidade Metodista de São Paulo, 2021-12-10) LIMA, Fabiana Anhas Barbosa; AZEVEDO, Adriana Barroso deA escola ocupa posição central na elaboração de conhecimentos, no convívio em grupo e exercício da cidadania. A pesquisa emerge de experiências desenvolvidas por docentes, discentes e equipe de gestão, realizadas em virtude de inquietações provocadas pela sala de aula contemporânea em parceria com a Universidade Metodista de São Paulo por meio do grupo de pesquisa GENTE (Grupo de Estudos e Narrativas com o uso de Tecnologia em Educação). A questão norteadora que se apresenta é “o que emerge quando docentes, discentes e gestores educacionais, com trabalhos diferenciados pedagogicamente, refletem sobre suas experiências (trans)formadoras e como ressignificam o papel da escola (aprendizagem) para o atendimento de demandas do século XXI?”. Os objetivos da pesquisa intencionam, conhecer os princípios e fundamentos do STHEAM (Ciência, Tecnologia, Humanidades, Engenharia, Artes e Matemática) ambientados à realidade brasileira, de aprendizagens por propósitos, que conduzem à reflexão, emancipação, ação e intervenção na realidade. Encontro experiências efetivadas por projetos em diferentes etapas escolares, de maneira transdisciplinar, a partir de problemas significativos em contextos reais. As implicações e o envolvimento com o objeto de estudo potencializaram e fundamentaram a escolha metodológica pela pesquisa qualitativa, de abordagem narrativa autobiográfica, a partir das proposições de Clandinin e Connelly (2011), Josso (2010) e Passeggi, Vicentini e Souza (2013), estruturadas pelas vozes dos participantes de escolas públicas e privadas de Educação Básica, em entrelaçamento com aporte teórico de Dewey (1959), Larrosa (2002), Freire (2002), Moran (2017), Bacich e Holanda (2020). A investigação e coleta de dados foram realizadas por método híbrido, através de encontros presenciais individuais, coletivos e digitais, com a oferta de um curso de extensão, organizado em movimentos reflexivos e formativos, para reconhecimento das trajetórias, diálogo sobre conceitos e concepções sobre as práticas. O desenvolvimento da pesquisa implica, em identificar a articulação das dimensões sociológica e pedagógica no interior de um mesmo projeto, por meio da reflexão, reconhecimento de aspectos históricos e temporais do século XXI, em especial a dimensão funcional e pragmática das hegemonias que o mundo moderno e o capitalismo estabelecem, promovendo influências na Educação. Nesta perspectiva, demonstra como as relações dos atores (estudantes, professores e gestores) vão se constituindo na escola contemporânea, confrontando-se com significados sociais e dualidades em busca da desnaturalização de certezas e participação consciente na transformação daí decorrente. Por fim, apresenta experiências autorais que revelam modos de fazer e a importância do processo em jornadas de aprendizagem por meio do desenvolvimento de projetos. Os resultados indicam o desenvolvimento de etapas recorrentes nas experiências, sistematizadas por meio da proposição de um caderno de itinerância STHEAM. Pautada pelos resultados, defendo a necessidade de organização de um Projeto Formativo, a partir da organização que perpassa pelos conceito de experiência como força motriz em interação com a tríade: reflexão, autoria e colaboração, como um conjunto de ações fundamentais que ampliam os referenciais para o ensinar, aprender e para a criação de um ambiente propício ao desenvolvimento das demandas socioeducacionais deste século.