Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social por Autor "FARIAS, Luiz Alberto de"
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Item A marca Odebrecht como representação da corrupção corporativa: estudo de caso da imagem e reputação da empresa no âmbito da Operação Lava Jato(Universidade Metodista de São Paulo, 2020-09-09) FREITAS, Daelcio de; FARIAS, Luiz Alberto deÀ luz da comunicação organizacional, esta dissertação tem o objetivo de demostrar como a marca Odebrecht pode ter se transformado na representação da corrupção diante da publicidade dos crimes revelados pela operação Lava Jato, que teve início com a investigação de crimes na Petrobras e se estendeu para outras esferas das relações de negócios entre o público e o privado. A possível ruptura da marca Odebrecht com a opinião pública pode ser resultado de uma postura de confronto com os fatos revelados por um longo prazo, fazendo com que o erro empresarial fosse reproduzido nos processos comunicacionais internos e externos. O tardio reconhecimento dos erros, bem como a gravidade dos crimes, produziu milhares de reportagens negativas, que podem ter anulado qualquer estoque de credibilidade construído pela marca reconhecida por sua excelência de engenharia e que se transformou em uma das maiores multinacionais brasileiras. A metodologia inclui revisão da literatura sobre as atividades de relações públicas, comunicação organizacional, reputação, gestão de crises e governança corporativa, além de entrevistas com três executivos que passaram pela área de comunicação da Odebrecht. Uma pesquisa realizada com 33 profissionais que lidam no cotidiano com os temas comunicação organizacional e reputação em universidades, veículos de imprensa, agências de relações públicas/marketing e empresas também oferece subsídios para a confirmação da hipótese desta pesquisa, que é a possibilidade de a marca Odebrecht ter se tornado símbolo da corrupção empresarial da história recente do país. O autor deste trabalho foi funcionário da comunicação do grupo Odebrecht por mais de nove anos, tendo a oportunidade da vivência empírica antes e durante a crise da Lava Jato.