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Navegando Teses por Autor "ANDRADE CEZAR, Iêda Litwak de"
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Item Migração, cultura gastronômica e folkcomunicação: a comunidade judaica de Pernambuco acerca de sua culinária de origem(Universidade Metodista de São Paulo, 2025-05-08) ANDRADE CEZAR, Iêda Litwak de; ESCUDERO, Camila; SARAIVA, Joseana MariaO contexto da pesquisa se fundamenta na história da imigração judaica em Pernambuco, sobretudo, pela bagagem cultural trazida das suas origens. Ao migrarem para o Brasil, instalados em Pernambuco, foram obrigados/as a aprender novos hábitos e praticar secretamente sua religião. Em um processo constante de interação e resistência aos valores da sociedade local, procuraram manter suas tradições, hábitos e costumes ao longo do tempo. Apesar disso, conforme às necessidades de adaptações, os períodos históricos e locais onde os judeus se estabeleceram, os hábitos e os costumes alimentares foram modificando-se, adequando-se a cultura gastronômica local. Com base nessa problemática, esse estudo tem como objetivo analisar e compreender os saberes e os fazeres da culinária dos antigos membros da comunidade judaica, mais especificamente, investigar se os valores relativos as práticas culinárias estão sendo mantidos, esquecidos ou substituídos por outros hábitos alimentares? Trata-se de estudo de abordagem qualitativa, natureza exploratória, fundamentado nas perspectivas de análises da comunicação social, da folkcomunicação e da interculturalidade. Utilizou-se técnicas de pesquisa a observação participante, o grupo focal e a entrevista em profundidade, e como método de análises, as representações sociais de Moscovici. O instrumento de coleta de dados, constituiu-se de roteiro de entrevista com perguntas abertas para as três modalidades de investigação. As respostas foram tabuladas, categorizas, registrando-se os principais depoimentos. A análise dos resultados das investigações mostra que, as práticas religiosas e as festividades do calendário judaico estão sendo reproduzidas em sua integralidade, mais especificamente, os serviços religiosos, rituais e elementos que representam essa cultura estão sendo mantidos. Contudo, como resultado do processo de hibridização e de comunicação intercultural vivenciada pelos Judeus/ias entre duas ou mais culturas - conforme defende Cancline, Cogo, Escudero e ElHajji, Kaufmam e Novinsk - os saberes e os fazeres tradicionais da culinária judaica estão sendo mantidos em sua integralidade nos eventos religiosos, entretanto, no cotidiano ocorre um processo de hibridização e de Interculturalização. A relação histórico-dialética entre a tradição judaica e a pernambucana, propiciou uma diversidade de novos hábitos e costumes gastronômicos/culinários que foram adquiridos ao longo da história. Entretanto, de forma resistente, esse povo tem lutado para preservar suas práticas alimentares, religiosas e culturais, contudo, mudanças visíveis são registradas pelos/as próprios/as judeus/ias. Considera-se, como resultado do processo de hibridização e de Interculturalização, mais especificamente, como consequência da relação dos/as Judeus/ias com pessoas ou grupos sociais de diversas culturas, particularmente, com o recifense/pernambucano, as práticas culinárias e a cultura gastronômica judaica, corre o risco de perda significativa de costumes e hábitos gastronômicos. Considera-se, sobretudo, a partir das representações sociais dos/as sujeitos da pesquisa, que os jovens não estão preocupados/as em aprender as práticas culinárias tradicionais do seu povo antepassados, ser protagonista, tendo em vista preservar a tradição e manter para as futuras gerações sua cultura gastronômica. Nessa direção, considera-se que essa cultura se encontra em risco de ser destruída devido o processo vivido de hibridização e de Interculturalização, por conseguinte, pela adaptação de novos hábitos e costumes alimentares a sua cultura gastronômica. Diante do exposto, esse estudo, torna-se relevante na perspectiva de apresentar essas contradições, tendo em vista contribuir para solucionar a problemática estudada.
